Qui, 18/12/08 10:22
PERGUNTAS E RESPOSTAS ANTERIORES
AO CDOF RESPONDE
CONSULTORIA GRATUITA CDOF
Obs: para procurar pelo tema utilize o sistema
de busca
507.
VO2 máx para deficiente físico
- 24/01/03
Necessito de referências bibliográficas a respeito de VO2 máx
para deficiente físico. Desde já agradeço. Mário
Olá Mário, enviamos
sua pergunta para o Ms.
Pedro Américo e então ele lhe aconselha o seguinte:
Tudo joia, Mário?
Procure, por exemplo, em:
FRONTERA, W.R., DAWSON, D.M. et SLOVIK, D.M. Exercício Físico
e Reabilitação. Porto Alegre, Artmed 2001
Um abraço, Pedrinho.
508.
Captação de novos alunos
no setor aquático - 07/03/03
Estou começando a coordenar a Natação e Hidroginástica
de uma academia de Campinas, gostaria de idéias e orientação
para incentivar novos alunos e transformar minhas aulas mais produtivas, também
quero saber como incluir aulas de Deep-water e Deep-running no quadro de horários
da hidroginástica. Viviane Cristina Sampaio
Olá Viviane,
O ideal, na minha opinião, seria você ficar atenta
para cursos de administração e marketing em academias, oferecidos
pelos grandes congressos de E.F. em todo o país. Citando como exemplo:
http://www.fitnessbrasil.com/eventos.html
http://www.eafferj.com.br
http://www.enaf.net/
Eles oferecem cursos e estratégias interessantes para esse tipo de trabalho.
Existe também uma bibliografia do ramo como:
» Academias:
Estratégias para o sucesso
» Academia:
Estrutura Técnica e Administrativa
» Academias
e Companhias
» Marketing
de Academia
» Administração
e Marketing nas academias
» Aderência ao exercício físico em academias de ginástica
- Saba , F.K.F., Editora Manole
(este último recém-lançado)
E sobre a questão da inclusão
das aulas de água profunda (Deep-water) em sua academia,
acho muito boa idéia, porque além de inovar dando
uma cara nova ao seu trabalho, vai atingir um público que
gosta da área aquática, embora necessite de maior
motivação. Mas, para que isso aconteça, você precisa
de um planejamento adequado e organizado para tudo sair direitinho,
como:
» Profissional treinado (pesquisa e prática);
» Material adequado (colete para flutuação e outros acessórios);
» Profundidade adequada (no mínimo 1,80 de profundidade na piscina
- Manual do Profissional de Fitness Aquático - AEA - 2001)
» E, pelo menos, um horário que seja de boa aceitação
para seu projeto já inicie vencendo.
E lêmbre-se, que para atendermos melhor
a satisfação de nossos clientes, nada como ir direto
a fonte, ou seja, desenvolva algum projeto para captar opiniões
desse grupo como uma enquete com os próprios participantes
das aulas de natação e hidro, para saber até que
ponto sua idéia será bem aceita. Seja de boca-a-boca
professor/aluno, seja por escrito. E se tudo der certo, marque
um aulão inaugural com festa e tudo para valorizar ainda
mais esta nova modalidade.
Abraços. Diana Primo
Leia mais:
Marketing de Academia
Marketing de eventos
- Uma estratégia
eficaz para academia
Apresentando o database marketing
para academias
509.
Benefícios
da prática da natação para gestantes - 11/03/03
Estou no último ano da faculdade de Educação Física,
e minha monografia fala sobre os beneficios da prática da natação
para gestantes, gostaria de uma ajuda de vocês, com artigo sobre este
assunto. Grata . Adriana Guzzo
Oi Adriana, temos alguns artigos citados por nossa página clique
aqui .
Enviamos sua pergunta para a Profa. Claudia Melem, e ela nos informou de um
projeto o qual participa, que você poderá visitar, se desejar.
Além disso, ela está ministrando um curso sobre atividade física
para gestantes e atividades aquáticas para bebês em maio no PROJETO
ACQUA ( S.Paulo), a data provavelmente será dia 25 de maio, (domingo),
aguarde a confirmação no setor
de eventos de nossa página .
Olá Adriana, faço um trabalho específico
para gestantes de hidro, especificamente lá no PROJETO ACQUA e se desjar
nos visitar, o endereço é Av. Nova Faria Lima 4440 - V. Olimpia.
S.P - fone: (0xx11) 38490522.
Um abraço. Profa. Cláudia Melem
510.
Condicionamento físico
para pilotos de Motocross - 14/03/03
Olá pessoal da Cooperativa do Fitness. Eu visito frequentemente a página
de vocês, e utilizo diversos materiais disponíveis na página.
O que eu gostaría de saber de vocês, é se o vocês
possuem algum artigo a respeito de condicionamento físico para pilotos
de motocross, ou algo do gênero. Desde já agradeço a atenção
prestada. Um grande abraço a toda a equipe da página. Rodrigo
Milesi
Olá Rodrigo Milesi, para ter sucesso em seu trabalho,
que visa melhorar o condicionamento físico de seu amigo, no caso um piloto
de motocross, sugerimos que pesquise também em livros sobre treinamento
desportivo, pois existem muitos aspectos envolvidos e capacidades a serem desenvolvidas
ou aprimoradas. Sugerimos alguns nomes:
» Manual
de Treinamento Esportivo
» Teoria
e prática do treinamento esportivo
» Treinamento
Desportivo - Teoria e Metodologia
» O processo de Treinamento Desportivo - L. MATVEIV
» Ciência do Treinamento Desportivo - Andrei Zakharov
» A
Prática da Preparação Física - Estélio
H. M.Dantas
Encontramos algum material na net para que você tenha uma luz, veja:
www.motox.com.br/reportagens/preparacaofisica/2.asp
www.motox.com.br/reportagens/preparacaofisica/1.asp
511. Avaliação da Aptidão Física
para crianças e adolescentes no Judô- 25/03/03
Sou estudande de Educação Física, trabalho com Judô (técnico)
há 20 anos, fui convidado para
um grupo de pesquisas na Faculdade (centro de pesquisas multi-disciplinar),
fazem parte dos estudos: Avaliações de Aptidão Física
para crianças e adolescentes. Gostaria de saber qual protocolo poderia
ser usado. Há algum teste apropriado ou adaptado?Agradeço atenção.
Márcio Henrique da Silva
Prezado Márcio, para responder sua pergunta convidamos o Prof.
Ms. Roberto F. Costa, quem nos retornou prontamente uma referência
bibliográfica, veja:
Caro Márcio,
As respostas para as suas perguntas estão no livro: Judô: desempenho
competitivo, de Emerson Franchini, Editora Manole, 2001. Um abraço,
Roberto Costa
512. Ensino-aprendizagem
da tática
no futsal durante a adolescência - 25/03/03
Meu nome é Bruno e estou fazendo um trabalho sobre o ensino-aprendizagem
da tática no futsal durante a adolescência, é uma monografia
para concluir o curso de Educação Fisica que faço. Queria
pedir a ajuda de vocês pois estou com um pouco de dificuldade de encontrar
artigos sobre este tema. Desde já agradeço. Um abraço.
Olá Bruno, contamos com a ajuda do Prof.
Walmor João da Luz Júnior para lhe dar uma luz. Veja o que
ele diz:
Prezado amigo,
Acho muito interessante o seu tema de monografia, embora artigos cientificos
sobre este assunto, talvez, sejam difíceis de se encontar, mas vou indicar
dois livros no qual podem ajudar você na elaboração da
sua monografia:
» O futsal e a escola - Autor: Rogério Da cunha Voser e João
Gilberto Giusti
» Metodologia do ensino de Educaçao Física - Autor: Coletivo
de autores
Esperto ter contribuído de maneira significativa para a sua pergunta.
Walmor
Sugestão do CDOF: Página
do Pablo Juan Greco: www.eef.ufmg.br/pablogreco
513. Atividade
recreativa na ginástica
laboral - 26/03/03
Num programa de Ginástica Laboral, quais os tipos de atividade recreativa
que poderíamos aplicar, tanto para funcionários de escritório
como para funcionários de área livre? Qual sua opinião
para esse tipo de atividade em Ginástica Laboral? Daniella Rocco
Olá Daniella, vamos ver o que o Prof.
Ronaldo Sola lhe sugere:
Para escritório, acho muito importante elaborar atividades
em duplas, pois o contato com outros colegas ajuda e muito na interação
e na melhora do ambiente de trabalho, lembrando que sempre se deve procurar mudar
as duplas para evitar as "panelinhas".
Quanto a trabalhar atividades recreativas, acredito que vai
depender muito da empresa, pois dependendo da atividade pode gerar brincadeiras
entre os participantes e os "chefes" acharem que vai virar bagunça
e que é uma brincadeira não entendendo o objetivo do exercício.
Pode-se fazer um trabalho em duplas assentado, variando os
exercícios nesta posição. Pode-se também aproveitar
e trabalhar exercícios para coluna lombar, pois para funcionários
do setor administrativo, nada melhor do que trabalhar exercícios para
a coluna, tendo em vista os incômodos gerados por esta posição.
O mesmo se aplica na produção, pois no "chão" de
uma fábrica há maior liberdade para esse tipo de trabalho e pode
sim ser utilizado, uma vez que já realizei essas atividades e todo tipo
de variação nos exercícios é bem-vinda.
Espero ter ajudado a clarear um pouco mais sobre os assuntos propostos. Ronaldo
Sola
514. Ginástica respiratória
para o estresse - 26/03/03
Gostaria de saber que livros existem sobre ginástica respiratória
para combater o estresse. Fátima.
Olá Fátima, veja o que o Prof.
Ronaldo Sola lhe sugere:
Eu indicaria livros de Yoga para se trabalhar a respiração, pois
a ela além de relaxar, faz com que as pessoas aprendam a respirar corretamente
utilizando o diafragma, evitando-se utilizar a respiração intercostal.
Espero ter ajudado a clarear um pouco mais sobre os assuntos propostos. Ronaldo
Sola
515. Aula
sobre LER /DORT teórica
para adolescentes - 26/03/03
Como explicar com uma linguagem fácil conceitos como, alongamento, atividade
física, L.E.R., para alunos de 5a. a 8a. séries. Existe algum
livro que eu poderia indicar para os alunos que não tenha só termos
técnicos? Estou um pouco perdida pois comecei a lecionar agora e queria
dar aulas teóricas também , se vocês puderem me ajudar
serei eternamente grata. Milena
Olá Milena, sua pergunta recebeu uma resposta do Prof.
Ronaldo Sola , ele não sugere a você livros mas lhe expôe
seu ponto-de-vista, veja:
Penso que a questão das Ler/Dort, deva ser tratada de
forma a associar o uso indiscriminado e exagerado dos vídeo games, tendo
em vista que hoje já temos muitos casos constatados desse tipo de lesões
em crianças que passam muito tempo jogando em casa, adotando posturas
inadequadas e com movimentos repetitivos em frente a TV.
A questão da atividade física, pode ser tratada
ligando outros fatores que você pretende mostrar como:
A importância da atividade física (prática de esportes
em geral) no combate ao sedentarismo e a obesidade evitando ficar muito tempo
em casa jogando video game (Ler/Dort). Nesse contexto todo você pode
aproveitar e em sala de aula, preparar uma aula de alongamentos como ponto
de partida para essa "campanha de combate ao sedentarismo", gostou
da idéia??
Espero ter ajudado a clarear um pouco mais sobre os assuntos propostos. Ronaldo
Sola
CDOF: sugerimos que dê uma olhada nos textos que disponibilizamos em: Ginástica
Corretiva e Crianças e Adolescentes.
Abração e boa
sorte !
516. RPG
e Atuação do Profissional
de E.F. na área - 26/03/03
Gostaria de saber um pouco mais sobre RPG na empresa, e como
um profissional de E.F pode atuar nesta área? Luciana
Mendes.
Olá Luciana, veja o que o Prof.
Ronaldo Sola lhe retorna:
Um profissional de Educação Física pode
ser muito útil a uma empresa atuando PREVENTIVAMENTE a correção
postural dos funcionários em seu respectivo posto de trabalho. Um trabalho
de ginástica laboral com todos os seus benefícios aliado a um programa
de ERGONOMIA certamente dá muito resultado, pois nada como um funcionário
trabalhar com uma boa condição física, mental, em um ambiente
agradável e também em um posto de trabalho que proporcione conforto
e segurança a ele.
O RPG deve ser trabalhado, em minha opinião, também
de forma preventiva nas empresas, com manobras que possam ser adaptadas ao material
disponível. A empresa pode proporcionar aos seus funcionários,
um tratamento mais seguro e confortável em uma clínica especializada
em RPG, certamente, por razões óbvias, não o fará em
suas dependências, pois sempre que puder atuar preventivamente, não
haverá razão para optar pela ação corretiva.
Essa minha colocação, prende-se ao fato de desenvolver
um trabalho de Qualidade de Vida, onde focamos principalmente a ação
conjunta da G.L. com a ergonomia aliada a um trabalho do RPgista que muito nos
ajuda no trabalho de "chão de fábrica", tendo em vista
o conhecimento desse profissional.
Espero ter ajudado a clarear um pouco mais sobre os assuntos propostos. Ronaldo
Sola
CDOF: Sugerimos ler a pergunta: O
profissional de Educação Física x Reabilitação
Abração !
517.
Esteróides
Anabolizantes - 26/03/03
Gostaria de saber se, por exemplo, "tomar" algum esteróide
durante um período (um mês) iria provocar algum efeito colateral?
E terminado de tomar eu iria perder a massa muscular que ganhei? Tarso Beckner
Prezado Tarso, essa é uma pergunta muito importante,
que inclusive, agradecemos por entrar com o assunto, pois deve ser lida e compreendida
por todos que praticam musculação na atualidade que buscam desenvolver
a musculatura à curto prazo e com ótimos resultados.
A revista Oficial do CONFEF - Conselho Federal de Educação Física,
publicou em setembro de 2002, uma matéria extraída do site CEBRID
(Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas)
que vale ser reproduzido por nós. Segue abaixo:
Esteróides Anabolizantes
Os esteróides anabolizantes, mais conhecidos como anabolizantes,
são drogas relacionadas ao hormônio masculino Testosterona. Eles
têm a propriedade de aumentar os músculos e por esse motivo são
muito procurados por atletas ou pessoas que querem melhorar a performance e a
aparência física.
Histórico - O primeiro uso não médico dos esteróides
anabolizantes foi feito por soldados alemães na II guerra mundial, com
o intuito de aumentar a agressividade. Os anos 50 marcaram o início do
uso entre atletas competitivos. Mas só nos anos 70, pudemos observar o
aumento progressivo do uso de EA entre atletas competitivos e o início
do uso entre atletas recreativos, inclusive entre as mulheres. O ano de 1975
ficou marcado pela inclusão dos EA na lista de drogas consideradas "doping" pelo
Comitê Olímpico Internacional, sendo o ano de 1988 um marco histórico
dessa questão, pois foi quando o atleta Ben Johnson perdeu sua medalha
Olímpica em Seul, devido ao uso de EA.
Seu Uso - Os esteróides anabolizantes podem ser tomados
na forma de comprimidos ou injeções e seu uso ilícito pode
levar o usuário a utilizar centenas de doses a mais do que aquela recomendada
pelo médico. Frequentemente, são combinados diferentes esteróides
entre si para aumentar a sua efetividade. Outra forma de uso dessas drogas é tomá-las
durante 6 a 12 semanas ou mais e depois parar por várias semanas e recomeçar
novamente.
Usuários -No Brasil, não se tem estimativa deste
uso ilícito, mas sabe-se que o consumidor preferencial está entre
18 e 34 anos de idade e em geral do sexo masculino. No USA, em 1994, mais de
um milhão de jovens já tinham feito o uso de esteróides
anabolizantes.
No Brail - No comércio brasileiro, existem vários
medicamentos à base dessas drogas que são utilizados com fins ilícitos.
Porém , além desses, existem dezenas de outros produtos que entram
ilegalmente no país e são vendidos em academias e farmácias.
Muitas das substâncias vendidas como anabolizantes são falsificadas
e acondicionadas em ampolas não esterilizadas, ou misturadas a outras
drogas. Alguns usuários chegam a utilizar produtos veterinários à base
de esteróides, sobre os quais não se tem nenhuma idéia sobre
os riscos do uso em humanos.
EFEITOS - Alguns dos principais efeitos do abuso dos esteróides
anabolizantes são: tremores, acne severa, retenção de líquidos,
dores nas juntas, aumento da pressão sanguínea, HDL baixo (forma
boa de colesterol), icterícia e tumores no fígado. Além
desses, aqueles que se injetam ainda correm o perigo de compartilhar seringas
e contaminar-se com o vírus da AIDS ou hepatite.
Além dos efeitos mencionados, outros também graves
podem ocorrer:
- No homem: os testículos diminuem de tamanho, a contagem de espermatozóide é reduzida,
impotência, infertilidade, calvície, desenvolvimento de mamas,
dificuldades ou dor para urinar e aumento da próstata.
- Na mulher: crescimento de pêlos faciais, alterações ou
ausências de ciclo menstrual, aumento do clítoris, voz grossa,
diminuição de seios.
- No adolescente: maturação esquelética prematura, puberdade
acelerada levando a um crescimento raquítico.
O abuso de anabolizantes pode causar ainda uma variação
de humor, incluindo agressividade e raiva incontroláveis, que podem levar
a episódios violentos . Esses efeitos são associados ao número
de doses semanais utilizados pelos usuários.
ABSTINÊNCIA - Usuários, frequentemente, tornam-se
clinicamente deprimidos quando param de tomar a droga. Este é um sintoma
de síndrome de abstinência que pode contribuir para a dependência.
Ainda podem experimentar um ciúme patológico,
extrema irritabilidade, ilusões podendo ter uma distorção
de julgamento em relação a sentimetnos: invencibilidade, distração,
confusão mental e esquecimentos.
Devido a todos esses efeitos, o Comitê Olímpico
Internacional colocou 20 esteróides anabolizantes e compostos relaciondos
a eles, como drogas banidas, ficando o atleta que faz uso deles sujeito a duras
penas.
Principais esteróides anabolizantes são: oximetolona,
metadriol, donazol, fluoximetil testosterona, mesterolona, metil-testosterona,
sendo os mais utilizados no Brasil: testosterona e nandrolona.
TEMPO DE AÇÃO - Segundo o Prof. Ney Pereira,
citado no mesmo artigo, os anabólicos podem trazer benefícios estéticos,
mas são uma espécie de maquiagem. Seus resultados físiológicos
são passageiros e só funcionam enquanto se faz uso deles e se pratica
atividades físicas exaustivamente, o que cria a dependência e danos à saúde
que podem levar até à morte. E ainda acrescenta: " Ainda se
observa profissionais que ensinam como ministrar e prescrevem esteróides
anabolizantes para seus alunos. São como traficantes numa sala de aula
ensinando crianças a usar drogas. "
Leia mais:
Musculação
e Drogas Anabolizantes
Hormônios Esteróides
Esperamos que você possa fazer a escolha certa. Boa sorte !
518. Aparelhos de bioimpedância-
30/03/03
Os aparelhos de bioimpedância realmente nos trazem resultados reais?
Existe alguma restrição em utilizá-los para definição
do IMC? Márcia M B de Mello
Olá Márcia, convidamos alguns colegas para esclarecer sua dúvida
e quem nos atendeu foi o Consultor Prof.
Luiz Carlos de Moraes, veja:
Olá Márcia! A bioimpedância é um
método seguro para avaliação de percentual de gordura, IMC
e etc. Mas, como qualquer outro, apresenta margens de erros e muitas variáveis.
Além do resultado depender também da qualidade do aparelho, a retenção
de líquidos no corpo do avaliado será um fator determinante. Por
isso, treinar forte ou fraco, ingestão de alimentos salgados, no caso
das mulheres o período menstrual e etc. são fatores que
irão influenciar nos resultados. Pela lógica, tudo isso, antes
da primeira avaliação deve ser anotado numa anamnese para que
na reavaliação as condições sejam as mesmas, se
não, mais próximas da realidade podendo-se comparar "o que
com que".
Qualquer método de avaliação tem as suas
variáveis e possibilidades de erros. Por exemplo. Na tradicional avaliação
por dobras cutâneas, quem garante que a mola do mesmo plicômetro
na reavaliação, dois meses depois,
tem a mesma pressão apresentando-se cansada?
Visite o site da RJL SYSTEMS (www.rjlsystems.com),
empresa pioneira no desenvolvimento de bioimpedanciômetros e o endereço
do representante da RJL no Brasil (www.compcorp.com.br).
Leia também os trabalhos de validação desta metodologia
no site da RJL. O site é em inglês porém, para quem tem dificuldades
com o idioma, os tradutores dos sites de busca como o do altavista quebra bem
o galho. Cada aparelho de bioimpedância trás um manual com procedimentos
a serem seguidos. Isso é básico. Espero que a resposta ajude!
Um grande abraço.
Luiz Carlos de Moraes CREF1 RJ 3529
www.noticiasdocorpo.com.br
519. Índice de
Matsudo que classifica em níveis a capacidade funcional
- 30/03/03
olá!! Sou estudante do sexto período de fisioterapia e estou
fazendo meu projeto de conclusão de curso sobre avaliação
da capacidade funcional de idosos. Gostaria de obter mais informações
sobre o Indice de Matsudo que classifica em níveis a capacidade funcional,
se vocês puderem enviar, estarei aguardando. Gostaria de saber sobre
alguma bibliografia onde possa encontrar. Obrigada Luciane Laureano
Olá Luciane, convidamos alguns colegas para esclarecer sua dúvida
e quem nos atendeu foi o Consultor Prof.
Luiz Carlos de Moraes, veja o que ele diz:
Olá Luciane!
Entre no site de busca google e
digite o seu objeto de pesquisa "avaliação da capacidade
funcional de idosos"
Acesse o endereço saudeemmovimento.com.br
No próprio site http://www.saudeemmovimento.com.br digite "capacidade
funcional de idosos" no link "Pesquisa nas Revistas". Você vai
precisar de uma senha fornecida gratuitamente pelo site.
Bom, você já tem trabalho de casa e espero que a resposta ajude!
Um grande abraço.
Luiz Carlos de Moraes - CREF1 RJ 3529
520.
Referência
do Shutllerun e VO2 máx para crianças de 10 á 15
anos - 30/03/03
Valor de Referência do Shutllerun e VO2 máx para crianças
de 10 á 15 anos. Marco Rodrigues
Olá Marco, o Consultor Prof.
Luiz Carlos de Moraes, lhe traz o seguinte:
Olá Marco!
Não sei se ajuda. Entre no site de busca google e
digite "VO2 para crianças"
Aqui mesmo no CDOF entre em http://www.cdof.com.br/protocolos1.htm
Um grande abraço
Luiz Carlos de Moraes - CREF1 RJ 3529
521. A importância do Prof. de E.F. no desenvolvimento
psicomotor da criança - 30/03/03
ESTOU FAZENDO MINHA MONOGRAFIA EM EDUCAÇÃO INFANTIL E PRECISO
DE REFERÊNCIAS SOBRE O TEMA QUE ENVOLVE A EDUCAÇÃO FISICA
NO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA SENDO AS ATIVIDADES PASSADAS
POR PROFISSIONAIS QUALIFICADOS E POR PROFESSORES DE SALA DE AULA, GOSTARIA
DE UMA MAIOR ÊNFASE NA IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO
FÍSICA NESTE ASSUNTO. E AINDA GOSTARIA DE SABER SE EXISTE UMA LEI QUE
A EDUCACAO FISICA NA EDUCACAO INFANTIL DEVE SER DADA PELO PROFISSIONAL QUALIFICADO
E QUAL É A VISÃO DE CADA PROFISSIONAL. OBRIGADA PELA ATENÇÃO.
CARMEM LUCIA QUINTANA.
Olá Carmem, sua pergunta recebeu a atenção do Prof.
Luiz Carlos de Moraes, quem lhe traz o seguinte:
Olá Carmem!
Entre no site de busca google.com e
ao digitar "Educação física no desenvolvimento psicomotor
da criança" vão aparecer muitos artigos. Use o bom senso para
avaliar.
Quanto às leis, a profissão de Educação
Física foi regulamentada pela lei Nº 9.696, de 1º de setembro
de 1998 estabelecendo inclusive o campo de atuação do profissional
de Educação. Com isso, o profissional só pode
exercer a profissão se estiver habilitado e registrado no respectivo
CREF da região onde reside ou exerce a profissão.
Desde o dia 12 de dezembro de 2001, facultada apenas aos alunos
dos cursos noturnos, a Educação Física é obrigatória
nas escolas, Lei 10.328 de 12 de dezembro de 2001 sancionada pelo então
presidente da república
Fernando Henrique Cardoso. A lei introduz o termo "obrigatório" após
a palavra "curricular" no
artigo 26 do 3º parágrafo.
Quem deve ministrar aulas de Educação Física,
pela lógica, só pode ser profissional de Educação
Física que estudou para isso e deve brigar por esse espaço legítimo.
Alguém medica sem ser médico? Alguém advoga sem ser
advogado habilitado pela OAB? Não. Se for denunciado é preso
por exercício ilegal da profissão. Por que só na Educação
Física pessoas sem habilitação ainda ministram aulas?s
Por que ainda temos um Conselho fraco. O Conselho somos nós e o primeiro
passo é filiar-se para depois cobrar atuação.
Acesse http://www.confef.org.br/ e
saiba mais sobre a profissão lendo, inclusive, todas as resoluções
e portarias.
Espero que a resposta ajude de alguma forma
Luiz Carlos de Moraes CREF1 RJ 3529
522. O idoso
pode ter um comprometimento da sua saúde após treinos de musculação
?- 30/03/03
Algumas teorias mostram que no processo de envelhecimento das
proteínas
sofrem alterações, podendo levar a formação de
proteínas anormais. O idoso pode ter um comprometimento da sua saúde
após treinos de musculação devido a necessidade da realização
de síntese proteica? Luciano Assis Madeira.
Olá Luciano, sua pergunta recebeu a atenção do Prof.
Luiz Carlos de Moraes, quem lhe traz o seguinte:
Olá Luciano!
Algumas funções orgânicas diminuem a sua
atuação com o avanço da idade e o exercício físico é a
forma de atenuar essa queda ou mesmo impedir. A musculação, inclusive
pesada, para o idoso, a grande maioria dos estudos
têm mostrado ser muito benéfica melhorando a Qualidade de Vida. É possível
inclusive em alguns casos hipertrofiar a musculatura após os 60 anos.
Infelizmente ainda existe um mito de que a musculação para o
idoso é prejudicial. Dê uma olhada em Clique
aqui.
Espero que a resposta satisfaça
Luiz Carlos de Moraes CREF1 RJ 3529
Leia mais:
A
Musculação e os Idosos
A
Musculação é Indicada Para Idosos e Reabilitação Cardíaca
Idosos
e Musculação
523.
Fazer atividade física
com 4 horas de jejum estimula a produção de GH
?- 30/03/03
Assisti algumas entrevistas com médicos que disseram que fazer atividade
física com 4 horas de jejum, estimularia a produção de
GH. E uma das substância encontradas no complexo B é a Procarína
que estimularia a produção do GH. Isso é verdade?Tiago
Moraes Mello.
Olá Tiago, vamos ver o que o Consultor Prof.
Luiz Carlos de Moraes, lhe traz :
Caro Tiago!
Cuidado com as crendices. Sobre exercício em jejum acesse: aqui
Sobre hormônio de crescimento também tem muita
gente querendo achar uma fórmula mágica de hipertrofiar treinando
pouco ou nada, ingerindo qualquer coisa. Entre no site de busca google e
digite "efeito do treinamento físico e hormônio de crescimento
GH" Vão aparecer muitos artigos bons e muita porcaria também.
Use o bom senso para avaliar a informação.
Em especial dê uma olhada nos artigos do Prof.
Paulo Gentil e nos do Dr.
Santarém ... e mais, entre aqui .
Para completar a informação saiba mais sobre
GH acessando aqui
Espero ter ajudado. Luiz Carlos de Moraes
- CREF1 RJ3529
Leia mais:
Catabolização
Muscular e Hormônio do Crescimento (GH)
Exercícios
em jejum mobilizam mais gordura?
Alimentação
nos exercícios prolongados e intensos
Dieta
sem Carboidratos e do Ponto Z
O
que comer antes da Musculação? =