Sex, 25/1/13 16:14
APRESENTANDO O DATABASE
MARKETING PARA ACADEMIAS
BÁRBARA CRISTINA MAGRO*
A Chave do Sucesso
O nosso aluno...
... sempre é a pessoa mais importante na academia.
... não depende de nós. Nós é que dependemos
dele.
... nunca interrompe nosso trabalho. Ele é o propósito do nosso
trabalho.
... nos faz um favor quando entra em nossa academia. Nós não
estamos fazendo favor nenhum, ao esperar por ele.
... é uma parte essencial do nosso negócio, não uma parte
descartável.
... não significa só dinheiro no caixa. É um ser humano
com sentimentos, que deve ser tratado com todo o respeito, consideração
e cortesia.
... é a razão do nosso negócio. É ele quem paga
nosso salário. Sem ele, a academia não sobreviveria.
(Sprint Magazine, ano XVIII, n. 102, 1999)
INTRODUÇÃO
O marketing
não é muito bem entendido pelas pessoas, às
vezes chega a ser criticado por falta de conhecimento ou de
esclarecimento das pessoas em geral, inclusive muitos administradores
e profissionais de Educação Física, sendo
estes o principal foco deste trabalho.
Todo proprietário de academia se pergunta: "Como
eu faço para atrair mais clientes e aumentar o meu negócio?". Para
alcançar esse objetivo, eles investem em propaganda achando que assim
o número de alunos vai aumentar. O problema é que isso não
acaba acontecendo como realmente desejam. Existem muitos futuros clientes que
não procuram as academias, pois não se sentem atraídos pelo
ambiente e até pelas pessoas que freqüentam.
É preciso conquistar e manter clientes e é nesse
ponto que a maioria das academias enfrenta problemas.
O profissional de Educação Física
pode ter muitos benefícios, dispondo de um conhecimento básico
de marketing, ainda mais por ser um profissional que normalmente trabalha diretamente
com o seu cliente, tendo a oportunidade de conversar, de orientar e de esclarecer
dúvidas que eventualmente possam vir a ter.
Com vistas ao exposto, este trabalho tem por objetivo
contribuir para que o profissional de Educação Física tenha
acesso ao conhecimento de uma das ferramentas de marketing, o Database Marketing,
assim como apresentar a importância da utilização desta ferramenta
para o exercício de sua profissão, no que diz respeito à academias.
Este trabalho foi dividido em três capítulos.
O primeiro traz algumas informações sobre o marketing de academias,
o segundo apresenta o Database Marketing e, finalmente, o terceiro capítulo
faz uma relação entre os dois primeiros, procurando demonstrar
a contribuição e a importância que a utilização
do Database Marketing pode trazer às academias.
ACADEMIA E MARKETING
O homem, desde
o primórdio de sua existência, preocupou-se em
encontrar um meio de vivenciar a sua ludicidade. O
tempo foi passando, e as organizações sociais
destacaram, em sua maioria, um espaço para a prática
da atividade física.
Nos dias de hoje, a atividade física ocupa um
status bastante elevado no escopo de nossa cultura. E o esporte, por sua vez,
sendo ele um desporto ou não, ratifica a sua importância nas mesmas
proporções. Dispensar ao esporte uma parte do dia tão frenético
de nossas vidas nas grandes cidades, já faz parte do nosso repertório
e não é raro os teóricos afirmarem que a prática
esportiva marcou definitivamente o seu lugar na episteme. Por mais diversos que
sejam os motivos, o homem moderno não consegue ficar alheio ao apelo do
esporte. Persuadido pela mídia, ele acaba cedendo à atração
magnética dos modismos. Consciente ou não, ele faz da prática
esportiva um meio de atingir uma vida melhor, no seu sentido biológico
(VARGAS, 1991).
Hoje, o homem sabe que a prática de atividades
físicas, pode proporcionar-lhe uma vida social mais ativa, além
de benefícios à saúde.
Um dos locais destinado à práticas destas
atividades, é a academia.
Surgida no Brasil, em moldes comerciais, no ano de 1914,
através do japonês Conde Maeda Koma, oferecendo apenas artes marciais,
as academias foram evoluindo e aumentando o número de serviços.
Hoje as academias oferecem um vasto rol de atividades, entre elas: ginástica
(nos mais diversos estilos), musculação, dança, artes marciais,
capoeira, natação, etc.
Através da Resolução n.º 104963,
do Ministério do Trabalho, publicada no Diário Oficial da União,
de 10 de fevereiro de 1984, à página 2112, Seção
I, ACADEMIA pode ser conceituada como a empresa que se dedica a ministrar cursos
de ginástica, balé, danças, musculação, lutas
e cultura física de modo geral, lecionados por professores diplomados
em Curso Superiores de Educação Física,
além da aplicação de duchas, saunas e massagens, mediante
orientação de médicos diplomados (CAPINUSSÚ, 1989).
A Secretaria de Relações do Trabalho do
Ministério do Trabalho, através da Comissão de Enquadramento
Sindical, coloca as academias no 3º grupo do plano da Confederação
Nacional de Educação e Cultura (CNEC): estabelecimento de Cultura
Física, ou na categoria econômica - Estabelecimentos de Ensino de
Arte, do 1º Grupo - Estabelecimentos de Ensino (CAPINUSSÚ, 1989).
Conscientes do mercado promissor e da crescente demanda, é cada
vez maior o número de empresários que investem nesse segmento.
Em função desse crescente número
de academias, é necessário que se faça algo a fim de se
firmar nesse mercado disputado, pois diante de toda essa oferta, os consumidores
se tornaram mais exigentes, intensificando a competição e a concorrência
do mercado esportivo.
Um grande aliado para se tornar um diferencial e estar
sólido no mercado, é o marketing.
É preciso que se utilize das técnicas do
marketing para atrair e reter clientes. É fundamental mostrar que o serviço
oferecido é primordial na formação do corpo e na educação
dos indivíduos.
Marketing consiste nas atividades envolvidas na criação de mercados
e na satisfação dos clientes, através da distribuição
de bens e serviços (CONTURSI, 1986).
No marketing, o consumidor é o centro de todas
as atenções.
O marketing bem feito é aquele que procura analisar
e interagir perfeitamente, consumidor-produto. No caso das academias, os produtos
são os serviços oferecidos (CONTURSI, 1987).
Uma academia oferece "produtos" em forma de
programa de ginástica, facilidades e/ou serviços do tipo estética,
luta, dança, etc. Seu principal objetivo é satisfazer as necessidades
de seus participantes, em suma, satisfazer os clientes (CONTURSI, 1986).
Em marketing, a inovação é de extrema
importância. No segmento de academias, tudo está em constante evolução:
objetivos, clientes, funcionários, procedimentos, produtos, legislação
e, até mesmo, o mercado.
O sucesso de marketing numa academia requer uma análise
de mercado de todos os serviços oferecidos por ela; uma organização
de marketing para colocar os participantes com melhor aproveitamento de tempo
e planejar e controlar o programa para atender, de melhor maneira possível, às
necessidades do cliente, ou seja, a satisfação do cliente (CONTURSI,
1986).
O primeiro passo no implemento do conceito de marketing é identificar
os serviços que o público deseja.
É importante identificar quais são os fatores
que levam as pessoas a procurarem a academia. Os motivos mais comuns são:
decisão emotiva (modismo e estética) e fatores de saúde.
Quando estão fazendo a decisão de escolher
uma academia, as pessoas, além da necessidade de suprir seus motivos (estéticos,
saúde, etc.), analisam fatores como preço, qualidade, valor, conveniência
e risco.
Atentas à essa realidade, as academias devem saber
que a meta é o consumidor. Porém, não basta tentar atraí-lo
apenas pela beleza ou carisma dos professores, ou com todo um figurino de roupas
e adereços; é necessário ter consciência que por trás
de todo o produto, há uma corporação; as técnicas,
as máquinas e os empregados são uma garantia da qualidade desse
produto ou serviço.
É preciso atrair o consumidor para a academia
pela qualidade, preço e benefícios que o serviço oferece.
A academia deve se situar na fixação de
imagem de qualidade de serviços prestados e para isso, deve cultivar e
selecionar sua clientela (CAPINUSSÚ, 1989).
Para atender às necessidades dos clientes das
academias e clubes, um profissional, assim como todos os demais funcionários,
precisa mudar o foco. O proprietário da academia não pode pensar
em uma "relação de venda" com o cliente, mas sim em uma "relação
de compra". Não é só uma mudança de palavras:
uma relação de compra significa dar ao cliente o máximo
pelo dinheiro dele. Significa compreender as necessidades dele, o que ele busca
exatamente, quais as opções de atividades para atender os objetivos
do cliente (CONTURSI, 1997).
A academia que souber identificar o desejo da clientela
e colocar em prática, será capaz de disputar espaço no mercado.
Planejar é o mais importante, porque produtos
como atividade física precisam ser trabalhados profissionalmente. É preciso
ressaltar que o produto em questão satisfaz as necessidades dos clientes.
Nesse planejamento, é fundamental não esquecer
que cada cliente é único e como tal, tem suas necessidades específicas
e espera ser tratado da melhor forma possível, como sendo o único.
A verdadeira luta é para que a mensalidade entre
para o orçamento do aluno, isso significa que além de atraí-lo, é preciso
retê-lo na academia.
É melhor vender uma série de serviços
e produtos aos alunos já matriculados, do que dar aula sempre preocupado
com alunos novos.
Novas idéias mandam para os clientes a mensagem
de que a empresa está na frente, é criativa e lidera o segmento
(CONTURSI, 1996).
VERRY (1997), diz que são três as fases de fidelização
e satisfação do aluno: venda, procura da satisfação
das necessidades do aluno e relacionamento.
Uma academia deve estar ciente de que para superar o
crescimento mercadológico desse segmento, é necessário utilizar-se
do marketing para vender os produtos e serviços da academia e ainda, fazer
com que os alunos que a procuram, por lá permaneçam.
DATABASE MARKETING
Se olharmos
para os últimos 5 mil anos de história da humanidade,
dos quais tem-se um conhecimento histórico razoável,
pode-se observar que, fora os últimos 150 anos, o comércio
sempre foi individual, pessoa a pessoa. Só nos últimos
anos, em função da multiplicação
das metrópoles, perdeu-se aquele relacionamento um a
um, que sempre foi fundamental na conquista e retenção
do cliente (CYGLER, 1997).
Em função disso, as empresas perceberam
o quanto é importante criar um banco de dados de clientes e também
de clientes potenciais.
O Database Marketing foi criado no final da década
de 70 e tem como principal função realizar ações
que promovam a satisfação de seus clientes, baseado nas informações
armazenadas em banco de dados.
Para uma boa administração, é preciso
um "cérebro completo", ou seja, a inteligência do homem
mais a memória do banco de dados.
O banco de dados é memória onde se guarda
tudo o que o que for possível e importante sobre clientes e, em muitos
casos, também sobre prospects, para que possamos ter relações
rentáveis com eles (SHEPARD, 1993).
O homem inteligente é aquele que sabe analisar
e aproveitar bem os dados acumulados transformando-os em informações;
aquele que sabe avaliar e aproveitar bem os dados internos relacionando-os entre
si ou com dados externos, para descobrir oportunidades de satisfazer os consumidores
e clientes, do modo mais lucrativo possível para a empresa (SHEPARD, 1993).
Segundo SHEPARD (1993), o database marketing é um
processo de marketing orientado pela informação e gerenciado pela
tecnologia de banco de dados, o que permite aos profissionais de marketing, desenvolverem
e implementarem programas e estratégias personalizadas.
Os dados para a construção do database
marketing são obtidos através de dados de observação
do comportamento do cliente, dados de pesquisa primária (dados fornecidos
diretamente pelos indivíduos a respeito de si mesmos) e, dados de pesquisa
secundária (dados adquiridos de terceiros sobre clientes e prospects).
Os dados primários geralmente são obtidos
por meio de pesquisas, entrevistas, grupos de foco ou outras interações
diretas com indivíduos. Os dados primários consistem em dois tipos
principais: dados demográficos a nível individual, como idade,
renda e valor da casa; dados comportamentais e de atitude.
De acordo com SHEPARD (1993), embora os dados primários
forneçam informações únicas sobre as atitudes e expectativas
das pessoas e sobre seu comportamento pessoal, eles nem sempre estão disponíveis
nos primeiros estágios de um processo de orientação. Os
dados secundários são definidos como dados adquiridos de outras
fontes que não os próprios indivíduos.
Baseado nesses dados, o database marketing destina-se
ao marketing para clientes e marketing para não-clientes.
Marketing para clientes é aquele em que se mantém
um relacionamento estreito com os clientes, oferecendo a eles serviços
especiais e reconhecimento, resultando em fidelidade crescente, redução
de "attrition" e aumento de vendas. Marketing
para não-clientes é aquele em que se utiliza o conhecimento desenvolvido
no banco de dados de clientes, para compreender as motivações do
consumidor, levando à identificação de prospects parecidos
com os clientes mais lucrativos da carteira, resultando na expansão da
base de consumidores com custos decrescentes (HUGHES, 1998).
Database Marketing é uma forma de utilizar as
informações internas e externas para refinar seu mercado alvo,
desenvolver planos de vendas inteligentes e criar mensagens de vendas e de marketing
que sejam relevantes. Adicionalmente, o database marketing
fornecerá a base para determinar o Life Time Value (valor do tempo de
vida) de um cliente e construir fortes programas de fidelização.
Database Marketing envolve os seguintes elementos: administração
de um sistema de bancos de dados relacional computadorizado, em tempo real de
dados relevantes, abrangentes e atualizados dos clientes, consultas, perspectivas
e suposições (um termo de marketing para aquelas pessoas cujas
características atingem as dos consumidores) para identificar os consumidores
mais propensos a reagir favoravelmente com a finalidade de desenvolver um relacionamento
a longo prazo de alta qualidade de negócios repetidos, através
do desenvolvimento de modelos de previsão que permitam enviar as mensagens
na hora certa, da forma certa, às pessoas certas - tudo isso como resultado
de agradar os clientes, aumentando a taxa de resposta por dólar investido,
diminuindo os custos por ordem de compra, construindo o negócio e aumentando
os lucros (FAUZE, 1998).
O gerenciamento global
das informações coletadas e armazenadas, faz do database marketing
uma ferramenta que proporciona diversos benefícios, entre elas:
Promoções
em geral / mala-direta aos consumidores;
Estreitamento do relacionamento
loja / consumidor;
Avaliação
das respostas a promoção e propaganda;
Customização
de ofertas a segmentos de clientes e clientes potenciais;
Melhora do serviço
de atendimento ao consumidor;
Identificação
de nichos de mercado;
Promoção
de eventos dirigidos;
Planejamento de localização
de empresas;
Prevenção
de abandono por parte dos consumidores;
Migração
para novos mercados;
Suporte à administração
de vendas;
Sistema de informações
sobre o consumidor;
Administração
de redes tradicionais de distribuição;
Estreitamento com os clientes,
resultando em fidelização;
Compreender as motivações
do consumidor;
Segmentação
dos mercados;
Criação
de barreiras para a concorrência;
Identificar segmentos,
merchandising ou lojas com performance abaixo da média;
Crescimento nas vendas;
Redução
de custos de marketing;
Minimização
de riscos de investimentos (ou de custos) equivocados.
COOKE (1994), diz que o database marketing pode ser utilizado
como estratégia ou como filosofia de marketing da empresa.
No caso da utilização estratégica,
o banco de dados é o ponto central das atividades de marketing da empresa,
envolvendo a customização, ou seja, o serviço de atendimento
ao consumidor, a qualidade orientada para o consumidor e o foco no consumidor,
são a estratégia de negócio da empresa. A utilização
como ferramenta tática, permite o isolamento de grupos de consumidores,
análise de seus perfis e promoções segmentadas diretamente
dirigida a eles; é normalmente utilizado por empresas que não atingiram
o estágio da abordagem estratégica, permite a identificação
de segmentos lucrativos.
É importante perceber que o database marketing
não é só um cadastro de nomes, mas uma ferramenta capaz
de gerar alguma forma de contato, estreitamento de laços entre pessoas,
entre outras funções.
Estrategicamente, o novo marketing direto tem como premissa
que nem todos os clientes são iguais e que, por meio da coleta, manutenção
e análise detalhada de informações de clientes e prospects,
os comerciantes podem identificar segmentos chave do mercado e otimizar o processo
de planejamento, preço, promoção e consumação
de um intercâmbio entre vendedores e compradores que satisfaça os
objetivos tanto de indivíduos quanto de organizações (SHEPARD,
1993).
O database marketing não é apenas um modo
de aumentar os lucros pela redução de custos e pela venda de mais
produtos e serviços, embora isso seja, e deva ser, um dos objetivos. É um
instrumento que oferece à administração informação
sobre o cliente. Essa informação é utilizada de várias
maneiras para aumentar a retenção do cliente e os índices
de aquisição - a essência estratégica de negócios
(HUGHES, 1998).
Para HUGHES (1998), o database marketing é um
modo de fazer felizes os clientes: de oferecer a eles reconhecimento, serviço,
amizade e informação pelos quais, em troca, eles o recompensam
com fidelidade, redução de cancelamentos e aumento de vendas.
DATABASE MARKETING PARA ACADEMIAS
O profissional de Educação
Física tem como objetivo apresentar aos seus alunos uma melhor qualidade
de vida através da atividade física.
O esporte é um importante método para estimular
o aluno/cliente a fazer uma atividade física, e pode ser considerado como
um produto.
Mas não somente o esporte como diversas outras
atividades, entre elas o fitness, a dança, etc., também são
importantes para o profissional, podendo ser orientados para o marketing.
No caso das academias, o marketing é orientado
para os serviços, pois serviços não são palpáveis,
o resultado almejado só é vivenciado com o uso contínuo.
Como os alunos potenciais não podem, antecipadamente,
provar, testar, sentir o serviço (aula), o que induz a se matricularem
na academia é a promessa de resultados.
O marketing para o profissional de Educação
Física é o marketing de serviço, então é importante
que ele convença seu aluno que ele terá bons resultados, e se esforce
para que estes resultados atinjam as expectativas do cliente.
O profissional precisa conhecer o mercado, saber quais
são as suas necessidades, atender o seu cliente. Eis aí o processo
de marketing.
As necessidades mudam e todo o trabalho tem que ser refeito
permanentemente, por isso, é necessário identificar novas necessidades,
preparar-se para atendê-las, vender seus serviços e criar uma boa
relação com os clientes.
Antes de tentar agradar alguém (cliente), deve-se
seguir a primeira regra básica do marketing: pesquisa. Pesquisar o que
o cliente gosta, hábitos, costumes, etc.
No mundo competitivo de hoje, a superioridade do serviço
não é suficiente para o sucesso no mercado. Academias de segunda
classe, ou seja, de baixa qualidade, estão, é claro, fadadas ao
fracasso, mas também, muitos fecham suas portas, apesar de terem boa qualidade,
não levam em consideração as suas concorrentes, nem possuem
um plano de marketing.
A empresa e o profissional precisam assumir que os concorrentes
também tem bons serviços e que precisam oferecer algo a mais.
Sabe-se que um bom trabalho de marketing as chances de
uma academia obter sucesso são muito maiores. Para este fim, deve-se preocupar
com o aluno, descobrindo sua necessidade, onde ele precisa de ajuda.
Precisa-se ser não só um profissional que
trabalha com seu cliente, mas também um amigo que está disposto
a ouvir o cliente, ser sensível, saber escutar, e tentar atender suas
necessidades.
Segundo VERRY (1997), uma
academia precisa de um serviço de marketing quando há:
Diminuição
no número de alunos;
Crescimento lento;
Mudança nos hábitos
dos alunos, concorrência, aumento dos custos.
Qualidade total é acompanhar constantemente e
procurar satisfazer as necessidades dos clientes da melhor forma possível
e, levar toda a equipe à modernização, eficiência
de uma forma educativa e progressiva, inovando e avaliando os processos para
oferecer vantagens claras e indiscutíveis e tendo sistemas de avaliação,
controle e quantificação da equipe.
A qualidade se constrói pela prática diária
do aperfeiçoamento, pelo desenvolvimento dos recursos humanos e pela procura
da satisfação dos clientes.
CONTURSI (1996), diz que uma empresa esportiva tem somente
uma função: criar clientes. Atrair os melhores clientes é a única
maneira de fazer dinheiro, ter lucro e continuar no ramo.
Além de atrair, uma empresa, para ter uma estrutura
sólida no mercado, deve reter esses clientes, fazer com que haja uma fidelização.
O marketing é uma importante ferramenta para ajudar
a atrair e reter esses clientes, para o sucesso de uma organização.
O profissional de marketing ou mesmo um profissional
de Educação Física com conhecimentos em marketing, se tornou
muito importante em uma empresa, tendo em vista as diversas dificuldades que
esta poderá encontrar, como por exemplo, a enorme competitividade.
A função do profissional de marketing e,
manter os clientes já existentes e também buscar clientes novos,
isto com idéias criativas e sempre atualizando os produtos e serviços
para agradar os clientes, sabendo ouvir e fazendo com que o cliente perceba que
o seu capital está sendo investido corretamente.
O marketing para ser bem sucedido depende exclusivamente
do julgamento final do cliente, este é quem vai dizer se o marketing está sendo
bem feito ou não.
O resultado depende do cliente, deve-se então
saber realmente o que pensa o cliente, quais as suas necessidades, o que pode-se
fazer para melhorar os serviços, para que se possa atingir a sua satisfação.
O grande segredo é entender as necessidades e
desejos dos alunos, ou seja, dos clientes.
Segundo CONTURSI (1996), atualmente trabalhamos com clientes
cada vez mais exigentes, o cliente quer sempre saber: O que eu ganho com isso?
Será que é isso mesmo?
Para proporcionar aos clientes a satisfação
que eles esperam, o profissional deve estar sempre atualizado, passando por processos
de reciclagem, especialização, aprendendo a cada dia, afinal, o
que os clientes compram em uma academia é, antes de mais nada, os conhecimentos
do profissional de Educação Física. Além desses fatores,
há um outro elemento que leva a querer compreender e utilizar as ferramentas
de marketing, esse fator é a concorrência que está a cada
dia mais acirrada, pois a cada momento, novos profissionais disputam um lugar
no mercado de trabalho.
Deve-se ter clareza ao estabelecer objetivos e para isto é importante
ter um bom conhecimento do público com o qual se está trabalhando,
para que se possa oferecer o melhor serviço.
Este processo de conhecer o cliente, driblar a concorrência,
fazer o que os clientes esperam, atraí-lo e ainda conseguir sua fidelidade,
não é nada fácil.
Por isso, as academias podem e devem abusar do marketing,
que dispõe de uma série de ferramentas que auxiliam e promovem
esse processo de atração e retenção.
Entre as ferramentas de marketing, pode-se destacar o
database marketing, um tanto quanto desconhecido do meio dos profissionais de
Educação Física, mas que se enquadra muito bem no serviço
prestado pelas academias.
Sabe-se que o database marketing tem por função
principal, promover a satisfação de clientes, sejam eles novos
ou não, baseado em informações armazenadas em um banco de
dados.
A informação aliada ao gerenciamento da
tecnologia é a chave do database marketing. Com esses ingredientes, é possível
criar uma estratégia de marketing, tendo como alvo os clientes ativos
e os em potencial.
Dados para a construção do database
marketing para academia
Logicamente, para que o database marketing seja utilizado, é necessário
coletar dados, na maior quantidade possível.
Tais dados vão desde a observação,
até pesquisas de mercado interno e externo.
Para se iniciar esse processo de coleta de dados, pode-se
fazer uma pesquisa de mercado, visando o que as pessoas esperam e desejam de
uma academia. Isto inclui apresentação (layout), modalidades oferecidas,
perfil de profissional, serviços extras (do tipo lancheria, armários,
loja de conveniência, serviços não ligados à prática
de atividades físicas).
Em seguida, a coleta de dados passa a ser uma observação
do mercado, visita à concorrência, ou seja, uma análise do
ambiente externo. Essa análise deve conter principalmente uma observação
comportamental das pessoas em atividade, para que se possa estabelecer critérios
para o desenvolvimento de atividades que vão de encontro com os hábitos
dos clientes.
O terceiro passo seria a coleta de dados primários,
ou seja, dados fornecidos diretamente pelo aluno, de preferência na ocasião
da matrícula. Esse é o momento de registrar tudo o que for possível
do aluno: dados demográficos (idade, sexo, endereço, telefone,
renda, profissão, etc.) e dados comportamentais e de atitude, sem esquecer,
de forma alguma, de registrar qual o objetivo do aluno em se matricular na academia,
além de saber o que ele espera ali encontrar.
Uma outra forma de ampliar o banco de dados, é utilizar-se
de dados secundários, ou seja, aqueles que são informados por outras
fontes, do tipo censo, pesquisas já realizadas, etc.
Tendo o banco de dados construído, inicia-se o
processo de estratégia para utilização desses dados visando
o grande objetivo de uma academia, atrair e reter alunos.
Vale ressaltar que o banco de dados jamais está concluído,
ele está sempre sendo atualizado, bem como as estratégias de marketing.
A utilização do database marketing em academias,
deve acompanhar o desenvolvimento do mercado do fitness, que está sempre
em evolução.
Os benefícios do database marketing na
academia
Como já dito no capítulo anterior, vários
são os benefícios do database marketing.
Alguns desses benefícios
serão listados a seguir, relacionando-os com uma academia:
Mala-direta
aos consumidores: a mala-direta pode ser enviada
para todos os clientes registrados, ou pode ser enviada conforme perfil, de
acordo com o que se quer dizer ou divulgar, visando atingir de forma personalizada
e buscando direcionar à atividade ao público que a deseja. Esse
mesmo método pode ser aplicados à promoções em
geral (cursos, aulões, etc.)
Estreitamento
do relacionamento com o consumidor: os dados
são utilizados para saber quem é o cliente, de forma individualizada,
o que faz o atendimento e a conseqüente prestação do serviço
ter uma qualidade muito melhor.
Avaliação
das respostas a promoção e propaganda: baseado
no registro dos dados, tem-se melhor noção de como avaliar uma
promoção e propaganda, pois sabe-se a quem e de que modo foi
dirigido a estratégia.
Customização
de ofertas: o banco de dados fornece todos os
dados necessários para que se possa customizar a prestação
de serviços.
Melhora
do serviço de atendimento: o registro
de dados fornece elementos para que se possa analisar quais os pontos a serem
melhorados na academia.
Identificação
de nichos de mercado: diante das pesquisas e
do registro primário, pode-se observar nichos de mercado e valer-se
dessas informações para investir nesse nicho, o que levaria a
uma minimização de risco de investimento.
Prevenção
de abandono: os dados informam tudo o que se
passa na academia, do forma individualizada, indicando se algum aluno merece
atenção especial, ou se é interessante uma mudança
de estratégia, implantação de novas modalidades, visando
surpreender o aluno e fazer com que ele não abandone a academia.
Criação
de barreiras para a concorrência: se é possível
saber, através do banco de dados, o que os clientes necessitam e desejam,
se está sendo suprido estas necessidades e desejos e mais, se é possível
identificar nichos e investir neles, fidelizando o cliente, uma barreira para
a concorrência é formada automaticamente.
Redução
de custos de marketing: o database marketing
proporciona a possibilidade de realizar o marketing direto, sem tentativas
de utilização de outras ferramentas de marketing, que poderão
ser em vão ou dirigidas à pessoas erradas.
O database marketing possibilita o surgimento de novas
idéias e de acordo com CONTURSI (1996): " novas idéias mandam
para os clientes a mensagem de que a empresa está na frente, é criativa
e que lidera o segmento".
O database marketing tem como foco o cliente, e fornece
todas as possibilidades de se investir nele, atraido-o e fidelizando-o.
É importante ter uma estratégia para utilização
do database marketing, para que ele não se transforme apenas em um cadastro
de clientes, que pode ter um efeito contrário a sua função.
E, nesse caso, o pior efeito é o custo elevado.
O database marketing, tem por principal objetivo agradar
o cliente. Com ele é possível oferecer um serviço de atividade
física personalizado, de qualidade, de amizade, de profissionalismo. Tendo
em troca, segundo HUGHES (1998), a fidelidade, redução de cancelamentos
e aumento de vendas.
CONCLUSÃO
O marketing
está presente no nosso dia-a-dia, como nos vestimos,
como falamos, como tratamos nossos alunos, isto pode ser dentro
de uma academia, de um clube ou mesmo em aulas de escolas públicas
ou privadas.
Em todos esses ambientes podemos utilizar as técnicas
de marketing, que poderão contribuir muito para que estas atividades atinjam
as necessidades dos clientes.
O marketing não é muito complicado de se
entender e se aplicar, mas é preciso ter um bom conhecimento de suas ferramentas
para que seja utilizado de forma correta, visando a qualidade da prestação
de serviço, com um trabalho sério e preocupado com a satisfação
do cliente.
As constantes queixas das academias, reclamando do mercado
que é muito flutuante, devido a rotatividade dos alunos, está muito
ligado à idéia do consumidor, em considerar a atividade física
um lazer, e quando aperta o bolso, com a crise econômica, corta-se o supérfluo.
A mudança da mentalidade do professor de educação física é importante
para o desenvolvimento desse segmento mercadológico, pois eles tem que
aprimorar seus conhecimentos sociológicos e de marketing, deixar de lado
a sua formação de educador escolar, e passar a ser um formador
de opinião, utilizando a ginástica como agente de educação
para o desenvolvimento integral do homem (CONTURSI, 1987).
Orientar suas energias para as necessidades do aluno é o
que se pode fazer de mais importante para a academia.
O marketing na academia não deve ser apenas um
prospector de novos alunos, mais que isso, deve ser um gerador de recursos para
o empreendimento. A estratégia de marketing deve ter como objetivo manter,
em primeiro lugar, os alunos já existentes e, em segundo, captar novos
alunos no mercado.
O Database Marketing é uma ferramenta de marketing
que pode beneficiar a academia para alcançar os objetivos de captar e
reter clientes.
Ao Database Marketing não interessa apenas vender,
mas sim a venda continuada.
Com o banco de dados pode-se fazer melhores prospecções.
Pode-se ir em busca de clientes potenciais com perfil similar aos de seus melhores
clientes, além de fornecer informações que favorecem o relacionamento
e a conseqüente satisfação dos clientes já matriculados.
Essa monografia teve a intenção de apresentar
o Database Marketing ao universo da Educação Física, no
que diz respeito às academias. Procurou oferecer o conhecimento sobre
essa ferramenta de marketing visando a melhora do serviço das academias,
além de sugerir um meio para que se solucione o grande problema de captar
e reter clientes nesse segmento mercadológico.
Ao longo do trabalho, surgiu um novo objetivo para a
monografia, que foi servir de base para construção de uma pesquisa,
visando a aplicação do Database Marketing em alguma academia em
comparação com outra que não utilize essa ferramenta a fim
de comprovar sua importância e benefícios.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
A chave do sucesso. Sprint Magazine,
Rio do Janeiro, ano XVIII, n. 102, contracapa, 1999.
CAPINUSSÚ, José Maurício. Administração
e Marketing nas Academias de Ginástica. São Paulo: IBRASA, 1989.
CONTURSI, Ernani B. Academia. Sprint Magazine, Rio do Janeiro, ano XII, n.
67, p. 40-41, 1993.
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*BÁRBARA
CRISTINA MAGRO:
Graduada em Educação
Física - Licenciatura Plena pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos
- UNISINOS/RS, especialista Lato Sensu em Administração de Serviços
pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS/RS, graduanda em Comunicação
- Relações Públicas, na Universidade do Vale do Rio dos
Sinos
- UNISINOS/RS.