Home |CDOF Responde | Cadastro de Usuários | Cadastro de Consultores|


 

Sáb, 17/1/09 11:14

ADMINISTRAÇÃO E MARKETING ESPORTIVO

MARKETING DE EVENTOS

UMA ESTRATÉGIA EFICAZ PARA ACADEMIA

   De acordo com o objetivo que se pretende alcançar, o marketing de eventos é uma ferramenta estratégica muito eficaz no que diz respeito a comunicação da academia com o cliente, devido ao contato e a exposição que a marca e os serviços da academia estarão a disposição dos clientes, não somente na captação como no processo de fidelização dos mesmos.

   Os eventos poderão ser de pequeno, médio e grande porte, Internos ou externos. O que diferencia um do outro é o grau de complexidade como público-alvo, audiência, divulgação, infra-estrutura e instalações em geral.

   Geralmente o que impede uma academia de realizar seus eventos, são a falta de recursos financeiros em primeiro lugar e em segundo lugar vem a falta de cooperativismo, aliado ao tempo escasso da administração e o staff da academia.

   Como podemos solucionar esses problemas? Uma das formas de captação de recursos financeiros é através de parcerias e patrocínios de empresas, onde seu target seja o mesmo da empresa patrocinadora, oferecendo-o,como foi dito no primeiro parágrafo a exposição e o estreitamento dos laços com o público-alvo através do merchandising e exposição dos produtos e serviços desta empresa patrocinadora.

   O cooperativismo é criado, demonstrando os benefícios que o marketing de eventos trará para todos que estarão envolvidos com a organização do evento. E se o problema for a escassez de tempo, solucionar-se-á através da contratação temporária de um consultor/promotor de eventos, que ficará encarregado de planejar, organizar e contratar os serviços de acordo com a necessidade da academia para a realização do mesmo.

   Os eventos são formas de unir um determinado número de pessoas, com o objetivo de criar um ambiente sociável, em harmonia com a emoção e descontração, proporcionando a identificação da marca e serviços da academia com a satisfação do seu cliente.

   Diversas categorias de eventos estão a disposição para serem postos em prática pela academia, identificando qual público interno ou externo gostaria de participar. Os esportes de aventura que hoje estão entre os mais queridos, as festas e churrascos de confraternização, apresentações, exposições e coquetéis de fim de ano, a promoção de competições e sorteios, e finalizando o portfólio a realização de workshops, seminários e mini-congressos de treinamentos.

   Enfim, o marketing de eventos é uma das estratégias indispensáveis para qualquer academia seja de pequeno, médio ou grande porte e seja qual for o objetivo do evento. O que não devemos esquecer é que ele deve ser muito bem planejado e mais do que isso, deve ser avaliado, para que se transforme em benefícios para a sua academia.

**********

Prof. Ricardo Melo Sousa:
Graduado em Educação Física e Pós-graduando em Administração Estratégica de Empresas com experiência na área de Eventos de relacionamentos e promocional. RG9066 CREF1 RJ/ES

Participe ! Envie seu artigo também .

 

|::::  Cooperativa do Fitness - Todos os direitos reservados - BH - MG - Na internet desde 05/12/1999 ::::|