Seg, 23/2/09 21:10
PERGUNTAS E RESPOSTAS ANTERIORES
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468.
Lesão no ligamento
colateral medial - 26/11/02
Quais musculos fortalecer? Marco Aurélio Alvarenga Dias
- Prof. E.F.
Marcos Vidal:
Olá Marco Aurélio !
Na lesão do ligamento colateral medial o fortalecimento
concentra-se na musculatura adutora do quadril (m. adutor longo, m. adutor curto,
m. adutor magno, m. pectíneo e m. grácil) e nos flexores do joelho
com inserção no côndilo medial da tíbia, os m. semimembranoso,
m. semitendinoso, m. sartório e m. grácil como principais, porém
o tratamento deste tipo de lesão ligamentar é composto por alongamento/flexibilidade,
fortalecimento isométrico, isocinético e isotônico. Visando
devolver a estabilidade articular durante a realização de todos
os movimentos. Razão pela qual é importante identificar em que
fase da reabilitação você se encontra. Estaremos aqui no
site sempre que houver necessidade.
Um abraço, Marcos Vidal.
Boa sorte a todos !
469. Rótula que sai
do lugar - 26/11/02
Minha rotula já saiu do lugar três vezes, mas sempre em períodos
espaçados. Quando aconteceu na primeira vez (estava de bruços,
deitada no chão), procurei um fisioterapeuta e fiz exercícios.
Não houve mais problemas durante uns três anos, quando saiu novamente
(estava colocando um short, foi ao eu levantar a perna). Procurei outro especialista
e fiz novamente fisioterapia. Este último me aconselhou a não
parar mais de fazer exercícios com o intuito de não deixar
o músculo fraco, o que acarretaria novamente o deslocamento da rotula. então
comecei a fazer musculação, duas vezes por semana, e mesmo assim
saiu de novo do lugar (escorreguei na piscina). Todas as vezes em que isso
aconteceu, a rótula se deslocou não em sentido voltado para a
outra perna, e sim para o lado de fora. Gostaria de saber se há uma
maneira de ser evitado esse acontecimento, e se manter os músculos fortes,
realmente ajudam a segurá-la no lugar; se sim, por favor, me aconselhem
os exercícios que ajudariam a isso. Jaqueline Costa - Estudante
Marcos Vidal:
Olá Jaqueline, como fisioterapeuta espero poder te auxiliar.
Para uma orientação correta faltam algumas informações
para compor um programa de treinamento com a sua real necessidade. Os três
quadros mais frequentes, que se assemelham muito com a sua descrição,
são: hipotrofia dos extensores do joelho, ou, frouxidão do tendão
patelar, ou "Patela Alta". Se você já tem o diagnóstico
fechado este programa de tratamento para hipotrofia dos extensores é bem
adequado:
- Aquecimento com alongamentos de flexoextensores de joelho
- Exercícios isométricos de flexores e extensores de joelho,
pois além de fortalecer a musculatura comprometida é necessário
manter o equilíbrio muscular entre os diversos grupos musculares.
- Exercícios isocinéticos; são os exercícios realizados
dentro da piscina ou fazendo uso de tirantes (extensores) de borracha.
- Exercícios isotônicos com carga leve e muitas repetições
visando o aumento da resistência. Nesta categoria o ideal é trabalhar
com "bolsas de areia", tipo master cooper, fixadas nos tornozelos.
Jaqueline em caso de dúvidas no diagnóstico procure
um ortopedista, e, para o tratamento um fisioterapeuta. Nós estaremos
sempre aqui, escreva toda vez que precisar.
Um abraço. Marcos Vidal
470. Formigamento nos dedos - 26/11/02
Ao segurar nos aparelhos para fazer musculação, sinto após
alguns minutos, um formigamento na ponta dos dedos, mesmo quando estou apenas
apoiando as mãos para o trabalho de pernas. Isso tem acontecido quando
seguro alguma coisa na mão por um certo tempo, como a mangueira de molhar
o jardim, por exemplo . Evandro de Lima Estudante
Marcos Vidal:
Olá Evandro, como fisioterapeuta vou tentar te auxiliar. É um
pouco difícil apresentar algo conclusivo só com os dados fornecidos,
mas duas são as causas mais frequentes da sensação de formigamento,
podem ter origem neurológica ou vascular. Neurológica por comprometimento
de nervos que nascem na coluna cervical (pescoço), porém os sintomas
podem aparecer ao longo do braço, antebraço e/ou mão. Vascular
por déficit na irrigação sanguínea de qualquer região
do antebraço e/ou mão.
Ambos os casos são comuns e de fácil tratamento, mas
precisam ser diagnosticados pelo médico. Inicie consultando um ortopedista,
pois a prevenção é uma grande estratégia. Evandro,
esperando ter auxiliado. Um abraço. Marcos Vidal
471. Elaboração
de contratos empresariais- 26/11/02
Olá, Meu nome é Antônio Carlos e gostaria de contar com
sua colaboração para iniciar um trabalho na área de Ginástica
Laboral. Preciso saber como elaborar contratos empresariais, formas de cobrança
e preços, como agir para divulgar, enfim, necessito de informações
sobre empresas de consultoria ou profissionais consultores que me orientem
neste sentido. Agradeço antecipadamente sua atenção.
Marcos Vidal:
Olá Antonio Carlos, o segmento das atividades laborais são extremamente
promissores e amplos, pois podem envolver:
-Ginástica laboral - preventiva
-Avaliação postural e ginástica corretiva
-Estudos ergonômicos e adequação do ambiente de trabalho
visando o melhor rendimento para o funcionário e para a empresa.
-Consultoria técnica visando o acompanhamento planejado de qualquer
programa previamente estabelecido, ex:
-Objetivo do Programa - diminuir 30% das faltas no trabalho por dores posturais,
limitantes, LER e DORT através da ginástica laboral, em um período
de doze meses.
Etapa 1 Avaliação e condições
atuais dos funcionários e do local de trabalho.
Etapa 2 - Apresentação e implantação
do programa preventivo.
Etapa 3 - Trabalho de treinamento e conscientização
dos supervisores de departamento sobre o tema:
"As influências das condições posturais
e da adequação do ambiente de trabalho melhorando
o rendimento de qualquer funcionário."
È bem ampla a área de atuação
e que pode ser ampliada como você pode perceber e através
do exemplo você pode ter idéia da apresentação
do esqueleto de um projeto.
No tocante a cobrança existem dois formatos básicos;
por hora de trabalho ou preço total do projeto.
O primeiro passo é saber quanto custa a sua hora de
trabalho e possuir uma extimativa de quantas horas de trabalho você utilizaria
em cada etapa, calculando o número total de horas do projeto. De posse
desses dados você formula a proposta nos dois formatos, analisando as suas
necessidades e as possibilidades do seu cliente.
Talvez o mais indicado seja você conversar com profissionais
da área de recursos humanos e advocacia, além de dar busca na internet
por; ginástica laboral e avaliação física, pois surgirão
uma extensa lista de prestadores de serviço no seu segmento.
Espero ter minimizado as suas dúvidas. Caso você precise
estaremos aqui sempre disponíveis para auxiliar e orientar no que for
possível. Um abraço! Marcos Vidal .
Leia mais:
Projeto:Educação Postural
Na Empresa (sugestão de tabela de preços incluída)
472. Capacidade
de construção
muscular de acordo com a idade - 28/11/02
Olá meu nome é Adriano. Gostei muito do site e tenho uma dúvida,
se vocês puderem me responder ficarei muito grato. Eu ouvi falar que
mesmo se a pessoa começa a malhar na adolescência ela so vai alcançar
sua capacidade máxima de construir os músculos depois dos vinte
anos, isso é verdade? grato.
Olha adriano, enviamos sua pergunta para alguns consultores e até o
momento recebemos um retorno do Prof.
Fabrício Gontijo que diz o seguinte:
A capacidade de desenvolver músculos está vinculada, no caso
do adolescente, além de muitos outros fatores, ao aspecto hormonal.
Produção de testosterona no organismo do jovem. Fabrício.
Apenas acrescentando: Segundo o Prof.
GALLO, a Gongorra Hormonal Masculina fica asssim:
Os níveis de testosterona ao longo da vida de um homem:
1. (0-10 anos) Do nascimento a puberdade, as taxas de testosterona,
o hormônio
sexual masculino, por excelência crescem lentamente.
2. (10-20 anos) Na puberdade, os níveis sobem vertiginosamente. Os pêlos
crescem, a voz engrossa, e os órgãos sexuais se desenvolvem e
se tornam aptos para a reprodução.
3. (20-50 anos) Ao redor dos 20 anos, a produção de testosterona
atinge o máximo. O desejo sexual manifesta-se com mais intensidade.
Ao longo dos 30, as taxas se mantêm estabilizadas - lá no alto.
4. (50-70 anos) Aos 50 anos, há uma discreta baixa na produção
hormonal. Na andropausa, essa queda é assentuada. Alguns homens sofrem
de falta de libido, distúrbio eréteis, irritação,
lapsos de memória, insônia, depressão, entre outros problemas.
Leia também: Crescer e
ganhar massa muscular
Um grande abraço.
473. Treinar
uma vez por semana musculação
- 28/11/02
Olá. Gostaria de saber se é errado, na musculação
para hipertrofia, exercitar um grupo muscular uma vez por semana? Exemplo:
braços numa segunda-feira e somente tornar a treiná-lo na póoxima
segunda. Desse modo a hipertrofia não fica prejudicada devido ao baixo
estimulo? Desde já agradeço. Samuel Dal Mas - Estudante de Engenharia
Olá Samuel, sua pergunta foi enviado para alguns Consultores e até o
momento recebemos o retorno de nosso colega Prof.
Fabrício Gontijo ,que esclarece o seguinte:
Exercitar um grupo muscular uma vez por semana, costuma ser
um método de treino já numa fase mais avançada onde busca-se
maximização das normativas de treino e estímulos fortíssimos
de carga de trabalho muscular (extenuantes);
474. Emagrecer com bicicleta
ergométrica e caminhada-
28/11/02
Sou estudante de E.F. e atleta profissional (futebol) e gostaria de saber um
tipo de treinamento visando o emagrecimento de uma pessoa de 95 kg que tem
como disposição apenas uma bicicleta ergométrica como
aparelho? Obs: Ele dispõe de 2 dias por semana para realizar caminhadas,etc.
Marcio Garcia , FRANCA-SP
Oi Márcio, veja o que o Prof.
Fabrício Gontijo lhe retornou: levando em conta que esta pessoa não
possui nenhum fator limitante para a prática de exercícios e está compatibilizando
o aspecto nutricional, os meios são suficientes: uma bic ergo e as caminhadas
2x/semana. Mas em determinado período da prática talvez seja necessário
procurar outros meios (academia de ginástica, por ex.). Procure intercalar
as pedaladas com as caminhadas, numa intensidade que possa ser realizada sem
fadiga precoce (20 a 40´). Elabore um conjunto de exercícios resistidos
pelo menos 2x/semana.
Leia mais:
Qual é Melhor, Correr, ou
Caminhar?
475. Fazer atividade física de dia e a noite faz diferença
no gasto energético ?- 28/11/02
Gostaria de saber se há diferença no gasto energético
ou mesmo em qualquer outro fator sobre o fato de fazer uma atividade física
durante o dia (ao sol) ou à noite. Sei que sudorese não significa
gasto de energia, por isso faço essa pergunta. Pode ser o caso do organismo
consumir mais energia na termoregulação durante o dia?? Um Super
Obrigado por enquanto . Fábio Lucas - Estudante de Ed. Física
Olá Fábio, sua pergunta foi enviado para alguns Consultores e
até o momento recebemos o retorno de nosso colega Prof.
Fabrício Gontijo , quem esclarece o seguinte:
Bem, levando-se em consideração (para a mesma
intensidade de exercício) que o processo termoregulatório é
menos exigido à noite, podemos dizer que o tempo de prática do
mesmo exercício seria maior. Então, por esse aspecto, o gasto
total de calorias seria maior;
Leia também:
Fatores que Afetam o consumo de energia (fazem alterar o gasto calórico)
Ventiladores e Ares condicionados
X Perda de Gordura
476. Dificuldade para pegar
dobra cutânea - 28/11/02
Meu nome é Luciano, tenho 23 anos, sou de SC. Estou iniciando na área
de Personal training.
Fiz uma avaliação do % de gordura pelo método de dobras
cutâneas e pela primeira vez tive dificuldades em pegar as dobras do
avaliado, pois a pele parecia que estava "esticada" e tanto os meus
dedos quanto o plicômetro pareciam que "escorregavam". Sei
que o problema não é do plicômetro, pois ele é novo,
e o que aconteceu foi um erro meu, mas asssim mesmo pensei em vendê-lo
e comprar um aparelho por bioimpedância modelo BF 300 disponível
na cardiomed. Gostaria de saber a opinião do CDOF sobre a minha intenção
e qual a melhor alternativa para que isso não se repita em outras avaliações!
Desde de já, agradeço a colaboração!! Grande abraço
a todos e até logo!
Olá Luciano, quem lhe retorna é nosso caro Prof.
Fabrício Gontijo , quem diz o seguinte:
Caro Luciano. A troca não se justifica diante da situação
apresentada. Tanto um método quanto o outro apresentam vantagens e desvantagens,
onde o método de dobras, na minha opnião, tem certa margem de vantagens
(custo, simplicidade de operar, menos suscetível à variações
fisiológicas do organismo). Lembre-se que existem várias equações
de regressão que utilizam diferentes dobras para várias populações,
o que poderia ser aplicado no indivíduo já que a pega de determinadas
dobras estava difícil. A prática sistemática e a experiência é que
vão contribuindo para um rol maior de soluções diante dos
problemas. Reveja a metodologia de dobras em todos os seus aspectos. Boa sorte
!
Leia mais:
477. Recreação
em fazenda - 28/11/02
Olá, sou estudante de Educação Física e estou trabalhando
com recreação em uma fazenda, eu e alguns colegas fomos contratados
por uma agência para trabalharmos como monitores de crianças e
adolescentes de escolas de classe média baixa, e estamos tendo dificuldades
com atividades devido a falta de materiais embora o ambiente da fazenda nos
ajude bastante (piscina, campo de futebol, vôlei , lago, cachoeira, cavalo
) , o grande problema é como elaborar atividades pois as idades são
muito variadas de 09 à 17 anos e uma quantidade muito grande de crianças
em média 200 cçs e quase nada de material. Vanessa Ascenção
Monteiro - Estudante.
Olá Vanessa, recebemos algumas contribuições . Veja o
que nossos colegas aconselham:
Profa. Keyla Loureiro,
Cara colega Vanessa, Se você e o seu colega estiverem
sozinhos neste trabalho, sinto lhe informar mas você está na maior "robada"...Vou
explicar porquê: Mesmo que fossem crainças da mesma faixa etária,
vocês são 2 monitores para 200 crianças, ou seja, 1 para
cada 100 crianças; vocês têm um grave problema de segurança,
pois o recomendado, sengundo estudos, é trabalhar com 1 monitor para cada
15 crianças, o que obrigaria vocês a terem uma equipe de pelo menos
12 monitores; sendo assim seria simples a resolução do seu problema
dividindo em faixas etárias (0 a 4 anos / 5 a 7 / 8 a 11 / 12 a 17). Deste
modo você dividiria o número de monitores conforme a quantidade
de crianças em cada faixa etária, considerando que o ideal em termos
de qualidade e segurança seria ter, no mínimo 2 monitores em cada
faixa etária mesmo que se tenha um número mínimo de 15 crianças
em uma faixa etária.
O fato de vocês estarem numa fazenda pode ser uma "faca
de dois gumes... se vocês forem obrigados a trabalhar com 200 crianças
em apenas 2 monitores a fazenda passa a ser um agravante, pois o espaço é extremamente
grande e tem inúmeros fatores de risco, tais como lagos, animais, valetas,
barrancos, etc., o que fará com que seja impossível para 2 pessoas
cotrolarem 200 crianças num espaço tão amplo assim. Porém,
se vocês conseguirem trabalhar com um número ideal de monitores
e separar as crianças em faixas etária a fanzenda resolverá o
problema de falta de materiais. Basta usar um pouquinho de
criatividade e brincadeiras simples, como o esconde-esconde ou os pega-pegas,
podem ficar mais atraentes em ambientes como este, além do que basta adaptar
as atividades (ex.: se vocês têm bola mas não têm rede
para jogar voleibol, mudem as regras e trasforme o voleibol comum em um jogo
onde participam 3 equipes ao mesmo tempo, onde 2 equipes ocupam ambos os lados
da quadra normalmente e a terceira equipe é a rede... criem, modifiquem
regras, etc. O futebol comum pode ser o futebol de casal ou dupla... só se
corre, faz gols, passes, defesas em duplas (com as mãos dadas), etc.,
criar, adaptar, modificar são as palavras-chave); Exija da agência
que os contratou melhores condições de trabalho ao mesmo quanto
ao número de pessoas, pois naquelas condições muitas crianças
poderão se machucar ou até mesmo se perder ou algo pior...imaginem!
Prof. Ricardo M. Sousa,
O que posso, sugerir é que elaborem mini-competições,
dividindo-os em grupos por faixa etária (categorias), explorando os recursos
naturais que estão à disposição. Prof. Ricardo M.
Sousa.
Prof. Walmor,
Devemos ressaltar que já que não tem uma grande
quantidade de materiais, por que não trabalhar com sucatas, garrafas,
bolas de meia, confecções de brinquedos, como uma oficina de artes?
Deve-se levar em conta que o improviso no seu caso é a
alma do negócio, existem diversas atividades que você pode estar
proporcionando para as crianças no qual não exigem material como:
variações de péga-péga, esconde-esconde, atividades
de mímica, enfim e outras que você poderá estimulando a alegria
da criançada.
Para maiores informações pode entrar em contato
direto com meu e-mail juniorprof@bol.com.br.
Espero ter contribuído de alguma forma com a sua pergunta.
Leia mais:
Aulas práticas de Recreação
478. Aquecimento de Basquetebol
para deficientes físicos
- 01/12/02
Venho por meio desta, pedir informações de onde consigo material
como fitas VHS ou DVD, e também onde posso fazer pesquisa de campo na área
de aquecimento de Basquetebol para deficientes físicos, pois este é o
tema da minha monografia. Grata desde já, Christiane Sichero
Oi Christiane, recebemos uma contribuição do Prof.
Romu, veja o que ele lhe aconselha:
Prezada Christiane,
No site da Associação Desportiva para Deficiente (www.add.com.br)
você vai encontrar respostas para as dúvidas e maiores informações
para o assunto que quer abordar na monografia. Outro local que pode procurar é na
TVE, saiu uma matéria com um americano que desenvolve um ótimo
trabalho com "cadeirante". A materia é de seis minutos e bem
interessante. Aliás na página da ADD existe materiais com este
professor falando sobre motivação e outros assuntos.
Um grande abraço. Prof. Romu
Leia mais:
Aquecimento para portadores de
deficencia física e usuários de cadeiras de rodas jogadores de
basquete
Retorno de Christiane:
Bom dia!! Gostaria de agradecer a atenção que vocês estão
me dando, pois estou conseguindo ótimos resultados com a minha pesquisa
e o meu TCC. Desde já agradeço com muita estima, Chris .
479. O profissional de Educação Física
x Reabilitação - 01/12/02
Atuação efetiva do profissional de educação física
na equipe multidisciplinar de reabilitação.
Vera Regina Klein
Olá Vera, sua pergunta é muito boa e temos certeza que será uma
grande contribuição para o CDOF. A fim de esclarecê-la
convidamos alguns colegas e em retorno recebemos um contato da Profa. Érica
Verderi , quem nos ensina o seguinte:
Olá Vera, o profissional de Educação Física é um
profissional multidisciplinar. Os conhecimentos que adquire na graduação
e nas inúmeras especializações que estão a seu dispor,
o constrói desta forma. O que não tínhamos até pouco
tempo, era o reconhecimento profissional e a credibilidade por outros profissionais
ligados à saúde, por desconhecerem, com certeza, nossos conhecimentos
e direitos de atuação. Na verdade não tínhamos nada "no
papel". Hoje, reconhecidos pela Lei, estamos totalmente amparados por ela.
Cito abaixo sobre a intervenção do profissional. Lá encontrará,
o nosso posicionamento e o nosso direito de atuação.
Dessa forma podemos estar atuando com outros profissionais
da saúde, como nós, e contribuindo para melhoria da qualidade de
vida de todos aqueles que tivermos contato diário em nossa jornada profissional.
Espero que tenha entendido a pergunta e possa ter contribuído para o
esclarecimento da mesma.
Um abraço, Érica Verderi
_________________________
Encontramos na resolução nº 218, 06/03/97
O Conselho Nacional da Saúde reconhece o Profissional de Educação
Física como profissional da saúde.
046/02 - Dispõe sobre a Intervenção do Profissional de
Educação Física
Rio de Janeiro, 18 de Fevereiro de 2002.
Resolução
CONFEF nº 046/2002
Dispõe sobre a Intervenção do Profissional de Educação
Física e respectivas
CONSIDERANDO o deliberado na
Reunião
Plenária de 16 de Dezembro de 2001;
RESOLVE:
Art. 1º - O Profissional de Educação Física é especialista
em atividades físicas, nas suas diversas manifestações -
ginásticas, exercícios físicos, desportos, jogos, lutas,
capoeira, artes marciais, danças, atividades rítmicas, expressivas
e acrobáticas, musculação, lazer, recreação,
reabilitação, ergonomia, relaxamento corporal, ioga, exercícios
compensatórios à atividade laboral e do cotidiano e outras práticas
corporais -, tendo como propósito prestar serviços que favoreçam
o desenvolvimento da educação e da saúde, contribuindo para
a capacitação e/ou restabelecimento de níveis adequados
de desempenho e condicionamento fisiocorporal dos seus beneficiários,
visando à consecução do bem-estar e da qualidade de vida,
da consciência, da expressão e estética do movimento, da
prevenção de doenças, de acidentes, de problemas posturais,
da compensação de distúrbios funcionais, contribuindo ainda,
para consecução da autonomia, da auto-estima, da cooperação,
da solidariedade, da integração, da cidadania, das relações
sociais e a preservação do meio ambiente, observados os preceitos
de responsabilidade, segurança, qualidade técnica e ética
no atendimento individual e coletivo.
Art. 2º - Fica aprovado o Documento de Intervenção
Profissional que acompanha esta Resolução.
Art. 3º - Esta Resolução entra em vigor
nesta data.
Jorge Steinhilber - Presidente
Publicada no D.O.U. em 19/03/2002.
DOCUMENTO DE INTERVENÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO
FÍSICA
I
- PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO
FÍSICA
O Profissional de Educação Física é especialista
em atividades físicas, nas suas diversas manifestações -
ginásticas, exercícios físicos, desportos, jogos, lutas,
capoeira, artes marciais, danças, atividades rítmicas, expressivas
e acrobáticas, musculação, lazer, recreação,
reabilitação, ergonomia, relaxamento corporal, ioga, exercícios
compensatórios à atividade laboral e do cotidiano e outras práticas
corporais, tendo como propósito prestar serviços que favoreçam
o desenvolvimento da educação e da saúde, contribuindo para
a capacitação e/ou restabelecimento de níveis adequados
de desempenho e condicionamento fisiocorporal dos seus beneficiários,
visando à consecução do bem-estar e da qualidade de vida,
da consciência, da expressão e estética do movimento, da
prevenção de doenças, de acidentes, de problemas posturais,
da compensação de distúrbios funcionais, contribuindo ainda,
para a consecução da autonomia, da auto-estima, da cooperação,
da solidariedade, da integração, da cidadania, das relações
sociais e a preservação do meio ambiente, observados os preceitos
de responsabilidade, segurança, qualidade técnica e ética
no atendimento individual e coletivo.
III
- RESPONSABILIDADE SOCIAL NO EXERCÍCIO
PROFISSIONAL
2- DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL
O Profissional de Educação Física exerce
suas atividades por meio de intervenções, legitimadas por diagnósticos,
utilizando-se de métodos e técnicas específicas, de consulta,
de avaliação, de prescrição e de orientação
de sessões de atividades físicas e intelectivas, com fins educacionais,
recreacionais, de treinamento e de promoção da saúde, observando
a Legislação pertinente e o Código de Ética Profissional
e, sujeito à fiscalização em suas intervenções
no exercício profissional pelo Sistema CONFEF/CREFs.
4 - DOS LOCAIS DE INTERVENÇÃO
O exercício do Profissional de Educação
Física é pleno nos serviços à sociedade, no âmbito
das Atividades Físicas e Desportivas, nas suas diversas manifestações
e objetivos. O Profissional de Educação Física atua como
autônomo e/ou em Instituições e Órgãos Públicos
e Privados de prestação de serviços em Atividade Física,
Desportiva e/ou Recreativa e em quaisquer locais onde possam ser ministradas
atividades físicas, tais como: Instituições de Administração
e Prática Desportiva, Instituições de Educação,
Escolas, Empresas, Centros e Laboratórios de Pesquisa, Academias, Clubes,
Associações Esportivas e/ou Recreativas, Hotéis, Centros
de Recreação, Centros de Lazer, Condomínios, Centros de
Estética, Clínicas, Instituições e Órgãos
de Saúde, "SPAs", Centros de Saúde, Hospitais, Creches,
Asilos, Circos, Centros de Treinamento Desportivo, Centros de Treinamento de
Lutas, Centros de Treinamento de Artes Marciais, Grêmios Desportivos, Logradouros
Públicos, Praças, Parques, na natureza e outros onde estiverem
sendo aplicadas atividades físicas e/ou desportivas.
IV - CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL
3 - PREPARAÇÃO FÍSICA
Intervenção: Diagnosticar, planejar, organizar,
supervisionar, coordenar, executar, dirigir, programar, ministrar, desenvolver,
prescrever, orientar e aplicar métodos e técnicas de avaliação,
prescrição e orientação de atividades físicas,
objetivando promover, otimizar, reabilitar, maximizar e aprimorar o funcionamento
fisiológico orgânico, o condicionamento e o desempenho físico
dos praticantes das diversas modalidades esportivas, acrobáticas e artísticas.
4 - AVALIAÇÃO FÍSICA
Intervenção: Diagnosticar, planejar, organizar,
supervisionar, coordenar, executar, dirigir, programar, ministrar, desenvolver,
prescrever, orientar, identificar necessidades, desenvolver coleta de dados,
entrevistas, aplicar métodos e técnicas de medidas e avaliação
cineantropométrica, biomecânica, motora, funcional, psicofisiológica
e de composição corporal, em laboratórios ou no campo prático
de intervenção, com o objetivo de avaliar o condicionamento físico,
os componentes funcionais e morfológicos e a execução técnica
de movimentos, objetivando orientar, prevenir e reabilitar o condicionamento,
o rendimento físico, técnico e artístico dos beneficiários.
6 - ORIENTAÇÃO DE ATIVIDADES FÍSICAS
Intervenção: Diagnosticar, planejar, organizar,
supervisionar, coordenar, executar, dirigir, assessorar, dinamizar, programar,
desenvolver, prescrever, orientar, avaliar, aplicar métodos e técnicas
motoras diversas, aperfeiçoar, orientar e ministrar os exercícios
físicos, objetivando promover, otimizar, reabilitar e aprimorar o funcionamento
fisiológico orgânico, condicionamento e o desempenho fisiocorporal,
orientar para: o bem-estar e o estilo de vida ativo, o lazer, a sociabilização,
a educação, a expressão e estética do movimento,
a prevenção de doenças, a compensação de distúrbios
funcionais, o restabelecimento de capacidades fisiocorporais, a auto-estima,
a cidadania, a manutenção das boas condições de vida
e da saúde da sociedade.
VI - CONCEITUAÇÃO DE TERMOS
1- ATIVIDADE FÍSICA
Atividade física é todo movimento corporal voluntário
humano, que resulta num gasto energético acima dos níveis de repouso,
caracterizado pela atividade do cotidiano e pelos exercícios físicos.
Trata-se de comportamento inerente ao ser humano com características biológicas
e sócio-culturais.
No âmbito da Intervenção do Profissional
de Educação Física, a atividade física compreende
a totalidade de movimentos corporais, executados no contexto de diversas práticas:
ginásticas, exercícios físicos, desportos, jogos, lutas,
capoeira, artes marciais, danças, atividades rítmicas, expressivas
e acrobáticas, musculação, lazer, recreação,
reabilitação, ergonomia, relaxamento corporal, ioga, exercícios
compensatórios à atividade laboral e do cotidiano e outras práticas
corporais.
2 - EXERCÍCIO FÍSICO
Seqüência sistematizada de movimentos de diferentes
segmentos corporais, executados de forma planejada, segundo um determinado objetivo
a atingir.
Uma das formas de atividade física planejada, estruturada, repetitiva,
que objetiva o desenvolvimento da aptidão física, do condicionamento
físico, de habilidades motoras ou reabilitação orgânico-funcional,
definido de acordo com diagnóstico de necessidade ou carências
específicas de seus praticantes, em contextos sociais diferenciados.
480. Fluxo, resistência, pressão e diâmetro
dos vasos Sanguíneos - 01/12/02
Relação entre fluxo, resistência, pressão e diâmetro
dos vasos sangüíneos? Dyon Almeida Junior- E.F.
Oi Dyon, tivemos um retorno para você do Prof.
Luiz Moraes, veja o que ele nos informa:
Amigo estudante! Esse assunto você encontra em detalhes acessando:
http://www.infomed.hpg.ig.com.br/manual2/fisiologia2002.html
http://www.infomed.hpg.ig.com.br/manual2/capitulo11.html
http://www.infomed.hpg.ig.com.br/manual2/capitulo12.html
http://www.infomed.hpg.ig.com.br/manual2/capitulo13.html
http://www.infomed.hpg.ig.com.br/manual2/capitulo14.html
Se desejar pesquisar mais acesse o site
de busca http://www.google.com/advanced_search e
digite: "fluxo sangüíneo e resistência
dos vasos". Não vai faltar material.
Espero que ajude. Um grande
abraço.
Prof. Moraes - CREF1 RJ 3529