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PERGUNTAS E RESPOSTAS ANTERIORES AO CDOF RESPONDE
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3383. É possível lesão de alça de balde durante o alongamento do quadríceps?- 19/10/2007
Gostaria de saber se há alguma possibilidade de, durante a realização de alongamento de quadríceps ocorrer a lesão de alça de balde em menisco medial. Carlos Alberto Magalhães de Oliveira
Carlos, o nosso consultor Prof. Rodrigo Ramos Portella(currículo), gentilmente lhe retorna:
   O alongamento é realizado para aliviar a rigidez momentânea após um treino forte (corrida ou musculação por exemplo); portanto, deve ser de maneira leve e que não ultrapasse o ponto de dor. O treino de flexibilidade é mais
forte, mas ainda assim insuficiente para ocasionar uma lesão. Se a lesão de menisco já for pré-existente, pode sim, occorer um desgaste maior com o treinamento de flexibilidade. Quando há dor, o melhor é evitar o treino mais forte e encaminhar ao ortopedista para, com os exames em mãos, decidir o melhor tipo de alongamento. Abraço, Rodrigo.

Veja também a participação do consultor Ft. Esp. Alan Mauricio Contadin(currículo):
    As lesões meniscais costumam ser relacionadas a traumas mecânicos repetitivos (lesão crônica) ou a traumas de alto impacto (lesão aguda), associadas ou não a lesões ligamentares do joelho. Por isso, acho difícil existir uma relação entre lesão meniscal em alça de balde e alongamento de quadríceps. OBS: seria bom consultar outro profissional para uma segunda opinião acerca desta questão.

3384. Condromalácia Patelar e dificuldade de malhar pesado - 19/10/2007
Tenho condromalácia patelar 1º grau estou com dificuldades para continuar a fazer atividade física, pois sempre peguei muito pesado na malhação. Agora dizem que para eu fortalecer sem forçar e em alinhamento patelar, o qual sozinha, estou com dificuldades e medo de me lesionar mais ainda. Por favor, me dêem uma luz! Obrigada. Maria Regina
Maria Regina, o nosso consultor Prof. Rodrigo Ramos Portella(currículo), gentilmente lhe retorna:
   Cara Regina, fortalecer é tornar forte. Como fazer isso sem forçar? Não tem jeito. O problema não é forçar mas forçar errado. A condromalácia é um desgaste articular em que a patela fica em contato com o fêmur. Para evitar esse
contato excessivo você deve evitar movimentos de grande flexão de joelho (ex. agachamento completo) e exercícios em que o braço de alavanca durante o movimento fique muito grande (ex. extensora). Dê preferência aos exercícios
de cadeira cinética fechada como leg press, agachamento (não faça o agachamento na máquina Smith, pois o braço de alavanca é alto), trabalhe também os adutores, abdutores, panturrilha, enfim, faça um treino completo para membros inferiores. Estimo melhoras e qualquer coisa volte a nos escrever, Rodrigo.

veja também a participação de nossa consultora Ft. Thaisa Infurna(currículo) que gentilmente retorna:
    Prezada Maria Regina, a condromalácia patelar é um "amolecimento" da cartilagem articular por processo degenerativo. No Grau 1, fase inicial do problema, ocorre um amolecimento da cartilagem com edema. Se não forem tomados alguns cuidados, a tendência é piorar até a perda completa da cartilagem, em fase tardia. Sugiro que evite atividades ou posturas com flexão acentuada do joelho, não use joelheiras para não aumentar a compressão na patela, evite agachamentos e atividades com contra-resistência. O fortalecimento deve ser focado, principalmente, no quadríceps, em especial o vasto medial com pouca resistência. Como opções de tratamentos, podem ser utilizados antiinflamatórios (procure um médico ortopedista) e fisioterapia para redução do quadro álgico e o próprio fortalecimento muscular. O tratamento cirúrgico só é realizado quando o tratamento conservador não surte efeito e consiste no realinhamento patelar. Busque orientação de um fisioterapeuta especializado. Ele fará uma avaliação do seu caso e poderá orientá-la. Espero ter ajudado.

Veja também a participação do consultor Ft. Esp. Alan Mauricio Contadin(currículo):
   Você pode procurar um fisioterapeuta para te orientar ou, melhor ainda, te supervisionar em exercícios de fortalecimento em cadeia cinética fechada com o uso de esparadrapo (técnica de McConnel). Esses exercícios são específicos para o realinhamento patelar e prevenção do agravamento da condromalácia. Um abraço!

3385. Como alongar um tendão?- 19/10/2007
Sou estudante de educação fisica e queria saber qual seria a melhor forma de se alongar um tendão de modo geral, pois existem formas diferenciadas na questão do alongamento. Obrigado. Tiago Costa
Tiago, o nosso consultor Prof. Rodrigo Ramos Portella(currículo), gentilmente lhe retorna:
   Veja bem Tiago, o alongamento é muscular e não tendíneo. Não existe a "melhor forma" de se alongar, assim como não existe a melhor forma de se treinar força ou velocidade. O ideal é realizar treinamentos que alternem períodos fracos, médios e fortes, ou seja, periodizar. Um bom alongamento é o 3S, com contração alternada com flexibilidade, assim você consegue minimizar a ação dos órgãos proprioceptores (em especial o fuso muscular) e alcançar um nível de flexibilidade maior. Esse seria um treino forte de alongamento. Abraços, Rodrigo
Leia mais:
Fisiologia do alongamento

3386. Escoliose em adolescente e tratamento com exercícios- 19/10/2007
Gostaria de saber qual o melhor trabalho com pesos para um aluno de 12 anos que possui uma escoliose sinistra simples. Quais os melhores exercícios para a região do tronco para evitar o agravamento da situação? Marcelo
Marcelo, o nosso consultor Prof. Rodrigo Ramos Portella(currículo), gentilmente lhe retorna:
   Marcelo, para alunos dessa idade é interessante que se faça treinos dinâmicos e com exercícios básicos, para trabalhar todos os grupamentos musculares e se tornar um momento divertido. Quanto à escoliose, os exercícios que não são
recomendados são os de grande flexão de tronco, pois agravam a curvatura (ex. alongamento de dorsais descendo o tronco até o chão). Rodrigo

veja também a participação de nossa consultora Ft. Thaisa Infurna(currículo) que gentilmente retorna:
    Prezado Marcelo, a intervenção para minimizar a progressão da escoliose nesta faixa etária é ideal e os resultados, geralmente, são muito bons se a etiologia da escoliose for postural. Numa fase inicial devemos fortalecer a musculatura de uma forma global visando melhorar o equilíbrio postural. Foca-se o alongamento e e a força da musculatura hipertônica do lado encurtado (concavidade) e fortalecimento muscular no lado convexo, buscando maior simetria e redução da escoliose quando essa ainda não estiver estruturada. Exercícios que trabalhem movimentos de rotação da coluna também devem ser realizados e atividades funcionais. RPG, natação, hidroterapia e osteopatia também são excelentes opções para o tratamento da escoliose.

Veja também a participação do consultor Ft. Esp. Alan Mauricio Contadin(currículo):
   Bom, eu não indicaria exercícios com peso para correção postural, pelo fato de que os músculos posturais não são fásicos, ou seja, não são adequadamente estimulados com exercícios resistidos concêntricos. Existem técnicas de fisioterapia específicas para este fim, como por exemplo o RPG e exercícios com bola suíça. Peça ao responsável pelo garoto para levá-lo a um médico ortopedista, que poderá encaminhá-lo a um tratamento fisioterapêutico adequado. Um abraço.

Leia mais:
Esteira ou bicicleta para clientes com escoliose?
O que é a Escoliose ?

3387. Cirurgia de hérnia-de-disco e retorno para a musculação- 19/10/2007
Há quatro meses fiz uma cirurgia de hérnia-de-disco, no momento estou fazendo fisioterapia e estou bem melhor, mas de vez enquando sinto umas pontadas em cima da cirurgia e as vezes fica um pouco inchado no local operado. Isso é normal por está com pouco tempo de operado? E futuramente posso voltar a fazer musculação moderadamente? Obrigado. Carlos Morais e Silva Junior
Carlos, o nosso consultor Prof. Rodrigo Ramos Portella(currículo), gentilmente lhe retorna:
    Carlos, quanto a parte clínica só seu médico poderá responder. Você poderá sim voltar a fazer musculação e não apenas moderadamente, poderá voltar a treinar pesado, porém quando voltar leve todos os seus exames ao professor para que ele te oriente quais os exercícios apropriados. Cada hérnia tem uma posição específica e consequentemente exercícios e alongamentos específicos. Se tiver mais dúvidas, escreva de novo, Rodrigo

veja também a participação de nossa consultora Ft. Thaisa Infurna(currículo) que gentilmente retorna:
    Prezado Carlos, sugiro que procure o seu médico por garantia. Converse com ele a respeito das pontadas e do inchaço. Cirurgias de hérnia de disco são indicadas como última opção no tratamento e acredito que esse tenha sido seu caso. Certificando-se de que está tudo bem, a tendência é progredir com a fisioterapia até que você volte a realizar suas atividades normais. Você poderá voltar a malhar pesado, correr, nadar, sem problemas.

Veja também a participação do consultor Ft. Esp. Alan Mauricio Contadin(currículo):
   Carlos, essas questões só podem ser respondidas pelo médico que te operou. Um abraço.

Leia mais:
Hérnia-de-disco e exercícios contra-indicados na musculação
Atleta com hérnia -de-disco
Exercícios para hérnia-de-disco
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hérnia-de-disco e tratamento
Exercícios para hérnia-de-disco

3388. Maratonista e tratamento contratura muscular nas costas- 19/10/2007
Tenho 55 kg e 1,63 de altura. Treino para meia maratona, faço musculação 3x por semana, para ganho de massa. Nesta semana houve um travamento nas costas, com dores fortíssimas na lombar ao efetuar o exercício de agachamento. Fui ao médico, e análise dos exames: artrose de interapofisárias L3, L4 e L5-S1. Pergunto terei que parar com tudo? Iracema Schoening Pereira
Iracema, talvez a questão não tenha vindo no tempo necessário para sanar sua dúvida mas editamos no sentido de esclarecimentos a você e aos usuários em geral. O nosso consultor Prof. Rodrigo Ramos Portella(currículo), gentilmente lhe retorna:
    Cara Iracema, são raríssimos os casos em que se deve parar com tudo. Você deve primeiramente fazer exercícios de fortalecimento e alongamento da região lombar e abdominal, os exercícios isométricos são mais indicados. É melhor parar com a corrida enquanto há dor e voltar depois em um ritmo mais leve. Converse com seu médico sobre a necessidade de algumas sessões de fisioterapia. Estimo melhoras, Rodrigo

veja também a participação de nossa consultora Ft. Thaisa Infurna(currículo) que gentilmente retorna:
   Prezada Iracema, a artrose é um processo degenerativo e irá requerer maiores cuidados durante as atividades físicas e diárias para evitar um processo inflamatório agudo e maior desgaste. Uma musculatura bem alongada e fortalecida tanto da região abdominal quanto da musculatura paravertebral irá lhe ajudar a manter seu ritmo de vida. O aparecimento da dor e espasmos serão sintomas que irão lhe ajudar a perceber que você extrapolou em determinada atividade. Busque reconhecer os seus limites e os respeite. Mantenha acompanhamento com um médico e procure um fisioterapeuta para acompanhá-la nas maratonas.

Veja também a participação do consultor Ft. Esp. Alan Mauricio Contadin(currículo):
   Olha, Iracema, a prática da corrida esportiva não é muito aconselhável quando há um diagnóstico de artrose em vértebras lombares, sob o risco de agravar o problema. Os exercícios de musculação, com exceção dos exercícios de agachamento, não são necessariamente contra-indicados para pessoas com essa patologia, mas você terá que repensar um pouco os seus objetivos com essa prática, para não exceder. Converse com o seu médico sobre isso. Um abraço!

3389. NO2 para hipertrofia é prejudicial a saúde ?- 20/10/2007
Olá amigos, gostaria de saber se tomar o NO2 para auxiliar no trabalho de hipertrofia muscular causa algum malefício para a saúde(fígado e rins)? Desde já agradeço a atenção dispensada. Um abraço a todos! JOÃO CARLOS CRUZ DE SOUZA
João, nossa consultora Nut. Ms. Letícia Azen Alves(currículo), gentilmente lhe retorna:
   João, primeiramente julgo importante esclarecer que em nenhum produto no qual a sigla "NO2" apareça na rotulagem, você encontrará esta substância na composição, conforme você poderá observar através da análise da lista de ingredientes, isto porque trata-se de um gás. Sendo assim, espera-se que os produtos que visem estimular o surgimento de maiores concentrações de NO2 no organismo apresentem na sua composição algum dos seus precursores. Um dos principais é o aminoácido Arginina. Desta forma, apesar da composição destes produtos variar bastante, estes normalmente são formulados a base de aminoácidos ou proteínas, portanto, se consumidos em excesso, podem sim gerar sobrecarga renal ou hepática, como qualquer outra suplementação protéica, portanto, procure um Nutricionista antes de iniciar a utilização de qualquer produto deste tipo, pois este profisisonal irá calcular as suas necessidades, analisar o que você já ingere através da sua alimentação convencional para depois então orientá-lo em relação à suplementação.

3390. Hora certa para se alimentar- 20/10/2007
Quero saber qual e a hora certa para poder se alimentar . Diana
Diana, nossa consultora Nut. Ms. Letícia Azen Alves(currículo), gentilmente lhe retorna:
   Diana, o melhor horário para a realização das refeições deve ser calculado com base na rotina diária de cada um (ex. horário que a pessoa realiza atividade física), mas, de uma forma geral, recomenda-se que não sejam dados intervalos superiores a 4 horas entre as refeições, podendo este variar também de acordo com o volume de alimentos ingeridos nas refeições anteriores ou, até mesmo, de acordo com uma eventual incapacidade para digerir perfeitamente determinado grupo de alimentos.

Veja também a opinião da consultora Profa. Renata Paulino Pinto(currículo):
    O ideal é nao esperar a fome aparecer, se isso acontecer você certamente irá comer muito. Indica-se 6 alimentações ao dia, 1. café-da-manhã. 2. fruta, suco. 3. almoço. 4. lanche a tarde. Caso o horário do jantar for muito tarde, indica-se mais uma fruta, suco, vitamina e finalmente o 6. jantar. Importante, não exagere em nada!

3391. Gasto calórico do aleitamento materno- 20/10/2007
No cálculo do balanço calórico de uma mulher que amamenta, quantas calorias devem ser usadas para compensar o aleitamento exclusivo ao seio? Erika
Érika, nossa consultora Nut. Ms. Letícia Azen Alves(currículo), gentilmente lhe retorna:
   Erika, o aleitamento materno exclusivo costuma gerar um acréscimo de 700 kcal por dia nas necessidades energéticas da lactante, entretanto, acréscimos no consumo alimentar nem sempre são recomendados como pode ser o caso, por exemplo, das mulheres que ganham muito peso durante a gestação. Vale destacar també que estas necessidades podem ser aumentadas, quando mullheres amamentam gêmeos, ou diminuídas, quando se inicia a introdução de outros alimentos.

3392. Deve-se comer lipídios antes de uma prova de atletismo?- 20/10/2007
Gostaria de saber se o uso de dietas ricas em lipídios é recomendada na semana anterior a uma prova de atletismo? Atenciosamente. Maria
Maria, nossa consultora Nut. Ms. Letícia Azen Alves(currículo), gentilmente participa:
   Maria, esta é uma prática pouco aplicada, tendo em vista o pouco tempo de adaptação (1 semana antes da prova) e a maior dificuldade que o nosso organismo encontra em digerir as gorduras. Sendo assim, recomendo que atletas que realizam provas de longas distâncias e que necessitam aumentar o seu percentual iniciem uma maior ingestão energética, através de alimentos calóricos e saudáveis, com, no mínimo, 1 mês de antecedência.
Leia mais:
Corredores de maratona x alimentação

3393. Ao tomar por muito tempo proteína o meu organismo pode acostumar e passar a depender dele?- 20/10/2007
Ouvi falar que se eu tomar por muito tempo um suplemento de proteína o meu organismo pode acostumar e passar a depender dele, isso é verdade? Mesmo eu não conseguindo alcançar a minha necessidade de proteína com a minha alimentação normal? Fe
Fe, nossa consultora Nut. Ms. Letícia Azen Alves(currículo), gentilmente participa:
   Fe, esta informação é absolutamente inconsistente, tendo em vista que, a princípio, as proteínas encontradas nos produtos industrializados foram extraídas das fontes alimentares habituais, portanto, podem, no máximo, ser melhor digeridas e absorvidas, mas jamais exerceriam função diferenciada, pois, após a absorção, nosso organismo não teria como identificar a origem dos aminoácidos. Não podemos confundir proteína com hormônio.

3394. Cálculo de nutrientes automático para uma dieta- 20/10/2007
Há alguma planilha na internet gratuita para cálculo de calorias, proteínas, carboidratos e lipídeos de uma dieta que seja confiável? Fezinha
Oi Fezinha, nossa consultora Nut. Ms. Letícia Azen Alves(currículo), gentilmente participa:
   Fezinha, não conheço programa gratuito para esta finalidade, entretanto os sites que comercilazam softwares específicos para cálculo de dieta costumam disponibilizar uma versão demonstrativa grátis, que pode ser utilizada por um tempo. Sugiro que você dê uma olhada no programa AvaNutri (www.avanutri.com.br).
Leia mais:
Cálculo de Necessidades Diárias de Energia
Como Equilibrar os Alimentos (pirâmide da alimentação)

3395. Perfil de um profissional que trabalha com recreação - 20/10/2007
Gostaria de saber qual o perfil de um profissional que trabalha com recreação? Ticiana Araújo
Ticiana, nosso consultor Prof. Maurício Leandro (Choquito)(currículo) lhe sugere o seguinte:
   Há algumas bibliografias que discutem esse assunto com bastante propriedade.
Indico algumas:
- KRAUSE, Hubert. Ganhe Dinheiro Brincando: Recreação em Festas e Eventos. Guarulhos. Universal Comercial Sofware, 2005.

- MARCELINO, Nelson Carvalho. Lazer: Formação e atuação profissional. Campinas. Papirus, 1995;
- MELO, Victor A de & ALVES, Edmundo de D. Introdução ao Lazer. Barueri. Manole, 2003;

   Analisamos o perfil através de características necessárias que esse profissional deve ter, tais como: formação específica em graduações pertinentes à intervenção profissional, liderança, comunicação, criatividade, organização, atualização e senso crítico. Com relação ao domínio de conteúdos destaca Victor Andrade Melo, linguagens nas diversas manifestações culturais como música, artes, cinema, teatro dentre outras, sendo encaradas como estratégias de intervenção pedagógica. Lazer, não na concepção da utilização do tempo livre ou disponível, mas sim na sistematização pedagógica das ações de lazer para quem participa. Cultura, a compreendendo como conjunto de valores que estabelecem vínculos e são bases para a formação das relações pessoais e sócio-culturiais. Grato pela participação e aguardamos novas questões!
Boa Sorte! Profº Mauricio "Choquito"

Veja também a participação do Prof. Volney Paulo Guaranha®(currículo), gentilmente lhe retorna:
    Olá Ticiana, primeiramente o profissional de recreação deve ser uma pessoa que se doe pela área, muitas vezes a vida social deste profissional se perde em relação a vida profissional. Este indivíduo deve ter características como criatividade, bom humor, dedicação, liderança, trabalho em equipe, auto formação permanente, gostar de trabalhar com pessoas, pro atividade. Ser empreendedor de seu próprio negócio. Professor Volney Paulo Guaranha® - Cref: 008838-G/SP

Referências Bibliográficas:
Lazer: fundamentos, estratégias e atuação profissional. Jundiaí, SP: Fontoura, PIMENTEL, GIULIANO.
Lazer e Recreação para o Turismo - Marcos Larizzatti - Ed. Sprint (clique)
Brinque, jogue, cante e encante com a recreação. Jundiaí, SP: Fontoura, 2004. AWAD, HANI

3396. Definições de jogos simbólico e educativo- 20/10/2007
Você pode, por favor, definir jogo? jogo simbólico? jogo educativo? Eu não intendi muito bem na minha aula de recreação, gostaria de uma ajuda extras se possível cite exemplos de bricadeiras ou jogos. Ana Paula Muniz
Ana Paula, nosso consultor Prof. Maurício Leandro (Choquito)(currículo) lhe sugere o seguinte:
   Como define Giuliano Pimentel, jogo é uma atividade humana com características lúdicas. É marcada pela existência de regras aceitas pelo grupo. Podemos ampliar essa definição afirmando que o jogo é uma ação do ser animal, haja visto que os animais jogam. Essa análise deve ser aprofundada quando verificamos as dimensões para o contexto do jogo. O jogo simbólico é quando ele trata de contextos reais de forma simbólica ou representativa, especialmente para crianças pequenas. Já os jogos educativos, indico a leitura de JOGOS QUE EDUCAM da autora Dani Toniollo que parte da premissa dos jogos populares e culturais os analisando como forma de educação e desenvolvimento. Todos os jogos contem contextos desenvolvimentistas, mas para que sejam funcionais é necessário fazer adequação de faixa etária, local, infra-estrutura, recursos, perfil de publico e principalmente buscar atingir os objetivos necessários.
   Para pesquisa de ativdades, indicamos a Cooperativa do Fitness (esse aqui mesmo) no link: http://www.cdof.com.br/recrea10.htm e indicamos o site Tio Choquito: www.tiochoquito.com.br
Grato pela participação e aguardamos novas questões! Boa Sorte! Profº Mauricio "Choquito"

Nosso consultor Prof. Volney Paulo Guaranha®(currículo), gentilmente lhe retorna:
    Ola Ana Paula, quando falamos de jogos, geralmente, confundimos brincadeiras com jogos. Existe sim uma diferença grande entre eles. Brincadeiras não há vencedores e nos jogos há a busca de um vencedor, ou seja, se torna competitivo. Os jogos simbólicos, são aqueles em que os indivíduos representam determinadas situações e substituem um objeto na ausência de um outro, como exemplo, uma régua na mão de um aluno que termina uma prova pode ser transformar num avião. Um jogo educativo, possue o caráter do ensino aprendizagem, nele os participantes buscam estratégias de lidar com determinadas situações que possam ocorrer no jogo, exemplo, um pique bandeira ou rouba bandeira ou bandeirinha, os participante buscam no grupo formas diferentes de obter a vitória.
Professor Volney Paulo Guaranha® - Cref: 008838-G/SP

Referências Bibliográficas
Jogos Infantis - o Jogo, a Criança e a Educação. Petrópolis: Vozes, 1998. KISHIMOTO, Tizuko Morchida. (clique)
Jogos infantis. Rio de Janeiro. Vila Rica: 1991. PIMENTEL, Figueiredo & RABELO, Vitória.
Jogos Cooperativos para educação infantil - REINALDO SOLER - Rio de Janeiro. Sprint: 2003. (clique)

3397. Lateralidade para a pré-escola- 20/10/2007
Como trabalhar lateralidade no (antigo) na pré-escola? Crica
Crica, nosso consultor Prof. Maurício Leandro (Choquito)(currículo) lhe sugere o seguinte:
   Olá Crica, é necessário escolher atividades que possibilitam a movimentação do corpo. A Lateralidade serve como base para noção temporal e espacial e por isso deve ser trabalhado com a criança em movimento. Sugiro pegas-pegas, atividades com espaços determinado com desenhos no chão a exemplo da amarelinha. Atividades com jornais atrelados ao corpo em movimento. Esperamos ter ajudado. Grato pela participação e aguardamos novas questões!
Boa Sorte! Profº Mauricio "Choquito"

Nosso consultor Prof. Volney Paulo Guaranha®(currículo), gentilmente sugere:
    Ola Crica, há inúmeras opções de você trabalhar a lateralidade com seus alunos. Os objetivos nos quais deve se preocupar são: Reconhecer as possibilidades cinéticas do corpo, através de movimentos que o afetam como uma totalidade; reconhecer o corpo no seu todo e diferenciar cada uma de suas partes por meio do movimento; realizar movimentos independentes e interdependentes, com os diversos segmentos do corpo e definir sua dominância lateral. Há uma boa literatura em que você possa fazer uma pesquisa mais aprofundada em seu segmento de trabalho.
Professor Volney Paulo Guaranha® - Cref: 008838-G/SP

Referências Bibliográficas:
A criança em movimento. Jogo, prazer e transformação. São Paulo. FTD. 1998. GALLARDO, Jorge Sergio Pérez.
Educação Física Infantil: Construindo o Movimento na escola - Mauro Gomes de Mattos e Marcos Garcia Neira - Editora Phorte(clique)
Jogos Cooperativos para educação infantil - REINALDO SOLER - Rio de Janeiro. Sprint: 2003. (clique)

Leia mais:
Brincadeiras para desenvolvimento motor e da lateralidade
Jogos e atividades para trabalhar lateralidade, esquema corporal

3398. Jogos para 3-6 anos- 20/10/2007
Na escola que eu trabalho tem jogos internos pra educação infantil(crianças de 3 a 6 anos) e estou sem saber elaborar atividades novas das que eu já sei para esses jogos. Seria pedir muito se vocês me auxiliassem com pelo menos 2 atividades para cada idade? Antecipadamente agradeço a atenção e aguardo uma resposta.
Denise, infelizmente nosso retorno não pode ser com urgência, mas editamos para lhe dar um retorno e também colaborar com outros usuários. Nosso consultor Prof. Maurício Leandro (Choquito)(currículo) lhe sugere o seguinte:
    Você pode dar uma olhada no link: www.cdof.com.br/recrea10.htm onde há diversas atividades sugeridas. Dê uma olhada também no site Tio Choquito: www.tiochoquito.com.br e Tio Bill www.tiobill.com.br
Bom trabalho! Grato pela participação e aguardamos novas questões! Boa Sorte! Profº Mauricio "Choquito"

Nosso consultor Prof. Volney Paulo Guaranha®(currículo), gentilmente sugere:
   Olá Denise, claro que podemos contribuir com seus conhecimentos! Existem inúmeras literaturas em que você possa encontrar estas atividades, no próprio site da cooperativa apresentam algumas dessas técnicas. Como dica, sugiro, trabalhar esquemas corporais, atividades com expressão corporal, histórias contadas, gincanas de estafetas e muitas brincadeiras lúdicas. Professor Volney Paulo Guaranha® - Cref: 008838-G/SP

Referências Bibliográficas:
- BEE, Helen. A Criança em Desenvolvimento. São Paulo, Harbra, 1984.
- BENJAMIN, Walter. Reflexões: A Criança - O Brinquedo - A Educação. São Paulo, Summus, 1984.(clique)
- CUNHA, Nylse Helena Silva. Brinquedoteca - Um Mergulho no Brincar. São Paulo, Vetor, 2001(clique)

3399. Cursos de recreação para excepcionais e deficientes visuais- 20/10/2007
Gostaria de ampliar meus horizontes diante de cursos de recreação para excepcionais e defiscientes visuais como descubro cursos ligados aos mesmos. Leonardo Luciano
Leonardo, nosso consultor Prof. Maurício Leandro (Choquito)(currículo) lhe sugere o seguinte:
    Sugiro que você me mande um e-mail e posso colocar você em contato com o profº Vinícius Saviolli. Esse professor trabalha nessa perspectiva há tempos tendo uma vasta experiência com esse público. . Grato pela participação e aguardamos novas questões! Boa Sorte! Profº Mauricio "Choquito"

Nosso consultor Prof. Volney Paulo Guaranha®(currículo), gentilmente lhe retorna:
    Ola Leonardo, realmente são pouquíssimos locais em que se preocupam para este segmento de mercado. A literatura que se tem no mercado é escassa. Existem cursos que se formam recreadores, onde são inseridos a inclusão da recreação aos deficientes. Dentro da recreação o que se faz é a adaptação das atividades já existentes para atender este público. Talvez nas entidades relacionadas a este mercado você terá mais informações. Boa sorte e parabéns pela proposta.
Professor Volney Paulo Guaranha® - Cref: 008838-G/SP

Referências Bibliográficas:
Necessidades educativas especiais. Lisboa: Dinalivro, 1997. BAUTISTA, R. (coord)(clique)
O fazer pedagógico. Porto Alegre: Mediação, 1997. GROSSMAN, In : BEYER. O.

3400. Idéias para matroginástica- 20/10/2007
Gostaria de idéias de exercícios de macroginástica, trabalho com um grupo de famílias de baixa renda. Flaviene
Flaviene, nosso consultor Prof. Maurício Leandro (Choquito)(currículo) lhe sugere o seguinte:
   Olá Flaviene, creio que você quis dizer MATROginástica. Como afirma Vinícius Ricardo Cavallari, "o prefixo "mater" significa mãe e a matroginástica consiste na prática do exercício físico em família, de forma lúdica e prazerosa." Sugiro que você monte exercícios com base em músicas alegres, como base de aula de ginástica, mas com exercícios mais fáceis e divertidos. Sugerimos a utilização de músicas infantis e/ou divertidas. Bom trabalho! Grato pela participação e aguardamos novas questões! Boa Sorte! Profº Mauricio "Choquito"

Nosso consultor Prof. Volney Paulo Guaranha®(currículo), gentilmente sugere:
  Olá Flaviene, cuidado com esta nomenclatura, pois Matroginástica é a arte de exercitar o corpo entre pais e filhos e macroginástica é o que se refere a uma aeróbica recreativa com bastante expressões corporais. Há um autor que possue uma obra que trata deste assunto. Creio que suas dúvidas serão solucionadas ao ler esta obra.
Professor Volney Paulo Guaranha® - Cref: 008838-G/SP
Referências Bibliográficas:
GIUSELLINE, MAURO. Matroginástica

Leia mais:
Matroginástica

3401. Vídeos didáticos recreação e lazer- 20/10/2007
Gostaria de obter informação sobre títulos de vídeos didáticos sobre o tema recreação e lazer e se possível, como e onde encontrar. Claudio Calais
Claudio, nosso consultor Prof. Maurício Leandro (Choquito)(currículo) lhe sugere o seguinte:
   Olá Cláudio, confesso que desconheço vídeos que estejam à venda versando sobre atividades recreativas como encontramos de outros desportos ou práticas profissionais. Caso saiba entrarei em contato. Nós também estamos no aguardo da construção de um vídeo dessa natureza por um profissional da área. Grato pela participação e aguardamos novas questões! Boa Sorte! Profº Mauricio "Choquito"

Nosso consultor Prof. Volney Paulo Guaranha®(currículo), gentilmente sugere:
   Olá Cláudio, na editora sprint você encontrará uma diversidade de livros e alguns vídeos sobre o lazer e recreação.
Professor Volney Paulo Guaranha® - Cref: 008838-G/SP

Referências Bibliográficas:
www.sprint.com.br

3402. Curso de Recreação ministrado por estudante de E.F., é possível? - 20/10/2007
Me formarei dentro de um ano em Educação Física. Como já trabalho algum tempo com Recreação, gostaria de oferecer cursos de reciclagem para professores de Educação Infantil da rede pública e particular. Já possuo um projeto elabora. As minhas dúvidas são: posso oferecer um diploma aos cursantes mesmo ainda não tendo terminado a faculdade (consequentemente, não tenho CREF)? E posso oferecer um diplomas aos cursantes mesmo não tendo um empresa aberta? Desde já, agradeço-lhes imensamente pela atenção. Willbur
Willbur, nosso consultor Prof. Maurício Leandro (Choquito)(currículo) lhe sugere o seguinte:
   Olá Willbur, no real sentido do treinamento, não deveria ser permitido a profissionais sem devida formação para ministrarem cursos de formação, mas ainda é muito difícil conseguir controlar, mesmo porque não há fiscalização efetiva nesses aspectos. O ideal é que esteja formado. Com relação ao "certificado" você só pode assinar um certificado após sua a conclusão da sua graduação, apenas de como já disse anteriormente, é muito difícil de impedir. A filiação ao conselho será uma exigência mas ainda não há fiscalização necessária para abrangem todo o território nacional, o que dá margem as muitos infringirem essa lei. Um certificado só tem valor acadêmico se estiver vinculado a uma instituição de ensino, independente de quem será o palestrante ou professor. É indicado que você consiga uma chancela (o uso do nome da instituição como co-resposável pela realização do curso). Abraços! Grato pela participação e aguardamos novas questões!
Boa Sorte! Profº Mauricio "Choquito"

Nosso consultor Prof. Volney Paulo Guaranha®(currículo), gentilmente responde:
   Olá Wilbur, esta sua proposta é contra as normas de ética da docência. Porém, como sugestão você pode contatar alguém para lhe assessorar neste projeto e fazer a documentação total e você entraria com a operacionalização das atividades. Quando estiver pronto seu projeto não deixe de nos convidar.
Professor Volney Paulo Guaranha® - Cref: 008838-G/SP

3403. Como discontrair as pessoas nas dinâmicas?- 20/10/2007
Trabalho com jovens e adultos e tenho muita dificuldade em fazê-los ficar à vontade durante as dinâmicas. Alguns são casados, outros trabalham o dia inteiro, adoram aulas com brincadeiras, mas sinto que têm vergonha de brincar. Como posso reverter este quadro e fazer com que fiquem mais desinibidos? Lígia
Lígia, nosso consultor Prof. Maurício Leandro (Choquito)(currículo) lhe sugere o seguinte:
   Olá Lígia, trabalhando mais com jogos teatrais fazendo com que interajam mais e aos poucos vão perdendo a timidez e dificuldade das relações pessoais. Trabalhe com música, expressão corporal, toque e atividades mais cooperativas para estimular a criação de vínculos afetivos. Talvez seja interessante levar algum texto que fale da importância do brincar, haja visto que para muitos adultos, brincar representa figa da realidade, solução para o estresse e mais alguns contextos sociais. Temos textos interessantes e os divulgamos tanto no site da Cooperativa do Fitness quando no Tio Choquito.
Abraços. Grato pela participação e aguardamos novas questões! Boa Sorte!
Profº Mauricio "Choquito"

Nosso consultor Prof. Volney Paulo Guaranha®(currículo), gentilmente responde:
   Sua pergunta é bem interessante. Como mencionou, você devera ter um "feeling" ao perceber se atividade está sendo prazerosa ou não ao grupo em que está recebendo-a. Para este público, você deve se atentar a alguns detalhes: são extremamente competitivos, evitam atividades que o ridicularizam, nem sempre convivem bem com a derrota e vitória. Como sugestão indico a você trabalhar com este grupo com representações e dramatizações. Experimente colocar adereços a este grupo em suas apresentações, como por exemplo, óculos, gravatas, nariz de palhaço, perucas entre outros. Professor Volney Paulo Guaranha® - Cref: 008838-G/SP

Referências Bibliográficas:
Dinâmicas e Recreação e jogos - SILVINO JOSÉ FRITZEN - Editora: VOZES (clique)
Dinâmica de Grupo. Rio de Janeiro. Qualitymark, 1999. MILITÃO, Albigenor & Rose. S.O.S(clique)
Dinâmica de grupo - Balduíno A. Andreola - Vozes - 2003

3404. Como desenvolver atividades esportivas na zona rural?- 20/10/2007
Como desenvolver atividades esportivas na zona rural de forma criativa? Marcelo Queiroz
Marcelo, nosso consultor Prof. Maurício Leandro (Choquito)(currículo) lhe sugere o seguinte:
   Olá Marcelo, busque fazer uso das estruturas que o local de proporciona. Lembre-se também que esportes são se resumem nos coletivos e com bolas. É possível trabalhrmos com outros esportes no contexto lúdico em espaços não convencionais. Sugiro a leitura do livro: SCHWARTZ, Gisele Maria. Educação Física no Ensino Superior: Atividades Recreativas. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2004.
Bom trabalho! Grato pela participação e aguardamos novas questões! Boa Sorte! Profº Mauricio "Choquito"

Nosso consultor Prof. Volney Paulo Guaranha®(currículo), gentilmente responde:
   Olá Marcelo, a criação vai depender do perfil do público em que você estiver trabalhando. Após esta análise você inicia o processo de desenvolvimento de atividades bem como seu cronograma, para tanto, creio importante você saber o que estas pessoas curtem praticar. Você pode incluir atividades recreativas como gincanas em seu planejamento. Bom trabalho e sucesso. Professor Volney Paulo Guaranha® - Cref: 008838-G/SP

Referências Bibliográficas:
Organização de eventos esportivos - Davi Rodrigues Poit
Organização das Atividades de Recreação - NICANOR MIRANDA - Editora: ITATIAIA
Colônia de Férias - Administração e Organização - Jorge S

3405. Como trabalhar ginástica para idosos ?- 22/10/2007
Trabalho há 1 mês com senhoras de 40 a 70 anos, e todas com sobrepeso ou obesidade; fazemos 30 minutos de caminhada, 30 minutos de ginástica e 30 minutos de hidroginástica 3 vezes na semana. Tenho dúvidas do que posso fazer com elas na ginástica pela questão da idade e peso, sendo que o objetivo delas é o emagrecimento. Isadora
Isadora, nosso consultor Prof. Esp. Madison Silverio(currículo), gentilmente responde:
   Prezada Isadora, é sabido que devido ao processo de envelhecimento os sistemas cardiovascular, neuromuscular e musculoesquelético sofrem depreciação em suas funções comprometendo a capacidade funcional do indivíduo e limitando a prática das atividades da vida diária. Sendo assim, deve-se estimular a prática de atividades físicas diversas que envolvam todos os sistemas, treinando o equilíbrio, a destreza, a força, a flexibilidade e capacidade aeróbia. Tendo em vista que você desenvolve caminhada e hidroginástica nos outros tempos, os trinta minutos dedicados à ginástica, poderiam ser preenchidos com exercícios resistidos. A prática destes exercícios se justifica por proporcionar, de maneira mais eficiente, a manutenção da massa muscular (força) e óssea de indivíduos em processo de envelhecimento. Estudos demonstram que as qualidades físicas que mais comprometem a qualidade de vida quando reduzidas são força e flexibilidade. Sendo seu grupo de senhoras na faixa etária descrita, os exercícios resistidos ganham importância na prevenção da osteoporose e sarcopenia (redução da massa muscular).
   Quanto às características do treinamento resistido para que as adaptações necessárias à manutenção da capacidade funcional ocorram da melhor forma possível e com segurança, as seguintes especificidades são as mais indicadas:
- freqüência de treinamento de 2 a 3 dias por semana;
- número de repetições de 8 a 12;
- número de séries de 2 a 3;
- intervalo de 1 a 2 minutos entre as séries;
- carga de treinamento de leve a moderada;
- resistência de pesos livres e/ou aparelhos específicos;
- controle da velocidade de repetições e técnica de execução (evitar esforços até a exaustão e realizados em apnéia);
- progressão do treinamento com aumento da intensidade dos exercícios realizados.
   Por último, vale ressaltar que o emagrecimento saudável é aquele acompanhado pela manutenção da massa muscular magra, o que favorece o gasto calórico da taxa metabólica basal, um dos fatores mais relevantes do gasto calórico diário.

Nosso consultor Prof. Esp. Marcos Antônio Inácio de Oliveira Filho(currículo) também participa:
   Olá Isadora, você as avaliou antes de iniciar o programa de atividades físicas??? Eu utilizo a bateria SFT para avaliação de idosos. Assim temos dados para prescrever o treinamento adequado ao grupo. Quanto a o que fazer na ginástica, não creio que haja limitações. Apenas evite exercícios com permaneçam muito tempo em uma posição e que possam vir a sobrecarregar articulações como joelho, tornozelo e coluna. E lembre-as também que o resultado demora um pouco mais para chegar com o avançar da idade mas que tenham paciência. Boa sorte e sinta-se à vontade para perguntar mais.

O que priorizar na prescrição de exercício para o idoso?
Desenvolvimeto Motor na Terceira Idade

3406. Como conseguir comprometimento no treinamento com os idosos ?- 22/10/2007
Trabalho com um grupo de terceira idade 1 vez por semana, eles relatam gostar muito, mas não são assíduos e eu gostaria que fossem mais comprometidos com o grupo. Como eu poderia conseguir isso? Gosto muito desse site, vocês estão de parabéns! Vivian Alves
Vivian, nosso consultor Prof. Esp. Madison Silverio(currículo), gentilmente responde:
   Prezada Vivian, a adesão ao treinamento está relacionada a diversos fatores. Para começar, não sei o trabalho que você realiza com o seu grupo, mas o que posso lhe dizer como Educador Físico é o seguinte:
- O tempo de atividade não deve ser muito longo para evitar a dispersão dos pensamentos da atividade em tela, durando por volta de uma hora.
- Conhecer cada indivíduo do seu grupo individualmente, sabendo a necessidade de cada um dentro da prática realizada, realizando as observações necessárias a realização da atividade sem riscos, o que transmite segurança para o indivíduo.
- Dentro do possível, formar grupos homogêneos com as mesmas características e necessidades, para que não haja diferença de tratamento e nem dificuldade de execução da atividade proposta, evitando constrangimento.
- Promover atividades que valorizem a auto-estima dos indivíduos, como lembrar os aniversários e promover confraternizações ao final do semestre para comemorar os aniversários do período.
- Considerar o prazer da atividade para o indivíduo, de forma que ele possa vê-la como uma mudança benéfica em seu estilo de vida.
- Lembrar que a prática da atividade pode ser encarada pelo indivíduo como uma distração ou momento de socialização, devido ao fato dessa população, na maioria das vezes, viver isolada.
Espero que estas dicas práticas possam lhe ajudar.

Nosso consultor Prof. Esp. Marcos Antônio Inácio de Oliveira Filho(currículo) também participa:
   Olá Vivian Alves, tente fazer com elas uma troca de informações. Utilize exemplos da vida delas e até brincadeiras da infância delas para que elas sintam-se parte do processo. Seria um resgate de jogos e brincadeiras da infância delas e que você pode utilizar ao final de sua intervenção. Por exemplo, um jogo de memória com objetos do dia-a-dia delas. A partir do momento em que acreditarem que são parte importante do processo que você desenvolve, elas terão maior assiduidade.

 

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