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3383. É possível lesão de alça de
balde durante o alongamento do quadríceps?- 19/10/2007
Gostaria de saber se há alguma possibilidade de, durante a realização
de alongamento de quadríceps ocorrer a lesão de alça de
balde em menisco medial. Carlos Alberto Magalhães de Oliveira
Carlos, o nosso consultor Prof. Rodrigo Ramos Portella(currículo),
gentilmente lhe retorna:
O alongamento é realizado para aliviar a rigidez momentânea
após um treino forte (corrida ou musculação por exemplo);
portanto, deve ser de maneira leve e que não ultrapasse o ponto de dor.
O treino de flexibilidade é mais
forte, mas ainda assim insuficiente para ocasionar uma lesão. Se a lesão
de menisco já for pré-existente, pode sim, occorer um desgaste
maior com o treinamento de flexibilidade. Quando há dor, o melhor é evitar
o treino mais forte e encaminhar ao ortopedista para, com os exames em mãos,
decidir o melhor tipo de alongamento. Abraço, Rodrigo.
Veja também a participação do consultor Ft. Esp.
Alan Mauricio Contadin(currículo):
As lesões meniscais costumam ser relacionadas a traumas
mecânicos repetitivos (lesão crônica) ou a traumas de alto
impacto (lesão aguda), associadas ou não a lesões ligamentares
do joelho. Por isso, acho difícil existir uma relação entre
lesão meniscal em alça de balde e alongamento de quadríceps.
OBS: seria bom consultar outro profissional para uma segunda opinião acerca
desta questão.
3384. Condromalácia
Patelar e dificuldade de malhar pesado - 19/10/2007
Tenho condromalácia patelar 1º grau estou com dificuldades para
continuar a fazer atividade física, pois sempre peguei muito pesado
na malhação. Agora dizem que para eu fortalecer sem forçar
e em alinhamento patelar, o qual sozinha, estou com dificuldades e medo de
me lesionar mais ainda. Por favor, me dêem uma luz! Obrigada. Maria Regina
Maria Regina, o nosso consultor Prof. Rodrigo Ramos Portella(currículo),
gentilmente lhe retorna:
Cara Regina, fortalecer é tornar forte. Como fazer isso
sem forçar? Não tem jeito. O problema não é forçar
mas forçar errado. A condromalácia é um desgaste articular
em que a patela fica em contato com o fêmur. Para evitar esse
contato excessivo você deve evitar movimentos de grande flexão
de joelho (ex. agachamento completo) e exercícios em que o braço
de alavanca durante o movimento fique muito grande (ex. extensora). Dê preferência
aos exercícios
de cadeira cinética fechada como leg press, agachamento (não
faça o agachamento na máquina Smith, pois o braço de alavanca é alto),
trabalhe também os adutores, abdutores, panturrilha, enfim, faça
um treino completo para membros inferiores. Estimo melhoras e qualquer coisa
volte a nos escrever, Rodrigo.
veja também a participação de nossa consultora
Ft. Thaisa Infurna(currículo) que
gentilmente retorna:
Prezada Maria Regina, a condromalácia patelar é um "amolecimento" da
cartilagem articular por processo degenerativo. No Grau 1, fase inicial do problema,
ocorre um amolecimento da cartilagem com edema. Se não forem tomados alguns
cuidados, a tendência é piorar até a perda completa da cartilagem,
em fase tardia. Sugiro que evite atividades ou posturas com flexão acentuada
do joelho, não use joelheiras para não aumentar a compressão
na patela, evite agachamentos e atividades com contra-resistência. O fortalecimento
deve ser focado, principalmente, no quadríceps, em especial o vasto medial
com pouca resistência. Como opções de tratamentos, podem
ser utilizados antiinflamatórios (procure um médico ortopedista)
e fisioterapia para redução do quadro álgico e o próprio
fortalecimento muscular. O tratamento cirúrgico só é realizado
quando o tratamento conservador não surte efeito e consiste no realinhamento
patelar. Busque orientação de um fisioterapeuta especializado.
Ele fará uma avaliação do seu caso e poderá orientá-la.
Espero ter ajudado.
Veja também a participação do consultor Ft. Esp.
Alan Mauricio Contadin(currículo):
Você pode procurar um fisioterapeuta para te orientar
ou, melhor ainda, te supervisionar em exercícios de fortalecimento em
cadeia cinética fechada com o uso de esparadrapo (técnica de McConnel).
Esses exercícios são específicos para o realinhamento patelar
e prevenção do agravamento da condromalácia. Um abraço!
3385. Como alongar
um tendão?- 19/10/2007
Sou estudante de educação fisica e queria saber qual seria a
melhor forma de se alongar um tendão de modo geral, pois existem formas
diferenciadas na questão do alongamento. Obrigado. Tiago Costa
Tiago, o nosso consultor Prof. Rodrigo Ramos Portella(currículo),
gentilmente lhe retorna:
Veja bem Tiago, o alongamento é muscular e não
tendíneo. Não existe a "melhor forma" de se alongar,
assim como não existe a melhor forma de se treinar força ou velocidade.
O ideal é realizar treinamentos que alternem períodos fracos, médios
e fortes, ou seja, periodizar. Um bom alongamento é o 3S, com contração
alternada com flexibilidade, assim você consegue minimizar a ação
dos órgãos proprioceptores (em especial o fuso muscular) e alcançar
um nível de flexibilidade maior. Esse seria um treino forte de alongamento.
Abraços, Rodrigo
Leia mais:
Fisiologia do alongamento
3386. Escoliose em adolescente
e tratamento com exercícios-
19/10/2007
Gostaria de saber qual o melhor trabalho com pesos para um aluno de 12 anos
que possui uma escoliose sinistra simples. Quais os melhores exercícios
para a região do tronco para evitar o agravamento da situação?
Marcelo
Marcelo, o nosso consultor Prof. Rodrigo Ramos Portella(currículo),
gentilmente lhe retorna:
Marcelo, para alunos dessa idade é interessante que
se faça treinos dinâmicos e com exercícios básicos,
para trabalhar todos os grupamentos musculares e se tornar um momento divertido.
Quanto à escoliose, os exercícios que não são
recomendados são os de grande flexão de tronco, pois agravam
a curvatura (ex. alongamento de dorsais descendo o tronco até o chão).
Rodrigo
veja também a participação de nossa consultora
Ft. Thaisa Infurna(currículo) que
gentilmente retorna:
Prezado Marcelo, a intervenção para minimizar
a progressão da escoliose nesta faixa etária é ideal e os
resultados, geralmente, são muito bons se a etiologia da escoliose for
postural. Numa fase inicial devemos fortalecer a musculatura de uma forma global
visando melhorar o equilíbrio postural. Foca-se o alongamento e e a força
da musculatura hipertônica do lado encurtado (concavidade) e fortalecimento
muscular no lado convexo, buscando maior simetria e redução da
escoliose quando essa ainda não estiver estruturada. Exercícios
que trabalhem movimentos de rotação da coluna também devem
ser realizados e atividades funcionais. RPG, natação, hidroterapia
e osteopatia também são excelentes opções para o
tratamento da escoliose.
Veja também a participação do consultor Ft. Esp.
Alan Mauricio Contadin(currículo):
Bom, eu não indicaria exercícios com peso para
correção postural, pelo fato de que os músculos posturais
não são fásicos, ou seja, não são adequadamente
estimulados com exercícios resistidos concêntricos. Existem técnicas
de fisioterapia específicas para este fim, como por exemplo o RPG e exercícios
com bola suíça. Peça ao responsável pelo garoto para
levá-lo a um médico ortopedista, que poderá encaminhá-lo
a um tratamento fisioterapêutico adequado. Um abraço.
Leia mais:
Esteira ou bicicleta para clientes
com escoliose?
O que é a
Escoliose ?
3387. Cirurgia
de hérnia-de-disco e retorno
para a musculação- 19/10/2007
Há quatro meses fiz uma cirurgia de hérnia-de-disco, no momento
estou fazendo fisioterapia e estou bem melhor, mas de vez enquando sinto umas
pontadas em cima da cirurgia e as vezes fica um pouco inchado no local operado.
Isso é normal por está com pouco tempo de operado? E futuramente
posso voltar a fazer musculação moderadamente? Obrigado. Carlos
Morais e Silva Junior
Carlos, o nosso consultor Prof. Rodrigo Ramos Portella(currículo),
gentilmente lhe retorna:
Carlos, quanto a parte clínica só seu médico
poderá responder. Você poderá sim voltar a fazer musculação
e não apenas moderadamente, poderá voltar a treinar pesado, porém
quando voltar leve todos os seus exames ao professor para que ele te oriente
quais os exercícios apropriados. Cada hérnia tem uma posição
específica e consequentemente exercícios e alongamentos específicos.
Se tiver mais dúvidas, escreva de novo, Rodrigo
veja também a participação de nossa consultora
Ft. Thaisa Infurna(currículo) que
gentilmente retorna:
Prezado Carlos, sugiro que procure o seu médico por
garantia. Converse com ele a respeito das pontadas e do inchaço. Cirurgias
de hérnia de disco são indicadas como última opção
no tratamento e acredito que esse tenha sido seu caso. Certificando-se de que
está tudo bem, a tendência é progredir com a fisioterapia
até que você volte a realizar suas atividades normais. Você poderá voltar
a malhar pesado, correr, nadar, sem problemas.
Veja também a participação do consultor Ft. Esp.
Alan Mauricio Contadin(currículo):
Carlos, essas questões só podem ser respondidas
pelo médico que te operou. Um abraço.
Leia mais:
Hérnia-de-disco e exercícios
contra-indicados na musculação
Atleta com hérnia
-de-disco
Exercícios para
hérnia-de-disco
hérnia-de-disco
hérnia-de-disco
e tratamento
Exercícios para
hérnia-de-disco
3388. Maratonista e tratamento contratura muscular
nas costas- 19/10/2007
Tenho 55 kg e 1,63 de altura. Treino para meia maratona, faço musculação
3x por semana, para ganho de massa. Nesta semana houve um travamento nas costas,
com dores fortíssimas na lombar ao efetuar o exercício de agachamento.
Fui ao médico, e análise dos exames: artrose de interapofisárias
L3, L4 e L5-S1. Pergunto terei que parar com tudo? Iracema Schoening Pereira
Iracema, talvez a questão não tenha vindo no tempo necessário
para sanar sua dúvida mas editamos no sentido de esclarecimentos a você e
aos usuários em geral. O nosso consultor Prof. Rodrigo Ramos Portella(currículo),
gentilmente lhe retorna:
Cara Iracema, são raríssimos os casos em que
se deve parar com tudo. Você deve primeiramente fazer exercícios
de fortalecimento e alongamento da região lombar e abdominal, os exercícios
isométricos são mais indicados. É melhor parar com a corrida
enquanto há dor e voltar depois em um ritmo mais leve. Converse com seu
médico sobre a necessidade de algumas sessões de fisioterapia.
Estimo melhoras, Rodrigo
veja também a participação de nossa consultora
Ft. Thaisa Infurna(currículo) que
gentilmente retorna:
Prezada Iracema, a artrose é um processo degenerativo
e irá requerer maiores cuidados durante as atividades físicas e
diárias para evitar um processo inflamatório agudo e maior desgaste.
Uma musculatura bem alongada e fortalecida tanto da região abdominal quanto
da musculatura paravertebral irá lhe ajudar a manter seu ritmo de vida.
O aparecimento da dor e espasmos serão sintomas que irão lhe ajudar
a perceber que você extrapolou em determinada atividade. Busque reconhecer
os seus limites e os respeite. Mantenha acompanhamento com um médico e
procure um fisioterapeuta para acompanhá-la nas maratonas.
Veja também a participação do consultor Ft. Esp.
Alan Mauricio Contadin(currículo):
Olha, Iracema, a prática da corrida esportiva não é muito
aconselhável quando há um diagnóstico de artrose em vértebras
lombares, sob o risco de agravar o problema. Os exercícios de musculação,
com exceção dos exercícios de agachamento, não são
necessariamente contra-indicados para pessoas com essa patologia, mas você terá que
repensar um pouco os seus objetivos com essa prática, para não
exceder. Converse com o seu médico sobre isso. Um abraço!
3389. NO2 para
hipertrofia é prejudicial
a saúde ?- 20/10/2007
Olá amigos, gostaria de saber se tomar o NO2 para auxiliar no trabalho
de hipertrofia muscular causa algum malefício para a saúde(fígado
e rins)? Desde já agradeço a atenção dispensada.
Um abraço a todos! JOÃO CARLOS CRUZ DE SOUZA
João, nossa consultora Nut. Ms. Letícia Azen Alves(currículo),
gentilmente lhe retorna:
João, primeiramente julgo importante esclarecer que
em nenhum produto no qual a sigla "NO2" apareça na rotulagem,
você encontrará esta substância na composição,
conforme você poderá observar através da análise da
lista de ingredientes, isto porque trata-se de um gás. Sendo assim, espera-se
que os produtos que visem estimular o surgimento de maiores concentrações
de NO2 no organismo apresentem na sua composição algum dos seus
precursores. Um dos principais é o aminoácido Arginina. Desta forma,
apesar da composição destes produtos variar bastante, estes normalmente
são formulados a base de aminoácidos ou proteínas, portanto,
se consumidos em excesso, podem sim gerar sobrecarga renal ou hepática,
como qualquer outra suplementação protéica, portanto, procure
um Nutricionista antes de iniciar a utilização de qualquer produto
deste tipo, pois este profisisonal irá calcular as suas necessidades,
analisar o que você já ingere através da sua alimentação
convencional para depois então orientá-lo em relação à suplementação.
3390. Hora certa para se alimentar- 20/10/2007
Quero saber qual e a hora certa para poder se alimentar . Diana
Diana, nossa consultora Nut. Ms. Letícia Azen Alves(currículo),
gentilmente lhe retorna:
Diana, o melhor horário para a realização
das refeições deve ser calculado com base na rotina diária
de cada um (ex. horário que a pessoa realiza atividade física),
mas, de uma forma geral, recomenda-se que não sejam dados intervalos superiores
a 4 horas entre as refeições, podendo este variar também
de acordo com o volume de alimentos ingeridos nas refeições anteriores
ou, até mesmo, de acordo com uma eventual incapacidade para digerir perfeitamente
determinado grupo de alimentos.
Veja também a opinião da consultora Profa. Renata Paulino
Pinto(currículo):
O ideal é nao esperar a fome aparecer, se isso acontecer
você certamente irá comer muito. Indica-se 6 alimentações
ao dia, 1. café-da-manhã. 2. fruta, suco. 3. almoço. 4.
lanche a tarde. Caso o horário do jantar for muito tarde, indica-se mais
uma fruta, suco, vitamina e finalmente o 6. jantar. Importante, não exagere
em nada!
3391. Gasto calórico
do aleitamento materno- 20/10/2007
No cálculo do balanço calórico de uma mulher que
amamenta, quantas calorias devem ser usadas para compensar o aleitamento
exclusivo ao
seio? Erika
Érika, nossa consultora Nut. Ms. Letícia Azen Alves(currículo),
gentilmente lhe retorna:
Erika, o aleitamento materno exclusivo costuma gerar um acréscimo
de 700 kcal por dia nas necessidades energéticas da lactante, entretanto,
acréscimos no consumo alimentar nem sempre são recomendados como
pode ser o caso, por exemplo, das mulheres que ganham muito peso durante a gestação.
Vale destacar també que estas necessidades podem ser aumentadas, quando
mullheres amamentam gêmeos, ou diminuídas, quando se inicia a introdução
de outros alimentos.
3392. Deve-se comer
lipídios antes de uma
prova de atletismo?- 20/10/2007
Gostaria de saber se o uso de dietas ricas em lipídios é recomendada
na semana anterior a uma prova de atletismo? Atenciosamente. Maria
Maria, nossa consultora Nut. Ms. Letícia Azen Alves(currículo),
gentilmente participa:
Maria, esta é uma prática pouco aplicada, tendo
em vista o pouco tempo de adaptação (1 semana antes da prova) e
a maior dificuldade que o nosso organismo encontra em digerir as gorduras. Sendo
assim, recomendo que atletas que realizam provas de longas distâncias e
que necessitam aumentar o seu percentual iniciem uma maior ingestão energética,
através de alimentos calóricos e saudáveis, com, no mínimo,
1 mês de antecedência.
Leia mais:
Corredores de maratona x alimentação
3393. Ao tomar
por muito tempo proteína o
meu organismo pode acostumar e passar a depender dele?- 20/10/2007
Ouvi falar que se eu tomar por muito tempo um suplemento de proteína
o meu organismo pode acostumar e passar a depender dele, isso é verdade?
Mesmo eu não conseguindo alcançar a minha necessidade de proteína
com a minha alimentação normal? Fe
Fe, nossa consultora Nut. Ms. Letícia Azen Alves(currículo),
gentilmente participa:
Fe, esta informação é absolutamente inconsistente,
tendo em vista que, a princípio, as proteínas encontradas nos produtos
industrializados foram extraídas das fontes alimentares habituais, portanto,
podem, no máximo, ser melhor digeridas e absorvidas, mas jamais exerceriam
função diferenciada, pois, após a absorção,
nosso organismo não teria como identificar a origem dos aminoácidos.
Não podemos confundir proteína com hormônio.
3394. Cálculo de nutrientes automático
para uma dieta- 20/10/2007
Há alguma planilha na internet gratuita para cálculo de calorias,
proteínas, carboidratos e lipídeos de uma dieta que seja confiável?
Fezinha
Oi Fezinha, nossa consultora Nut. Ms. Letícia Azen Alves(currículo),
gentilmente participa:
Fezinha, não conheço programa gratuito para esta
finalidade, entretanto os sites que comercilazam softwares específicos
para cálculo de dieta costumam disponibilizar uma versão demonstrativa
grátis, que pode ser utilizada por um tempo. Sugiro que você dê uma
olhada no programa AvaNutri (www.avanutri.com.br).
Leia mais:
Cálculo de Necessidades Diárias
de Energia
Como Equilibrar os Alimentos
(pirâmide da alimentação)
3395. Perfil de
um profissional que trabalha com recreação - 20/10/2007
Gostaria de saber qual o perfil de um profissional que trabalha com
recreação?
Ticiana Araújo
Ticiana, nosso consultor Prof. Maurício Leandro (Choquito)(currículo)
lhe sugere o seguinte:
Há algumas bibliografias que discutem esse assunto com
bastante propriedade.
Indico algumas:
- KRAUSE, Hubert. Ganhe Dinheiro Brincando: Recreação em Festas
e Eventos. Guarulhos. Universal Comercial Sofware, 2005.
- MARCELINO,
Nelson Carvalho. Lazer: Formação e atuação profissional.
Campinas. Papirus, 1995;
- MELO,
Victor A de & ALVES, Edmundo de D. Introdução ao Lazer. Barueri.
Manole, 2003;
Analisamos o perfil através de características
necessárias que esse profissional deve ter, tais como: formação
específica em graduações pertinentes à intervenção
profissional, liderança, comunicação, criatividade, organização,
atualização e senso crítico. Com relação ao
domínio de conteúdos destaca Victor Andrade Melo, linguagens nas
diversas manifestações culturais como música, artes, cinema,
teatro dentre outras, sendo encaradas como estratégias de intervenção
pedagógica. Lazer, não na concepção da utilização
do tempo livre ou disponível, mas sim na sistematização
pedagógica das ações de lazer para quem participa. Cultura,
a compreendendo como conjunto de valores que estabelecem vínculos e são
bases para a formação das relações pessoais e sócio-culturiais.
Grato pela participação e aguardamos novas questões!
Boa Sorte! Profº Mauricio "Choquito"
Veja também a participação do Prof. Volney Paulo Guaranha®(currículo),
gentilmente lhe retorna:
Olá Ticiana, primeiramente o profissional de recreação
deve ser uma pessoa que se doe pela área, muitas vezes a vida social deste
profissional se perde em relação a vida profissional. Este indivíduo
deve ter características como criatividade, bom humor, dedicação,
liderança, trabalho em equipe, auto formação permanente,
gostar de trabalhar com pessoas, pro atividade. Ser empreendedor de seu próprio
negócio. Professor Volney Paulo Guaranha® - Cref: 008838-G/SP
Referências Bibliográficas:
Lazer: fundamentos, estratégias e atuação profissional.
Jundiaí, SP: Fontoura, PIMENTEL, GIULIANO.
Lazer
e Recreação para o Turismo - Marcos Larizzatti - Ed.
Sprint (clique)
Brinque, jogue, cante e encante com a recreação. Jundiaí,
SP: Fontoura, 2004. AWAD, HANI
3396. Definições de jogos simbólico
e educativo- 20/10/2007
Você pode, por favor, definir jogo? jogo simbólico? jogo educativo?
Eu não intendi muito bem na minha aula de recreação, gostaria
de uma ajuda extras se possível cite exemplos de bricadeiras ou jogos.
Ana Paula Muniz
Ana Paula, nosso consultor Prof. Maurício Leandro (Choquito)(currículo)
lhe sugere o seguinte:
Como define Giuliano Pimentel, jogo é uma atividade
humana com características lúdicas. É marcada pela existência
de regras aceitas pelo grupo. Podemos ampliar essa definição afirmando
que o jogo é uma ação do ser animal, haja visto que os animais
jogam. Essa análise deve ser aprofundada quando verificamos as dimensões
para o contexto do jogo. O jogo simbólico é quando ele trata de
contextos reais de forma simbólica ou representativa, especialmente para
crianças pequenas. Já os jogos educativos, indico a leitura de
JOGOS QUE EDUCAM da autora Dani Toniollo que parte da premissa dos jogos populares
e culturais os analisando como forma de educação e desenvolvimento.
Todos os jogos contem contextos desenvolvimentistas, mas para que sejam funcionais é necessário
fazer adequação de faixa etária, local, infra-estrutura,
recursos, perfil de publico e principalmente buscar atingir os objetivos necessários.
Para pesquisa de ativdades, indicamos a Cooperativa do Fitness
(esse aqui mesmo) no link: http://www.cdof.com.br/recrea10.htm e
indicamos o site Tio Choquito: www.tiochoquito.com.br
Grato pela participação e aguardamos novas questões! Boa
Sorte! Profº Mauricio "Choquito"
Nosso consultor Prof. Volney Paulo Guaranha®(currículo),
gentilmente lhe retorna:
Ola Ana Paula, quando falamos de jogos, geralmente, confundimos
brincadeiras com jogos. Existe sim uma diferença grande entre eles. Brincadeiras
não há vencedores e nos jogos há a busca de um vencedor,
ou seja, se torna competitivo. Os jogos simbólicos, são aqueles
em que os indivíduos representam determinadas situações
e substituem um objeto na ausência de um outro, como exemplo, uma régua
na mão de um aluno que termina uma prova pode ser transformar num avião.
Um jogo educativo, possue o caráter do ensino aprendizagem, nele os participantes
buscam estratégias de lidar com determinadas situações que
possam ocorrer no jogo, exemplo, um pique bandeira ou rouba bandeira ou bandeirinha,
os participante buscam no grupo formas diferentes de obter a vitória.
Professor Volney Paulo Guaranha® - Cref: 008838-G/SP
Referências Bibliográficas
Jogos
Infantis - o Jogo, a Criança e a Educação.
Petrópolis: Vozes, 1998. KISHIMOTO, Tizuko Morchida. (clique)
Jogos infantis. Rio de Janeiro. Vila Rica: 1991. PIMENTEL, Figueiredo & RABELO,
Vitória.
Jogos
Cooperativos para educação infantil - REINALDO SOLER - Rio de
Janeiro. Sprint: 2003. (clique)
3397. Lateralidade
para a pré-escola- 20/10/2007
Como trabalhar lateralidade no (antigo) na pré-escola? Crica
Crica, nosso consultor Prof. Maurício Leandro (Choquito)(currículo)
lhe sugere o seguinte:
Olá Crica, é necessário escolher atividades
que possibilitam a movimentação do corpo. A Lateralidade serve
como base para noção temporal e espacial e por isso deve ser trabalhado
com a criança em movimento. Sugiro pegas-pegas, atividades com espaços
determinado com desenhos no chão a exemplo da amarelinha. Atividades com
jornais atrelados ao corpo em movimento. Esperamos ter ajudado. Grato pela participação
e aguardamos novas questões!
Boa Sorte! Profº Mauricio "Choquito"
Nosso consultor Prof. Volney Paulo Guaranha®(currículo),
gentilmente sugere:
Ola Crica, há inúmeras opções
de você trabalhar a lateralidade com seus alunos. Os objetivos nos quais
deve se preocupar são: Reconhecer as possibilidades cinéticas do
corpo, através de movimentos que o afetam como uma totalidade; reconhecer
o corpo no seu todo e diferenciar cada uma de suas partes por meio do movimento;
realizar movimentos independentes e interdependentes, com os diversos segmentos
do corpo e definir sua dominância lateral. Há uma boa literatura
em que você possa fazer uma pesquisa mais aprofundada em seu segmento de
trabalho.
Professor Volney Paulo Guaranha® - Cref: 008838-G/SP
Referências Bibliográficas:
A criança em movimento. Jogo, prazer e transformação.
São Paulo. FTD. 1998. GALLARDO, Jorge Sergio Pérez.
Educação
Física Infantil: Construindo o Movimento na escola - Mauro Gomes
de Mattos e Marcos Garcia Neira - Editora Phorte(clique)
Jogos
Cooperativos para educação infantil - REINALDO SOLER
- Rio de Janeiro. Sprint: 2003. (clique)
Leia mais:
Brincadeiras para desenvolvimento
motor e da lateralidade
Jogos e atividades para
trabalhar lateralidade, esquema corporal
3398. Jogos para 3-6 anos- 20/10/2007
Na escola que eu trabalho tem jogos internos pra educação infantil(crianças
de 3 a 6 anos) e estou sem saber elaborar atividades novas das que eu já sei
para esses jogos. Seria pedir muito se vocês me auxiliassem com pelo
menos 2 atividades para cada idade? Antecipadamente agradeço a atenção
e aguardo uma resposta.
Denise, infelizmente nosso retorno não pode ser com urgência,
mas editamos para lhe dar um retorno e também colaborar com outros usuários.
Nosso consultor Prof. Maurício Leandro (Choquito)(currículo)
lhe sugere o seguinte:
Você pode dar uma olhada no link: www.cdof.com.br/recrea10.htm onde
há diversas atividades sugeridas. Dê uma olhada também no
site Tio Choquito: www.tiochoquito.com.br e
Tio Bill www.tiobill.com.br
Bom trabalho! Grato pela participação e aguardamos novas questões!
Boa Sorte! Profº Mauricio "Choquito"
Nosso consultor Prof. Volney Paulo Guaranha®(currículo),
gentilmente sugere:
Olá Denise, claro que podemos contribuir com seus conhecimentos!
Existem inúmeras literaturas em que você possa encontrar estas atividades,
no próprio site da cooperativa apresentam algumas dessas técnicas.
Como dica, sugiro, trabalhar esquemas corporais, atividades com expressão
corporal, histórias contadas, gincanas de estafetas e muitas brincadeiras
lúdicas. Professor Volney Paulo Guaranha® - Cref: 008838-G/SP
Referências Bibliográficas:
- BEE, Helen. A Criança em Desenvolvimento. São Paulo, Harbra,
1984.
- BENJAMIN,
Walter. Reflexões: A Criança - O Brinquedo - A Educação.
São Paulo, Summus, 1984.(clique)
- CUNHA,
Nylse Helena Silva. Brinquedoteca - Um Mergulho no Brincar. São Paulo,
Vetor, 2001(clique)
3399. Cursos de
recreação para excepcionais
e deficientes visuais- 20/10/2007
Gostaria de ampliar meus horizontes diante de cursos de recreação
para excepcionais e defiscientes visuais como descubro cursos ligados aos mesmos.
Leonardo Luciano
Leonardo, nosso consultor Prof. Maurício Leandro (Choquito)(currículo)
lhe sugere o seguinte:
Sugiro que você me mande um e-mail e
posso colocar você em contato com o profº Vinícius Saviolli.
Esse professor trabalha nessa perspectiva há tempos tendo uma vasta experiência
com esse público. . Grato pela participação e aguardamos
novas questões! Boa Sorte! Profº Mauricio "Choquito"
Nosso consultor Prof. Volney Paulo Guaranha®(currículo),
gentilmente lhe retorna:
Ola Leonardo, realmente são pouquíssimos locais
em que se preocupam para este segmento de mercado. A literatura que se tem no
mercado é escassa. Existem cursos que se formam recreadores, onde são
inseridos a inclusão da recreação aos deficientes. Dentro
da recreação o que se faz é a adaptação das
atividades já existentes para atender este público. Talvez nas
entidades relacionadas a este mercado você terá mais informações.
Boa sorte e parabéns pela proposta.
Professor Volney Paulo Guaranha® - Cref: 008838-G/SP
Referências Bibliográficas:
Necessidades
educativas especiais. Lisboa: Dinalivro, 1997. BAUTISTA, R. (coord)(clique)
O fazer pedagógico. Porto Alegre: Mediação,
1997. GROSSMAN, In : BEYER. O.
3400. Idéias para matroginástica-
20/10/2007
Gostaria de idéias de exercícios de macroginástica, trabalho
com um grupo de famílias de baixa renda. Flaviene
Flaviene, nosso consultor Prof. Maurício Leandro (Choquito)(currículo)
lhe sugere o seguinte:
Olá Flaviene, creio que você quis dizer MATROginástica.
Como afirma Vinícius Ricardo Cavallari, "o prefixo "mater" significa
mãe e a matroginástica consiste na prática do exercício
físico em família, de forma lúdica e prazerosa." Sugiro
que você monte exercícios com base em músicas alegres, como
base de aula de ginástica, mas com exercícios mais fáceis
e divertidos. Sugerimos a utilização de músicas infantis
e/ou divertidas. Bom trabalho! Grato pela participação e aguardamos
novas questões! Boa Sorte! Profº Mauricio "Choquito"
Nosso consultor Prof. Volney Paulo Guaranha®(currículo),
gentilmente sugere:
Olá Flaviene, cuidado com esta nomenclatura, pois Matroginástica é a
arte de exercitar o corpo entre pais e filhos e macroginástica é o
que se refere a uma aeróbica recreativa com bastante expressões
corporais. Há um autor que possue uma obra que trata deste assunto. Creio
que suas dúvidas serão solucionadas ao ler esta obra.
Professor Volney Paulo Guaranha® - Cref: 008838-G/SP
Referências Bibliográficas:
GIUSELLINE, MAURO. Matroginástica
Leia mais:
Matroginástica
3401. Vídeos didáticos recreação
e lazer- 20/10/2007
Gostaria de obter informação sobre títulos de vídeos
didáticos sobre o tema recreação e lazer e se possível,
como e onde encontrar. Claudio Calais
Claudio, nosso consultor Prof. Maurício Leandro (Choquito)(currículo)
lhe sugere o seguinte:
Olá Cláudio, confesso que desconheço vídeos
que estejam à venda versando sobre atividades recreativas como encontramos
de outros desportos ou práticas profissionais. Caso saiba entrarei em
contato. Nós também estamos no aguardo da construção
de um vídeo dessa natureza por um profissional da área. Grato pela
participação e aguardamos novas questões! Boa Sorte! Profº Mauricio "Choquito"
Nosso consultor Prof. Volney Paulo Guaranha®(currículo),
gentilmente sugere:
Olá Cláudio, na editora sprint você encontrará uma
diversidade de livros e alguns vídeos sobre o lazer e recreação.
Professor Volney Paulo Guaranha® - Cref: 008838-G/SP
Referências Bibliográficas:
www.sprint.com.br
3402. Curso de Recreação ministrado por estudante
de E.F., é possível? - 20/10/2007
Me formarei dentro de um ano em Educação Física. Como
já trabalho algum tempo com Recreação, gostaria de oferecer
cursos de reciclagem para professores de Educação Infantil da
rede pública e particular. Já possuo um projeto elabora. As minhas
dúvidas são: posso oferecer um diploma aos cursantes mesmo ainda
não tendo terminado a faculdade (consequentemente, não tenho
CREF)? E posso oferecer um diplomas aos cursantes mesmo não tendo um
empresa aberta? Desde já, agradeço-lhes imensamente pela atenção.
Willbur
Willbur, nosso consultor Prof. Maurício Leandro (Choquito)(currículo)
lhe sugere o seguinte:
Olá Willbur, no real sentido do treinamento, não
deveria ser permitido a profissionais sem devida formação para
ministrarem cursos de formação, mas ainda é muito difícil
conseguir controlar, mesmo porque não há fiscalização
efetiva nesses aspectos. O ideal é que esteja formado. Com relação
ao "certificado" você só pode assinar um certificado após
sua a conclusão da sua graduação, apenas de como já disse
anteriormente, é muito difícil de impedir. A filiação
ao conselho será uma exigência mas ainda não há fiscalização
necessária para abrangem todo o território nacional, o que dá margem
as muitos infringirem essa lei. Um certificado só tem valor acadêmico
se estiver vinculado a uma instituição de ensino, independente
de quem será o palestrante ou professor. É indicado que você consiga
uma chancela (o uso do nome da instituição como co-resposável
pela realização do curso). Abraços! Grato pela participação
e aguardamos novas questões!
Boa Sorte! Profº Mauricio "Choquito"
Nosso consultor Prof. Volney Paulo Guaranha®(currículo),
gentilmente responde:
Olá Wilbur, esta sua proposta é contra as normas
de ética da docência. Porém, como sugestão você pode
contatar alguém para lhe assessorar neste projeto e fazer a documentação
total e você entraria com a operacionalização das atividades.
Quando estiver pronto seu projeto não deixe de nos convidar.
Professor Volney Paulo Guaranha® -
Cref: 008838-G/SP
3403. Como discontrair
as pessoas nas dinâmicas?-
20/10/2007
Trabalho com jovens e adultos e tenho muita dificuldade em fazê-los ficar à vontade
durante as dinâmicas. Alguns são casados, outros trabalham o dia
inteiro, adoram aulas com brincadeiras, mas sinto que têm vergonha de
brincar. Como posso reverter este quadro e fazer com que fiquem mais desinibidos?
Lígia
Lígia, nosso consultor Prof. Maurício Leandro (Choquito)(currículo)
lhe sugere o seguinte:
Olá Lígia, trabalhando mais com jogos teatrais
fazendo com que interajam mais e aos poucos vão perdendo a timidez e dificuldade
das relações pessoais. Trabalhe com música, expressão
corporal, toque e atividades mais cooperativas para estimular a criação
de vínculos afetivos. Talvez seja interessante levar algum texto que fale
da importância do brincar, haja visto que para muitos adultos, brincar
representa figa da realidade, solução para o estresse e mais alguns
contextos sociais. Temos textos interessantes e os divulgamos tanto no site da
Cooperativa do Fitness quando no Tio Choquito.
Abraços. Grato pela participação e aguardamos novas questões!
Boa Sorte!
Profº Mauricio "Choquito"
Nosso consultor Prof. Volney Paulo Guaranha®(currículo),
gentilmente responde:
Sua pergunta é bem interessante. Como mencionou, você devera
ter um "feeling" ao perceber se atividade está sendo prazerosa
ou não ao grupo em que está recebendo-a. Para este público,
você deve se atentar a alguns detalhes: são extremamente competitivos,
evitam atividades que o ridicularizam, nem sempre convivem bem com a derrota
e vitória. Como sugestão indico a você trabalhar com este
grupo com representações e dramatizações. Experimente
colocar adereços a este grupo em suas apresentações, como
por exemplo, óculos, gravatas, nariz de palhaço, perucas entre
outros. Professor Volney Paulo Guaranha® - Cref: 008838-G/SP
Referências Bibliográficas:
Dinâmicas
e Recreação e jogos - SILVINO JOSÉ FRITZEN - Editora:
VOZES (clique)
Dinâmica
de Grupo. Rio de Janeiro. Qualitymark, 1999. MILITÃO, Albigenor & Rose.
S.O.S(clique)
Dinâmica
de grupo - Balduíno A. Andreola - Vozes - 2003
3404. Como desenvolver atividades esportivas na
zona rural?- 20/10/2007
Como desenvolver atividades esportivas na zona rural de forma criativa? Marcelo
Queiroz
Marcelo, nosso consultor Prof. Maurício Leandro (Choquito)(currículo)
lhe sugere o seguinte:
Olá Marcelo, busque fazer uso das estruturas que o local
de proporciona. Lembre-se também que esportes são se resumem nos
coletivos e com bolas. É possível trabalhrmos com outros esportes
no contexto lúdico em espaços não convencionais. Sugiro
a leitura do livro: SCHWARTZ,
Gisele Maria. Educação Física no Ensino Superior: Atividades
Recreativas. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2004.
Bom trabalho! Grato pela participação e aguardamos novas questões!
Boa Sorte! Profº Mauricio "Choquito"
Nosso consultor Prof. Volney Paulo Guaranha®(currículo),
gentilmente responde:
Olá Marcelo, a criação vai depender do
perfil do público em que você estiver trabalhando. Após esta
análise você inicia o processo de desenvolvimento de atividades
bem como seu cronograma, para tanto, creio importante você saber o que
estas pessoas curtem praticar. Você pode incluir atividades recreativas
como gincanas em seu planejamento. Bom trabalho e sucesso. Professor Volney Paulo
Guaranha® - Cref: 008838-G/SP
Referências Bibliográficas:
Organização
de eventos esportivos - Davi Rodrigues Poit
Organização
das Atividades de Recreação - NICANOR MIRANDA - Editora:
ITATIAIA
Colônia
de Férias - Administração e Organização
- Jorge S
3405. Como trabalhar
ginástica para idosos
?- 22/10/2007
Trabalho há 1 mês com senhoras de 40 a 70 anos, e todas com sobrepeso
ou obesidade; fazemos 30 minutos de caminhada, 30 minutos de ginástica
e 30 minutos de hidroginástica 3 vezes na semana. Tenho dúvidas
do que posso fazer com elas na ginástica pela questão da idade
e peso, sendo que o objetivo delas é o emagrecimento. Isadora
Isadora, nosso consultor Prof. Esp. Madison Silverio(currículo),
gentilmente responde:
Prezada Isadora, é sabido que devido ao processo de
envelhecimento os sistemas cardiovascular, neuromuscular e musculoesquelético
sofrem depreciação em suas funções comprometendo
a capacidade funcional do indivíduo e limitando a prática das atividades
da vida diária. Sendo assim, deve-se estimular a prática de atividades
físicas diversas que envolvam todos os sistemas, treinando o equilíbrio,
a destreza, a força, a flexibilidade e capacidade aeróbia. Tendo
em vista que você desenvolve caminhada e hidroginástica nos outros
tempos, os trinta minutos dedicados à ginástica, poderiam ser preenchidos
com exercícios resistidos. A prática destes exercícios se
justifica por proporcionar, de maneira mais eficiente, a manutenção
da massa muscular (força) e óssea de indivíduos em processo
de envelhecimento. Estudos demonstram que as qualidades físicas que mais
comprometem a qualidade de vida quando reduzidas são força e flexibilidade.
Sendo seu grupo de senhoras na faixa etária descrita, os exercícios
resistidos ganham importância na prevenção da osteoporose
e sarcopenia (redução da massa muscular).
Quanto às características do treinamento resistido
para que as adaptações necessárias à manutenção
da capacidade funcional ocorram da melhor forma possível e com segurança,
as seguintes especificidades são as mais indicadas:
- freqüência de treinamento de 2 a 3 dias por semana;
- número de repetições de 8 a 12;
- número de séries de 2 a 3;
- intervalo de 1 a 2 minutos entre as séries;
- carga de treinamento de leve a moderada;
- resistência de pesos livres e/ou aparelhos específicos;
- controle da velocidade de repetições e técnica de execução
(evitar esforços até a exaustão e realizados em apnéia);
- progressão do treinamento com aumento da intensidade dos exercícios
realizados.
Por último, vale ressaltar que o emagrecimento saudável é aquele
acompanhado pela manutenção da massa muscular magra, o que favorece
o gasto calórico da taxa metabólica basal, um dos fatores mais
relevantes do gasto calórico diário.
Nosso consultor Prof. Esp. Marcos Antônio Inácio de Oliveira
Filho(currículo)
também participa:
Olá Isadora, você as avaliou antes de iniciar
o programa de atividades físicas??? Eu utilizo a bateria SFT para avaliação
de idosos. Assim temos dados para prescrever o treinamento adequado ao grupo.
Quanto a o que fazer na ginástica, não creio que haja limitações.
Apenas evite exercícios com permaneçam muito tempo em uma posição
e que possam vir a sobrecarregar articulações como joelho, tornozelo
e coluna. E lembre-as também que o resultado demora um pouco mais para
chegar com o avançar da idade mas que tenham paciência. Boa sorte
e sinta-se à vontade para perguntar mais.
O que priorizar na prescrição
de exercício para o idoso?
Desenvolvimeto Motor
na Terceira Idade
3406. Como conseguir comprometimento no treinamento
com os idosos ?- 22/10/2007
Trabalho com um grupo de terceira idade 1 vez por semana, eles
relatam gostar muito, mas não são assíduos e eu gostaria que fossem mais
comprometidos com o grupo. Como eu poderia conseguir isso? Gosto muito desse
site, vocês estão de parabéns! Vivian Alves
Vivian, nosso consultor Prof. Esp. Madison Silverio(currículo),
gentilmente responde:
Prezada Vivian, a adesão ao treinamento está relacionada
a diversos fatores. Para começar, não sei o trabalho que você realiza
com o seu grupo, mas o que posso lhe dizer como Educador Físico é o
seguinte:
- O tempo de atividade não deve ser muito longo para evitar a dispersão
dos pensamentos da atividade em tela, durando por volta de uma hora.
- Conhecer cada indivíduo do seu grupo individualmente, sabendo a necessidade
de cada um dentro da prática realizada, realizando as observações
necessárias a realização da atividade sem riscos, o que
transmite segurança para o indivíduo.
- Dentro do possível, formar grupos homogêneos com as mesmas características
e necessidades, para que não haja diferença de tratamento e nem
dificuldade de execução da atividade proposta, evitando constrangimento.
- Promover atividades que valorizem a auto-estima dos indivíduos, como
lembrar os aniversários e promover confraternizações ao
final do semestre para comemorar os aniversários do período.
- Considerar o prazer da atividade para o indivíduo, de forma que ele
possa vê-la como uma mudança benéfica em seu estilo de
vida.
- Lembrar que a prática da atividade pode ser encarada pelo indivíduo
como uma distração ou momento de socialização,
devido ao fato dessa população, na maioria das vezes, viver isolada.
Espero que estas dicas práticas possam lhe ajudar.
Nosso consultor Prof. Esp. Marcos Antônio Inácio de Oliveira Filho(currículo)
também participa:
Olá Vivian Alves, tente fazer com elas uma troca de
informações. Utilize exemplos da vida delas e até brincadeiras
da infância delas para que elas sintam-se parte do processo. Seria um resgate
de jogos e brincadeiras da infância delas e que você pode utilizar
ao final de sua intervenção. Por exemplo, um jogo de memória
com objetos do dia-a-dia delas. A partir do momento em que acreditarem que são
parte importante do processo que você desenvolve, elas terão maior
assiduidade.