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1282. Dançaterapia - 16/10/2004
MINHA MONOGRAFIA FALA DA DANÇATERAPIA , COMO PREVENÇÃO , E DIRECIONADA A ALUNOS DO ENSINO MÉDIO . POR FAVOR FALE UM POUCO SOBRE , E GOSTARIA DE SABER SE EXISTEM ARTIGOS QUE TRATAM DESSE ASSUNTO ? Monya Castro
Monya, veja o que a Profª Ms. Érica Verderi(currículo ), lhe informa:
    Olá Monya, para falar de Dançaterapia, você precisa ter cuidado. Existe o Centro Maria Fux e este não permite que fale de Dançaterapia sem usar o nome de Maria Fux. Acredito que para você não ter problemas, ou você fale sobre o método Maria Fux, ou fala sobre a dança como um meio para atingir seus objetivos e não necessariamente estar usando o nome Dançaterapia. Eu particularmente sugiro que você fale sobre a dança e as particularidades que lhe são próprias e não "tem dono", segundo este centro, que diz ser "dono" da dançaterapia. Você fala de prevenção... prevenção a que?? E ao ensino médio, que anseios tem você para a Dança? Domínios do Comportamento Humano, recreativa, Postural, social??? Qual seu objetivo principal?
    Gostaria que fosse mais clara para que eu pudesse ajudá-la. No entanto, segue abaixo, uma parte do e-mail que recebi deste Centro Maria Fux. Tem o contato abaixo, se desejar maiores informações.
E o meu, se desejar um contato direto:pep@programapostural.com.br. Um abraço e boa sorte. Estou a disposição para esclarecimentos. Érica Verderi

    Como representantes do Centro María Fux na implantação do Programa de Formação em Dançaterapia-método María Fux em São Paulo, há dois anos, temos a preocupação de zelar pelo nome María Fux e de todo seu trabalho de mais de meio século de existência e que vem beneficiando milhares e milhares de pessoas em vários continentes. Vimos informar que a metodologia María Fux de Dançaterapia é a pioneira e uma das mais respeitadas e seguidas linhas em todo o mundo. Como já deve ser de vosso conhecimento, lembramos que o reconhecimento de inspiradora da "Dançaterapia" é atribuída à mestra por mérito internacional pelo método ter nascido de toda sua experiência de vida como artista da dança nestes 82 anos de vida e contribuição às sociedades na promoção da qualidade de vida e não por intitulação de sua própria pessoa (María Fux é professora emérita da Faculdade de Psicologia da Universidade Aberta Interamericana, entre outros reconhecimentos). Para a mestra Fux foi um longo percurso, com muitas caídas e levantes (passagem que a mestra cita em seu penúltimo livro, intitulado Después de la Caída, continúo con la Danzaterapia!).
    Vale lembrar das linhas DMTs (Dance Movemente Therapy), ou seja linhas psico-analíticas, nomenclatura recentemente criadas que fazem o estudo de técnicas de observação e análise do movimento e suas correlações com a psicoterapia. As linhas DMTs são recentes, mas assim como a metodologia María Fux de Dançaterapia tem os estudos fundamentados em seus princípios e ética profissional bem como seus seguidores, devidamente habilitados e reconhecidos por seus respectivos Centros para o exercício profissional. Deve ser de vosso conhecimento a "Expression Primitive", uma linha de trabalho não-analítico do Haiti, desenvolvida por Herns Duplan.
    A metodologia María Fux de Dançaterapia, por ser a mais antiga e a que possui mais seguidores no mundo, é reconhecida, respeitada e estudada por profissionais das linhas DMTs. Todos os representantes do Centro María Fux, inclusive nós por aqui, temos contato com representantes de outras linhas e o respeito aos respectivos trabalhos é mútuo. Entre os profissionais envolvidos não existe quem é dono de quê! Cada grupo segue sua linha de trabalho mas todos temos uma preocupação em comum: a de preservar a essência do trabalho daqueles que vêm dedicando anos e anos de vida em estudos e ações que possibilitem ser para o outro uma ponte de comunicação para um conhecimento ancestral corporal que já existe dentro de cada um de nós seres que buscam ser mais humanos!
    Independente da linha seguida todo o processo de formação de um dançaterapeuta é longo e complexo. São anos e anos de dedicação, estudo. Um percurso contínuo de aprendizado para toda a vida! Caminho este que vimos esclarecer.
    Nós reconhecemos que há muitas vozes em torno da Dançaterapia, gerando mal-entendidos e confusões já que no Brasil existe um desconhecimento geral do termo e de sua essência. O que é normal, uma vez que a Dançaterapia no Brasil é um campo novo do conhecimento que está se difundindo pelo nosso país. Infelizmente atrasada 20 anos em relação ao circuito internacional da Dançaterapia. Vimos lembrar que esse desconhecimento tem gerado distorções com outras realidades no Brasil que não são Dançaterapia e sim "danças como forma de terapia, ou terapêuticas", de conteúdo curativo como o são as danças xamânicas de tribos indígenas e africanas; Danças terapêuticas dos egípcios para devolver a fertilidade às mulheres(relatos históricos de 1.500 anos A.C); Danças Circulares(Findhorn); Danças do Ventre(Oriente Médio); Danças de Liberação de Tensões(Catarse); Biodanza; Dança Aquática de Wa Ta, entre outras.
    Sem nenhuma pretensão de sermos os donos de alguma verdade mas sim com muito amor e profissionalismo neste processo, vimos divulgando por todo o País os princípios e fundamentos da Dançaterapia-método María Fux para que todos possam conhecê-la e se beneficiar, conscientemente, de todos seus atributos, sejam eles artísticos, educativos ou terapêuticos. Que estamos sempre abertos para qualquer dúvida ou esclarecimentos sobre nosso Programa de Formação em Dançaterapia, ministrado por María Fux e de braços abertos para receber sempre em nosso grupo de formação todos aqueles que compartilham da linha de trabalho e dos ideais da mestra, recebendo por mérito a autorização do Centro María Fux para atuar no mercado de trabalho como Dançaterapeuta habilitado a espalhar esta semente com toda consciência, amor e respeito.
    Compartilhamos que as três obras de María Fux traduzidas para o português são encontradas em bibliotecas e livrarias de todo o Brasil. Obras que são lidas por milhares de pessoas de todas as idades e portanto abertas a todos que buscam referências sobre o tema em diversas áreas do conhecimento, inclusive muitos educadores físicos(entre eles renomados profissionais) que nos procuram constantemente para conhecer mais sobre a mestra e a Dançaterapia, trocar idéias e conhecimentos, pois estamos sempre abertos aos novos saberes que circulam na sociedade. Em breve estaremos recebendo a tradução para o português de mais duas obras sobre o tema, escrito pela mestra Fux.
    Em relação à intitulação profissional de "Dançaterapeuta", habilitado na metodologia María Fux somos uníssonos em nossa postura zelosa. Vivemos num país democrático e portanto com direitos e deveres de cidadãos diante de nossa sociedade. Cada cabeça uma sentença. O uso que cada um faz da nomenclatura é de responsabilidade individual, arcando cada um com suas consequências sejam elas positivas ou negativas. Porém, o reconhecimento como "Dançaterapeuta-método María Fux" somente será concedido pelo Centro María Fux aos profissionais que preencherem os requisitos necessários durante o processo de Formação. Sempre abertos aos esclarecimentos nos colocamos à disposição. Um grande abraço.

Gestão de Projetos
Centro Creativo de la Danzaterapia-María Fux
Tels/Fax: (0 55 11) 5012-5527 e (0 55 11)5011-9526.
e-mail: mcgross@uol.com.br
site: www.mariafux.com.br

1283. Como ser um bom goleiro ou zagueiro no futebol de campo - 27/10/2004
Pretendo fazer na minha monografia, uma revisão literária sobre as características principais para ser um bom goleiro ou zagueiro no futebol de campo. Gostaria que fizessem a gentileza de me sugerir sites ou livros que falassem a respeito desse assunto. Muito obrigado! Marco Antônio
Marco Antônio, veja o que a Prof. Esp. Fábio José Antônio da Silva(currículo), lhe sugere:
    SE FOR CATEGORIA DE BASE VOCÊ ENCONTRA MATERIAIS BEM MAIS ACESSIVEIS COMO NA REVISTA MINEIRA DE EDUCAÇÃO FISICA, REVISTA TREINAMENTO DESPORTIVO E NA REVISTA APEF (ASSOCIAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FISICA). EM SITES É BOM VC FAZER UMA BUSCA EM PÁGINAS DA USP E UNICAMP. SEMPRE ENCONTRA ARTIGOS BONS POR LÁ. NÃO FIQUE MUITO PREZO EM LIVROS POIS OS LIVROS NÃO ACOMPANHAM A MODERNIDADE. QUALQUER DUVIDA ENTRE EM CONTATO NOVAMENTE PARA EU PODER AJUDÁ-LO. OBRIGADO.


1284.Qual a função de um volante no esquema 3-5-2 e 4-4-2? - 27/10/2004 - William
Olá William, veja a participação do Prof. Esp. Fábio José Antônio da Silva(currículo) para sua questão:
    ESQUEMA 3-5-2, ARTICULAÇÃO DEFESA-ATAQUE, JOGADAS RAPIDAS, VISÃO DE JOGO, DISTRIBUIÇÃO DE BOLAS COM OS LATERAIS E PRIMEIRO HOMEM DE DEFESA.
    ESQUEMA 4-4-2, NESTE SISTEMA O VOLANTE É POUCO SOLICITADO POIS AS FUNÇÕES DE DEFESA SÃO PRATICAMENTE DIVIDIDAS EM IGUAIS PARTES. O VOLANTE DESENVOLVE FUNÇÕES QUASE IGUAIS AS DO MÉDIO VOLANTE.
LIVROS DA EDITORA SPRINT SÃO BEM RICOS EM RELAÇÃO AO SISTEMA TÁTICO, ENTRE NO SITE www.sprint.com.br. QUALQUER DUVIDA ENTRE EM CONTATO NOVAMENTE. OBRIGADO.


1285. Cursos para aperfeiçoar para trabalhar com o futebol- 27/10/2004
Faço educação física pela Universidade Gama Filho no RJ e gostaria de receber algumas dicas, pois eu pretendo trabalhar com futebol, minha grande paixão. Gostaria de saber sobre cursos que possa vir a fazer e me aperfeiçoar na área. Rogério Brito
Rogério, quem participa em sua questão é o nosso consultor Prof. Esp. Fábio José Antônio da Silva(currículo), veja o que ele lhe aconselha:
    AI NO RJ NA FACULADADE FLUMINENSE TEM UM CURSO TECNÓLOGO RECONHECIDO COMO SUPERIOR DE 2 ANOS DE DURAÇÃO ONDE TRABALHA EXCLUSIVAMENTE COM FUTEBOL. VC PODE FAZER ESPECIALIZAÇÃO EM TREINAMENTO DESPORTIVO ONDE TE HABILITARÁ A MONTAR TREINAMENTOS QUE POSSAM ESTAR TE AJUDANDO CASO VOCÊ ESTEJA ENVOLVIDO COM ALGUM CLUBE.
    HÁ VÁRIOS CONGRESSOS ESPALHADOS PELO PAÍS TAIS COMO JOPEF(CTBA), ENAF(POÇOS DE CALDAS), CELAFISC(SÃO CAETANO DO SUL) QUE SEMPRE TRABALHAM CURSOS RAPIDOS DE FINAL DE SEMANA VOLTADOS PARA O FUTEBOL. QUALQUER DÚVIDA POR FAVOR ENTRE EM CONTATO. OBRIGADO.
Leia mais:
Curso para técnico de futebol
Cursos de pós-graduação em futebol
Como consigo o mestrado em futebol?
Especializar-se em treinamento ou preparação física do futebol



1286. Quais as formas de ataque e defesas no futebol? - 27/10/2004
Marcos dos Santos
Oi Marcos, o consultor Prof. Esp. Fábio José Antônio da Silva(currículo), lhe esclarece o seguinte:
    TANTO ATAQUE QUANTO DEFESA REFEREM-SE AO POSICIONAMENTO DOS ATLETAS DENTRO DO CAMPO DE JOGO. MAS PARA FACILITAR O SEU ENTENDIMENTO VOU EXPLICAR O QUE VEM SENDO UTILIZADO COM SIMPLICIDADE.
DEFESA:
INDIVIDUAL - CADA 1 MARCA 1 ZONA - UM CAMPO DE JOGO PODE SER DIVIDIDO EM QUANTAS ZONAS FOR NECESSÁRIO, MAS O CORRETO SERIA APENAS 4 ZONAS. MARCAÇÃO AVANÇADA
MISTA - GERALMENTE NESTE SISTEMA A MARCAÇÃO É RECUADA. HÁ INDIVIDUAL E POR ZONA.
ATAQUE:
3-5-2, 4-4-2, 4-3-3 ( SÃO OS MAIS UTILIZADOS )
3-4-1-2: UTILIZADA NA COPA DE 98 ONDE O ELEMENTO 1 ERA RESPONSÁVEL SOMENTE
PELA ARTICULAÇÃO DAS JOGADAS. QUALQUER DUVIDA ENTRE EM CONTATO, OBRIGADO.


1287. Incidência(epidemiológica) rática esportiva do futebol- 27/10/2004
Gostaria de pedir uma incidência(epidemiologia) rática esportiva do futebol na categoria de atletas de base. Daniela Cristina Campagnolli
Oi Daniela, veja a sugestão do Prof. Esp. Fábio José Antônio da Silva(currículo):
VC PODE ENTRAR NO SITE DO DR. OSMAR DE OLIVEIRA, www.drosmardeoliveira.com.br. QUALQUER DÚVIDA ENTRE EM CONTATO, OBRIGADO.


1288. A falta de exercício dos bombeiros compromete a eficácia nas ocorrências? - 01/11/2004
Curso o 5º sem. de E. F. e pretendo fazer minha manografia com a pergunta problema: A falta de de E. F. aos bombeiros compromete a eficácia nas ocorrências? Gostaria de saber algumas referências bibliográficas para desenvolver meu tema.Obrigado! Wendy Ney Barreto
Olá Wendy, quem lhe retorna é o nosso coordenador de socorros Prof. Fernando Barreiro(currículo):
    Prezado Wendy, prepare-se para ter muito trabalho, pois isso é um GRANDE problema a ser invertigado. Não só com os Bombeiros mas como também na PM e Polícia Civil. Quando eu ainda era aluno na faculdade, fizemos um trabalho sobre falta de preparação física e de aulas de defesa pessoal na Polícia Militar e o que isso gerava em relação à uma maior dependência do uso do armamento. Fomos criticados e boicotados, pois na verdade ninguém se interessa pela melhoria do serviço. Pense bem: se haverá aulas de educação física, terão que contratar profissionais para ministrá-las e isso significará mais gastos públicos, etc.
    Bibliografia? Não conheço nada sobre isso. Nas forças armadas sim, existe até a obrigatoriedade da educação física militar, mas em termos de forças auxiliares, nunca li a respeito.
Atenciosamente. Fernando Barreiro


1289. Aspectos psicológicos do karatê no exame de faixa - 02/11/2004
Estou me graduando e tenho que escolher um tema para a minha tese de conclusão de curso, eu pensei em estudar sobre os aspectos psicológicos do karatê no exame de faixa, campeonato e/ou durante o treino. Qual a opinião de vocês e se já há algo publicado sobre esse assunto ou algum trabalho científico sobre o karatê. Mariana de Camargo
Olá Mariana, quem lhe retorna é a nossa nova consultora Profa. Ms. Márcia Pilla do Valle(currículo):
    Mariana, Penso que os temas que pensaste para teu trabalho são bastante interessantes. Te sugiro que optes por um deles, ficará mais fácil de explorar (aspectos psicológicos no exame de faixa OU aspectos psicológicos envolvidos na competição). Há um trabalho de autoria de Fabio Gomes "Psicologia dos Esportes de Combate e Artes marciais" no livro Psicologia do Esporte Aplicada (Katia Rubio, ed. Casa do psicólogo) que seria um bom começo para te orientares.


1290. Onde comprar equipamentos recreativos - 04/11/2004
Onde posso comprar equipamentos como, piscina de bolinhas, cama elástica, castelo, entre outros por um bom preço? Jonas Costa
Oi Jonas, veja a dica de nossos consultores:
Prof. Maurício Leandro (Choquito):
    Caro JONAS, Tenho o contato de um excelente distribuidor desse tipo de material. Ele atende pelo "codinome" CARECA: Telefone: (11) 3326 - 0013 e o e-mail é: sac@distribuidoraaraujo.com.br. Peça para falar com o Careca e diga que foi indicado pelo Choquito que trabalhava no Hotel Estância Barra Bonita e hoje em dia está no Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba, pois nos encontramos nesses dois hotéis. Espero que dê tudo certo. Qualquer dúvida basta escrever novamente.
    Existem algumas casa de materiais infantis que vendem esses produtos. Sugiro que você entre no site dos fabricantes. Sugiro alguns aqui para sua pesquisa de preço.
http://www.corujinha.com.br
http://www.playpark.com.br
http://www.animamix.com.br
http://www.casadasbrincadeiras.com.br

Um Abração! Profº Maurício Choquito

Prof. Drdo. Jefferson Campos Lopes (currículo):
     Jonas, como você mora no Guarujá acredito que possa entrar em contato com a empresa Alegria, de Santos ou
tentar o departamento do SESC, pois eles são grandes compradores deste material...ou senão entrar na internet e
navegar um pouco.


1291. Brincadeiras para desenvolvimento motor e da lateralidade - 04/11/2004
Gostaria de receber brincadeiras para crianças de 07 à 17 anos que possa ajudar no desenvolvimento de lateralidade, desenvolvimento motor em forma de cooperação e competição. Nossa entidade agradece. Maikel Renato Trombini
Olá Maikel, veja o que gentilmente respondem nossos consultores:
Prof. Maurício Leandro (Choquito):
    Caro MAIKEL, Existem atividades nesse site que promovem tais desenvolvimentos. São elas: Gato e Rato, Fugi-Fugi, Pac Man, Graúda Aranha, Cara e Careta. Você encontra também no site, uma ampla bibliografia para estudos e pesquisas. Qualquer dúvida basta escrever novamente.
Um Abração! Profº Maurício Choquito

Prof. Drdo. Jefferson Campos Lopes (currículo), veja o que ele nos traz:
    Maikel, em primeiro lugar acho que você deveria solicitar as atividades por faixas etária, pois estas
atividades variam de uma faixa etária para outra. Em segundo lugar, as necessidades que você pede podem ser desenvolvidas de forma educativa, recreativa e de treinamento, gostaria que indicasse qual faixa etária e de que forma Mesmo assim vou indicar um livro para sua pesquisa inicial:
1. O lúdico na formação do educador: Santa Marli dos Santos - Petrópolis, RJ: vozes, 1997.


1292. O estudo do lazer e turismo- 04/11/2004
Queria saber sobre uma bibliografia básica, artigos, sites ou qualquer outro material que contenha o assunto específico sobre a tema " o estudo do lazer" e " turismo e lazer " . Lucas Oliveira
Olá Lucas, vamos ver o que os consultores lhe aconselham:
Prof. Maurício Leandro (Choquito):
Caro LUCAS, Aqui mesmo no site da Cooperativa você encontra a bibliografia referida e dicas de sites. Com relação a Turismo, indico www.estudosturisticos.com.br , é necessário se cadastrar, mas contém diversos textos de professores e pesquisadores com o assunto que você solicita. Qualquer dúvida basta escrever novamente.
   No link http://www.cdof.com.br/recrea10.htm fazemos a Sugiro os livros:



MELO, Victor A de & ALVES, Edmundo de D. Introdução ao Lazer. Barueri. Manole, 2003; / CAMARGO, Luis O de Lima. O que é lazer?. São Paulo. Brasiliense, 1997. / MARCELINO, Nelson Carvalho. Estudos do Lazer: Uma introdução. Campinas. Autores Associados, 1996. / TORRES, Zilah Barbosa. Animação Turística. São Paulo, Editora Roca, 2003.
Um Abração! Profº Maurício Choquito

Prof. Drdo. Jefferson Campos Lopes (currículo), lhe indica:
    Lucas, quanto a sua pergunta, acho que você pode ir em algumas universidades e procurar nas monagrafias ou
teses sobre este assunto, mesmo assim vou indicar alguns livros:
1. Pimentel, Giuliano Gomes de assis. Lazer: fundamentos, estratégias e atuação profissional-jundiaí,SP:Fontoura, 2003.
2. STIGGER, MARCO PAULO. ESPORTE, LAZER E ESTILOS DE VIDA: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO.Campinas,SP:autores associados, 2002.
3. Cavallari, vinicíus ricardo. Trabalhando com recreação- 4 ed/ SP: ÍCONE, 2000.
Prof. Msdo. Ivan Eduardo de Abreu Arruda (currículo):
    Olá Lucas, seguem algumas informações a respeito. Espero ter contribuído.
1. PIMENTEL, GIULIANO. Lazer: fundamentos, estratégias e atuação profissional. Jundiaí, SP: Fontoura, 2003.
2. AWAD, HANI. Brinque, jogue, cante e encante com a recreação. Jundiaí, SP: Fontoura, 2004.
3. WATT, DAVID C. Gestão de eventos em lazer e turismo. Editora Bookman, 2004.


1293. A importância da recreação nos hotéis-fazenda- 04/11/2004
Gostaria de uma ajuda sobre o tema do meu TCC, quero falar da importância da recreação nos hotéis-fazenda, que sem a mesma não teria o público que tem. A meu ver, muitos hóspedes vêm ao hotel justamente por causa dos monitores. Alguma sugestão? Obrigadão. Desde já! Um grande abraço. Rita Bittencourt - Tia Sorriso
Oi Rita, vamos ver a participação de nossos consultores:
Prof. Maurício Leandro (Choquito):
    Gloriosa RITA, Desconheço bibliografia específica sobre recreação em hotéis, porém a maioria dos livros de recreação fazem uma abordagem sobre o assunto. Consulte: Trabalhando com Recreação do Vinícius Ricardo Cavallari, que é sugerido nesse site. Caso queira trocar idéias, me coloco à disposição, visto que a base da minha experiência é em Hotéis. Faça contato pelo site do www.tiochoquito.com.br .
    No link http://www.cdof.com.br/recrea10.htm Sugiro os livros: .

CAVALLARI, Vinicius Ricardo, Trabalhando com Recreação- 4 ed. SP: ÍCONE, 2000; / PIMENTEL, Giuliano. Lazer, fundamentos, estratégias e atuação profissional. Jundiaí. Fontoura, 2003. / TORRES, Zilah Barbosa. Animação Turística. São Paulo, Editora Roca, 2003.
Qualquer dúvida basta escrever novamente. Um Abração! Profº Maurício Choquito

Prof. Drdo. Jefferson Campos Lopes (currículo):
    Seria interessante se você pudesse ir à UNICAMP ou à USP para poder pesquisar sobre estes temas nas suas monografias e teses. Mesmo assim vou indicar um livro para sua análise inicial:
1. Negrine, Airton. Recreação na hotelaria: o pensar e o fazer lúdico.Caxiais do sul: educs, 2001.
2. Lazer: fundamentos, estratégias e atuação profissional. Jundiaí, SP: Fontoura, PIMENTEL, GIULIANO.

Prof. Msdo. Ivan Eduardo de Abreu Arruda (currículo):
    Bem Tia Sorriso, eis aqui algumas dicas de bibliografias. Espero ter contribuído. Um abraço.
1. PIMENTEL, GIULIANO. Lazer: fundamentos, estratégias e atuação profissional. Jundiaí, SP: Fontoura, 2003.
2. AWAD, HANI. Brinque, jogue, cante e encante com a recreação. Jundiaí, SP: Fontoura, 2004.



1294. Gincanas em escolas- 04/11/2004
Gostaria de receber algo sobre gincanas em escolas, como: jogos, brincadeiras, músicas, cantigas. Ana Bombom
Oi Ana, veja a dica dos colegas:
Prof. Maurício Leandro (Choquito):
Saborosa ANA BOMBOM, Aqui mesmo no site você encontra dicas de atividades, letras de músicas e cantigas.
  No link caso você se refira a sugestões de atividades indico visitar o link http://www.cdof.com.br/recrea10.htm. Caso você necessite de conceituações, sugiro que veja a bibliografia indicada neste site. São livros como: AWAD, Hani Zehdi Amine. Brinque, Jogue, Cante e Encante com a Recreação: Conteúdos de Aplicação Pedagógica. Teórico/Prático. Jundiaí, Editora Fontoura, 2004. / CATUNDA, Ricardo. Recriando a recreação. Rio de Janeiro. Sprint, 2002. / CAVALLARI, Vinicius Ricardo, Trabalhando com Recreação- 4 ed. SP: ÍCONE, 2000;
   Entenda que GINCANA é uma atividade competitiva, onde estão inseridas outras atividades que valem pontos a fim de que determinemos a equipe campeã. Esta definição está em suma, é claro. Indico que você adapte as atividades aqui encontradas, na realização das Gincanas em Escolas. Bom trabalho ! Qualquer dúvida basta escrever novamente.
Um Abração! Profº Maurício Choquito.

Prof. Drdo. Jefferson Campos Lopes (currículo):
    Ana, quanto a música e as cantigas existem livros específicos... Seria interessante você entrar em alguns sites de empresas que vendem este produto...quanto às brincadeiras, gincanas e jogos vou indicar para você alguns livros:
1. Trabalhando com recreação- 4 ed. SP: ÍCONE, 2000. Cavallari, Vinicius Ricardo.
2. Lazer: fundamentos, estratégias e atuação profissional. Jundiaí, SP: Fontoura, PIMENTEL, GIULIANO.
3. Manual de Jogos cooperativos - Jim Deacove - Projeto Cooperação- 2002


1295. Apostilas para educação do profissional de recreação- 04/11/2004
Gostaria de saber se vocês têm alguma informação sobre a venda de apostilas para um curso de recreação. Tenho procurado bastante, porém sem muito sucesso. Encontrei algumas, mas elas normalmente são baseadas muito em brincadeiras... não falam sobre como lidar com as empresas que contratam os serviços, nem sobre o perfil do recreador, sua postura profissional, entre outros fatores que muitas faculdades não se preocupam em aplicar mas que no fundo, no meu ponto de vista, são muito importantes. Se puderem me ajudar... ficaria muito grata. Abraços a todos! Ana Paula
Oi Ana, vamos ver o que nossos caros consultores lhe sugerem:
Prof. Maurício Leandro (Choquito):
    Colega ANA PAULA, Desconheço quem venda a apostila de um curso. Normalmente as apostilas são entregues aos alunos de cursos específicos de Recreação. Ministro cursos há 04 anos e sempre dispomos de momentos para tratarmos de assuntos como postura e perfil. Inclusive, todos os meus colegas professores de Cursos de Recreação falam também sobre a postura. Estratégia de venda realmente não é muito trabalhada em cursos, mas há profissionais tocando nesse assunto também. Temos aulas programadas com alguns temas da sua sugestão e você pode fazer contato pelo site www.tiochoquito.com.br que podemos nos corresponder para que te passe um material específico.
Um Abração! Profº Maurício Choquito

Prof. Drdo. Jefferson Campos Lopes (currículo) aconselha:
    Quanto as apostilas não conheço nenhuma, apenas as que são vendidas em cursos específicos... quantoa sua outra pergunta vou indicar alguns livros que talvez possam te ajudar:
1. Recreação na hotelaria: o pensar e o fazer lúdico. Caxiais do sul: educs, 2001. Negrine, Airton.
2. Lazer: fundamentos, estratégias e atuação profissional. Jundiaí, SP: Fontoura, PIMENTEL, GIULIANO.

Prof. Msdo. Ivan Eduardo de Abreu Arruda (currículo):
   Olá Ana Paula, minha conterrânea de Jundiaí, o que posso fazer é indicar algumas bibliografias referentes ao recreador, aliás, são duas bibliografias da nossa terra também. Espero ter auxiliado desta forma. Um abraço.
1. PIMENTEL, GIULIANO. Lazer: fundamentos, estratégias e atuação profissional. Jundiaí, SP: Fontoura, 2003.
2. AWAD, HANI. Brinque, jogue, cante e encante com a recreação. Jundiaí, SP: Fontoura, 2004.
3. MIAN, RÓBSON. Monitor de recreação: formação profissional. Ed textonovo, 2003. (esse também é
de Jundiaí)


1296. Colônias de férias e atividades para clubes- 04/11/2004
Gostaria de receber algumas informações sobre colônias de férias e atividades para clubes. Frederico Mendanha
Oi Frederico, vamos ver as referências dos nossos colegas:
Prof. Maurício Leandro (Choquito):
Amigo FRED, Você pode saber mais informações sobre colônia de férias consultando livros que estão na bibliografia da Cooperativa. Sobre clubes, desconheço literatura específica, mas a maioria dos livros aborda tal tema. Espero que te ajude. Qualquer dúvida basta escrever novamente. Um Abração!
Profº Maurício Choquito

Prof. Drdo. Jefferson Campos Lopes (currículo):
    Frederico, vou indicar alguns livros para sua pesquisa:
1. Lazer: fundamentos, estratégias e atuação profissional. Jundiaí, SP: Fontoura, PIMENTEL, GIULIANO.
2.Trabalhando com recreação- 4 ed. SP: ÍCONE, 2000. Cavallari, Vinicius Ricardo.

Prof. Msdo. Ivan Eduardo de Abreu Arruda (currículo):
    Olá Frederico, relaciono aqui algumas bibliografias atualizadas referentes á Colônia de Férias:
1. PIMENTEL, GIULIANO. Lazer: fundamentos, estratégias e atuação profissional. Jundiaí, SP: Fontoura, 2003.
2. AWAD, HANI. Brinque, jogue, cante e encante com a recreação. Jundiaí, SP: Fontoura, 2004.

Leia mais:
Colônias de Férias
Colônia de Férias para condomínio
Colônia de Férias em Escola
Recreação em Clubes

1297. Periodização no Tênis - 05/11/2004
Eu tenho um trabalho da disciplina Teoria do Treinamento Desportivo sobre "periodização de treinamento" onde gostaria estar fazendo sobre o Tenis Só que nas minhas pesquisas tenho encontrado pouco material de periodizaçao sobre o Tênis, praticamente não encontro exemplos. Gostaria de saber se tem como me passar alguma dica deste material ou exemplos de periodizaçao ou mesmo indicar algum lugar onde possa estar fazendo esta pesquisa. Muito obrigado pela atençao. Edmar Junqueira
Edmar, quem gentilmente lhe retorna é o nosso consultor Prof. Esp. Cristiano Araujo Dias (currículo), veja:
    Olá, Edmar, realmente ficaria muito difícil você encontra exemplos de periodização sobre tênis, a sugestão é que você monte uma seguindo algumas dicas:
- Analisar o desporto, as valências físicas mais relevantes;
- Verificar o tempo do inicio do treino até a competição;
- Verificar o local, o clima, altitude, onde ocorrerá;
- Avaliar a principal valência a ser trabalhada, a qual o atleta tem menor eficiência;
- Objetivar em cima desses tópicos para alcançar a melhoria do Atleta.

1298. Musculação no treinamento para peteca - 05/11/2004
Quais os tipos de exercícios de musculação são indicados para a prática de PETECA, sendo um esporte de competição que cresce a cada dia no Brasil. Leandro
Oi Leandro, vamos ver a opinião de nosso consultor Prof. Esp. Cristiano Araujo Dias (currículo):
    Olá, Se analisarmos o esporte, observaríamos que o praticante necessita ter um bom condicionamento aeróbio, resistência anaeróbia lática, explosão muscular, resistência muscular geral e os principais músculos utilizados. Seria ideal desenvolver essas capacidades, relacionadas à musculação, com exercícios que se aproximem ao máximo do esporte, ou seja, fazer uma análise biomecânica do esporte, ex.: Pullover (polia), Testa em pé (polia), agachamento, e desenvolver os músculos auxiliares dos movimentos do esporte, ombros, lombares, bíceps. Isso com a periodização das valências e os métodos utilizados para desenvolvê-las, força explosiva, método de choque, resistência muscular, drop set, bi-set. ok

1299. Sistemas energéticos utilizados no handebol - 05/11/2004
Estou desenvolvendo um trabalho de Fisiologia do Exercício enfocando os sistemas energéticos. Gostaria de saber como funciona ou qual o sistema predominante em uma partida de handebol? Desde já agradeço. Victória Ribeiro
Victória, contamos com o Prof. Esp. Cristiano Araujo Dias (currículo) para responder a questão:
    Olá, o handebol, é um desporto muito dinâmico, que alterna com muita variação os movimentos, mas perceba que geralmente os movimentos são médios, curtos ou explosivos até mesmo pela dinamicidade do desporto, se inter-relacionarmos os sistemas energéticos:
ATP-CP (ANAERÓBIO ALÁTICO) - 10 SEG - MOVIMENTOS EXPLOSIVOS - ARREMESSO
GLICOLITICO (ANAERÓBIO LÁTICO- 10 SEG A 3 MIN - CORRIDAS EM VELOCIDADES - CONTRA-ATAQUE
OXIDATIVO (AERÓBIO) - ACIMA DE 3 MINUTOS - RECUPERAÇÃO


1300. Prova física para concurso de delegado federal - 05/11/2004
Prezado (a) Sr (a), Peço, cordialmente sugestão(orientação) de um profissional da área, para que eu possa adquirir condição física suficiente para ser aprovado (bem colocado) no concurso de delegado federal, onde as provas de aptidão físicas estão elencadas no site www.cespe.unb.br, que em suma são: barras (estas que eu tenho maior dificuldade), pulo, natação e corrida. Como conseguir em 50 dias aumentar quantidade de barras ? É mais fácil as barras supino ou inversa ? Os braços tem que ficar próximos ou afastados ? Antecipadamente, agradeço a atenção. Maurício
Olá Maurício, indicar um profissional não podemos, mas poderá contar com qualquer profissional de educação física especializado em musculação. Geralmente eles estarão preparados para analisar seus exercícios e ajudá-lo a treinar para a prova. Também solicitamos a ajuda de consultores e recebemos um retorno do Prof. Esp. Cristiano Araujo Dias (currículo) quem diz o seguinte:
    Olá Mauricio, em relação das barras, as braços mais próximos facilitam, porque aumentam o auxílio dos bíceps, e melhoraria com a palma da mão voltada para você, pois em pronação aumentaria a utilização dos músculos do ante-braço. Termo de treinamento:
1 - analise quantas barras pode fazer, RM (repetições máximas);
2 - compare quantas barras precisa fazer;
3 - com isso, calcule quantas barras precisa aumentar e quantos dias têm para isso;
4 - aumente a força pura dos músculos enfocados no exercício de musculação utilizando movimentos semelhantes a barras, (puxador fechado, rosca fechada).
5 -treine com número de 2-4 repetições a menos do que consegue, coloque peso a mais (utilize anilha com borracha, para segurá-la), faça 3-5 vezes.


1301. É possivel fazer uma periodização de musculação para fins estéticos em quatro meses? - 05/11/2004 - Thiago Lins
Oi Thiago, vamos ver o que pensa o Prof. Esp. Cristiano Araujo Dias (currículo):
Sim, analise o que melhorar nesses 4 meses, faça uma avaliação e conheça a composição corporal e funcional, observe qual parte do corpo que deseja melhorar e selecione os exercícios e métodos específicos ao que enfocar. Então veja os números de treino que irão ocorrer nesse período de tempo e faça a periodização enfocada nos seus objetivos. Obs.: não cometa o erro de querer enfocar duas coisas ao mesmo tempo de características diferentes. Ex.: aumentar o peso e diminuir gordura.


1302. Potência muscular dos homens x mulheres - 05/11/2004
Qual a diferença entre potência muscular dos membros inferiores das mulheres para os dos homens? Qual essa diferença em relação a força? Pollyanna
Olá Pollyanna, vejamos:
Prof. Esp. Cristiano Araujo Dias (currículo):
    Relacionado a força muscular do MMII, a força maior masculina se deve ao maior número de fibras de contração rápidas em comparação com as mulheres. Lógico que também podem ocorrer casos inversos, sendo mais difíceis. OK
Leia mais:
Homens x Mulheres
Musculação para Mulheres
Diferença no treinamento para Mulheres


1303. Fortalecendo ombro com bursite de atleta de handebol - 05/11/2004
Gostaria de saber que tipos de exercícios de fortalecimento podem ser feitos para atletas que praticam handebol e que já possuem uma bursite no ombro? OBRIGADA. Lígia Oliveira
Olá Lígia, isso é praticamente impossível fazer pela internet, pois esse atleta precisa ser avaliado pelo médico e saber qual é realmente o diagnóstico para, então observar-se as limitações e prescrever exercícios. Mas vamos ver o retorno e aconselhamento do Prof. Esp. Cristiano Araujo Dias (currículo) para sua questão:
    Depende de como está a lesão, mas procure não fazer movimentos articulares, pois poderá aumentá-la, procure recuperar as condições normais, com exercícios isométricos em varias angulações para poder após essa fase de recuperação intercalar com exercício dinâmicos.


1304. Primeiros socorros para a gestante durante o treinamento - 06/11/2004
Gostaria de saber quais são as recomendações, em se tratando de primeiros socorros, que nós profissionais de E.F. devemos saber para estarmos atentos durante o treinamento com as gestantes? Diana Primo
Prof. Fernando Barreiro(currículo):
Procedimentos de emergência ginecológica e obstétrica.
1 - a prioridade será sempre a gestante.
2 - em caso de hemorragias genitais, deite-a com os MMII elevados e apoiados na parede(+ ou - 30cm) e aplique gelo sobre o ventre, ou seja, na região dos pêlos pubianos, enquanto aguarda o transporte para a unidade hospitalar.
3 - em casos de tontura e ou desmaios, atenda-a como qualquer outra pessoa, lembrando que a remoção de uma gestante para a unidade hospitalar será sempre necessária.
4 - em caso realmente dela desmaiar e você ficar aguardando uma ambulância, ou queira levá-la em seu veículo desmaiada, é importantíssimo que ela seja colocada em decúbito lateral esquerdo, pois melhora e facilita a hemodinâmica.
   Se a gestante ficar tonta por hipoglicemia como podemos proceder? Por ela ter muitos problemas por causa do aumento de insulina na gestação não seria necessário ir ao hospital nesse caso? Isso aconteceu comigo no meio da malhação...na musculação, então eu tive que me sentar de tanta vertigem. O que seria recomendado ao professor fazer ? Diana Primo - Profa. de Educação Física.
    Está tonta? Deite-a, eleve os MMII (+ ou - 30cm) e a deixe relaxar. Vigie a vítima para saber se ela continua consciente, caso desmaie, lateralize-a para a esquerda. Melhorou? Viu como emergência é fácil e prático. Como a vida. Nós é que complicamos certas coisas.

    CDOF: Segundo o American Institute of Preventive Medicine, (Acessado em 12/06/2004), existem algumas recomendações importantes no caso de desmaio: Desmaio é uma breve perda de consciência. A pessoa que desmaia pode ficar neste estado por alguns segundos até uma hora. Existem muitas razões para que isso acontece, dentre elas:

- Queda de açúcar no sangue (hipoglicemia), o que é comum na gravidez;
- Anemia;
- Qualquer situação onde ocorra uma perda rápida de sangue. Isso pode acontecer no caso de perda interna de sangue, como úlcera peptídica, tubária (gravidez) ou ruptura de ovário cístico nas mulheres;
- Problemas circulatórios ou cardíacos como disritmia cardíaca, ataque cardíaco;
- Insolação;
- anorexia, bulimia;
- choque tóxico;
- mudança rápida de posição do corpo como se levantar rapidamente (hipotensão postural);
- Excesso de dor;
- Estresse emocional súbito ou medo;
- Ansiedade;
- Sintomas de alguns medicamentos em excesso como: tranquilizantes, para baixar a pressão arterial alta, antidepressivos
    Ainda podem aumentar o risco de desmaio em caso de climas muito quente e húmido, em locais muito fechados ou ter consumido muito álcool.
    E após o desmaio a vítima pode:
- Sentir medo;
- Ficar tonta;
- Ver bolinhas;
- Sentir náusea.

   Algumas recomendações para se fazer com vítimas de desmaio:
- Ampare a vítima antes que ela desfaleça;
- Deite-a com a cabeça mais baixa do que o coração. Eleve os MMII (+ ou - 30cm). Se a vítima puder deitar imediatamente, deve-se evitar que ela perca a consciência.
- Gire a cabeça da vítima para o lado para que sua língua não enterrompa a passagem do ar na garganta;
- Libere as roupas apertadas da vítima;
- Humideça a face e pescoço da vítima com uma toalha;
- Mantenha-a aquecida, especialmente se o ambiente estiver frio;
-
   Alguns conselhos para se evitar:
- Não bata ou balance a vítima que acabou de desmaiar;
- Não tente que a vítima coma ou beba qualquer coisa, nem mesmo água, até que ela recobre totalmente a consciência;
- Não permita que a vítima se levante até que a fraqueza passe. Então, observe-a por alguns minutos para se ter certeza de que ela não vai desmaiar novamente.


1305. Massagem cardíaca no ex-zagueiro do São Caetano - 08/11/2004
Professor, sem querer ser antiético e nem lhe colocar em um situação constrangedora, mas o senhor viu a massagem cardíaca feita no zagueiro Serginho do São Caetano? Eu vi e aqui vai meu protesto, o massagista, pasmem sim o massagista massageando o peito enquanto o médico insuflava o pulmão do jogador, detalhe que ao mesmo tempo, se não estou errado, essa massagem não teve nenhum efeito, por favor esclareça minha dúvida? Silvino Neto
Oi Silvino, vamos ver a opinião do Prof. Fernando Barreiro(currículo):
    Acho que vou ficar rico respondendo à essa pergunta. Deve ter passado de 300 pessoas que já me questionaram sobre o ABSURDO que o Brasil assistiu pela TV.
Vamos lá:
1 - Serginho estava vivo no início do atendimento, portanto, não havia motivo de fazer RCP.
2 - Mesmo que houvesse PCR, o que fizeram foi qualquer coisa, menos RCP, por todos os erros que presenciamos.
3 - Não se realiza RCP em dupla, muito menos sem sincronia.
4 - Ficou claro o despreparo de todos que atenderam o atleta em campo.
5 - A ambulância estava trancada e as chaves não estavam disponíveis imediatamente, por esse motivo, o desfibrilador não foi usado de imediato.
6 - Se o ato médico é para isso, ou seja, o direito de fazer besteiras, então que seja aprovado. Nós, profissionais da área da saúde, mas de "outras carreiras", como os médicos constumam se referir, não fazemos questão de compartilhar desses absurdos!!
Atenciosamente. Fernando Barreiro (Professor de Educação Física com muito orgulho - Paramédico por acaso)

 

 

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