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1282.
Dançaterapia
- 16/10/2004
MINHA MONOGRAFIA FALA DA DANÇATERAPIA , COMO PREVENÇÃO
, E DIRECIONADA A ALUNOS DO ENSINO MÉDIO . POR FAVOR FALE UM POUCO SOBRE
, E GOSTARIA DE SABER SE EXISTEM ARTIGOS QUE TRATAM DESSE ASSUNTO ? Monya Castro
Monya, veja o que a Profª Ms. Érica Verderi(currículo ),
lhe informa:
Olá Monya, para falar de Dançaterapia,
você precisa ter cuidado. Existe o Centro Maria Fux e este não permite
que fale de Dançaterapia sem usar o nome de Maria Fux. Acredito que para
você não ter problemas, ou você fale sobre o método
Maria Fux, ou fala sobre a dança como um meio para atingir seus objetivos
e não necessariamente estar usando o nome Dançaterapia. Eu particularmente
sugiro que você fale sobre a dança e as particularidades que lhe
são próprias e não "tem dono", segundo este centro,
que diz ser "dono" da dançaterapia. Você fala de prevenção...
prevenção a que?? E ao ensino médio, que anseios tem você para
a Dança? Domínios do Comportamento Humano, recreativa, Postural,
social??? Qual seu objetivo principal?
Gostaria que fosse mais clara para que eu pudesse ajudá-la.
No entanto, segue abaixo, uma parte do e-mail que recebi deste Centro Maria Fux.
Tem o contato abaixo, se desejar maiores informações.
E o meu, se desejar um contato direto:pep@programapostural.com.br.
Um abraço e boa sorte. Estou a disposição para esclarecimentos. Érica
Verderi
Como representantes do Centro María Fux na implantação
do Programa de Formação em Dançaterapia-método María
Fux em São Paulo, há dois anos, temos a preocupação
de zelar pelo nome María Fux e de todo seu trabalho de mais de meio século
de existência e que vem beneficiando milhares e milhares de pessoas em
vários continentes. Vimos informar que a metodologia María Fux
de Dançaterapia é a pioneira e uma das mais respeitadas e seguidas
linhas em todo o mundo. Como já deve ser de vosso conhecimento, lembramos
que o reconhecimento de inspiradora da "Dançaterapia" é atribuída à mestra
por mérito internacional pelo método ter nascido de toda sua experiência
de vida como artista da dança nestes 82 anos de vida e contribuição às
sociedades na promoção da qualidade de vida e não por intitulação
de sua própria pessoa (María Fux é professora emérita
da Faculdade de Psicologia da Universidade Aberta Interamericana, entre outros
reconhecimentos). Para a mestra Fux foi um longo percurso, com muitas caídas
e levantes (passagem que a mestra cita em seu penúltimo livro, intitulado
Después de la Caída, continúo con la Danzaterapia!).
Vale lembrar das linhas DMTs (Dance Movemente Therapy),
ou seja linhas psico-analíticas, nomenclatura recentemente criadas que
fazem o estudo de técnicas de observação e análise
do movimento e suas correlações com a psicoterapia. As linhas DMTs
são recentes, mas assim como a metodologia María Fux de Dançaterapia
tem os estudos fundamentados em seus princípios e ética profissional
bem como seus seguidores, devidamente habilitados e reconhecidos por seus respectivos
Centros para o exercício profissional. Deve ser de vosso conhecimento
a "Expression Primitive", uma linha de trabalho não-analítico
do Haiti, desenvolvida por Herns Duplan.
A metodologia María Fux de Dançaterapia,
por ser a mais antiga e a que possui mais seguidores no mundo, é reconhecida,
respeitada e estudada por profissionais das linhas DMTs. Todos os representantes
do Centro María Fux, inclusive nós por aqui, temos contato com
representantes de outras linhas e o respeito aos respectivos trabalhos é mútuo.
Entre os profissionais envolvidos não existe quem é dono de quê!
Cada grupo segue sua linha de trabalho mas todos temos uma preocupação
em comum: a de preservar a essência do trabalho daqueles que vêm
dedicando anos e anos de vida em estudos e ações que possibilitem
ser para o outro uma ponte de comunicação para um conhecimento
ancestral corporal que já existe dentro de cada um de nós seres
que buscam ser mais humanos!
Independente da linha seguida todo o processo de formação
de um dançaterapeuta é longo e complexo. São anos e anos
de dedicação, estudo. Um percurso contínuo de aprendizado
para toda a vida! Caminho este que vimos esclarecer.
Nós reconhecemos que há muitas vozes em
torno da Dançaterapia, gerando mal-entendidos e confusões já que
no Brasil existe um desconhecimento geral do termo e de sua essência. O
que é normal, uma vez que a Dançaterapia no Brasil é um
campo novo do conhecimento que está se difundindo pelo nosso país.
Infelizmente atrasada 20 anos em relação ao circuito internacional
da Dançaterapia. Vimos lembrar que esse desconhecimento tem gerado distorções
com outras realidades no Brasil que não são Dançaterapia
e sim "danças como forma de terapia, ou terapêuticas",
de conteúdo curativo como o são as danças xamânicas
de tribos indígenas e africanas; Danças terapêuticas dos
egípcios para devolver a fertilidade às mulheres(relatos históricos
de 1.500 anos A.C); Danças Circulares(Findhorn); Danças do Ventre(Oriente
Médio); Danças de Liberação de Tensões(Catarse);
Biodanza; Dança Aquática de Wa Ta, entre outras.
Sem nenhuma pretensão de sermos os donos de alguma
verdade mas sim com muito amor e profissionalismo neste processo, vimos divulgando
por todo o País os princípios e fundamentos da Dançaterapia-método
María Fux para que todos possam conhecê-la e se beneficiar, conscientemente,
de todos seus atributos, sejam eles artísticos, educativos ou terapêuticos.
Que estamos sempre abertos para qualquer dúvida ou esclarecimentos sobre
nosso Programa de Formação em Dançaterapia, ministrado por
María Fux e de braços abertos para receber sempre em nosso grupo
de formação todos aqueles que compartilham da linha de trabalho
e dos ideais da mestra, recebendo por mérito a autorização
do Centro María Fux para atuar no mercado de trabalho como Dançaterapeuta
habilitado a espalhar esta semente com toda consciência, amor e respeito.
Compartilhamos que as três obras de María
Fux traduzidas para o português são encontradas em bibliotecas e
livrarias de todo o Brasil. Obras que são lidas por milhares de pessoas
de todas as idades e portanto abertas a todos que buscam referências sobre
o tema em diversas áreas do conhecimento, inclusive muitos educadores
físicos(entre eles renomados profissionais) que nos procuram constantemente
para conhecer mais sobre a mestra e a Dançaterapia, trocar idéias
e conhecimentos, pois estamos sempre abertos aos novos saberes que circulam na
sociedade. Em breve estaremos recebendo a tradução para o português
de mais duas obras sobre o tema, escrito pela mestra Fux.
Em relação à intitulação
profissional de "Dançaterapeuta", habilitado na metodologia
María Fux somos uníssonos em nossa postura zelosa. Vivemos num
país democrático e portanto com direitos e deveres de cidadãos
diante de nossa sociedade. Cada cabeça uma sentença. O uso que
cada um faz da nomenclatura é de responsabilidade individual, arcando
cada um com suas consequências sejam elas positivas ou negativas. Porém,
o reconhecimento como "Dançaterapeuta-método María
Fux" somente será concedido pelo Centro María Fux aos profissionais
que preencherem os requisitos necessários durante o processo de Formação.
Sempre abertos aos esclarecimentos nos colocamos à disposição.
Um grande abraço.
Gestão de Projetos
Centro Creativo de la Danzaterapia-María Fux
Tels/Fax: (0 55 11) 5012-5527 e (0 55 11)5011-9526.
e-mail: mcgross@uol.com.br
site: www.mariafux.com.br
1283. Como ser um bom goleiro ou zagueiro no futebol de
campo - 27/10/2004
Pretendo fazer na minha monografia, uma revisão literária sobre
as características principais para ser um bom goleiro ou zagueiro no
futebol de campo. Gostaria que fizessem a gentileza de me sugerir sites ou
livros que falassem a respeito desse assunto. Muito obrigado! Marco Antônio
Marco Antônio, veja o que a Prof. Esp. Fábio José Antônio
da Silva(currículo), lhe
sugere:
SE FOR CATEGORIA DE BASE VOCÊ ENCONTRA MATERIAIS
BEM MAIS ACESSIVEIS COMO NA REVISTA MINEIRA DE EDUCAÇÃO FISICA,
REVISTA TREINAMENTO DESPORTIVO E NA REVISTA APEF (ASSOCIAÇÃO DOS
PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FISICA). EM SITES É BOM VC FAZER
UMA BUSCA EM PÁGINAS DA USP E UNICAMP. SEMPRE ENCONTRA ARTIGOS BONS POR
LÁ. NÃO FIQUE MUITO PREZO EM LIVROS POIS OS LIVROS NÃO ACOMPANHAM
A MODERNIDADE. QUALQUER DUVIDA ENTRE EM CONTATO NOVAMENTE PARA EU PODER AJUDÁ-LO.
OBRIGADO.
1284.Qual a função
de um volante no esquema 3-5-2 e 4-4-2? - 27/10/2004 - William
Olá William, veja a participação do Prof. Esp. Fábio
José Antônio da Silva(currículo)
para sua questão:
ESQUEMA 3-5-2, ARTICULAÇÃO DEFESA-ATAQUE,
JOGADAS RAPIDAS, VISÃO DE JOGO, DISTRIBUIÇÃO DE BOLAS COM
OS LATERAIS E PRIMEIRO HOMEM DE DEFESA.
ESQUEMA 4-4-2, NESTE SISTEMA O VOLANTE É POUCO SOLICITADO
POIS AS FUNÇÕES DE DEFESA SÃO PRATICAMENTE DIVIDIDAS EM
IGUAIS PARTES. O VOLANTE DESENVOLVE FUNÇÕES QUASE IGUAIS AS DO
MÉDIO VOLANTE.
LIVROS DA EDITORA SPRINT SÃO BEM RICOS EM RELAÇÃO AO SISTEMA
TÁTICO, ENTRE NO SITE www.sprint.com.br. QUALQUER DUVIDA ENTRE EM CONTATO
NOVAMENTE. OBRIGADO.
1285. Cursos para aperfeiçoar
para trabalhar com o futebol- 27/10/2004
Faço educação física pela Universidade Gama Filho
no RJ e gostaria de receber algumas dicas, pois eu pretendo trabalhar com futebol,
minha grande paixão. Gostaria de saber sobre cursos que possa vir a
fazer e me aperfeiçoar na área. Rogério Brito
Rogério, quem participa em sua questão é o nosso consultor
Prof. Esp. Fábio José Antônio da Silva(currículo),
veja o que ele lhe aconselha:
AI NO RJ NA FACULADADE FLUMINENSE TEM UM CURSO TECNÓLOGO
RECONHECIDO COMO SUPERIOR DE 2 ANOS DE DURAÇÃO ONDE TRABALHA EXCLUSIVAMENTE
COM FUTEBOL. VC PODE FAZER ESPECIALIZAÇÃO EM TREINAMENTO DESPORTIVO
ONDE TE HABILITARÁ A MONTAR TREINAMENTOS QUE POSSAM ESTAR TE AJUDANDO
CASO VOCÊ ESTEJA ENVOLVIDO COM ALGUM CLUBE.
HÁ VÁRIOS CONGRESSOS ESPALHADOS PELO PAÍS
TAIS COMO JOPEF(CTBA), ENAF(POÇOS DE CALDAS), CELAFISC(SÃO CAETANO
DO SUL) QUE SEMPRE TRABALHAM CURSOS RAPIDOS DE FINAL DE SEMANA VOLTADOS PARA
O FUTEBOL. QUALQUER DÚVIDA POR FAVOR ENTRE EM CONTATO. OBRIGADO.
Leia mais:
Curso para técnico de
futebol
Cursos de pós-graduação
em futebol
Como consigo o mestrado em futebol?
Especializar-se em treinamento ou preparação física do
futebol
1286. Quais as formas de ataque e defesas no futebol? -
27/10/2004
Marcos dos Santos
Oi Marcos, o consultor Prof. Esp. Fábio José Antônio da
Silva(currículo), lhe esclarece
o seguinte:
TANTO ATAQUE QUANTO DEFESA REFEREM-SE AO POSICIONAMENTO
DOS ATLETAS DENTRO DO CAMPO DE JOGO. MAS PARA FACILITAR O SEU ENTENDIMENTO VOU
EXPLICAR O QUE VEM SENDO UTILIZADO COM SIMPLICIDADE.
DEFESA:
INDIVIDUAL - CADA 1 MARCA 1 ZONA - UM CAMPO DE JOGO PODE SER DIVIDIDO EM QUANTAS
ZONAS FOR NECESSÁRIO, MAS O CORRETO SERIA APENAS 4 ZONAS. MARCAÇÃO
AVANÇADA
MISTA - GERALMENTE NESTE SISTEMA A MARCAÇÃO É RECUADA.
HÁ INDIVIDUAL E POR ZONA.
ATAQUE:
3-5-2, 4-4-2, 4-3-3 ( SÃO OS MAIS UTILIZADOS )
3-4-1-2: UTILIZADA NA COPA DE 98 ONDE O ELEMENTO 1 ERA RESPONSÁVEL SOMENTE
PELA ARTICULAÇÃO DAS JOGADAS. QUALQUER DUVIDA ENTRE EM CONTATO,
OBRIGADO.
1287. Incidência(epidemiológica) rática
esportiva do futebol- 27/10/2004
Gostaria de pedir uma incidência(epidemiologia) rática esportiva
do futebol na categoria de atletas de base. Daniela Cristina Campagnolli
Oi Daniela, veja a sugestão do Prof. Esp. Fábio José Antônio
da Silva(currículo):
VC PODE ENTRAR NO SITE DO DR. OSMAR DE OLIVEIRA, www.drosmardeoliveira.com.br.
QUALQUER DÚVIDA ENTRE EM CONTATO, OBRIGADO.
1288. A falta de exercício dos bombeiros compromete
a eficácia nas ocorrências? - 01/11/2004
Curso o 5º sem. de E. F. e pretendo fazer minha manografia com a pergunta
problema: A falta de de E. F. aos bombeiros compromete a eficácia nas
ocorrências? Gostaria de saber algumas referências bibliográficas
para desenvolver meu tema.Obrigado! Wendy Ney Barreto
Olá Wendy, quem lhe retorna é o nosso coordenador de socorros
Prof. Fernando Barreiro(currículo):
Prezado Wendy, prepare-se para ter muito trabalho, pois
isso é um GRANDE problema a ser invertigado. Não só com
os Bombeiros mas como também na PM e Polícia Civil. Quando eu ainda
era aluno na faculdade, fizemos um trabalho sobre falta de preparação
física e de aulas de defesa pessoal na Polícia Militar e o que
isso gerava em relação à uma maior dependência do
uso do armamento. Fomos criticados e boicotados, pois na verdade ninguém
se interessa pela melhoria do serviço. Pense bem: se haverá aulas
de educação física, terão que contratar profissionais
para ministrá-las e isso significará mais gastos públicos,
etc.
Bibliografia? Não conheço nada sobre isso.
Nas forças armadas sim, existe até a obrigatoriedade da educação
física militar, mas em termos de forças auxiliares, nunca li a
respeito.
Atenciosamente. Fernando Barreiro
1289. Aspectos psicológicos do karatê no
exame de faixa - 02/11/2004
Estou me graduando e tenho que escolher um tema para a minha tese de conclusão
de curso, eu pensei em estudar sobre os aspectos psicológicos do karatê no
exame de faixa, campeonato e/ou durante o treino. Qual a opinião de
vocês e se já há algo publicado sobre esse assunto ou algum
trabalho científico sobre o karatê. Mariana de Camargo
Olá Mariana, quem lhe retorna é a nossa nova consultora Profa.
Ms. Márcia Pilla do Valle(currículo):
Mariana, Penso que os temas que pensaste para teu trabalho
são bastante interessantes. Te sugiro que optes por um deles, ficará mais
fácil de explorar (aspectos psicológicos no exame de faixa OU aspectos
psicológicos envolvidos na competição). Há um trabalho
de autoria de Fabio Gomes "Psicologia dos Esportes de Combate e Artes marciais" no
livro Psicologia do Esporte Aplicada (Katia Rubio, ed. Casa do psicólogo)
que seria um bom começo para te orientares.
1290. Onde comprar equipamentos recreativos - 04/11/2004
Onde posso comprar equipamentos como, piscina de bolinhas, cama elástica,
castelo, entre outros por um bom preço? Jonas Costa
Oi Jonas, veja a dica de nossos consultores:
Prof. Maurício Leandro (Choquito):
Caro JONAS, Tenho o contato de um excelente distribuidor
desse tipo de material. Ele atende pelo "codinome" CARECA: Telefone:
(11) 3326 - 0013 e o e-mail é: sac@distribuidoraaraujo.com.br. Peça
para falar com o Careca e diga que foi indicado pelo Choquito que trabalhava
no Hotel Estância Barra Bonita e hoje em dia está no Hotel Transamérica
Ilha de Comandatuba, pois nos encontramos nesses dois hotéis. Espero que
dê tudo certo. Qualquer dúvida basta escrever novamente.
Existem algumas casa de materiais infantis que vendem
esses produtos. Sugiro que você entre no site dos fabricantes. Sugiro alguns
aqui para sua pesquisa de preço.
http://www.corujinha.com.br
http://www.playpark.com.br
http://www.animamix.com.br
http://www.casadasbrincadeiras.com.br
Um Abração! Profº Maurício Choquito
Prof. Drdo. Jefferson Campos Lopes (currículo):
Jonas, como você mora no Guarujá acredito
que possa entrar em contato com a empresa Alegria, de Santos ou
tentar o departamento do SESC, pois eles são grandes compradores deste
material...ou senão entrar na internet e
navegar um pouco.
1291. Brincadeiras para desenvolvimento motor e da lateralidade
- 04/11/2004
Gostaria de receber brincadeiras para crianças de 07 à 17 anos
que possa ajudar no desenvolvimento de lateralidade, desenvolvimento motor
em forma de cooperação e competição. Nossa entidade
agradece. Maikel Renato Trombini
Olá Maikel, veja o que gentilmente respondem nossos consultores:
Prof. Maurício Leandro (Choquito):
Caro MAIKEL, Existem atividades nesse
site que promovem tais desenvolvimentos. São elas: Gato e Rato, Fugi-Fugi,
Pac Man, Graúda Aranha, Cara e Careta. Você encontra também
no site, uma ampla bibliografia para estudos e pesquisas. Qualquer dúvida
basta escrever novamente.
Um Abração! Profº Maurício Choquito
Prof. Drdo. Jefferson Campos Lopes (currículo),
veja o que ele nos traz:
Maikel, em primeiro lugar acho que você deveria
solicitar as atividades por faixas etária, pois estas
atividades variam de uma faixa etária para outra. Em segundo lugar,
as necessidades que você pede podem ser desenvolvidas de forma educativa,
recreativa e de treinamento, gostaria que indicasse qual faixa etária
e de que forma Mesmo assim vou indicar um livro para sua pesquisa inicial:
1. O lúdico na formação do educador: Santa Marli dos Santos
- Petrópolis, RJ: vozes, 1997.
1292. O estudo do lazer e turismo- 04/11/2004
Queria saber sobre uma bibliografia básica, artigos, sites ou qualquer
outro material que contenha o assunto específico sobre a tema " o
estudo do lazer" e " turismo e lazer " . Lucas Oliveira
Olá Lucas, vamos ver o que os consultores lhe aconselham:
Prof. Maurício Leandro (Choquito):
Caro LUCAS, Aqui mesmo no site da Cooperativa você encontra a bibliografia
referida e dicas de sites. Com relação a Turismo, indico www.estudosturisticos.com.br , é necessário
se cadastrar, mas contém diversos textos de professores e pesquisadores
com o assunto que você solicita. Qualquer dúvida basta escrever
novamente.
No link http://www.cdof.com.br/recrea10.htm fazemos
a Sugiro os livros:
MELO, Victor A de & ALVES,
Edmundo de D. Introdução ao Lazer. Barueri. Manole, 2003; / CAMARGO,
Luis O de Lima. O que é lazer?. São Paulo. Brasiliense, 1997. /
MARCELINO, Nelson Carvalho. Estudos do Lazer: Uma introdução. Campinas.
Autores Associados, 1996. / TORRES, Zilah Barbosa. Animação Turística.
São Paulo, Editora Roca, 2003.
Um Abração! Profº Maurício Choquito
Prof. Drdo. Jefferson Campos Lopes (currículo),
lhe indica:
Lucas, quanto a sua pergunta, acho que você pode
ir em algumas universidades e procurar nas monagrafias ou
teses sobre este assunto, mesmo assim vou indicar alguns livros:
1. Pimentel, Giuliano Gomes de assis. Lazer: fundamentos, estratégias
e atuação profissional-jundiaí,SP:Fontoura, 2003.
2. STIGGER, MARCO PAULO. ESPORTE, LAZER E ESTILOS DE VIDA: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO.Campinas,SP:autores
associados, 2002.
3. Cavallari, vinicíus ricardo. Trabalhando com recreação-
4 ed/ SP: ÍCONE, 2000.
Prof. Msdo. Ivan Eduardo de Abreu Arruda (currículo):
Olá Lucas, seguem algumas informações
a respeito. Espero ter contribuído.
1. PIMENTEL, GIULIANO. Lazer: fundamentos, estratégias e atuação
profissional. Jundiaí, SP: Fontoura, 2003.
2. AWAD, HANI. Brinque, jogue, cante e encante com a recreação.
Jundiaí, SP: Fontoura, 2004.
3. WATT, DAVID C. Gestão de eventos em lazer e turismo. Editora Bookman,
2004.
1293. A importância da recreação nos
hotéis-fazenda- 04/11/2004
Gostaria de uma ajuda sobre o tema do meu TCC, quero falar da importância
da recreação nos hotéis-fazenda, que sem a mesma não
teria o público que tem. A meu ver, muitos hóspedes vêm
ao hotel justamente por causa dos monitores. Alguma sugestão? Obrigadão.
Desde já! Um grande abraço. Rita Bittencourt - Tia Sorriso
Oi Rita, vamos ver a participação de nossos consultores:
Prof. Maurício Leandro (Choquito):
Gloriosa RITA, Desconheço bibliografia específica
sobre recreação em hotéis, porém a maioria dos livros
de recreação fazem uma abordagem sobre o assunto. Consulte: Trabalhando
com Recreação do Vinícius Ricardo Cavallari, que é sugerido
nesse site. Caso queira trocar idéias, me coloco à disposição,
visto que a base da minha experiência é em Hotéis. Faça
contato pelo site do www.tiochoquito.com.br .
No link http://www.cdof.com.br/recrea10.htm Sugiro
os livros: .
CAVALLARI, Vinicius
Ricardo, Trabalhando com Recreação- 4 ed. SP: ÍCONE, 2000;
/ PIMENTEL, Giuliano. Lazer, fundamentos, estratégias e atuação
profissional. Jundiaí. Fontoura, 2003. / TORRES, Zilah Barbosa. Animação
Turística. São Paulo, Editora Roca, 2003.
Qualquer dúvida basta escrever novamente. Um Abração!
Profº Maurício Choquito
Prof. Drdo. Jefferson Campos Lopes (currículo):
Seria interessante se você pudesse ir à UNICAMP
ou à USP para poder pesquisar sobre estes temas nas suas monografias e
teses. Mesmo assim vou indicar um livro para sua análise inicial:
1. Negrine, Airton. Recreação na hotelaria: o pensar e o fazer
lúdico.Caxiais do sul: educs, 2001.
2. Lazer: fundamentos, estratégias e atuação profissional.
Jundiaí, SP: Fontoura, PIMENTEL, GIULIANO.
Prof. Msdo. Ivan Eduardo de Abreu Arruda (currículo):
Bem Tia Sorriso, eis aqui algumas dicas de bibliografias.
Espero ter contribuído. Um abraço.
1. PIMENTEL, GIULIANO. Lazer: fundamentos, estratégias e atuação
profissional. Jundiaí, SP: Fontoura, 2003.
2. AWAD, HANI. Brinque, jogue, cante e encante com a recreação.
Jundiaí, SP: Fontoura, 2004.
1294. Gincanas em escolas- 04/11/2004
Gostaria de receber algo sobre gincanas em escolas, como: jogos, brincadeiras,
músicas, cantigas. Ana Bombom
Oi Ana, veja a dica dos colegas:
Prof. Maurício Leandro (Choquito):
Saborosa ANA BOMBOM, Aqui mesmo no site você encontra dicas de atividades,
letras de músicas e cantigas.
No link caso você se refira a sugestões de atividades
indico visitar o link http://www.cdof.com.br/recrea10.htm.
Caso você necessite de conceituações, sugiro que veja a bibliografia
indicada neste site. São livros como: AWAD, Hani Zehdi Amine. Brinque,
Jogue, Cante e Encante com a Recreação: Conteúdos de Aplicação
Pedagógica. Teórico/Prático. Jundiaí, Editora Fontoura,
2004. / CATUNDA, Ricardo. Recriando a recreação. Rio de Janeiro.
Sprint, 2002. / CAVALLARI, Vinicius Ricardo, Trabalhando com Recreação-
4 ed. SP: ÍCONE, 2000;
Entenda que GINCANA é uma atividade competitiva, onde
estão inseridas outras atividades que valem pontos a fim de que determinemos
a equipe campeã. Esta definição está em suma, é claro.
Indico que você adapte as atividades aqui encontradas, na realização
das Gincanas em Escolas. Bom trabalho ! Qualquer dúvida basta escrever
novamente.
Um Abração! Profº Maurício Choquito.
Prof. Drdo. Jefferson Campos Lopes (currículo):
Ana, quanto a música e as cantigas existem livros
específicos... Seria interessante você entrar em alguns sites de
empresas que vendem este produto...quanto às brincadeiras, gincanas e
jogos vou indicar para você alguns livros:
1. Trabalhando com recreação- 4 ed. SP: ÍCONE, 2000. Cavallari,
Vinicius Ricardo.
2. Lazer: fundamentos, estratégias e atuação profissional.
Jundiaí, SP: Fontoura, PIMENTEL, GIULIANO.
3. Manual de Jogos cooperativos - Jim Deacove - Projeto Cooperação-
2002
1295. Apostilas para educação do profissional
de recreação- 04/11/2004
Gostaria de saber se vocês têm alguma informação
sobre a venda de apostilas para um curso de recreação. Tenho
procurado bastante, porém sem muito sucesso. Encontrei algumas, mas
elas normalmente são baseadas muito em brincadeiras... não falam
sobre como lidar com as empresas que contratam os serviços, nem sobre
o perfil do recreador, sua postura profissional, entre outros fatores que muitas
faculdades não se preocupam em aplicar mas que no fundo, no meu ponto
de vista, são muito importantes. Se puderem me ajudar... ficaria muito
grata. Abraços a todos! Ana Paula
Oi Ana, vamos ver o que nossos caros consultores lhe sugerem:
Prof. Maurício Leandro (Choquito):
Colega ANA PAULA, Desconheço quem venda a apostila
de um curso. Normalmente as apostilas são entregues aos alunos de cursos
específicos de Recreação. Ministro cursos há 04 anos
e sempre dispomos de momentos para tratarmos de assuntos como postura e perfil.
Inclusive, todos os meus colegas professores de Cursos de Recreação
falam também sobre a postura. Estratégia de venda realmente não é muito
trabalhada em cursos, mas há profissionais tocando nesse assunto também.
Temos aulas programadas com alguns temas da sua sugestão e você pode
fazer contato pelo site www.tiochoquito.com.br que
podemos nos corresponder para que te passe um material específico.
Um Abração! Profº Maurício Choquito
Prof. Drdo. Jefferson Campos Lopes (currículo)
aconselha:
Quanto as apostilas não conheço nenhuma,
apenas as que são vendidas em cursos específicos... quantoa sua
outra pergunta vou indicar alguns livros que talvez possam te ajudar:
1. Recreação na hotelaria: o pensar e o fazer lúdico.
Caxiais do sul: educs, 2001. Negrine, Airton.
2. Lazer: fundamentos, estratégias e atuação profissional.
Jundiaí, SP: Fontoura, PIMENTEL, GIULIANO.
Prof. Msdo. Ivan Eduardo de Abreu Arruda (currículo):
Olá Ana Paula, minha conterrânea de Jundiaí,
o que posso fazer é indicar algumas bibliografias referentes ao recreador,
aliás, são duas bibliografias da nossa terra também. Espero
ter auxiliado desta forma. Um abraço.
1. PIMENTEL, GIULIANO. Lazer: fundamentos, estratégias e atuação
profissional. Jundiaí, SP: Fontoura, 2003.
2. AWAD, HANI. Brinque, jogue, cante e encante com a recreação.
Jundiaí, SP: Fontoura, 2004.
3. MIAN, RÓBSON. Monitor de recreação: formação
profissional. Ed textonovo, 2003. (esse também é
de Jundiaí)
1296. Colônias de férias
e atividades para clubes- 04/11/2004
Gostaria de receber algumas informações sobre colônias
de férias e atividades para clubes. Frederico Mendanha
Oi Frederico, vamos ver as referências dos nossos colegas:
Prof. Maurício Leandro (Choquito):
Amigo FRED, Você pode saber mais informações sobre colônia
de férias consultando livros que estão na bibliografia
da Cooperativa. Sobre clubes, desconheço literatura específica,
mas a maioria dos livros aborda tal tema. Espero que te ajude. Qualquer dúvida
basta escrever novamente. Um Abração!
Profº Maurício Choquito
Prof. Drdo. Jefferson Campos Lopes (currículo):
Frederico, vou indicar alguns livros para sua pesquisa:
1. Lazer: fundamentos, estratégias e atuação profissional.
Jundiaí, SP: Fontoura, PIMENTEL, GIULIANO.
2.Trabalhando com recreação- 4 ed. SP: ÍCONE, 2000. Cavallari,
Vinicius Ricardo.
Prof. Msdo. Ivan Eduardo de Abreu Arruda (currículo):
Olá Frederico, relaciono aqui algumas bibliografias
atualizadas referentes á Colônia de Férias:
1. PIMENTEL, GIULIANO. Lazer: fundamentos, estratégias e atuação
profissional. Jundiaí, SP: Fontoura, 2003.
2. AWAD, HANI. Brinque, jogue, cante e encante com a recreação.
Jundiaí, SP: Fontoura, 2004.
Leia mais:
Colônias de Férias
Colônia de Férias
para condomínio
Colônia de Férias
em Escola
Recreação em Clubes
1297. Periodização no Tênis
- 05/11/2004
Eu tenho um trabalho da disciplina Teoria do Treinamento Desportivo sobre "periodização
de treinamento" onde gostaria estar fazendo sobre o Tenis Só que
nas minhas pesquisas tenho encontrado pouco material de periodizaçao
sobre o Tênis, praticamente não encontro exemplos. Gostaria de
saber se tem como me passar alguma dica deste material ou exemplos de periodizaçao
ou mesmo indicar algum lugar onde possa estar fazendo esta pesquisa. Muito
obrigado pela atençao. Edmar Junqueira
Edmar, quem gentilmente lhe retorna é o nosso consultor Prof. Esp. Cristiano
Araujo Dias (currículo),
veja:
Olá, Edmar, realmente ficaria muito difícil
você encontra exemplos de periodização sobre tênis,
a sugestão é que você monte uma seguindo algumas dicas:
- Analisar o desporto, as valências físicas mais relevantes;
- Verificar o tempo do inicio do treino até a competição;
- Verificar o local, o clima, altitude, onde ocorrerá;
- Avaliar a principal valência a ser trabalhada, a qual o atleta tem
menor eficiência;
- Objetivar em cima desses tópicos para alcançar a melhoria do
Atleta.
1298. Musculação
no treinamento para peteca - 05/11/2004
Quais os tipos de exercícios de musculação são
indicados para a prática de PETECA, sendo um esporte de competição
que cresce a cada dia no Brasil. Leandro
Oi Leandro, vamos ver a opinião de nosso consultor Prof. Esp. Cristiano
Araujo Dias (currículo):
Olá, Se analisarmos o esporte, observaríamos
que o praticante necessita ter um bom condicionamento aeróbio, resistência
anaeróbia lática, explosão muscular, resistência muscular
geral e os principais músculos utilizados. Seria ideal desenvolver essas
capacidades, relacionadas à musculação, com exercícios
que se aproximem ao máximo do esporte, ou seja, fazer uma análise
biomecânica do esporte, ex.: Pullover (polia), Testa em pé (polia),
agachamento, e desenvolver os músculos auxiliares dos movimentos do esporte,
ombros, lombares, bíceps. Isso com a periodização das valências
e os métodos utilizados para desenvolvê-las, força explosiva,
método de choque, resistência muscular, drop set, bi-set. ok
1299. Sistemas energéticos
utilizados no handebol - 05/11/2004
Estou desenvolvendo um trabalho de Fisiologia do Exercício enfocando
os sistemas energéticos. Gostaria de saber como funciona ou qual o sistema
predominante em uma partida de handebol? Desde já agradeço. Victória
Ribeiro
Victória, contamos com o Prof. Esp. Cristiano Araujo Dias (currículo)
para responder a questão:
Olá, o handebol, é um desporto muito dinâmico,
que alterna com muita variação os movimentos, mas perceba que geralmente
os movimentos são médios, curtos ou explosivos até mesmo
pela dinamicidade do desporto, se inter-relacionarmos os sistemas energéticos:
ATP-CP (ANAERÓBIO ALÁTICO) - 10 SEG - MOVIMENTOS EXPLOSIVOS -
ARREMESSO
GLICOLITICO (ANAERÓBIO LÁTICO- 10 SEG A 3 MIN - CORRIDAS EM VELOCIDADES
- CONTRA-ATAQUE
OXIDATIVO (AERÓBIO) - ACIMA DE 3 MINUTOS - RECUPERAÇÃO
1300. Prova física
para concurso de delegado federal - 05/11/2004
Prezado (a) Sr (a), Peço, cordialmente sugestão(orientação)
de um profissional da área, para que eu possa adquirir condição
física suficiente para ser aprovado (bem colocado) no concurso de delegado
federal, onde as provas de aptidão físicas estão elencadas
no site www.cespe.unb.br, que em suma
são: barras (estas que eu tenho maior dificuldade), pulo, natação
e corrida. Como conseguir em 50 dias aumentar quantidade de barras ? É mais
fácil as barras supino ou inversa ? Os braços tem que ficar próximos
ou afastados ? Antecipadamente, agradeço a atenção. Maurício
Olá Maurício, indicar um profissional não podemos, mas
poderá contar com qualquer profissional de educação física
especializado em musculação. Geralmente eles estarão preparados
para analisar seus exercícios e ajudá-lo a treinar para a prova.
Também solicitamos a ajuda de consultores e recebemos um retorno do
Prof. Esp. Cristiano Araujo Dias (currículo)
quem diz o seguinte:
Olá Mauricio, em relação das barras,
as braços mais próximos facilitam, porque aumentam o auxílio
dos bíceps, e melhoraria com a palma da mão voltada para você,
pois em pronação aumentaria a utilização dos músculos
do ante-braço. Termo de treinamento:
1 - analise quantas barras pode fazer, RM (repetições máximas);
2 - compare quantas barras precisa fazer;
3 - com isso, calcule quantas barras precisa aumentar e quantos dias têm
para isso;
4 - aumente a força pura dos músculos enfocados no exercício
de musculação utilizando movimentos semelhantes a barras, (puxador
fechado, rosca fechada).
5 -treine com número de 2-4 repetições a menos do que
consegue, coloque peso a mais (utilize anilha com borracha, para segurá-la),
faça 3-5 vezes.
1301. É possivel fazer uma periodização
de musculação para fins estéticos em quatro meses? - 05/11/2004
- Thiago Lins
Oi Thiago, vamos ver o que pensa o Prof. Esp. Cristiano Araujo Dias (currículo):
Sim, analise o que melhorar nesses 4 meses, faça uma avaliação
e conheça a composição corporal e funcional, observe qual
parte do corpo que deseja melhorar e selecione os exercícios e métodos
específicos ao que enfocar. Então veja os números de treino
que irão ocorrer nesse período de tempo e faça a periodização
enfocada nos seus objetivos. Obs.: não cometa o erro de querer enfocar
duas coisas ao mesmo tempo de características diferentes. Ex.: aumentar
o peso e diminuir gordura.
1302. Potência muscular dos homens x mulheres - 05/11/2004
Qual a diferença entre potência muscular dos membros inferiores
das mulheres para os dos homens? Qual essa diferença em relação
a força? Pollyanna
Olá Pollyanna, vejamos:
Prof. Esp. Cristiano Araujo Dias (currículo):
Relacionado a força muscular do MMII, a força
maior masculina se deve ao maior número de fibras de contração
rápidas em comparação com as mulheres. Lógico que
também podem ocorrer casos inversos, sendo mais difíceis. OK
Leia mais:
Homens x Mulheres
Musculação para Mulheres
Diferença no treinamento
para Mulheres
1303. Fortalecendo ombro com bursite de atleta de handebol
- 05/11/2004
Gostaria de saber que tipos de exercícios de fortalecimento podem ser
feitos para atletas que praticam handebol e que já possuem uma bursite
no ombro? OBRIGADA. Lígia Oliveira
Olá Lígia, isso é praticamente impossível fazer
pela internet, pois esse atleta precisa ser avaliado pelo médico e saber
qual é realmente o diagnóstico para, então observar-se
as limitações e prescrever exercícios. Mas vamos ver o
retorno e aconselhamento do Prof. Esp. Cristiano Araujo Dias (currículo)
para sua questão:
Depende de como está a lesão, mas procure
não fazer movimentos articulares, pois poderá aumentá-la,
procure recuperar as condições normais, com exercícios isométricos
em varias angulações para poder após essa fase de recuperação
intercalar com exercício dinâmicos.
1304. Primeiros socorros para a gestante durante o treinamento
- 06/11/2004
Gostaria de saber quais são as recomendações, em se tratando
de primeiros socorros, que nós profissionais de E.F. devemos saber para
estarmos atentos durante o treinamento com as gestantes? Diana Primo
Prof. Fernando Barreiro(currículo):
Procedimentos de emergência ginecológica e obstétrica.
1 - a prioridade será sempre a gestante.
2 - em caso de hemorragias genitais, deite-a com os MMII elevados e apoiados
na parede(+ ou - 30cm) e aplique gelo sobre o ventre, ou seja, na região
dos pêlos pubianos, enquanto aguarda o transporte para a unidade hospitalar.
3 - em casos de tontura e ou desmaios, atenda-a como qualquer outra pessoa,
lembrando que a remoção de uma gestante para a unidade hospitalar
será sempre necessária.
4 - em caso realmente dela desmaiar e você ficar aguardando uma ambulância,
ou queira levá-la em seu veículo desmaiada, é importantíssimo
que ela seja colocada em decúbito lateral esquerdo, pois melhora e facilita
a hemodinâmica.
Se a gestante ficar tonta por hipoglicemia como podemos proceder?
Por ela ter muitos problemas por causa do aumento de insulina na gestação
não seria necessário ir ao hospital nesse caso? Isso aconteceu
comigo no meio da malhação...na musculação, então
eu tive que me sentar de tanta vertigem. O que seria recomendado ao professor
fazer ? Diana Primo - Profa. de Educação Física.
Está tonta? Deite-a, eleve os MMII (+ ou - 30cm) e
a deixe relaxar. Vigie a vítima para saber se ela continua consciente,
caso desmaie, lateralize-a para a esquerda. Melhorou? Viu como emergência é fácil
e prático. Como a vida. Nós é que complicamos certas coisas.
CDOF: Segundo o American
Institute of Preventive Medicine, (Acessado em 12/06/2004), existem algumas
recomendações importantes no caso de desmaio: Desmaio é uma
breve perda de consciência. A pessoa que desmaia pode ficar neste estado
por alguns segundos até uma hora. Existem muitas razões para que
isso acontece, dentre elas:
- Queda de açúcar no sangue (hipoglicemia), o que é comum
na gravidez;
- Anemia;
- Qualquer situação onde ocorra uma perda rápida de sangue.
Isso pode acontecer no caso de perda interna de sangue, como úlcera
peptídica, tubária (gravidez) ou ruptura de ovário cístico
nas mulheres;
- Problemas circulatórios ou cardíacos como disritmia cardíaca,
ataque cardíaco;
- Insolação;
- anorexia, bulimia;
- choque tóxico;
- mudança rápida de posição do corpo como se levantar
rapidamente (hipotensão postural);
- Excesso de dor;
- Estresse emocional súbito ou medo;
- Ansiedade;
- Sintomas de alguns medicamentos em excesso como: tranquilizantes, para baixar
a pressão arterial alta, antidepressivos
Ainda podem aumentar o risco de desmaio em caso de climas
muito quente e húmido, em locais muito fechados ou ter consumido muito álcool.
E após o desmaio a vítima pode:
- Sentir medo;
- Ficar tonta;
- Ver bolinhas;
- Sentir náusea.
Algumas recomendações para se fazer com vítimas
de desmaio:
- Ampare a vítima antes que ela desfaleça;
- Deite-a com a cabeça mais baixa do que o coração. Eleve
os MMII (+ ou - 30cm). Se a vítima puder deitar imediatamente, deve-se
evitar que ela perca a consciência.
- Gire a cabeça da vítima para o lado para que sua língua
não enterrompa a passagem do ar na garganta;
- Libere as roupas apertadas da vítima;
- Humideça a face e pescoço da vítima com uma toalha;
- Mantenha-a aquecida, especialmente se o ambiente estiver frio;
-
Alguns conselhos para se evitar:
- Não bata ou balance a vítima que acabou de desmaiar;
- Não tente que a vítima coma ou beba qualquer coisa, nem mesmo água,
até que ela recobre totalmente a consciência;
- Não permita que a vítima se levante até que a fraqueza
passe. Então, observe-a por alguns minutos para se ter certeza de que
ela não vai desmaiar novamente.
1305. Massagem cardíaca no ex-zagueiro do São
Caetano - 08/11/2004
Professor, sem querer ser antiético e nem lhe colocar em um situação
constrangedora, mas o senhor viu a massagem cardíaca feita no zagueiro
Serginho do São Caetano? Eu vi e aqui vai meu protesto, o massagista,
pasmem sim o massagista massageando o peito enquanto o médico insuflava
o pulmão do jogador, detalhe que ao mesmo tempo, se não estou
errado, essa massagem não teve nenhum efeito, por favor esclareça
minha dúvida? Silvino Neto
Oi Silvino, vamos ver a opinião do Prof. Fernando Barreiro(currículo):
Acho que vou ficar rico respondendo à essa pergunta.
Deve ter passado de 300 pessoas que já me questionaram sobre o ABSURDO
que o Brasil assistiu pela TV.
Vamos lá:
1 - Serginho estava vivo no início do atendimento, portanto, não
havia motivo de fazer RCP.
2 - Mesmo que houvesse PCR, o que fizeram foi qualquer coisa, menos RCP, por
todos os erros que presenciamos.
3 - Não se realiza RCP em dupla, muito menos sem sincronia.
4 - Ficou claro o despreparo de todos que atenderam o atleta em campo.
5 - A ambulância estava trancada e as chaves não estavam disponíveis
imediatamente, por esse motivo, o desfibrilador não foi usado de imediato.
6 - Se o ato médico é para isso, ou seja, o direito de fazer
besteiras, então que seja aprovado. Nós, profissionais da área
da saúde, mas de "outras carreiras", como os médicos
constumam se referir, não fazemos questão de compartilhar desses
absurdos!!
Atenciosamente. Fernando Barreiro (Professor de Educação Física
com muito orgulho - Paramédico por acaso)