Dom, 6/12/09 18:26
PERGUNTAS E RESPOSTAS ANTERIORES
AO CDOF RESPONDE
CONSULTORIA GRATUITA CDOF
Obs: para procurar pelo tema utilize o sistema
de busca
1583.
Os suplementos alimentares são anabolizantes ? - 27/04/2005
Eles causam mal a saúde? Rei
Rei, a Nut. Msda. Patrícia Lovatel Acioly
(currículo)
esclarece:
Olá Rei, os suplementos alimentares
são produtos utilizados com a finalidade de otimizar a performance atlética,
ou seja, melhorar os resultados esportivos. Os suplementos alimentares são
indicados para aqueles atletas que não conseguem atingir sua necessidade
energético-proteica através de uma alimentação balanceada,
devido a densidade calórica elevada, o volume alimentar e/ou período
de treinamento. Para que o atleta obtenha o resultado esperado e nenhum efeito
indesejável, a suplementação deve ser bem orientada e para
isso é importante que procure um nutricionista. Abraços,
Nut. Patrícia Acioly
Leia
mais:
Suplementos
e quando ingerí-los
1584. O que faço para uma queima de gordura mais
rápida? - 27/04/2005
O que faço para uma queima de gordura mais
rápida? Tomar vinagre funciona mesmo? kaquinho
Kaquinho,
a Nut. Msda. Patrícia Lovatel Acioly (currículo)
gentilmente lhe responde:
Olá Kaquinho. Para
melhorar a queima de gordura você deve conversar com seu professor
de musculação para que este prescreva além dos exercícios
de resistência muscular também os exercícios aeróbios
(caminhar, pedalar, correr, dançar entre outros) que ajudam na oxidação
das gorduras corporais. Outro ponto de fundamental importância é o
tipo de alimentação que você adota. Sempre que houver déficit
calórico você ira utilizar a gordura (reserva), portando evite alimentos
ricos em gordura (frituras, embutidos, molhos) e em açúcar (sorvete,
chocolate entre outros) que possuem alta densidade energética; evite bebidas
alcoólicas (calorias vazias). Inclua carboidratos complexos (cereais integrais);
consuma frutas e verduras com regularidade; prefira carnes magras (assadas ou
grelhadas); e procure ingerir água, pelo menos 2 litros ao dia. Abraços,
Nut. Patrícia Acioly
1585. Tabela de composição
de alimentos - 27/04/2005
Gostaria de
saber se existe uma tabela com classificação dos alimentos bem
como
sua divisão em carboidratos e proteínas e a porção
em gramas com valor calórico. Obrigado. Sidnei
Sidnei, temos uma tabela de calorias apenas que pode ser que lhe ajude em TABELA
de CALORIAS DOS ALIMENTOS .
Nossa
coordenadora de Nutrição Nut. Msda. Patrícia Lovatel Acioly
(currículo) lhe indica o
seguinte:
Olá Sidnei. Existem inúmeras tabelas sobre a
composição dos alimentos, até mesmo na internet
você acha. Procure em sites de busca com o termo composição
dos alimentos. Abraços, Nut. Patrícia Acioly
1586. Várias tentativas
de emagrecer me deixaram deprimido,
o que fazer?- 27/04/2005
GOSTARIA DE PEDIR AOS CONSULTORES O QUE UM GORDINHO COMO EU DEVE FAZER QUANDO
VAI AO ARMÁRIO E VÊ PILHAS E PILHAS DE ROUPAS MAS NENHUMA CERVE,
TENTEI VÁRIAS DIETAS MAS SEM RESULTADO, ESTE PAPO DE NUTRICIONISTA QUE
VEM COM DIETAS PRONTAS PARA TODAS AS PESSOAS QUE
A PROCURAM NÃO ESTÁ COM NADA, ANTES DE TENTAR EMAGRECER PRECISO
DE MOTIVAÇÃO, ONDE POSSO BUSCAR ISSO? JÁ QUE VÁRIAS
TENTATIVAS ME DEIXARAM DEPRIMIDO? - O USO DE FLORAIS, PODE AJUDAR A EMAGRECER?
COMO ELES AGEM NO ORGANISMO? NÃO ESTOU QUESTIONANDO UMA OU OUTRA MARCA,
MAS SIM O EFEITO DELES NO ORGANISMO. Everton
Everton,
a Nut. Msda. Patrícia Lovatel Acioly (currículo)
retorna o seguinte:
Olá, EVERTON. Sua angustia é compartilhada por
muitas pessoas que buscam perder peso. Gostaria de esclarecer que as Nutricionistas
não vêm com dietas prontas, como você afirmou. Nós
orientamos para que os clientes (magros ou com excesso de
peso) adotem uma alimentação saudável e também que
o ganho de peso não ocorreu de um dia para o outro, e sim durante muitos
meses ou até anos de hábitos alimentares não muito adequados.
Portanto, é importante que você saiba que a perda de peso é lenta
e gradual, e exige que você mude alguns hábitos de vida. Procure
fazer exercícios físicos e adote uma alimentação
saudável.
Quanto ao uso de florais, ele pode ser benéfico se bem orientado (procure
um especialista). Abraços, Nut. Patrícia Acioly
1587. O que significa políticas públicas
de
lazer ? - 27/04/2005
Gostaria de saber o que vem a ser políticas
públicas de lazer ? Ariadne Ribeiro
Olá , o Prof. Drdo. Jefferson
Campos Lopes(currículo)
esclarece:
São as formas de como o lazer está numa esfera
de importante significação na vida em sociedade, vendo-o como um
momento em que os trabalhadores também se constroem histórica,
social e culturalmente, pelo seu conteúdo, pelos valores que são
experimentados, pelas atitudes vividas e, fundamentalmente, pela relação
cidadã que pode ser estabelecida com esse (STIGGER, 1998, p.87).
Leia
este livro: políticas públicas setorias de lazer - Nelson Carvalho
Marcelino
1588.
A criança e os brinquedos populares - 27/04/2005
Gostaria
que enviasse para mim algum artigo para ler sobre o tema : A criança e
os brinquedos populares. Obrigado!! Carlos Victor
Olá Carlos, veja o que nos trazem os colegas:
Prof.
Maurício leandro (Choquito)
sugere:
Olá Carlos Victor! Aproveite a resposta
do Profº Drdo. Jefferson e veja também este texto muito interessante
da psicóloga de Campinas Maria do Rosário S. de Souza que trata
deste assunto que solicita. Ele pode ser encontrado no site do Tio Bill: www.tiobill.com.br !
Grato pela participação e aguardo novas questões! Boa Sorte!
Profº Mauricio "Choquito"
Prof.
Drdo. Jefferson Campos Lopes(currículo)
sugere os seguintes sites:
Procure nos sites da fundação Joaquim Nabuco
e na ABRINQ.
Leia mais:
Brincadeiras Populares - LAB. DE BRINQUEDOS
E MATERIAIS PEDAGÓGICOS - USP
1589.
Pára-quedas grande e colorido - 27/04/2005
Gostaria
de obter informações sobre aquele Pára-quedas grande e colorido,
usado na recreação, tais como medidas, material utilizado na confecção
do mesmo, etc. Desde já obrigado. João Viana
Olá João, o Prof.
Drdo. Jefferson Campos Lopes(currículo)
sugere:
Aqueles pára-quedas foram muito utilizados na segunda
grande guerra mundial - Você deve conseguir algumas informações
junto aos grupos que fazem paraquedismo ou escolas desse gênero.
1590.
Recreação na praia- 27/04/2005
Nos
atuais trabalhos de recreação, existe algo sobre "recreação
na praia"? Celle
Olá Celle, o
Prof. Drdo. Jefferson Campos Lopes(currículo)
lhe retorna o seguinte:
Este tipo de recreação
não é nova, é uma adaptação das atividades
ao meio natural que é a praia com suas atividades de esportes, caminhadas,
eventos e shows...é preciso realizar um bom planejamento para tal.
1591.
Qual e a relação entre recreação e lazer sob contexto
educacional ?- 27/04/2005
Meu tcc na
universidade de sorocaba é a respeito de lazer e recreação.
Tenho as definições sobre os principais sociólogos a respeito
de lazer, mas sobre recreação me vem muitas dúvidas. Qual
e a relação entre eles, e quais as diferenças no contexto
educacional. Janine Sampaio
Olá Janine, o Prof. Drdo. Jefferson
Campos Lopes(currículo) pensa
o seguinte:
Bem acho um pouco complicado você só buscar esta
relação através dos sociólogos, pois os mesmos estudam
a sociedade como forma de evolução. Partindo
assim que o lazer é um estado de espírito individual ou grupal
e
recreação é o meio para atingir este fim. No contexto educacional
a maior diferença deve ser como eles serão conduzidos no processo
de ensino-aprendizagem, ou seja, realizar uma atividade lúdica sem um
objetivo
final é fazer que com esta ferramenta seja perdida para simplesmente deixar
as crianças felizes. Leia um pouco este livro: Desporto e tramas sociais
- ângelo vargas e Esporte - historia e sociedade - Marcelo Proni
1592.
Qual a importância e classificação dos jogos recreativos
?-
27/04/2005
Eu gostaria de uma definição
de qual a importância dos jogos recreativos. E qual a classificação
dos jogos? William Pantolfi
Olá William,
os consultores gentilmente retornam a você o seguinte:
Prof.
Maurício leandro (Choquito):
Olá Willian!
A importância dos jogos
recreativos está descrita neste site no início da página
de Recreação, onde descreve
quais são os objetivos da Recreação. A recreação
se torna importante a partir dos objetivos que ela se propõe alcançar
e o faz! Com relação à classificação dos jogos,
você pode ler :
- PIMENTEL, Giuliano. Lazer, fundamentos, estratégias
e atuação profissional. Jundiaí. Fontoura, 2003, que está bem
descrito. Há outros autores que falam sobre isto de uma maneira mais sucinta,
mas este livro que indico é uma ótima pesquisa. Grato pela
participação e aguardo novas questões! Boa Sorte! Profº Mauricio "Choquito"
Prof. Drdo.
Jefferson Campos Lopes(currículo)
esclarece:
A sua importância deve-se ao fato de que os jogos recreativos
fazem um papel de um estado de lazer onde este processo possa gerar um bem-estar
físico e mental para o indivíduo. Na minha classificação
os jogos são: JOGOS DE EXPERIMENTAÇÃO, FUNÇÕES,
SENSORIAIS, MOTORES, AFETIVOS, INTELECTUAIS, IMAGINAÇÃO, INDIVIDUAIS,
COLETIVOS e cooperativos.
1593.
Recreação com deficientes físicos
e mentais - 27/04/2005
Preciso de auxílio
para realização de um trabalho sobre recreação com
deficientes físicos e mentais. Paula Elizângela
Olá Paula, o Prof. Drdo.
Jefferson Campos Lopes(currículo)
sugere:
Seria interessante você entender mais um pouco sobre
o assunto. Faça as leituras desses autores para começar: Elisabeth
Becker e Reinaldo Soler
1594.
Em caso de acidente, há obrigatoriedade da permanência de um fisioterapeuta
no local ?- 29/04/2005
Gostaria de saber
da obrigatoriedade (ou não) da permanência de um fisioterapeuta
em uma grande academia, numa companhia e em caso de acidente como quebrar um
dedo
qual o atendimento devido. Obrigado. Jucy
Jucy,
vamos ver o que nos retorna o Prof. Fernando Barreiro (currículo):
Olá Jucy. Vamos primeiramente vamos explicar algumas
coisas:
1 - não existe tal lei.
2 - o fisioterapeuta certamente
não é o profissional adequado para a eventualidade de um acidente,
até porque a maioria das faculdades de fisioterapia nem oferecem a disciplina
Primeiros Socorros como obrigatória no currículo.
3 - se alguém
tem que prestar o primeiro atendimento à vítima, que seja o profissonal
de Educação Física presente.
4 - quem te disse isso sobre
obrigatoriedade?
Atenciosamente. Fernando Barreiro
1595.
O curso de primeiros socorros, de acordo com o COREM-PB, é um curso livre
e de utilidade pública?- 29/04/2005
Tenho
uma empresa de prestação de serviços na área de primeiros
socorros em shows e eventos e de cursos. Estamos ministrando cursos de primeiros
socorros só que no momento estamos parados por que nos foi dito que tinhamos
que ter uma autorização do MEC para emitir os certificados. Pergunto:
O curso de primeiros socorros de acordo com o COREM-PB é um curso livre
e de utilidade pública? (...) Sou técnico de enfermagem e acadêmico
de enfermagem. grato! Brasileiro
Brasileiro,
o Prof. Fernando Barreiro (currículo)
lhe informa o seguinte:
Não conheço qualquer impedimento sobre isso.
Inclusive sou proprietário de uma empresa de ensino
e treinamento e não conheço tal determinação do MEC,
exatamente pelo motivo que você alega, ou seja, é um curso livre.
Fernando
1596.
O profissional paramédico, na França, precisa ser portador de diploma
de nível superior? -
29/04/2005
Estou no último ano da graduação em enfermagem em SP e de
partida para a França, a trabalho em janeiro, mas não como enfermeiro.
Soube, através de uma entrevista na net que o profissional
paramédico, na França, precisa ser portador de diploma de nível
superior. Sei que devo validar meu diploma naquele país, a dúvida é:
como devo proceder para atuar como paramédico na França?
Uma médica me disse que no último congresso de UTI que participou,
um paramédico relatou que há um curso equivalente a uma graduação
de 5 anos, específico para formação de paramédico,
não é medicina e não é enfermagem, essa informação
procede?Anderson Spindola
Anderson, em atenção a sua
questão o Prof. Fernando Barreiro (currículo)
lhe informa o seguinte:
Bem, vamos ver se posso te ajudar. Existem praticamente
dois sistemas de atendimento
de emergência pré-hospitalar no mundo. O modelo americano, que utiliza
pessoas que fazem o Curso de Formação de Paramédicos, que é o
meu caso e o sistema Francês, que somente utiliza enfermeiros
e médicos, os quais são obrigados a fazer um curso de atendimento
de emergência pré-hospitalar, que é praticamente a mesma
coisa
num e noutro. O que pode variar é legislação pertinente à cada
país. Detalhes sobre esse curso eu não tenho porquê minha
formação é a do modelo americano, mas sei que para validar
seu certificado, aliás, isso serve para qualquer situação
de viagem exterior, você precisa primeiramente de um tradutor juramentado,
que irá colocar seu certificado de enfermagem em francês para que
possa ser aceito.
Creio que o consulado da França em sua cidade
ou talvez em SP capital possa lhe orientar. Pode ser também pela internet,
se você dominar o francês e puder consultar a embaixada
da França em Brasília. Creio que assim você conseguirá alguma
informação. Espero ter colaborado. Atenciosamente
Fernando
Barreiro
1597.
Alternativas de premiações nas escolas / Diversificação
no enfoque das gincanas escolares - 29/04/2005
Gostaria de saber como vocês fazem com premiações para os
alunos, as vezes a escola não dispõe de recursos para premiá-los,
e também qual o enfoque que vocês dão as gincanas de um ano
para o outro para que não fiquem repetitivas. Gostei muito de site. Um
abraço, desde já agradeço. Professor Chico Cref 001096-MG
Olá Prof. Chico, o
Dr. Eduardo Vela Lombardi de Moraes(currículo)
contribui respondendo o seguinte:
Meu caro amigo Francisco, algumas alternativas tem dado
resultado quanto à questão da premiação, alertando
para o fato, que a premiação poderá ser realizada
não só para o produto final mais também para o processo,
sempre atento para a faixa etária em questão. Podemos ter como
alternativa
a premiação com certificados (com a mudança da cor ou não
para as diferentes posições no torneio ou para outros objetivos).
Poderá ser elaborado com os alunos alguns materiais que servirão
de premiação na troca com outros companheiros ou ainda ser cobrado
um valor mínimo (dependendo da política da escola e da idade dos
alunos), para que se possa comprar algum tipo de premiação.
Em relação à segunda pergunta uma maneira
de diversificar as gincanas é elaborar atividades temáticas, Ex:
gincana do índio, do dia do trânsito, da saúde, do meio ambiente,
entre outras sempre caracterizando o ambiente e a própria gincana.
1598.
Como montar uma escola de esportes- 29/04/2005
Sou professora do ensino fundamental I e gostaria de saber como montar uma escola
de esportes e o projeto propriamente dito; existe algum livro ou site para pesquisa?
Rosana
Olá Rosana, o
Dr. Eduardo Vela Lombardi de Moraes(currículo)
lhe traz o seguinte:
Rosana o conceito de escola de esportes é bastante discutido,
pois dependendo da faixa etária podemos trabalhar o esporte como um meio
para se desenvolver a psicomotricidade da criança
ou um fim, com técnicas, estratégias e movimentos específicos.
O que te proponho é dividir suas turmas da seguinte forma:
4/6 anos- turma um, com um trabalho diferenciado voltado a psicomotricidade enfatizando
o lúdico, tendo o esporte como um meio, diversificando entre atividade
individuais (atletismo, tênis, natação, capoeira...) e coletivas
(futsal, voleibol...).
7/ 9 anos
- turma dois, com um trabalho ainda lúdico, com uma ênfase um pouco
mais esportivista e generalista, no sentido de iniciar uma elaboração
mais refinada dos movimentos, mais sem perder de vista o desenvolvimento global
da criança.
10/ 12 anos - uma maior refinada nos movimentos, relacionamentos e na esfera
cognitiva, no que diz respeito ao
entendimento de estratégias e táticas e uma maior orientação
ou direcionamento quanto a uma modalidade específica.
Leia mais:
Modelo
de Projeto
SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS:
Iniciação
Esportiva Universal- Grecco, Pablo Juan e também os livros em nossa
seção ESCOLA
1599.
O que fazer quando alunos não participam das aulas de esportes ?- 29/04/2005
Gostaria de saber como fazer com que o aluno se interesse pelas aulas de esportes
coletivos e porque é necessário trabalhar somente handebol, futebol,
voleibol etc. no 1° e 2° grau ? O
que fazer quando alunos não participam das aulas? Aguardo respostas. Grata,
Rachel T. Silva
Olá Raquel, o
Dr. Eduardo Vela Lombardi de Moraes(currículo)
sugere:
Rachel em primeiro lugar não é necessário
que trabalhemos somente com handebol, futebol, até porque o conteúdo
Educação Física descrita nos PCNs descreve como sendo Esportes,
jogos, lutas, ginástica, expressão corporal, atividades rítmicas
e conhecimento sobre o corpo, sendo ainda não só no âmbito
de execução dos movimentos, mas também do entendimento sócio-político-histórico
destes elementos. Tendo como referências estes conteúdos mais os
temas transversais, uma maneira de incluir mais os alunos nas diversas atividades
seria abrir os campos de atuação propondo atividade rítmicas,
expressivas, discussões quanto à mídia e o esporte, semana
da saúde, organização de campeonatos e eventos, entre outras.
Leia mais:
Competição
Infantil
1600.
Interferências psicológicas que a competição esportiva
escolar acarreta na criança - 29/04/2005
Gostaria
de saber quais as interferências psicológicas que a competição
esportiva escolar acarreta no desenvolvimento da criança. Também
gostaria de saber como trabalhar psicopedagogicamente estes fatores. Obrigada.
Thalita Santos
Olá Thalita, o Dr. Eduardo Vela Lombardi
de Moraes(currículo) gentilmente
responde:
Thalita, vários são
os fatores que poderíamos dissertar sobre estas questões, assim
como, qual idade está falando, que tipo de competição, qual
a ênfase dada pela competição, qual a ênfase dada pela
escola e pelos demais professores, pelas diversas formas de ver este mesmo assunto.
As consequências psicológicas podem ser traumatizantes ou pedagógicas.
Talvez uma maneira psicopedagógica de lidar com estes problemas é não
dar tanta ênfase ao produto final, ou melhor, a vitória, mais sim
ao processo e tudo o que aconteceu durante o período das competições
e tentar envolver um grande número de alunos neste evento, mesmo que não
sejam o participantes diretamente, mas poderão participar fazendo scalting,
relatório dos jogos, filmando, registrando em forma de arte, entre outras
coisas na medida do possível.
Leia mais:
Treinamento
para crianças e jovens
Veja também
artigos e perguntas da seção ESCOLA
1601.
Criança que não gosta de exercício físico, o que
fazer
? 29/04/2005
Tenho uma sobrinha de 10
anos e ela está acima do peso. Geneticamente ela tem tendência a
engordar, devido aos pais também estarem acima do peso ideal e não
terem qualquer afinidade com atividade física. Bem, eu tenho uma academia
de médio porte e gostaria de acompanhar minha sobrinha lá, pois
já tentamos diversos tipos de esportes, mas ela nunca deu sequência.
Gostaria de saber se é recomendável e que tipos de exercícios
poderiam ser utilizados sem prejudicar o desenvolvimento da criança. Grato
pela atenção, aguardo retorno. Marcus Vinícius
Olá Marcus, quem retorna é o nosso consultor Dr. Eduardo Vela Lombardi
de Moraes(currículo)
:
Uma primeira questão a ser colocada é descobrir
porque sua sobrinha nunca deu seqüência a nenhuma prática esportiva.
Para esta questão o ideal é procurar uma atividade que ela goste
e tentar em um primeiro momento atividades individuais, como natação,
artes marciais, em um segundo momento conversar com os pais para obtenção
de hábitos saudáveis que irão influenciar positivamente
a
criança. Em relação ao trabalho concreto, uma atividade
multidisciplinar
seria o ideal ( nutricionista...).
1602. Jogos e atividades para trabalhar lateralidade, esquema
corporal - 30/04/2005
Estou atuando com crianças de 6 a 7
anos numa escola pública municipal na minha cidade. Estou alfabetizando
a minha turminha e junto à alfabetização trabalho bastante
com recreação e psicomotricidade. Gostaria de receber alguma sugestões
de jogos e atividades para trabalhar lateralidade, esquema corporal entre outros.
Muito obrigado. Janete
Oi Janete, nosso coordenador
da área o Prof. Maurício leandro (Choquito)
lhe responde:
Olá Janete! Temos neste site
algumas ótimas ferramentas para desenvolvimento psicomotor. Todos os "pega-pegas" são
boas atividades para trabalharmos lateralidade. Analise algumas atividade que
cito nesse link: www.cdof.com.br/recrea11.htm#2 .
São elas: Gato e Rato, Pac-Man, Gruda Aranha, entre outras. Em todas estas
atividades trabalhamos lateralidade. Grato pela participação e
aguardo novas questões!
Boa Sorte! Profº Mauricio "Choquito"
Leia mais:
Brincadeiras para desenvolvimento
motor e da lateralidade
1603.
Dicas para Iniciante em recreação - 30/04/2005
Gostaria de obter material ou site sobre, como ser recreadora iniciante. Gostaria
muito
de aprender ou fazer um curso, pois adoro crianças e estou tentando fazer
vestibular para E. F., e enquanto não consigo passar quero aprender a
recrear
. Eu sei que não é difícil ! Se puder me ajudar agradeço
a atenção. Grata Adriana.
Oi Adriana,
o Prof. Maurício leandro (Choquito)
lhe responde o seguinte:
Olá Adriana! Que bom
que está escolhendo essa profissão tão boa e prazerosa.
Existem
boas literaturas básicas para iniciantes e as cito aqui para sua aquisição.
Veja em Bibliografia no link www.cdof.com.br/recrea10.htm e
procure o livro Trabalhando com Recreação do Vinícius Ricardo
Cavallari.
Com relação a cursos, é muito importante
fazer cursos nessa área pois ela necessita de
atualizações periódicas e sendo assim, tem sempre atividades
novas surgindo e novas formas de encarar e pensar a Recreação.
Grato pela participação e aguardo novas questões! Boa Sorte!
Profº Mauricio "Choquito"
1604.
Recreação para crianças de 7 a 12 anos - 30/04/2005
Gostaria de uma orientação com relação à recreação
de crianças de 7 a 12 anos, pois faço parte do programa Escola
da Família e preciso entretê-los. Muito
obrigado. Neil Rodrigues
Oi Neil, veja o retorno
de nosso coordenador Prof. Maurício leandro
(Choquito):
Olá Neil! Aqui na Cooperativa temos diversos jogos voltados
para esta faixa etária!
Veja o link www.cdof.com.br/recrea11.htm#2 e
sirva-se com estas ferramentas de trabalho!
Grato pela participação e aguardo novas questões! Boa Sorte!
Profº Mauricio "Choquito"
1605.
CD's de músicas recreativas- 30/04/2005
Gostaria de saber se há algum material como fitas ou vídeo, das
músicas encontradas neste
site. Luciane
Oi Luciane, quem lhe informa é o nosso coordenador
Prof. Maurício leandro (Choquito)
:
Olá Luciane! não somos um site de
comercialização de materiais específicos das áreas
da atuação profissional. O site costuma indicar os materiais que
são aprovados e conceituados. Indico dois sites que vendem cds com músicas
recreativas se for do seu interesse: www.hani.pro.br / www.marcosrogerio.com.br .
Boa Sorte! Profº Mauricio "Choquito"
1606.
Jogos pré-desportivos -
30/04/2005
Ministro aulas de basquetebol
num projeto para crianças carentes da cidade. E procuro brincadeiras diferentes
de aquecimento para passar as crianças e tornar a aula mais gostosa. Será que
o senhor poderia me ajudar, me enviando algumas brincadeiras diferentes e que
podemos utilizar como aquecimento? Izabela Ramalho Alberti
Oi Izabela, o Prof. Maurício leandro (Choquito)
cita e sugere :
Olá Izabela! Veja o link www.cdof.com.br/recrea14.htm#1 que
além de ter atividade próprias para aquecê-los, mostra
também jogos pré-desportivos, que você poderá trabalhar
o desporto de forma lúdica estimulando o aluno à prática
do Basquetebol. Grato pela participação e aguardo novas questões!
Boa Sorte! Profº Mauricio "Choquito"
1607.
Jogos ao ar livre - 30/04/2005
Gostaria
de saber como faço para conseguir jogos ao ar livre para que eu possa
aplicar
no grupo de escoteiros, o qual faço parte. Ildejan de Sousa Ferreira
Oi Ildejan, veja as sugestões do Prof. Maurício
leandro (Choquito):
Olá Ildejan! Acesse o link www.cdof.com.br/recrea11.htm#2 e
sirva-se com as atividades que estão disponibilizadas. Estão divididas
em categorias e você poderá escolher quais servirão ao seu
grupo de escoteiros. Grato pela participação e aguardo novas questões!
Boa Sorte! Profº Mauricio "Choquito"
1608.
Atividade recreativa para alunos do ensino médio - 30/04/2005
Sou estudante acadêmico do curso de Turismo aqui em Sta. Catarina, e foi
nos passado para desenvolver uma atividade recreativa
para alunos do ensino médio, aqui da faculdade. Que tipos de atividades
você nos sugere para que possamos fazer para esses alunos. Um abraço
e espero por uma resposta. Anderson
Oi Anderson,
veja o que gentilmente nosso coordenador Prof. Maurício
leandro (Choquito)
lhes sugere:
Olá Anderson! Vai depender muito da infra-estrutura
que você terá para executar as atividades. No
link www.cdof.com.br/recrea11.htm#2 há várias
atividades bem interessantes onde você poderá escolher a que mais
lhe agradar para ser realizada. Veja em jogos de quadra e
pré - desportivos pois são as atividades que são mais adequadas
a essa faixa etária. Grato pela participação e aguardo novas
questões! Boa Sorte! Profº Mauricio "Choquito"
1609.
Brincadeiras para idades de 1-5 anos em festas - 30/04/2005
Gostaria
de receber algumas sugestões de brincadeiras para crianças de faixa
etária entre 1 aos 5 anos, para ser realizada em festas! Obrigada. Cíntia
Oi Cíntia, o Prof. Maurício leandro
(Choquito)
lhes sugere:
Olá Cíntia! Qualquer atividade que seja usada
em quadra servirá para festas infantis. Caberá uma adaptação
caso você não tenha a mesma infra-estrutura.
Devido aos espaços para aplicação serem restritos, em sua
maioria buffets, sugiro também que você veja em atividades para
salão
ou dias de chuva. Veja o link www.cdof.com.br/recrea11.htm#2 e
sirva-se!
Grato pela participação e aguardo novas questões! Boa Sorte!
Profº Mauricio "Choquito"