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Ter, 23/12/08 7:46

PERGUNTAS E RESPOSTAS ANTERIORES AO CDOF RESPONDE
CONSULTORIA GRATUITA CDOF

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2156. Qual a função da pequena área? - 8/02/2006
É correto afirmar que dentro da pequena área o goleiro não pode ser atacado, sequer pode ser esbarrado, quando esteja saltando e com os dois pés no ar, tenha ou não a posse da bola? Caso afirmativo, qual a regra que menciona tal fato? Carlos Eduardo Cavalcanti
Oi Carlos, vamos ver a explicação do consultor Prof. Ms. Fabio Aires da Cunha(currículo) :
    Prezado Carlos, a pequena área só tem uma função: delimitar o local de cobrança do tiro de meta. Não é correta essa afirmação. A afirmação que o goleiro não pode ser tocado dentro da pequena área é mais uma das lendas do futebol. Se o choque for legal, sem obstruir a ação do goleiro, o jogo segue normalmente. Um abraço, Fabio Cunha.

2157. Fitas de vídeo para treinamento de crianças - 8/02/2006
Gostaria de saber onde conseguir fitas de vídeo para treinamento de crianças na idade de 7 a 11 anos, pois montei uma escolinha de futebol para o meu filho e gostaria de conseguir algo novo para passar para a criançada. Obrigado. Paulo Sergio Felistoque
Oi Paulo, vamos ver a sugestão do consultor Prof. Ms. Fabio Aires da Cunha(currículo) :
   Prezado Paulo, você pode conseguir algum material em: http://www.canalquatro.com.br
   É importante ressaltar que seu filho e outros garotos deveriam receber um treinamento orientado e conduzido por um profissional da área de educação física. Os vídeos vão lhe ensinar exercícios, mas a intensidade, carga, condução dos treinamentos entre outros, são aspectos aprendidos no curso de educação física. Além disso, dar aulas de futebol sem ser formado é um exercício ilegal da profissão. Boa sorte, Prof. Fabio Cunha.

2158. Medidas oficiais de campo de futebol e dicas para gramado e drenagem- 8/02/2006
Gostaria de informação sobre medidas oficiais de campo de futebol, com dicas para gramado e drenagem. Pedro Santos
Oi Pedro, vamos ver a opinião do Prof. Ms. Fabio Aires da Cunha(currículo) :
   Caro Pedro, o campo deve ter como medidas: comprimento máximo 120 metros e mínimo 90 metros; Largura máxima de 90 metros e mínima de 45 metros. Para jogos internacionais, a FIFA recomenda que o campo deverá ter o comprimento entre 100 e 110 metros e largura entre 64 e 75 metros. A largura nunca deverá ser maior que o comprimento.
Procure por gramado e drenagens em: www.greenleafgramados.com.br

2159. Como o processo de cognição afeta a aprendizagem de movimentos?- 8/02/2006
Soraya Dayanna

Oi Soraya, vamos ver a opinião do Prof. Ms. Fabio Luiz Gouvea (currículo) :
   Basta lembrar dos modelos que descrevem o processo de aprendizagem. O modelo de Fitts e Posner coloca 3 estágios (cognitivo, associativo e autônomo), enquanto o de Gentile coloca 2 estágios (inicial e de fixação/diversificação). O que há em comum entre eles seria o fato de que o aprendiz necessita de um grande "esforço cognitivo" para entender e aprender, o que seria necessário para executar uma hab. motora. Conforme aumenta o tempo de prática, aumenta a eficácia desse aprendiz e ele vai passando para os próximos estágios desses modelos, sendo que nesses estágios, o esforço cognitivo diminui, a consistência de boas execuções aumenta e os movimentos e passam a ser "automáticos", permitindo que o executante possa se concentrar em outros detalhes para tal. Portanto, sem a cognição, não há aprendizagem motora. (Consulte as obras de R. Magill e de R. Schmidt/C. Wrisberg). Valeu, Prof. Fabiao...

2160. Biomecânica do salto em altura- 8/02/2006
Preciso de encontrar trabalhos/artigos de biomecânica que falem do salto em altura, de modo a comparar uns com os outros. Nuno Silva
Oi Nuno, o Prof. Msd. Felipe Pivetta Carpes(currículo) sugere o seguinte:
    Prezado Nuno. O salto em altura tem sido bem discutido na literatura sobre biomecânica. Como opções de lugares para você buscar textos posso citar a ScienceDirect (www.sciencedirect.com ) e o site dos Periódicos da Capes - Brasil (www.periodicos.capes.gov.br), além da Medline. Procure por jornais como o J App Biomech. Além disso, na Universidade do Porto existe um trabalho de doutorado muito bom elaborado, que aborda características biomecânicas do salto. Os livros texto de biomecânica podem somar alguma informação, mas não irão lhe permitir comparações com a literatura.
Bom estudo.
   

2161. Número ideal de chutes no treinamento profissional- 10/02/2006
Para se treinar chutes, como faltas, cantos e pênaltes com um jogador chegando a profissional e com excelente preparo fisico, qual seria o número ideal diário sem comprometer a musculatura? Pedro Costa
Oi Pedro, em atenção a sua questão nosso consultor Prof. Ms. Fabio Aires da Cunha(currículo) responde o seguinte:
    Prezado Pedro, não existe um número definido para esse tipo de treinamento. O técnico deve observar as condições do jogador, suas necessidades e momento. Nunca deve ser feito esse tipo de treino após um treinamento exaustivo físico ou coletivo. O jogador deve estar descansado, mas não existe um número ideal. Um abraço, Fabio Cunha.

2162. Manchete e recepção - 10/02/2006

Gostaria de especificação de manchete e recepção . Bia
Oi Bia, veja o que nos traz nossa consultora Profa. Ms. Ingrid L. B. Lôbo(currículo):
   Bia, a manchete é um fundamento técnico do voleibol e pode ser utilizada no momento da recepção. A recepção, por sua vez, refere-se a primeira bola recebida após o saque da equipe adversária, ok?

2163. Síndrome rotuliana bilateral- 10/02/2006
Minha namorada tem síndrome rotuliana bilateral ocasionada por um problema de encurtamento muscular. O ortopedista receitou, além da fisioterapia, uma maior ênfase em alongamentos. Ela fez esteira durante um tempo, e voltou a sentir dores, o que a deixou com um certo receio de fazer um trabalho de fortalecimento da musculatura. Gostaria de saber se existe algum risco nesse fortalecimento. Ele pode aumentar a dor ou agravar o problema? Cássio Puerari
Olá Cássio, veja a opinião do Prof. Ms. Leonardo Duarte Picchi(currículo):
   Cássio... como o problema de sua namorada é por encurtamento muscular, neste caso deve haver um atrito acima do normal entre a cartilagem da patela (antiga rótula) e a do fêmur. Conforme o médico recomendou, realize muito exercício de alongamento de toda a musculatura de coxa (principalmente o quadríceps - região anterior da coxa) para que haja redução do atrito entre as cartilagens. O fortalecimento a que você se referiu não é o exercício ideal neste momento, visto que há necessidade de ganho de comprimento muscular e o fortalecimento pode aumentar ainda mais o atrito podendo desenvolver uma artrose da articulação. Espero ter contribuído para sanar suas dúvidas.
Leia mais:
Deslocamento da rótula

2164. Reincidência nas entorses no tornozelo - 10/02/2006
Meu nome é Wagner e tenho 26 anos, jogo basquete há mais de 8 anos e tive várias torções no tornozelo esquerdo, em consequência disso o mesmo está inchado. Tenho dores ao correr, além de ter um encurtamento nos movimentos do tornozelo. Gostaria de saber qual o tratamento recomendado para recuperação ?
Oi Wagner, vamos ver o ponto-de-vista dos caros consultores abaixo:

Prof. Ms. Leonardo Duarte Picchi(currículo):
    Wagner... com esse histórico de entorses no tornozelo seus estabilizadores estáticos (ligamentos, cápsula articular etc) podem não estar conseguindo sustentar sua articulação sozinha. Nestes casos é de fundamental importância você fortalecer seus estabilizadores dinâmicos (os músculos) para suprir a falta de estabilidade em seu tornozelo. Consulte um fisioterapeuta e ele saberá traçar o melhor tratamento para seu caso. Boa sorte.

Thiago Boiago Nishida(currículo):
Olá Wagner, lesões consecutivas e não tratadas adequadamente (principalmente resultante do retorno precoce) resultam em diminuição da propriocepção e restrição de movimentos. Aconselho a procura de um fisioterapeuta que domine algumas dessas técnicas: Maitland ou Mulligan e que domine reabilitação no esporte (exercícios de propriocepção, fortalecimento, etc). Grato

Leia mais:
Entorse de Joelho - Referências
Entorse de tornozelos

2165. Cirurgia de reconstituição de LCA e reabilitação fora da academia - 10/02/2006
Fiz uma cirurgia de reconstituição de LCA em abril de 2005. Fiz fisio e iniciei o reforço muscular(durante 3 meses e parei 2 meses). Gostaria de saber qual tipo de atividade física poderia realizar para ganhar massa muscular sem frequentar academias. Faço caminhadas diárias e corro 3X por semana. É o suficiente? Desde já agradeço a colaboração. Luciano Porher
Oi Luciano, vamos ver o que o Prof. Ms. Leonardo Duarte Picchi(currículo) nos retorna:
   Luciano... infelizmente caminhadas e corridas não são as melhores atividades para ganho de massa muscular. Para haver hipertrofia (aumento de massa muscular) é necessário aumentar cargas progressivamente, ou seja, se você apenas corre ou caminha, suas pernas sempre "levarão" seu peso corporal, não havendo assim incremento de carga. O ideal realmente seria procurar uma academia, mas para que você alcance o aumento de massa muscular que procura sem frequentar uma, você precisará adquirir aquela caneleiras com velcro de vários pesos para que você possa aumentá-los gradativamente (a cada 1 1/2 semana, por exemplo). Qualquer dúvida nos procure.
Leia mais:
LCA e o tratamento

2166. Criança com encurtamento do tendão calcâneo - 10/02/2006
CRIANÇA COM NOVE ANOS TEM ENCURTAMENTO DO TENDÃO CALCÂNEO. QUAL O TRATAMENTO MAIS SEGURO E CORRETO? CELSO DA COSTA ALBUQUERQUE
Oi Celso, vamos ver a opinião dos consultores abaixo:
Prof. Ms. Leonardo Duarte Picchi(currículo):
   Celso... esta criança a que você se refere tem algum problema neurológico? Se ela não tiver, é preciso tentar ganho de amplitude de movimento através de exercícios de alongamento e, caso não haja resultado em alguns meses (2-3 meses), talvez haja necessidade de cirurgia de alongamento de tendão (consulte um ortopedista para avaliar melhor o caso).
No caso de a criança possuir alguma patologia neurológica (por exemplo, paralisia cerebral), há uma linha de pesquisa que demonstra que essa cirurgia pode causar mais danos na marcha da criança.
Espero ter contribuído.
Thiago Boiago Nishida(currículo):
   Olá Celso, se o encurtamento não for causado por distúrbio nervoso central, basta fazer alongamentos diários com duração mínima de 30 segundos. De preferência indolor e progressivo, a criança precisa sentir que está alongando, mas não necessita sentir dor ou desconforto. Grato

2167. Gravidez x ginástica localizada - 10/02/2006
Acho que estou grávida, caso esteja posso começar a fazer ginástica localizada durante toda a gravidez? Verônica
Oi Verônica, veja o que, gentilmente, nos retorna a consultora Profa. Cláudia Melem(currículo):
    Caso você já esteja fazendo ginástica, tudo bem, mesmo assim somente com a liberação do seu médico, caso você esteja parada e não está fazendo qualquer atividade física, você deve esperar completar 12 semanas gestacionais para iniciar a atividade e de preferência começar na água com hidro ou natação, não sem antes ter a liberação médica.
Leia mais:
Ginástica Localizada para gestantes

2168. Afastamento por ameaça de aborto de professora e seu retorno às aulas- 10/02/2006
Sou profa. de ginástica e estou grávida de 4 meses. Só que tive que me afastar por causa de uma ameaça de aborto logo no 1 mês. Desde então, estou afastada de minhas atividades (combat, Step, local e hidro). Só que volto a trabalhar em fevereiro e estou em dúvida se posso dar minhas aulas normalmente. Tenho medo de correr algum risco, mesmo meu médico tendo me liberado. Patricia Manir Miguel
Oi Patrícia, vamos ver a opinião da consultora Profa. Cláudia Melem(currículo):
     Patricia, se o seu médico já liberou eu acredito não haver problemas, mesmo porque o período crítico já passou, mas se você está preocupada tente voltar de forma mais tranquila, com a local e a hidro normal e o combat e o step mais falando do que fazendo...Boa sorte.
Leia mais:
Tive um aborto recente, posso me exercitar nesta nova gravidez?

2169. Amamentação x dieta hipoglicêmica- 10/02/2006
Estou amamentando. Posso fazer dieta hipoglicêmica e sem carboidratos ? Belinha
Oi Belinha, a Profa. Cláudia Melem(currículo) lhe responde:
   Na minha opinião durante a amamentação nenhuma dieta deve ser feita, só com o acompanhamento de endocrinologista.

2170. Espondilolistese e exercícios contra-indicados- 11/02/2006
Gostaria de saber quais exercícios contra-indicados para pacientes com espondilolistese? Quais alongamentos devem ser feitos, sendo a espondilolistese no nivel L4-L5 ? Viviane chiodi
Oi Viviane, quem participa conosco e lhe retorna foi o Thiago Boiago Nishida(currículo):
   Olá Viviane ! Para espondilolistese L4-L5, geralmente recomenda-se exercícios para aumentar a retroversão pélvica, ou seja, basicamente, fortalecimento de Abdominal e IT, alongamento de Paravertebrais lombares e Quadríceps.
Um exercício que tenho bons resultados e é fácil de fazer é a ponte. Paciente em decúbito dorsal, pés sobre a maca, eleva o quadril e retorna vagarosamente. Exercícios contra-indicados são todos os que fazem a hiperextensao lombar e anteroversão pélvica. A mobilização do Sacro também oferece ótimos resultados.
   Neste exercício ponte, o início do movimento existe um pouco de hiperextensão/anteroversão pélvica. Porém do meio para o final do movimento, quando a pessoa está com o quadril (coxo femural) com 0º graus (ou quase isso) de flexão, existe uma forte contração dos músculos posteriores (glúteo máximo e isquitibiais), além de um leve estiramento do iliopsoas, que por ter fixação na parte anterior das vértebras, facilita o aparecimento da patologia. Assim esse exercício tem uma função dupla, fortalecer o grupo muscular posterior da coxa e alongar um pouco o músculo iliopsoas. Grato.
Desenho do exercício:



2171. Como melhorar o número de alunos com a mensalidade baixa?- 11/02/2006
Como faço para melhorar meu número de alunos e meus materiais para musculação, tendo uma mensalidade com um valor muito baixo e tendo também concorrentes? Nuno Paulo
Oi Nuno, veja as dicas de nossos consultores para sua questão:

Prof. Ricardo Alexandre Monteiro(currículo):
   Caro Nuno, aumentar o número de alunos ativos em academia é uma luta constante de todo empresário deste ramo. Este é um aspecto muito amplo e complexo mas vamos analisá - lo:
   Em termos matemáticos teremos duas vertentes: aumentar o número de vendas (matrículas) e melhorar os índices de retenção (tempo em que os alunos permanecem praticando atividade dentro da sua academia). Aumentar o número de vendas é um aspecto que deve ser desenvolvido constantemente e para isso é necessário um treinamento com o seu pessoal que executa matrículas seja a secretária, recepcionista, professores etc... É fundamental que todo cliente que visite nossa academia seja convertido em aluno ativo e para isso todo o pessoal de frente deve estar bem treinado para não deixar as oportunidades escaparem. Outro fator diz respeito ao número de visitas que temos na academia, pois por meio destas visitas que aumentaremos nosso número de matrículas e consequente quantidade de alunos ativos. Para isso vocë pode lançar mão de várias estratégias como: elaborar eventos e pedir para que cada aluno convide um amigo, distribuir brindes de passe livre (o aluno convidado ganha uma aula experimental ou uma semana) entre seus alunos para que estes convidem outras pessoas a conhecerem sua academia.
   A retenção (tempo de permanëncia na sua academia) é fundamental para o aumento da quantidade de alunos e isso se deve principalmente a sua qualidade de serviço. Certamente este é um aspecto subjetivo mas que deve ser trabalhado constantemente junto aos seus funcionários e sobretudo seus professores que estarão atendendo os alunos na maior parte do tempo. É necessário entender nosso cliente para torná-lo fiel e divulgador da nossa empresa pois o marketing "boca a boca" é fundamental neste ramo de atividade. O atendimento de qualidade dentro da nossa empresa fará com que nossos alunos indiquem a nossa academia aumentando também o número de visitas e matrículas. É claro que estes são apenas alguns dos fatores que levam ao aumento deste índice de alunos. Se precisar de mais informações entre em contato.
Espero ter contribuído de alguma forma para que vocë possa alcançar o sucesso que almeja.
Ricardo Monteiro - Sócio - Diretor
Academia Bio Fit - DF

Prof. Renato Oyola(currículo):
    Olá Nuno, faça uma coisa de cada vez. Na verdade uma coisa leva a outra. Antes de mais nada, tente arrumar a casa, verifique como estão suas despesas atuais e se o que você tem de entrada é suficiente para arcar com suas despesas. Se for, não pense em trocar sua musculação para aumentar sua conversão, pense em como está seu atendimento e como e o que você tem feito para atingir seu público. Mesmo com concorrência pesada, o que pode e deve diferenciar sua academia das outras é um excelente atendimento e um serviço técnico de qualidade. Vale você estudar qual é o valor do seu ticket médio e verificar se seus clientes estão pagando e o que precisam para você manter a academia aberta. Não adianta você se basear no preço da concorrente se este valor não paga suas contas. Se seu ticket vale mais e não está sendo valorizado, divulgue, informe as pessoas do que é que você tem aí dentro e qual é o valor de seu serviço. Qualquer dúvida, entre em contato. Valeu! Renato Oyola

Prof. Ricardo Alexandre Antão Cruz (currículo):
   Não existe uma resposta única para estes casos, porém de uma maneira geral devemos sempre pensar em agregar valor aos nossos clientes, sem baixar nossos preços (podendo inclusive aumentar). Uma vez que o mercado tenha uma percepção de um valor agregado maior da sua academia, eles investem um valor maior para frequentar a sua academia. Para agregar valor, você pode investir em equipamentos, no treinamento das pessoas, em aulas diversificadas ou quantidade de aulas.

Prof. Luiz Carlos de Moraes (currículo):
   Prezado Professor! Vencer a concorrência depende de planejamento estratégico bem elaborado. Esse planejamento muitas vezes pode significar mudar o foco de seu trabalho procurando absorver o nicho de mercado estabelecendo até uma boa convivência e parceria com a outra academia.
   Em primeiro lugar procure saber se realmente a outra academia é sua concorrente. Se a sua é de pequeno porte e a outra de médio ou grande, em princípio não é concorrente porque os alunos dela tem um padrão de vida diferente.
   Em segundo lugar, procure focar o seu trabalho na qualidade do atendimento e atenção ao seu cliente. Esta é a maior queixa de quem abandona academia e o preço não é o mais importante. Pelo me consta as pessoas gostam de pagar pelo que é bom e quando alguém sai da academia dizendo que é caro, na verdade ele está dizendo que o serviço que é ruim.
   Academias são estabelecimentos que prestam serviço à população onde vamos encontrar uma organização típica empresarial como outra qualquer com empregados com diversas funções e qualificações específicas. Desde o faxineiro até o gerente, todos são igualmente importantes no resultado final. Não adianta alguns professores serem bons, terem formação, cursos complementares e etc., se um funcionário deixar a desejar no trato com o cliente. É o que em Qualidade chamamos de não conformidade que “bota tudo a perder”. Qualidade se dá pelo diferencial de um produto do outro, um serviço, um professor, uma escola ou mesmo uma academia da outra. Procure conhecer as chamadas “Ferramentas da Qualidade” e aplicá-las ao seu negócio. Faça com que todos os seus funcionários, sejam eles quantos forem, falem a mesma linguagem. Delegue poderes. Dê apoio aos seus subordinados e negocie metas. O seu nicho de mercado será os alunos que não foram bem atendidos pelo concorrente. Procure ser o mais organizado e pontual possível. As pessoas gostam disso. Espero que a resposta atenda. Um grande abraço. Luiz Carlos de Moraes

2172. Como elaborar o nome para uma nova academia ?- 11/02/2006
GOSTARIA DE UMA SUGESTÃO PARA ACHAR UM NOME PARA A MINHA ACADEMIA, VOCÊS PODERIAM ME AJUDAR? ELIANE
Oi Eliane, Veja o que retorna os nossos consultores abaixo:
Prof. Renato Oyola(currículo):
   Nossa!! que responsabilidade!!! Eliane, procure um nome simples, de fácil pronúncia, que identifique de alguma forma algo que você quer destacar na academia. Qual é a modalidade de destaque, seu carro chefe? Não se esqueça que você está para criar uma marca e como tal, esta precisa ter uma identidade, um logo, um peso e precisa ser " vendável" esqueça coisas mirabolantes como nomes em outro idioma, como Super isto, mega aquilo, muito do sucesso da sua academia pode estar na simplicidade de seu nome e na capacidade de fixação de seu nome e seu logo. Espero ter ajudado! Abraço, Renato Oyola

Prof. Ricardo Alexandre Antão Cruz (currículo):
   o nome da academia é muito importante e deve estar relacionado com a imagem que você quer criar da sua empresa, e para isso você deve pensar no seu público alvo, nas atividades e no conceito do negócio.

Prof. Luiz Carlos de Moraes (currículo):
    Prezada Eliane! Existe uma ferramenta que pode ser aplicada à Qualidade na solução de problemas que se chama “Braisntorming” ou, no nosso bom português “tempestade de idéias”. Reúna todas as pessoas que irão trabalhar com você para participar desse processo. Todas as pessoas significa desde o gerente até o mais humilde funcionário. Em seguida incentive todas a expressarem livremente suas idéias e registre num quadro, flip-chart, prancheta e etc. por mais absurdas que sejam. A regra básica disso é que ninguém deve criticar ou condenar a idéia do outro quando elas estiverem sendo apresentadas. Depois peça a todos, um a um, para dar nota às idéias para que o próprio grupo escolha os melhores nomes. Regras para essa ferramenta:
1. Defina o objetivo. No caso escolha no nome da academia.
2. Estabeleça um tempo limite para a conclusão do trabalho.
3. Não permita crítica às idéias por mais absurdas que possam parecer.
4. Tente criar um clima descontraído onde o riso e as brincadeiras são
permitidos.
5. Brincadeiras sim, criticas não.
6. Estimule a junção de uma idéia com outra.
7. Terminado o tempo, o grupo deve selecionar democraticamente os cinco melhores nomes estabelecendo critérios de pontuação. Deixe anotadas as outras idéias caso a primeira não possa, por qualquer motivo, ser usada.
   Essa é uma boa ferramenta surgida nos anos 40 e muito utilizada em grandes empresas, mas que se aplica a qualquer negócio. Espero que a resposta atenda. Um grande abraço. Luiz Carlos de Moraes

2173. Como administrar uma academia de pequeno porte?- 11/02/2006
Quais seriam as funções? Como estou começando agora não sei direito até onde minha área abrange. Tenho dúvidas sobre o salário e tempo de permanência justos para ser um administrador de uma academia. Virgínia
Oi Virgínia, veja o que lhe retornaram os consultores abaixo:

Prof. Renato Oyola(currículo) sugere:
   Olá Virgínia! Antes de abrir as portas, estruture o negócio, amadureça o que quer e a quem quer atingir. As funções de uma academia podem variar de acordo com a localização, com o público e com , é claro, sua vontade. Você pode abrir um espaço mais voltado para um público Zen, mais clean, moderno e se dedicar a aulas e modalidades mais alternativas. Pode dedicar um espaço para recuperação de lesões, ou para a terceira idade, público em grande evidência e em expansão. Ou o mais convencional, várias modalidades. Quanto a estrutura de pessoal, se você não é da área de Educação física, recomendo que tenha alguém com esta formação ou com experiência comprovada em organizar uma academia. Como toda empresa, você terá de ter um Departamento pessoal ou alguém que organize suas contratações, registros e sindicatos, verifique antes qual é a necessidade de professores, auxiliares administrativos, recepcionistas, faxineiros, manutencionistas, piscineiros, etc, e quanto isto vai custar. Antecipe o que vai precisar com pessoal, depois pense no custo e na manutenção de seus gastos. Não esqueça de verificar o quanto de seu faturamento a sua folha está levando embora se for algo maior que 35% repense. Qualquer dúvida, é só ligar!!! Obrigado, Renato Oyola

Prof. Ricardo Alexandre Antão Cruz (currículo):
    Essa questão é muito complexa. Vale uma análise mais profunda da situação para definir a questão do valor. Sobre o tempo, como se trata de um cargo de confiança, não incide hora extra, ou seja, de maneira geral você deve trabalhar o período suficiente para resolver os problemas. O período mínimo é de 8 horas, porém ele pode se estender por mais tempo. Administrar uma academia de pequeno ou grande porte fazemos quase da mesma maneira, pois as informações trabalhadas são as mesmas (mudam apenas as ações). Para uma boa administração, você deve ter os números financeiros, vendas, renovação, planos a vencer e número de clientes entre outras.

2174. O que é a Escoliose ?- 11/02/2006
Prezada Prof. érica, me interessei muito pelos seus artigos sobre a ginástica corretiva e gostaria de ler mais sobre o assunto, já que eu também tenho escoliose e desde criança sofro com as consequências desta alteração postural, o que me motivou desenvolver a minha monografia de conclusão da pós-graduação. Se a senhora pudesse colaborar fornecendo alguma bibliografia específica sobre o assunto eu ficaria muito agradecido. Parabens pelos artigos e pela iniciativa.
Que deus sempre ilumine seus caminhos. Rodrigo Coelho
Oi Rodrigo, veja então a colaboração da Profª Ms. Érica Verderi(currículo):
    Olá Rodrigo, segue abaixo alguns livros que poderão aumentar seus conhecimentos. E um breve sobre Escoliose. Boa sorte. Érica Verderi
Visite o site www.programapostural.com.br
DE MOE – Escoliose e outras Deformidades da Coluna. Ed. Santos, 1994.
MOMESSO, Renato B. – Proteja sua Coluna. Ícone, SP, 1997.
NOVAK, Janice – Postura. Fique Ereto. Madras, SP, 2000.
OLIVER, Jean – Cuidados com as Costas. Manole - SP – 1999.
VERDERI, Érica. – Programa de Educação Postural. Ed. Phorte, SP, 2 ª ed., 2005.

Escoliose: é um desvio assimétrico, lateral da coluna vertebral, resultado da ação de um conjunto de forças assimétricas que incidem sobre a coluna. Possui várias classificações, são elas: Idiopática (causa desconhecida) - infantil, juvenil e adolescente, Congênita - falha na formação dos ossos e na segmentação, Neuromuscular - poliomielite, paralisia cerebral, distrofia muscular e outros, Traumas - fraturas, cirurgias e queimaduras, Fenômenos irritativos - tumores medulares, hérnia de disco e posturais - má postura “falsa escoliose”.
   O termo idiopática é usada pelos médicos para designar qualquer doença, desvio postural que tem causa desconhecida, que não apresenta nenhuma anormalidade óssea ou neuromuscular.
   Fazemos uma avaliação através de fotos para acompanhamento no PEP, porém a avaliação é completada pelo exame radiológico antero-posterior que deve alcançar toda a extensão da coluna vertebral para permitir a verificação do alinhamento da cintura pélvica e observar melhor o desenvolvimento da curva.
   Realizadas as fotos, observamos o aluno de costas verificando se há alteração dos processos espinhos quanto a sua verticalidade, desnivelamento dos ombros, das escápulas, obliquidade da pelve, assimetria do triângulo de Tales e assimetria do relevo posterior das costelas (lado convexo da curva) realizando a flexão do tronco. A esse relevo posterior damos o nome de gibosidade ou giba costal.
   Uma curva escoliótica pode evoluir até 18 anos, no entanto deve ser realizado pelo médico responsável um exame que verifica a idade óssea e se ainda há crescimento. Enquanto houver crescimento a curva poderá evoluir.
   A escoliose pode apresentar suas curvas em uma única curvatura ou mais. Apresentam convexidades para à esquerda ou para à direita, abrangendo uma ou mais regiões da coluna. Quando apresentam curvas compensatórias formam
um “S” ou um “S invertido”. Foram definidas por Cobb como sendo Primárias (maiores – as primeiras) ou secundárias ( menores – curvas de compensação). A curva primária é a que determina as alterações da estrutura óssea, ligamentar, nervosa e muscular no segmento da coluna onde ela se localiza, portanto é a curva em que devemos dar maior ênfase em nossos alongamentos e exercícios de compensação.
   A curva primária, tende a se tornar estruturada quando não compensada no início através de alongamentos, podem tornar oblíquas as linhas horizontais do olho e da pelve, obrigando a pessoa a adotar uma posição antifisiológica para compensar essa obliquidade. A secundária, como são curvas menores e apenas de compensação são mais flexíveis e fáceis de serem corrigidas. No entanto, não podemos nos esquecer que, quanto maior a curva primária, maior a secundária.
   As alterações anatômicas que podemos encontrar em uma coluna escoliótica são: rotação vertebral , saliência nas costelas, encurtamento vertebral e gibosidades.
   Podemos encontrar a escoliose na região cervical, torácica, toracolombar, lombar ou abranger toda a extensão da coluna formando um grande “C”.
   A escoliose lombar é a de melhor prognóstico e evolução, a torácica é a mais freqüente na adolescência das meninas e a de pior prognóstico, a toracolombar e a cervical são as de menor freqüência.
   A rotação da vértebra é observada através da radiografia pois é reconhecida observando o processo espinhoso que, quando na rotação passa a ser lateralizado para o lado côncavo da curva, sendo que corretamente, ele é mediano. As costelas, por estarem diretamente envolvidas com a coluna, acompanham essa rotação e formam uma proeminência, gibosidade, na parte posterior do tronco, do lado convexo da curva.
   Em curvaturas pequenas as rotações são discretas ou quase nem ocorrem. Já em curvaturas bastante acentuada a rotação também é acentuada.
   Sabemos através de pesquisas que as escolioses estruturais, em quase 70% dos casos, são ditas idiopáticas, ou seja, não se conhece a sua fonte etiológica. As escolioses idiopáticas, quando surgem do nascimento aos 3 anos, são consideradas como infantis, geralmente são de localização torácica com convexidade à direita; dos 3 aos 12 anos nas meninas e dos 3 aos 14 nos meninos são as juvenis; daí em diante, até o término do crescimento ósseo são as escolioses do adolescente. Sua evolução se faz até a idade do crescimento ósseo por alterações epifisais e após o crescimento ósseo, a escoliose pode evoluir por diminuição da espessura do disco e em ambos os casos, quando não tratadas, produzem grandes deformidades. Para sabermos se a curva da escoliose é uma curva estrutural ou funcional, fazemos uma flexão lateral contra a concavidade da curva, ou seja, uma inclinação para o lado da convexidade. Se no movimento a curva retificar, poderemos afirmar que ela é funcional, se não retificar, estrutural.
   A indicação para um programa de educação postural, está associado ao grau da curvatura. Se a curva escoliótica tiver situada entre 0 e 20º, escolioses antálgicas ou posturais, o procedimento usual é realizar exercícios de alongamento visando a compensação da curva, porém mantendo contato periódico com o ortopedista.
   Se a curva está entre 20º e 50º, chamamos de escolioses verdadeiras, o ortopedista indicará o colete de Milwaukee e os exercícios, terão como objetivo, equilibrar e manter o tônus muscular. Curvas acima de 50º, escolioses graves são indicações para a cirurgia, e incluem as seguintes indicações: curva progressiva, deformidade do tronco, hereditariedade e
função cárdio-pulmonar comprometida.
   No início do PEP, para uma pessoa com escoliose, realizamos primeiramente exercícios simétricos, com o objetivo de desenvolver a musculatura geral e conseguir maior equilíbrio corporal. Como segundo momento, exercícios assimétricos para trabalhar a musculatura hipertônica, realizando movimentos de látero-flexão para o lado convexo da curva. Também devemos realizar exercícios de rotação para diminuir a convexidade, rodando o tronco para o lado côncavo da curva.
   Todos os exercícios devem ser realizados com o mínimo esforço para evitar a fadiga e posteriormente ir aumentando a força e a duração. Os exercícios devem ser diários envolvendo alongamentos longitudinais e laterais.

 

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