Ter, 23/12/08 7:46
PERGUNTAS E RESPOSTAS ANTERIORES
AO CDOF RESPONDE
CONSULTORIA GRATUITA CDOF
Obs: para procurar pelo tema utilize o sistema
de busca
2156.
Qual a função da pequena área? - 8/02/2006
É correto afirmar que dentro da pequena área o goleiro não
pode ser atacado, sequer pode ser esbarrado, quando esteja saltando e com os
dois pés
no ar, tenha ou não a posse da bola? Caso afirmativo, qual a regra que
menciona tal fato? Carlos Eduardo Cavalcanti
Oi Carlos, vamos ver a explicação do consultor Prof. Ms. Fabio
Aires da Cunha(currículo)
:
Prezado Carlos, a pequena área só tem uma função:
delimitar o local de cobrança
do tiro de meta. Não é correta essa afirmação. A
afirmação
que o goleiro não pode ser tocado dentro da pequena área é mais
uma das lendas do futebol. Se o choque for legal, sem obstruir a ação
do goleiro, o jogo segue normalmente. Um abraço, Fabio Cunha.
2157.
Fitas de vídeo para treinamento de crianças - 8/02/2006
Gostaria de saber onde conseguir fitas de vídeo
para treinamento de crianças na idade de 7 a 11 anos, pois montei uma
escolinha de futebol para o meu filho e gostaria de conseguir algo novo para
passar para
a criançada. Obrigado. Paulo Sergio Felistoque
Oi
Paulo, vamos ver a sugestão do consultor Prof.
Ms. Fabio Aires da Cunha(currículo)
:
Prezado Paulo, você pode conseguir algum material em: http://www.canalquatro.com.br
É importante ressaltar que seu filho e outros garotos
deveriam receber um treinamento orientado e conduzido por um profissional da área
de educação física. Os vídeos vão lhe ensinar
exercícios, mas a intensidade, carga, condução dos treinamentos
entre outros, são aspectos aprendidos no curso de educação
física. Além disso, dar aulas de futebol sem ser formado é um
exercício ilegal da profissão. Boa sorte, Prof. Fabio Cunha.
2158. Medidas oficiais de campo de futebol e dicas para gramado
e drenagem- 8/02/2006
Gostaria de informação sobre medidas oficiais de campo de futebol,
com dicas para gramado e drenagem. Pedro
Santos
Oi Pedro, vamos ver a opinião
do Prof. Ms. Fabio Aires da Cunha(currículo)
:
Caro Pedro, o campo
deve ter como medidas: comprimento máximo 120 metros e mínimo 90
metros; Largura máxima de 90 metros e mínima de 45 metros. Para
jogos internacionais, a FIFA recomenda que o campo deverá ter o comprimento
entre 100 e 110 metros e largura entre 64 e 75 metros. A largura nunca deverá ser
maior que o comprimento.
Procure por gramado e drenagens em: www.greenleafgramados.com.br
2159.
Como o processo de cognição afeta a aprendizagem de movimentos?-
8/02/2006
Soraya Dayanna
Oi
Soraya, vamos ver a opinião do Prof. Ms. Fabio
Luiz Gouvea (currículo)
:
Basta lembrar dos modelos que descrevem o processo de aprendizagem.
O modelo de Fitts
e Posner coloca 3 estágios (cognitivo, associativo e autônomo),
enquanto
o de Gentile coloca 2 estágios (inicial e de fixação/diversificação).
O que há em comum entre eles seria o fato de que o aprendiz necessita
de
um grande "esforço cognitivo" para entender e aprender, o que
seria necessário para executar uma hab. motora. Conforme aumenta o tempo
de prática, aumenta a eficácia desse aprendiz e ele vai passando
para os próximos estágios desses modelos, sendo que nesses estágios,
o esforço cognitivo diminui, a consistência de boas execuções
aumenta e os movimentos e passam a ser "automáticos", permitindo
que o executante possa se concentrar em outros detalhes para tal. Portanto, sem
a cognição, não há aprendizagem motora. (Consulte
as obras de R. Magill e de R. Schmidt/C. Wrisberg). Valeu, Prof. Fabiao...
2160.
Biomecânica do salto em altura- 8/02/2006
Preciso
de encontrar trabalhos/artigos de biomecânica que falem do salto em altura,
de modo a comparar uns com os outros. Nuno Silva
Oi Nuno, o Prof. Msd. Felipe Pivetta Carpes(currículo)
sugere o seguinte:
Prezado Nuno. O salto em altura tem sido bem discutido na
literatura sobre biomecânica. Como opções de lugares para
você buscar textos posso citar a ScienceDirect (www.sciencedirect.com )
e o site dos Periódicos da Capes - Brasil (www.periodicos.capes.gov.br),
além da Medline. Procure por jornais como o J App Biomech. Além
disso, na Universidade do Porto existe um trabalho de doutorado muito bom elaborado,
que aborda características biomecânicas do salto. Os livros texto
de biomecânica podem somar alguma informação, mas não
irão lhe permitir comparações com a literatura.
Bom
estudo.
2161.
Número ideal de chutes no treinamento profissional- 10/02/2006
Para se treinar chutes, como faltas, cantos e pênaltes com um jogador chegando
a profissional e com excelente preparo fisico, qual seria
o número ideal diário sem comprometer a musculatura? Pedro Costa
Oi Pedro, em atenção a sua questão nosso consultor Prof.
Ms. Fabio Aires da Cunha(currículo)
responde o seguinte:
Prezado
Pedro, não existe um número definido para esse tipo de treinamento.
O técnico deve observar as condições do jogador, suas necessidades
e momento. Nunca deve ser feito esse tipo de treino após um treinamento
exaustivo físico ou coletivo. O jogador deve estar descansado, mas não
existe um número ideal. Um abraço, Fabio Cunha.
2162.
Manchete e recepção - 10/02/2006
Gostaria de especificação de manchete e recepção
. Bia
Oi Bia, veja o que nos traz nossa consultora Profa. Ms. Ingrid
L. B. Lôbo(currículo):
Bia, a manchete é um fundamento técnico do voleibol
e pode ser utilizada no momento da recepção. A recepção,
por sua vez, refere-se a primeira bola recebida após o saque da equipe
adversária, ok?
2163. Síndrome
rotuliana bilateral- 10/02/2006
Minha namorada tem síndrome rotuliana bilateral ocasionada por um problema
de encurtamento muscular. O ortopedista receitou, além da fisioterapia,
uma maior ênfase em alongamentos. Ela fez esteira durante um tempo, e
voltou a sentir dores, o que a deixou com um certo receio de fazer um trabalho
de fortalecimento da musculatura. Gostaria de saber se existe algum risco nesse
fortalecimento. Ele pode aumentar a dor ou agravar o problema? Cássio
Puerari
Olá Cássio, veja a opinião do Prof. Ms. Leonardo Duarte
Picchi(currículo):
Cássio... como o problema de sua namorada é por
encurtamento muscular, neste caso deve haver um atrito acima do normal entre
a cartilagem da patela (antiga rótula) e a do fêmur. Conforme o
médico recomendou, realize muito exercício de alongamento de toda
a musculatura de coxa (principalmente o quadríceps - região anterior
da coxa) para que haja redução do atrito entre as cartilagens.
O fortalecimento a que você se referiu não é o exercício
ideal neste momento, visto que há necessidade de ganho de comprimento
muscular e o fortalecimento pode aumentar ainda mais o atrito podendo desenvolver
uma artrose da articulação. Espero ter contribuído para
sanar suas dúvidas.
Leia mais:
Deslocamento da rótula
2164. Reincidência
nas entorses no tornozelo - 10/02/2006
Meu nome é Wagner e tenho 26 anos, jogo basquete há mais de 8
anos e tive várias torções no tornozelo esquerdo, em consequência
disso o mesmo está inchado. Tenho dores ao correr, além de ter
um encurtamento nos movimentos do tornozelo. Gostaria de saber qual o tratamento
recomendado para recuperação ?
Oi Wagner, vamos ver o ponto-de-vista dos caros consultores abaixo:
Prof. Ms. Leonardo Duarte Picchi(currículo):
Wagner... com esse histórico de entorses no tornozelo
seus estabilizadores estáticos (ligamentos, cápsula articular etc)
podem não estar conseguindo sustentar sua articulação sozinha.
Nestes casos é de fundamental importância você fortalecer
seus estabilizadores dinâmicos (os músculos) para suprir a falta
de estabilidade em seu tornozelo. Consulte um fisioterapeuta e ele saberá traçar
o melhor tratamento para seu caso. Boa sorte.
Thiago Boiago Nishida(currículo):
Olá Wagner, lesões consecutivas e não tratadas adequadamente
(principalmente resultante do retorno precoce) resultam em diminuição
da propriocepção e restrição de movimentos. Aconselho
a procura de um fisioterapeuta que domine algumas dessas técnicas: Maitland
ou Mulligan e que domine reabilitação no esporte (exercícios
de propriocepção, fortalecimento, etc). Grato
Leia mais:
Entorse de Joelho - Referências
Entorse de tornozelos
2165. Cirurgia de
reconstituição de LCA e
reabilitação fora da academia - 10/02/2006
Fiz uma cirurgia de reconstituição de LCA em abril de 2005. Fiz
fisio e iniciei o reforço muscular(durante 3 meses e parei 2 meses).
Gostaria de saber qual tipo de atividade física poderia realizar para
ganhar massa muscular sem frequentar academias. Faço caminhadas diárias
e corro 3X por semana. É o suficiente? Desde já agradeço
a colaboração. Luciano Porher
Oi Luciano, vamos ver o que o Prof. Ms. Leonardo Duarte Picchi(currículo)
nos retorna:
Luciano... infelizmente caminhadas e corridas não são
as melhores atividades para ganho de massa muscular. Para haver hipertrofia (aumento
de massa muscular) é necessário aumentar cargas progressivamente,
ou seja, se você apenas corre ou caminha, suas pernas sempre "levarão" seu
peso corporal, não havendo assim incremento de carga. O ideal realmente
seria procurar uma academia, mas para que você alcance o aumento de massa
muscular que procura sem frequentar uma, você precisará adquirir
aquela caneleiras com velcro de vários pesos para que você possa
aumentá-los gradativamente (a cada 1 1/2 semana, por exemplo). Qualquer
dúvida nos procure.
Leia mais:
LCA e o tratamento
2166. Criança com encurtamento do tendão calcâneo
- 10/02/2006
CRIANÇA COM NOVE ANOS TEM ENCURTAMENTO DO TENDÃO CALCÂNEO.
QUAL O TRATAMENTO MAIS SEGURO E CORRETO? CELSO DA COSTA ALBUQUERQUE
Oi Celso, vamos ver a opinião dos consultores abaixo:
Prof. Ms. Leonardo Duarte Picchi(currículo):
Celso... esta criança a que você se refere tem
algum problema neurológico? Se ela não tiver, é preciso
tentar ganho de amplitude de movimento através de exercícios de
alongamento e, caso não haja resultado em alguns meses (2-3 meses), talvez
haja necessidade de cirurgia de alongamento de tendão (consulte um ortopedista
para avaliar melhor o caso).
No caso de a criança possuir alguma patologia neurológica (por
exemplo, paralisia cerebral), há uma linha de pesquisa que demonstra
que essa cirurgia pode causar mais danos na marcha da criança.
Espero ter contribuído.
Thiago Boiago Nishida(currículo):
Olá Celso, se o encurtamento não for causado
por distúrbio nervoso central, basta fazer alongamentos diários
com duração mínima de 30 segundos. De preferência
indolor e progressivo, a criança precisa sentir que está alongando,
mas não necessita sentir dor ou desconforto. Grato
2167. Gravidez x
ginástica localizada - 10/02/2006
Acho que estou grávida, caso esteja posso começar a fazer ginástica
localizada durante toda a gravidez? Verônica
Oi Verônica, veja o que, gentilmente, nos retorna a consultora Profa.
Cláudia Melem(currículo):
Caso você já esteja fazendo ginástica,
tudo bem, mesmo assim somente com a liberação do seu médico,
caso você esteja parada e não está fazendo qualquer atividade
física, você deve esperar completar 12 semanas gestacionais para
iniciar a atividade e de preferência começar na água com
hidro ou natação, não sem antes ter a liberação
médica.
Leia mais:
Ginástica Localizada
para gestantes
2168. Afastamento
por ameaça de aborto de professora
e seu retorno às aulas- 10/02/2006
Sou profa. de ginástica e estou grávida de 4 meses. Só que
tive que me afastar por causa de uma ameaça de aborto logo no 1 mês.
Desde então, estou afastada de minhas atividades (combat, Step, local
e hidro). Só que volto a trabalhar em fevereiro e estou em dúvida
se posso dar minhas aulas normalmente. Tenho medo de correr algum risco, mesmo
meu médico tendo me liberado. Patricia Manir Miguel
Oi Patrícia, vamos ver a opinião da consultora Profa. Cláudia
Melem(currículo):
Patricia, se o seu médico já liberou eu
acredito não haver problemas, mesmo porque o período crítico
já passou, mas se você está preocupada tente voltar de forma
mais tranquila, com a local e a hidro normal e o combat e o step mais falando
do que fazendo...Boa sorte.
Leia mais:
Tive um aborto recente, posso
me exercitar nesta nova gravidez?
2169. Amamentação x dieta hipoglicêmica-
10/02/2006
Estou amamentando. Posso fazer dieta hipoglicêmica e sem carboidratos
? Belinha
Oi Belinha, a Profa. Cláudia Melem(currículo)
lhe responde:
Na minha opinião durante a amamentação
nenhuma dieta deve ser feita, só com o acompanhamento de endocrinologista.
2170. Espondilolistese
e exercícios contra-indicados-
11/02/2006
Gostaria de saber quais exercícios contra-indicados para pacientes com
espondilolistese? Quais alongamentos devem ser feitos, sendo a espondilolistese
no nivel L4-L5 ? Viviane chiodi
Oi Viviane, quem participa conosco e lhe retorna foi o Thiago Boiago Nishida(currículo):
Olá Viviane ! Para espondilolistese L4-L5, geralmente
recomenda-se exercícios para aumentar a retroversão pélvica,
ou seja, basicamente, fortalecimento de Abdominal e IT, alongamento de Paravertebrais
lombares e Quadríceps.
Um exercício que tenho bons resultados e é fácil de fazer é a
ponte. Paciente em decúbito dorsal, pés sobre a maca, eleva o
quadril e retorna vagarosamente. Exercícios contra-indicados são
todos os que fazem a hiperextensao lombar e anteroversão pélvica.
A mobilização do Sacro também oferece ótimos resultados.
Neste exercício ponte, o início do movimento
existe um pouco de hiperextensão/anteroversão pélvica. Porém
do meio para o final do movimento, quando a pessoa está com o quadril
(coxo femural) com 0º graus (ou quase isso) de flexão, existe uma
forte contração dos músculos posteriores (glúteo
máximo e isquitibiais), além de um leve estiramento do iliopsoas,
que por ter fixação na parte anterior das vértebras, facilita
o aparecimento da patologia. Assim esse exercício tem uma função
dupla, fortalecer o grupo muscular posterior da coxa e alongar um pouco o músculo
iliopsoas. Grato.
Desenho do exercício:
2171.
Como melhorar o número de
alunos com a mensalidade baixa?- 11/02/2006
Como faço para melhorar meu número de alunos e meus materiais
para musculação, tendo uma mensalidade com um valor muito baixo
e tendo também concorrentes? Nuno Paulo
Oi Nuno, veja as dicas de nossos consultores para sua questão:
Prof. Ricardo Alexandre Monteiro(currículo):
Caro Nuno, aumentar o número de alunos ativos em academia é uma
luta constante de todo empresário deste ramo. Este é um aspecto
muito amplo e complexo mas vamos analisá - lo:
Em termos matemáticos teremos duas vertentes: aumentar
o número de vendas (matrículas) e melhorar os índices de
retenção (tempo em que os alunos permanecem praticando atividade
dentro da sua academia). Aumentar o número de vendas é um aspecto
que deve ser desenvolvido constantemente e para isso é necessário
um treinamento com o seu pessoal que executa matrículas seja a secretária,
recepcionista, professores etc... É fundamental que todo cliente que visite
nossa academia seja convertido em aluno ativo e para isso todo o pessoal de frente
deve estar bem treinado para não deixar as oportunidades escaparem. Outro
fator diz respeito ao número de visitas que temos na academia, pois por
meio destas visitas que aumentaremos nosso número de matrículas
e consequente quantidade de alunos ativos. Para isso vocë pode lançar
mão de várias estratégias como: elaborar eventos e pedir
para que cada aluno convide um amigo, distribuir brindes de passe livre (o aluno
convidado ganha uma aula experimental ou uma semana) entre seus alunos para que
estes convidem outras pessoas a conhecerem sua academia.
A retenção (tempo de permanëncia na sua
academia) é fundamental para o aumento da quantidade de alunos e isso
se deve principalmente a sua qualidade de serviço. Certamente este é um
aspecto subjetivo mas que deve ser trabalhado constantemente junto aos seus funcionários
e sobretudo seus professores que estarão atendendo os alunos na maior
parte do tempo. É necessário entender nosso cliente para torná-lo
fiel e divulgador da nossa empresa pois o marketing "boca a boca" é fundamental
neste ramo de atividade. O atendimento de qualidade dentro da nossa empresa fará com
que nossos alunos indiquem a nossa academia aumentando também o número
de visitas e matrículas. É claro que estes são apenas alguns
dos fatores que levam ao aumento deste índice de alunos. Se precisar de
mais informações entre em contato.
Espero ter contribuído de alguma forma para que vocë possa alcançar
o sucesso que almeja.
Ricardo Monteiro - Sócio - Diretor
Academia Bio Fit - DF
Prof. Renato Oyola(currículo):
Olá Nuno, faça uma coisa de cada vez. Na verdade
uma coisa leva a outra. Antes de mais nada, tente arrumar a casa, verifique como
estão suas despesas atuais e se o que você tem de entrada é suficiente
para arcar com suas despesas. Se for, não pense em trocar sua musculação
para aumentar sua conversão, pense em como está seu atendimento
e como e o que você tem feito para atingir seu público. Mesmo com
concorrência pesada, o que pode e deve diferenciar sua academia das outras é um
excelente atendimento e um serviço técnico de qualidade. Vale você estudar
qual é o valor do seu ticket médio e verificar se seus clientes
estão pagando e o que precisam para você manter a academia aberta.
Não adianta você se basear no preço da concorrente se este
valor não paga suas contas. Se seu ticket vale mais e não está sendo
valorizado, divulgue, informe as pessoas do que é que você tem aí dentro
e qual é o valor de seu serviço. Qualquer dúvida, entre
em contato. Valeu! Renato Oyola
Prof. Ricardo Alexandre Antão Cruz (currículo):
Não existe uma resposta única para estes casos,
porém de uma maneira geral devemos sempre pensar em agregar valor aos
nossos clientes, sem baixar nossos preços (podendo inclusive aumentar).
Uma vez que o mercado tenha uma percepção de um valor agregado
maior da sua academia, eles investem um valor maior para frequentar a sua academia.
Para agregar valor, você pode investir em equipamentos, no treinamento
das pessoas, em aulas diversificadas ou quantidade de aulas.
Prof. Luiz Carlos de Moraes (currículo):
Prezado Professor! Vencer a concorrência depende de planejamento
estratégico bem elaborado. Esse planejamento muitas vezes pode significar
mudar o foco de seu trabalho procurando absorver o nicho de mercado estabelecendo
até uma boa convivência e parceria com a outra academia.
Em primeiro lugar procure saber se realmente a outra academia é sua
concorrente. Se a sua é de pequeno porte e a outra de médio ou
grande, em princípio não é concorrente porque os alunos
dela tem um padrão de vida diferente.
Em segundo lugar, procure focar o seu trabalho na qualidade do atendimento
e atenção ao seu cliente. Esta é a maior queixa de quem
abandona academia e o preço não é o mais importante. Pelo
me consta as pessoas gostam de pagar pelo que é bom e quando alguém
sai da academia dizendo que é caro, na verdade ele está dizendo
que o serviço que é ruim.
Academias são estabelecimentos que prestam serviço à população
onde vamos encontrar uma organização típica empresarial
como outra qualquer com empregados com diversas funções e qualificações
específicas. Desde o faxineiro até o gerente, todos são
igualmente importantes no resultado final. Não adianta alguns professores
serem bons, terem formação, cursos complementares e etc., se um
funcionário deixar a desejar no trato com o cliente. É o que em
Qualidade chamamos de não conformidade que bota tudo a perder.
Qualidade se dá pelo diferencial de um produto do outro, um serviço,
um professor, uma escola ou mesmo uma academia da outra. Procure conhecer as
chamadas Ferramentas da Qualidade e aplicá-las ao seu negócio.
Faça com que todos os seus funcionários, sejam eles quantos forem,
falem a mesma linguagem. Delegue poderes. Dê apoio aos seus subordinados
e negocie metas. O seu nicho de mercado será os alunos que não
foram bem atendidos pelo concorrente. Procure ser o mais organizado e pontual
possível. As pessoas gostam disso. Espero que a resposta atenda. Um grande
abraço. Luiz Carlos de Moraes
2172. Como elaborar o nome para uma nova academia ?- 11/02/2006
GOSTARIA DE UMA SUGESTÃO PARA ACHAR UM NOME PARA A MINHA ACADEMIA, VOCÊS
PODERIAM ME AJUDAR? ELIANE
Oi Eliane, Veja o que retorna os nossos consultores abaixo:
Prof. Renato Oyola(currículo):
Nossa!! que responsabilidade!!! Eliane, procure um nome simples,
de fácil pronúncia, que identifique de alguma forma algo que você quer
destacar na academia. Qual é a modalidade de destaque, seu carro chefe?
Não se esqueça que você está para criar uma marca
e como tal, esta precisa ter uma identidade, um logo, um peso e precisa ser " vendável" esqueça
coisas mirabolantes como nomes em outro idioma, como Super isto, mega aquilo,
muito do sucesso da sua academia pode estar na simplicidade de seu nome e na
capacidade de fixação de seu nome e seu logo. Espero ter ajudado!
Abraço, Renato Oyola
Prof. Ricardo Alexandre Antão Cruz (currículo):
o nome da academia é muito importante e deve estar relacionado
com a imagem que você quer criar da sua empresa, e para isso você deve
pensar no seu público alvo, nas atividades e no conceito do negócio.
Prof. Luiz Carlos de Moraes (currículo):
Prezada Eliane! Existe uma ferramenta que pode ser aplicada à Qualidade
na solução de problemas que se chama Braisntorming ou,
no nosso bom português tempestade de idéias. Reúna
todas as pessoas que irão trabalhar com você para participar desse
processo. Todas as pessoas significa desde o gerente até o mais humilde
funcionário. Em seguida incentive todas a expressarem livremente suas
idéias e registre num quadro, flip-chart, prancheta e etc. por mais absurdas
que sejam. A regra básica disso é que ninguém deve criticar
ou condenar a idéia do outro quando elas estiverem sendo apresentadas.
Depois peça a todos, um a um, para dar nota às idéias para
que o próprio grupo escolha os melhores nomes. Regras para essa ferramenta:
1. Defina o objetivo. No caso escolha no nome da academia.
2. Estabeleça um tempo limite para a conclusão do trabalho.
3. Não permita crítica às idéias por mais absurdas
que possam parecer.
4. Tente criar um clima descontraído onde o riso e as brincadeiras são
permitidos.
5. Brincadeiras sim, criticas não.
6. Estimule a junção de uma idéia com outra.
7. Terminado o tempo, o grupo deve selecionar democraticamente os cinco melhores
nomes estabelecendo critérios de pontuação. Deixe anotadas
as outras idéias caso a primeira não possa, por qualquer motivo,
ser usada.
Essa é uma boa ferramenta surgida nos anos 40 e muito utilizada
em grandes empresas, mas que se aplica a qualquer negócio. Espero que
a resposta atenda. Um grande abraço. Luiz Carlos de Moraes
2173. Como administrar uma academia de pequeno porte?- 11/02/2006
Quais seriam as funções? Como estou começando agora não
sei direito até onde minha área abrange. Tenho dúvidas
sobre o salário e tempo de permanência justos para ser um administrador
de uma academia. Virgínia
Oi Virgínia, veja o que lhe retornaram os consultores abaixo:
Prof. Renato Oyola(currículo)
sugere:
Olá Virgínia! Antes de abrir as portas, estruture
o negócio, amadureça o que quer e a quem quer atingir. As funções
de uma academia podem variar de acordo com a localização, com o
público e com , é claro, sua vontade. Você pode abrir um
espaço mais voltado para um público Zen, mais clean, moderno e
se dedicar a aulas e modalidades mais alternativas. Pode dedicar um espaço
para recuperação de lesões, ou para a terceira idade, público
em grande evidência e em expansão. Ou o mais convencional, várias
modalidades. Quanto a estrutura de pessoal, se você não é da área
de Educação física, recomendo que tenha alguém com
esta formação ou com experiência comprovada em organizar
uma academia. Como toda empresa, você terá de ter um Departamento
pessoal ou alguém que organize suas contratações, registros
e sindicatos, verifique antes qual é a necessidade de professores, auxiliares
administrativos, recepcionistas, faxineiros, manutencionistas, piscineiros, etc,
e quanto isto vai custar. Antecipe o que vai precisar com pessoal, depois pense
no custo e na manutenção de seus gastos. Não esqueça
de verificar o quanto de seu faturamento a sua folha está levando embora
se for algo maior que 35% repense. Qualquer dúvida, é só ligar!!!
Obrigado, Renato Oyola
Prof. Ricardo Alexandre Antão Cruz (currículo):
Essa questão é muito complexa. Vale uma análise
mais profunda da situação para definir a questão do valor.
Sobre o tempo, como se trata de um cargo de confiança, não incide
hora extra, ou seja, de maneira geral você deve trabalhar o período
suficiente para resolver os problemas. O período mínimo é de
8 horas, porém ele pode se estender por mais tempo. Administrar uma academia
de pequeno ou grande porte fazemos quase da mesma maneira, pois as informações
trabalhadas são as mesmas (mudam apenas as ações). Para
uma boa administração, você deve ter os números financeiros,
vendas, renovação, planos a vencer e número de clientes
entre outras.
2174. O que é a
Escoliose ?- 11/02/2006
Prezada Prof. érica, me interessei muito pelos seus artigos sobre a
ginástica corretiva e gostaria de ler mais sobre o assunto, já que
eu também tenho escoliose e desde criança sofro com as consequências
desta alteração postural, o que me motivou desenvolver a minha
monografia de conclusão da pós-graduação. Se a
senhora pudesse colaborar fornecendo alguma bibliografia específica
sobre o assunto eu ficaria muito agradecido. Parabens pelos artigos e pela
iniciativa.
Que deus sempre ilumine seus caminhos. Rodrigo Coelho
Oi Rodrigo, veja então a colaboração da Profª Ms. Érica
Verderi(currículo):
Olá Rodrigo, segue abaixo alguns livros que poderão
aumentar seus conhecimentos. E um breve sobre Escoliose. Boa sorte. Érica
Verderi
Visite o site www.programapostural.com.br
DE MOE Escoliose e outras Deformidades da Coluna. Ed. Santos, 1994.
MOMESSO, Renato B. Proteja
sua Coluna. Ícone, SP, 1997.
NOVAK, Janice Postura. Fique Ereto. Madras, SP, 2000.
OLIVER, Jean Cuidados
com as Costas. Manole - SP 1999.
VERDERI, Érica. Programa
de Educação Postural. Ed. Phorte, SP, 2 ª ed., 2005.
Escoliose: é um desvio assimétrico, lateral da coluna
vertebral, resultado da ação de um conjunto de forças
assimétricas que incidem sobre a coluna. Possui várias
classificações, são elas: Idiopática
(causa desconhecida) - infantil, juvenil e adolescente, Congênita
- falha na formação dos ossos e na segmentação,
Neuromuscular - poliomielite, paralisia cerebral, distrofia muscular
e outros, Traumas - fraturas, cirurgias e queimaduras, Fenômenos
irritativos - tumores medulares, hérnia de disco e posturais
- má postura falsa escoliose.
O termo idiopática é usada pelos médicos para
designar qualquer doença, desvio postural que tem causa desconhecida,
que não apresenta nenhuma anormalidade óssea ou neuromuscular.
Fazemos uma avaliação através de fotos
para acompanhamento no PEP, porém a avaliação é completada
pelo exame radiológico antero-posterior que deve alcançar toda
a extensão da coluna vertebral para permitir a verificação
do alinhamento da cintura pélvica e observar melhor o desenvolvimento
da curva.
Realizadas as fotos, observamos o aluno de costas verificando se
há alteração dos processos espinhos quanto a sua verticalidade,
desnivelamento dos ombros, das escápulas, obliquidade da pelve, assimetria
do triângulo de Tales e assimetria do relevo posterior das costelas (lado
convexo da curva) realizando a flexão do tronco. A esse relevo posterior
damos o nome de gibosidade ou giba costal.
Uma curva escoliótica pode evoluir até 18 anos, no
entanto deve ser realizado pelo médico responsável um exame que
verifica a idade óssea e se ainda há crescimento. Enquanto houver
crescimento a curva poderá evoluir.
A escoliose pode apresentar suas curvas em uma única curvatura
ou mais. Apresentam convexidades para à esquerda ou para à direita,
abrangendo uma ou mais regiões da coluna. Quando apresentam curvas compensatórias
formam
um S ou um S invertido. Foram definidas por Cobb como
sendo Primárias (maiores as primeiras) ou secundárias
( menores curvas de compensação). A curva primária é a
que determina as alterações da estrutura óssea, ligamentar,
nervosa e muscular no segmento da coluna onde ela se localiza, portanto é a
curva em que devemos dar maior ênfase em nossos alongamentos e exercícios
de compensação.
A curva primária, tende a se tornar estruturada quando não
compensada no início através de alongamentos, podem tornar oblíquas
as linhas horizontais do olho e da pelve, obrigando a pessoa a adotar uma posição
antifisiológica para compensar essa obliquidade. A secundária,
como são curvas menores e apenas de compensação são
mais flexíveis e fáceis de serem corrigidas. No entanto, não
podemos nos esquecer que, quanto maior a curva primária, maior a secundária.
As alterações anatômicas que podemos encontrar
em uma coluna escoliótica são: rotação vertebral
, saliência nas costelas, encurtamento vertebral e gibosidades.
Podemos encontrar a escoliose na região cervical, torácica,
toracolombar, lombar ou abranger toda a extensão da coluna formando um
grande C.
A escoliose lombar é a de melhor prognóstico e evolução,
a torácica é a mais freqüente na adolescência das meninas
e a de pior prognóstico, a toracolombar e a cervical são as de
menor freqüência.
A rotação da vértebra é observada através
da radiografia pois é reconhecida observando o processo espinhoso que,
quando na rotação passa a ser lateralizado para o lado côncavo
da curva, sendo que corretamente, ele é mediano. As costelas, por estarem
diretamente envolvidas com a coluna, acompanham essa rotação e
formam uma proeminência, gibosidade, na parte posterior do tronco, do lado
convexo da curva.
Em curvaturas pequenas as rotações são
discretas ou quase nem ocorrem. Já em curvaturas bastante acentuada a
rotação também é acentuada.
Sabemos através de pesquisas que as escolioses estruturais,
em quase 70% dos casos, são ditas idiopáticas, ou seja, não
se conhece a sua fonte etiológica. As escolioses idiopáticas, quando
surgem do nascimento aos 3 anos, são consideradas como infantis, geralmente
são de localização torácica com convexidade à direita;
dos 3 aos 12 anos nas meninas e dos 3 aos 14 nos meninos são as juvenis;
daí em diante, até o término do crescimento ósseo
são as escolioses do adolescente. Sua evolução se faz até a
idade do crescimento ósseo por alterações epifisais e após
o crescimento ósseo, a escoliose pode evoluir por diminuição
da espessura do disco e em ambos os casos, quando não tratadas, produzem
grandes deformidades. Para sabermos se a curva da escoliose é uma curva
estrutural ou funcional, fazemos uma flexão lateral contra a concavidade
da curva, ou seja, uma inclinação para o lado da convexidade. Se
no movimento a curva retificar, poderemos afirmar que ela é funcional,
se não retificar, estrutural.
A indicação para um programa de educação
postural, está associado ao grau da curvatura. Se a curva escoliótica
tiver situada entre 0 e 20º, escolioses antálgicas ou posturais,
o procedimento usual é realizar exercícios de alongamento visando
a compensação da curva, porém mantendo contato periódico
com o ortopedista.
Se a curva está entre 20º e 50º, chamamos de escolioses
verdadeiras, o ortopedista indicará o colete de Milwaukee e os exercícios,
terão como objetivo, equilibrar e manter o tônus muscular. Curvas
acima de 50º, escolioses graves são indicações para
a cirurgia, e incluem as seguintes indicações: curva progressiva,
deformidade do tronco, hereditariedade e
função cárdio-pulmonar comprometida.
No início do PEP, para uma pessoa com escoliose, realizamos
primeiramente exercícios simétricos, com o objetivo de desenvolver
a musculatura geral e conseguir maior equilíbrio corporal. Como segundo
momento, exercícios assimétricos para trabalhar a musculatura hipertônica,
realizando movimentos de látero-flexão para o lado convexo da curva.
Também devemos realizar exercícios de rotação para
diminuir a convexidade, rodando o tronco para o lado côncavo da curva.
Todos os exercícios devem ser realizados com o mínimo
esforço para evitar a fadiga e posteriormente ir aumentando a força
e a duração. Os exercícios devem ser diários envolvendo
alongamentos longitudinais e laterais.