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3039. Aneurisma dissecante
de Artéria Vertebral x musculação-
21/04/2007
Tive um aneurisma dissecante de Artéria Vertebral Esquerda, sem possibilidade
de intervenção cirúrgica ou endovascular, mas também
sem sequelas. Isto aconteceu em junho de 2006 e comecei a fazer caminhada em
outubro deste mesmo ano. Agora estou querendo voltar a musculação,
mas gostaria de saber quais seriam minhas limitações, como poderei
e se deve fazer. Já praticava antes,duas vezes na semana. Obrigado pela
atenção. Evanildo Henrique
Evanildo,veja a opinião do consultor Dr. Ms. Jairo Sergio Szrajer(currículo)
que gentilmente retorna:
Caro Evanildo, os dados fornecidos por você não
são suficientes para definir um programa de atividade física, principalmente
com musculação, pois quando é feita a musculação
há um aumento da pressão intra-torácica, bem como da pressão
arterial. É importante que seu cirurgião vasculara o aconselhe
quanto as atividades físicas que voce pode realizar.
Atenciosamente, Jairo Sergio Szrajer
3040. Especializaçao em fisioterapia respiratória
no Brasil- 21/04/2007
Onde se pode fazer uma especializaçao em fisioterapia respiratória
no Brasil? Muito obrigada. Goretti
Goretti, veja a sugestão do consultor Dr. Ms. Jairo Sergio Szrajer(currículo):
Goretti, diversos serviços e escolas oferecem especilização
em fisioterapia respiratória. Seria interessante você manter contatos
com os CREFITOS dos estados onde você tem interesse em fazer a especialização,
para saber dos cursos oferecidos. Em São Paulo a Divisão de Reabilitação
da USP fornece diversos cursos de especialização. www.hcnet.usp.br/haux/dmr/ .
A UNICAMP também oferece cursos de fisioterapia www.extecamp.unicamp.br/cursosextensao.asp mas
no momento não há nenhum sendo oferecido.
UNIMEP Piracicaba. www.unimep.br/phpg/posgraduacao/stricto/fisioterapia/s_fis.php?curso=stricto/fisioterapia/s_fis.php
Atenciosamente, Jairo Sergio Szrajer
Veja também a sugestão de nossa consultora Ft. Aline Alves Rodrigues
Maglione(currículo):
Olá Goretti! Em São Paulo você pode encontrar
essa especialização: na Unifesp - www.unifesp.br;
na Santa Casa de SP - www.santacasasp.org.br;
na Faculdade de Medicina do ABC - www.fmabc.br
Nossa consultora Dra. Nilva Machado Mantovani(currículo)
também participa enriquecendo a questão:
Olá! Vou falar de uma que eu conheço e sei que é muito
boa. Unisalesiano Lins - SP. Tem um site: www.unisalesianolins.com.br.
Espero ter ajudado. Um abraço!
Leia mais:
Especialização na área
de reabilitação cardíaca
Especialização
em reabilitação cardíaca
3041. Obrigatoriedade
do atestado cardiológico
na academia- 21/04/2007
Gostaria de saber se existe alguma lei que obrigue os frequentadores
de academia
a providenciarem atestado cardiológico? E quais os riscos o profissional
de Educação Física corre se houver algum acidente cardiovascular
com um de seus alunos durante a atividade física na academia, em que o
mesmo encontra-se responsável? Sara Stein Vianna
Sara,veja a opinião do consultor Dr. Ms. Jairo Sergio Szrajer(currículo)
que gentilmente retorna:
Sara, há uma lei estadual,que obriga as academias exigirem
um atestado médico para a prática de atividade física.
www.al.sp.gov.br/StaticFile/integra_ddilei/lei/2001/lei%20n.10.848,%20de%2006.07.2001.htm
Lei n.º 10.848, DE 06 DE JULHO DE 2001
Artigo 5º - As matrículas para freqüentar
os estabelecimentos de que trata esta lei dependem de apresentação,
pelo cliente, de atestado médico recente, específico para a prática
esportiva em que pretende se inscrever.
Parágrafo único - Vetado.
Artigo 6º - Os estabelecimentos de que trata esta lei
deverão manter cadastro atualizado com os dados pessoais dos clientes
matriculados, bem como as informações médicas pertinentes,
em especial o atestado a que se refere o artigo anterior.
Mesmo com atestado as pessoas podem e irão ter ocorrências cárdio-vasculares
durante repouso e durante atividade física.
Veja no Conselho Regional de Educação Fisica as exigências
para as academias. Atenciosamente, Jairo Sergio Szrajer
Leia mais:
Regulamentação do
Exame Médico em Academias
3042. Fisioterapia
e a reabilitação
cardíaca- 21/04/2007
Como a fisioterapia pode atuar na reabilitação cardiaca?
Gal
Gal,veja a opinião do consultor Dr. Ms. Jairo Sergio Szrajer(currículo)
que gentilmente retorna:
Gal, hoje o fisioterrapeuta tem grande área de
atuação, sendo a reabilitação cardíaca um
de seus ramos.
O acompanhamento do paciente deverá ter uma equipe multidisciplinar na
qual o fisioterapeuta pode desempenhar importante papel. Seja na prevenção
de problemas ósteo-musculares, geralmente são pacientes sedentários
e com alguma idade, seja na área de melhoria da capacidade ventilatória,
principalmente na fase precoce da reabilitação.
Atenciosamente, Jairo Sergio Szrajer
Veja também a opinião de nossa consultora Ft. Aline Alves Rodrigues
Maglione(currículo):
Oi Gal! A fisioterapia atua na reabilitação cardíaca
buscando qualidade de vida e melhora da capacidade funcional do paciente. Através
de um programa de exercícios específicos com acompanhamento da
prática dessas atividades e um controle dos sinais vitais e exames complementares.
Nossa consultora Dra. Nilva Machado Mantovani(currículo)
também participa enriquecendo a questão:
Olá! A Fisioterapia pode ajudar muito nesse tipo de área.
Hoje em dia tem crescido muito a procura de pacientes por esse tipo de serviço,
e os médicos cardiologistas tem se aberto pra esse tipo de tratamento.
A Fisioterapia nesses casos trabalham principalmente na melhora da condição
cardiorrespiratórias. Isso através de exercícios, esteira,
treinos e mais...é um tema que dá "pano pra manga", mas
pode continuar perguntando...Um abraço!
3043. Ex-ciclista
x problema cardíaco-
21/04/2007
Eu fui ciclista profissional parei de pedelar há 3 anos e o que eu gostaria
de saber é o seguinte, a minha alimentação não mudou,
e estou tendo ataques cardíacos toda vez que faço um esforço
mínimo como subir uma escada andar ... Eu gostaria de saber se isso seria
alguma sequela de ter parado tão bruscamente com os treinos? Hoje quero
voltar a pedalar mas estou com medo devido a esses sintomas. Obrigado por sua
atenção. Jonas de Araujo Andrade
Jonas, veja a opinião do consultor Dr. Ms. Jairo Sergio Szrajer(currículo)
que gentilmente retorna:
Jonas, você nos assusta quando diz que está tendo
ataques cardíacos. Parece que você está infartando. Pelo
que parece você tem palpitação, ou taquicardia (batimentos
acelerados do coração). Como você refere ter sido profissional,
imagino que você teve anos de treinamento pesado. Isto pode ter acarretado
um aumento do músculo cardíaco (hipertrofia miocárdica)
que pode favorecer as arritmias do coração, mas também a
falta de treinamento também pode estar causando esta sensação.
Procure um cardiologista que ele facilmente definirá seu problema.
Atenciosamente, Jairo Sergio Szrajer
Nossa consultora Dra. Nilva Machado Mantovani(currículo)
também participa enriquecendo a questão:
Olá! Jonas, o problema não foi a parada brusca,
e sim o fato de você ter ficado tanto tempo sem praticar nada, nenhum exercício.
Se você tivesse mantido pelo menos o hábito de caminhar, no mínimo
três vezes por semana, isso não estaria assim hoje. Mas é normal
o que você está sentindo! Hoje o seu coração e pulmão
trabalham num ritmo mais lento do que quando você pratica algum exercício
físico. Por isso você se sente mal quando faz um esforço,
por mínimo que seja. A saída é recomeçar as atividades
físicas, mas lentamente, começando com um treino para condicionamento
físico. Caminhadas, esteiras, bibicletas são ótimas pra
isso. Mas tudo tem que começar devagar e ir aumentando assim que você sentir
que sua capacidade cardiorespiratória melhorou (isso quer dizer, quando
você não sentir mais que o coração dispara tanto,
e muita falta de ar). E nunca parar totalmente de fazer algum tipo de exercício
físico. Um abraço!
3044. Valores
de PAS, PAD e DP para hipertenso no exercício- 21/04/2007
Gostaria de saber quais valores de PAS, PAD e DP limites máximos que um
hipertenso pode chegar no exercício, margem de segurança para interromper
o exercício, com alguma referência, Por favor, gostaria muito da
ajuda de vcs. obrigado. Victor
Victor,veja a opinião do consultor Dr. Ms. Jairo Sergio Szrajer(currículo)
que gentilmente retorna:
Victor, estas respostas dependem muito da avaliação
individual do paciente. Um bom livro de referência é o ACSM´s
Guidelines for exercise testing and prescription do American College of Sports
Medicine, que tem tradução em português.
Leia mais:
Controlando a PA no exercício
com carga em indivíduos hipertensos
O medicamento anti-hipertensivo
faz reduzir a FC e consequentemente o gasto calórico ?
3045. Frequência cardíaca diminuída
durante o exercício - 21/04/2007
Tenho uma cliente que apresenta a frequência cardíaca diminuída
durante o exercício, embora se trate no incor apresentou restrição
segundo o médico, gostaria de saber mais sobre isso, e que fontes posso
buscar mais profundamente. Grato. Roberto Braz Pontes Junior
Roberto, veja a opinião do consultor Dr. Ms. Jairo Sergio Szrajer(currículo)
que gentilmente retorna:
O paciente pode estar usando medicação que bloqueia
o aumento da frequência cardíaca, como os beta-bloqueadores,. Pode
ser também uma doença de condução, como bloqueio átrio
ventrícular, ou alguma outra causa.
Peça um relatório, ou visite o médico de sua aluna para
maiores esclarecimentos.
Atenciosamente, Jairo Sergio Szrajer
Leia mais:
O medicamento anti-hipertensivo
faz reduzir a FC e consequentemente o gasto calórico ?
3046. É indicado o teste de esforço
em bicicleta para quem usa de betabloqueador? - 21/04/2007
É indicado o teste de esforço em bicicleta ergométrica para
alunos que fazem uso de betabloqueador? Caso a resposta seja sim, quais os procedimentos
que devem ser tomados? Eduardo Costa Ferreira
Eduardo, veja a opinião do consultor Dr. Ms. Jairo Sergio Szrajer(currículo)
que gentilmente retorna:
Eduardo, não há contra-indicação
para o teste de esforço em quem usa beta-bloqueador. Ás vezes ele é indicado
para saber se a medicação está sendo eficaz. Os procedimentos
a serem tomados durante o teste de esforço são os mesmos para qualquer
teste de esforço, lembrando que a frequência cardíaca máxima
e o Duplo produto serão abaixo dos esperados de quem não usa beta-bloqueador.
Atenciosamente, Jairo Sergio Szrajer
Leia mais:
O medicamento anti-hipertensivo
faz reduzir a FC e consequentemente o gasto calórico ?
3047. Atividade
física para pessoas idosas
e com patologias cardíacas - 21/04/2007
Eu sou professora de um grupo de 3º idade, tenho uma aluna na faixa de 55
anos, ela tem problema de coração e foi fazer exames rotineiros.
O cardiologista dela proibiu de fazer qualquer atividade física pois ela
está com artéria aorta atrofiada e com duas lesões. A atividade
física como é para terceira idade, é voltada para atividades
como equilibrio, desenvolvimento motor, atividades para memória, dançaterapia
e outros. O médico proibiu essas atividades, mas pediu que ela fizesse
caminhadas todos os dias durante 45 min. Eu queria saber mais informações
sobre a atividades física e esse problema na artéria, pois quero
está acompanhando essa aluna.
Gostaria de sugestões de leituras e informações sobre o
que fazer. Aguardo
uma resposta. Desde já agradeço. Luciana
Olá Luciana, em atenção a sua dúvida nosso consultor
Prof. Esp. Madison Silverio(currículo)
retorna:
Prezada Lucia, a atividade física para pessoas idosas
e com patologias cardíacas requer uma série de cuidados e supervisão
médica. É fundamental que o profissional que trabalha com idosos
conheça as peculiaridades anatômicas do envelhecimento, tanto as
naturais (senescência) quanto as produzidas por patologias (senilidade).
Com o envelhecimento, a aorta se dilata e seu diâmetro
interno aumenta. A parede da aorta se caracteriza por possuir grande densidade
de fibras elásticas, (sob a forma de membranas elásticas) em sua
parede, em meio a fibras musculares e colágenas em menor proporção.
Com o envelhecimento, as fibras elásticas diminuem em número enquanto
as colágenas aumentam. Ocorre, também, a deposição
de cálcio em toda a parede da aorta. Essa atrofia relatada na aorta de
sua cliente "pode" resultar dessas alterações. Quanto à orientação
para a prática de caminhadas, deve estar relacionada ao cuidado com as
alterações hemodinâmicas provocadas pela prática de
qualquer atividade física. No entanto, além da caminhada, outros
tipos de atividades físicas também tem efeitos benéficos
sem oferecer riscos consideráveis, mas lembre-se da supervisão
médica. Procure conhecer os efeitos das diversas modalidades de atividade
física sobre as alterações hemodinâmicas. As referências
bibliográficas são inúmeras, mas os sites abaixo são
uma excelente fonte de pesquisa: www.bireme.br; www.ncbi.nih.gov; www.pubmed.com.br.
3048. Agachamento com apoio de cadeira para idosos
x varizes - 21/04/2007
Trabalho com a 3ª Idade e gostaria de tirar uma dúvida, se o exercícios
de agachamento utilizando a cadeira para que não perder o equilibrio servindo
de apoio para os idosos com idade de 55 à 60 anos se pode ocasionar o
aparecimento de problemas circulatórios(varizes), pois analisando os músculos
que serão utilizados como o vasto medial, vasto lateral e intermedio só irão
favorecer ao fortalecimento e a melhora de patologia degenarativa. Os exercícios
são 3 x 10 repetições e podem ocorrer algum problema na
parte óssea, circulação ou não, só favorece?
Obrigado por esclarecer minhas duvidas. Luiz Alberto Tangerino
Olá Luciana, em atenção a sua dúvida nosso consultor
Prof. Esp. Madison Silverio(currículo)
retorna:
Prezado Luiz, de acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia
e Cirurgia Vascular a atividade física, desde que recomendada pelo médico
e acompanhada por professores de educação física, não
só "não provoca varizes como também é bastante
aconselhável para evitá-las". Quanto à "musculação",
desde que não seja exagerada, ou seja, muito intensa, não tem contra-indicação.
Gostaria apenas de alertá-lo quanto à atuação dos
profissionais de Fisioterapia em atividades que estejam reguladas pelo conselho,
não exercendo assim, atividades inerentes aos profissionais da área
de Educação Física.
3049. Referências para projeto de atividade
física para idosos- 21/04/2007
Gostaria de mais referências sobre a melhor idade, pois estou desenvolvendo
um projeto no meu condomínio, Xô Sedentarismo, para aqueles idosos
que ficam na janela do apto o dia inteiro, muito obrigado pela força,
agradeço desde já. Rogério
Olá Julian, em atenção a sua dúvida nosso consultor
Prof. Esp. Madison Silverio(currículo)
retorna:
Prezado Rogério, há inúmeras fontes de
pesquisa disponíveis sobre a melhor idade, o importante é você ficar
atento quanto à procedência das informações. Aqui
vão algumas dicas:
Sites: Sociedade Brasileira de Geriatria, Colégio
Americano de Medicina do Esporte, CELAFISCS, Organização
Mundial da Saúde. Em todos estes sites você pode encontrar muitos
artigos científicos sobre envelhecimento e atividade física. Além
disso, as editoras Phorte, Manole e Atheneu têm
livros muito interessantes sobre o assunto.
Boa leitura.
Oi Rogério, a Profª Ms. Érica Verderi(currículo),
lhe sugere o seguinte:
Olá Rogerio, muito obrigada pelo carinho. Segue algumas
referências bibliográficas para você ampliar seus conhecimentos.
E também um texto sobre o Envelhecimento
no Brasil (clique). Acesse meu site, lá você também encontrará mais
referências e pode se cadastrar para receber nossos Boletins Informativos.
UM abraço e boa sorte. Érica Verderi
AZEREDO, Paulo Como viver mais e melhor. Ediouro, SP, 2000.
AZEVEDO, João Roberto D. Ficar Jovem Leva Tempo Um Guia Para viver
melhor. Editora Saraiva, 2ª ed., SP, 1998.
BARBOSA,
Rita Maria dos S.P. Educação Física Gerontológica.
SPRINT, RJ, 2000.
BARROS,
Myriam M. L. Velhice ou Terceira Idade? Fund. Getúlio
Vargas, 2ª ed. , 2000.
COOMBS, H. Samm Vida após os 50. MADRAS - SP
CORAZZA,
Maria A. Terceira Idade e Atividade Física. Phorte Editora SP,
2001.
CHOPRA,
Deepak Corpo sem idade, mente sem fronteira. ROCCO, RJ, 9ªed.,
1999.
KIRKWOOD, Tom. Os melhores Anos de Nossas Vidas. Ed. Record,
RJ, 2001.
MANIDI,
Marie-José Atividade Física par Adultos com mais
de 55 anos. Ed. Manole, 1ª ed., SP, 2001.
MATSUDO, Sandra M. M. Avaliação do Idoso. Física
e Funcional. São Caetano do Sul, 2000.
MATSUDO, Sandra M. Envelhecimento & Atividade Física. Ed. Phorte,
SP, 2002.
PICKLES, Barrie Fisioterapia na Terceira Idade. SANTOS Livraria Editora,
2ª ed., SP, 2000.
RAMOS, Alexandre T. Atividade Física. Editora SPRINT, 2ªed.,
RJ, 1999.
REVISTAS A
Terceira Idade. SESC São Paulo.
SBGG-RJ, Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Caminhos
do Envelhecer.
Editora REVINTER Ltda, RJ, 1994.
SIMÕES, Regina Corporeidade e Terceira Idade. UNIMEP, 3ªed.,
1994.
VERDERI, Érica - O Corpo não tem Idade - Ed. Fontoura, Jundiaí -
2004.
ZANINI, Dr. José João Viva Mais, Viva Melhor 1ª Edição Ed.
La Salle.
WAGORN,
Yvonne et all . Manual de Ginástica e bem-estar para a Terceira Idade.
Para um envelhecimento feliz e saudável. Editora Marco Zero, SP, 1993.
3050.A GL
deve ser aplicada por setor? / Diferença
do trabalho de GL antes e após o expediente- 21/04/2007
A aplicação da GL na empresa deverá ser por setor ou por
problemas físicos apresentados pelos funcionários? A empresa qrer
que eu aplique a GL a tarde no horário que um grupo finaliza o expediente
e outro grupo inicia o expediente, isso acarreta em GL diferenciada ao grupo.
Como ministrar isso? Qual o tempo de aplicação? A empresa quer
1h, 2 vezes por semana?Kelli
Olá Kelli, em atenção a sua dúvida nossa consultora
Profa. Ms. Évelin Moreno(currículo)
retorna:
Questão 1 - Apenas uma sugestão. A ginástica laboral
deve ser setorizada, é fundamental realizar uma análise cinesiológica
do posto de trabalho com o objetivo de especificar as aulas. Referente ao grupo
o qual apresenta problemas físicos, você pode montar grupos: verde
não apresenta contra-indicação para fazer a GL, grupo amarelo
apresenta alguma contra-indicação, grupo vermelho apresenta contra-indicação.
O grupo verde seria o grupo da GL, o amarelo e vermelho deveria ser desenvolvido
um trabalho individualizado, Seria importante um trabalho multi-disciplinar.
Qualquer coisa entre em contato: evelinmoreno@hotmail.com
Veja também o retorno do Dr. Ms. Jairo Sergio Szrajer(currículo):
Kelli, bom dia! A ginástica laboral não terá a
capacidade de fazer ninguém ficar em forma, ou curar alguma doença.
O maior propósito do GL é promover uma "quebra" no padrão
muscular. Como a maioria das pessoas não gosta de fazer ginástica,
nem que seja um pouquinho, a GL deve ser criativa e variar bastante com o tempo.
Se você irá todos os dias na empresa você pode inventar várias
técnicas de alongamento, relaxamento, contrai-e-solta, uso de bolas e
balões, para tornar mais interessante.
Para a empresa, o tempo que você faz a ginástica significa
perda de produção. A gerência deve comprar a idéia
da GL se não o trabalho não irá progredir.
Acredito que o melhor método é usar multiplicadores, pois a GL
deve ser realizada diariamente.
O tempo de aplicação não deve ultrapassar 10 minutos por
sessão. Atenciosamente, Jairo Sergio Szrajer
Questão 2 - Profa. Ms. Évelin Moreno(currículo)
retorna:
Vamos lá..... A turma a qual finaliza o trabalho deverá participar
da GL, a mesma deverá ter o objetivo de relaxar as estruturas ósteo-musculares
solicitadas no tempo laboral. A outra terá objetivos diferentes, como
aquecimento das estruturas ósteo-musculares as quais serão solicitadas
no tempo laboral. Importante realizar a analise cinesiológica do posto
de trabalho que objetiva a especificidade das aulas. As diferenças das
aulas devem ser claras. Para GL o tempo poderia ser de 15 minutos (diariamente
ou três vezes por semana), porem se a empresa solicitou uma hora por turma,
elabore uma periodização de treinamento (adaptação,
resistência, etc...) respeitando a individualidade e a sobrecarga laboral
do trabalhador.
3051.Exercícios
de GL para regime de trabalho off shore- 22/04/2007
Gostaria de saber quais exercícios são realizados numa aula de
Ginástica Laboral; para trabalhar em regime off shore? Bianca Farias de
Melo
Olá Bianca, em atenção a sua dúvida nossa consultora
Profa. Ms. Évelin Moreno(currículo)
retorna:
Acredito que a empresa tenha um lugar apropriado para realizar
as aulas de GL, nesse caso os exercícios seriam parecidos com empresas
de regime de trabalho normal, porém fique atenta a exigência ósteo-musculares
e aos trabalhadores do terceiro turno. Seria importante motivar os trabalhadores
praticarem exercícios físicos fora do ambiente de trabalho, principalmente
no período ausente da GL, para facilitar a fase de adaptação.
Elabore um manual de qualidade de vida abordando exercícios físicos,
ergonomia, nutrição, higiene do sono etc... Boa sorte.... acho
seu trabalho muito interessante!!! De uma olhada nesse site (exemplo de exercícios)
: www.sportplusnet.com.br/
Já esse site é sobre uma tese com trabalhadores off shore interessante:
www.cefetcampos.br/biblioteca/banco-de-teses-dissertacoes/tese.2006-09-13.9014917975
3052. Atividades
lúdicas para GL em escritório-
23/04/2007
Dou aula de Ginástica Laboral e todo mês tenho que dar uma aula
lúdica. Já consultei a lista de atividades de vocês mas nem
todas podem ser dadas de acordo com o meu grupo, então gostaria de saber
se vocês podem me ajudar indicando algumas atividades lúdicas para
escritório com poucos alunos. Onde poderia conseguir isso? Grata! Juliana
Castro Coutinho
Olá Juliana, vamos ver o que a nossa consultora Profa. Ms. Évelin
Moreno(currículo) sugere:
Lá vai....
1:Jogo da Roda Invertida
Objetivo: Vivenciar situação problema cuja solução
depende da cooperação de todos.
Duração: 5 minutos
N° Mínimo de Participantes: 0
N° Máximo de Participantes: 0
Material para Aplicação:
Procedimento: Os participantes devem formar uma roda com seus rostos virados
para fora. Devem manter as mãos dadas uns aos outros. O jogo consiste
em que o grupo deve encontrar uma forma de virar a roda sem que ninguém
solte as mãos. O multiplicador estimula a que cada um dê um palpite
para executá-la. Quanto mais o grupo tentar, melhor. Todas as posições
devem ser experimentadas, mesmo que pareçam absurdas.
Variações:
Observações: Tipo de Jogo: ativador e integração.
Fase do Grupo: tempestade.
Fonte Grupo de Jogos em T&D - Nivaldo Figueiredo de Sousa
2: Bexiga
Atividade lúdica
Objetivo: enfrentar os problemas e integração
Procedimento: Formar um círculo, todos voltados para dentro, braços
entrelaçados com o do amigo, colocar uma bexiga
No meio da roda, sem soltar os braços e as mãos, os participantes
devem tentar tirar a bexiga de dentro
Da roda, com os pés, joelhos, etc. Para dificultar o professor pode colocar
alguns desafios, como passar a
Bexiga pela cabeça, etc... criem...
3: Dinâmica do papel
Objetivo: Descontração
Materiais: pedaço de papel, caneta
Procedimento: Forma-se um círculo e em seguida será distribuído
um pedaço de papel para cada um, e uma caneta. Logo após a pessoa
irá escrever qualquer pergunta que ela quiser, ex: Por que hoje fez sol?
entendeu?!É qualquer pergunta, o que vier na cabeça. Ai logo após
o instrutor irá pegar os papéis de todos os participantes, embaralhar
e entregar um para cada (só que você não poderá pegar
o seu), ai depois de feito isso a pessoa vai responder o que estiver naquele
papel que ela pegou. Depois que todos responderem sem um ver o do outro, você vai
dobrar seu papel e vai passar 2 vezes para seu lado direito todos juntos. Ai
começa a brincadeira. Uma pessoa começa lendo o que está em
seu papel, em seguida a pessoa do lado direito ou esquerdo (depende do monitor
escolher), digamos que foi pela direita, ai a pessoa vai ler o que está escrito
na RESPOSTA dela, e assim sucessivamente, a mesma que respondeu a resposta vai
ler a sua pergunta e o vizinho ao lado responderá a sua resposta é muito
legal e divertindo causando muitos risos!!!!
4:
Dinâmica: " da
Historinha"
Objetivo: Treinar a memorização e atenção.
Procedimento: Todos devem estar posicionados em círculo
de forma que todos possam se ver.
O organizador da dinâmica deve ter em mãos um objeto pequeno e
direcionando a todos deve começar a história dizendo: Isto é um
..... (Ex. cavalo). Em seguida deve passar o objeto à pessoa ao seu
lado que deverá acrescentar mais uma palavra a história sempre
repetindo tudo o que já foi dito. (Ex. Isto é um cavalo de vestido...),
e assim sucessivamente até que alguém erre a ordem da história
pagando assim uma prenda a escolha do grupo.
Cria-se cada história engraçada... É bem divertido, aproveitem.
5: STOP: aquela brincadeira de criança....(adedanha)
Disitribuir uma folha e caneta para cada participante, colocar em
colunas: nome, CEP (cidade, páis, estado), animal, objeto, fruta, carro, minha
sogra é...
Sortear uma letra do abecedário e começar a brincadeira. Se cair
A (responder tudo com a letra A).
6: Dinâmica: "das partes
do corpo"
Objetivo: estimular a atenção e interação
com os colegas
Procedimento: Numa grande roda a pessoa começa a brincadeira dizendo
o nome de uma parte do corpo. passando a vez. A pessoa que estiver ao lado
determinado irá colocar a mão na parte do corpo que a primeira
pessoa falou, e dizer outra parte do corpo passando a vez. A pessoa ao seu
lado, já determinado de modo que a vez corra apenas em um sentido, colocará a
mão na parte corporal dita pela segunda pessoa e dirá outra parte
e assim sucessivamente.
Se precisar de mais entre em contato: evelinmoreno@hotmail.com
Veja também o retorno do Dr. Ms. Jairo Sergio Szrajer(currículo):
Um boa idéia é procurar pelos livros de psicomotricidade,
aplicados na infância. Faça uma adaptação e proponha
brincadeiras com os funcionários. Outra opção são
aqueles jogos de aniversário infantil, tipo corrida de batata na colher,
estourar balão no sopro, etc.
Exemplo: Psicomotricidade
Educação Fisíca; Jogos Infantis Autor:
Mello, Alexandre Moraes de, Editora: Ibrasa
Atenciosamente, Jairo Sergio Szrajer
Leia mais:
Atividade recreativa na ginástica
laboral
Atividades lúdicas
na ginástica laboral ?
3053. Qual o profissional mais adequado para ministrar
a GL?- 23/04/2007
(...) Qual é o profissional mais adequado para a aplicação
de Ginastica Laboral, já que hoje possuímos Técnicos em
Segurança, Engenheiro e Médicos do Trabalho? Paula Follmann
Olá Paula, vamos ver o que a nossa consultora Profa. Ms. Évelin
Moreno(currículo) pensa
sobre o assunto:
Certamente o professor de educação física,
principalmente pelo seu carisma, conteúdo técnico, criatividade
e motivação, porém, é extremamente importante desenvolver
um trabalho multi-disciplinar. Assim a empresa a ser trabalhada teria um programa
completo de qualidade de vida. Além dessas características do profissional
de educação física é válido lembrar que: Art.
3º Compete ao Profissional de Educação Física coordenar,
planejar, programar, supervisionar, dinamizar, dirigir, organizar, avaliar e
executar trabalhos, programas, planos e projetos, bem como prestar serviços
de auditoria, consultoria e assessoria, realizar treinamentos especializados,
participar de equipes multidisciplinares e interdisciplinares e elaborar informes
técnicos, científicos e pedagógicos, todos nas áreas
de atividades físicas e do desporto.
LEI Nº 9.696, DE 1º DE SETEMBRO DE 1998
www.confef.org.br/extra/juris/mostra_lei.asp?ID={E1D25FEE-867B-4535-B493-D56597E716BE}
Veja também o retorno do Dr. Ms. Jairo Sergio Szrajer(currículo):
Paula, bom dia! Hoje vários profissionais estão
se especializando em GL. Conheço bons fisioterapeutas e professores de
educação fisica que fazem bem este trabalho. Na minha opinião
os professores de eduacação física tem um arsenal maior
de conhecimentos para tornar mais dinâmica a GL.
Lembre-se a GL não é remédio, não cura ninguém.
Ela é um pocesso de mudança de perfil físico e eminentemente
preventiva. Atenciosamente, Jairo Sergio Szrajer
Leia mais:
Posso trabalhar com GL sem o
profissional de Educação Física ?
A atuação
do professor de E.F sem interferir na área do Fisioterapeuta
Reabilitação é uma área
de atuação da E. F. e/ou Fisioterapia?
O profissional de Educação
Física x Reabilitação
O Terapeuta Ocupacional
pode atuar com a ginástica laboral ?
3054.Legislação vigente sobre a
Ginástica Laboral- 23/04/2007
Há alguma legislação vigente sobre a Ginástica
Laboral? e onde posso encontrar tal legislação? Lidiane Mara
Stefani
Olá Lidiane, vamos ver o que a nossa consultora Profa. Ms. Évelin
Moreno(currículo) informa:
De uma olhada na regulamentação da profissão
de educação física.
LEI Nº 9.696, DE 1º DE SETEMBRO DE 1998
http://www.confef.org.br/extra/juris/mostra_lei.asp?ID=38
Veja também o retorno do Dr. Ms. Jairo Sergio Szrajer(currículo):
Não conheço qualquer legislação à respeito
do assunto. Não vejo conflitos entre a GL ser aplicada por professores
de educação física ou fisioterapeutas, pois os dois possuem
habilitação legal para tal.
Atenciosamente, Jairo Sergio Szrajer
3055.Legislação Brasileira sobre Pessoas Portadoras
de Deficiência - 23/04/2007
Senhores, tenho uma fratura consolidada do úmero distal direito (há 15
anos)e ainda com dispositivo de fixação interna (placas e parafusos),
devido a isto meus movimentos são um pouco limitados, não tenho
a flexão total, além de tudo, há 3 anos sou portadora
de uma hérnia cervical em c5 e c6 com compressão do nervo do
lado direito e lordose fisiológica acentuada, diminuição
dos espaços discais citados. Sinto muita dor e acho que minhas atividades
são limitadas por estas patologias, tanto que durante todo o ano de
2005 fui afastada do serviço pelo INSS e logo que retornei fui despedida.
A pergunta é se posso ser enquadrada como deficiente física,
porque me considero assim, mas como o problema é pouco VISíVEL
as pessoas tendem a não aceitar esta situação em detrimento
de todos os exames, laudos e de minha queixa. Quero orientações
sobre esta possibilidade, como proceder e bibliografias sobre o assunto que
me ajudem. Aguardo retorno. Manayá de souza vieira
Olá Manayá, vamos ver o que a nossa consultora Profa. Ms. Évelin
Moreno(currículo) informa:
Achei alguns artigos bem interessantes para você, pode
aproveitar. "
Legislação Brasileira sobre Pessoas Portadoras de Deficiência
: pg 160 - 165. (CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DO TRABALHO - CONVENÇÃO
159 -
CONVENÇÃO SOBRE REABILITAÇÃO PROFISSIONAL E EMPREGO
DE PESSOAS DEFICIENTES)
Site: www.camara.gov.br/internet/infdoc/Publicacoes/html/pdf/LegPortDefinal.pdf
Obs: Documento na integra. Boa sorte!!!
Veja também o retorno do Dr. Ms. Jairo Sergio Szrajer(currículo):
Manayá, o enquadramento como deficiente, para fins de
contratação na cota de pessoas portadoras de deficiência, é feito
atráves de avaliação feita pelo INSS, que fornece um documento
enquadrando-a como deficiente.
Pelo descrito por você não acredito que você se encaixe
no critérios definidos na lei.
O Decreto que regulamenta a questão do deficiente é Decreto 3.298
de 20 de dezembro de 1999.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D3298.htm
3056. Problemas
de joelho me classificam como deficiente físico?- 23/04/2007
Sofri lesão nos dois meniscos e no Ligamento Cruzado Anterior. Passei
por procedimento cirúrgico depois do qual já sofri umas dez entorses.
Meu outro joelho também está doendo. As vezes, não consigo
dobrá-lo completamente e nem correr, pois é só pisar em
algum buraco e lá estou estendido no chão. Gostaria de saber
se nesse caso classifico-me como deficiente físico?
Grato. Jefferson Zanette
Olá Jefferson, vamos ver o que a nossa consultora Profa. Ms. Évelin
Moreno(currículo) informa:
Vou sugerir que você também analise a Legislação
Brasileira sobre Pessoas Portadoras de Deficiência no seguinte site: http://www.camara.gov.br/internet/infdoc/Publicacoes/html/pdf/LegPortDefinal.pdf
Obs: Documento na integra. Boa sorte!
Veja também o retorno do Dr. Ms. Jairo Sergio Szrajer(currículo):
Jefferson, a lei que define deficiente físico não
enquadra você como deficiente. Sem dúvida você refere uma
sequela de traumatismo no joelho, mas não há uma restrição
maior para o trabalho.
O Decreto que regulamenta a questão do deficiente é Decreto
3.298 de 20 de dezembro de 1999.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D3298.htm .
Atenciosamente, Jairo Sergio Szrajer
3057. Concepção crítico-emancipatória
no treinamento para crianças- 23/04/2007
O que vocês acham da concepção crítico-emancipatória,
e se deve trabalhar com esta concepção para deixar as crianças
formarem ou terem sua própria idéia principalmente falando sobre
o esporte coletivo na infância. Thiago de Souza
Olá Thigo, vamos ver o que a nosso consultor Prof. Ms. Fabio Luiz Gouvea(currículo)
informa:
Ola Thiago, tudo bem?! Creio que não é simplesmente
a concepção que vai proporcionar resultados, pois, depende de muitos
outros fatores (capacitação do profissional, condições
materiais, humanas, condições de segurança, características
do grupo de trabalho, etc) que juntos poderão levar ou não ao sucesso.
Estou certo de que os esportes coletivos ajudam muito na educação
das crianças principalmente no que se refere ao aspecto social, mas tudo
tem seu tempo. Não há necessidade alguma de cobrar resultados imediatos
e, mais importante que tudo isso, é permitir uma vivência rica e
de experiências muito diferenciadas. Um abraço, Fabiao...
Veja a opinião de nossa consultora Profa. Ms. Márcia
Pilla do Valle(currículo):
Olá, Thiago. Acredito que no esporte de formação
ou na prática não copetitiva pode-se trabalhar nesta concepção.
Há trabalhos muito interessantes, especialmente os que trabalham as questoes
de cidadania e inclusão através do esporte. Quando, no entanto,
nos referimos ao esporte de alto nível ou a preparação para
o mesmo, já se pressupõe o submetimento às regras e normas
daquela prática. Assim, o tipo de trabalho desenvolvido na escola de futebol
do clube da cidade provavelmente será diferenciado do trabalho desenvolvido
na associação dos moradores de bairro. Um abraço, Márcia.