Home |CDOF Responde | Cadastro de Usuários | Cadastro de Consultores|


 

Ter, 8/6/10 10:39

PERGUNTAS E RESPOSTAS ANTERIORES AO CDOF RESPONDE
CONSULTORIA GRATUITA CDOF

Obs: para procurar pelo tema utilize o sistema de busca

3039. Aneurisma dissecante de Artéria Vertebral x musculação- 21/04/2007
Tive um aneurisma dissecante de Artéria Vertebral Esquerda, sem possibilidade de intervenção cirúrgica ou endovascular, mas também sem sequelas. Isto aconteceu em junho de 2006 e comecei a fazer caminhada em outubro deste mesmo ano. Agora estou querendo voltar a musculação, mas gostaria de saber quais seriam minhas limitações, como poderei e se deve fazer. Já praticava antes,duas vezes na semana. Obrigado pela atenção. Evanildo Henrique
Evanildo,veja a opinião do consultor Dr. Ms. Jairo Sergio Szrajer(currículo) que gentilmente retorna:
   Caro Evanildo, os dados fornecidos por você não são suficientes para definir um programa de atividade física, principalmente com musculação, pois quando é feita a musculação há um aumento da pressão intra-torácica, bem como da pressão arterial. É importante que seu cirurgião vasculara o aconselhe quanto as atividades físicas que voce pode realizar.
Atenciosamente, Jairo Sergio Szrajer

3040. Especializaçao em fisioterapia respiratória no Brasil- 21/04/2007
Onde se pode fazer uma especializaçao em fisioterapia respiratória no Brasil? Muito obrigada. Goretti
Goretti, veja a sugestão do consultor Dr. Ms. Jairo Sergio Szrajer(currículo):
   Goretti, diversos serviços e escolas oferecem especilização em fisioterapia respiratória. Seria interessante você manter contatos com os CREFITOS dos estados onde você tem interesse em fazer a especialização, para saber dos cursos oferecidos. Em São Paulo a Divisão de Reabilitação da USP fornece diversos cursos de especialização. www.hcnet.usp.br/haux/dmr/ . A UNICAMP também oferece cursos de fisioterapia www.extecamp.unicamp.br/cursosextensao.asp mas no momento não há nenhum sendo oferecido.
UNIMEP Piracicaba. www.unimep.br/phpg/posgraduacao/stricto/fisioterapia/s_fis.php?curso=stricto/fisioterapia/s_fis.php
Atenciosamente, Jairo Sergio Szrajer

Veja também a sugestão de nossa consultora Ft. Aline Alves Rodrigues Maglione(currículo):
    Olá Goretti! Em São Paulo você pode encontrar essa especialização: na Unifesp - www.unifesp.br; na Santa Casa de SP - www.santacasasp.org.br; na Faculdade de Medicina do ABC - www.fmabc.br

Nossa consultora Dra. Nilva Machado Mantovani(currículo) também participa enriquecendo a questão:
    Olá! Vou falar de uma que eu conheço e sei que é muito boa. Unisalesiano Lins - SP. Tem um site: www.unisalesianolins.com.br. Espero ter ajudado. Um abraço!

Leia mais:
Especialização na área de reabilitação cardíaca
Especialização em reabilitação cardíaca

3041. Obrigatoriedade do atestado cardiológico na academia- 21/04/2007
Gostaria de saber se existe alguma lei que obrigue os frequentadores de academia a providenciarem atestado cardiológico? E quais os riscos o profissional de Educação Física corre se houver algum acidente cardiovascular com um de seus alunos durante a atividade física na academia, em que o mesmo encontra-se responsável? Sara Stein Vianna
Sara,veja a opinião do consultor Dr. Ms. Jairo Sergio Szrajer(currículo) que gentilmente retorna:
   Sara, há uma lei estadual,que obriga as academias exigirem um atestado médico para a prática de atividade física.
www.al.sp.gov.br/StaticFile/integra_ddilei/lei/2001/lei%20n.10.848,%20de%2006.07.2001.htm

Lei n.º 10.848, DE 06 DE JULHO DE 2001
   Artigo 5º - As matrículas para freqüentar os estabelecimentos de que trata esta lei dependem de apresentação, pelo cliente, de atestado médico recente, específico para a prática esportiva em que pretende se inscrever.
Parágrafo único - Vetado.
   Artigo 6º - Os estabelecimentos de que trata esta lei deverão manter cadastro atualizado com os dados pessoais dos clientes matriculados, bem como as informações médicas pertinentes, em especial o atestado a que se refere o artigo anterior.
Mesmo com atestado as pessoas podem e irão ter ocorrências cárdio-vasculares durante repouso e durante atividade física.
Veja no Conselho Regional de Educação Fisica as exigências para as academias. Atenciosamente, Jairo Sergio Szrajer
Leia mais:
Regulamentação do Exame Médico em Academias

3042. Fisioterapia e a reabilitação cardíaca- 21/04/2007
Como a fisioterapia pode atuar na reabilitação cardiaca? Gal
Gal,veja a opinião do consultor Dr. Ms. Jairo Sergio Szrajer(currículo) que gentilmente retorna:
    Gal, hoje o fisioterrapeuta tem grande área de atuação, sendo a reabilitação cardíaca um de seus ramos.
O acompanhamento do paciente deverá ter uma equipe multidisciplinar na qual o fisioterapeuta pode desempenhar importante papel. Seja na prevenção de problemas ósteo-musculares, geralmente são pacientes sedentários e com alguma idade, seja na área de melhoria da capacidade ventilatória, principalmente na fase precoce da reabilitação.
Atenciosamente, Jairo Sergio Szrajer

Veja também a opinião de nossa consultora Ft. Aline Alves Rodrigues Maglione(currículo):
   Oi Gal! A fisioterapia atua na reabilitação cardíaca buscando qualidade de vida e melhora da capacidade funcional do paciente. Através de um programa de exercícios específicos com acompanhamento da prática dessas atividades e um controle dos sinais vitais e exames complementares.

Nossa consultora Dra. Nilva Machado Mantovani(currículo) também participa enriquecendo a questão:
   Olá! A Fisioterapia pode ajudar muito nesse tipo de área. Hoje em dia tem crescido muito a procura de pacientes por esse tipo de serviço, e os médicos cardiologistas tem se aberto pra esse tipo de tratamento. A Fisioterapia nesses casos trabalham principalmente na melhora da condição cardiorrespiratórias. Isso através de exercícios, esteira, treinos e mais...é um tema que dá "pano pra manga", mas pode continuar perguntando...Um abraço!

3043. Ex-ciclista x problema cardíaco- 21/04/2007
Eu fui ciclista profissional parei de pedelar há 3 anos e o que eu gostaria de saber é o seguinte, a minha alimentação não mudou, e estou tendo ataques cardíacos toda vez que faço um esforço mínimo como subir uma escada andar ... Eu gostaria de saber se isso seria alguma sequela de ter parado tão bruscamente com os treinos? Hoje quero voltar a pedalar mas estou com medo devido a esses sintomas. Obrigado por sua atenção. Jonas de Araujo Andrade
Jonas, veja a opinião do consultor Dr. Ms. Jairo Sergio Szrajer(currículo) que gentilmente retorna:
   Jonas, você nos assusta quando diz que está tendo ataques cardíacos. Parece que você está infartando. Pelo que parece você tem palpitação, ou taquicardia (batimentos acelerados do coração). Como você refere ter sido profissional, imagino que você teve anos de treinamento pesado. Isto pode ter acarretado um aumento do músculo cardíaco (hipertrofia miocárdica) que pode favorecer as arritmias do coração, mas também a falta de treinamento também pode estar causando esta sensação. Procure um cardiologista que ele facilmente definirá seu problema.
Atenciosamente, Jairo Sergio Szrajer

Nossa consultora Dra. Nilva Machado Mantovani(currículo) também participa enriquecendo a questão:
   Olá! Jonas, o problema não foi a parada brusca, e sim o fato de você ter ficado tanto tempo sem praticar nada, nenhum exercício. Se você tivesse mantido pelo menos o hábito de caminhar, no mínimo três vezes por semana, isso não estaria assim hoje. Mas é normal o que você está sentindo! Hoje o seu coração e pulmão trabalham num ritmo mais lento do que quando você pratica algum exercício físico. Por isso você se sente mal quando faz um esforço, por mínimo que seja. A saída é recomeçar as atividades físicas, mas lentamente, começando com um treino para condicionamento físico. Caminhadas, esteiras, bibicletas são ótimas pra isso. Mas tudo tem que começar devagar e ir aumentando assim que você sentir que sua capacidade cardiorespiratória melhorou (isso quer dizer, quando você não sentir mais que o coração dispara tanto, e muita falta de ar). E nunca parar totalmente de fazer algum tipo de exercício físico. Um abraço!

3044. Valores de PAS, PAD e DP para hipertenso no exercício- 21/04/2007
Gostaria de saber quais valores de PAS, PAD e DP limites máximos que um hipertenso pode chegar no exercício, margem de segurança para interromper o exercício, com alguma referência, Por favor, gostaria muito da ajuda de vcs. obrigado. Victor
Victor,veja a opinião do consultor Dr. Ms. Jairo Sergio Szrajer(currículo) que gentilmente retorna:
    Victor, estas respostas dependem muito da avaliação individual do paciente. Um bom livro de referência é o ACSM´s Guidelines for exercise testing and prescription do American College of Sports Medicine, que tem tradução em português.

Leia mais:
Controlando a PA no exercício com carga em indivíduos hipertensos
O medicamento anti-hipertensivo faz reduzir a FC e consequentemente o gasto calórico ?

3045. Frequência cardíaca diminuída durante o exercício - 21/04/2007
Tenho uma cliente que apresenta a frequência cardíaca diminuída durante o exercício, embora se trate no incor apresentou restrição segundo o médico, gostaria de saber mais sobre isso, e que fontes posso buscar mais profundamente. Grato. Roberto Braz Pontes Junior
Roberto, veja a opinião do consultor Dr. Ms. Jairo Sergio Szrajer(currículo) que gentilmente retorna:
   O paciente pode estar usando medicação que bloqueia o aumento da frequência cardíaca, como os beta-bloqueadores,. Pode ser também uma doença de condução, como bloqueio átrio ventrícular, ou alguma outra causa.
Peça um relatório, ou visite o médico de sua aluna para maiores esclarecimentos.
Atenciosamente, Jairo Sergio Szrajer
Leia mais:
O medicamento anti-hipertensivo faz reduzir a FC e consequentemente o gasto calórico ?

3046. É indicado o teste de esforço em bicicleta para quem usa de betabloqueador? - 21/04/2007
É indicado o teste de esforço em bicicleta ergométrica para alunos que fazem uso de betabloqueador? Caso a resposta seja sim, quais os procedimentos que devem ser tomados? Eduardo Costa Ferreira
Eduardo, veja a opinião do consultor Dr. Ms. Jairo Sergio Szrajer(currículo) que gentilmente retorna:
    Eduardo, não há contra-indicação para o teste de esforço em quem usa beta-bloqueador. Ás vezes ele é indicado para saber se a medicação está sendo eficaz. Os procedimentos a serem tomados durante o teste de esforço são os mesmos para qualquer teste de esforço, lembrando que a frequência cardíaca máxima e o Duplo produto serão abaixo dos esperados de quem não usa beta-bloqueador. Atenciosamente, Jairo Sergio Szrajer
Leia mais:
O medicamento anti-hipertensivo faz reduzir a FC e consequentemente o gasto calórico ?

3047. Atividade física para pessoas idosas e com patologias cardíacas - 21/04/2007
Eu sou professora de um grupo de 3º idade, tenho uma aluna na faixa de 55 anos, ela tem problema de coração e foi fazer exames rotineiros. O cardiologista dela proibiu de fazer qualquer atividade física pois ela está com artéria aorta atrofiada e com duas lesões. A atividade física como é para terceira idade, é voltada para atividades como equilibrio, desenvolvimento motor, atividades para memória, dançaterapia e outros. O médico proibiu essas atividades, mas pediu que ela fizesse caminhadas todos os dias durante 45 min. Eu queria saber mais informações sobre a atividades física e esse problema na artéria, pois quero está acompanhando essa aluna.
Gostaria de sugestões de leituras e informações sobre o que fazer. Aguardo
uma resposta. Desde já agradeço. Luciana
Olá Luciana, em atenção a sua dúvida nosso consultor Prof. Esp. Madison Silverio(currículo) retorna:
    Prezada Lucia, a atividade física para pessoas idosas e com patologias cardíacas requer uma série de cuidados e supervisão médica. É fundamental que o profissional que trabalha com idosos conheça as peculiaridades anatômicas do envelhecimento, tanto as naturais (senescência) quanto as produzidas por patologias (senilidade).
   Com o envelhecimento, a aorta se dilata e seu diâmetro interno aumenta. A parede da aorta se caracteriza por possuir grande densidade de fibras elásticas, (sob a forma de membranas elásticas) em sua parede, em meio a fibras musculares e colágenas em menor proporção. Com o envelhecimento, as fibras elásticas diminuem em número enquanto as colágenas aumentam. Ocorre, também, a deposição de cálcio em toda a parede da aorta. Essa atrofia relatada na aorta de sua cliente "pode" resultar dessas alterações. Quanto à orientação para a prática de caminhadas, deve estar relacionada ao cuidado com as alterações hemodinâmicas provocadas pela prática de qualquer atividade física. No entanto, além da caminhada, outros tipos de atividades físicas também tem efeitos benéficos sem oferecer riscos consideráveis, mas lembre-se da supervisão médica. Procure conhecer os efeitos das diversas modalidades de atividade física sobre as alterações hemodinâmicas. As referências bibliográficas são inúmeras, mas os sites abaixo são uma excelente fonte de pesquisa: www.bireme.br; www.ncbi.nih.gov; www.pubmed.com.br.

3048. Agachamento com apoio de cadeira para idosos x varizes - 21/04/2007
Trabalho com a 3ª Idade e gostaria de tirar uma dúvida, se o exercícios de agachamento utilizando a cadeira para que não perder o equilibrio servindo de apoio para os idosos com idade de 55 à 60 anos se pode ocasionar o aparecimento de problemas circulatórios(varizes), pois analisando os músculos que serão utilizados como o vasto medial, vasto lateral e intermedio só irão favorecer ao fortalecimento e a melhora de patologia degenarativa. Os exercícios são 3 x 10 repetições e podem ocorrer algum problema na parte óssea, circulação ou não, só favorece? Obrigado por esclarecer minhas duvidas. Luiz Alberto Tangerino
Olá Luciana, em atenção a sua dúvida nosso consultor Prof. Esp. Madison Silverio(currículo) retorna:
   Prezado Luiz, de acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular a atividade física, desde que recomendada pelo médico e acompanhada por professores de educação física, não só "não provoca varizes como também é bastante aconselhável para evitá-las". Quanto à "musculação", desde que não seja exagerada, ou seja, muito intensa, não tem contra-indicação. Gostaria apenas de alertá-lo quanto à atuação dos profissionais de Fisioterapia em atividades que estejam reguladas pelo conselho, não exercendo assim, atividades inerentes aos profissionais da área de Educação Física.

3049. Referências para projeto de atividade física para idosos- 21/04/2007
Gostaria de mais referências sobre a melhor idade, pois estou desenvolvendo um projeto no meu condomínio, Xô Sedentarismo, para aqueles idosos que ficam na janela do apto o dia inteiro, muito obrigado pela força, agradeço desde já. Rogério
Olá Julian, em atenção a sua dúvida nosso consultor Prof. Esp. Madison Silverio(currículo) retorna:
   Prezado Rogério, há inúmeras fontes de pesquisa disponíveis sobre a melhor idade, o importante é você ficar atento quanto à procedência das informações. Aqui vão algumas dicas:
Sites: Sociedade Brasileira de Geriatria, Colégio Americano de Medicina do Esporte, CELAFISCS, Organização Mundial da Saúde. Em todos estes sites você pode encontrar muitos artigos científicos sobre envelhecimento e atividade física. Além disso, as editoras Phorte, Manole e Atheneu têm livros muito interessantes sobre o assunto.
Boa leitura.

Oi Rogério, a Profª Ms. Érica Verderi(currículo), lhe sugere o seguinte:
    Olá Rogerio, muito obrigada pelo carinho. Segue algumas referências bibliográficas para você ampliar seus conhecimentos. E também um texto sobre o Envelhecimento no Brasil (clique). Acesse meu site, lá você também encontrará mais referências e pode se cadastrar para receber nossos Boletins Informativos.
UM abraço e boa sorte. Érica Verderi

AZEREDO, Paulo – Como viver mais e melhor. Ediouro, SP, 2000.
AZEVEDO, João Roberto D. Ficar Jovem Leva Tempo – Um Guia Para viver melhor. Editora Saraiva, 2ª ed., SP, 1998.
BARBOSA, Rita Maria dos S.P. – Educação Física Gerontológica. SPRINT, RJ, 2000.
BARROS, Myriam M. L. – Velhice ou Terceira Idade? – Fund. Getúlio Vargas, 2ª ed. , 2000.
COOMBS, H. Samm – Vida após os 50. MADRAS - SP
CORAZZA, Maria A. – Terceira Idade e Atividade Física. – Phorte Editora – SP, 2001.
CHOPRA, Deepak – Corpo sem idade, mente sem fronteira. ROCCO, RJ, 9ªed., 1999.
KIRKWOOD, Tom. – Os melhores Anos de Nossas Vidas. Ed. Record, RJ, 2001.
MANIDI, Marie-José – Atividade Física par Adultos com mais de 55 anos. Ed. Manole, 1ª ed., SP, 2001.
MATSUDO, Sandra M. M. – Avaliação do Idoso. Física e Funcional. São Caetano do Sul, 2000.
MATSUDO, Sandra M. – Envelhecimento & Atividade Física. Ed. Phorte, SP, 2002.
PICKLES, Barrie – Fisioterapia na Terceira Idade. SANTOS Livraria Editora, 2ª ed., SP, 2000.
RAMOS, Alexandre T. – Atividade Física. Editora SPRINT, 2ªed., RJ, 1999.
REVISTAS – A Terceira Idade. SESC – São Paulo.
SBGG-RJ, Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Caminhos do Envelhecer. Editora REVINTER Ltda, RJ, 1994.
SIMÕES, Regina – Corporeidade e Terceira Idade. UNIMEP, 3ªed., 1994.
VERDERI, Érica - O Corpo não tem Idade - Ed. Fontoura, Jundiaí - 2004.
ZANINI, Dr. José João – Viva Mais, Viva Melhor – 1ª Edição – Ed. La Salle.
WAGORN, Yvonne et all . Manual de Ginástica e bem-estar para a Terceira Idade. Para um envelhecimento feliz e saudável. Editora Marco Zero, SP, 1993.

3050.A GL deve ser aplicada por setor? / Diferença do trabalho de GL antes e após o expediente- 21/04/2007
A aplicação da GL na empresa deverá ser por setor ou por problemas físicos apresentados pelos funcionários? A empresa qrer que eu aplique a GL a tarde no horário que um grupo finaliza o expediente e outro grupo inicia o expediente, isso acarreta em GL diferenciada ao grupo. Como ministrar isso? Qual o tempo de aplicação? A empresa quer 1h, 2 vezes por semana?Kelli
Olá Kelli, em atenção a sua dúvida nossa consultora Profa. Ms. Évelin Moreno(currículo) retorna:
Questão 1 - Apenas uma sugestão. A ginástica laboral deve ser setorizada, é fundamental realizar uma análise cinesiológica do posto de trabalho com o objetivo de especificar as aulas. Referente ao grupo o qual apresenta problemas físicos, você pode montar grupos: verde não apresenta contra-indicação para fazer a GL, grupo amarelo apresenta alguma contra-indicação, grupo vermelho apresenta contra-indicação. O grupo verde seria o grupo da GL, o amarelo e vermelho deveria ser desenvolvido um trabalho individualizado, Seria importante um trabalho multi-disciplinar. Qualquer coisa entre em contato: evelinmoreno@hotmail.com

Veja também o retorno do Dr. Ms. Jairo Sergio Szrajer(currículo):
   Kelli, bom dia! A ginástica laboral não terá a capacidade de fazer ninguém ficar em forma, ou curar alguma doença.
O maior propósito do GL é promover uma "quebra" no padrão muscular. Como a maioria das pessoas não gosta de fazer ginástica, nem que seja um pouquinho, a GL deve ser criativa e variar bastante com o tempo.
Se você irá todos os dias na empresa você pode inventar várias técnicas de alongamento, relaxamento, contrai-e-solta, uso de bolas e balões, para tornar mais interessante.
  Para a empresa, o tempo que você faz a ginástica significa perda de produção. A gerência deve comprar a idéia da GL se não o trabalho não irá progredir.
Acredito que o melhor método é usar multiplicadores, pois a GL deve ser realizada diariamente.
O tempo de aplicação não deve ultrapassar 10 minutos por sessão. Atenciosamente, Jairo Sergio Szrajer

Questão 2 - Profa. Ms. Évelin Moreno(currículo) retorna:
    Vamos lá..... A turma a qual finaliza o trabalho deverá participar da GL, a mesma deverá ter o objetivo de relaxar as estruturas ósteo-musculares solicitadas no tempo laboral. A outra terá objetivos diferentes, como aquecimento das estruturas ósteo-musculares as quais serão solicitadas no tempo laboral. Importante realizar a analise cinesiológica do posto de trabalho que objetiva a especificidade das aulas. As diferenças das aulas devem ser claras. Para GL o tempo poderia ser de 15 minutos (diariamente ou três vezes por semana), porem se a empresa solicitou uma hora por turma, elabore uma periodização de treinamento (adaptação, resistência, etc...) respeitando a individualidade e a sobrecarga laboral do trabalhador.

3051.Exercícios de GL para regime de trabalho off shore- 22/04/2007
Gostaria de saber quais exercícios são realizados numa aula de Ginástica Laboral; para trabalhar em regime off shore? Bianca Farias de Melo
Olá Bianca, em atenção a sua dúvida nossa consultora Profa. Ms. Évelin Moreno(currículo) retorna:
   Acredito que a empresa tenha um lugar apropriado para realizar as aulas de GL, nesse caso os exercícios seriam parecidos com empresas de regime de trabalho normal, porém fique atenta a exigência ósteo-musculares e aos trabalhadores do terceiro turno. Seria importante motivar os trabalhadores praticarem exercícios físicos fora do ambiente de trabalho, principalmente no período ausente da GL, para facilitar a fase de adaptação. Elabore um manual de qualidade de vida abordando exercícios físicos, ergonomia, nutrição, higiene do sono etc... Boa sorte.... acho seu trabalho muito interessante!!! De uma olhada nesse site (exemplo de exercícios) : www.sportplusnet.com.br/
Já esse site é sobre uma tese com trabalhadores off shore interessante:
www.cefetcampos.br/biblioteca/banco-de-teses-dissertacoes/tese.2006-09-13.9014917975

3052. Atividades lúdicas para GL em escritório- 23/04/2007
Dou aula de Ginástica Laboral e todo mês tenho que dar uma aula lúdica. Já consultei a lista de atividades de vocês mas nem todas podem ser dadas de acordo com o meu grupo, então gostaria de saber se vocês podem me ajudar indicando algumas atividades lúdicas para escritório com poucos alunos. Onde poderia conseguir isso? Grata! Juliana Castro Coutinho
Olá Juliana, vamos ver o que a nossa consultora Profa. Ms. Évelin Moreno(currículo) sugere:
   Lá vai....
1:Jogo da Roda Invertida
Objetivo: Vivenciar situação problema cuja solução depende da cooperação de todos.
Duração: 5 minutos
N° Mínimo de Participantes: 0
N° Máximo de Participantes: 0
Material para Aplicação:
Procedimento: Os participantes devem formar uma roda com seus rostos virados para fora. Devem manter as mãos dadas uns aos outros. O jogo consiste em que o grupo deve encontrar uma forma de virar a roda sem que ninguém solte as mãos. O multiplicador estimula a que cada um dê um palpite para executá-la. Quanto mais o grupo tentar, melhor. Todas as posições devem ser experimentadas, mesmo que pareçam absurdas.
Variações:
Observações: Tipo de Jogo: ativador e integração. Fase do Grupo: tempestade.
Fonte Grupo de Jogos em T&D - Nivaldo Figueiredo de Sousa

2: Bexiga
Atividade lúdica
Objetivo: enfrentar os problemas e integração
Procedimento: Formar um círculo, todos voltados para dentro, braços entrelaçados com o do amigo, colocar uma bexiga
No meio da roda, sem soltar os braços e as mãos, os participantes devem tentar tirar a bexiga de dentro
Da roda, com os pés, joelhos, etc. Para dificultar o professor pode colocar alguns desafios, como passar a
Bexiga pela cabeça, etc... criem...

3: Dinâmica do papel
Objetivo: Descontração
Materiais: pedaço de papel, caneta
Procedimento: Forma-se um círculo e em seguida será distribuído um pedaço de papel para cada um, e uma caneta. Logo após a pessoa irá escrever qualquer pergunta que ela quiser, ex: Por que hoje fez sol? entendeu?!É qualquer pergunta, o que vier na cabeça. Ai logo após o instrutor irá pegar os papéis de todos os participantes, embaralhar e entregar um para cada (só que você não poderá pegar o seu), ai depois de feito isso a pessoa vai responder o que estiver naquele papel que ela pegou. Depois que todos responderem sem um ver o do outro, você vai dobrar seu papel e vai passar 2 vezes para seu lado direito todos juntos. Ai começa a brincadeira. Uma pessoa começa lendo o que está em seu papel, em seguida a pessoa do lado direito ou esquerdo (depende do monitor escolher), digamos que foi pela direita, ai a pessoa vai ler o que está escrito na RESPOSTA dela, e assim sucessivamente, a mesma que respondeu a resposta vai ler a sua pergunta e o vizinho ao lado responderá a sua resposta é muito legal e divertindo causando muitos risos!!!!

4: Dinâmica: " da Historinha"
Objetivo: Treinar a memorização e atenção.
Procedimento: Todos devem estar posicionados em círculo de forma que todos possam se ver.
O organizador da dinâmica deve ter em mãos um objeto pequeno e direcionando a todos deve começar a história dizendo: Isto é um ..... (Ex. cavalo). Em seguida deve passar o objeto à pessoa ao seu lado que deverá acrescentar mais uma palavra a história sempre repetindo tudo o que já foi dito. (Ex. Isto é um cavalo de vestido...), e assim sucessivamente até que alguém erre a ordem da história pagando assim uma prenda a escolha do grupo.
Cria-se cada história engraçada... É bem divertido, aproveitem.

5: STOP: aquela brincadeira de criança....(adedanha)
Disitribuir uma folha e caneta para cada participante, colocar em colunas: nome, CEP (cidade, páis, estado), animal, objeto, fruta, carro, minha sogra é...
Sortear uma letra do abecedário e começar a brincadeira. Se cair A (responder tudo com a letra A).

6: Dinâmica: "das partes do corpo"
Objetivo: estimular a atenção e interação com os colegas
Procedimento: Numa grande roda a pessoa começa a brincadeira dizendo o nome de uma parte do corpo. passando a vez. A pessoa que estiver ao lado determinado irá colocar a mão na parte do corpo que a primeira pessoa falou, e dizer outra parte do corpo passando a vez. A pessoa ao seu lado, já determinado de modo que a vez corra apenas em um sentido, colocará a mão na parte corporal dita pela segunda pessoa e dirá outra parte e assim sucessivamente.
Se precisar de mais entre em contato: evelinmoreno@hotmail.com

Veja também o retorno do Dr. Ms. Jairo Sergio Szrajer(currículo):
   Um boa idéia é procurar pelos livros de psicomotricidade, aplicados na infância. Faça uma adaptação e proponha brincadeiras com os funcionários. Outra opção são aqueles jogos de aniversário infantil, tipo corrida de batata na colher, estourar balão no sopro, etc.
Exemplo: Psicomotricidade Educação Fisíca; Jogos Infantis Autor: Mello, Alexandre Moraes de, Editora: Ibrasa
Atenciosamente, Jairo Sergio Szrajer

Leia mais:
Atividade recreativa na ginástica laboral
Atividades lúdicas na ginástica laboral ?

3053. Qual o profissional mais adequado para ministrar a GL?- 23/04/2007
(...) Qual é o profissional mais adequado para a aplicação de Ginastica Laboral, já que hoje possuímos Técnicos em Segurança, Engenheiro e Médicos do Trabalho? Paula Follmann
Olá Paula, vamos ver o que a nossa consultora Profa. Ms. Évelin Moreno(currículo) pensa sobre o assunto:
    Certamente o professor de educação física, principalmente pelo seu carisma, conteúdo técnico, criatividade e motivação, porém, é extremamente importante desenvolver um trabalho multi-disciplinar. Assim a empresa a ser trabalhada teria um programa completo de qualidade de vida. Além dessas características do profissional de educação física é válido lembrar que: Art. 3º Compete ao Profissional de Educação Física coordenar, planejar, programar, supervisionar, dinamizar, dirigir, organizar, avaliar e executar trabalhos, programas, planos e projetos, bem como prestar serviços de auditoria, consultoria e assessoria, realizar treinamentos especializados, participar de equipes multidisciplinares e interdisciplinares e elaborar informes técnicos, científicos e pedagógicos, todos nas áreas de atividades físicas e do desporto.
LEI Nº 9.696, DE 1º DE SETEMBRO DE 1998
www.confef.org.br/extra/juris/mostra_lei.asp?ID={E1D25FEE-867B-4535-B493-D56597E716BE}

Veja também o retorno do Dr. Ms. Jairo Sergio Szrajer(currículo):
    Paula, bom dia! Hoje vários profissionais estão se especializando em GL. Conheço bons fisioterapeutas e professores de educação fisica que fazem bem este trabalho. Na minha opinião os professores de eduacação física tem um arsenal maior de conhecimentos para tornar mais dinâmica a GL.
Lembre-se a GL não é remédio, não cura ninguém. Ela é um pocesso de mudança de perfil físico e eminentemente preventiva. Atenciosamente, Jairo Sergio Szrajer

Leia mais:
Posso trabalhar com GL sem o profissional de Educação Física ?
A atuação do professor de E.F sem interferir na área do Fisioterapeuta
Reabilitação é uma área de atuação da E. F. e/ou Fisioterapia?
O profissional de Educação Física x Reabilitação
O Terapeuta Ocupacional pode atuar com a ginástica laboral ?

3054.Legislação vigente sobre a Ginástica Laboral- 23/04/2007
Há alguma legislação vigente sobre a Ginástica Laboral? e onde posso encontrar tal legislação? Lidiane Mara Stefani
Olá Lidiane, vamos ver o que a nossa consultora Profa. Ms. Évelin Moreno(currículo) informa:
    De uma olhada na regulamentação da profissão de educação física.
LEI Nº 9.696, DE 1º DE SETEMBRO DE 1998
http://www.confef.org.br/extra/juris/mostra_lei.asp?ID=38

Veja também o retorno do Dr. Ms. Jairo Sergio Szrajer(currículo):
   Não conheço qualquer legislação à respeito do assunto. Não vejo conflitos entre a GL ser aplicada por professores de educação física ou fisioterapeutas, pois os dois possuem habilitação legal para tal.
Atenciosamente, Jairo Sergio Szrajer

3055.Legislação Brasileira sobre Pessoas Portadoras de Deficiência - 23/04/2007
Senhores, tenho uma fratura consolidada do úmero distal direito (há 15 anos)e ainda com dispositivo de fixação interna (placas e parafusos), devido a isto meus movimentos são um pouco limitados, não tenho a flexão total, além de tudo, há 3 anos sou portadora de uma hérnia cervical em c5 e c6 com compressão do nervo do lado direito e lordose fisiológica acentuada, diminuição dos espaços discais citados. Sinto muita dor e acho que minhas atividades são limitadas por estas patologias, tanto que durante todo o ano de 2005 fui afastada do serviço pelo INSS e logo que retornei fui despedida. A pergunta é se posso ser enquadrada como deficiente física, porque me considero assim, mas como o problema é pouco VISíVEL as pessoas tendem a não aceitar esta situação em detrimento de todos os exames, laudos e de minha queixa. Quero orientações sobre esta possibilidade, como proceder e bibliografias sobre o assunto que me ajudem. Aguardo retorno. Manayá de souza vieira
Olá Manayá, vamos ver o que a nossa consultora Profa. Ms. Évelin Moreno(currículo) informa:
   Achei alguns artigos bem interessantes para você, pode aproveitar. "
Legislação Brasileira sobre Pessoas Portadoras de Deficiência : pg 160 - 165. (CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DO TRABALHO - CONVENÇÃO 159 -
CONVENÇÃO SOBRE REABILITAÇÃO PROFISSIONAL E EMPREGO DE PESSOAS DEFICIENTES)
Site: www.camara.gov.br/internet/infdoc/Publicacoes/html/pdf/LegPortDefinal.pdf
Obs: Documento na integra. Boa sorte!!!

Veja também o retorno do Dr. Ms. Jairo Sergio Szrajer(currículo):
   Manayá, o enquadramento como deficiente, para fins de contratação na cota de pessoas portadoras de deficiência, é feito atráves de avaliação feita pelo INSS, que fornece um documento enquadrando-a como deficiente.
Pelo descrito por você não acredito que você se encaixe no critérios definidos na lei.
O Decreto que regulamenta a questão do deficiente é Decreto 3.298 de 20 de dezembro de 1999.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D3298.htm

3056. Problemas de joelho me classificam como deficiente físico?- 23/04/2007
Sofri lesão nos dois meniscos e no Ligamento Cruzado Anterior. Passei por procedimento cirúrgico depois do qual já sofri umas dez entorses. Meu outro joelho também está doendo. As vezes, não consigo dobrá-lo completamente e nem correr, pois é só pisar em algum buraco e lá estou estendido no chão. Gostaria de saber se nesse caso classifico-me como deficiente físico?
Grato. Jefferson Zanette
Olá Jefferson, vamos ver o que a nossa consultora Profa. Ms. Évelin Moreno(currículo) informa:
   Vou sugerir que você também analise a Legislação Brasileira sobre Pessoas Portadoras de Deficiência no seguinte site: http://www.camara.gov.br/internet/infdoc/Publicacoes/html/pdf/LegPortDefinal.pdf
Obs: Documento na integra. Boa sorte!

Veja também o retorno do Dr. Ms. Jairo Sergio Szrajer(currículo):
   Jefferson, a lei que define deficiente físico não enquadra você como deficiente. Sem dúvida você refere uma sequela de traumatismo no joelho, mas não há uma restrição maior para o trabalho.
   O Decreto que regulamenta a questão do deficiente é Decreto 3.298 de 20 de dezembro de 1999.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D3298.htm . Atenciosamente, Jairo Sergio Szrajer

3057. Concepção crítico-emancipatória no treinamento para crianças- 23/04/2007
O que vocês acham da concepção crítico-emancipatória, e se deve trabalhar com esta concepção para deixar as crianças formarem ou terem sua própria idéia principalmente falando sobre o esporte coletivo na infância. Thiago de Souza
Olá Thigo, vamos ver o que a nosso consultor Prof. Ms. Fabio Luiz Gouvea(currículo) informa:
    Ola Thiago, tudo bem?! Creio que não é simplesmente a concepção que vai proporcionar resultados, pois, depende de muitos outros fatores (capacitação do profissional, condições materiais, humanas, condições de segurança, características do grupo de trabalho, etc) que juntos poderão levar ou não ao sucesso. Estou certo de que os esportes coletivos ajudam muito na educação das crianças principalmente no que se refere ao aspecto social, mas tudo tem seu tempo. Não há necessidade alguma de cobrar resultados imediatos e, mais importante que tudo isso, é permitir uma vivência rica e de experiências muito diferenciadas. Um abraço, Fabiao...

Veja a opinião de nossa consultora Profa. Ms. Márcia Pilla do Valle(currículo):
   Olá, Thiago. Acredito que no esporte de formação ou na prática não copetitiva pode-se trabalhar nesta concepção. Há trabalhos muito interessantes, especialmente os que trabalham as questoes de cidadania e inclusão através do esporte. Quando, no entanto, nos referimos ao esporte de alto nível ou a preparação para o mesmo, já se pressupõe o submetimento às regras e normas daquela prática. Assim, o tipo de trabalho desenvolvido na escola de futebol do clube da cidade provavelmente será diferenciado do trabalho desenvolvido na associação dos moradores de bairro. Um abraço, Márcia.

 

|::::  Cooperativa do Fitness - Todos os direitos reservados - BH - MG - Na internet desde 05/12/1999 ::::|