Dom, 21/12/08 9:35
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1265.
Como fazer as crianças prestarem atenção
nas brincadeiras -11/10/2004 - Fernando
Oi Fernando, veja o retorno de nossos consultores:
Prof. Prof. Maurício Leandro (Choquito)(currículo):
CARO AMIGO "FERNANDO", Existem técnicas
para conseguir silêncio de uma turma de crianças, as quais chamamos
de CÓDIGOS DO SILÊNCIO", e são muito utilizados durante
as explicações das brincadeiras. Penso que você já deve
ter ouvido um dos mais tradicionais: Pã pã rã rã pã!
E as crianças respondem: Pã Pã! Até palhaços
de circo utilizam isso, porém as crianças ao invés de responderem
PÃ PÃ, fazem: ATCHIM! Como se estivessem espirrando. Temos mais
alguns e a cada dia surgem novos.
Você pode ver alguns Códigos do Silêncio
aqui mesmo no site da Cooperativa do Fitness.
Durante a atividade, cabe ao monitor, ter uma certa destreza, domínio
e bom senso para manter a turma atenta às explicações
do monitor. Qualquer dúvida basta escrever novamente.
Um Abração! Profº Maurício Choquito
Quem participa também e inaugura sua participação conosco é o
nosso Consultor Prof. Msdo. Ivan Eduardo de Abreu Arruda (currículo):
Na verdade, não existe uma receita para fazer
com que as crianças prestem atenção nas brincadeiras. O
que deve ser considerado é a sensibilidade do recreacionista para perceber
quando determinada brincadeira não está agradando e, rapidamente,
propor outra atividade. A atenção das crianças está diretamente
relacionada com o estímulo que a brincadeira proporciona.
1266. A influência da recreação na educação
de um indivíduo- 11/10/2004
Sou estudante de Educação Física. Estou elaborando um
seminário sobre a influência da recreação na educação
de um indivíduo, ou seja, qual a sua importância na formação
da educação em uma criança. E gostaria que tivesse alguma
relação com a ética. Muito obrigada. Juliana Ribeiro
Olá Juliana, vejamos a participação de nossos consultores:
Prof. Prof. Maurício Leandro (Choquito)(currículo):
CARÍSSIMA AMIGA "JUJU", Esse é um
dos meus alvos de estudo e pesquisa também! Antes de afirmar qualquer
fato, é preciso fazer um estudo sério e concreto objetivando encontrar
evidências sobre a influência da Recreação na Educação.
Por enquanto, eu acredito que seja muito significativa a influência que
as Atividades Lúdico-Recreativas tenham sobre a Educação.
Lendo "Eros e Civilização" do autor Herbert Macuse, nos
são evidenciados os princípios de "realidade" e de "prazer".
O Lazer e a Recreação estão inseridos no conceito dos princípios
do Prazer. Logo, quem participa de uma atividade recreativa, está objetivando
o prazer intrínseco, não se preocupando com o aprendizado. Nós
condutores dessa atividade, aproveitamos o "prazer" do participante
e as características que um indivíduo esboça quando está em
busca desse prazer, e incluímos os objetivos do processo de Ensino-Aprendizagem.
Por enquanto, em todos os casos que experimentamos, a aprendizagem foi significativa.
Hoje em dia, se ensina matemática com atividades lúdicas. Parabéns
pela pergunta! Vamos á frente com essa pesquisa! Qualquer dúvida
basta escrever novamente.
Um Abração!
Profº Maurício Choquito
Prof. Msdo. Ivan Eduardo de Abreu Arruda (currículo):
Juliana, essa é uma questão muito complexa,
assim, passo à você duas bibliografias ótimas que auxiliarão
no seu seminário.
- PIMENTEL, GIULIANO. Lazer: fundamentos, estratégias e atuação
profissional. Jundiaí, SP: Fontoura, 2003.
- AWAD, HANI. Brinque, jogue, cante e encante com a recreação.
Jundiaí, SP: Fontoura, 2004. www.editorafontoura.com.br
1267. O Watsu pode ser
considerado uma técnica de
relaxamento? - 11/10/2004
O Watsu pode ser considerado uma técnica de relaxamento? Quais outras
técnicas também são para essa finalidade?Glau
Glau, vamos ver o que nos sugere nosso consultor da área Vinícius
Ferreira Fracassio (currículo):
Olá amiga, Glau. O Watsu possui um leque de atuações
e algumas são principais, como por exemplo a reabilitação,
tratamentos psicológicos e para o relaxamento. Realizando os movimentos
de forma correta sendo a terapia realizada no ambiente propício, podemos
atingir um estado de relaxamento profundo. E a temperatura da água um
tanto elevada (34º)(obs: A temperatura do Watsu não é de 34
graus, esta temperatura em um dia frio nos rio grande do sul é baixa enquanto
no rio grande do norte em um dia de verão é insuportável,
sendo assim colocamos sempre temperatura thermoneutra) e com movimentos de alongamentos
e alguns giros, doação de atenção, faz com que o
interagente quem está recebendo a sessão não precise se
preocupar com mais nada, por isso conseguimos com o WATSU atingir um relaxamento
profundo e diferente do relaxamento adquirido das terapias em solo. Outras técnicas
que chegam ao mesmo objetivo do WATSU mas com ações diferentes,
são: Aquadinamic, healingdance, massagem ayurvedica, shiatsu e uma infinidades
de terapias naturais.
1268. Importância
de se ensinar primeiros socorros em sala de aula - 11/10/2004
Gostaria de saber se vocês podem me informar algum site que contenha
artigos falando sobre a importância de se ensinar primeiros socorros
em sala de aula. Tenho muito interesse nesse assunto! Marçal
Oi Marçal, veja o que gentilmente o Prof. Fernando Barreiro (currículo)
nos retorna a respeito:
Prezado Marçal, por incrível que pareça, quem iniciou
esse pensamento aqui no Rio de Janeiro fui eu, ao propor que esse assunto fosse
matéria do currículo escolar. Em todas as monografias que já orientei
e sobre todos os artigos que li, vi muitos comentários propondo isso,
mas nada de concreto. Porém, vasculhando a legislação,
encontrei uma "resolução" do governo municipal do Rio
de Janeiro, portanto ainda não é uma lei, mas que foi proposta
em março de 2002, e que ainda não foi posta em prática.
Segue abaixo o documento oficial, que é uma iniciativa
das Secretarias Municipais de Governo e de Educação.
A verdade é que esse assunto não é considerado uma prioridade
para os governantes. Atenciosamente.
Fernando Barreiro
RESOLUÇÃO CONJUNTA
SMG/SME Nº 006 DE 26 DE MARÇO DE 2002.
DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO CURSO BÁSICO
DE SOCORRO DE URGÊNCIA PARA A COMUNIDADE ESCOLAR DAS UNIDADES
DE ENSINO DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
OS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE GOVERNO E DE EDUCAÇÃO no
uso das atribuições que lhes são conferidas pela legislação
em vigor e considerando:
o que é atribuição da Prefeitura da Cidade do Rio
de Janeiro prover o município de medidas que promovam a proteção
de toda a população carioca;
o que o Sistema Municipal de Defesa Civil é fortalecido quando
todos os componentes interagem de modo a resultar na melhor qualidade de segurança
para os cidadãos cariocas;
o que a comunidade escolar das unidades de ensino da Rede Pública
Municipal tem grande probabilidade de atuar em acidentes que ocorram no interior
das escolas;
o que cabe à Coordenação Geral do Sistema de Defesa
Civil organizar e gerenciar medidas que aumentem a qualidade da Proteção
Civil no Município do Rio de Janeiro;
o que na doutrina técnica de Socorros de Urgência as medidas
iniciais de Suporte à Vida têm grande relevância na melhoria
do quadro de um acidentado;
RESOLVEM:
Art. 1º - Criar o Curso Básico de Socorro
de Urgência para a comunidade escolar das unidades da Rede Pública
do Sistema Municipal de Ensino.
Art. 2º - Caberá à Coordenação
Geral do Sistema de Defesa Civil a coordenação, elaboração
e execução do referido curso.
Art. 3º - A montagem das turmas, a indicação
dos locais de funcionamento do curso e o apoio administrativo para sua execução,
ficarão sob a responsabilidade das Coordenadorias Regionais de Educação.
Art. 4º - A Coordenação Geral do Sistema
de Defesa Civil deverá, no prazo de 30 dias, apresentar as normas de funcionamento
e programa do curso.
Art. 5º - Esta Resolução entra em
vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições
em contrário.
1269. O que é preciso
para um Fisioterapeuta se tornar um Socorrista ?- 11/10/2004
Gostaria de saber como faço para me tornar uma socorrista? Que curso
tenho que obter para o
mesmo? Sendo que sou fisioterapeuta formada! E onde posso realizar esses cursos?
Ah... minha profissão atual ajuda em algo? Obrigada pela atenção.
Priscila SP
Olá Priscila, quem participa conosco são dois de nossos consultores.
Veja o que eles gentilmente nos trazem:
Ft. Prof. Msd. Leonardo Duarte Picchi(currículo):
Priscila, você poderá encontrar vários
cursos de primeiros socorros na cidade de São Paulo. Informe-se nos bombeiros
de sua região, pois eles ministram cursos desse tipo periodicamente. Outra
opção, no bairro do Jabaquara (SP), é o AGRC (Associação
Grupamento de Resgate Civil). É um grupo de voluntários que se
reúne todos os finais de semana para atender a várias ocorrências
e trabalham em vários eventos como equipe de emergência (p.ex.,
GP Brasil de F1, Shows etc). Na cidade de Itatiba (SP) existe um grupo que ministra
cursos de resgate em geral (terrestre, aquático...) reconhecidos pelo
Serviço de Segurança Nacional dos EUA (seguem os mesmos modelos
do National Safety Council-USA). O grupo se chama RTI (Rescue Trainning International).
Quanto a "nossa" profissão de fisioterapeutas
ajudar em alguma coisa, creio que os conhecimentos sobre anatomia e
fisiologia geral facilitem o aprendizado nos cursos, mas, na prática,
o que conta mesmo é a calma e o domínio das técnicas de
salvamento na hora de efetuar os procedimentos de emergência e o amor
ao próximo, ok?!
Abraço e espero ter ajudado. Leonardo Picchi
Prof. Sergio Moreira (currículo):
Cara Priscila, Parabéns pelo seu interesse, pois
penso que na sua especialidade é importante sim, ter conhecimentos técnicos
que te habilite a aplicar primeiros socorros, não só nos seus pacientes
como para qualquer outra pessoa.
Existem algus cursos específicos para socoristas, mas em Barueri SP
eu não conheço, porém vou passar o e-mail de um grande
amigo de São Paulo, que além de Profissional de educação
física, também é Guarda-Vidas do RJ, assim como eu. Caso
ele não possa te atender me retorne para pensarmos juntos noutra solução.
Ok? salvaquatico@aol.com e
ipogbaurusp@aol.com
O nome dele é Guaiano, fale que foi o Moreira que te passou. Saudações
cariocas para você. Sergio Moreira
Prof. João Luís Gonzaga de Lima (currículo):
Prezada Priscila. Para você se tornar uma Socorrista a necessidade de
inicialmente ter o curso de BLS - Suporte Básico de Vida como ponto
de partida e base fundamental da inicialização no APH - Atendimento
Pré Hospitalar, evidentemente ainda terá um caminho pela frente
em outros cursos para efetivamente torna-se uma Socorrista. Mas, a princípio
a base está no que foi citado acima. Existem várias certificadoras
que ministram este(s) curso(s), principalmente em São Paulo, como por
exemplo a RTI - Rescue Trainer International. E quanto sua área de atuação
profissional, lhe ajudará sem dúvida no caminho, o qual, você deseja
adentrar.
Espero ter lhe ajudado e fique avontade para qualquer dúvidas e/ou esclarecimentos.
Um abraço.
Prof. João Luís.
1270. O que mais me assusta
na gravidez são as varizes-
11/10/2004
Estou querendo esclarecer os problemas da microvarizes durante a gestação.
Parei de tomar o remédio, tenho feito caminhada, porém uma das
coisas que mais me assusta na gravidez são as varizes. Isso porque tenho
tendência, já fiz aplicações e a cirurgia, o médico
só recomenda depois de ter filhos. Como posso prevenir essas indesejáveis
varizes? Na minha família (tanto paterna quanto materna) há casos
horríveis, por isso tenho muito, mais muito medo. Estou aguardando uma
resposta. Atenciosamente, Karla.
Oi Karla, nossa consultora Profa. Fernanda Marques(currículo)
inaugura sua participação sugerindo-lhe, gentilmente, o seguinte:
Karla, além das caminhadas seria importante que
você participasse de aulas de hidroginástica (preferencialmente
em grupos para gestantes), pois devido às propriedades da água
há uma facilitação do retorno venoso quando se está imersa,
juntamente com o aumento da circulação sanguínea que ocorre
quando se está praticando atividade física. Além disso,
converse com seu médico em relação à utilização
de meias de compressão. Profa. Fernanda Marques
Na literatura médica científica, encontramos
que as varizes na gestação são comuns, veja: segundo Assistência
Pré-natal - manual de orientação,2000 , as varizes na
gravidez são resultantes de predisposição congênita
e intensificam quando a gestante fica muito tempo em pé. Na gravidez o
quadro das varizes já existentes pode se agravar pelo aumento da pressão
venosa e aumento do fluxo sanguíneo. Sintomas variam desde mancha leve
até a dilatação mais intensa das veias. Podendo causar dores
no local e membros inferiores com formação de edemas. O tratamento é profilático,
elevando as pernas ou o uso de meias compressivas.
Leia também:
Varises e Exercícios
Diferença de varises e
microvarises
1271. Fator genético
e hipertrofia muscular- 12/10/2004
Gostaria de saber se um indivíduo que não tem uma genética
apropriada para hipertrofiar seus músculos poderá conseguir isso
através de um bom treinamento de musculação ou treinamentos
que possam vir a oferecer um aumento da massa muscular ou esse indivíduo
apenas poderá ganhar força sem nunca conseguir um aumento da
massa? E nesse caso é demorada para os resultados aparecerem? Desde
já agradeço. Arnaldo Elói Benvegnú Júnior
Olá Arnaldo, vamos ver o que nos responde o Prof. Marcus Paulo Santos
de Brito(currículo):
Caro Arnaldo, sem dúvida a predisposição
genética é um fator bastante importante no processo de hipertrofia
muscular, porém salvo em casos patológicos, qualquer indivíduo
que se submeta ao um treinamento de musculação bem orientado onde,
além do treino propriamente dito, fatores nutricionais sejam bem elaborados,
poderá conseguir algum nível de hipertrofia muscular.
Quanto ao ganho de força esse se dará de modo semelhante, apenas
os processos fisiológicos se diferem.
Abraços e bom treino. Prof. Maurício.
1272. Mistura de anabolizantes pode causar algum dano ?-
12/10/2004
Gostaria de saber se liposterol, winstrol e clembuterol usados juntos podem
causar algum dano além dos que os mesmos podem causar. Claro tomando
as devidos cuidados. Obrigada pela atenção Natália
Oi Natália, vamos ver o que lhe aconselha o Prof. Marcus Paulo Santos
de Brito(currículo):
Natália, os produtos citados sozinhos já são
bastante perigosos, quando combinados aumentam bastante os riscos. Acredito que
o único devido cuidado seja: boa alimentação, treino bem
orientado e descanso.
Abraços. Prof. Maurício.
Obs CDOF: Prezada Natália, advertimos que medicamentos
apenas podem ser prescritos por médicos e individualmente. Sugerimos alguns
artigos para leitura abaixo:
Musculação
e Drogas Anabolizantes
Como faço para hipertrofiar
sem esteróides ?
Esteróides Anabolizantes
Hormônios Esteróides
Estou pensando em tomar anabolizantes
Qual o melhor tipo esteróides
para ganho de massa magra?
Alteração dos exercícios
de força e hormônios anabólicos
1273. Quanto vale em calorias 1 kg de gordura? - 12/10/2004
Encontrei literaturas que variam, dizendo que para perder um kilo de peso (gordura)
se gastam desde 3500 a 7400 Kcal... existe essa variação? ou é um
valor fixo? Andrea Hartmann
Olá Andréa, realmente há alguma diferença entre
uma literatura e outra quanto ao valor de calorias para a 1 molécula
de gordura, mas não tanto assim, geralmente o valor encontrado é este
sugerido pelo consultor abaixo. Vamos ver o que nos aconselha o Prof. Marcus
Paulo Santos de Brito(currículo):
Andréa, 0,5 KG de gordura equivale a +/- 3500
kcal, logo 1 kg = +/- 7000 kcal (Robert e Roberts, 2002) . Prof. Maurício.
1274. Qual o hormônio é liberado
no cérebro na prática de esportes? - 12/10/2004
Queria saber qual o hormônio/proteina é liberado no cérebro
na prática de esportes?Felipe Torres
Oi Felipe, o Prof. Marcus Paulo Santos de Brito(currículo):
nos informa o seguinte:
Felipe, Esses são alguns Hormônios liberados
no cérebro quando praticamos atividade física:
· Hipófise anterior - ACTH, GH, Endorfinas
· Hipófise Posterior - ADH
Leia mais:
Hormônios e sua influência
no exercício físico
1275. Aldosterona e seus
efeitos no exercício moderado-
12/10/2004
Como e porque aumenta a aldosterona em exercício moderado? Obrigada
pela ajuda e atenção!! Adriana Oppermann
Oi Adriana, veja o que nos informa o Prof. Marcus Paulo Santos de Brito(currículo):
Adriana, segundo Robert e Robergs, a Aldosterona é categorizada
como um mineralocoeticóide, assim como o cortisol e os outros hormônios
liberados pelo córtex adrenal. Cada um desses hormônios possui uma
função mínima na regulação do sódio
e potássio no sangue, de onde vem seu nome categórico. A Aldosterona
exerce sua função através da síntese de proteínas
transportadoras de sódio pelas células epiteliais, eventualmente
provocando um aumento na reabsorção de sódio e uma concomitante
reabsorção osmótica de água. Como a aldosterona é um
hormônio esteróide, a resposta celular a aldosterona aumentada é relativamente
lenta e aproxima-se de 45 minutos. Conseqüentemente, a menos que a duração
do exercício seja de pelo menos 2 horas, os efeitos biológicos
da aldosterona seriam principalmente na recuperação.
Abraços. Prof. Maurício.
1276. Recreação para maternal e pré-
12/10/2004
Gostaria de saber sobre atividades de recreação para dar aulas
para crianças pequenas, baby, Pré. Por ex. apresentação
das alunas. Beth
Olá Beth, quem inaugura sua participação retornando a
sua questão é o nosso nosso coordenador de recreação
Prof. Prof. Maurício Leandro (Choquito)(currículo),
veja o que ele sugere:
CARA COLEGA "BETH", Antes de qualquer coisa,
como vão o Barney, Vilma e Fred Flintstone? Nesse site da Cooperativa
do Fitness você encontrará muitas dicas de jogos, brincadeiras e
sites para que você possa fazer sua pesquisa. Vá até a página
de recreação e desfrute à vontade.
Como literatura específica, indico o livro do NICANOR MIRANDA, chamado
210 JOGOS INFANTIS. Editora: ITATIAIA.
Qualquer dúvida basta escrever novamente.
Um Abração!
Profº Maurício Choquito
1277. Jogos para noite e com lanternas - 12/10/2004
Gostaria de obter da conceituada empresa uma relação de jogos
feitos a noite e com auxilio de lanternas. Se possível descrever os
jogos. Abraço Cordial, Manuel Filho.
Olá Manuel, o nosso nosso coordenador de recreação Prof.
Prof. Maurício Leandro (Choquito)(currículo),
lhe sugere o seguinte:
CARO COLEGA "MANÉ" (no bom sentido, é claro!),
Indico que você acesse a página de Recreação da Cooperativa
do Fitness e veja alguns jogos que possam ser utilizados por você. Lá,
você encontrará também outros sites relacionados à atividades
que acredito serem úteis aos seus objetivos.
Te indico agora um dos mais completos para informações
sobre Atividades de Recreação: www.tiobill.com.br
O Criador desse site é um amigão meu e o seu conteúdo
está a contento.
Qualquer dúvida basta escrever novamente. Um Abração!
Profº Maurício Choquito
1278. Recreação
para fumantes- 14/10/2004
Sou Estudante de Educação Fisica e me surgiu uma oportunidade
inicial para trabalhar com fumantes, estive lendo alguma coisa aqui no site
com recreação, mas nao achei qualquer coisa sobre fumante, gostaria
de uma sujestão de dinâmicas e recreações. Obrigado
Fábio Militão
Olá Fábio, quem participa conosco é o nosso consultor
Prof. Drdo. Jefferson Campos Lopes(currículo):
Fábio não existem brincadeiras ou dinâmicas
que sejam feitas específicamente para fumantes...eles são pessoas
normais, talvez com pouca resistência respiratória. Seria interessante
você fazer atividades que envolvam este grupo,
bem como os outros que venham a aparecer. Aqui vai um conselho...seria interessante
você participar de alguns
cursos ou oficinas sobre o tema, pois a vivência é a melhor aprendizagem.
Aqui vão alguns livros:
- JOGOS DIRIGIDOS, PARA GRUPOS, RECREAÇÃO E AULAS DE ED. FÍSICA
- Silvino José Fritzen - Petrópolis-1987
- MANUAL DE JOGOS COOPERATIVOS - Jim Deacove - Projeto Cooperação-
2002
1279. Brincadeiras de Equipe - 14/10/2004
Preciso saber onde encontrar livros ou sites que tenham matérias ou
brincadeiras em equipe. Viviane santos
Oi Viviane, veja a sugestão do Prof. Drdo. Jefferson Campos Lopes(currículo):
Livros:
100 JOGOS PARA GRUPOS - Ronaldo Yudi K. Yozo - Ágora - 1996
JOGOS E DIVERSÕES EM GRUPO - Volney J. Berkenbrock - Vozes - 2002.
DINÂMICA DE GRUPO - Balduíno A. Andreola - Vozes - 2003
SITES:
www.brincabrasil.com.br
www.canaltur.com.br
1280. História da Mulher na Judô -
14/10/2004
Gostaria de indicaçõs sobre a História da Mulher na Judô.
Quando que começou seu ingresso e como foi sua evolução.
Ana Christina
Ana, veja o que nos retorna o Prof. Drdo. Jefferson Campos Lopes(currículo):
Olá Ana Cristina, não existem dados específicos
sobre a história da mulher no judô. Como competição
as datas são -
1988 - demonstração e 1992 - entrada oficial na olímpiada.
Deixo aqui dois sites para pesquisa e contato -
www.judobrasil.com.br e www.fpj.com.br e
dois nomes de Doutores que realizam pesquisa sobre o tema - Dr. Vagner
Castropil e Emerson Franchini - ambos tem artigos no site brasiljudo.
1281. Dinâmicas e
atividades para serem usadas com idosos - 16/10/2004
Gostaria de sugestões de dinâmicas/atividades para serem usadas
com idosos. Será q poderiam me ajudar? Muito obrigada! Carolina
Olá Carolina, veja o que os nossos consultores retornam:
Prof. Maurício Leandro (Choquito)lhe sugere:
CARA AMIGA CAROL, Na lista de atividades deste site,
existem atividades que são próprias para essa faixa etária.
Vale a pena ressaltar que devemos utilizar como ferramenta de trabalho a musicalidade
que este público tanto gosta.
Como dica, utilize jogos com pouca movimentação ou que sejam
movimentos fáceis de serem executados, com muita música e descontração.
Procure agitar bastante com simpatia e alegria, pois essa faixa etária
necessita de atenção assim como as crianças pequenas.
Podemos utilizar a competitividade, mas ressaltando sempre que o intuito é brincarmos
todos juntos. Brincadeiras com toque são bem aceitas, pois simbolizam
carinho e promovem a integração. Qualquer dúvida basta
escrever novamente. Um Abração! Profº Maurício Choquito
Prof. Drdo. Jefferson Campos Lopes (currículo):
Bom dia, Carolina...vou indicar alguns livros para você ter
material para este tema.
1. Lorda,c.raul, Recreação na 3a idade. RJ: 3 EDIÇÃO:SPRINT.
2001
2. DEACOVE, JIM. Manual de jogos cooperativos- santos:sp:projeto cooperação,2002.
3. Fritzen,
Silvino José. Jogos dirigidos:para grupos, recreação e
aulas de ef.-petropolis.vozes, 1987.
Leia mais:
Atividades para melhor idade
Recreação e dinâmicas
para terceira idade
Recreação em Clubes
Dinâmicas para idosos