Qui, 18/12/08 10:42
PERGUNTAS E RESPOSTAS ANTERIORES
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582.
Estimulantes de produção de hormônios
x Hipertrofia - 06/07/03
O uso de anabolizantes naturais ou estimulantes de produção de
hormônios são bons para a hipertrofia? Tem efeitos colaterais?
Quais? Muito obrigado.Tarso Beckner
Olá Tarso, essa questão é polêmica por
aqui e ao convidar os colegas para contribuir com sua pergunta, conseguimos
um retorno
vindo de nossa NT. Fernanda Caccaos Mendes (currículo),,
veja o que ela lhe responde:
Ola Tarso, O uso de anabolizantes naturais, como o GH e testosterona;
e os estimulantes de produção destes, aumentam a síntese proteica
(produção de proteínas), sendo assim, são anabólicos,
podendo aumentar a massa muscular. Porém, podem causar diversos efeitos
colaterais. Um dos efeitos colaterais dos esteróides anabolizantes (testosterona) é a
disfunção erétil (impotência) pela inibição
de produção da testosterona ("feedback" negativo).
Também podem provocar esteatose hepática (fígado gorduroso),
câncer de fígado (hepatocarcinoma), atrofia testicular com diminuição
da produção de espermatozóides (infertilidade ou esterilidade),
pressão alta (hipertensão arterial), doença coronariana
(infarto agudo do miocárdio), agressividade, euforia ou depressão
e outros. Portanto, antes de fazer uso de qualquer suplemento ou hormônios,
procure um profissional especializado na área. Fernanda Caccaos Mendes
Leia mais:
Esteróides
Anabolizantes
Hormônios
Esteróides
Catabolização
Muscular e Hormônio do Crescimento (GH)
Utilização
de Estrogênio
Drogas
nos esportes
583. Síndrome
da dor Patelo-Femural- 06/07/03
Gostaria de saber exercicio adequados para pessoas que tem esta síndrome?
Tercineide de Jesus Silva
Olá Tercineide, sua pergunta recebeu a atenção do Ft.
Prof. Msd. Leonardo Duarte Picchi(currículo),
quem lhe retorna o seguinte:
A Síndrome patelo-femural pode ser devido a uma compressão
excessiva da patela nos côndilos femurais, o que piora o quadro de dor
se o indivíduo tiver um desvio patelar. Sendo assim, o principais exercícios
são os alongamentos da musculatura adjacente à articulação
(quadríceps, adutores e abdutores de coxa e isquiotibiais). Caso a patela
esteja desalinhada é indicado o fortalecimento da musculatura oposta específica
ao desvio, para que possa tentar tracionar novamente esta patela para o centro
da articulação. Qualquer dúvida, nos contate, OK?!! Leonardo.
584. Dor no joelho
após o gesso- 06/07/03
Um mês com gesso fechado na perna esquerda devido a uma fratura no 5º metatarso,
após a retirado do mesmo comecei a sentir dor no joelho, especificamente
quando fico muito tempo com a perna flexionada, subo uma escada ou concentro
o peso todo na perna esquerda, lembrando que nunca tive nenhum tipo de problema
neste joelho. O que pode ser? Seria o ligamento cruzado anterior?Que tipo de
tratamento posso fazer? Hidroterapia ou Ginástica localizada? Obrigado,
Joel Rios Neto
Olá Joel, sua pergunta recebeu a gentil atenção de dois
Consultores:
Ft. Prof. Msd. Leonardo Duarte Picchi(currículo):
Se na ocasião da fratura, você não sofreu
nenhum outro tipo de lesão, a hipótese de lesão do ligamento
cruzado anterior está descartada. Como a musculatura é uma estrutura
plástica (ou seja, totalmente adaptável), o fato de você ter
ficado 1 mês imobilizado causou uma diminuição importante
do trofismo muscular. Com isso, a musculatura que serve como estabilizador dinâmico
da articulação não cumpre seu papel adequadamente, necessitando,
desta forma, de fortalecimento muscular. O ideal é realizar uma avaliação
funcional do seu joelho para que possa ser traçada uma conduta específica
ao provável desequilíbrio muscular que você apresenta. Qualquer
dúvida, nos procure, OK? Leonardo.
Ft. Thiago Boiago Nishida(currículo):
Olá Joel, de acordo com os sintomas, a dor no joelho pode ser plica
sinovial ou tendinite. Para que ocorra lesão de Ligamendo Cruzado e
meniscos é necessário que ocorra uma torção ou
um trauma no joelho. Procure um profissional que poderá avaliar suas
condições, mas acredito que seja um problema "pequeno" e
que não será
necessário cirurgia. Boa Sorte . Thiago Nishida
585. Sintomas da Osteoporose - 06/07/03
Olá! O médico disse que minha mãe tem osteosporose e fiquei
muito preocupada ! Gostaria que me informassem quais são os SINTOMAS
DA OSTEOPOROSE, eu ficarei muito grata se puderem me ajudar. Gislaine
Oi Gislaine, alguns Consultores participam conosco em sua pergunta, veja o
que eles lhe aconselham:
Ft. Prof. Msd. Leonardo Duarte Picchi(currículo):
Osteoporose é uma diminuição da densidade óssea
e, no início não possui sintoma significante. Com a evolução
da doença, pode ocorrer dor, mas a principal preocupação
que um indivíduo com osteoporose deve ter é quanto a quedas e traumas
diretos. Como o osso está muito fragilizados é necessário
cuidado ao realizar as atividades do cotidiano.
Qualquer dúvida, nos contate, OK?
Ft. Thiago Boiago Nishida(currículo):
Olá Gislaine, A osteoporose é, na maioria das
vezes, assintomática. O ideal é prevenir sua progressão.
Procure fazer exercícios com ela, porém tome muito cuidado pois
pode ocorrer fraturas pois o osso está muito fraco. Inicie com exercicios
bem leves, de preferência na água, fazendo um acompanhamento com
o médico, pode-se saber se está melhorando, e partir para exercicios
mais "pesados". Existe um aparelho de Ultra-som que melhora esse tipo
de problema, mas acredito que nao tenha no Brasil. Abraço. Thiago Nishida
Leia mais:
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x Osteoporose
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e Osteoporose - Tem ou não tem Impacto? Eis a questão.
Artrite,
Artrose e Osteoporose
Influência
da atividade física no tratamento da Osteoporose
O
que o envelhecimento pode causar no sistema muscular do idoso
Tratamento
Fisioterápico e Hidroterápico para pacientes de Osteoporose
Osteoporosis
Understanding Key Risk Factors and Therapeutic Options
586. Musculação
para problemas de coluna - 06/07/03
Oi! Galera, Quais os exercícios indicados e aparelhos (Musculação)
para:
Musculação x hérnia-de-disco; Musculação
x Cervical(fortalecimento). Atenciosamente. Márcia.
Prezada Márcia, agradecemos por trazer este tema, foi bem proposto e
será útil para muitos. Vejamos o que o Prof.Luiz Carlos de Moraes (currículo) nos
traz:
O tratamento da hérnia-de-disco depende muito do grau
e tipo: Intra-esponjosa, Discal Livre e Migratória Subligamentar que deve
ser avaliada pelo médico. A maioria delas localizam-se entre as vértebras
L4/ L5 ou L5 / S1, sendo 80% delas póstero-posterior causadas principalmente
pela postura inadequada.
Na maioria dos casos, a convivência com elas é bastante
suportável se adotados procedimentos de rotina diária corretos
que mantenham os três grupos musculares responsáveis pela proteção
da lombar em harmonia: os paravertebrais, os da camada superficial, intermediária
e profunda dorsal e os abdominais. Entre esses procedimentos inclui-se exercícios
específicos, postura ao estar sentado, de pé, andando, abaixando
e até dormindo com o colchão e travesseiros certos, da mesma forma
que as horas de sono.
Depois de sair, com orientação médica,
da fase aguda, a hidroterapia, a fisioterapia e a RPG tem sido os passos seguintes.
Depois, é a vez do profissional de Educação Física
prescrever reforço dos grupos musculares
acima citados.
Existem alguns exercícios específicos que podem ser acessados
em: www.doresnascostas.com.br/exercicios.html
Consulte também:
www.noticiasdocorpo.com.br/ano2n013/materia.htm
www.noticiasdocorpo.com.br/ano2n014/materia.htm
www.noticiasdocorpo.com.br/ano2n042/materia.htm
www.noticiasdocorpo.com.br/ano2n043/materia.htm
Literatura:
KAPANDJI, A. I. (Ibrahim Adalbert)- Fisiologia Articular, 5ª edição - São
Paulo Ed. Panamericana, Rio de Janeiro ed. Guanabara Koogan,
2000.
Quanto ao fortalecimento da cervical, ao contrário do
se possa imaginar, inclui-se não apenas os músculos do pescoço,
mas a base formada pelos grupos do peito, costas e ombros assim como uma boa
postura do tipo "peito pra fora barriga para dentro". Sendo assim,
os exercícios tradicionais como as variações do supino,
o crucifixo invertido, as puxadas pela frente e por trás, as elevações
de ombro e as remadas devem ser incluídos na prescrição
de exercícios visando a proteção da cervical. Os exercícios
específicos são os que trabalhem a flexão e extensão
do pescoço assim como os alongamentos para essa região. Acesse
aqui mesmo no nosso site mais informações em: http://www.cdof.com.br/fisiote2.htm.
Espero que a resposta atenda. Um grande abraço Luiz Carlos de Moraes
Leia mais:
hérnia-de-disco
Tenho
hérnia-de-disco... Será que posso voltar a praticar musculação?
Musculação
para aluno com hérnia-de-disco
587. Teste de
cooper para a água- 06/07/03
Gostaria saber se há uma fórmula para calcular VO2
max para o teste de Cooper adaptado para piscina. Salviano Nobre
Prezado Salviano, sua pergunta voltou várias vezes sem resposta,
vamos ver o que o Prof.Luiz Carlos de Moraes (currículo) lhe
aconselha:
Existem métodos de avaliação de VO² máx.
em piscina preparada para isso
que também pode ser improvisado.
Acesse: www.saudeemmovimento.com.br
588. Lançamento de
dardo- 06/07/03
Gostaria de saber os músculos envolvidos no lançamento de dardo,
posição de força, corrida de aproximação
e lançamento propriamente dito. Simone martinho.
Olá Simone, conseguimos um retorno do Prof.Luiz Carlos de
Moraes (currículo) ,
veja:
Esse antigo exercício militar, que os suecos adaptaram
aos Jogos Modernos, é a prova que mais sofreu alterações
nos recordes, devido às mudanças que a (IAAF) Federação
Internacional de Atletismo tem imposto. Em 1984, o alemão oriental Uwe
Hohn, tendo alcançado a marca de 104,80 metros, colocava em risco a segurança
dos fiscais e de outros atletas. No ano seguinte, a (IAAF) adiantou o centro
de gravidade em 4 centímetros, e o novo modelo foi lançado por
Klaus Tafelmeier, alemão ocidental a 85,75m. Em 1992, a nova alteração
foi exigida, com a proibição de ranhuras na superfície.
Ou seja, as modificações vão sendo impostas para limitar
o lançamento em função da segurança.
É uma das atividades esportivas mais complexas e técnicas envolvendo
assim a maior parte dos grupos musculares do corpo.
Embora a distância da corrida para o lançamento fique
entre 18 e 27 metros, o atleta pode escolher o comprimento de pista que quiser.
Para melhor eficência, a velocidade deve ser crescente, atingindo o ápice
no momento do lançamento; a cinco passos do laçamento o atleta
recua o dardo com o braço estendido o mais longe possível, com
a mão acima do ombro. Nesse momento, a ponta do instrumento deve estar
ao nível dos olhos sem perder a velocidade. Da corrida alinhada, dos movimentos
do quadril e pernas e do ângulo de lançamento no momento em que
o lançador trava a perna oposta ao do braço que segura o instrumento é que
depende o êxito
desse esporte.
O aprimoramento técnico resulta dos exercícios
que visam tonificar a musculatura intercostal e abdominal feitos com medicine
ball e educativos progressivos de passadas. Uma, três, cinco e o lançamento
completo.
Os músculos deltóide médio, deltóide
posterior, tríceps braquial, flexor radial do carpo e flexor ulnar do
carpo são os mais importantes na hora do lançamento e devem estar
devidamente preparados para a explosão
muscular.
Visite: http://orbita.starmedia.com/~776ac/txt05.html
Espero
que a resposta atenda. Um grande abraço . Luiz
Carlos de Moraes
589. Ludicidade no Futebol - 04/08/03
Gostaria de informações sobre a importância da ludicidade
na iniciação ao futsal, pois estou fazendo minha monografia sobre
este tema e estou tendo dificuldades para achar referências. Conto com
a colaboração. Muito obrigado. PETERSON
Prezado Peterson, convidamos alguns colegas para contribuir com a sua pergunta
e recebemos um retorno de um colega, que inaugura sua participação
no CDOF dizendo o seguinte à você:
Prof. Ms. Fábio Aires da Cunha(currículo):
Caro Peterson, A utilização da ludicidade e a
variação de atividades para as crianças quando iniciam uma
prática esportiva é de fundamental importância. As crianças
precisam desenvolver as habilidades motoras e principalmente a coordenação.
Mesmo no futsal é imprescindível a utilização de
atividades e exercícios coordenativos, que podem ser realizados por meio
de jogos lúdicos.
Não esqueça, que a especialização
precoce poderá proporcionar um abreviamento da carreira futura ou ocasionar
lesões. De acordo com DI SALVO e PIGOZZI (1998), o treinamento individualizado é importante,
mas deveria começar após a maturidade completa. A especialização é necessária,
mas deveria começar o mais tarde possível (WEINECK, 1991).
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. BOMPA, T. O. Treinamento total para jovens campeões. São Paulo:
Manole, 2002.
2. DI SALVO, V.; PIGOZZI, F. Physical training of football players based on
their positional rules in the team. The Journal of Sports Medicine and Physical
Fitness, [S.l., s.n.], v. 38, p. 294-297, dez. 1998.
3. FERREIRA, R. L. Futsal e a iniciação. 2a ed. Rio de Janeiro:
Sprint, 1994.
4. GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês,
crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Phorte, 2001.
5. WEINECK, J. Biologia do Esporte. São Paulo: Manole, 1991.
Espero
que possa ter contribuído para o esclarecimento
de sua dúvida. Um abraço, Prof. Fabio Cunha.
590. Importância da comunicação
e feedback no treinamento - 04/08/03
Gostaria de saber qual a importância da comunicação na
relação treinador/atleta. E também o papel do feedback
nesta relação; como se dá e como se recebe um feedback?
Obrigado. Álvaro
Oi Álvaro, dois de nossos Consultores participam em sua questão,
veja o que eles lhe retornam:
Prof. Ms. Fábio Aires da Cunha(currículo)
Caro amigo, A comunicação na relação
treinador/atleta é de fundamental importância para o sucesso de
uma equipe ou de um atleta. O tempo em que o treinador impunha um treinamento
não existe mais. O relacionamento entre ambos deve ser profissional, com
respeito e cumplicidade. O treinador só irá conseguir o máximo
de seu atleta, se o mesmo, confiar e seguir os ensinamentos e instruções
do comandante. Os treinadores devem ter consciência que ao transmitirem
uma atividade, ela deverá ser explicada, não só como se
realiza e o porque de sua realização. Muitos treinadores, hoje
em dia, estão aprendendo técnicas de oratória, comunicação
e relacionamento pessoal, justamente para melhorar o desempenho esportivo de
seus atletas.
Outro aspecto importante dessa relação é o
feedback que o atleta fornecerá ao treinador, sobre a qualidade e quantidade
do treinamento, isto é, somente com uma boa comunicação
entre ambos, o treinador terá condições de verificar o desempenho
do seu atleta.
De acordo com FAMOSE, citado por MOTA (1989); McGOWN (1991),
feedback é a informação que um atleta recebe sobre a realização
de uma atividade, podendo ser fornecida durante ou após a prática.
LOPES (1992) afirma que o conhecimento de resultado é a informação
fornecida ao executante de uma tarefa, após a execução da
mesma. É tido como a variável mais importante para a aprendizagem
motora, logo após a prática.
Essa informação fornecida pelo treinador/professor
pode ser de dois tipos: conhecimento dos resultados (informação
sobre o resultado final da resposta) e conhecimento da tarefa (informação
sobre o modo como foi executada a resposta). O conhecimento da tarefa não é obtido
pelo praticante sozinho, por isso o treinador deve estar preparado para fornecer
tal informação, durante os estágios iniciais de aprendizagem
(McGOWN, 1991).
O treinamento no qual os atletas recebem informações
de feedback positivas é mais agradável e tem a preferência
dos atletas. Portanto, os treinadores devem se empenhar em aumentar o feedback
positivo durante a sessão de treinamento (McGOWN, 1991). O feedback, e
mais especificamente o feedback positivo tem três características
fundamentais (MOTA, 1989; PÉREZ; BAÑUELOS, 1997): motivação,
reforço e informação.
Não é conveniente nem eficaz uma excessiva freqüência
de feedback, pois pode causar uma certa dependência ao atleta. Deve-se
reduzir a freqüência do conhecimento de resultado para desenvolver
o máximo nível de detecção de erros no esportista.
O feedback deve ser fornecido no máximo cinco segundos após a execução
para aproveitar a memória que o esportista tem de sua execução
(PÉREZ; BAÑUELOS, 1997).
Pode-se dizer que, além do fator quantitativo, o fator
qualitativo dessa informação é o que determina a compreensão
e eficácia da informação e a eficácia do ensino.
Não se pode esquecer de que a qualidade da informação fornecida
ao praticante depende do conhecimento e da capacidade de intervenção
do professor (MOTA, 1989).
Estudos comprovaram que aumentar a precisão da informação
melhora a performance até certo ponto, a partir do qual, aumentar a precisão
do feedback não melhora a performance, podendo inclusive prejudicá-la
(LOPES, 1992).
A precisão do conhecimento de resultado e a complexidade
da tarefa devem estar integradas para as diferentes faixas etárias, pois
o processamento de informação da memória de curto prazo é limitado.
Se esse processamento for sobrecarregado pela complexidade da tarefa e pela precisão
do conhecimento de resultado, a performance poderá ser prejudicada (LOPES,
1992).
É fundamental fazer uma correta avaliação
das necessidades do feedback para a detecção dos erros que comete
o esportista. Não é útil ser redundante e proporcionar uma
informação que o esportista pode captar por si mesmo. Por outro
lado, é necessário transmitir informações sobre aqueles
aspectos que o esportista não pode captar por seus próprios meios,
nota-se neste aspecto a competência pedagógica e técnica
do treinador (PÉREZ; BAÑUELOS, 1997).
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
1. GODINHO, M; MENDES, R; BARREIROS, J. Informação de retorno
e aprendizagem. Revista Horizonte, Lisboa: [s.n.], v. XI, n. 66, p. 217-220,
mar./abr. 1995.
2. LOPES, V. P. O Conhecimento dos Resultados e a Aprendizagem: Efeitos da
precisão do conhecimento dos resultados (KR) na performance e na aprendizagem
numa perspectiva de desenvolvimento. Revista Horizonte, Lisboa: [s.n.], v.
IX, n. 51, p. 113-118, set./out. 1992.
3. McGOWN, C. O Ensino da técnica desportiva. Treino Desportivo, Lisboa:
[s.n.], II série, n. 22, p. 15-22, dez. 1991.
4. MOTA, J. As funções do feed-back pedagógico. Revista
Horizonte, Lisboa: [s.n.], v. VI, n. 31, p. 23-26, maio/jun. 1989.
5. PÉREZ, L. M.; BAÑUELOS, F. S. Rendimiento Deportivo: Claves
para la Optimización de los Aprendizajes. Madrid: Gymnos, 1997.
Espero
que possa ter contribuído para o esclarecimento
de sua dúvida. Um abraço, Prof. Fabio Cunha.
Prof.
Esp. Mário Pozzi (currículo),
Álvaro, fui técnico de basquetebol profissional
e acredito que com relação a comunicação treinador/
atletas alguns pontos devem ser destacados:
(a) voz de comando - não é ordem unida, não é grito
aterrador, não é voz grossa ou rouca do dirigente, ou a voz forte
do discplinador, nem mesmo a voz passiva da tranquilidade, pois para se dirigir
uma equipe é necessário acima de tudo que a voz seja a sua, não
importando o timbre nem o volume, mas que ela convença, exija, peça
e até implore mas que se faça digna pelos acertos de transmissão,
possa ser atendida pela compreensão dos seus segredos, e que seja clara
e objetiva.
(b) Linguagem técnica - cada esporte tem a sua linguagem, e essa é muito
importante para o completo relacionamento entre técnico e o atleta,
porque essa identificação de palavras facilitará muito
seu trabalho.
(c) Críticas construtivas - criticar é uma arte, embora ande à solta
pelo mundo. Criticar é fazer de um erro motivos de euforia pelo acerto,
dando fórmulas e meios para de conseguí-lo.
Quanto ao feedback - Richard Schmidt define no livro Aprendizagem
e Performance Motora, de 1993. "Um atleta pode receber vários tipos
de informação sensorial, mas o feedback aumentado, extrínseco,
sobre os erros, dados pelo técnico, é um dos aspectos mais importantes
do ambiente de aprendizagem. Este tipo de informação pode ter diversos
papéis diferentes, simultâneos: pode servir como energizador, para
aumentar a motivação; pode reforçar a probabilidade de várias
escolhas futuras; pode dar informação, na qual ele indica a natureza
e a direção dos erros, e como corrigi-los; e pode produzir uma
dependência do atleta, na qual piora quando a informção é retirada.
O feedback pode se dar de diversas formas, como em video-tapes, filmes, e sem
dúvida, descrições verbais. O feedback verbal é melhor
quando é simples e se refere a somente um aspecto do movimento por vez,
um aspecto do movimento que o atletas possa controlar. Os erros maiores podem
ser corrigidos no início do feedback frequente. Porém, após
algumas tentativas, a aprendizagem é melhor se a frequência do feedback
for gradualente reduzida (extinta), ao longo da prática. O sumário
de feedback, onde um conjunto de tentativas é descrito por um gráfico,
mostrado ao atleta somente depois que o conjunto tiver sido completado, é particularmente
eficiente para a aprendizagem, e o número ótimo de tentativas incluídas
no sumário deveria descrever, à medida que a complexidade da tarefa
aumenta. Um princípio anterior - de que qualquer coisa que torne o feedback
mais frequente, preciso, e útil, aumenta a aprendizagem - está sendo
substituído por novos pontos de vista, que se concentram nos aspectos
sutis da natureza e da programação do feedback.
Sugestões de leitura para melhor compreensão
do Feedback.
- Schmidt e Walter (1984), Newell e McGinnis (1985) - princípios do
Feedback
- Winstein e Schmidt (1988) - Feedback cinestésico no controle motor
- Rothstein e Arnold - videotape na aprendizagem motora
- Lee e Carnahan (1990) - faiza de aplitude de Feedback
Mário Pozzi
591. O que
acontece ao ácido láctico
depois do exercício? - 06/08/03
O que acontece ao ácido láctico depois do exercício? Um
abraço. João Santos
Oi João, pergunta bem clássica, mas que merece nossa atenção.
Ela foi respondida por nosso Consultor Prof. Esp. Mário Pozzi (currículo),
quem inaugura sua participação conosco.
Segundo Fox, após os exercícios nos quais se
acumulam quantidades máximas de ácido lático, a recuperação
plena implica remoção desse ácido tanto do sangue quanto
dos músculos esqueléticos que estiveram ativos durante o período
precedente de exercícios. Fox, ainda relaciona algumas questões:
(1) Quanto tempo é necessário para remover o ácido lático
acumulado?
- Em geral, são necessários 25 minutos de repouso-recuperação
após um exercício máximo para se processar a remoção
de metade do ácido lático acumulado. Significa que cerca de 95%
do ácido lático será removido em 1hora e 15 minutos de
repouso-recuperação, após um exercício máximo.
(2)
Que fatores influenciam a velocidade de remoção
do ácido lático?
- Nas pesquisas realizadas sobre o tema (Bone e Belcastro, 1976),
a remoção
se torna mais rápida na recuperação e quando são
realizados exercícios entre 35 e 60% do VO2max, dependendo do nível
de aptidão.
(3)
O que acontece com o ácido lático?
Existem quatro destinos possíveis para o ácido lático
- Excreção na urina e no suor (quantidade negligenciável)
- Conversão em glicose e/ou glicogênio (pequena fração
de remoção)
- Conversão em proteína (também uma pequena fração)
- Oxidação / Conversão em CO² e H²O ( o uso
do ácido lático como combustível metabólico para
o sistema aeróbio é responsável pela maior parte do ácido
lático removido durante a recuperação após um exercício.
Admite-se que a maior parte do ácido lático oxidado pelo músculo é dentro
das fibras de contração lenta e não naquelas de contração
rápida, sendo a principal razão de a remoção ser
mais rápida durante o exercício de recuperação
do que durante o repouso-recuperação. Mário Pozzi
592. Restrição de exercícios
no primeiro semestre de gravidez - 06/08/03
Gostaria que me fosse explicado, com bases científicas, porque tantas
restrições à prática de atividades físicas
para grávidas durante os primeiros 3 meses de gestação.
Obrigado pela atenção. César, Professor de Educação
Física.
Prezado César, essa é uma boa pergunta e recebeu a atenção
de nosso Consultor Prof. Esp. Mário Pozzi (currículo),
quem lhe retorna o seguinte:
Bem César, apesar de se falar muito sobre essas restrições, "o
aparecimento da gravidez não exige a parada imediata do treinamento esportivo
ou da prática de uma atividade esportiva. No caso de uma condição
de saúde impecavél, e sob controle médico rígido,
a continuação de treinamento habitual e mesmo uma participação
em campeonato até o terceiro mês de gravidez são possíveis
(Kovacs,1973). Entretanto, devem ser excluídos os exercícios de
pressão e de força, bem como as modalidades esportivas de contato
e duelos com cargas incalculáveis, como ocorre por exemplo, nos jogos
esportivos (Huch,1984).
O jogging, a natação e o ciclismo são
especialmente apropriados para grávidas. Em cada mês da gravidez,
no entanto, a carga deveria ser adaptada à capacidade fisiológica
que está mudando: durante os dois primeiros meses de gravidez, o esporte
pode ser praticado de forma habitual. No terceiro mês, devido às
fortes influências hormonais e, ligado a isto, ao perigo do aborto, o esporte
deve ser suspenso, exceto os exercícios ginásticos leves. A seguir,
até o oitavo mês, deveria ser feita ainda só uma leve atividade
esportiva, para não pôr em risco a gravidez, que já representa
uma alta carga corporal (Nöcker, 1976; Findeisen/ Linke/ Pickenhain 1980)"
Obs: Texto copiado do livro Biologia do Esporte de Jürgen Weineck. Mário
Pozzi
593. Pilates ajuda no ganho de massa magra?- 06/08/03
Gostaria de saber se o pilates ajuda a ganhar massa muscular, principalmente
glúteos, coxas e panturrilha. Já fiz musculação,
mas os resultados são lentos. Sou magra e tenho urgência em ganhar
massa nesses locais. Aguardo contato, Nathalie.
Oi
Nathalie, quem vem colaborar com a sua pergunta é nosso
Consultor Prof. Esp. Mário Pozzi (currículo),
veja o que ele lhe retorna:
Nathalie, o método Pilates também fortalece a
musculatura da região mencionada, mas pelo meus conhecimentos e também
pela quantidade de pesquisas realizadas, o melhor exercício para o fortalecimento
dessa região é sem sombra de dúvida a musculação.
Acredito que o erro esteja na elaboração do seu treinamento e na
periodização. Infelizmente, o resultado só pode ser alcançado
de maneira satisfatória se o treinamento for bem elaborado, essa história
de fazer por fazer, ou fazer sem uma boa orientação, somente servirá para
desmotivar o trabalho. O problema na maioria das vezes não está no
exercício, e sim em quem o elabora. Para finalizar, independente de qualquer
das atividades que você escolher, vai existir melhora muscular, mas na
musculação esse resultado será apresentado mais rapidamente.
Mário Pozzi
594. O princípio do drop set é eficiente?-
06/08/03
Sou professor de Educação Física...Os exercícios
de musculação os quais realizamos o princípio de um "drop
set" que exigem mais de uma articulação envolvida tem alguma
contra indicação? Ou eles são menos eficientes? Ou quando
aplica-se um exercício que envolve mais de uma articulação é contra-indicado?
Fale mais sobre este assunto....Marcelo Ponte
Oi Marcelo, quem vem falar um pouquinho mais pra você é nosso
Consultor Prof. Esp. Mário Pozzi (currículo),
quem lhe retorna prontamente o seguinte:
Caro Regis os métodos de treinamento em musculação
são de grande variedade. A utilização de um ou outro método
depende muito mais do objetivo do treinamento, da fase de periodização
deste, e segundo Marcelo Gomes da Costa, essa variação proporciona
uma gama enorme de variações de estímulos, de composições
diferentes, como também e principalmente, orienta todos os fatores intervenientes
do treinamento, jogando com o volume e a intensidade diversificada de cada aula.
E /ou exercícios, qualidades físicas, carga de treinamento enfim,
otimiza o treinamento.
Acredito sim, que os resultados de um treinamento nunca serão otimizados
se você não conhecer os diferentes métodos e uma periodização
eficiente para o desenvolvimento do trabalho. Mário Pozzi
Leia mais: Drop set