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Qui, 18/12/08 10:42

PERGUNTAS E RESPOSTAS ANTERIORES AO CDOF RESPONDE
CONSULTORIA GRATUITA CDOF

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582. Estimulantes de produção de hormônios x Hipertrofia - 06/07/03
O uso de anabolizantes naturais ou estimulantes de produção de hormônios são bons para a hipertrofia? Tem efeitos colaterais? Quais? Muito obrigado.Tarso Beckner

Olá Tarso, essa questão é polêmica por aqui e ao convidar os colegas para contribuir com sua pergunta, conseguimos um retorno vindo de nossa NT. Fernanda Caccaos Mendes (currículo),, veja o que ela lhe responde:

Ola Tarso, O uso de anabolizantes naturais, como o GH e testosterona; e os estimulantes de produção destes, aumentam a síntese proteica (produção de proteínas), sendo assim, são anabólicos, podendo aumentar a massa muscular. Porém, podem causar diversos efeitos colaterais. Um dos efeitos colaterais dos esteróides anabolizantes (testosterona) é a disfunção erétil (impotência) pela inibição de produção da testosterona ("feedback" negativo). Também podem provocar esteatose hepática (fígado gorduroso), câncer de fígado (hepatocarcinoma), atrofia testicular com diminuição da produção de espermatozóides (infertilidade ou esterilidade), pressão alta (hipertensão arterial), doença coronariana (infarto agudo do miocárdio), agressividade, euforia ou depressão e outros. Portanto, antes de fazer uso de qualquer suplemento ou hormônios, procure um profissional especializado na área. Fernanda Caccaos Mendes

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583. Síndrome da dor Patelo-Femural- 06/07/03
Gostaria de saber exercicio adequados para pessoas que tem esta síndrome? Tercineide de Jesus Silva
Olá Tercineide, sua pergunta recebeu a atenção do Ft. Prof. Msd. Leonardo Duarte Picchi(currículo), quem lhe retorna o seguinte:
   A Síndrome patelo-femural pode ser devido a uma compressão excessiva da patela nos côndilos femurais, o que piora o quadro de dor se o indivíduo tiver um desvio patelar. Sendo assim, o principais exercícios são os alongamentos da musculatura adjacente à articulação (quadríceps, adutores e abdutores de coxa e isquiotibiais). Caso a patela esteja desalinhada é indicado o fortalecimento da musculatura oposta específica ao desvio, para que possa tentar tracionar novamente esta patela para o centro da articulação. Qualquer dúvida, nos contate, OK?!! Leonardo.


584. Dor no joelho após o gesso- 06/07/03
Um mês com gesso fechado na perna esquerda devido a uma fratura no 5º metatarso, após a retirado do mesmo comecei a sentir dor no joelho, especificamente quando fico muito tempo com a perna flexionada, subo uma escada ou concentro o peso todo na perna esquerda, lembrando que nunca tive nenhum tipo de problema neste joelho. O que pode ser? Seria o ligamento cruzado anterior?Que tipo de tratamento posso fazer? Hidroterapia ou Ginástica localizada? Obrigado, Joel Rios Neto
Olá Joel, sua pergunta recebeu a gentil atenção de dois Consultores:

Ft. Prof. Msd. Leonardo Duarte Picchi(currículo):
   Se na ocasião da fratura, você não sofreu nenhum outro tipo de lesão, a hipótese de lesão do ligamento cruzado anterior está descartada. Como a musculatura é uma estrutura plástica (ou seja, totalmente adaptável), o fato de você ter ficado 1 mês imobilizado causou uma diminuição importante do trofismo muscular. Com isso, a musculatura que serve como estabilizador dinâmico da articulação não cumpre seu papel adequadamente, necessitando, desta forma, de fortalecimento muscular. O ideal é realizar uma avaliação funcional do seu joelho para que possa ser traçada uma conduta específica ao provável desequilíbrio muscular que você apresenta. Qualquer dúvida, nos procure, OK? Leonardo.

Ft. Thiago Boiago Nishida(currículo):
Olá Joel, de acordo com os sintomas, a dor no joelho pode ser plica sinovial ou tendinite. Para que ocorra lesão de Ligamendo Cruzado e meniscos é necessário que ocorra uma torção ou um trauma no joelho. Procure um profissional que poderá avaliar suas condições, mas acredito que seja um problema "pequeno" e que não será
necessário cirurgia. Boa Sorte . Thiago Nishida


585. Sintomas da Osteoporose - 06/07/03
Olá! O médico disse que minha mãe tem osteosporose e fiquei muito preocupada ! Gostaria que me informassem quais são os SINTOMAS DA OSTEOPOROSE, eu ficarei muito grata se puderem me ajudar. Gislaine
Oi Gislaine, alguns Consultores participam conosco em sua pergunta, veja o que eles lhe aconselham:

Ft. Prof. Msd. Leonardo Duarte Picchi(currículo):
   Osteoporose é uma diminuição da densidade óssea e, no início não possui sintoma significante. Com a evolução da doença, pode ocorrer dor, mas a principal preocupação que um indivíduo com osteoporose deve ter é quanto a quedas e traumas diretos. Como o osso está muito fragilizados é necessário cuidado ao realizar as atividades do cotidiano.
Qualquer dúvida, nos contate, OK?

Ft. Thiago Boiago Nishida(currículo):
   Olá Gislaine, A osteoporose é, na maioria das vezes, assintomática. O ideal é prevenir sua progressão. Procure fazer exercícios com ela, porém tome muito cuidado pois pode ocorrer fraturas pois o osso está muito fraco. Inicie com exercicios bem leves, de preferência na água, fazendo um acompanhamento com o médico, pode-se saber se está melhorando, e partir para exercicios mais "pesados". Existe um aparelho de Ultra-som que melhora esse tipo de problema, mas acredito que nao tenha no Brasil. Abraço. Thiago Nishida

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586. Musculação para problemas de coluna - 06/07/03
Oi! Galera, Quais os exercícios indicados e aparelhos (Musculação) para:
Musculação x hérnia-de-disco; Musculação x Cervical(fortalecimento). Atenciosamente. Márcia.
Prezada Márcia, agradecemos por trazer este tema, foi bem proposto e será útil para muitos. Vejamos o que o Prof.Luiz Carlos de Moraes (currículo) nos traz:
   O tratamento da hérnia-de-disco depende muito do grau e tipo: Intra-esponjosa, Discal Livre e Migratória Subligamentar que deve ser avaliada pelo médico. A maioria delas localizam-se entre as vértebras L4/ L5 ou L5 / S1, sendo 80% delas póstero-posterior causadas principalmente pela postura inadequada.
   Na maioria dos casos, a convivência com elas é bastante suportável se adotados procedimentos de rotina diária corretos que mantenham os três grupos musculares responsáveis pela proteção da lombar em harmonia: os paravertebrais, os da camada superficial, intermediária e profunda dorsal e os abdominais. Entre esses procedimentos inclui-se exercícios específicos, postura ao estar sentado, de pé, andando, abaixando e até dormindo com o colchão e travesseiros certos, da mesma forma que as horas de sono.
   Depois de sair, com orientação médica, da fase aguda, a hidroterapia, a fisioterapia e a RPG tem sido os passos seguintes. Depois, é a vez do profissional de Educação Física prescrever reforço dos grupos musculares
acima citados.
Existem alguns exercícios específicos que podem ser acessados em: www.doresnascostas.com.br/exercicios.html
Consulte também:
www.noticiasdocorpo.com.br/ano2n013/materia.htm
www.noticiasdocorpo.com.br/ano2n014/materia.htm
www.noticiasdocorpo.com.br/ano2n042/materia.htm
www.noticiasdocorpo.com.br/ano2n043/materia.htm

Literatura: KAPANDJI, A. I. (Ibrahim Adalbert)- Fisiologia Articular, 5ª edição - São Paulo Ed. Panamericana, Rio de Janeiro ed. Guanabara Koogan, 2000.
   Quanto ao fortalecimento da cervical, ao contrário do se possa imaginar, inclui-se não apenas os músculos do pescoço, mas a base formada pelos grupos do peito, costas e ombros assim como uma boa postura do tipo "peito pra fora barriga para dentro". Sendo assim, os exercícios tradicionais como as variações do supino, o crucifixo invertido, as puxadas pela frente e por trás, as elevações de ombro e as remadas devem ser incluídos na prescrição de exercícios visando a proteção da cervical. Os exercícios específicos são os que trabalhem a flexão e extensão do pescoço assim como os alongamentos para essa região. Acesse aqui mesmo no nosso site mais informações em: http://www.cdof.com.br/fisiote2.htm. Espero que a resposta atenda. Um grande abraço Luiz Carlos de Moraes

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587. Teste de cooper para a água- 06/07/03
Gostaria saber se há uma fórmula para calcular VO2 max para o teste de Cooper adaptado para piscina. Salviano Nobre
Prezado Salviano, sua pergunta voltou várias vezes sem resposta, vamos ver o que o Prof.Luiz Carlos de Moraes (currículo) lhe aconselha:

Existem métodos de avaliação de VO² máx. em piscina preparada para isso
que também pode ser improvisado.
Acesse: www.saudeemmovimento.com.br


588. Lançamento de dardo- 06/07/03
Gostaria de saber os músculos envolvidos no lançamento de dardo, posição de força, corrida de aproximação e lançamento propriamente dito. Simone martinho.

Olá Simone, conseguimos um retorno do Prof.Luiz Carlos de Moraes (currículo) , veja:
   Esse antigo exercício militar, que os suecos adaptaram aos Jogos Modernos, é a prova que mais sofreu alterações nos recordes, devido às mudanças que a (IAAF) Federação Internacional de Atletismo tem imposto. Em 1984, o alemão oriental Uwe Hohn, tendo alcançado a marca de 104,80 metros, colocava em risco a segurança dos fiscais e de outros atletas. No ano seguinte, a (IAAF) adiantou o centro de gravidade em 4 centímetros, e o novo modelo foi lançado por Klaus Tafelmeier, alemão ocidental a 85,75m. Em 1992, a nova alteração foi exigida, com a proibição de ranhuras na superfície. Ou seja, as modificações vão sendo impostas para limitar o lançamento em função da segurança.
É uma das atividades esportivas mais complexas e técnicas envolvendo assim a maior parte dos grupos musculares do corpo.
   Embora a distância da corrida para o lançamento fique entre 18 e 27 metros, o atleta pode escolher o comprimento de pista que quiser. Para melhor eficência, a velocidade deve ser crescente, atingindo o ápice no momento do lançamento; a cinco passos do laçamento o atleta recua o dardo com o braço estendido o mais longe possível, com a mão acima do ombro. Nesse momento, a ponta do instrumento deve estar ao nível dos olhos sem perder a velocidade. Da corrida alinhada, dos movimentos do quadril e pernas e do ângulo de lançamento no momento em que o lançador trava a perna oposta ao do braço que segura o instrumento é que depende o êxito
desse esporte.
   O aprimoramento técnico resulta dos exercícios que visam tonificar a musculatura intercostal e abdominal feitos com medicine ball e educativos progressivos de passadas. Uma, três, cinco e o lançamento completo.
   Os músculos deltóide médio, deltóide posterior, tríceps braquial, flexor radial do carpo e flexor ulnar do carpo são os mais importantes na hora do lançamento e devem estar devidamente preparados para a explosão
muscular.
Visite: http://orbita.starmedia.com/~776ac/txt05.html

Espero que a resposta atenda. Um grande abraço . Luiz Carlos de Moraes


589. Ludicidade no Futebol - 04/08/03
Gostaria de informações sobre a importância da ludicidade na iniciação ao futsal, pois estou fazendo minha monografia sobre este tema e estou tendo dificuldades para achar referências. Conto com a colaboração. Muito obrigado. PETERSON
Prezado Peterson, convidamos alguns colegas para contribuir com a sua pergunta e recebemos um retorno de um colega, que inaugura sua participação no CDOF dizendo o seguinte à você:

Prof. Ms. Fábio Aires da Cunha(currículo):
   Caro Peterson, A utilização da ludicidade e a variação de atividades para as crianças quando iniciam uma prática esportiva é de fundamental importância. As crianças precisam desenvolver as habilidades motoras e principalmente a coordenação. Mesmo no futsal é imprescindível a utilização de atividades e exercícios coordenativos, que podem ser realizados por meio de jogos lúdicos.
   Não esqueça, que a especialização precoce poderá proporcionar um abreviamento da carreira futura ou ocasionar lesões. De acordo com DI SALVO e PIGOZZI (1998), o treinamento individualizado é importante, mas deveria começar após a maturidade completa. A especialização é necessária, mas deveria começar o mais tarde possível (WEINECK, 1991).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. BOMPA, T. O. Treinamento total para jovens campeões. São Paulo: Manole, 2002.
2. DI SALVO, V.; PIGOZZI, F. Physical training of football players based on their positional rules in the team. The Journal of Sports Medicine and Physical Fitness, [S.l., s.n.], v. 38, p. 294-297, dez. 1998.
3. FERREIRA, R. L. Futsal e a iniciação. 2a ed. Rio de Janeiro: Sprint, 1994.
4. GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Phorte, 2001.
5. WEINECK, J. Biologia do Esporte. São Paulo: Manole, 1991.

Espero que possa ter contribuído para o esclarecimento de sua dúvida. Um abraço, Prof. Fabio Cunha.


590. Importância da comunicação e feedback no treinamento - 04/08/03
Gostaria de saber qual a importância da comunicação na relação treinador/atleta. E também o papel do feedback nesta relação; como se dá e como se recebe um feedback? Obrigado. Álvaro

Oi Álvaro, dois de nossos Consultores participam em sua questão, veja o que eles lhe retornam:

Prof. Ms. Fábio Aires da Cunha(currículo)
   Caro amigo, A comunicação na relação treinador/atleta é de fundamental importância para o sucesso de uma equipe ou de um atleta. O tempo em que o treinador impunha um treinamento não existe mais. O relacionamento entre ambos deve ser profissional, com respeito e cumplicidade. O treinador só irá conseguir o máximo de seu atleta, se o mesmo, confiar e seguir os ensinamentos e instruções do comandante. Os treinadores devem ter consciência que ao transmitirem uma atividade, ela deverá ser explicada, não só como se realiza e o porque de sua realização. Muitos treinadores, hoje em dia, estão aprendendo técnicas de oratória, comunicação e relacionamento pessoal, justamente para melhorar o desempenho esportivo de seus atletas.
   Outro aspecto importante dessa relação é o feedback que o atleta fornecerá ao treinador, sobre a qualidade e quantidade do treinamento, isto é, somente com uma boa comunicação entre ambos, o treinador terá condições de verificar o desempenho do seu atleta.
   De acordo com FAMOSE, citado por MOTA (1989); McGOWN (1991), feedback é a informação que um atleta recebe sobre a realização de uma atividade, podendo ser fornecida durante ou após a prática. LOPES (1992) afirma que o conhecimento de resultado é a informação fornecida ao executante de uma tarefa, após a execução da mesma. É tido como a variável mais importante para a aprendizagem motora, logo após a prática.
   Essa informação fornecida pelo treinador/professor pode ser de dois tipos: conhecimento dos resultados (informação sobre o resultado final da resposta) e conhecimento da tarefa (informação sobre o modo como foi executada a resposta). O conhecimento da tarefa não é obtido pelo praticante sozinho, por isso o treinador deve estar preparado para fornecer tal informação, durante os estágios iniciais de aprendizagem (McGOWN, 1991).
   O treinamento no qual os atletas recebem informações de feedback positivas é mais agradável e tem a preferência dos atletas. Portanto, os treinadores devem se empenhar em aumentar o feedback positivo durante a sessão de treinamento (McGOWN, 1991). O feedback, e mais especificamente o feedback positivo tem três características fundamentais (MOTA, 1989; PÉREZ; BAÑUELOS, 1997): motivação, reforço e informação.
   Não é conveniente nem eficaz uma excessiva freqüência de feedback, pois pode causar uma certa dependência ao atleta. Deve-se reduzir a freqüência do conhecimento de resultado para desenvolver o máximo nível de detecção de erros no esportista. O feedback deve ser fornecido no máximo cinco segundos após a execução para aproveitar a memória que o esportista tem de sua execução (PÉREZ; BAÑUELOS, 1997).
   Pode-se dizer que, além do fator quantitativo, o fator qualitativo dessa informação é o que determina a compreensão e eficácia da informação e a eficácia do ensino. Não se pode esquecer de que a qualidade da informação fornecida ao praticante depende do conhecimento e da capacidade de intervenção do professor (MOTA, 1989).
   Estudos comprovaram que aumentar a precisão da informação melhora a performance até certo ponto, a partir do qual, aumentar a precisão do feedback não melhora a performance, podendo inclusive prejudicá-la (LOPES, 1992).
   A precisão do conhecimento de resultado e a complexidade da tarefa devem estar integradas para as diferentes faixas etárias, pois o processamento de informação da memória de curto prazo é limitado. Se esse processamento for sobrecarregado pela complexidade da tarefa e pela precisão do conhecimento de resultado, a performance poderá ser prejudicada (LOPES, 1992).
   É fundamental fazer uma correta avaliação das necessidades do feedback para a detecção dos erros que comete o esportista. Não é útil ser redundante e proporcionar uma informação que o esportista pode captar por si mesmo. Por outro lado, é necessário transmitir informações sobre aqueles aspectos que o esportista não pode captar por seus próprios meios, nota-se neste aspecto a competência pedagógica e técnica do treinador (PÉREZ; BAÑUELOS, 1997).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
1. GODINHO, M; MENDES, R; BARREIROS, J. Informação de retorno e aprendizagem. Revista Horizonte, Lisboa: [s.n.], v. XI, n. 66, p. 217-220, mar./abr. 1995.
2. LOPES, V. P. O Conhecimento dos Resultados e a Aprendizagem: Efeitos da precisão do conhecimento dos resultados (KR) na performance e na aprendizagem numa perspectiva de desenvolvimento. Revista Horizonte, Lisboa: [s.n.], v. IX, n. 51, p. 113-118, set./out. 1992.
3. McGOWN, C. O Ensino da técnica desportiva. Treino Desportivo, Lisboa: [s.n.], II série, n. 22, p. 15-22, dez. 1991.
4. MOTA, J. As funções do feed-back pedagógico. Revista Horizonte, Lisboa: [s.n.], v. VI, n. 31, p. 23-26, maio/jun. 1989.
5. PÉREZ, L. M.; BAÑUELOS, F. S. Rendimiento Deportivo: Claves para la Optimización de los Aprendizajes. Madrid: Gymnos, 1997.

Espero que possa ter contribuído para o esclarecimento de sua dúvida. Um abraço, Prof. Fabio Cunha.

Prof. Esp. Mário Pozzi (currículo),
   Álvaro, fui técnico de basquetebol profissional e acredito que com relação a comunicação treinador/ atletas alguns pontos devem ser destacados:
(a) voz de comando - não é ordem unida, não é grito aterrador, não é voz grossa ou rouca do dirigente, ou a voz forte do discplinador, nem mesmo a voz passiva da tranquilidade, pois para se dirigir uma equipe é necessário acima de tudo que a voz seja a sua, não importando o timbre nem o volume, mas que ela convença, exija, peça e até implore mas que se faça digna pelos acertos de transmissão, possa ser atendida pela compreensão dos seus segredos, e que seja clara e objetiva.
(b) Linguagem técnica - cada esporte tem a sua linguagem, e essa é muito importante para o completo relacionamento entre técnico e o atleta, porque essa identificação de palavras facilitará muito seu trabalho.
(c) Críticas construtivas - criticar é uma arte, embora ande à solta pelo mundo. Criticar é fazer de um erro motivos de euforia pelo acerto, dando fórmulas e meios para de conseguí-lo.
   Quanto ao feedback - Richard Schmidt define no livro Aprendizagem e Performance Motora, de 1993. "Um atleta pode receber vários tipos de informação sensorial, mas o feedback aumentado, extrínseco, sobre os erros, dados pelo técnico, é um dos aspectos mais importantes do ambiente de aprendizagem. Este tipo de informação pode ter diversos papéis diferentes, simultâneos: pode servir como energizador, para aumentar a motivação; pode reforçar a probabilidade de várias escolhas futuras; pode dar informação, na qual ele indica a natureza e a direção dos erros, e como corrigi-los; e pode produzir uma dependência do atleta, na qual piora quando a informção é retirada. O feedback pode se dar de diversas formas, como em video-tapes, filmes, e sem dúvida, descrições verbais. O feedback verbal é melhor quando é simples e se refere a somente um aspecto do movimento por vez, um aspecto do movimento que o atletas possa controlar. Os erros maiores podem ser corrigidos no início do feedback frequente. Porém, após algumas tentativas, a aprendizagem é melhor se a frequência do feedback for gradualente reduzida (extinta), ao longo da prática. O sumário de feedback, onde um conjunto de tentativas é descrito por um gráfico, mostrado ao atleta somente depois que o conjunto tiver sido completado, é particularmente eficiente para a aprendizagem, e o número ótimo de tentativas incluídas no sumário deveria descrever, à medida que a complexidade da tarefa aumenta. Um princípio anterior - de que qualquer coisa que torne o feedback mais frequente, preciso, e útil, aumenta a aprendizagem - está sendo substituído por novos pontos de vista, que se concentram nos aspectos sutis da natureza e da programação do feedback.
   Sugestões de leitura para melhor compreensão do Feedback.
- Schmidt e Walter (1984), Newell e McGinnis (1985) - princípios do Feedback
- Winstein e Schmidt (1988) - Feedback cinestésico no controle motor
- Rothstein e Arnold - videotape na aprendizagem motora
- Lee e Carnahan (1990) - faiza de aplitude de Feedback

Mário Pozzi


591. O que acontece ao ácido láctico depois do exercício? - 06/08/03
O que acontece ao ácido láctico depois do exercício? Um abraço. João Santos

Oi João, pergunta bem clássica, mas que merece nossa atenção. Ela foi respondida por nosso Consultor Prof. Esp. Mário Pozzi (currículo), quem inaugura sua participação conosco.

   Segundo Fox, após os exercícios nos quais se acumulam quantidades máximas de ácido lático, a recuperação plena implica remoção desse ácido tanto do sangue quanto dos músculos esqueléticos que estiveram ativos durante o período precedente de exercícios. Fox, ainda relaciona algumas questões:
(1) Quanto tempo é necessário para remover o ácido lático acumulado?
- Em geral, são necessários 25 minutos de repouso-recuperação após um exercício máximo para se processar a remoção de metade do ácido lático acumulado. Significa que cerca de 95% do ácido lático será removido em 1hora e 15 minutos de repouso-recuperação, após um exercício máximo.

(2) Que fatores influenciam a velocidade de remoção do ácido lático?
- Nas pesquisas realizadas sobre o tema (Bone e Belcastro, 1976), a remoção se torna mais rápida na recuperação e quando são realizados exercícios entre 35 e 60% do VO2max, dependendo do nível de aptidão.

(3) O que acontece com o ácido lático?
Existem quatro destinos possíveis para o ácido lático
- Excreção na urina e no suor (quantidade negligenciável)
- Conversão em glicose e/ou glicogênio (pequena fração de remoção)
- Conversão em proteína (também uma pequena fração)
- Oxidação / Conversão em CO² e H²O ( o uso do ácido lático como combustível metabólico para o sistema aeróbio é responsável pela maior parte do ácido lático removido durante a recuperação após um exercício. Admite-se que a maior parte do ácido lático oxidado pelo músculo é dentro das fibras de contração lenta e não naquelas de contração rápida, sendo a principal razão de a remoção ser mais rápida durante o exercício de recuperação do que durante o repouso-recuperação. Mário Pozzi



592. Restrição de exercícios no primeiro semestre de gravidez - 06/08/03
Gostaria que me fosse explicado, com bases científicas, porque tantas restrições à prática de atividades físicas para grávidas durante os primeiros 3 meses de gestação. Obrigado pela atenção. César, Professor de Educação Física.

Prezado César, essa é uma boa pergunta e recebeu a atenção de nosso Consultor Prof. Esp. Mário Pozzi (currículo), quem lhe retorna o seguinte:
   Bem César, apesar de se falar muito sobre essas restrições, "o aparecimento da gravidez não exige a parada imediata do treinamento esportivo ou da prática de uma atividade esportiva. No caso de uma condição de saúde impecavél, e sob controle médico rígido, a continuação de treinamento habitual e mesmo uma participação em campeonato até o terceiro mês de gravidez são possíveis (Kovacs,1973). Entretanto, devem ser excluídos os exercícios de pressão e de força, bem como as modalidades esportivas de contato e duelos com cargas incalculáveis, como ocorre por exemplo, nos jogos esportivos (Huch,1984).
   O jogging, a natação e o ciclismo são especialmente apropriados para grávidas. Em cada mês da gravidez, no entanto, a carga deveria ser adaptada à capacidade fisiológica que está mudando: durante os dois primeiros meses de gravidez, o esporte pode ser praticado de forma habitual. No terceiro mês, devido às fortes influências hormonais e, ligado a isto, ao perigo do aborto, o esporte deve ser suspenso, exceto os exercícios ginásticos leves. A seguir, até o oitavo mês, deveria ser feita ainda só uma leve atividade esportiva, para não pôr em risco a gravidez, que já representa uma alta carga corporal (Nöcker, 1976; Findeisen/ Linke/ Pickenhain 1980)"
Obs: Texto copiado do livro Biologia do Esporte de Jürgen Weineck. Mário Pozzi



593. Pilates ajuda no ganho de massa magra?- 06/08/03
Gostaria de saber se o pilates ajuda a ganhar massa muscular, principalmente glúteos, coxas e panturrilha. Já fiz musculação, mas os resultados são lentos. Sou magra e tenho urgência em ganhar massa nesses locais. Aguardo contato, Nathalie.

Oi Nathalie, quem vem colaborar com a sua pergunta é nosso Consultor Prof. Esp. Mário Pozzi (currículo), veja o que ele lhe retorna:

   Nathalie, o método Pilates também fortalece a musculatura da região mencionada, mas pelo meus conhecimentos e também pela quantidade de pesquisas realizadas, o melhor exercício para o fortalecimento dessa região é sem sombra de dúvida a musculação. Acredito que o erro esteja na elaboração do seu treinamento e na periodização. Infelizmente, o resultado só pode ser alcançado de maneira satisfatória se o treinamento for bem elaborado, essa história de fazer por fazer, ou fazer sem uma boa orientação, somente servirá para desmotivar o trabalho. O problema na maioria das vezes não está no exercício, e sim em quem o elabora. Para finalizar, independente de qualquer das atividades que você escolher, vai existir melhora muscular, mas na musculação esse resultado será apresentado mais rapidamente. Mário Pozzi


594. O princípio do drop set é eficiente?- 06/08/03
Sou professor de Educação Física...Os exercícios de musculação os quais realizamos o princípio de um "drop set" que exigem mais de uma articulação envolvida tem alguma contra indicação? Ou eles são menos eficientes? Ou quando aplica-se um exercício que envolve mais de uma articulação é contra-indicado? Fale mais sobre este assunto....Marcelo Ponte
Oi Marcelo, quem vem falar um pouquinho mais pra você é nosso Consultor Prof. Esp. Mário Pozzi (currículo), quem lhe retorna prontamente o seguinte:
   Caro Regis os métodos de treinamento em musculação são de grande variedade. A utilização de um ou outro método depende muito mais do objetivo do treinamento, da fase de periodização deste, e segundo Marcelo Gomes da Costa, essa variação proporciona uma gama enorme de variações de estímulos, de composições diferentes, como também e principalmente, orienta todos os fatores intervenientes do treinamento, jogando com o volume e a intensidade diversificada de cada aula. E /ou exercícios, qualidades físicas, carga de treinamento enfim, otimiza o treinamento.
Acredito sim, que os resultados de um treinamento nunca serão otimizados se você não conhecer os diferentes métodos e uma periodização eficiente para o desenvolvimento do trabalho. Mário Pozzi

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