Home |CDOF Responde | Cadastro de Usuários | Cadastro de Consultores|


 

Seg, 15/12/08 14:28

PERGUNTAS E RESPOSTAS ANTERIORES AO CDOF RESPONDE
CONSULTORIA GRATUITA CDOF

Obs: para procurar pelo tema utilize o sistema de busca

42. Dobra cutânea na horizontal - 11/05/00
Referências bibliográfias sobre dobra cutânea umbilical na horizontal. Afonso Timão - Professor
   Olá Afonso, fizemos várias pesquisas sobre este assunto em diversos livros e sites na internet , tanto em países extrangeiros como no brasil mas não encontramos nada na horizontal. Todos os Trabalhos em sua maioria parecem utilizar dobras no sentido vertical. Pedimos a ajuda do Prof. Roberto Fernandes da Costa, e esclarece sua dúvida da seguinte maneira:
A maior parte dos protocolos de avaliação da composição corporal propõe a medida abdominal paralela ao eixo longitudinal, porém há uma referência bastante conhecida que propõe essa medida na horizontal:
LOHMAN, G. H.; ROCHE, A. F. & MARTORELL, R. Anthropometric Standardization Reference Manual. Champaign, IL Human Kinetics, 1988. Boa sorte !

43. Spinning X hérnia-de-disco - 16/05/00
Sou praticante das aulas de spinning e também gosto de fazer minhas caminhadas de bicicletas por onde eu moro...bem, descobri que tenho hérnia-de-disco e meu médico disse que eu poderei operar se continuar a fazer exercicios que forcem minha lombar..gostaria de saber se com a prática do spinning eu vou piorar a minha situação ou não há caso de contra-indicação...já que o médico me permitiu andar de bicicleta...ou o esforço do spinning é muito superior ? Flávio Areal - economista.

Oi Flávio, levamos seu caso para a consultora de Spinning de Johnny G. ,O precursor do Spinning, nos EUA. Ela nos respondeu prontamente, aí segue seu e-mail traduzido:

Olá Flávio, se seu médico disse que pode continuar a praticar o Spinning , eu seguiria seus conselhos. Mas não deixaria de ouvir com bastante cuidado meu próprio corpo durante as aulas. Ao primeiro sinal de dor, diminua a intensidade afim de pedalar minimizando a dor. Eu também tenho um certo inchaço em minhas L3 e L4 e foram as aulas de spinning que me permitiram fortalecer o corpo .

Sendo uma Hérnia nessa localização, você deve ficar atento para dores irradiando para os joelhos. Se isso acontece com você deve evitar, mas se nada lhe atinge, não sente dores, choques, tudo bem! Um conselho de segurança que você poderá aderir é manter seu guidon da bicicleta o mais alto que puder. É muito importante diminuir para você a flexão de quadris, ou seja, levar seus joelhos em direção ao abdômem. Por favor essas flexões não devem ocorrer. Boa Sorte ! Lucinda (lucinda@spinning.com )

Até a próxima !

44. Musculação e Natação? 19/05/00
Bom dia Diana Primo! Sempre que tenho um tempo navego pelo seu site! Novamente gostaria de parabenizar vocês por esta ótima idéia e pelo trabalho que vêem realizando. Algumas amigas de minha academia acessaram este site e também ficaram imprensionadas com a gama de informações interessantes contidas nele! Em meu primeiro e-mail te falava sobre a inteção que tinha de realizar outra atividade física, além da musculação. Não pretendo mais realizar artes marciais. Estou pensando em fazer musculação (segunda-quarta-sexta) e natação (terça-quinta). Tenho 23 anos, 1,84 peso aproximadamente 92kg e sempre realizei atividades físicas. O que você acha desta combinação? Como havia te escrito tenho intenção de desenvolver um pouco mais meu corpo tornando-o "sarado", mas sem ficar "travado" e "pesado"(palavras usadas no mundo da musculação). Estava pensando também em tomar algum complemento a base de Whey Protein. O que você acha? Você indicaria algum tipo de suplemento para atletas? Mutio obrigado por sua atenção e até breve!!! - Cleuton.
    Olá Cleuton, mais uma vez obrigada por participar. De acordo com seu índice de massa corporal de 27.18 você se encontra em obesidade nível I, considerando a tabela da OMS. Isso significa que você deve perder boa parte de seu percentual de gordura através de exercícios aeróbicos como a natação e exercícios na musculação voltados para grande perda calórica ao invés de ganhar músculos inicialmente. Por que? Por que o objetivo de ganho de hipertrofia muscular não anda de mãos dadas com o de perda corporal. Além disso sua musculatura ficará escondida sob uma camada muito grande de gordura. Seu professor de Musculação deve dar prioridade pelo menos nos primeiros meses com exercícios com pouca carga e altas repetições , além de trabalhos paralelos de caminhada , corrida na esteira , ciclismo etc... A natação irá acelerar este processo. Boa idéia !
   Quanto a suplementação consultamos o Prof. Eder Lima , pós-graduado em treinamento desportivo e musculação pela Gama Filho, RJ, e aconselha a você mediante ao seu grande gasto calórico e corporal a ingerir sim o Whey Protein além do Multi Vitamínico Mineral pela manhã. Mas adverte que você deva procurar seu nutricionista para a palavra final .
    Consultamos o livro Nutrition for Fitness and Sports , 1995, e o que encontramos é o seguinte:
    "Para suplementação de proteína nas dietas, cientistas utilizam tanto fontes de proteínas em pó quanto refeições líquidas ricas em proteína ou comidas especialmente fabricadas para esta suplementação. Mas a fonte de proteína é geralmente derivada de proteinas naturais como leite, ovos e soja. Suplementos de proteína como estes encontrados nestes produtos não oferecem vantagens superiores aos encontrados nos produtos naturais. Além disso, muitos desses suplementos são caríssimos comparados com a proteína natural que pode ser adquirida facilmente através de leite desnatado, ovos e galinha. Mas indicamos estes suplementos apenas para atletas que não têm tempo de se alimentar devidamente evitando que fiquem com demanda de proteína para os treinamentos, mas mesmo assim como adicionais de uma dieta equilibrada. "
Até outra vez !

45. Hidro x Osteoporose - 20/05/00
QUAL SERIA A IMPORTÂNCIA DA HIDROGINÁSTICA PARA MULHERES NA MENOPAUSA APRESENTANDO UM QUADRO CLÍNICO DE OSTEOPOROSE? Gabriela - Estudante
    Como já deve saber, Gabriela, a Osteosporose é uma diminuição da densidade óssea causada por distúrbio do metabolismo do osso por conta do cálcio. Acomete mais as mulheres e principalmente após os 40 anos pela diminuição do estrógeno (hormônio feminino). Infelizmente a hidroginástica não pode regridir as doença, mas segundo Kruel, Pesquisador e Coordenador do Grupo de Pesquisa em Atividades aquáticas da UFRGS, a hidro é indicada para indivíduos com osteosporose apesar de não estar comprovado realmente o aumento de massa óssea significativo com o treinamento, mas, ela pode ajudar no tratamento, porque o aluno que possui osteosporose tem muito medo de fraturas e ao se exercitar aerobicamente na água o medo diminui . Algumas pesquisas já comprovam que exercícios aeróbicos podem estacionar a desmineralização óssea, apesar de não haverem pesquisas dentro deste assunto voltadas para a hidroginástica.

Copie estes endereços abaixo , cole no seu navegador e veja algumas pesquisas desenvolvidas no assunto:

http://www.saudetotal.com/saude/musvida/porose.htm (Prof. José M. Santarém)
http://www.physsportsmed.com/issues/1997/07jul/dinubile.htm (pesquisa em inglês )

Estamos todos aguardando pesquisas sobre o tema. Caso encontre , não exite em nos enviar !

Um abraço e até a próxima!

46. Associação Brasileira de Personal Trainers - 21/05/00
Como me associar a Associação Brasileira de Personal Trainer? Gabriela Queda - Professora
Olá Gabriela. Apenas acesse o endereço abaixo e boa sorte www.personaltraining.com.br/abpt/index2.htm?link=quemsomos.htm

47. Qual o Melhor Exercício - 22/05/00
Nunca fiz atividade física, tenho 28 anos e gostaria de começar, qual modalidade seria conveniente para uma pessoa que trabalha muito e quer modelar o corpo? Rosália Prandi - Administradora de Empresas
   Olá Rosália, ficamos felizes por você ter tido a iniciativa de começar a se exercitar. Fará um bom investimento em sua saúde. Mas para aconselhá-la tão individualmente teríamos que ter maiores informações sobre você como a avaliação física, fisioterápica e outras; para sabermos suas limitações, objetivos e ainda alguns aspectos de sua vida pessoal como disponibilidade, jornada de trabalho etc..
   Na verdade, fica difícil dizer qual seria o exercício ideal para você porque existem inúmeras atividades mas que podem não ser recomendadas para você individualmente. Se você for do tipo que não gosta de exercícios vai prefirir alguma que possa associar o prazer ao movimento como a hidroginástica, a caminhada. Mas você pode não gostar de academia aí poderemos sugerir uma dança de salão, mas vamos supor que você goste de exercícios , poderemos sugerir uma musculação bem orientada .
  O importante , Rosália é você praticar alguma atividade física que lhe proporcione prazer em praticá-la mas que seja bem orientada por um profissional competente para evitar problemas posteriores.
  Segundo o fisiologista Turíbio Leite de Barros, na Revista Mais vida ,98, "não existe nenhuma atividade completa ." Você terá que procurar a atividade física que mais vá se adequar ao seu estilo de vida e bem estar. Muitas pessoas começam experimentando pelas atividades mais leves como a caminhada, natação, hidroginástica, ou mais bem orientadas individualmente como o tênis e a musculação por exemplo.
   Mas se escolheu e não gostou de jeito nenhum não se acanhe em experimentar uma outra. Quanto maior o prazer com a atividade, melhor será o seu resultado, pois não precisará de se cobrar tanto para manter a regularidade nos exercícios.
   Boa sorte ! e antes de optar por uma atividade dê uma olhadinha neste artigo : Estou sedentário. O que fazer agora?
Um Abraço .

48. Vegetarianismo X Atividades físicas - 23/05/00
Existem problemas em ter uma alimentação vegetariana e praticar constatemente atividades físicas??? Danilo Manoel de Jesus - estudante.

Oi Danilo, segundo o livro Nutrition for Fitness and Sports, 1995, existem vários tipos de vegetarianos: aqueles que não comem qualquer tipo de carne animal e alimentam-se de frutas, vegetais, pães ,cereais, legumes , castanhas,e sementes; os que incluem a abstinência de ovos ;aqueles que incluem derivados do leite como queijos e alimentos preparados com leite. Existem os que não comem nem ovos ou leite porque consideram derivados de animais. E os mais comuns hoje em dia são os chamados semi-vegetarianos. Eles não comem a carne vermelha como bifes de boi ou porco, mas se alimentam de carne branca do tipo peixe ou galinha e derivados.

Ainda no livro citado acima o autor diz , que The American Dietetic Association dos Estados Unidos, declara a dieta vegetariana uma dieta saudável e nutricionalmente adequada embora algumas deficiências possam ocorrer se ela não for devidamente planejada. Se o alimento não for selecionado com bastante cuidado o vegetariano pode sofrer deficiências de calorias, vitaminas, minerais e principalmente de proteínas.

A baixa caloria de certos alimentos vegetarianos pode causar um déficit calórico para certos indivíduos , não atendendo seu dispêndio calórico total diário. Ainda uma grande preocupação, parece assentar-se na vitamina B12, porque ela não é encontrada em vegetais , somente em produtos animais como carne, ovos e peixe. Sendo necessário adicionar certos alimentos para evitar tal deficiência.

Podem ocorrer também deficiências de certos minerais como o ferro, cálcio e zinco. Durante a digestão, alguns alimentos formam certos componentes que inibem esses minerais de serem absorvidos pelo corpo. Esse problema pode ser resolvido evitando-se alimentos fermentados e fazendo o devido balanceamento dos mesmos através da dieta.

A maior preocupação para os nutricionistas, na verdade, parece ser a deficiência proteica. A proteína é completa quando ela tem todos os aminoácidos necessários que o corpo do homem não produz. As proteínas vegetais são incompletas, apesar de certos vegetais fornecerem uma fonte excelente de proteínas, como : produtos integrais, arroz integral, milho, soja,castanhas e feijões. Os quais, se ingeridos separados, não satisfazem as necessidades do corpo ,mas se ingeridos em conjunto podem satisfazer as necessidades de aminoácidos e ainda serem tão boas quanto as fontes animais, ou seja, segundo Mcardle, 1992, o problema nutricional do vegetariano puro (exclusivo) consiste em obter bastante proteínas de alta qualidade para suprir a produção de aminoácidos catabolizados para a obtenção de energia durante o exercício. O que pode ser resolvido com uma dieta lactovegetariana , que permite o acréscimo do leite e derivados. Esta abordagem minimiza o problema de obter proteína suficiente de alta qualidade e aumenta a ingestão de cálcio, fósforo e vitamina B12. Podemos também acrescentar o ovo na dieta garantindo uma ingestão de proteínas de alta qualidade.

Exemplo de Combinações

Macarrão com leite e queijo
Arroz integral e pudim de arroz
Cereais com leite
Macarronada com queijo
Sanduíches de Queijo
Sopa de Feijão
Feijões fritos com queijo
Arroz Integral e Feijão (típico brasileiro)
Sopa de Ervilhas
Sanduíches de Pasta de amendoim

Existem , segundo Williams,1995, poucas pesquisas na atualidade relacionadas com a performance de atletas vegetarianos comparados com não vegetarianos ,mas, as desenvolvidas até então não destacaram diferenças significativas na capacidades aeróbicas ou anaeróbicas para ambos mulheres e homens . Ainda afirma que tais dados não são suficientes para provar se o vegetarianismo é melhor ou pior para os atletas em relação a performance física e que todos os atletas vegetarianos devem ser bastante concientes quando optarem por tal dieta.

Como complementação sugerimos estes artigos em Inglês:

http://efit.com/servlet/article/499.html
http://efit.com/servlet/article/2674.html
http://efit.com/servlet/article/18606.html (para crianças)
http://efit.com/servlet/article/723.html

Acreditamos que o melhor a fazer Danilo, é procurar a ajuda de um nutricionista afim de planejar melhor sua alimentação para os treinamentos. Esteja saudável ! Um abraço.

49. Análise da Marcha
Gostaria de receber algum material que fale sobre a análise da marcha (andar) e corrida, ou seja, o gasto energético que o individuo tem para realizar a atividade. Se não tiver nada por favor me mandem pelo menos uma referencia bibliográfica. Roseilton Lopes-Estudante de E.F.

A marcha é definida como uma maneira ou estilo de andar. Uma descrição do padrão de marcha de um indivíduo inclui normalmente a velocidade de locomoção (m/s) e o número de passos completados por unidade de tempo (passos por minuto; que também é chamado de cadência), bem como outras características do padrão.

A fase de apoio no solo começa, com o contato inicial do pé (calcanhar-solo, porém em algumas condições patológicas outras partes do pé podem tocar o chão antes do calcanhar) e termina quando o pé (normalmente a cabeça dos metatarsos e os artelhos ) deixa o solo (denominada impulsão). A fase de oscilação inicia-se com a impulsão e termina no calcanhar-solo. Nas velocidades comuns da marcha, a fase de apoio ocupa 60% de um único ciclo da marcha e 40% a fase de oscilação. Na caminhada , pode-se considerar um tempo de 1 a 2 seg para um ciclo típico, mas na corrida não se considera uma fase de apoio dos dois pés no chão.

No estudo de Berkeley (1968) , foram escolhidas cadências de 70,95 e 120 passos por minuto para representar velocidades baixas, médias e altas. Para aumentar a velocidade da marcha naturalmente é necessário aumentar a cadência ou razão da marcha ( número de passos realizados por min.) e a amplitude da passada simultaneamente. Esse aumento da passada diminui todas as fases componentes do ciclo da marcha . O tempo da fase de oscilação diminui menos que os das outras fases. Mas isso varia de acordo com o indivíduo e características do tipo comprimento das pernas e na distribuição de peso dos segmentos corporais. Por exemplo, um sujeito de pernas curtas vai dar passadas menores e mais passadas por minuto.

Analisando a atividade muscular, descobriu-se que durante a marcha os músculos utilizados realizam contrações excêntricas e resistem a uma força de estiramento (gravidade,momento). Este esquema foi considerado mais econômico do ponto de vista de gasto energético que a corrida.

Músculos ativados: dorsoflexores de tornozelo, gastrocnêmio e sóleo, quadríceps, Ísquio-tibiais , Glúteo máximo, flexores de quadril (observado: grácil, porção do adutor mágno, adutor longo, mas não ativa o reto femoral ) e ílio psoas (pouca atividade, mais para a fase de impulsão); abdutores (após o contato do calcanhar); adutores (início e fim da fase de apoio); eretores da espinha (quando toca o solo do mesmo lado da perna); reto abdominal; músculos dos pés (em geral e mais ativos em pessoas de pés chatos); deltóides posterior e médio, subescapular, grande dorsal , redondo maior (aumentavam sua ação de acordo com a velocidade da marcha).

Gasto Energético: Estudos da marcha foram feitos e os resultados dizem com respeito a velocidade da marcha (passos por minuto, km/h , etc). Diz-se que o trabalho maior é em velocidades mais baixas do que em velocidades comuns. O custo em calorias para caminhar uma dada distância é menor com uma velocidade de aproximadamente 4,8 km/h, do que mais baixa. Por outro lado a solicitação de energia aumenta em velocidades altas de caminhada e corridas e muda durante a caminhada em rampa, dobrando em um aclive de 10-12% e triplicando em um aclive de 20-25% (corcoran, 1971).

fonte: Cinesiologia Clínica de Brunnstrom-Laura k Smith,1989.

Segundo Barbara E. Aisnworth e col.1992, o gasto calórico na caminhada e corrida são: clique aqui

Obrigada e volte sempre !

50. Deficientes Visuais x Natação - 27/05/00
Bom Dia. É com muito prazer que escrevo estas linhas, hà muito tempo procurava um site assim e não achava. Sou professora de Natação, trabalho com a iniciação de crawl e costas, e na semana passada entrou um aluno de 8 anos surdo mudo, gostaria de saber se vocês tem sugestões de livros e fotos para eu me aperfeiçoar. Se for atendida, muito obrigado. Miriam Jaú - Prof. Natação

Olá Miriam, segundo Silvia Ferreira no texto Atividades Motoras para deficientes auditivos, a aula de natação para deficientes auditivos não difere em relação a um grupo de ouvintes. No entanto , alguns D.A podem ter maior propensão a infecções de ouvido ou terem sido submetidos recentemente a cirurgias de tímpano, etc. Nestes casos existe o risco de (re)infeções, irritações ou mesmo a ocorrência de dores. Assim é recomendado um tampão de ouvido para impedir tal problema. Se o problema persistir a natação pode não ser recomendada.

Caso o aluno esteja saudável, Miriam, a mesma autora dá umas dicas para que você tenha um melhor desempenho em suas aulas:

*Enxergue a criança mais que um deficiente;
*Considere as limitações, mas enfatize as capacidades;
*Esteja informada sobre a etiologia, local e gravidade da lesão de seu aluno;
*Procure ajuda da família ou mesmo de outros profissionais envolvidos com a criança em caso de dúvidas;

*Durante as aulas: Mantenha -se na frente do aluno quando estiver falando ou gesticulando, no caso da natação espere o aluno voltar sua atenção para você. * Usar todos os recursos possíveis para comunicar-se procurando certficar-se de que o aluno compreendeu a mensagem; * Não demonstre impaciência quando não estiver entendendo o que ele possa estar dizendo; *Não articular exageradamente as palavras; *Substituir as pistas sonoras por visuais, se necessário.

É importante ficar claro, que o atleta D.A não é um atleta enquadrado em esportes para deficientes pois ele não é deficiente na maioria das situações. O esporte para D.A tem atendido mais nas necessidades sociais e de comunicação que condições fisicas.

Aspectos físicos e motores:

A deficiência auditiva não é responsável diretamente por qualquer déficit no desenvolvimento físico da criança D.A. É através do corpo que ela experimenta situações de sucesso tornando-se um recurso de comunicação e interação social sem comparação.A maioria dos trabalhos nesta área sugerem que o equilíbrio estático e/ou dinâmico como sendo a principal dificuldade daquelas crianças que apresentam surdez neurossensorial. Segundo PENELLA,1979, se os canais semicirculares estiverem lesados a pessoa terá dificuldades na manutenção do equilíbrio até que a visão compense essa função. Em outro estudo, a mesma autora diz que crianças D.As podem aprender tarefas de equilíbrio tão bem quanto os ouvintes. A criança rapidamente aprende a compensar o equilíbrio pobre mantendo o corpo numa posição mecânica favorável.

A coordenação motora também é apontada por vários autores como inferior nos D.As mas indicam que as atividades esportivas não devam diferir da E.F para ouvintes da mesma faixa etária. No entanto algumas atividades deveriam ser enfatizadas sempre que o professor sentir dificuldades por parte do aluno: Equilíbiro estático e dinâmico; cinestesia; coordenação motora; controle corporal; consciência corporal; noção espaço-temporal; rítmo; condicionamento físico; exercícios respiratórios e relaxamento e jogos e atividades em grupo (competição e cooperação).Abaixo alguns sites do assunto:

http://www.usa-swimming.org/programs/template.pl?opt=adapted (site de campeonato para deficientes - inglês)
http://members.tripod.com/USAAD/ (associação americana aquática de surdos e mudos)
http://www.sac.org.br/
e http://www.sac.org.br/edu_fis.htm (sociedade de assistência ao cego- português)

Livros na amazon
www.amazon.com
Deaf-Blind Infants and Children : A Developmental Guide

Livraria performance:
http://www.livraria-performance.com.br/frame1.htm

Natação Para Portadores De Deficiência (Burkarot)
O Que São Pessoas Deficientes (Brasiliense)
Psicomotricidade Para Deficientes (Wilson Bagatine)

Livraria Aratebi:
www.aratebi.com.br
Educação Física Para Deficiêntes Visuais-Carlos Mosquera - Editora Sprint

Lembre-se Miriam, as dificuldades sempre nos direcionam para o caminho da experiência, apesar de no início parecer-nos totalmente o contrário. Boa sorte !

 

 

|::::  Cooperativa do Fitness - Todos os direitos reservados - BH - MG - Na internet desde 05/12/1999 ::::|