ATIVIDADES
AQUÁTICAS
Sugestão: Prof. Consultor Maurício
Leandro
(Choquito)
1. Espaguete Maluco:
Ao som de uma música todos dançam pela piscina. Quando a música
parar, deve-se encostar a mão em algum dos espaguetes que estarão
espalhados pela piscina.
2. péga Bexigas:
Formam-se duplas. Cada dupla tem uma bexiga que deve estar cheia de ar. Os
dois participantes devem estar fora da água e um deles deve segurar
a bexiga. Ao sinal, ele deverá soltar essa bexiga cheia (sem que esteja
amarrada com nó) e a sua dupla deverá pegá-la antes
que a bexiga caia na água.
3. Fugi - Fugi:
Todos os participantes ficam de um lado da piscina e um pegador fica ao centro.
Quando esse pegador disser: péga péga, todos devem responder:
FUGI FUGI, e atravessar para a outra borda da piscina. Quem o pegador conseguir
pegar, vai ficar parado no lugar onde foi pego e vira pegador também.
4. Peixinho e Tubarão:
Um dos participantes representa o tubarão e os demais são tipos
de peixes diferentes. O tubarão diz: TUBARÃO ESTÁ COM
FOME!!!, e os peixinhos respondem: QUER COMER O QUÊ???? O tubarão
por sua vez responde um nome de peixe que foi escolhido e todos os peies que
tiverem esse nome deverão atravessar a piscina sem serem pegos pelo
tubarão.
5. Cotonete:
Cada participante receberá um cotonete, e deverão segurá-lo
sem deixar molhar. Os monitores colocarão dificuldades.
6. Corrente Aquática:
Duas equipes que estarão divididas ao meio, uma parte em cada lado da
piscina. Ao sinal, deverão formar uma corrente. Em forma de revezamento
7. Fôlego de Leão:
Duas ou mais equipes. Os participantes deverão encher uma bexiga dentro
da água e estourá-la de um lado da piscina.
8. Grito do Tarzan
Duas ou mais equipes, e em duplas dentro de cada equipe.
Ao sinal, o homem de cada equipe deve pular na água e passar por dificuldades
para salvar a sua Jane.
9. Corda Maluca:
Duas ou mais equipes. Cada equipe tem uma corda e um participante deve cada
vez deverá atravessar a piscina pendurada pela corda.
ATIVIDADES PRÉ-DESPORTIVAS
Sugestão: Prof. Maurício
Leandro (Choquito) (ver
currículo)
ESPORTES ADAPTADOS:
Estas atividades têm como objetivo capacitar o
profissional do Lazer a trabalhar mais com esportes, respeitando as faixas etárias
e os objetivos específicos para cada tipo de trabalho. Seja em um hotel,
em um clube, ou numa escola, os esportes adaptados podem ser aplicados, de acordo
com a característica do seu público, bem como suas necessidades.
Cada desporto tem suas características, suas regras
e normas. Aqui, nós transcenderemos algumas regras e adaptaremos de acordo
com nossos objetivos, não significando a descaracterização
do desporto, podendo ser chamada a atividade de JOGO PRÉ - DESPORTIVO.
1. Dez Passes
2 equipes. Quem conseguir dar 10 passes sem que a outra equipe pegue a bola
marca pontos.
2. Ultimate
2 equipes. É quase um rugby, porém a bola é um freezby.
Para marcar ponto, é necessário pegar o freezby dentro da área
de gol. De posse do freezby, as regras se assemelham ao basquete.
3. Basquete Baixo
É um basquete com alvos baixos, Haverá uma área ao redor
dos alvos onde ninguém pode entrar. Para marcar pontos, é necessário
que um jogador arremesse a bola no alvo e que outro jogador da mesma equipe pegue
a bola.
4. Basket - People
É um basquete onde a cesta é representada por um jogador em cima
de uma cadeira, e para marcar pontos a equipe deve passar a bola para ele sem
que a bola caia.
5. Queimada Gigante
É uma queimada cada um por si. Quem vai sendo queimado senta, e pode continuar
queimando desde que sentado. O vencedor é o último a ser queimado.
6. Queimada Maluca
Monitores contra crianças. Cada monitor tem em mãos 2 bolas,
e deve queimar as crianças jogando as bolas nelas. Cada criança
queimada deve sentar no local onde foi queimada. A última criança
que ainda não foi queimada, será salvadora das demais e deve
salvar tocando na cabeça das companheiras.
7. Fut. - Bichos
2 equipes. É um futebol que a cada apito do monitor, as equipes devem
jogar imitando os bichos anteriormente combinados.
8. Fut - Péga
- Duplas
Os participantes devem formar duplas. É um péga - péga,
onde a dupla de pegadores, terá uma bola e deve pegar outra dupla chutando
a bola em cima do fugitivos. Será a nova dupla de pegadores em quem
a bola encostar.
9. Vôlei - Péga
2 equipes. É um vôlei , porém com um péga - péga.
Quem pontua,
deve pegar o adversário que correrá até o final da quadra.
Variações: quem foge deve também pegar a bola, senão
perde ponto.
10. Vôlei Cego
Vôlei com uma lona pendurada na rede de forma que uma equipe não
veja a outra.