Sex, 18/1/13 18:48
PERGUNTAS E RESPOSTAS ANTERIORES
AO CDOF RESPONDE
CONSULTORIA GRATUITA CDOF
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74.
Benefícios da Aerobahia
- 29/08/00
Caros amigos, Estou precisando da ajuda de vocês, pois queria saber alguns
benefícios que a prática da aerobahia pode trazer para o aluno. Eu, e meu grupo,
vamos fazer uma apresentação no dia 2.09.00 e pretendo citar alguns benefícios
da dança, já que é um evento contra o tabaco. Desde já muito obrigado. Ander,
aluno de educação fisíca do 2° semestre - Brasília - DF
Olá Ander, a aerobahia é uma aula de dança
brasileira, coreografada, com acompanhamento de rítmos animados, geralmente
brasileiros desenvolvidos por bandas do momento. Na verdade ,seu objetivo é o
mesmo de uma aula de aeróbica de baixo-impacto comum, ou seja, desenvolver
a resistência cárdio-vascular, coordenação, rítmo,
agilidade , além de ser uma grande aliada no combate ao excesso de gordura
; embora sua proposta de trabalho seja diferente e bem mais divertida.
Ao contrário da uma aula de aeróbica comum, a
aerobahia, é composta por movimentos bem brasileiros desenvolvidos pelo
povo ao longo de sua cultura,vale de tudo ! Há quem diga que o rítmo
bahiano veio da mistura do samba com movimentos africanos e americanos (street
beat,Cárdio-funk, etc).
Nesta aula o que importa é a alegria de se soltar, exigindo
de cada professor sua própria criatividade. Assim, "qualquer um pode
praticar ",por não exigir muita perfeição , pelo contrário,
seus movimentos são simples e de fácil execução.
Mas lêmbre-se , sendo uma atividade aeróbia é importânte
que o professor ,durante as aulas, faça a monitorização
da frequência Cardíaca (não é fácil nos
aulões públicos) e obedeça o mesmo formato de uma aula comum,
aquecimento, desenvolvimento, resfriamento . Boa Sorte e parabéns pela
oportunidade de participar de uma campanha tão bonita como esta ! Um abraço.
75. Arco Reflexo - 30/08/00
Estou fazendo um trabalho e gostaria de saber o que é arco reflexo e reflexo.
desde já muito obrigada - Vera - Estudante.
Segundo o Livro Fisiologia do Exercício - Enegia ,Nutrição
e Desempenho Humano, 1992 , o autor nos esclarece que o influxo sensorial é transmitido
a partir de receptor por nervos sensoriais (aferentes) que penetram na medula
espinhal através da raiz dorsal ou sensorial. Tais nervos fazem sinapse
na medula através de interneurônios que funcionam como estações
de retransmissão com o intuito de distribuiir a informação
aos vários níveis da medula. A seguir o impulso atravessa a via
da raiz motora através dos motoneurônios anteriores para o órgão
efetor , que são os músculos. O funcionamento do arco reflexo se
exemplifica quando se toca involuntariamente um objeto quente. Os receptores
da dor existentes nos dedos são estimulados e enviam informação
sensorial rapidamente através das fibras aferentes para a medula espinhal
, onde as fibras aferentes ou motoras são ativadas para produzirem a resposta
muscular apropriada , e a mão é retirada do local. Simultaneamente
, o sinal é transmitido através da medula para as áreas
sensoriais no cérebro, onde a sensação de dor é percebida.
Esses vários níveis de operação para o influxo sensorial,
o processamento e a ação motora, incluindo a ação
reflexa que descrevemos, são responsáveis pelo fato da mão
ser removida do objeto quente antes da dor ser realmente percebida. Muitas ações
são controladas por ações reflexas na medula espinhal e
em outras áreas subconscientes do sistema nervoso central. Boa sorte !
76.
Informática e Educação
Física - 30/08/00
Gostaria de ver algo sobre atuação da informática na educação
fisica - Hilda - Supervisora de Vendas
Olá Hilda, consultamos o prof. Laércio Elias Pereira , coordenador
de outro site e Prof. da Universidade Federal de Brasília e ele diz
o seguinte:
Para informática e esporte sugiro o livro do Túlio (que eu escrevi
o pré-fácil eheheh!): http://www.efdeportes.com/libro/iyd.htm .
E Ainda tem uma lista de discussão sobre informática e esporte
no CEV ( http://www.cev.org.br/listas/index.html ),
o site que ele coordena. Todo mundo que trata do assunto está la´. Talvez
valha a pena entrar na lista ,olhar as perguntas e conhecer o pessoal. Abração.
Laércio
77. Modelo de Projeto - 31/08/00
Como eu faço/monto um projeto para dar aulas de ed.Física/recreativas em um
condôminio? Por favor me mandem exemplos ok? Para que eu possa entender e que
seja +- fácil ok? Desde já agradeço sua atenção. Flávio L. Manfio.
Olá Flávio, vamos descrever um modelo simples de projeto, depois é só usar
da criatividade para preenchê-lo ok?
1. Capa: Entra o nome do seu projeto e nome do autor ;
2. Introdução: Você vai colocar aqui seus motivos , o que
pensa, alguma teoria sobre o tema do projeto para que a pessoa responsável
em avaliá-lo compreenda e seja convencida da importância do mesmo
para o estabelecimento;
3. Sumário: Caso seja um projeto grande, utilize-o. É como se
fosse um índice com os ítens e páginas respectivas;
4. Local e data do início do projeto;
5. Período e dias da semana escolhidos para o projeto;
6. Responsabilidade Técnico-Administrativa:quem vai ser o responsável
pela execução do projeto
7. Patrocinadores: se tiver;
8. Apoio: alguma empresa ou órgão do governo que te apoiar no
projeto;
9. Objetivo do Projeto: qual a finalidade do projeto;
10. Instalações e Materiais: materiais que serão utilizados
no seu projeto, onde será feito e o que for necessário para que
tudo saia bem, inclusive pessoal encarregado para auxiliá-lo;
11. Programação ou conteúdo: aqui você descreve
tudo que vai ser ministrado ou executado em seu evento ou projeto. Descreva
passo à passo discriminando atividades e eventos que serão propostos
por você .
12. Proposta Salarial ou Gastos Gerais: aqui você vai fazer um levantamento
do gasto, citando ítem por ítem e seus valores prováveis
de custo e ainda sua proposta de mensalidade para os alunos individualmente
ou para a administração como um pacote junto ao condomínio.
Deve ao final discriminar o valor total do projeto para que seja analisado
pela direção.
13. Disponibilidade de horários dos professores: para que seja observado
junto aos condôminos a possibilidade dos horários serem aceitos
pelos mesmos;
14. Informações pessoais do responsável para contato;
15. Agradecimentos: ítem opcional, caso queira agradecer patrocinadores
ou alguém em especial.
OBS: Lêmbre-se, a apresentação
do projeto é muito importante! Se possível, faça
no computador em papel limpo evitando erros de português
ou qualquer outra categoria. Não se esqueça que você estará vendendo
o que escrever, então evite florear demais, fazendo apenas
promessas que poderá cumprir no futuro ! Um abraço
e boa sorte !
78.
Ginástica Laboral Compensatória
- 31/08/00
Gostaria de saber nomes de sites e de livros para pesquisar sobre
ginática
laboral. Lara de Marchi - E.F e Fisioterapia
http://www.supporte.ind.br/index2.htm
http://www.symmetria.com.br/main.htm
http://br.geocities.com/bommedconsultoria/index.htm
http://www.maratonaqv.com.br/
http://www.geocities.com/Eureka/Plaza/6036/index.html
79.
Musculação x
Adolescentes - 4/09/00
Preciso fazer um trabalho com 3 referências bibliográficas referente MUSCULAÇÃO
X ADOLESCENTES. Gostaria que me indicassem livros, ou se tiverem, algum artigo
sobre o assunto. Obrigada. Andréa Caseiro - estudante
Andréa, você poderá encontrar livros de musculação
clicando nos banners de nossas livrarias na página
principal
e ainda poderá encontrar um Livro em Inglês:
www.humankinetics.com/products/fitness_center.cfm?code=0ST
www.sportsparents.com/medical/sportsrx.html (Artigo
em inglês)
e alguns artigos em português:
Artigo sobre Exercícios com Pesos
www.saudetotal.com/saude/musvida/exfiscca.htm
www.efdeportes.com/efd14b/crian.htm
80.
Avaliação Física
- 12/09/00
Fui convidada para fazer avaliações físicas numa academia de musculação. Gostaria
de saber como proceder,se tem algum modelo básico de avaliação fisica
para ser feito ou algum livro que eu possa me basear. Desde já agradeço a colaboração
- Fabiana - Educadora Física.
Olá Fabiana, Geralmente, quando vamos trabalhar em uma
academia , como no seu caso foi convidada, já nos deparamos com todo um
sistema montado para que isso seja feito. Provavelmente você encontrará uma
sala própria com um computador e nele já instalado um programa
específico para tal . Dependendo do software que encontrar, caso não
seja muito arcáico, já terá inserido os testes básicos
para fazer a avaliação do cliente. Eles , geralmente, vêm
com os campos de dados para a avaliação corporal {vai precisar
de plicômetro (exceto no caso de medida por biopedância) - para o
percentual de gordura, uma balança adequadamente aferida e fita métrica
} e Capacidade Cárdiorespiratória {Bicicleta ergométrica
-não eletrônica ou esteira, tabela de Percepção do
Esforço (borg), 1 frequencímetro e um esfignomamômetro (aparelho
de medir pressão) .
Geralmente, o cliente já vem pra você com uma
passagem pelo fisioterapeuta, o qual, vai testar sua postura, flexibilidade e
outros. Ainda na avaliação funcional , você vai testar a
composição corporal de seu cliente, medindo as circunferências
de seus principais pontos do corpo, peso, altura,e ainda seu percentual de gordura
(dobras cutâneas) . Em seguida você fará uma avaliação
da capacidade cardio-respiratória de seu cliente através de testes
específicos de acordo com o tipo dele . Para isso , deve se inteirar bem
dos vários tipos de testes que devem ser usados . Existem diversos métodos
para se medir direto ou indiretamente o indivíduo, um atleta (teste máximo)
e o sedentário (submáximo). O mais utilizado é o astrand
(na bicicleta).
Para que você possa testar adequadamente seu cliente,
você precisa saber muito bem os protocolos para usar na academia e ainda
praticá-los diversas vezes antes de trabalhar pra valer. Aconselhamos
a você, para ganhar mais segurança, procurar um amigo que já esteja
na área para acompanhá-lo em seus trabalhos. Pois , existem muitos
detalhes importantes que somente vai adquirir com a prática.
O resultado dos testes são digitados, por você,
no computador,que ao final será impresso cada qual no seu lugar em forma
de apostila. Geralmente, o teste é entregue ao cliente para que ele leia
e compreenda, após sua explicação dos resultados. Existem
academias que gostam de guardá-los para garantir que o material não
vá se perder com o tempo ou que esteja à mão quando necessário.
ACSM - Teste de esforço e Prescrição de Exercício
Paulo E. Carnaval - Medidas e Avaliação em Ciências do
Esporte
Pinto Guedes- Exercício Físico na Promoção da Saúde
Roberto - Avaliação em E.F
Caso queira, dê uma olhadinha no setor de avaliação de
nossa página, existem várias matérias interessantes.
Boa sorte !Que possa ser uma boa profissional.
81.
Periodização
Na Musculação-16/09/00
Gostaria de saber sobre periodização de treino na musculação. Se possível indicar
referências bibliográficas sites. Lara O. Marchi - E.F e fisioterapeuta
Dê uma olhadinha em nossa sessão de
musculação para maiores informações: clique
aqui.
82.
Aptidão física
Infantil - 19/09/00
Gostaria de receber algum material que fale a respeito de aptidão física para
criança . Sem mais, obrigado pela atenção. Roseilton De Santana Lopes - Estudante
E.F
Oi Roseilton,como não especificou muito sobre o aspecto da aptidão
física, selecionamos uma série de artigos que falam sobre a atividade
física para criança. Esperamos que eles possam lhe ajudar em
algo. Um abraço.
http://www.efdeportes.com/efd15/natacao.htm (natação
e objetivos)
http://www.saudetotal.com/saude/musvida/exfiscca.htm (força
para criança)
http://www.ms-se.com/ (entre neste site
click search depois coloque a palavra children para ver uma série de
pesquisas sobre crianças)
http://www.fitnesslink.com/wellness/physkid.shtml (inglês)
http://www.fitnesslink.com/wellness/kidsfit.shtml (inglês)
http://www.fitnesslink.com/women/family.shtml (Atividades
em família - inglês)
http://www.fitnesslink.com/women/jogjr.shtml (correr
com uma criança - inglês)
83.
Jogos eletrônicos e seus
prejuízos - 19/08/00
Gostaria de receber referências bibliográficas a respeito dos
prejuízos causados pelos jogos eletrônicos na recreação e lazer,
pois este é o tema de nossa monografia sem mais e agradeço desde já. Roseilton
De Santana Lopes - Estudante E.F
Oi Roseilton, nossa equipe procurou bastante pela net e livros
sobre seu tema mas nada tão específico. Demoramos muito para encontrar
mas aqui listamos alguns artigos, infelizmente em espanhol. Um abraço.
www.efdeportes.com/efd20/tlibre1.htm (tempo
gasto na televisão)
www.efdeportes.com/efd13/jogos.htm (jogos
cooperativos)
www.efdeportes.com/efd14b/tlivre.htm (tempo
livre)
www.efdeportes.com/efd14/juegos.htm (jogos
perigosos)
www.efdeportes.com/efd14/jugar.htm (jogos)
84.
Referências sobre obesidade
na adolescência, hipertensos e outros - 20/03/00
Necessito de materiais bibliográficos para monografia nos seguintes temas:
obesidade na adolescência; hipertensos; nutrição para terceira idade; hidroginástica.
O material pode ser através de endereços de sites, obras literárias, cd's,
entre outros. Desde já, grata. Leila - autônoma
Obesidade na adolescência: Por favor dê uma olhada nas referências
conseguidas por nossa equipe para outra usuária:
www.cdof.com.br/consult10.htm#79
Outros artigos:
www.epub.org.br/nutriweb/n0201/obesinfancia.htm
www.fitnesslink.com/wellness/lunch.shtml
www.fitnesslink.com/nutrition/underfit.shtml
www.fitnesslink.com/wellness/growchild2.shtml
www.ms-se.com/ e clica em search e coloca
essas palavras: "kids obesity"para obter mais pesquisas em inglês.
www3.healthgate.com/default.asp?docid=/healthy/parenting/1998/teenfood/index
Livros:
Exercicio
na Saúde e na Doença: Avaliação e
Prescrição de Exercícios
Guedes, Dartagnan P. Exercício
na Promoção da Saúde - Londrina. Midiograf,
1994.
Cyrino, Edilson S. Júnior, Nelson N. Subsídios para a Prevenção
e Controle da Obesidade. Revista Brasileira da Atividade Física e Saúde.
V 1. 1996.
Nutrition For Fitness and Sport. Ed. Brown & Benchamar, Chicago, 1995.
hipertensos
Artigos:
www.epub.org.br/nutriweb/n0202/hipertenso.htm
www3.healthgate.com/article.asp?docId=/hic/hypertension/index&docType=4
www3.healthgate.com/article.asp?docId=/healthy/aging/2000/hbp/index&docType=4
www3.healthgate.com/article.asp?docId=/healthy/alternative/2000/qanda
/hypertension&docType=4
www3.healthgate.com/article.asp?docId=/hic/wcon/wcon-14&docType=4
Livros:
Exercicio
na Saúde e na Doença: Avaliação
e Prescrição de Exercícios
Fisiologia do Exercício - Energia Nutrição e Desempenho
Físico Humano- Katch e Mcardle
Nutrição para terceira idade:
Artigos:
www.epub.org.br/nutriweb/n0202/recomend.htm
www.epub.org.br/nutriweb/n0203/idosos.htm
www.aoa.dhhs.gov/aoa/eldractn/foodfact.html
seniors-site.com/nutritio/
www.crha-health.ab.ca/hlthconn/items/nut-oa.htm
Livros:
Hidroginástica
na Terceira idade
Clique
aqui para consultar diversos livros sobre terceira idade:
Sobre a hidroginástica poderá consultar nossa página mesmo
em hidroginástica e
ainda na página de consultoria,
escolhendo temas sobre a hidro
Livros:
Exercícios Aquáticos Terapêuticos
Hidroginástica
Hidro
1000 Exercícios
Hidroginástica
na Terceira idade
Boa sorte !
85. L-CARNITINA
- 11/10/00
Gostaria de saber o que faz a L-carnitina no organismo humano - Lara O. Marchi
- E.F
Olá Lara, A atividade muscular do nosso corpo depende
da habilidade de corverter gordura em energia.
A Carnitina é um aminoácido essencial nesta conversão.
Uma alimentação normal contém em média de 5-100
mg de carnitina. E ela pode ser produzida tanto no fígado, como nos
rins do organismo humano e é armazenada nos músculos e coração.
Algumas quantidades de carnitina podem ser também encontradas no esperma
do homem e cérebro.
Alguns indivíduos não conseguem ingerir quantidades necessárias
desse aminoácido na alimentação normal diária ou
têm certa deficiência da substância no organismo. Assim,
abrem oportunidades de desenvolvimento de doenças do coração,
fraqueza muscular e ainda baixa taxa de açúcar no sangue.
Caso o indivíduo apresente essa deficiência no organismo, geralmente
, o médico responsável recomenda o uso do supplemento Levocarnitina
ou L-Carnitina. A utilização desse suplemento oferece uma variedade
de utilidades terapêuticas relacionados ao coração, ou
seja, prevenindo doenças cardiovasculares e melhorando suas funções
. O suplemento é prescrito para tais pacientes após um ataque
cardíaco, a fim de reduzir dores de angina e arritimia cardíaca,
sem que sejam afetadas a pressão arterial, os triglicérides,
o nível de colesterol no sangue, e ao mesmo tempo aumentando o HDL (bom
colesterol).
O L- Carnitina também é recomendada para diagnósticos
como : AIDS (para prevenir os efeitos colaterais da droga AZT) , Alcoolismo,
Doença de Alzheimer, Anoroxia nervosa crônica, Diabetes, Síndrome
de Down, Epilepsia, infertilidade masculina e ainda em tratamentos sérios
de perda de peso.
Na alimentação as maiores fontes naturais da
L-Carnitina estão nas carnes vermelhas e em seguida nos peixes, aves e
produtos derivados do leite. Podendo ser encontrada nos alimentos feitos de farinhas
integrais, soja e a fruta abacate.
É importante lembrar,que a compra da L- Carnitina é aprovada
somente através de prescrição médica. Produtos encontrados
no mercado não devem ser utilizados para curar deficiências da Carnitina
sem que seja detectado um uso correto para ela . E devem ser ingeridas de acordo
com a dosagem recomendada pelo médico para tratamento da doença
específica a fim de prevenir efeitos colaterais diversos.
86.
Menstruação
e Desânimo - 11/10/00
Gostaria de saber qual a causa do desânimo para realizar exercícios físicos,
em algumas mulheres , quando estão menstruadas. Lara O. Marchi - E.F
Boa Pergunta Lara ! Este parece ser um problema comum entre
as mulheres e muitas sentem tamanho cansaço que até perdem a vontade
da praticar atividades físicas .
De acordo com Weineck, J. no Livro: Biologia do Esporte, na
maioria das mulheres, o desempenho ideal é alcançado na fase
pós-menstrual, e imagina-se que seja causado pela crescente taxa de
estrógeno e a ativação do córtex da supra-renal,
que ocorre paralelamente , provocando maior secreção de noradrenalina.
Além disso, a posição inicial favorável ainda é estimulada
pela colocação parassimpática do sistema nervoso vegetativo.
Enquanto isso, a fase pré-menstrual é considerada uma
fase de reduzida capacidade de desempenho pela influência do progesterona
(aumento do hormônio) , especialmente nos dias imediatamente antes da
menstruação. Neste período, há uma reduzida capacidade
de concentração , assim como , fadiga muscular e nervosa mais
rápida. Certos autores como Keul et al, 1974 e Pernoll et al, 1979,
citam a hiperventilação com piora do equivalente respiratório
como sendo provocada pelo efeito do progesterona sobre o centro respiratório.
Noecker,1980, observou em suas pesquisas que na menstruação
70% das mulheres alcançaram um desempenho igual ou até mesmo melhor
nesta fase e 30% ocorreu uma diminuição no desempenho, mesmo que
em proporções reduzidas. Mas, essa redução de desempenho
se referiu a atividades de LONGA DURAÇÃO (aeróbicas) . O
que não foi observado em atividades de velocidade (anaeróbicas),
pelo contrário, por observar-se uma melhora atribuída a maior sensibilidade
do sistema nervosovegetativo neste período frente aos estímulos.
Segundo Pahlke e Smitka, 1977, o desânimo observado nesta
fase, tem parâmetros psicológicos , uma vez que o sangramento é percebido
geralmente como inibidor do desempenho, embora a perda de sangue durante a menstruação
não tenha influência sobre a capacidade da mulher exercitar-se.
Segundo Bausenwein, 1960 e Thomas 1983, diversas mulheres alcançaram
récordes mundiais nas mais diversas modalidades esportivas em todos os
momentos do ciclo mestrual , supondo que nas esportistas, o ciclo menstrual não
exerce influência sobre o desempenho motor esportivo.
A influência do esporte sobre a menstruação
depende do tipo de treinamento, de sua intensidade e do grau de prática
da atividade esportiva. Mulheres que praticam regularmente uma atividade física,
queixam-se menos de distúrbios que as que não praticam.
Um fator que parece influenciar negativamente a prática
de atividades físicas no período menstrual parece ser o surgimento
de dores em algumas mulheres. As cólicas fazem diminuir o desempenho das
mulheres sendo aconselhado tomar cuidado ou mesmo limitar a carga da atividade,
principalmente nos primeiros dias do período menstrual (Findeisen/Linke/Pickenhain
1980). Obrigado por trazer um tema tão importante Lara. Um abraço.
87. Plano
de Aula de Futsal - 12/10/00
Estou cursando o 2º período de Educação Física em BH. Tenho que fazer um trabalho
de Futsal e o professor pediu para colocarmos no trabalho 8 planos de aula
de Futsal, por favor, gostaria que me ajudassem, pois não tenho muito conhecimento
na área de Futsal . Obrigada . Juliana Soares Reis.
Olá Juliana, fazer um plano de aula é bem simples.
Primeiro, devemos que ter em mente o que queremos ensinar. Por exemplo, no
futsal como outros esportes o objetivo na fase de aprendizado fica em torno
dos principais fundamentos. Assim, você pode focalizar sua aula em: DRIBLE/FINTA,RECEPÇÃO,CONDUÇÃO,
CHUTE . E cada um desses fundamentos tem subdivisões próprias
que podem ser tema de uma de suas aulas.
Exemplo : caso você venha fazer uma aula sobre chute
pode elaborar atividades visando a BOLA (parada, em movimento) , o EXECUTANTE
(parado e em movimento), TIPO (simples, bate-pronto, voleio,bicicleta), TRAJETÓRIA
(rasteira, alta, meia altura), TOQUE (com face interna do pé, externa
do pé, anterior interna do pé,calcanhar,dorso do pé, ponta
do pé, de cabeça, de coxa, de peito, com a sola do pé ).
Dentro de uma mesma aula você poderá dar ênfase
para um dos temas citados acima ou sub-ítem, dependendo do que vai priorizar
no treinamento.
Para saber melhor sobre os diversos fundamentos você terá que
pesquisar na biblioteca de sua faculade. Caso não tenha procure a E.F
da UFMG , lá poderá encontrar diversos livros que tratam desse
tema, inclusive com sugestão de atividades para o aprendizado dos mesmos.
Para
montar um plano de aula deve seguir um modelo básico:
1
- Cabeçalho: nome
do professor que vai ministrar a aula, turma da escola (ou equipe)
que vai ser aplicado a aula, faixa etária, grau de aprendizado
(ex: iniciantes), duração da aula, local e material
utilizado em sua aula.
2 - Objetivo: Aqui você vai descrever o objetivo central da aula, ou
seja, o que você quer atingir ao final desta;
3 - Conteúdo: O que você vai trabalhar na sua aula resumidamente,
cada ítem. (ex: Toque - especificando quais) e
como vai ser ministrada a aula;
4 - Desenvolvimento : Nesta parte vai descrever cada passo da aula .
a. Introdução: Como você vai começar a aula, se é com
explicação do conteúdo para os alunos, se é com
um vídeo, com exemplificação por fotos, jogador demonstrando,
etc..
b. Aquecimento: sempre uma aula começa com aquecimento. No caso do futebol
por exemplo pode dependendo da turma começar com um pegador, uma atividade
2x2, como queira.
c. Parte Principal : Aqui você vai separar por tópicos o que você vai
ensinar para os alunos. Deve descrever passo a passo cada exercício
que será dado durante a aula e como ele deve ser feito para que você ao
final tenha atingido seu objetivo descrito no início do plano de aula;
d. Relaxamento: Essa parte da aula vai dar uma atividade de volta a calma ,ou
uma conversa simplesmente em roda sobre os próximos dias de aula, avaliação
da aula, falar de temas como campeonatos, avisos etc..Você vai criar
este momento. O importante é que os alunos voltem ao seu estado normal
físico e mental .
SUGESTÃO DE LITERATURA:
Futsal, Iniciação
- Ricardo Lucena
Futsal 1000 exercícios - Rogério Melo
Manual
do Futsal - José Laudier
Futsal, Aprimoramento Técnico e Tático
- Maurílio Menezes
Sugestão de atividades lúdicas
no futsal ,clique aqui.
Boa sorte Juliana !
88.
Aulas de Hidroginástica
para Grávidas- 20/11/00
Gostaria de saber quais as academias/clínicas na capital de São Paulo, que
têm aulas de hidroginástica para gestantes. Aguardo Atenciosamente, Obrigada!
Olá Luciana, Na verdade não temos essa informação para lhe ajudar, você teria
que dar uma olhada no catálogo telefônico e ir fazendo uma pesquisa. Se quiser
pesquisar pela internet e entrar em contato com as academias dê uma acessada: http://www.cade.com.br/espacadsp.htm
Hidroginástica é encontrada em várias academias em São Paulo,
mas acreditamos que vá encontrar turmas específicas para seu caso, mas é preciso
pesquisar. Na maioria delas a aula é mista. A aula de hidroginástica para
grávidas pode ser a mesma para pessoas comuns, a única diferença parece ser nos
cuidados que elas precisam ter durante a aula e com alguns parâmetros para
que tudo ocorra da melhor maneira possível. O professor deve lhe instruir
antes de iniciar suas aulas ou durante os exercícios ministrados na aula,
para que se abstenha de alguns exercícios prejudiciais.
Mesmo podendo fazer a mesma aula que as outras pessoas, você deve
ter cautela com movimentos excessivamente vigorosos, principalmente saltos para
fora da água (obedeça seus limites); após o quinto mês evite movimentos
de rotação de tronco (principalmente aquelas com diástase
abdominal) e em supinação (barriga para cima), excesso de alongamentos
(podem gerar cãibras e extiramentos excessivos visto que neste período
devido ao hormônio relaxina que faz com que a gestante afrouxe as articulações
e tendões para facilitar a passagem do bebê pelos quadris); exercícios
demasiados de bruço com extensão de lombar (provocam grande pressão na
barriga, perto da virilha em algumas gestantes, principalmente nos últimos meses),
evitar bater os joelhos na barriga e mudanças bruscas de direção. É preciso
ficar atenta também quanto a velocidade e intensidade dos exercícíos,
pois pela baixa hemoglobina neste período a grávida se cansa facilmente
e fica em débito cardíaco com facilidade. Procure se exercitar
em faixa cardíaca segura e com os ombros mais em imersão para evitar
que essa frequência suba muito e também evitar a manobra de valsalva
(ficar em apnéia por longo período).
Segundo o Colégio Americano de Ginecologia e Obstetrícia
as gestantes não devem ultrapassar 140 bpms durante as atividades aeróbicas
e para a água devemos reduzir em média 17 bpms, segundo a Profa.
Mônica Marques em congresso ministrado em Belo Horizonte (II Fitness BH),
ou seja, manter em faixa segura de 123 bpms, seu treinamento. Mas claro, tudo
vai depender do condicionamento da gestante e passado atlético da mesma,
pois mulheres que já se exercitavam aerobicamente antes da gravidez apresentam
melhor débito cardíaco que as sedentárias podendo haver
uma maior tolerância ao exercício intenso. Outra preocupação
importante é com relação a temperatura da água. A
troca de calor é muito importante durante o exercício então águas
acima de 31º devem ser evitadas podendo gerar risco para o aumento da frequência
cardíaca e temperatura interna do bebê, já que ele não
tem como trocar calor facilmente com o meio externo. Boa sorte ! Profa. Diana
Primo.
Caso queira adquirir literaturas indicamos: Exercícios Aquáticos
na Gravidez - Jane katz , poderá adquirí-lo através
de nossa página. Boa sorte !
89.
Jogos e atividades de Expressão Corporal - 23/10
Caros amigos, queria um "help" de vc's de jogos para se trabalhar com crianças
de 9 a 14 anos expressão corporal, e ainda, sugestão de cd's para tal atividade.
Anderson.
Olá Anderson, dê uma olhadinha
nesses endereços, pode ser que você não saiba algum desses
jogos e atividades :
Estátua
Mímica Teatral
Espelho
Estória Seriada
Orquestra
Ainda sugerimos livros como: Expressão
corporal na Pré-Escola de Stoke e 268 jogos infantis de
Nicanor.
Para adquirí-los vá em nossa Página
Principal e acesse nossas livrarias. Nelas também , se quiser, poderá escolher
diversos cd's infantis para acompanhar suas atividades. Um abraço e
boa sorte!
90.
Salário Médio
do Prof. de E.F - 24/10/00
Gostaria de saber qual o salário médio de um professor de educação física nos
dias de hoje, já que houve um grande crescimento na área e na procura desses
profissionais. Desde já grata - Renata
Olá Renata, Tudo bem? Esta pergunta é um pouco difícil de
ser respondida , principalmente porque a nossa área tem sido a cada dia mais
explorada , assim, diversos campos de atuação vem surgindo no mercado de trabalho,
mas vamos tentar ajudá-la.
Geralmente, o salário varia de acordo com a região. Um Professor,
por exemplo nas grandes cidades tem uma realidade de salário diferente dos outros
que vão trabalhar no interior. Varia também segundo a atividade exercida nas
academias, atividades em sala de aula pagam melhor de R$ 15,00 - 25,00 reais
hora/aula, musculação de R$ 4,00 -15,00 reais hora/aula e assim por diante, ou
de acordo com o porte da academia que vá trabalhar.
Nas escolas, o salário do Professor de Educação Fisica pode
variar de pouco mais de 5 salários em escolas públicas em jornada de 8 horas
de trabalho até salários maiores nas escolas particulares .
Quando vamos pra faculdade, Renata , acabamos tendenciando
nossos trabalhos para as oportunidades que nos vêm a mão ou para aquilo
que temos mais habilidades, sendo que, em qualquer setor o salário pode variar,
depende de nós e das tais oportunidades .
A média de pagamento por hora aula para um Professor com conhecimento
em treinamento e que vá trabalhar com Personal Training varia em torno
de R$ 25,00 - 40,00 , claro, de região para região. Embora a realidade do Brasil
seja essa, poucas pessoas têm condições de solicitar um trabalho individualizado.
Seria mais ou menos o que um Fisioterapeuta ganha com serviços personalizados.
Existem outras pessoas que tendo um capital melhor têm
a chance de montar seu próprio negócio, academia, escola de esportes, etc.. sendo
mais fácil conseguir um bom lucro. Ah! não devemos esquecer os salários
exorbitantes de um técnico de futebol ou outro esporte, que são a minoria.
Para obter melhores informações Renata, sugerimos que entre
em contato com www.confef.org.br que é o
orgão de registro dos Professores de E.F do país, Conselho Federal de Educação
Física.
Obs: Esses valores não são precisos, portanto, aceitamos maiores
informações de nossos usuários da área, obrigado
!
Boa sorte !
91.
Artigos sobre Frequência
Cardíaca - 2/11/00
Gostaria de receber artigos relacionando frequência cardíaca e
intensidade do exercício - Varley - E.F.
Oi Valey ! Poderá pesquisar em nossa própria página clicando
em:
Como medir sua pulsação
e calcular sua Zona Alvo de Treinamento
Como medir a intensidade do esforço
no exercício.
Gasto Energético na Atividade Física
Níveis de intensidades na atividade
física
e outros
endereços pela internet,
clique para navegar:
http://www.saudetotal.com/saude/musvida/ercardio.htm (português)
http://www.efit.com/servlet/article/cardio/6021.html (inglês) http://www.efit.com/servlet/article/health/9916.html (inglês) http://www.heartofthematter.org/HTML/healthnews/heartrate.html (inglês)
Fique
ligado para mais artigos no futuro ! Um abraço.
92. Enrigecimento do
Seios - 01/11/00
Olá! Gostaria de saber de vocês quais exercícios são indicados para enrijecimento
dos seios.Tenho 21 anos, mas devido ao problema de escoliose e por ter seios
fartos, acabei por tê-los não tão levantados quanto gostaria.Vocês podem me
ajudar indicando exercícios ou não existe exercícios que levantem os seios,
só mesmo a cirurgia plástica? Desde já agradeço. Beijos Adriana.
Olá Adriana, Você nos pergunta sobre exercícios
para fortalecer os seios. Infelizmente os seios propriamente ditos não podem
ser fortalecidos. Isso ocorre pelos simples fato de que são feitos
de glândulas e gordura corporal e não de músculos como muita gente pensa.
Mas não fique triste ! Podemos fortalecer partes do corpo que sejam
feitas de músculos. Então, sugerimos que você minimize seu problema,
fazendo alguns exercícios para fortalecimento dos músculos que ficam
na parte posterior dos seios, embaixo da pele subcutânea que são: o peitoral
maior, o serrátil anterior e o Oblíquo externo. Tais músculos sustentam
essa região podendo, de acordo com o grau de flacidez, criar um efeito
positivo na queda dos seios, quando fortalecidos. É difícil dizer sem lhe conhecer,
mas caso tenha os seios já bastante modificados pela flacidez e que tendenciam
para baixo, o que ocorre frequentemente com mulheres que foram obesas e ficam
magras, conseguirá um bom resultado somente através de cirurgia plástica. Mas
primeiro aconselhamos tentar exercícios com sobrecarga na Ginástica
Localizada ou Musculação e se não puder, tente em casa você mesma
(clique: Sugestões de Exercícios
para Peitoral e Abdômem ),
antes de tomar alguma atitude radical.
Um abraço . Boa sorte !