Home |CDOF Responde | Cadastro de Usuários | Cadastro de Consultores|


 

Dom, 7/12/08 21:47

BIBLIOTECA DE AULAS PRÁTICAS E PLANOS DE AULA

BASE 4 - 22/10/00
Objetivo: Desenvolver o espírito de equipe, agilidade e velocidade
Material: quadra, bolas
Duração: 45 minutos
Faixa Etária: 30 alunos de 11/12 anos
Parte Prática: Após a prática do alongamento geral e de uma aividade para aquecimento (pega-pega), dividimos a turma em dois grupos iguais.

Uma equipe será de arremessadores (espalhados na parte interna da quadra de futsal) e outra de rebatedores (posicionados fora da quadra).

Os arremessadores devem lançar uma bola (de preferência um pouco mais murcha do que o normal, para que não quique muito), mas esta deve tocar o solo antes da área de 6 metros do futsal, sendo que esta bola deve entrar no gol onde cada um dos rebatedores deve entrar por vez.

Caso o arremessador consiga fazer com que a bola entre no gol por duas vezes, o rebatedor será eliminado. O rebatedor fará ponto se conseguir chutar a bola sem que ela seja apanhada no ar por um arremessador e percorrer as quatro bases espalhadas em forma de losango, semelhante ao beisebol, sem que seja queimado (atingido por uma bola arremessada) por um arremessador.

O rebatedor poderá ficar parado em uma das bases e continuar seu trajeto após um outro componente de sua equipe chutar a bola também. Após todos rebatedores passarem pelo gol, as equipes trocam de posições.

Vence a equipe que marcar o maior número de pontos na posição de rebatedores...

Observação: O jogo pode ser adaptado em função da modalidade trabalhada. Por exemplo: arremessos com a bola de handebol e rebatidas com as mãos .
Ismar Kath (ismark@onda.com.br)- 33 - Pós- Graduado em E.F - Campo Mourão, PR, Brasil

ESTÁTUA - 23/10/00
Objetivo: Desenvolver o esquema corporal, capacidade de expressão corporal,criatividade e socialização
Material: um espaço privado
Duração: 20 minutos
Faixa Etária: 6 - 12 anos
Parte Prática: o professor sugere ou uma roda ou um local mais alto como um palco onde as pessoas possam ver com facilidade o que será feito . Duas crianças serão escolhidas para ir a frente , as quais serão estátuas, ou seja, não poderão se movimentar. Em seguida dois-a-dois da platéia devem ser chamados para modificar como queiram as duas estátuas. Após feita a modificação, o participante pode receber a pontuação dos outros e substituir as estátuas antigas. A dupla que receber maior pontuação será a campeã.
Observação: O professor poderá estabelecer vários critérios de avaliação como: a mais engraçada, a mais criativa, a mais horrível, a pior, etc...
Equipe do CDOF


MÍMICA TEATRAL- 23/10/00
Objetivo: Desenvolver o esquema corporal, capacidade de expressão corporal, criatividade e socialização.
Material: um espaço privado, gravuras e fotografias
Duração: 40 minutos
Faixa Etária: 6 - 14 anos
Parte Prática: o professor antes de iniciar o jogo deve preparar um material diferente para escolher pares por exemplo: separe gravuras, fotografias que têm relação uma com a outra tipo um animal e uma floresta, foto de uma criança e de um parque artistas, ou corte as gravuras ao meio . Distribua as gravuras entre os alunos (em número par) . Ao sinal, todos terão que achar seus pares. Quando isso acontecer terão que montar um mini-teatro ou mímica que expresse o que está na fotografia. Os outros participantes vão tentar descobrir. A turma que fizer melhor e com maior perfeição será a vencedora.

Observação: O professor poderá utilizar palavras que expressem sentimentos sendo que sejam palavras como por exemplo, começando com a mesma letra , de mesmo número de letras na palavra, etc..para turmas mais adiantadas , ou utilizar temas de outras disciplinas para trabalho interdisciplinar.

Equipe do CDOF

ESPELHO - 23/10/00
Objetivo: Desenvolver o esquema corporal, capacidade de expressão corporal, criatividade e socialização.
Material: um espaço privado
Duração: 40 minutos
Faixa Etária: 6 - 14 anos
Parte Prática: o professor distribui números duplos ou divide a turma como quiser. Em seguida um dos alunos da dupla, deve começar a brincadeira onde deve fazer movimentos de expressão corporal e o outro vai tentar fazer exatamente o que o outro fez como se fosse um espelho em frente. Após alguns minutos o professor sugere a troca de funções. Quando todos já tiverem praticado, o professor vai com a turma para fora da sala e faz o trabalho em grupo com qualquer pessoa que encontrar pelo caminho, ou seja, os alunos juntos irão fazer o mesmo que a pessoa que estiver no trajeto sugerido pelo professor inclusive o professor para estimular a turma.

Observação: Esta brincadeira é muito engraçada e estimulante e pode ser feita principalmente em atividades externas como passeios em parques , praças, etc..
Equipe do CDOF

ESTÓRIA SERIADA - 23/10/00
Objetivo: Desenvolver a desinibição, capacidade de expressão corporal, criatividade e socialização.
Material: um espaço privado, papel e lápis.
Duração: 40 minutos
Faixa Etária: 9- 14 anos
Parte Prática: o professor antes de iniciar a aula, distribui um papel para cada aluno contendo um som de qualquer coisa existente como: buzina de carro, chuva, pisando em folha, choro de criança, corneta , sirene, etc.. e numeradas.
O professor começa contando um caso interessante mas que inclua sonoplastia. Em seguida o professor interrompe a estória e passa sua vez para o número um dos papéis. A criança deve continuar a estória incluindo seu som durante a fala,e em seguida passa para o número dois . O tempo é estipulado pelo professor e interrompido quando a criança menos espera. Ao final todos se divertem muito.

Observação: É muito divertido se o professor grava tudo e no final todos ouvem o repeteco.

Equipe do CDOF

ORQUESTRA - 23/10/00
Objetivo: Desenvolver o rítmo, capacidade de expressão corporal, criatividade e socialização.
Material: um espaço privado;
Duração: 20 minutos
Faixa Etária: 7- 12 anos
Parte Prática: O professor faz um círculo com os alunos e explica o que deve ser feito: cada aluno tem uma função na orquestra sendo para isso orientados por ele. Assim uns devem lavar , outros tocar tambor, outros datilografar, desenhar, bailar, tocar flauta, etc... Quando o professor disser, um a um deve exercer sua função. Em dado momento, o professor estipula um gesto ( como tocar piano ) e uma música bem conhecida para todos pararem de fazer o que estavam fazendo e acompanhá-lo , em seguida retornam ao seus próprios afazeres. Quem errar mais de 3 vezes sai do jogo e pagará prenda no final.
No final todos devem seguir uma música estipulada pelo professor com seus próprios sons estipulados e fazer uma só banda.

Observação: quanto maior o número de sons diferentes melhor.
Equipe do CDOF

Treino Técnico - Fundamentos - 01/11/00

Objetivo: Aperfeiçoar os GESTOS TÉCNICOS PARA MELHOR EFICÁCIA NA EXECUÇÃO DOS ELEMENTOS PRINCIPAIS DO JOGO DESPORTIVO COLETIVO FUTEBOL
Material: Campo de Futebol , bolas de Futebol nº ?, Cones (mecos), mini-barreira
Duração: 50 minutos
Faixa Etária: Jovens de 12/14 anos

Parte Prática:
1) Ativação Geral Física (Aquecimento) entre 10 á 15 min.
2) Contato direto com bola.
a) Condução de bola
b) Domínio - Habilidades
c) Pequenos movimentos (exercícios) de flexibilidade com bola.
d) Dois a dois - exercícios de passe/recepção.
e) Um contra um. Dribles e simulações

Entrar logo a seguir nos elementos principais do treino:
- Situações de jogo reduzido, procurando sempre corrigir eventuais erros
- Forma e superfícies de contacto com a bola.
Terminar com o Jogo Formal.

Exigir sempre a utilização de fundamentos observados durante o treino.
Técnicas de cabeceios, passes/recepção, remates, deslocamentos com abertura de linhas de passe.

Para finalizar 5 minutos de jogos recreativos.
Candido - Centro de Actividades Físicas Eliana (candidorodrigues@portugalmail.com), 48
Pós-graduado em Ciência do Futebol - Arcos de Valdevez - PORTUGAL

Treino Técnico - Fundamentos - 01/11/00
Objetivo: Aperfeiçoar os GESTOS TÉCNICOS PARA MELHOR EFICÁCIA NA EXECUÇÃO DOS ELEMENTOS PRINCIPAIS DO JOGO DESPORTIVO COLETIVO FUTEBOL
Material: Campo de Futebol , bolas de Futebol nº ?, Cones (mecos), mini-barreira
Duração: 50 minutos
Faixa Etária: Jovens de 12/14 anos

Parte Prática:
1) Ativação Geral Física (Aquecimento) entre 10 á 15 min.
2) Contato direto com bola.
a) Condução de bola
b) Domínio - Habilidades
c) Pequenos movimentos (exercícios) de flexibilidade com bola.
d) Dois a dois - exercícios de passe/recepção.
e) Um contra um. Dribles e simulações

Entrar logo a seguir nos elementos principais do treino:
- Situações de jogo reduzido, procurando sempre corrigir eventuais erros
- Forma e superfícies de contacto com a bola.
Terminar com o Jogo Formal.

Exigir sempre a utilização de fundamentos observados durante o treino.
Técnicas de cabeceios, passes/recepção, remates, deslocamentos com abertura de linhas de passe.

Para finalizar 5 minutos de jogos recreativos.
Candido - Centro de Actividades Físicas Eliana (candidorodrigues@portugalmail.com), 48
Pós-graduado em Ciência do Futebol - Arcos de Valdevez - PORTUGAL

Coelhinho Sai da Toca - 02/11/00
Objetivo:Desenvolver na criança a noção de espaço e respeito aos colegas
Material: arcos, bambolês
Duração: : enquanto as crianças estiverem concentradas na brincadeira ;
Faixa Etária: crianças de 3-6 anos
Parte Prática:
Os arcos ou bambolês deveram ser espalhados pela área onde se desenvolverá a brancadeira (quadra poliesportiva, campo de futebol, pátio, etc), sem um arco a menos que o n° de participantes.

Ao sinal " coelhinho sai da toca" que é dado pelo paticipante que não tem nenhum arco, os demais e também a criança que deu o sinal deverão procurar um novo arco, ou seja, uma nova toca.

Este procedimento deverá se repetir até que as crianças não estejam mais concentradas na brincadeira, neste momento uma nova brincadeira deve ser iniciada.

Observação : para se trabalhar com crianças não existem regras, e toda brincadeira pode ser adaptada de acordo com as condições do local e do interesse das crianças.
UFSC (mauro.maule@zipmail.com.br), 22 - Florianópolis - SC


Fundamentos - 05/11/00
Objetivo: passes curtos
Material: bolas de futsal e quadra
Duração: 20 minutos
Faixa Etária: 13 anos - feminino
Parte Prática:
Duas alunas uma de frente para outra trocando passes curtos, fazendo primeiramente parado depois deslocando.

Observação : Observar o pé de apoio da aluna no momento em que ela toca a bola.
Israel (itcjr@bol.com.br ), 20 - Viçosa/MG/Brasil

 

 

|::::  Cooperativa do Fitness - Todos os direitos reservados - BH - MG - Na internet desde 05/12/1999 ::::|