BIBLIOTECA DE AULAS
PRÁTICAS E PLANOS DE AULA
BASE
4 - 22/10/00
Objetivo: Desenvolver o espírito de equipe, agilidade e velocidade
Material: quadra, bolas
Duração: 45 minutos
Faixa Etária: 30 alunos de 11/12 anos
Parte Prática: Após a prática do alongamento geral e de uma aividade
para aquecimento (pega-pega), dividimos a turma em dois grupos iguais.
Uma equipe será de arremessadores (espalhados na parte interna da quadra de
futsal) e outra de rebatedores (posicionados fora da quadra).
Os arremessadores devem lançar uma bola (de preferência um pouco mais murcha
do que o normal, para que não quique muito), mas esta deve tocar o solo antes
da área de 6 metros do futsal, sendo que esta bola deve entrar no gol onde
cada um dos rebatedores deve entrar por vez.
Caso o arremessador consiga fazer com que a bola entre no gol por duas vezes,
o rebatedor será eliminado. O rebatedor fará ponto se conseguir chutar a bola
sem que ela seja apanhada no ar por um arremessador e percorrer as quatro bases
espalhadas em forma de losango, semelhante ao beisebol, sem que seja queimado
(atingido por uma bola arremessada) por um arremessador.
O rebatedor poderá ficar parado em uma das bases e continuar seu trajeto após
um outro componente de sua equipe chutar a bola também. Após todos rebatedores
passarem pelo gol, as equipes trocam de posições.
Vence a equipe que marcar o maior número de pontos na posição de rebatedores...
Observação: O jogo pode ser adaptado em função da modalidade trabalhada. Por
exemplo: arremessos com a bola de handebol e rebatidas com as mãos .
Ismar Kath (ismark@onda.com.br)-
33 - Pós- Graduado em E.F - Campo Mourão, PR,
Brasil
ESTÁTUA
- 23/10/00
Objetivo: Desenvolver o esquema corporal, capacidade de expressão corporal,criatividade
e socialização
Material: um espaço privado
Duração: 20 minutos
Faixa Etária: 6 - 12 anos
Parte Prática: o professor sugere ou uma roda ou um local mais alto
como um palco onde as pessoas possam ver com facilidade o que será feito
. Duas crianças serão escolhidas para ir a frente , as quais
serão estátuas, ou seja, não poderão se movimentar.
Em seguida dois-a-dois da platéia devem ser chamados para modificar
como queiram as duas estátuas. Após feita a modificação,
o participante pode receber a pontuação dos outros e substituir
as estátuas antigas. A dupla que receber maior pontuação
será a campeã.
Observação: O professor poderá estabelecer vários critérios
de avaliação como: a mais engraçada, a mais criativa,
a mais horrível, a pior, etc...
Equipe do CDOF
MÍMICA
TEATRAL- 23/10/00
Objetivo: Desenvolver o esquema corporal, capacidade de expressão corporal,
criatividade e socialização.
Material: um espaço privado, gravuras e fotografias
Duração: 40 minutos
Faixa Etária: 6 - 14 anos
Parte Prática: o professor antes de iniciar o jogo deve preparar um
material diferente para escolher pares por exemplo: separe gravuras, fotografias
que têm relação uma com a outra tipo um animal e uma floresta,
foto de uma criança e de um parque artistas, ou corte as gravuras ao
meio . Distribua as gravuras entre os alunos (em número par) . Ao sinal,
todos terão que achar seus pares. Quando isso acontecer terão
que montar um mini-teatro ou mímica que expresse o que está na
fotografia. Os outros participantes vão tentar descobrir. A turma que
fizer melhor e com maior perfeição será a vencedora.
Observação: O professor poderá utilizar palavras que expressem sentimentos
sendo que sejam palavras como por exemplo, começando com a mesma letra
, de mesmo número de letras na palavra, etc..para turmas mais adiantadas
, ou utilizar temas de outras disciplinas para trabalho interdisciplinar.
Equipe do CDOF
ESPELHO
- 23/10/00
Objetivo: Desenvolver o esquema corporal, capacidade de expressão corporal,
criatividade e socialização.
Material: um espaço privado
Duração: 40 minutos
Faixa Etária: 6 - 14 anos
Parte Prática: o professor distribui números duplos ou divide
a turma como quiser. Em seguida um dos alunos da dupla, deve começar
a brincadeira onde deve fazer movimentos de expressão corporal e o outro
vai tentar fazer exatamente o que o outro fez como se fosse um espelho em frente.
Após alguns minutos o professor sugere a troca de funções.
Quando todos já tiverem praticado, o professor vai com a turma para
fora da sala e faz o trabalho em grupo com qualquer pessoa que encontrar pelo
caminho, ou seja, os alunos juntos irão fazer o mesmo que a pessoa que
estiver no trajeto sugerido pelo professor inclusive o professor para estimular
a turma.
Observação: Esta brincadeira é muito engraçada e estimulante
e pode ser feita principalmente em atividades externas como passeios em parques
, praças, etc..
Equipe do CDOF
ESTÓRIA
SERIADA - 23/10/00
Objetivo: Desenvolver a desinibição, capacidade de expressão
corporal, criatividade e socialização.
Material: um espaço privado, papel e lápis.
Duração: 40 minutos
Faixa Etária: 9- 14 anos
Parte Prática: o professor antes de iniciar a aula, distribui um papel
para cada aluno contendo um som de qualquer coisa existente como: buzina de
carro, chuva, pisando em folha, choro de criança, corneta , sirene,
etc.. e numeradas.
O professor começa contando um caso interessante mas que inclua sonoplastia.
Em seguida o professor interrompe a estória e passa sua vez para o número
um dos papéis. A criança deve continuar a estória incluindo
seu som durante a fala,e em seguida passa para o número dois . O tempo é estipulado
pelo professor e interrompido quando a criança menos espera. Ao final
todos se divertem muito.
Observação: É muito divertido se o professor grava tudo e no final todos
ouvem o repeteco.
Equipe do CDOF
ORQUESTRA
- 23/10/00
Objetivo: Desenvolver o rítmo, capacidade de expressão corporal,
criatividade e socialização.
Material: um espaço privado;
Duração: 20 minutos
Faixa Etária: 7- 12 anos
Parte Prática: O professor faz um círculo com os alunos e explica
o que deve ser feito: cada aluno tem uma função na orquestra
sendo para isso orientados por ele. Assim uns devem lavar , outros tocar tambor,
outros datilografar, desenhar, bailar, tocar flauta, etc... Quando o professor
disser, um a um deve exercer sua função. Em dado momento, o professor
estipula um gesto ( como tocar piano ) e uma música bem conhecida para
todos pararem de fazer o que estavam fazendo e acompanhá-lo , em seguida
retornam ao seus próprios afazeres. Quem errar mais de 3 vezes sai do
jogo e pagará prenda no final.
No final todos devem seguir uma música estipulada pelo professor com
seus próprios sons estipulados e fazer uma só banda.
Observação: quanto maior o número de sons diferentes melhor.
Equipe do CDOF
Treino
Técnico - Fundamentos - 01/11/00
Objetivo: Aperfeiçoar os GESTOS TÉCNICOS PARA MELHOR
EFICÁCIA NA EXECUÇÃO DOS ELEMENTOS PRINCIPAIS DO
JOGO DESPORTIVO COLETIVO FUTEBOL
Material: Campo de Futebol , bolas de Futebol nº ?,
Cones (mecos), mini-barreira
Duração: 50 minutos
Faixa Etária: Jovens de 12/14 anos
Parte Prática:
1) Ativação Geral Física (Aquecimento) entre 10 á 15 min.
2) Contato direto com bola.
a) Condução de bola
b) Domínio - Habilidades
c) Pequenos movimentos (exercícios) de flexibilidade com bola.
d) Dois a dois - exercícios de passe/recepção.
e) Um contra um. Dribles e simulações
Entrar logo a seguir nos elementos principais do treino:
- Situações de jogo reduzido, procurando sempre corrigir eventuais erros
- Forma e superfícies de contacto com a bola.
Terminar com o Jogo Formal.
Exigir sempre a utilização de fundamentos observados durante o treino.
Técnicas de cabeceios, passes/recepção, remates, deslocamentos com abertura
de linhas de passe.
Para finalizar 5 minutos de jogos recreativos.
Candido - Centro de Actividades Físicas Eliana (candidorodrigues@portugalmail.com),
48
Pós-graduado em Ciência do Futebol - Arcos de Valdevez - PORTUGAL
Treino
Técnico - Fundamentos - 01/11/00
Objetivo: Aperfeiçoar os GESTOS TÉCNICOS PARA MELHOR EFICÁCIA NA EXECUÇÃO DOS
ELEMENTOS PRINCIPAIS DO JOGO DESPORTIVO COLETIVO FUTEBOL
Material: Campo de Futebol , bolas de Futebol nº ?, Cones (mecos), mini-barreira
Duração: 50 minutos
Faixa Etária: Jovens de 12/14 anos
Parte Prática:
1) Ativação Geral Física (Aquecimento) entre 10 á 15 min.
2) Contato direto com bola.
a) Condução de bola
b) Domínio - Habilidades
c) Pequenos movimentos (exercícios) de flexibilidade com bola.
d) Dois a dois - exercícios de passe/recepção.
e) Um contra um. Dribles e simulações
Entrar logo a seguir nos elementos principais do treino:
- Situações de jogo reduzido, procurando sempre corrigir eventuais erros
- Forma e superfícies de contacto com a bola.
Terminar com o Jogo Formal.
Exigir sempre a utilização de fundamentos observados durante o treino.
Técnicas de cabeceios, passes/recepção, remates, deslocamentos com abertura
de linhas de passe.
Para finalizar 5 minutos de jogos recreativos.
Candido - Centro de Actividades Físicas Eliana (candidorodrigues@portugalmail.com),
48
Pós-graduado em Ciência do Futebol - Arcos de Valdevez - PORTUGAL
Coelhinho
Sai da Toca - 02/11/00
Objetivo:Desenvolver na criança a noção de espaço e respeito aos colegas
Material: arcos, bambolês
Duração: : enquanto as crianças estiverem concentradas na brincadeira
;
Faixa Etária: crianças de 3-6 anos
Parte Prática:
Os arcos ou bambolês deveram ser espalhados pela área onde se desenvolverá a
brancadeira (quadra poliesportiva, campo de futebol, pátio, etc), sem um arco
a menos que o n° de participantes.
Ao sinal " coelhinho sai da toca" que é dado pelo paticipante que não tem nenhum
arco, os demais e também a criança que deu o sinal deverão procurar
um novo arco, ou seja, uma nova toca.
Este procedimento deverá se repetir até que as crianças não
estejam mais concentradas na brincadeira, neste momento uma
nova brincadeira deve ser iniciada.
Observação : para se trabalhar com crianças não existem
regras, e toda brincadeira pode ser adaptada de acordo com as condições do
local e do interesse das crianças.
UFSC (mauro.maule@zipmail.com.br),
22 - Florianópolis - SC
Fundamentos
- 05/11/00
Objetivo: passes curtos
Material: bolas de futsal e quadra
Duração: 20 minutos
Faixa Etária: 13 anos - feminino
Parte Prática:
Duas alunas uma de frente para outra trocando passes curtos, fazendo primeiramente
parado depois deslocando.
Observação : Observar o pé de apoio da aluna
no momento em que ela toca a bola.
Israel (itcjr@bol.com.br ), 20 - Viçosa/MG/Brasil