Dom, 21/12/08 9:15
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1127.
Quais os tipos de alavancas na musculação? - 04/06/2004
- Tico
Oi Tico, em atenção a sua
questão nosso Consultor Prof. Carlos Eduardo
Prioli(currículo), gentilmente
responde o seguinte:
Podemos encontrar 3 tipos
de alavancas na Musculação, ou seja; Alavanca interfixa, Alavanca
Inter-Resistente e Alavanca Inter-Potente. A primeira delas ou Interfixa:Podemos
dizer que é a primeira do gênero ou do equilíbrio, é quando
o ponto de apoio está localizado entre a Resistência e a Potência,
encontradas por exemplo nas articulações intervertebrais. Na Alavanca
Inter-Resistente; é a segunda do gênero ou de Força, é quando
a Resistência esta localizada entre a Potência e o Ponto de apoio
no corpo humano, representada por exemplo pela articulação do tornozelo
em flexão plantar. E Alavanca Inter-Potente;sendo a terceira
do gênero ou de velocidade, pois é quando a Potência está localizada
entre a Resistência e o Ponto de Apoio, representada no corpo humano pela
articulação do joelho.
Será de grande importância
fazer uma consulta nos livros de Musculação da editora Sprint e
também da editora Manole ao qual recomendo à você caro colega
e muito sucesso!!
1128. Provisionados
x Graduados - 04/06/2004
Sou estudante
de educação física e estou fazendo meu trabalho de conclusão
de curso com base na formação não acadêmica dos provisionados
(práticos) que prescrevem exercícios de musculação.
Gostaria de saber a sua opinião sobre essas pessoas que muitas vezes tomam
o nosso lugar, de formados, e que também podem até ter mais competência
do que nós que somos já graduados, por terem mais experiência
prática e nós um pouco mais de experiência teórica.
Desde já muito obrigada. Bruna
Oi Bruna, veja a opinião
de nossos Consultores:
Prof.
Carlos Eduardo Prioli(currículo):
Não podemos tirar os méritos desse pessoal
que realmente tem uma vivência prática, acredito que não
existe
teoria sem prática ou vice-versa, pois em nossa área existe um
Conselho Regional e Federal na qual cabe ao CREF e ao CONFEF, analizar, avaliar
e julgar
esses casos que não são poucos no Brasil.
Prof.
Luiz Carlos de Moraes(currículo):
Olá Bruna! A nossa profissão, uma das mais
antigas do planeta se analisarmos movimentos corporais e a própria
história da Educação Física, deveria ter sido regulamentada
há muito tempo como a Medicina. Entretanto, como você
sabe, ela
só veio a ser regulamentada em 1º de setembro de 1998. Foram anos
de debate, discussões, divisões, idas e vindas até chegar
aos termos atuais. Hoje, somos todos, graduados e não graduados, profissionais
de Educação Física onde todos aprendem com todos. O graduado,
em princípio, traz a bagagem acadêmica muito importante no exercício
profissional calcado na ciência. O não graduado, por outro lado,
em princípio, traz a bagagem prática e, a boa ciência corrabora
a sabedoria popular, isso porque muitas vezes na teoria é uma coisa
e na prática não funciona.
Com
certeza, você na sua vivência já comprovou isso. Portanto,
todos são importantes para a Educação Física.
A regulamentação não termina aí. Ela deve ser constantemente
aperfeiçoada e para isso graduados e não graduados devem continuar
a estudar para poder prestar à população um serviço
de qualidade cada vez melhor. Isso é o que vai, ao longo do tempo separar
o joio do trigo Só vai se estabelecer na profissão quem tem
a competência e, sendo assim ninguém toma o lugar de ninguém.
Isso já está acontecendo. Tem graduados se firmando na profissão
da mesma forma que não graduados. Quem não quer nada com
a
hora do Brasil não está sendo descartado. Está se
descartando
sozinho. Espero que a resposta sirva para um momento de reflexão. Um grande
abraço
Luiz Carlos de Moraes
1129. Aeróbios
juntos ou em sessões separadas para emagrecimento na musculação?
- 04/06/2004
Caro
Professor. Esta dúvida deve ser das mais comuns, mas eu gostaria de uma
resposta sua: Quando se precisa TANTO aumentar a massa muscular QUANTO perder
gordura, é melhor fazer aeróbicos e anaeróbicos nas mesmas
sessões (mesmos dias), separadamente em dias alternados (esteira hoje,
musculação amanhã, etc.), ou como alguns sugerem, primeiro
se dedicar apenas à perda de gordura, fazendo apenas exercícios
aeróbicos para, depois da perda de gordura, iniciar a hipertrofia? MUITO
OBRIGADO! Paulo
Oi Paulo, sua questão recebeu a atenção do Consultor Prof.
Carlos
Eduardo Prioli(currículo),
quem nos retorna o seguinte:
Cada Profissional realmante adota e adequa seu treino
de acordo com o objetivo do aluno, pois tudo depende desse seu TANTO em aumentar
a massa muscular, e também desse seu QUANTO
em perder gordura, pois é preciso avaliar seu Biotipo e também
levar
em consideração sua Genética e também sua estrutura
Corporal para tomar uma diretriz e adequar seu treinamento, espero poder ter
conseguido
tirar sua dúvida ok? Um grande abraço! Paulo
Leia
mais:
Exercícios
aeróbicos antes ou depois da Musculação?
Atividade aeróbica
após a Musculação prejudica o treinamento de Hipertrofia?
Atividade
aeróbia intensa após musculação atrapalha a hipertrofia?
Emagrecer
na Musculação sem exercícios aeróbicos
Trabalho
anaeróbio antes do aeróbio provoca maior queima de gordura?
1130. Diferença
entre potência e endurance - 04/06/2004
Gostaria de saber qual diferença de "POTÊNCIA X ENDURANCE" ?
L.V.A
Oi L. V. A. o Prof.
Carlos Eduardo Prioli(currículo)
lhe informa abaixo:
POTÊNCIA = Força X Velocidade
ENDURANCE
= é a capacidade de um músculo ou grupo muscular realizar contrações
repetidas contra uma carga ligeira por um longo período de tempo.
1131. Ergometria
e Met - 04/06/2004
Gostaria
de saber a definição de ergometria, índice aeróbio
funcional, met e met máximo. Fabio Lannes
Oi Fábio, o
Prof. Carlos Eduardo Prioli(currículo)
lhe sugere alguns dos sinônimos:
Ergometria: conhecido
como teste de esforço(realizado em esteira ou em bike ergométrica)
para medir o esforço físico e os efeitos fisiológicos do
exercícios.
Met (equivalente metabólico):a
quantidade de oxigênio necessária por minuto em condições
de repouso normal, na qual é igual a 3,5ml de oxigênio consumido
por quilograma de peso corporal por minuto(ml/kg-min).
Visite
também: Equação Para Cálculo
Manual
1132. Frequência
Cardíaca - comentários sobre a fórmula de Karvonen - 04/06/2004
Por favor, me
tirem uma dúvida quanto ao comentário do Prof. Luiz Carlos de Moraes
em seu artigo sobre a utilização da fórmula de Karvonen,
onde ele diz que a frequência cardíaca de repouso é geralmente
menor nas pessoas fisicamente ativas sendo que ela é passível de
alterações como o estresse, e que um treino mais puxado pode elevar
a FCR no dia seguinte obrigando a um treino mais leve. Ao aplicarmos a FCR mais
elevada na fórmula de Karvonen obtemos uma zona alvo maior, pergunto então, é por
este motivo que temos que reduzir o ritmo de treino pois estaríamos trabalhando
em uma zona alvo "falsa". Grato Mauro Duarte
Olá Mauro, vem abaixo o esclarecimento do Prof.
Luiz Carlos de Moraes(currículo):
Olá Mauro! Na verdade todas as equações
são passíveis de erros e variações sendo o mais sensato
hoje em dia conjugar a equação com a escala de Borg, ou seja, em
princípio você está certo no seu raciocínio. Se no
dia anterior
o indivíduo fez um treino pesado, no dia seguinte possivelmente o treino
deverá ser mais leve mas, deve prevalecer o bom senso. Se o indivíduo
estiver bem, especialmente se estiver acostumado, não tem razão
também facilitar o treinamento. A percepção subjetiva do
esforço, Escala de Borg, se bem aplicada e interpretada costuma ser mais
fiel.
Para mais detalhes acesse: http://www.noticiasdocorpo.com.br/ano3n011/materia.htm
Se desejar ir mais a fundo sobre Freqüência
Cardíaca existe um trabalho recente onde o autor comenta a fórmula
220-idade e sugere outras existentes para cada atividade.
CAMPANA, Mateus
Betanho. Revisão bibliográfica sobre a fórmula: FCM=220
- Idade. 2003. 35 f. Monografia (Bacharelado em Treinamento em Esportes) - Faculdade
de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas,
Campinas, 2003.
Disponível em: http://www.boletimef.org/?canal=12&p=f%F3rmula&c=1
Espero que a resposta atenda. Fique à vontade
se precisar teclar de novo. Um grande abraço
Luiz Carlos
de Moraes
1133. A lecitina de soja combate a flacidez ?- 08/06/2004
- Sandra
Oi Sandra, a Consultora Nt.
Ms. Letícia Azen Alves (currículo),
diz o seguinte:
Prezada Sandra,
Desconheço o efeito da Lecitina
de soja no combate à flacidez.
Atenciosamente,
Letícia Azen
Alves
1134.
Bcaa's provocam espinhas ? - 08/06/2004
Os Bcaa's provocam espinhas ? Estou perguntando
porque já tenho. Daniel
Oi Daniel, veja
o retorno da Consultora Nt. Ms. Letícia Azen
Alves (currículo):
Prezado Daniel, Acne não costuma aparecer na literatura
com um dos efeitos adversos do BCAA. Atenciosamente,
Letícia Azen Alves
1135.
Perigo dos diuréticos no regime e tratamento da cãibra- 08/06/2004
Gostaria de saber qual o perigo dos diuréticos nos regimes. Como tratar
a cãibra. Grato. Douglas
Olá Douglas,
veja o retorno de nossos Consultores:
Prof. Dr. Leone Antonio Simonetti(currículo):
Não se deve tomar medicamentos sem orientação médica.
Os diuréticos alteram o funcionamento das bombas de sódio e potássio
em nossocorpo. Cuidado pois as câimbras também podem estar se manifestando
por causa dos efeitos destes medicamentos. CUIDADO!!!!!
OBS: não faça
regime com fórmulas, isso pode ser "muito" prejudicial para
sua
saúde....
Nt. Ms. Letícia
Azen Alves (currículo):
Prezado Douglas, Os diuréticos, de uma maneira
geral, induzem a uma acentuada perda de líquidos (desidratação),
o que pode comprometer o rendimento físico e a saúde do usuário.
Ex. de possíveis efeitos colaterais: taquicardia, dores de cabeça,
alteração na frequência respiratória..., podendo,
até mesmo, levar a morte. Alguns diuréticos também aumentam
a eliminação
de potássio.
O tratamento da cãibra só poderá ser realizado após
a identificação da causa, que pode ser:
carência de sódio, desidratação, acúmulo de ácido
lático, desequilíbrio nas concentrações musculares
de cálcio e magnésio, deficiência de potássio, etc.
Atenciosamente,
Letícia Azen Alves
CDOF: Temos uma pesquisa
sobre cãibras em www.cdof.com.br/hidrosh3.htm#caim e www.cdof.com.br/consult48.htm#441
1136.Como montar circuitos - 08/06/2004
Faço faculdade de Educação
Física, 1º período. Ministrei uma aula na faculdade, junto
ao meu grupo "sete pessoas" de ginástica, com duração
de 45 min.; Escolhemos fazer um CIRCUITO, e tivemos como resultado, um péssimo
trabalho, ficamos com zero. Enfim, o prof. nos deu uma nova chance e iremos apresentar
o trabalho de nove. Gostaria de saber se pode nos ajudar, pois não sei
que tipo de exercícios colocar num circuito para que não fique
cansativo
para todos. Alessandro P.
Oi Alessandro, veja
o retorno de nossos colegas:
Prof.ª Claudia
Maria Lima (currículo):
Olá Alessandro! Vejamos se posso ajudá-lo.
Preparar uma aula em CIRCUITO permite que você prepare antes o que se pode
fazer na aula e quais o grupos musculares que deseja trabalhar.
-
Primeiro: você tem que ter noção da quantidade de alunos
que estarão fazendo a aula (para poder ver quantos
exercícios vai usar e que tipo de circuito... se em dupla ou só);
- Segundo: ver que
tipo de exercícios vai utilizar; (exercícios aeróbios, local
ou misto)
- Terceiro:
alternar os grupos musculares trabalhados para não sobrecarregar a musculatura;
Vamos a um exemplo para uma sala com 20 alunos. Pense,
se fosse trabalhar em dupla seria mais fácil, pois 10 exercícios é moleza
preparar não deixando-o entediante e repetitivo. Vinte
seria possível se você fizesse um circuito misto. Te darei duas
opções,
uma para circuito local e outro misto, assim você poderá ter uma
idéia do que desenvolver e conseguir com toda certeza uma ótima
nota.
1º exemplo: CIRCUITO LOCAL para
sala com 20 alunos.
Antes
de qualquer um dos dois circuitos, faça alongamento (membros superiores
e inferiores) e aquecimento para elevar a FC, deixando os alunos preparados para
os exercícios. E no final do circuito não esquecer de alongar,
estes
são detalhes importantes... não esqueça!
Divida a turma em duplas (o que nesse caso dariam 10
duplas) todos com colchonetes, tornozeleiras
e pesinos de mão (se forem alunos preparados para isso, caso contrário
não é necessário).
Pense que
terá que mudar o grupo muscular em cada ponto do circuito para não
sobrecarregar. Vamos lá
- Primeira dupla: Comece com um trabalho para
quadríceps (coxa). Peça para que fiquem um de frente para o outro
de mãos dadas, eles farão AGACHAMENTO com as pernas abertas na
largura
do quadril e você deve antes mostrar o exercício e detalhes de postura.
Diga-lhes que no movimento o joelho não deve ultrapassar a linha da ponta
do pé e a descida só até alcançar 90°, não
fiquem muito próximos e mantenhas a coluna reta. Expirar na descida e
inspirar
na subida contraindo glúteos e abdomên.
- Segunda dupla... trabalho
para o abdômen. Um aluno de pé e o outro deitado segurando os tornozelos
de quem está de pé. O que está deitado vai ficar com as
pernas
estendidas para cima e elevar o aproximando os pés do outro aluno que
empurrará as penas do mesmo. Correção... não deixar
as pernas tocarem
o chão segurando o movimento com a força do abdômen. Trocar
as posições quando for avisado do 1º minuto.
- Terceira
dupla: trabalho para glúteos... a dupla em quatro apoios (antebraços
e joelhos) uma das pernas elevada na linha do tronco com o joelho flexionado,
irão subir e descer o joelho (até o colchonete sem tocá-lo
e até a linha do tronco) alternardo as pernas.
- Quarta dupla: trabalho
para peitorais... Os dois deitados em decúbido dorsal (de costa) pernas
flexionadas e braços estendidos e fechados na frente do tronco com pesinhos
ou não. Abrir os braços (crucifixo) e fechar.
- Quinta dupla:
trabalho para dorsal... Um deitado em decúbito ventral (barriga para baixo)
com as mãos na nuca e cabeça baixa olhando para o chão.
O
outro segura as pernas do primeiro enquanto este eleva o tronco. Trocar posições
com o aviso do 1° minuto.
- Sexta dupla: Trabalho para ombros... De frente um para o outro, com pesinhos
ou não, braços estendidos e ao lado do tronco elevar mantendo os
cotovelos semil-flexionados até a linha do
ombro e retornar. A postura é importante... pernas abertas na largura
do
quadril, abdomên contraido e joelhos semi-flexionados.
- Sétima dupla: Trabalho para panturrilha...Um de frente para o outro...
apoiados nos ombros do parceiro, tornozeleiras de acordo com o condicionamento,
fazer extensão
dos pés. Detalhe, os joelhos semi-flexionados e o trabalho tem que agir
diretamente na panturrilha, atentar-se para que os alunos não façam
movimentos com o joelho e sim com os pés.
- Oitava dupla: Trabalho
para bíceps... Os dois de pé, braços a frente do tronco
e na largura do quadril, pesinhos de acordo com o condicionamento, flexionar
cotovelos
a um angulo de 90° e voltar. Postura... joelhos semi-flexionados...abdomen
contraído e coluna reta.
- Nona dupla: Trabalho para oblíquos...
Um aluno deitado em decúbido lateral, pernas flexionadas mãos na
nuca e tronco voltado para cima. O aluno que fica de pé segura as pernas
do primeiro para que este faça abdominais elevando o tronco.
- Décima
dupla: Trabalho para tríceps... Os dois de pé, perna direita flexionada
e à frente, apoiar cotovelo direito na coxa direita. Perna esquerda estendida,
braço esquerdo segurando pesinho de acordo com o condicionamento de cada
um. levar o pesinho (mão esquerda) até o quadril deixando o cotovelo
com um ângulo de 90°, estender e voltar a flexionar sem baixar o alinhamento
do braço.
Este é um exemplo de circuito
que você poderá usar com facilidade. Use tempo para cada fase, 1'...2'...
programe o seu tempo.
Para preparar um circuito
misto, é fácil. Intercale dois exercícios de local com um
aeróbio. Quer um exemplo? veja, vou usar alguns exercícios que
citei
anteriormente...
2º exemplo : CIRCUITO
MISTO
- Primeira dupla: Comece com um trabalho
para quadríceps (coxa). Peça para que fiquem um de frente para
o
outro de mãos dadas, eles farão AGACHAMENTO com as pernas abertas
na largura do quadril e você deve antes mostrar o exercício e detalhes
de postura. diga-lhes que no movimento o joelho não deve ultrapassar a
linha da ponta do pé e a descida só até alcançar
90°,
não fiquem muito próximos e mantenhas a coluna reta. Expirar na
descida e inspirar na subida contraindo glúteos e abdômen.
-
Segunda dupla: trabalho para o abdômen. Um aluno de pé e o outro
deitado segurando os tornozelos de quem está de pé. O que está deitado
vai ficar com as pernas estendidas para cima e elevar o aproximando os
pés do outro aluno que empurrará as penas do mesmo. Correção...
não deixar as pernas tocarem o chão segurando o movimento com a
força do abdômen. Trocar as posições quando for avisado
do 1º minuto.
- Terceira dupla: resistência cardiorespiratória
além de trabalhar membros infeiores... use dois steps, cada aluno com
um,
eles irão iniciar partindo de cima do step, um de frente para o outro
de
mãos dadas ou não, irão tocar o chão com o pé direito
e voltar, depois com o esquerdo. Esse exercício é rápido
como um saltito com a troca dos pés em cima do step.
- Quarta dupla:
trabalho para glúteos... a dupla em quatro apoios (antebraços e
joelhos) uma das pernas elevada na linha do tronco com o joelho flexionado, irão
subir e descer o joelho (até o colchonete sem tocá-lo e até a
linha do tronco) alternardo as pernas.
- Quinta dupla: trabalho para peitorais...
Os dois deitados em decúbido dorsal (de costa) pernas flexionadas e braços
estendidos e fechados na frente do tronco com pesinhos ou não. abrir os
braços (crucifixo) e fechar.
- Sexta dupla: Pode reunir movimentos de luta como o taebo por exemplo... usando
dois socos diretos e dois chutes alternando
direita e esquerta... socos e chutes.
- Sétima dupla: trabalho para
dorsal... Um deitado em decúbito ventral (barriga para baixo) com as mãos
na nuca e cabeça baixa olhando para o chão. O outro segura as pernas
do primeiro enquanto este eleva o tronco. Trocar posições com o
aviso do 1° minuto.
- Oitava dupla: Trabalho para ombros... De frente um para o outro, com pesinhos
ou não, braços estendidos e ao lado do tronco elevar mantendo os
cotovelos semil-flexionados até a linha do
ombro e retornar. A postura é importante... pernas abertas na largura
do
quadril, abdomên contraido e joelhos semi-flexionados.
- Nona dupla:
esse exercício eu chamo de mata-mata. Você traça uma linha
para os dois alunos e eles terão que fazer assim... correr de frente até o
ponto que você delimitar e voltar de costas... Se tiver um espaço
pequeno... fixe um ponto de saída e outro de chegada... se o espaço
for maior... delimite vários pontos até a o ponto máximo.
Exemplo... correm até o primeiro ponto e voltam... correm até o
segundo e voltam... até o terceiro e voltam... até chegar ao ponto
máximo e voltar.
- Décima dupla: Abdominal baixo... deitados,
pernas flexionadas e pés fora do chão, mãos na nuca, aproximar
joelho do queixo... elevando ombros e quadril ao mesmo tempo com movimentos lentos
na subida e na descida. Lêmbre-se de corrigir respiração...
na hora do esforço expirar... na recuperação inspirar.
Determine qual o tempo de cada fase de acordo com o tempo
que vocês dispõem para apresentar, dividindo o números de
fases pelo tempo que tem não esquecendo do tempo de alongamento, aquecimento
e relaxamento. A cada tempo de fase concluído os alunos mudam suas posições,
passando para a fase seguinte. Use voz ativa, música com ritmo animado
(dance, tecno) incentive, puxe, grite, sinta-se seguro.... um professor em sala
e... BOA SORTE!
Espero ter contribuído... um abraço e boa aula.
Claudia
Prof. Luiz Carlos de Moraes
(currículo):
Prezado leitor!
Uma aula de
circuito de ginástica, em primeiro lugar deve-se saber QUAL é o
objetivo a ser alcançado. Ou seja, qual a ou as valências
físicas pretendidas a serem desenvolvidas e quais grupos musculares visados.
Sabendo isso, montam-se as estações baseadas
no método mais adequado definindo-se quantas séries, repetições
ou tempo para cada estação. Uma aula dessa que dura em torno de
60 minutos é divida em aquecimento, atividade fim e alongamento. Enfim,
circuito segue os princípios de prescrição de qualquer outra
aula. Lembrando mais uma vez. A seqüência de estações
tem que ter um fundamento. Do contrário, vira salada de exercícios sem
pé nem cabeça.
Espero que a resposta
atenda. Um grande abraço. Luiz Carlos de Moraes
Visite também:
Circuit Training
1137.
Choque térmico- 09/06/2004
Como
devemos proceder no choque térmico e quais são os tipos ? Eliane
Ferreira Maia
Olá Eliane, veja o que
nosso Coordenador de Atendimento de Emergência lhe aconselha: Prof. Fernando
Barreiro (currículo):
Prezada Eliane. Só como esclarecimento, estado
de choque não é classificado como "doença" e sim
como "síndrome" o que significa conjunto de sinais e sintomas.
Sendo assim, para ser "estado de choque" é necessário
que ocorra uma série de transformações no organismo, dentre
sinais e sintomas, para que possamos classificar o tal evento momentâneo
como "estado de choque". Por esse motivo, no conceito moderno, não
existe choque térmico, ou seja, a diferença brusca e imediata de
temperatura é preocupante, mas não caracteriza "estado de
choque".
No entanto, continua sendo uma emergência, pois a queda repentina de temperatura
corporal pode privar o cérebro de sangue, o que acarreta hipóxia
cerebral. Aquecimento corporal e O² a 100% sob máscara é a
conduta aconselhada. Monitorar os sinais vitais, para estar preparado para uma
eventual parada cárdiorespiratória e ter que realizar reanimação
cardiopulmonar imediatamente. Atenciosamente. Fernando Barreiro
OBS:
pode me tirar uma dúvida? Se no Brasil só existe uma corporação
identificada e reconhecida como Corpo de Bombeiros e os mesmos são militares,
o que significa exatamente Bombeiro Civil?
Fábio
Barbosa da Cruz(Bombeiro Civil formado pela Protesalvi Centro Técnico
de Segurança Ltda. Campinas 1998, possui curso de formação
de Paramédicos nível um, pela Rio Resgate em 1999, é Técnico
em Segurança do Trabalho com registro profissional no Ministério
do Trabalho formado pelo COTUCA - Colégio Técnico da Universidade
de Campinas UNICAMP, usuário do CDOF colabora:
Bombeiro
Civil? Bombeiro Profissional Civil é profissão reconhecida no CBO
(Classificação
Brasileira de Ocupações)
do Ministério do Trabalho e Emprego sob código nº 5171-10
também
chamado de Bombeiro de Segurança do Trabalho ou simplesmente Bombeiro
Civil,
tendo como descrição de atividades: Previnem situações
de
risco e executam salvamentos terrestres, aquáticos e em altura, protegendo
pessoas e patrimônios de incêndios, explosões, vazamentos,
afogamentos ou qualquer outra situação de emergência, com
o objetivo de salvar e resgatar
vidas; prestam primeiros socorros, verificando
o estado da vítima para realizar o procedimento adequado; realizam cursos
e campanhas educativas, formando e treinando equipes, brigadas e corpo voluntário
de emergência. Embasado no Decreto Estadual Paulista nº46.076 de 31
de agosto de 2001 em sua IT 17 e Norma Brasileira da ABNT, NRR 14.608.
Nós Bombeiros Profissionais Civis trabalhamos para a iniciativa privada
em Shopping,
grandes edifícios, parques temáticos, industrias, em eventos e
etc...
O uniforme do Bombeiro Civil pode ser nas cores cinza, verde petróleo,
preto
ou cáqui dependendo da empresa que o contrate. O salário, e equipamentos
usados por bombeiros civis, em comparação aos militares,
vão depender da empresa para qual esse trabalhe, tanto pode ser inferior
ou superior(...)
1138. De que forma os hormônios tireoidianos provocam
alterações respiratórias e cardiovasculares? - 10/06/2004
- Leticia
Valle
Olá Letícia, quem
lhe responde é a nossa Consultora Ft. Msd. Ana Carolina Hostalácio
Gayoso(currículo):
Os Hormônios tireoidianos são permissivos,
têm influência em quase todos os tecidos do nosso organismo. Esses
hormônios aumentam o metabolismo na miotocondria e a responsividade dos
tecidos às catecolaminas, as quais também têm um efeito cardiogênico
(aumentam a FC e inotropismo do miocárdio).
1139. Efeito do exercício
praticado no escuro - 10/06/2004
Gostaria de saber se há algum efeito benéfico ou maléfico
do exercício fisico praticado na ausência da luz, ou seja, no escuro.
Quando faço aulas de spininng o professor apaga as luzes, e me sinto mais
cançado. Isso tem fundamento científico ou é apenas uma
impressão?
Paulo José de Paiva
Oi Paulo, vamos ver o que nos aconselha
a Ft. Msd. Ana Carolina Hostalácio Gayoso(currículo):
Paulo, não sei se existe relação
científica no procedimento do professor na aula de spinning, mas no seu
globo ocular existem proteínas específicas que identificam dia/noite
com referência na incidência de luz sobre elas. Desta forma seu corpo
consegue identificar em que momento do dia você está (baseado nesta
identificação anterior). Pode ser que este escuro exerça
esta influência no seu organismo.
1140.Como
posso utilizar o VO²máx na prescrição do treinamento?
- 10/06/2004
Será que posso influenciar a velocidade de treino a partir do resultado
deste VO²máx? Como? Wellington Gomes
Oi Wellington, vamos ver o que gentilmente nos retorna a Ft. Msd. Ana Carolina
Hostalácio Gayoso(currículo):
Sim, você pode adaptar as equações
de VO² max do ACSM. Pesquise no livro Diretrizes do ACSM para os Testes
de
Esforço e sua Prescrição. 6a. edição, Guanabara
Koogan. 2003.
1141. Por
que há aumento do lactato sanguíneo durante os exercícios
progressivos ? e Quais as variáveis que regulam o metabolismo das gorduras
?- 10/06/2004
Quais as razões para o aumento rápido do
lactato sanguíneo durante os exercícios progressivos e quais as
variáveis que regulam o metabolismo das gorduras? Fábio Pereira
Batista
Oi Fábio, vamos ver o que nos retorna a Ft.
Msd. Ana Carolina Hostalácio Gayoso(currículo)
para sua questão:
Fábio, o principal fator parece estar relacionado
com a diminuição de sua remoção
(coração e fígado); glicólise acelerada; Diminuição
da taxa de O² e tipo de fibra estimulada.
O
metabolismo de gordura é regulado por hormônios e Tipo de fibras.
Dê uma pesquisada em livros de Fisiologia do Exercício, que você encontrará resposta
para todas estas perguntas acima.
1142. Body systems,
vantagens e desvantagens - 11/06/2004
O programa
da Body Systems é bastante polêmico e constantemente questionado.
Dentre outras coisas, devido à perda de identidade que o profissional
enfrenta ao trabalhar com esse tipo de filosofia. Gostaria de que comentassem,
com bases
científicas, as vantagens e desvantagens desse sistema e sobre alguns
exercícios,
que não são aplicados mais devido a grande perigo de lesões
e são utilizados em algumas aulas de Body Pump. Existe algum artigo onde
eu possa tirar essas dúvidas pertinentes a Body Systems? Atenciosamente.
Marisa Graziela de Souza Gomes
Oi Marisa, vamos ver o que pensa
o Prof. Luiz Carlos de Moraes (currículo)
sobre o assunto:
Prezada leitora! O Body Pump é uma atividade que
mistura ginástica e musculação fazendo parte do Sistema
Body Systems de programas prontos com os
variados treinamentos físicos conhecidos de ginástica localizada,
aeróbica de alto e baixo impacto, step, ciclismo indoor, dança
de
estilos variados. Enfim... o que os professores aprendem, ou tem obrigação
de conhecer, na faculdade por fazer parte da grade curricular.
O
sistema é patenteado pela empresa internacional Les Mills e usa o típico
marketing americano das mega festas em feiras e convenções, músicas
alucinantes, roupas bastante coloridas e os discursos de impacto... também prontos.
A filosofia é toda calcada
em métodos e sistemas de ginástica, periodização,
princípios e as valências físicas a serem desenvolvidas em
cada método. O fato dos professores fazerem os cursos e terem que ministrar
as aulas exatamente como aprendem, sem questionamento nenhum, são taxados
de meros repetidores de movimentos como foi, há tempos, a infeliz declaração
do deputado Carlos Mink (RJ). Aos instrutores, não cabe a criatividade
porque têm de seguir os Mix sem mudanças.
A
questão do excesso de repetições podendo gerar lesões
articulares e a impossibilidade do professor
corrigir os movimentos dos alunos
numa sala muito cheia é outro fato alvo de crítica. É preciso
estar alerta também quanto à questão da lei da lei 9696
de
1º de setembro de 1998. Não basta só fazer o curso. Para ministrar
as aulas é preciso estar dentro da lei. O programa Body Systems, é na
verdade uma tentativa de monopolizar a Educação Física podendo
jogar por água abaixo 4 anos de carreira acadêmica a
quem se sujeita às normas do curso orientado pela empresa. O programa
não é só crítica e tem o lado bom. Para um recém-formado
pode ser uma boa chance de primeiro emprego.
Dê uma olhada em:www.noticiasdocorpo.com.br/ano3n034/materia.htm
Um grande abraço. Prof. Moraes
1143. Posso fazer step se
sou hipertensa ? - 11/06/2004
Olá sou hipertensa e gostaria de saber se posso fazer aulas de step? Denise
Gonzaga
Oi Denise, o Prof. Luiz Carlos de Moraes (currículo)
gentilmente lhe responde:
Prezada leitora! Em primeiro
lugar é preciso estar sob orientação do seu médico.
Quanto às aulas de step, não há nenhuma contra-indicação
por serem na sua maioria ministradas visando melhoria da capacidade aeróbia
e não faltam trabalhos concluindo que atividade aeróbia é boa
para hipertenso. O ideal é que o profissional de Educação
Física e o médico estejam trabalhando em parceria. Informe ao seu
professor sobre a sua situação e todos os medicamentos que por
ventura
você esteja fazendo uso. Mantenha uma intensidade confortável durante
as aulas. Se estiver fazendo uso de betabloqueador por exemplo, essa intensidade
não deve ser administrada pela Freqüência Cardíaca e
sim pela escala subjetiva do esforço, Escala
de Borg ou, bom senso. Mesmo que você queira fazer outras atividades
tais como musculação, ainda assim não seria impedida, desde
que, bem orientadas. No mais... aproveite essas atividades que são muito
boas. Dê uma olhada em:
www.noticiasdocorpo.com.br/ano3n011/materia.htm
www.noticiasdocorpo.com.br/ano1n006/materia.htm
Espero que a resposta
atenda. Um grande abraço. Prof. Moraes
1144. É preciso a
contagem de oito tempos no step ?-
11/06/2004
É realmente necessário contar 8 para cada bloco da aula de step?
Obrigado.
Paulo Henrique
Oi Paulo, veja o retorno do Prof.
Luiz Carlos de Moraes (currículo):
Prezado Professor. Talvez seja o fator mais importante
para o aluno não se perder e ficar motivado. O professor deve, antes de
tudo, escolher o método mais adequado aos seus alunos e usá-lo
do
princípio ao fim da aula. Como na
maioria das academias não
dá para separar iniciante de avançado o melhor é seguir
o
método de construção de bloquinhos seqüenciais assimétricos.
Ensina-se o primeiro passo direito e esquerdo, depois o segundo. Repete
primeiro e segundo, ensina-se o terceiro. Repete primeiro, segundo e terceiro
e assim sucessivamente
formando-se os bloquinhos. Cada bloquinho é formado de 4 frases musicais
e cada frase de um passo com OITO tempos:
1234,5678. Portanto, cada bloquinho
contém 32 tempos. É importante usar cd's ou fitas profissionalmente
gravadas com fins didáticos. Dê uma olhada em:
www.cdof.com.br/step.htm
www.totalsport.com.br/colunas/moraes/ed5200.htm
www.noticiasdocorpo.com.br/ano3n030/materia.htm
Espero que a resposta
atenda. Um grande abraço Prof. Moraes
1145. Pessoas
com hérnia-de-disco podem praticar aerojump e Jumpfit ?- 11/06/2004
Gostaria de saber se as aulas de aerojump ou Jumpfit podem ser praticadas por
pessoas com hérnia-de-disco (região
lombar). Quais as contra-indicações? Obrigada . Patricia Branco
Olá Patrícia, vamos ver o que nos informa o Prof. Luiz Carlos de
Moraes (currículo):
Prezada Professora, em primeiro lugar o aluno ou aluna
com hérnia-de-disco deve ter sido avaliado (a), medicado (a) e liberado
(a) para qual atividade. Isso depende do grau de gravidade e tipo
de hérnia, sendo que alguns movimentos ou atividades que geram impacto
podem não ser recomendadas. As atividades citadas por você gozam
de boa aceitação com relação a impacto que é baixo.
Portanto, o ideal é uma parceria e uma boa troca de informações
entre o profissional de Educação Física o médico,
o aluno (a) e se for o caso, o fisioterapeuta. Dê uma olhada em:
www.noticiasdocorpo.com.br/ano2n013/materia.htm
www.noticiasdocorpo.com.br/ano2n014/materia.htm
www.noticiasdocorpo.com.br/ano2n042/materia.htm
www.noticiasdocorpo.com.br/ano2n043/materia.htm
Espero que a resposta
atenda. Um grande abraço Prof. Moraes
1146. Gostaria
de aumentar o número de clientes de Watsu - 11/06/2004
Gostaria
de aumentar o número de clientes de Watsu aqui em BH, pois construi uma
piscina específica para tal. Sou formado em Watsu III e Water Dance. Poderia
enviar alguma sugestão? Desde já, grato. Jaime Reis
Oi Jaime, em atenção a sua questão o Prof. Vinicius Ferreira
Fracassio(currículo) gentilmente
retorna o seguinte:
Olá, Jaime,
Atualmente eu moro em Florianópolis, onde fiz o curso de Watsu, com o
Prof.
Marcelo Roque. Desde então venho trabalhando e divulgado ao máximo
o Watsu na ilha, e com o convite da CDOF, pude divulgar o WATSU e o meu trabalho
pelo país, principalmente pelo estado de SP e RJ. Minha intenção
com o link de WATSU neste site, era o de divulgar a terapia, no estado de Minas
Gerais, onde vejo uma grande possibilidade de desenvolver as terapias aquáticas,
principalmente o WATSU, onde também gostaria muito de desenvolver a Watsuterapia.
Em Florianópolis eu tenho desenvolvido junto da
proprietária da da piscina, um espécie de Oficina de WATSU, em
que convidamos amigos, parentes, amigos de amigos, clínicas, spas, fisioterapeutas,
terapeutas e etc, para experimentarem o WATSU, e com isso movimentar a terapia,
a piscina e os beneficios que o WATSU traz para as pessoas. Essas oficinas funcionam
num valor super legal para cada sessão, o que irá pagar os custos
e gerar um "pequeno" lucro para o proprietário da piscina e
para
os terapeutas. Nessas oficinas, podemos desenvolver trabalhos com crianças,
gestantes, familia, idosos, adolecentes, adultos, portadores de alguma deficiência,
enfim, todos em que os beneficios do WATSU serão favoráveis. No
momento, eu estou de férias, no Rio de Janeiro, onde também estou
desenvolvendo o WATSU. Tinha idéia de ir a BH para, realizar também
essa divulgação, mas não consegui uma piscina disponivel
para essas Oficinas que estou desenvolvendo, das quais obtive um ótimo
resultado na ilha. Acho que a idéia é mais ou menos essa... Se
você achar legal, podemos ir conversando. Me coloco a disposição
para
qualquer coisa que necessitar. Tendo utras idéias, ou alguma dúvida
ou sugestão, mande-me um , e tendo MSN, o meu e-mail é: vini__floripa@hotmail.com .
Ficarei feliz em poder ajudar ! Abraços. Vinicius F. Fracassio