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PERGUNTAS E RESPOSTAS ANTERIORES
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3746.
A hidroginástica pode ser aplicada para crianças-
14/07/2008
Gostaria de saber se a hidroginástica pode ser aplicada para crianças
.A partir de que idade e quais são seus benefícios? Aline Cristina
do Nascimento Santos
Oi Aline, veja a participação da consultora Profa.Ms. Linda Denise
Fernandes Moreira Pfrimer(currículo) que
gentilmente lhe sugere:
A hidroginástica é uma modalidade que proporciona
o desenvolvimento da aptidão física geral, com melhora do condicionamento
cardiorespiratório, da força muscular e da flexibilidade, além
de contribuir para o desenvolvimento da propriocepção, da coordenação
motora e do equilíbrio corporal. Todos esses fatores são preconizados
como benéficos no treinamento físico de crianças, portanto,
a hidroginástica pode perfeitamente ser proposta para este público.
Contudo, há que se tomar um grande cuidado, pois a abordagem das crianças
através dos exercícios físicos deve ser feita de forma lúdica
e imaginativa, sem que a criança execute os movimentos preocupada com
o número de repetições ou a intensidade dos exercícios.
Uma aula de hidroginástica para crianças deverá respeitar
o estágio de desenvolvimento bio-psicológico das mesmas. Assim,
o nível da água na piscina deverá se ajustar ao tamanho
das crianças (água entre a cicatriz umbilical e o apêndice
xifóide), para que elas consigam se locomover com liberdade, porém
aproveitando a resistência da água para a promoção
de uma maior intensidade de esforço. Tanto o aquecimento como a parte
principal da aula deverão propor atividades que solicitem o sistema neuromuscular
e cardiorespiratório através de brincadeiras, estafetas, tarefas
a serem cumpridas, desafios, jogos, dentre outros. A música poderá ser
amplamente explorada durante as aulas, podendo-se trabalhar com diferentes ritmos
gerando diferentes padrões de movimento na água. Além disso, é interessante
a introdução de diferentes materiais, aos poucos, durante as aulas,
para que as crianças trabalhem e experimentem formas, cores, tamanhos
e movimentos diversificados.
Lembrem-se, a hidroginástica, assim como muitas outras modalidades
de exercícios, pode ser proposta para o público infantil, desde
que a aula inteira seja planejada em função das crianças,
para que o exercício seja apenas uma conseqüência da diversão
e do entretenimento.
Leia mais:
Crianças
na Hidroginástica
3747. Avaliação física da terceira
idade para aulas de hidroginástica- 14/07/2008
Olá, gostaria de saber onde posso encontrar um protocolo adequado para
avaliação física de alunos de terceira idade para aulas
de hidroginástica? Desde já agradeço a atenção.
Carla Picolotto
Oi Carla, veja a participação da consultora Profa.Ms. Linda Denise
Fernandes Moreira Pfrimer(currículo) que
gentilmente lhe sugere:
Até o momento, não foi validado nenhum protocolo de
testes físicos realizados na piscina específicos para idosos. Porém,
isso não atrapalha em nada o trabalho do professor de hidroginástica
já que é possível utilizar os mesmos testes de capacidade
funcional realizados fora da água para avaliar a aptidão física
do idoso conseguida através do treinamento com a Hidroginástica.
O idoso treina através da hidroginástica visando executar melhor
suas tarefas do dia-a-dia fora da água, então os testes comuns
realizados fora do meio líquido são adequados. No livro Avaliação
do Idoso – física e funcional, editado por Sandra Marcela Mahecha
Matsudo, você terá acesso a inúmeros testes físicos
e funcionais, além de vários questionários que lhe possibilitarão
acompanhar o rendimento dos seus alunos idosos.
Leia mais:
A avaliação do nível
de força em idosos
Avaliação
física para terceira idade na hidroginástica
Capacidade
aeróbia na hidro para terceira idade
3748. Aulas de hidro separadas por objetivo-
14/07/2008
Hoje em dia as aulas são divididas em aeróbias e neuromusculares
ou não existe essa diferença nas aulas de hidroginástica?
E se existe Por que? Marcelo Peres
Oi Carla, veja a participação da consultora Profa.Ms. Linda Denise
Fernandes Moreira Pfrimer(currículo) que
gentilmente lhe sugere:
Atualmente, o termo Hidroginástica significa nada mais do que exercícios
físicos realizados no meio líquido, predominantemente na posição
vertical, utilizando-se as propriedades físicas da água como recursos
de assistência ou resistência ao movimento. Existem inúmeras
subdivisões da Hidroginástica, como a hidroaeróbica, a hidrolocalizada,
a hidropower, dentre outras.
Dependendo do objetivo da aula, ela poderá englobar exercícios
visando o condicionamento cardiorespiratório do aluno, ou o trabalho neuromuscular
(força), ou ainda, os dois objetivos em uma mesma aula. Se o público
participante das aulas de Hidroginástica estiver praticando outra atividade
aeróbia além da Hidro, neste caso o professor de Hidro poderá optar
por enfatizar o trabalho neuromuscular em suas aulas, ou vice-versa. Contudo,
na grande maioria dos casos, os alunos de Hidroginástica praticam somente
esta modalidade, e se isso ocorrer, tanto o condicionamento cardiorespiratório
quanto o neuromuscular deverão estar presentes em todas as aulas, já que
ambos fazem parte da recomendação do Colégio Americano de
Medicina Desportiva como componentes essenciais para a saúde das pessoas.
O que normalmente ocorre é que dependendo da fase da periodização
do treinamento de uma determinada turma, o treino aeróbio ou o neuromuscular
terão ênfase durante as aulas.
3749. A gestante
pode ficar em decúbito frontal
(barriga para baixo) na hidro? Cuidados com a gestante na Hidro- 14/07/2008
Só para uma pequena discurssão com meu colegas, sou professor
de hidroginastica a 14 anos e minhas alunas perguntam bastante e respondo quando
tenho certeza, mas o quero saber é se a gestante pode ficar de barriga
pra baixo, de bruços na água, segundo matéria lida dizia
a pressão hidrostática pressionava e sufocava o bebê. Tambem
quanto ao abdominal na água se as mesmas podem tudo. Desde já agradeço.
Jose Audenicio da Silva
José, a consultora Profa.Ms. Linda Denise Fernandes Moreira Pfrimer(currículo) opina
o seguinte:
A hidroginástica trás inúmeros benefícios para
as gestantes:
- Ajuda a controlar o aumento de peso na gravidez pois promove um gasto calórico
intenso com o trabalho contra a resistência da água;
- Alívio da sobrecarga articular, já que na água existe
o empuxo (uma pessoa em pé com a água no nível dos ombros
chega a pesar somente 10% da massa corporal normal fora da água);
- Diminuição do inchaço nas pernas e pés, pela
ação da pressão hidrostática e do empuxo, que facilitam
o retorno venoso;
- Diminuição da circulação periférica com
o aumento do volume de sangue central. Cerca de 900 ml de sangue são
deslocados para o centro do corpo da gestante, garantindo mais oxigênio
e nutrientes para o bebê;
- Possibilita a prática da atividade física com valores seguros
de PA, mais baixos do que seria se a gestante estivesse fora da água;
- termorregulação facilitada na água;
- Fortalecimento muscular e correção postural.
Desta forma, a gestante se sentirá muito bem em uma
aula de hidroginástica desde que sejam tomados certos cuidados:
1. Entrar e sair da piscina pela rampa ou escada;
2. Evitar exercícios em decúbito dorsal(costas) por mais de 3
min (depois do 4º mês) já que o peso da barriga pode comprimir
a veia cava e a artéria aorta, causando hipóxia para a mãe
e o próprio feto;
3. Cuidado com exercícios de flexibilidade muito intensos, pois as grávidas
estão sob o efeito da relaxina, hormônio que faz com que todas
as articulações do corpo da gestante fiquem mais frouxas, com
maior instabilidade e maior risco de lesões;
4. Sempre que possível utilize o frequencímetro para o controle
da FC. A gestante deverá trabalhar a no máximo 75% da FCmáx
ou no estágio 7 em uma escala de 0 a 10 de percepção subjetiva
de esforço;
5. Ao sinal de dor, interrompa o exercício;
6. Aproveitar a pressão da água para o trabalho dos músculos
envolvidos na respiração;
7. Após o 4º mês, trabalhar em base de sustentação
mais larga, sempre com pernas afastadas (evitando bater os joelhos na barriga).
8. Evitar movimentos excessivamente vigorosos, principalmente saltos para fora
da água;
9. Após o quinto mês evite movimentos de rotação
de tronco, já que a barriga grande se transforma em uma enorme superfício
de atrito com a água;
10. Evitar a manobra de valsalva (ficar em apnéia por longo período);
11. Gestantes devem se exercitar com água até 31º C, para
facilitar a termorregulação. NUNCA treinar em água com
temperatura acima de 32º C, já que o bebê ainda não
sabe fazer termorregulação e as altas temperaturas são
bastante prejudiciais a ele.
Não há perigo nenhum em gestantes praticarem exercícios
de barriga para baixo, o cuidado deve ser tomado para não passarem mais
de 3 minutos de barriga para cima. Os abdominais são recomendados, devendo-se
evitar as rotações de tronco após o 5º mês.
3750. Padronização dos métodos
de treinamento na hidroginástica- 15/07/2008
Qual o melhor padrão, o procedimento metodológico ideal desenvolvido
pelo professor de hidroginástica, e em que nível se classifica
com relação a atuação dos profissionais dos outros
países? Essa é uma questão que pretendo utilizar como
fonte de pesquisa para o mestrado, seria de grande valia, contribuindo pra
expansão de nossos conhecimento e valoriazação. Obrigada.
CINTIA LIVIA MIRANDA SCHER
Olá Cintia, vamos ver posição de nossa consultora Profa.
Renata Nakata Teixeira(currículo):
Cara Cíntia, Felizmente não existe um "padrão
ideal" que deva ser adotado por professores de hidroginástica. Esta
tendência de se padronizar procedimentos metodológicos, como você mesmo
citou, limita e subestima o conhecimento e a capacidade dos profissionais de
Educação Física. Um trabalho de qualidade deve ser baseado
em estudos científicos que atualmente são escassos nesta área.
Boa sorte e sucesso em seu Mestrado.
3751. Como conseguir
reservar espaço público
para recreação?- 15/07/2008
Como fazer uso de um espaço público como, parques e praças
em prol do lazer e da recreação dos alunos ou até mesmo
da população em geral e quanto à dificuldade de agendar-se
horários nos locais que deveriam ser públicos, e que na verdade
servem interesses de uma minoria? Antônio Rodrigues de Souza
Antônio, vamos ver posição do nosso consultor Prof. Volney
Paulo Guaranha®(currículo):
Olá Antônio, parabenizo pelo desejo de manifestar
os interesses do lazer em benefícios da comunidade. Primeiramente você deve
se dirigir a administração do parque ou da praça em que
deseja realizar a sua atividade, levando um projeto de inclusão de atividades
de lazer e recreação naquele local, informando objetivos, publico
alvo, período de execução e desenvolvimento. Algumas praças
precisam de autorização via prefeitura. Se informe e boas atividades,
depois nos comunique como esta sendo realizado seu projeto.
Referências Bibliográficas
Organização
das Atividades de Recreação - NICANOR MIRANDA - Editora: ITATIAIA
Prof. Volney Paulo Guaranha® – cref 008838/SP
3752. Recreação
na Escola- 15/07/2008
A maioria das atividades ministradas nas aulas das séries iniciais são
recreativas, gostaria de saber se para trabalhar com recreação
a escola me dá algum tipo de noção, ou não tem
nada a ver? Sandra Mara Silveira - Profa. E.F.
Sandra, vamos ver posição do nosso consultor Prof. Volney Paulo
Guaranha®(currículo):
Olá Sandra, a indústria da recreação
esta presente em uma série de segmentos voltados não só à educação
mas também ao lazer. Na educação infantil, em escolas existe
sim a preocupação com o processo pedagógico do educando
e a busca de suas potencialidades quanto ao desenvolvimento motor, afetivo, cognitivo
e social. Nada impede de você aplicar as atividades que são inseridas
na escola em qualquer outro local. Prof. Volney Paulo Guaranha® – cref
008838/SP
Referências Bibliográficas
A criança em movimento. Jogo, prazer e transformação.
São Paulo. FTD. 1998. GALLARDO, Jorge Sergio Pérez
Manual
teórico Pratico de Educação Física - Maria
Rodrigues - Ed icone
3753. Histórico
dos jogos de estafeta- 15/07/2008
Estou precisando de um grande favor, preciso conseguir um histórico
dos jogos de estafeta (onde surgiu, quando, por quem etc), para um trabalho
da faculdade e não encontrei em site nenhum. Será que você poderia
me ajudar? Desde já agradeço, Lucas
Lucas, talvez essa resposta não atenda seu trabalho por já ter
passado, mas fica a informação a fim de ajudar outros internautas,
veja o que o nosso consultor Prof. Volney Paulo Guaranha®(currículo) nos
traz:
Olá Lucas, você irá encontrar em literaturas
específicas da recreação e lazer. Pesquise nestas obras
que você encontrará algumas respostas para sua pergunta. Segue algumas
publicações que podem te auxiliar nesta questão.
Referências Bibliográficas
Recreação,
jogos recreação - Solange L. F., Adriana G. B., Luciana
C. F., Magda D., Rosana H. Paulo – Sprint
Jogos
dirigidos, para grupos, recreação e aulas de E.F. - Silvino José Fritzen
- Petrópolis
100
JOGOS PARA GRUPOS - Ronaldo Yudi K. Yozo - Ágora - 1996
200
Jogos Infantis. Editora: Itatiaia. Nicanor Miranda
210
Jogos Infantis. Editora: Itatiaia. Nicanor Miranda
268
jogos infantis. Rio de Janeiro. Vila Rica: 1991.
PIMENTEL, Figueiredo & RABELO, Vitória.
Sem mais,
Prof. Volney Paulo Guaranha® – cref 008838/SP
3754. Se o que planejei
não deu certo o que
fazer na recreação?- 15/07/2008
Como preparar uma aula dinâmica e quando mudar de atividade durante a
aula? Se tudo que planejei não for bem sucedido na aula o que devo fazer?
Priscila Andrade
Priscila, veja o que o nosso consultor Prof. Volney Paulo Guaranha®(currículo) nos
traz:
Olá Priscila, primeiramente você conhecer o perfil
de seu público para obter sucesso em sua dinâmica. Caso você não
conheça, como na maioria das atividade de recreação, você deve
ter um leque de opções de atividades já preparadas, pois
servirão de suporte para a realização das mesmas. Existem
no mercado diversas publicações de dinâmicas. Pesquise o
assunto que queira abordar e comece a produzir o material necessário e
mãos a obra.
Prof. Volney Paulo Guaranha® – cref 008838/SP
Referências Bibliográficas
Dinâmicas
e Recreação e jogos - SILVINO JOSÉ FRITZEN - Editora:
VOZES
Dinâmica
de Grupo. Rio de Janeiro. Qualitymark, 1999. MILITÃO, Albigenor & Rose.
S.O.S
Dinâmica
de grupo - Balduíno A. Andreola - Vozes - 2003
3755. Atividades para pais e filhos-
15/07/2008
Todos os anos no dia dos pais tenho que realizar atividades
para pais e filhos... são mais de 500 pessoas dentro de um ginásio. Gostaria de sugestões
de dinâmicas para grandes grupos animadas porque as minhas se esgotaram...estou
muito repetitiva. Fernanda
Fernanda, veja a sugestão de nosso consultor Prof. Volney Paulo Guaranha®(currículo) :
Olá Fernanda, uma excelente opção para obter
sucesso é a realização de uma Matroginástica (arte
de exercitar o corpo entre pais e filhos) ou então o planejamento de gincanas
de estafetas e gincanas de circuito. No próprio site do CDOF você irá encontrar
estas respostas. Boa sorte e depois nos passe as atividades que você planejou.
Sem mais, Volney
Prof. Volney Paulo Guaranha® – cref 008838/SP
Referências Bibliográficas
Matroginastica – Mauro Guselinni
3756. Recreação
com pneus- 15/07/2008
GOSTARIA DE SABER SE A TEM ALGUMA AULA DE RECREAÇÃO PARA CRIANÇAS
DE 6 ANOS UTILIZANDO PNEUS? ROSANGELA
Rosangela, veja a sugestão de nosso consultor Prof. Volney Paulo Guaranha®(currículo) :
Olá Rosangela, este equipamento é rico de ser
explorado. Os pneus podem ser deslocados de um lado para o outro com o auxilio
da criança, sozinhas ou em grupos, transpor entre eles por cima e por
dentro, rolar sobre os pneus, brincadeiras do coelho sai da toca é uma ótima
opção de atividade, montar desenhos com as crianças, como
por exemplo, um foguete feito de pneus introduzindo uma historia no contexto,
utilizar as técnicas de pintura em pneus, trabalhando coordenação
motora fina, criatividade e depois brincar com os pneus. Isso são apenas
uma prévia de atividades que você pode realizar, mas se utilizar
da capacidade criadora sua irá realizar ótimas atividades. ROSANGELA
Prof. Volney Paulo Guaranha® – cref 008838/SP
Referências Bibliográficas
Recreação
1000 com Acessórios - Guilherme
3757. Trabalho de
recreação em condomínio-
15/07/2008
Sou recém formada em E.F e iniciei uma trabalho em condomínio
para um grupo de 8 alunos. Gostaria de realizar uma atividade que possa chamar
a atenção de todo do condomínio para a prática
da atividade física, e gostaria de fazê-lo de forma lúdica,
com gincanas, brincadeiras, porém não tenho experiência
na área. Tenho dúvidas se conseguiria com brincadeiras e recreação
prender a atenção de todas as populações e assim
atingir meu objetivo.
Muito obrigada e parabéns pelo site. Ariana Mertins
Ariana, veja a sugestão de nosso consultor Prof. Volney Paulo Guaranha®(currículo) :
Olá Ariana, você deve fidelizar os seus
clientes, realizando atividades em que todos moradores do condomínio saibam
da existência de sua presença. Como dica sugiro um plano de marketing
forte em elevadores e correspondências via folders para a casa dos moradores.
Deixe sempre uma programação anexada em algum local de fácil
visualização com cores fortes e vibrantes, além de estar
uniformizada com fantasias ou adereços para atrair novos moradores.
Sem mais,
Prof. Volney Paulo Guaranha® – cref 008838/SP
Referências Bibliográficas
Jogos
recreativos para clubes, academias, hotéis, acampamentos, spas e colônias
de férias - Hector Civitate
Leia mais:
Colônia de Férias
para condomínio
Prestações
de serviços em condomínios
Projeto
de Recreação para escolas e condomínios
fechados
Recreação
em condomínios e a burocracia
Projeto
de recreação para condomínios e
sua burocracia
3758. Gincana
de Habilidade para 5ª a
8ª - 15/07/2008
Sou aluna de Educação Física, e preciso de uma ajuda.
Tenho que bolar uma gincana de habilidade, para alunos de 14 à 18 anos.
Vocês podem me dar algumas dicas? Edmárcia Teixeira
Edmárcia, veja a sugestão de nosso consultor Prof. Volney Paulo
Guaranha®(currículo) :
Olá Edmarcia, Você poderá executar as atividades
de gincanas para este público dando desafios a eles, como por exemplo,
perguntas e respostas (tipo passa ou repassa), além de aplicar gincanas
de estafetas e/ou circuitos. Segue sugestões bibliográficas. Prof.
Volney Paulo Guaranha® – cref 008838/SP
Referências Bibliográficas
Recreação
na Sala de Aula 5º a 8º Série - Elizabeth Silva
Jogos
diversões em grupo - Volney J. Berkenbrock - Vozes - 2002.
Leia mais:
Gincana de habilidades
3759. Ludicidade nas aulas de natação-
15/07/2008
Após três anos acompanhando profissionais de natação
observei um desgaste e um tédio crescente nos praticantes...Gostaria
de implementar a parte lúdica para adultos nas aulas que eu faço...haveria
alguma didática sobre isso ou sites de pesquisa? Desde já agradeço.
Dirce Rodrigues
Dirce, veja a sugestão de nosso consultor Prof. Volney Paulo Guaranha®(currículo):
Olá Dirce, existem algumas literaturas referentes à pratica
de recreação e a ludicidade no meio liquido. Segue referências
links em que você ira encontrar estas informações. Prof.
Volney Paulo Guaranha® – cref 008838/SP
Referências Bibliográficas
Recreação
aquática - Claudia Alexandre Queiroz - SPRINT
Jogos e Brincadeiras Aquáticas - Edson Luiz de Lima - Ed. fontoura
www.sprint.com.br e www.phorte.com.br
3760. Jogos cooperativos para adolescentes- 15/07/2008
JOGOS COOPERATIVOS PARA ADOLESCENTES. TIO QUINHO
Tio Quinho, veja a sugestão de nosso consultor Prof. Volney Paulo Guaranha®(currículo):
Olá Tio Quinho, os jogos cooperativos para adolescentes
são praticamente os mesmos aplicados ao público adulto, o que irá diferenciar
as atividades são suas habilidades na execução das atividades,
ou seja, a abordagem que você comandará as atividades. Boa sorte
e bom trabalho.
Prof. Volney Paulo Guaranha® – cref 008838/SP
Referências Bibliográficas
Jogos
Cooperativos - Fabio Brotto- Santos,
1997, ed. Projeto cooperação.
Jogos
Cooperativos -Jader Denicol do Amaral
Jogos
Cooperativos para educação infantil - REINALDO
SOLER - Rio de Janeiro. Sprint: 2003.
3761. Meu filho é muito
magro- 15/07/2008
TENHO UM FILHO DE 14 ANOS QUE PESA 42 KG, ALIMENTA POUCO,
TEM 1,71cm, SUA MASSA MUSCULAR É PEQUENA, ELE
E MUITO MAGRO E ISSO TEM TRAZIDO MUITOS PROBLEMAS. ELE
SE ACHA MUITO MAGRO E NEM DE CASA QUER SAIR MAIS. GOSTARIA
DE SABER QUAL
O SUPLEMENTO ALIMENTAR ELE PODE USAR E QUAL ATIVIDADE ESPORTIVA E MAIS ACONSELHADA
PARA SUA IDADE. SANDRA REGINA ROCHA GOMES
Prezada Sandra, veja a o retorno de nossa consultora Profa.Esp. Melina Branco
Barbosa Corrêa(currículo):
Cara Sandra, a atividade esportiva a ser praticada deve ser
escolhida por ele. Deve ser uma atividade que ele goste e que se sinta motivado.
Quanto a suplemento alimentar e orientações a respeito de alimentação
quem pode dar a melhor orientação é uma nutricionista. Boa
sorte!! abraço . Melina
Veja a participação também do nosso consultor
Prof. Esp. Marcelo Barros de Vasconcellos (currículo):
Sandra, Por volta dos 12 anos às crianças manifestam
o “segundo crescimento”, sua filha pode ter atrasado este processo
e crescido bastante e o corpo precisa de alguns meses para se reajustar ao novo
tamanho. A realização da atividade de ser compartilhada com a sua
filha, para que você não inicie uma modalidade que ela não
tem afinidade e logo desanime.
Sugiro a consulta ao nutricionista para maiores informações sobre
alimentação adequada. Grande abraço, Marcelo Barros
Leia mais:
Algumas dicas para nutrição
de adolescentes
3762. Trabalhando
com crianças pequenas
sem a plataforma na piscina- 15/07/2008
Comecei a dar aula de natação infantil em uma escola particular,
para crianças de 3 a 6 anos mas deparei com algumas dificuldades como
piscina profunda (1,30m), 5 alunos por turma com tempo máximo de 15
minutos e diferentes níveis de aprendizado. Sei que a plataforma me
ajudaria mas a escola não pensa e adquirí-la no momento. Gostaria
de algumas dicas de como trabalhar a adaptação ao meio líquido
e a iniciação ao nado nessas condições. Obrigada
e um abraço a todos! Márcia Cardoso
Márcia, veja a o retorno de nossa consultora Profa.Esp. Melina Branco
Barbosa Corrêa(currículo):
Cara Márcia, apesar das dificuldades: pouco tempo, grupo
heterogêneo e piscina profunda, o trabalho tem que ser feito.
Nestas situações adversas é que crescemos e que criamos
as estratégias mais criativas. Posso te dar algumas dicas que me serviram
mas você tem que adequar a sua realidade criando suas aulas com o material
que tem.
Grupos heterogêneos são complexos para manter o envolvimento
e a motivação. Nestes casos o tratamento para cada um deve ser
diferenciado com o cuidado de não diminuir os fracos nem enaltecer excessivamente
os mais habilidosos. Acredito que pode se beneficiar das diferenças se
conseguir unir o grupo.
Para contornar as dificuldades da piscina profunda o espaguete é um
material de apoio importante. Em um grupo de 5, colocaria 3 com apoio do espaguete
enquanto auxílio dois alunos. Tudo muito próximo e dinâmico.
No caso de alguns não conseguirem ficar no espaguete, estes ficam com
você o tempo todo enquanto os outros trabalham com o espaguete.
Este material permite a adaptação ao meio e também o início
do trabalho de pernas.
O mais importante é seguir em frente fazendo um bom trabalho mesmo com
as dificuldades que possam surgir.
Boa sorte. abraço, Melina
Veja a participação também do nosso consultor Prof. Esp.
Marcelo Barros de Vasconcellos (currículo):
Márcia Cardoso, Preze pela segurança em primeiro
lugar nas suas aulas, acredito que essa dificuldade seja divida por muitas professores
de natação pelo Brasil. Sugiro uma adaptação com
material “macarrão”, de maneira que você trabalhe distâncias
curtas (2m à 3m) com cada criança, sempre caminhando de costas
para não perder a visão dos outros alunos e retornando de frente.
Mantenha o contato visual com eles e troque de aluno a cada 30”. Bom êxito
nas suas aulas,
Sugiro a leitura do livro
- MASSAUD,
M.G. Escola de Natação. Montagem e administração,
organização pedagógica do bebê à competição.
Rio de Janeiro: Sprint, 1999.
- VASCONCELLOS,
M. B. Natação Natural: Brincando e aprendendo a nadar com os
animais. Rio de Janeiro: Shape, 2007.
3763. Como o pai
pode ajudar no desempenho do atleta da natação?- 15/07/2008
Minha filha faz natação queria algumas dicas de exercícios
para ela treinar em casa, para ficar mais competitiva. Não tenho piscina,
e quero que ela ganhe mais fôlego e mais força nas pernas?Pablo
Ribeiro Medeiros de Melo
Pablo, veja a opinião da consultora Profa.Esp. Melina Branco Barbosa
Corrêa(currículo):
Caro Pablo, o mais importante para que sua filha se interesse
pela competição, é ela gostar do esporte que pratica. Para
isso, ela deve praticar este esporte, no clube, na academia, etc... com um profissional
especializado sem intervenção ou reforços externos. Como
pai você pode apoiar, acompanhar, valorizar as conquistas. Proporcionar
uma alimentação balanceada também ajuda. Você ainda
pode auxiliar criando a oportunidade dela brincar ao ar livre, correndo, andando
de bicicleta, atividades que vão colaborar para seu desenvolvimento e
facilitar a prática de qualquer esporte que ela se interesse.
Através de atividades lúdicas e prazerosas sua filha pode ganhar
o fôlego e a força nas pernas que você procura.
Boa sorte!!!! Melina
Veja a participação também do nosso consultor Prof. Esp.
Marcelo Barros de Vasconcellos (currículo):
Pablo, os exercícios que possuem características
semelhantes à natação vão ajudar na melhora do desempenho
da sua filha. Ela pode usar a praia para se exercitar e todas as outras modalidades
ligadas à água (pólo aquático, nado sincronizado,
mergulho, surf). Sugiro o trabalho em casa de percepção corporal
na frente do espelho, onde ela faz uma análise da braçada dela
e compara com vídeos de nadadores recordistas. Exercícios aeróbios
(caminhada, esteira, bicicleta e corrida) vão ajudar na melhora do fôlego
da sua filha. Grande abraço, Marcelo Barros
3764. É necessário um salva-vidas na
aula de natação ?- 15/07/2008
Gostaria de saber se um professor pode ficar numa piscina com seus alunos
sem a presença de um guardião, sendo que se trata de uma piscina
de condomínio. Aguardo resposta, obrigada. Elisabete Souza da Costa
Pablo, veja a opinião da consultora Profa.Esp. Melina Branco Barbosa
Corrêa(currículo):
Cara Elisabete, acredito na necessidade de se ter um salva-vidas
nas piscinas de condomínios mas não existe esta preocupação
por parte das administradoras nem dos síndicos. A aula em si, não
apresenta problemas, pois estamos acostumados a dá-la sem a presença
de salva-vidas, o que nos torna responsáveis pelo aprendizado e a segurança
de nossos alunos. O grande problema não é o professor dar a aula
sem um guardião, mas sim esta piscina não ter um guardião
para quem não está em aula. A grande preocupação
deveria ser com a ausência de um guardião nas diversas piscinas
em todos os novos condominios. A responsabilidade da segurança dos alunos
em aula independe da presença do salva-vidas, tanto que academias não
tem este serviço. Boa sorte!!!! abraço, Melina
Veja a participação também do nosso consultor
Prof. Esp. Marcelo Barros de Vasconcellos (currículo):
Por lei toda piscina de uso público deve estar sob supervisão
de um guardião de piscina, entretanto para professores de educação
que possuem a carteira de guardião (estão habilitados) de piscina
não se faz necessário o guardião. Sugiro propor ao síndico
que normalize a situação para todos os condôminos possam
adentrar na piscina com mais segurança. “Prevenção é a
ciência das atitudes, que modifica, do acaso para o previsível” Maiores
informações podem ser obtidas no Grupamento marítimo do
corpo de bombeiros G-MAR. Grande abraço, Marcelo Barros