Home |CDOF Responde | Cadastro de Usuários | Cadastro de Consultores|


 

Dom, 21/12/08 16:29

PERGUNTAS E RESPOSTAS ANTERIORES AO CDOF RESPONDE
CONSULTORIA GRATUITA CDOF

Obs: para procurar pelo tema utilize o sistema de busca

1641. Como organizar uma aula de recreação?- 05/05/2005
Como organizar uma aula de recreação? Quais os principais atributos pra a aula, e como manter sempre a atenção das crianças? Keyla
Oi Keyla, veja o que pensa o Prof. Maurício leandro (Choquito):
Olá Keyla!
    Para organizar uma aula de recreação são necessárias algumas informações importantes. Procure saber qual a faixa etária dos seus alunos, quais são os recursos materiais e de infra-estrutura e a duração da aula. Estabeleça um objetivo a atingir, por exemplo, desenvolvimento motor das crianças. Assim você terá mais facilidade na hora da escolha das atividades recreativas a serem trabalhadas. Aqui mesmo na Cooperativa temos muitas atividades que podem ser trabalhadas em uma aula recreativa. Acesse o link http://www.cdof.com.br/recrea11.htm#2 e sirva-se destas atividades. Procure também recorrer a uma bibliografia que sugerimos neste site.
   Sobre a atenção das crianças existem o que chamamos de Códigos do Silêncio e estão disponibilizados aqui também!
Grato pela participação e aguardo novas questões!

Boa Sorte! Profº Mauricio "Choquito"
Leia mais:
Como fazer as crianças prestarem atenção nas brincadeiras


1642. Que reações neurofisiológicas ocorrem no corpo durante a recreação ?- 05/05/2005
Gostaria de saber quais os efeitos neurofisiológicos da recreação, ou seja, quando as pessoas estão alegres, que tipo de reações hormonais ocorrem em seus corpos? Maria Inês de Souza
Oi Maria, vamos ver o que o Prof. Maurício leandro (Choquito) nos diz:
   Olá Maria Inês! Muitas reações são as mesmas que acontecem em estado de êxtase! Mas dependerá muito da atividade, do estado emocional e das circunstâncias em que acontecem as atividades recreativas. Sabemos que a adrenalina sobe, há uma aceleração do ritmo cardíaco principalmente em atividades recreativas aliadas à atividade física. Nós também procuramos literatura específica sobre o assunto, mas fisiologistas acreditam que sejam as mesmas reações que acontecem em um momento de felicidade. Grato pela participação e aguardo novas questões!
Boa Sorte! Profº Mauricio "Choquito"

Olá, recebi a resposta da questão sobre o efeito neurofisiologico da recreação e achei-a muito evasiva, retifico minha pergunta: Seria possível realizar uma pesquisa tanto do ponto de vista qualitativo e quantitativo sobre os efeitos (benefícios) neurofisiológicos da recreação, especificamente na área hospitalar,ou seja, falando metabolicamente?
Sim seria. O difícil de se fazer uma pesquisa clinica é o acompanhamento das pessoas envolvidas e a ética nos trabalhos.
Grato pela participação e aguardamos novas questões!
Boa Sorte!
Profº Mauricio "Choquito"

Retorno com a colaboração do Profº Drº Luiz Fernando Lobo Leandro:
OLÁ MARIA INÊS!
A reação de prazer que o exercício físico proporciona é a partir da liberação das endorfinas, que atuam no cérebro e como mediadores químicos no hipotálamo. Toda transmissão entre as células cerebrais deve ocorrer a partir de mediadores químicos que orientam quais os centros que devem receber impulso sensitivo. E partir desta excitação haverá uma resposta motora qualificada. O hipotálamo é o centro neurovegetativo que determina alguns dos comportamentos do seres humanos. Por exemplo: O hipotálamo faz o controle da glândula supra renal que libera ADREANLINA, entre outras substâncias. Ou seja, quando estamos alegres pela participação de uma atividade prazerosa como qualquer atividade recreativa, ou ganhamos um jogo mesmo ele sendo de forma lúdica, as endorfinas são liberadas e por conseguintes temos a sensação de êxtase.
Grato pela participação e aguardamos novas questões!
Boa Sorte!
Profº Mauricio "Choquito"


1643. Uma atividade induzida ou forçada pode ser considerada recreação ?- 05/05/2005
RECREAÇÃO é o fato ou o momento, ou a circunstância que o indivíduo escolhe espontaneamente e deliberadamente, através do qual ele satisfaz (sacia) seus anseios, vontades ou seu lazer. Entendendo essas conceituações que são encontradas no Livro "Trabalhando com Recreação" - Cavallari, Vinícius - Partindo do conceito acima se o indivíduo escolhe espontaneamente o que fazer. Por que tem que seguir uma programação ex: na escola se ele não for leva falta, então ele foi induzido, forçado a fazer a recreação. Outro exemplo é no hotel; lá esta uma programação e às vezes o indivíduo só vai incentivado porque o colega, amigo, esposa... Vai. Então minha pergunta é isto pode ser considerada recreação? Abraço. Tio sol.
Tio Sol, o Prof. Maurício leandro (Choquito) lhe retorna o seguinte:
   Olá Tio Sol! Na escola o indivíduo não vai especificamente para recrear-se, mas sim para compor seu desenvolvimento educacional, sendo a marcação da falta um fator determinante para que ele compareça a todas as aulas. Já em um hotel, deve sempre haver uma programação que é sugestiva, ou seja, ele participa se quiser. É por isso que a maioria dos hotéis tem sempre mais de uma opção de atividade de lazer. A participação de qualquer atividade de lazer, seja ela recreativa ou não, está ligada à "motivação" que é intrínseca. Esta motivação poderá ter um "estímulo" externo como o convite do colega ou esposa, uma música, uma chamada ao microfone. Mas ainda assim ele pode escolher se vai ou não participar. Sendo assim, as atividades de um hotel ou em uma escola, que tenha características recreativas, podem sim ser consideradas recreação. Grato pela participação e aguardo novas questões!
Boa Sorte! Profº Mauricio "Choquito"

1644. Músicas Novas- 05/05/2005
Trabalho como voluntária nos fins-de-semana para um grupo de Bandeirantes (semelhante aos escoteiros) na faixa etária de 9 à 11 anos. Gostaria de aprender músicas novas (e você tem bastante) como farei? Susy
Susy, vamos ver o que sugere o Prof. Maurício leandro (Choquito) :
   Olá Susy! Você poderá acessar o link www.cdof.com.br/recrea11.htm#2 e servir-se de músicas que sugerimos. Com relação ao ritmo, ainda não pudemos colocá-los neste site. Veja no site: www.hani.pro.br do Profº Mestre Hani Awad e adquira o CD que foi produzido por este excelente profissional. Outro professor que vende seu CD é o Profº Marcos Rogério e possui o site www.marcosrogerio.com.br . Veja também em lojas de cd's, algum que tenha cantigas de roda para que você possa aplicá-la. o CD Brinquedo do Edinho Paraguaçu .
Divirta-se e aproveite! Grato pela participação e aguardo novas questões!
Boa Sorte! Profº Mauricio "Choquito

1645. Jogos para menores de 3 anos.- 05/05/2005
Gostaria de especificações sobre quais as brincadeiras e jogos aplicar para menores de 3 anos. Obrigada. Ana Carla
Oi Ana, o Prof. Maurício leandro (Choquito) sugere:
    Olá Ana Carla! Você poderá acessar o link www.cdof.com.br/recrea11.htm#2 e servir-se de algumas atividade que sugerimos. Analise a fase do desenvolvimento motor e cognitivo em que essas crianças estão. Umas boas referências para essa pesquisa são os livros:
- AWAD, Hani Zehdi Amine. Brinque, Jogue, Cante e Encante com a Recreação: Conteúdos de Aplicação Pedagógica. Teórico/Prático. Jundiaí, Editora Fontoura, 2004
- PIMENTEL, Giuliano. Lazer, fundamentos, estratégias e atuação profissional. Jundiaí. Fontoura, 2003.
Nesses livros os autores sugerem atividades. Grato pela participação e aguardo novas questões! Boa Sorte!
Profº Mauricio "Choquito"


1646. Qual a idade para trabalhar recreação?- 05/05/2005 - Cris
Oi Cris, o Prof. Maurício leandro (Choquito) responde:
   Olá Cris! Se você se refere ao recreador, até quanto você estiver em condições! Se você se refere ao participante: Absolutamente TODAS! Existem atividades próprias para cada faixa etária, considerando as características de cada uma delas. No link www.cdof.com.br/recrea11.htm#2 sugerimos atividades para as diversas faixas etárias.
Grato pela participação e aguardo novas questões! Boa Sorte! Profº Mauricio "Choquito"


1647. História das colônias de férias no Brasil- 05/05/2005
Gostaria de saber sobre a história de como surgiram as colônias de férias no Brasil e no mundo. Mañana Pinheiro
Oi Mañana, o Prof. Maurício leandro (Choquito) responde:
   Olá Mañana! No Brasil as colônias de férias surgiram com as colônias feitas para atenderem funcionário e famílias de empresas como CESP e foram se aperfeiçoando através de grupos religiosos que se reuniam para cultos em lugares afastados de cidades onde deveriam ter opções de lazer. Sugiro que você pesquise nos livros do autor Hector Civitate.
Acampamento - Organização e atividades - Hector Civitati - Sprint
Jogos de Salão - Hector Civitati - Sprint
Jogos recreativos - Hector Civitate
Jogos recreativos para clubes, academias, hotéis, acampamentos, spas e colônias de férias - Hector Civitate

Grato pela participação e aguardo novas questões! Boa Sorte! Profº Mauricio "Choquito"

1648. Recreação para grupo pequeno após a escola- 05/05/2005
Iniciei um trabalho com recreação numa escola privada, onde as crianças ficam na mesma após a aula, pois os pais não têm como buscá-las. O meu problema é que tenho poucas crianças (05) o que dificulta o planejamento de atividades recreativas. Além disso, conforme os pais vão buscando-os o grupo fica menor ainda, e apenas dois alunos ficam até o final. Já tentei de tudo, brincadeiras, vídeos, circuitos, e o pior é que eles ficam desmotivados, o que é frustrante para mim. Gostaria de umas dicas legais para ocupar as duas horas que eles têm que ficar comigo, de forma divertida. Simone Pedroso
Oi Simone, vamos ver a sugestão do Prof. Maurício leandro (Choquito) :
    Olá Simone! Minha sugestão é que você realize atividades manuais que os coloque em uma condição de raciocínio e concentração, tais como recorte e cola, oficina de artes. Você tem que realizar atividades que não necessitem de muitas pessoas para que ela aconteça. Talvez assim consiga melhorar o estímulo. Dica, tente não cair no descrédito de seus alunos, pois assim será impossível realizar qualquer atividade. Tente surpreende-los com estórias com movimentação, onde eles são os personagens. Aqui no link www.cdof.com.br/recrea11.htm#2 você encontrará algumas atividades que talvez funcionem. Grato pela participação e aguardo novas questões! Boa Sorte! Profº Mauricio "Choquito"

1649. Projeto de Recreação para escolas e condomínios fechados- 05/05/2005
Estou cursando o segundo ano de educação física na UniFMU, estou começando um projeto de Recreação em escolas e condomínios fechados o ano todo. Quero trabalhar com crianças dos 4-11 anos, e com 4 monitores. No início trabalharemos com 30 a 40 crianças. Gostaria que vocês dessem algumas dicas de como montar este projeto e como podemos conseguir patrocínio e divulgá-lo para as escolas e condomínios.Obrigado. William
Oi William, o Prof. Maurício leandro (Choquito) sugere:
  Olá William! Basicamente um projeto de intervenção, que é o seu caso, deve ter alguns tópicos que são:
Justificativa: Trata-se de mostrar a situação de uma região ou local a fim de evidenciar a relevância da inclusão deste projeto.
Objetivos: Mostram quais objetivos serão buscados através da inclusão do projeto. Exemplo: Promover integração entre os moradores. O objetivo tem que ter uma importância grande, para justificar investimentos.
Desenvolvimento: Como, quando e com que freqüência irá acontecer a intervenção. Com quantos profissionais você trabalhará. E muito importante é a Planilha de Custos: onde você descreverá os valores a serem investidos. Lembre-se que todos que lêem projetos querem objetividade, não escreva nada muito grande!
   Com relação ao patrocínio, só conheço uma maneira: mostrando um projeto e solicitando verba. Quanto mais bem escrito o projeto, mais chance de conseguir verba. Grato pela participação e aguardo novas questões! Boa Sorte!
Profº Mauricio "Choquito"
Leia mais:
Modelo de Projeto
Colônia de Férias para condomínio

1650. Criança prefere o futebol a recreação - 05/05/2005
Gostaria de saber se é comum a criança se interessar mais por futebol do que recreação. Sou voluntária em uma entidade e sempre tem alguma criança que não faz. Sei que com o tempo vou conquistá-la, mas gostaria de saber se é normal... Muito obrigado pela atenção. Camila Stanzani
Oi Camila, o Prof. Maurício leandro (Choquito) nos traz:
Olá Camila!
    Perfeitamente normal! Eu quando era criança sempre joguei bola, um craque é claro, e preferia futebol às brincadeiras. Hoje reconheço a importância delas e te dou uma dica: Faça atividades pré-desportivas de futebol. Os alunos irão se motivarão e se desenvolverão através destas atividades e com um detalhe a mais: o prazer! Estarão brincando e se divertindo enquanto praticam tais atividades! Quando estas crianças estiverem participando com mais entusiasmo de suas atividades, proponha atividades diferentes e verás o resultado! Algumas delas estão descritas no link http://www.cdof.com.br/recrea14.htm#1 ! Acesse e sirva-se!
Grato pela participação e aguardo novas questões! Boa Sorte! Profº Mauricio "Choquito"

1651. Público em diversas faixas etárias e a dificuldade na participação- 05/05/2005
Trabalho como recreacionista em um spa estou com uma dificuldade enorme em fazer os pacientes participarem das atividades. Meu público é muito variado (a idade deles varia de 10 a 80). E isso me obriga a fazer atividades neutras (pra qualquer idade) causando reclamações. O que devo fazer? Meu emprego esta em jogo! Baru (Rodrigo)
Oi Baru, o Prof. Maurício leandro (Choquito)lhe aconselha:
Olá Rodrigo Baru!
   Vamos evitar reclamações! Tente montar uma programação onde há horários pré-definidos para cada faixa etária! No link www.cdof.com.br/recrea10.htm tem algumas atividades que lhe podem ser úteis. Sirva-se! Lembre-se sempre de adequar as faixas etárias! Verifique também como está aplicação das atividades, pois um bingo por exemplo, se feito de uma forma descontraída, agrada a gregos e troianos! Analise bem, e programe-se antes! Tudo isso irá te ajudar!
Grato pela participação e aguardo novas questões!
Boa Sorte! Profº Mauricio "Choquito"

1652. Número mínimo de recreadores para uma recreação - 05/05/2005
Gostaria de saber se é obrigatório ter um número elevado de pessoas para desenvolver recreações. Arnaldo Batista da Silva
Oi William, o Prof. Maurício leandro (Choquito)opina:
    Olá Arnaldo! O número de recreadores irá depender do nº de participantes, da atividade a ser executadas, do espaço físico em que acontecerá. Algumas empresas já têm um critério pré-estabelecido, sendo assim só devemos segui-lo.
Grato pela participação e aguardo novas questões!
Boa Sorte! Profº Mauricio "Choquito"

1653. Definição de tipos de jogos em recreação- 05/05/2005
Gostaria que se possível, o Prof. me ajudasse a dar as definições dos jogos motores, cooperativo, criativos, recreativo, pre-desportivo, teatrais, intelectuais, sensoriais. Sou estudante de educação física e meu professor pediu as definições de cada jogo. Se puder me ajudar fico muito grata. obrigada . Meire
Oi Meire, o Prof. Maurício leandro (Choquito) sugere algumas bibliografias para consulta:
Olá Meire! Indico algumas bibliografias para sua pesquisa:
- PIMENTEL, Giuliano. Lazer, fundamentos, estratégias e atuação profissional. Jundiaí. Fontoura, 2003.
2003.
- CAVALLARI, Vinicius Ricardo, Trabalhando com recreação- 4 ed. SP: ÍCONE, 2000;
- AWAD, Hani Zehdi Amine. Brinque, Jogue, Cante e Encante com a Recreação: Conteúdos de Aplicação Pedagógica. Teórico/Prático. Jundiaí, Editora Fontoura, 2004.
   Nesses Livros você terá as definições necessárias para seu trabalho. Grato pela participação e aguardo novas questões!
Boa Sorte! Profº Mauricio "Choquito"

1654. Atividades mais agressivas (de alto desenvolvimento motor) - 05/05/2005
Gostaria que me enviassem atividades para crianças (5 a 11 anos), agressivas. De modo que elas possam "liberar" toda essa energia. Aline Hypolito
Oi Aline, o Prof. Maurício leandro (Choquito) sugere:
    Olá Aline! Sugiro para crianças com este perfil, atividades de alto desenvolvimento motor como jogos pré-desportivos. No link www.cdof.com.br/recrea11.htm#2 você encotrará diversas atividades úteis ao seu objetivo. Sirva-se!
Grato pela participação e aguardo novas questões!
Boa Sorte! Profº Mauricio "Choquito"

1655. É preciso ser musculoso para trabalhar no resgate ?- 05/05/2005
PARA TRABALHAR NO RESGATE TEM QUE SER MUSCULOSO? POIS EU TENHO VIGOR FISICO E SAÚDE 1.68MTS E 60KG MAS NÃO SOU ASSIM. MEU GRANDE OBJETIVO É TERMINAR A FACULDADE(3º ANO) E FAZER PÓS EM ENFERMAGEM EMERGENCIAL. FERNANDO LEMOS
Oi Fernando, alguns consultores, em atenção a sua questão respondem:
Prof. Ms. Leonardo Duarte Picchi(currículo):
   Olha, Fernando! Não há necessidade alguma de ser musculoso para se trabalhar com resgate. Existem algumas exigências físicas para atuar no Corpo de Bombeiros (por serem Policiais Militares e seguirem normas internas), mas creio que esta não seja sua meta. Se fosse assim, as mulheres sempre teriam desvantagens quanto a isso e esse não é o caso, né?! Siga seus objetivos lembrando sempre que o importante pra salvar vidas é ter amor ao próximo.
Obrigado. Leonardo D. Picchi
Prof. Sergio Moreira(currículo) :
    Caro Fernando! Bom dia! E parabéns pela escolha do nosso site e principalmente pela pretensão de especializar-se pela emergência. Com relação ao seu questionamento, posso orientá-lo que: Musculoso você já é, pois seu corpo é constituído de muitos deles. Pode ser que no momento, eles não estejam preparados para assumir tal tarefa, pois algumas vezes necessitamos de usar a força física para desempenho do ofício. Mas posso garantir que não é o requesito principal, pois tenho muitas colegas de profissão e que são excelentes profissionais desempenhando brilhantemente a sua missão independente de suas forças físicas. O mais interessante é que você seja um profissional dedicado e atualizado, procurando sempre estar pronto a atuar em qualquer situação. Boa Sorte! Saudações cariocas. Sergio Moreira

1656. Desmaio após acidente- 05/05/2005
Tenho um paciente jovem que numa aula de educação física, caiu um colchão pesado sobre a jovem levando ao desmaio. Por que o desmaio? Filipe Torres Nunes
Filipe, veja o que nos retorna o coordenador da seção Prof. Fernando Barreiro (currículo):
   O desmaio é na verdade uma forma de defesa. O corpo, quando atingido por um trauma, tenta economizar energia, provocando o desmaio, na tentativa de direcionar fluxo sangüíneo para as partes vitais: cérebro / coração / rins.
Basicamente a explicação é essa. Claro que não podemos desconsiderar a lesão traumática na cabeça (TCE) e dependendo do caso, exames são necessários.

1657. Empresa de trânsito pode ministrar cursos para socorristas ?- 05/05/2005
UMA EMPRESA QUE MINISTRA CURSOS VOLTADOS PARA O TRÂNSITO(AUTOTRAN) PODE MONTAR UM CURSO DE FORMAÇÃO DE SOCORRISTAS? EXISTE A NESCSSSIDADE DE AUTORIZAÇÃO DE ALGUM ORGÃO ESPECIFICO PRA TAL EMPRESA FORMAR ESTES PROFISSIONAIS? O PRÓPRIO DONO PODE ASSINAR CERTIFICADO? QUEM PODE RECONHECER ESTE CERTIFICADO? UBIRAJARA GRACIANO
Olá Ubirajara, o Prof. Fernando Barreiro (currículo) responde a sua questão:
- Não, pois "socorrista" não é profissão regulamentada ainda no Brasil. Alguém se diz "socorrista" porque genericamente é aquele que presta o socorro. Porém, se tecnicamente ele sabe o que está fazendo, isso é uma outra discussão.
- Autorização seria a empresa ser registrada e sob coordenação de alguém com formação pedagógica, ou seja, um professor, mas existe uma categoria de empresas de ensino, como a minha, por exemplo, que se chama "curso livre. Mas tem que haver CNPJ.
- O dono só poderá assinar o certificado, para que o mesmo tenha validade, se ele for professor ou profissional reconhecido na área da saúde.
- O reconhecimento do certificado, no Brasil, quanto a "primeiros socorros" não está subordinado a nenhum órgão regulador, como acontece nos EUA, onde você tem a AHA, ACS, etc.

1658. Quais os materiais que se utiliza no watsu? - 05/05/2005 - Helisa
Oi Helisa, veja o retorno do consultor da seção Vinicius Ferreira Fracassio (currículo):
    Olá Helisa. O Watsu é uma terapia corporal aquática, portanto o principal material que usamos para desenvolver tal terapia é os movimentos corporais, que ficam livres de pressões por estar imerso numa piscina aquecida... Num resumo, posso dizer que é essencial que para uma boa sessão de watsu é preciso uma piscina estruturada para o desenvolvimento de terapias aquáticas, com aquecimento com temperatura termoneutra, é preciso que o ambiente seja tranqüilo e silencioso. Mas o mais importante é a atenção que os terapeutas e profissionais da saúde, devem fornecer ao interagente (paciente). É claro que acabamos improvisando com o passar das sessões e das necessidades de cada interagente, as vezes é preciso de algo para colocar nas pernas ou outras partes do corpo, para que a flutuação seja facilitada... No caso de crianças é interessante usarmos brinquedos aquáticos, que irão estimular a criança... No geral, a aliança do terapeuta com o interagente irá definir nas próximas sessões aquilo que poderia ser utilizado ou não para melhor a sessão, como música, incenso e etc.. Atenciosamente, Vinicius F. Fracassio

O consultor Prof. Esp. Marcelo Roque(currículo) gentilmente responde:
    Durante a sessão de watsu trabalhamos sempre tentando fazer com que o corpo tenha uma boa flutuabilidade com a densidade em aproximadamente 1.0 que é a mesma densidade da água. Harold Dul que é o criador do trabalho estimula a todo usarem os flutuadores caso o cliente não tenha muita flutuabilidade. Trata-se de flutuadores específicos desenvolvidos pelos praticantes ao longo da existência da técnica. Usamos nas pernas caso ela seja muito densa e nas coxas se necessário. Outro flutuador que usamos é o espaguete cortado, denomina-se técnica do terceiro braço e usamos quando o cliente é muito maior que nossa envergadura (abertura de nossos braços). estes são posicionados atrás dos joelhos. att. Marcelo Roque

1659. Idéias de temas para pesquisa sobre idosos - 11/05/2005
Estou cursando educação física e preciso fazer uma pesquisa. De início gostaria de pesquisar sobre educação física na terceira idade que é uma área que gostaria de atuar mas, já percebi que existe muita coisa sobre esse assunto. A minha dúvida é: o que eu poderia estar pesquisando referente a terceira idade? O meu professor falou que de preferência pesquisasse algo que não fosse tão comum, vocês podem me dar uma idéia? Obrigada! Francileuda Martins Gomes
Olá Francileuda, sua questão recebeu a atenção de nossas consultoras:
Profª Ms. Érica Verderi (currículo) nos traz:
   Olá Francileuda, muitos falam em atividade física para a terceira idade. Benefícios, transformações motoras, cognitivas, psicológicas etc. Então eu te faço uma pergunta. Você sabe quais são os pré- requsitos, as bases metodológicas que o profissional de Educação Física precisa conhecer para atuar junto a este público? Pegunto isto a você, porque é necessário vincular parâmetros adequados ao processo de envelhecimento na formação de profissionais que estarão interagindo com este grupo. Pensando nisto, a UniFMU - São Paulo estará iniciando no segundo semestre de 2005, uma pós-graduação específica para esta formação. BASES METODOLÓGICAS DA ATIVIDADE FÍSICA ÁRA A TERCEIRA IDADE.
De repente, seu trabalho pode seguir esta linha, como por exemplo: Considerações Metodológicas para a Formação de Profissionais da Educação Física que atuam com indivíduos com mais de 50 anos. Você pode fazer um questionário e verificar os reais conhecimentos dos profissionaisd da EF que atuam com idosos e comparar com sua revisão bibliográfica se esta relação está harmoniosa ou não. Boa sorte e estou à disposição para mais detalhes. Visite www.programapostural.com.br Érica Verderi
Profa. Msda. Linda Denise Fernandes Moreira(currículo):
   FRANCILEUDA, ESTE É UM CAMPO MUITO VASTO E INTERESSANTE A SER ESTUDADO. MUITO JÁ SE PRODUZIU A RESPEITO MAS AINDA HÁ BASTANTE COISAS PRA SE PESQUISAR E SE ESCLARECER. NÃO SEI SE VOCÊ PRETENDE FAZER APENAS UMA PESQUISA DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA OU SE IRÁ A CAMPO FAZER COLETA DE DADOS. EIS ALGUMAS SUGESTÕES PARA INVESTIGAÇÃO:

•POR QUE , EM GERAL, OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA QUE SE DEDICAM AO ESTUDO E TRABALHO COM OS IDOSOS SÃO PESSOAS MAIS VELHAS? POR QUE NÃO ENCONTRAMOS TANTOS RECÉM FORMADOS JOVENS ENVOLVIDOS NOS CURSOS SOBRE O ASSUNTO?

•QUAL A CONTRIBUIÇÃO DA ATIVIDADE FÍSICA PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DOS IDOSOS?

•COMO A ATIVIDADE FÍSICA PODE AJUDAR A DIMINUIR O ÍNDICE DE QUEDAS DOS IDOSOS, JÁ QUE SE SABE QUE AS QUEDAS SÃO UM DOS GRANDES FATORES DE LESÕES, AFASTAMENTO DAS ATIVIDADES DA VIDA DIÁRIA E MESMO MORTE DOS IDOSOS.

•VOCÊ PODE AVERIGUAR, ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIOS OU ENTREVISTAS, COMO O ENGAJAMENTO DO IDOSO EM UM PROGRAMA REGULAR DE ATIVIDADE FÍSICA, PROPORCIONOU A ELE UMA MELHORA NA QUALIDADE DE SEU RELACIONAMENTO SEXUAL COM SEU PARCEIRO.

BOM, É ISSO AÍ. BOA SORTE NA SUA PESQUISA E SE PRECISAR DE AJUDA ESTAREMOS À SUA DISPOSIÇÃO.
UM ABRAÇO. LINDA.

1660. Academia só para mulheres do tipo curves e counturs- 11/05/2005
Estou pensando em abrir uma academia para mulheres como essas que estão vindo para o Brasil (curves e counturs), porém sem ser fraquiado, pois está um absurdo o valor ! Estava pensando em abrir com aparelhos por sistema de alavancas graduadas do instituto biodelta aonde fiz a pós-graduação em fisiologia do exercicio com o Dr. Santarém. Porém, não sei se essa idéia será boa, entre a série de 30 minutos em circuito haverá também outro andar o RPG, drenagem, massagem... enfim, seria um lugar somente para mulheres. Sou fisioterapeuta. O que você acha da idéia? Grata . Luciana
Oi Luciana, veja o que lhe traz o Prof. Ricardo Alexandre Monteiro(currículo):
    Bom Luciana, sua idéia é excelente tendo em vista o crescimento deste ramo na área de atividades físicas. O foco proposto por este tipo de academia é uma das razões do grande sucesso alcançado principalmente nos EUA. No entanto, você deve, antes de qualquer investimento, fazer uma pesquisa de mercado para saber da viabilidade do seu negócio para o setor que você deseja montar. Algumas agências, como o Sebrae, podem te orientar. Outro estratégia interessante seria buscar informações do funcionamento deste tipo de academia juntamente com as marcas de franquias (Curves, Counturs) que você bem citou. Isso tudo deve ser considerado afim de diminuir os riscos do seu investimento.
Quanto a aparelhagem, temos que avaliar a seguinte questão: sua academia é para e somente o público feminino. Estes aparelhos são aparelhos em que é necessário carregar anilhas para colocar cargas. Talvez como opção mais adequada ao seu público seriam aparelhos de pinos onde colocar cargas é mais rápido, fácil e cômodo.
    Espero ter ajudado e estou a disposição para qualquer dúvida. Como disse, sua idéia é excelente. Basta agora, alguns ajustes e colocar para funcionar. Boa sorte.
Leia mais:
Academia só para mulheres

1661. Como posso montar uma empresa de consultoria na área de educação física? - 11/05/2005 - Antônio Gomes da Costa Neto
Antônio, nossos consultores, gentilmente lhe respondem:
Prof. Renato Oyola(currículo):
    Olá Antonio, obrigado pela participação, vamos lá!! Montar uma empresa de consultoria requer antes de mais nada, que você, como consultor, tenha um mercado específico em vista e uma especialidade, com propostas inéditas e comprovadamente eficazes, já que um serviço deste custa caro e quem pode pagar quer resultados e provas de melhorias. Cuidado, esta febre de CONSULTORES acaba por deturpar o que realmente interessa neste serviço: conhecimento, experiência e performance do consultor. Obrigado, Renato Oyola
Prof. Marcus Paulo Santos de Brito(currículo):
    Olá Antônio. Para montar qualquer tipo de empresa inclusive de consultoria na área de educação física aconselho que você primeiro responda a seguinte pergunta:
· Você está pronto para se tornar um empresário? Para ser dono do seu próprio negócio, e principalmente, alcançar o sucesso desse negócio é necessário o desenvolvimento ou aprimoramento de algumas características como por exemplo: ter iniciativa própria, boa relação interpessoal, espírito de liderança, organização, capacidade de tomar decisões, capacidade de assumir responsabilidades, ser um bom trabalhador, inspirar confiança nas pessoas, saber manter a palavra.
A partir daí você deverá elaborar um plano de negócios composto basicamente por ações baseadas em:
•Viabilidade econômica/financeira - custos com equipamentos, local, mão de obra, etc
•Concorrência - Buscar informações sobre o mercado
•Métodos de marketing
•Público Alvo - A consultoria em Ed. Física permite uma área de atuação bastante ampla, você poderá ter como clientes pessoas físicas fornecendo serviços como personal training, assessoria para compra de equipamentos de fitness, promoção de excursões de aventura ou similares, etc ou pessoas jurídicas como condomínios, empresas, academias, etc.
• Formatação do preço - Não existe fórmula mágica, procure considerar os benefícios dos seus serviços para o cliente, o seu investimento anterior para ser capaz de desenvolver tal atividade e a média de valor cobrado no mercado.
As informações técnicas e burocráticas sobre a abertura da empresa você poderá conseguir de maneira bastante fácil em órgãos competentes como o SEBRAE da sua cidade. Boa sorte.

E também, participa conosco, o Adm. Wladislan Vieira Borowsky (currículo):
   Antonio, antes de tudo é importante ressaltar que atuar na área de consultoria requer bastante responsabilidade e conhecimento aprofundado sobre o assunto ou atividade que está consultando. Para iniciar seu escritório de consultoria do ponto de vista legal você precisa ter um alvará que é obtido junto à prefeitura da cidade onde você instalará seu escritório e onde recolherá o ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) e precisará se inscrever junto ao INSS para recolhimento da previdência social. Para obter maior credibilidade junto aos clientes em potencial e as empresas que você contatar para oferecer seus serviços é importante que você tenha registro no CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) alem de dar maior respaldo ao seu negócio, as empresas preferem contratar serviços de empresas e não de profissionais autônomos devido à carga tributária sobre os serviços realizados pelas empresas ser menor do que a que incide no caso do trabalho realizado pelo autônomo, em alguns casos podendo chegar a até 30% menos.
   Desta forma dispondo de uma estrutura (sala, equipamentos relacionados ao serviço que oferecerá, computador e telefone), de conhecimento técnico na área que oferecerá consultoria e com toda documentação em ordem poderá iniciar suas atividades como consultor, mas lembre como todo negócio, seu escritório de consultoria precisará de um tempo para atingir maturidade e começar a dar bons resultados financeiros. Boa sorte ! Adm. Wladislan Vieira Borowsky

1662. A contratação de funcionários em uma academia - 11/05/2005
Estou montando uma academia e não sei qualquer coisa sobre a contratação dos profissionais(carteira assinada e um contrato de prestação de serviços). Que contrato é esse entre o educador e a academia? E entre os alunos e a academia? Um educador propôs uma quantia de 40% sobre o que a academia ganha, é certo isso? Luiz Alberto de Castro Alves
Oi Luiz, veja a opinião do Prof. Renato Oyola(currículo):
    Luiz, Como vai, veja: existem várias formas de se contratar alguém. A forma mais comum é seguindo as diretrizes da CLT (consolidação das leis do trabalho) que rege a maioria dos contratos trabalhistas atualmente, a famosa carteira assinada. Para tal você tem de ter um estabelecimento ou um nome jurídico que possibilite sua empresa a ter funcionários sob a CLT. Outra forma de contrato é por contrato de prestação de serviços. Nesta, o "funcionário deve ter um registro chamado CCM na prefeitura ou um nome jurídico registrado, para poder assinar um contrato de serviços prestados. Este contrato, feito por um advogado, nada mais é do que a descrição e regras do que estão acordando e a validade dos serviços e a natureza e valor destes serviços, reajustes, entre outros ítens. Não existe um contrato oficial ou padrão entre o aluno e a academia, somente um acordo onde o aluno geralmente assina um termo de ciência do regulamento interno e regras de funcionamento. Não há referencia oficial de divisão de lucros ou porcentagens sobre os mesmos, isto fica a seu critério e deve ser estudado com muito cuidado pois depois de assinado um contrato, o trabalho para recorrer de seu conteudo é dobrado e mais caro. Existem hoje cursos de administração na área esportiva em diversas faculdades. O curso de Educação continuada da GV é uma excelente referência e já existe um curso MBA em gestão de academias no Site www.posuva.com.br você encontra mais informações.
Leia mais:
Administrando Personal Trainers na academia
Pagamento para professor por percentual dos alunos

1663. Tempo de reação - 11/05/2005
Gostaria de saber sites de artigos sobre tempo de reação para um trabalho de aprendizagem motora? Faço faculdade de Educação Física na Uninove. Obrigada. Ana Paula Oliveira
Olá Ana Paula, o Prof. Ms. Fabio Luiz Gouvea(currículo) sugere as seguintes bibliografias:
   Recomendo consultar os livros de R. Maggil e principalmente o de R. Schimidt e C. Wrisberg, que citam vários artigos sobre o tema nos capitulos especificos. O portal da CAPES tem links para inúmeros periódicos on-line.
(www.periodicos.capes.gov.br, acesse o link "lista completa" na parte de cima da tela). A partir dai, boa pesquisa!

1664. Quais são as capacidades motoras de crianças de 2 à 3 anos? - 11/05/2005
Como se dá o desenvolvimento motor, e quais são as capacidades motoras de crianças de 2 à 3 anos? Felipe Moreira Mizutani
Olá Felipe, o Prof. Ms. Fabio Luiz Gouvea(currículo) sugere:
    Mais uma vez, recomendo as obras de David Gallahue sobre o assunto - ex: Entendendo o desenvolvimento motor . O livro (clássico) do Prof. Go Tani e cols. também seria uma boa referência.

1665. Gostaria de saber qual a realidade do Healing Dance- 13/05/2005 -Mário de Almeida
Oi Mário, veja o retorno do Coordenador da seção Vinicius Ferreira Fracassio (currículo):
    Olá Sérgio, O Healing Dance, seria um dos adjacentes do WATSU, formando a Terapia corporal aquática, que consiste em movimentos cíclicos, na água aquecida, ambiente calmo. A intenção do Healing Dance é a mesma que o WATSU, porém os movimentos são mais intensos no Healing, seria uma espécie de dança que o terapeuta propõe ao corpo do interagente. Os movimentos são mais rápidos, pode existir imersão, assim como no WATSU, digamos que o Healing Dance, seria mais um suporte para as adaptações que são necessárias no WATSU em vista de que as pessoas são completamente diferentes umas das outras. Obrigado. Atenciosamente, Vinicius F. Fracassio

1666. Como montar uma Academia de Ginástica - SEBRAE- 13/05/2005
Existe algum tipo de Plano de Negócios pronto em academia ? Estou pensando em abrir uma academia na Orla da Praia da Barra da Tijuca, iniciando só com ginástica e musculação e ampliando depois para salão de beleza e clínica de estética. Estou tentando colher o máximo de informação possível para que o empreendimento seja de sucesso. Gostaria de saber onde encontro estimativa de custos tais como, salário, preços de equipamentos, bem como se existe alguma regra de público alvo nesta região na área de fitness. Aguardo sua resposta e obrigado pela atenção. André
Olá André, em atenção a sua questão nosso consultor Prof. Marcus Paulo Santos de Brito(currículo) lhe fornece as informações abaixo:
   Caro André. Com base nas informações fornecidas pelo SEBRAE um plano de negócios para academias consiste basicamente de:
•Identificação da Oportunidade: É necessário ter experiência ou conhecimento do ramo. Se você não é um profissional da área de Ed. Física, sugiro que contrate um coordenador técnico especializado que possua registro no Cref.
•Análise dos riscos: Acidentes físicos com alunos, investimento com equipamentos e aparelhos de ponta, irregularidade no nº de alunos durante o ano - criar estratégias para amenizar a baixa no faturamento ocorrida em determinados meses (variável em cada região do país)
• Estudo de mercado: consumidor, fornecedor, concorrência.
• Localização: Infra-estrutura, arranjo físico (distribuição dos equipamentos, lay-out, etc)
• Programa de Trabalho - ficha de matricula, anamnese, atestados médicos, fichas de treino, etc
•Aspectos financeiros - investimento fixo(equipamentos, aparelhos, móveis,etc) e custo fixo mensal( despesas gerais de adm -aluguel, água, luz, telefone, salário pessoal administrativo,etc).
• Custos de serviços: mão-de-obra direta - coordenador, professores, estagiários,etc)
•Composição da receita. Basicamente será: Valor da mensalidade X Nº de alunos ativos
• Resultados operacionais - lucro operacional = receita operacional - custos variáveis e fixos. A esse resultado serão descontados alguns impostos (seu contador poderá lhe orientar) chegando ao lucro líquido.
· Investimento inicial - é composto pelo investimento fixo e o capital de giro, adiciona-se também, uma reserva técnica de +/- 10%. O capital de giro é formado pelos gastos com materiais diretos, mão de obra direta, estoque inicial e pelos custos fixos.
   Apesar de acirrada concorrência, uma academia de ginástica bem montada e administrada pode alcançar uma rentabilidade mensal de +/- 14,6% e o retorno do investimento se dá em média em 02 anos. Porém, o ponto de equilíbrio é alto: +/- 50%, ou seja, para não ter prejuízo é necessário que aproximadamente a metade das vagas sejam ocupadas.
A idéia de agregar serviços dentro da academia vem sendo uma grande tendência do mercado, uma vez que as pessoas, cada vez mais visam o conforto e a comodidade. No seu caso acredito que sua intenção seja atrair um público na sua maioria feminino, por isso tenha uma preocupação com as características desse público como atendimento, lay-out, serviços, etc sem contudo, excluir o público masculino.
   Para finalizar aconselho que você realize uma ampla pesquisa de mercado colhendo informações sobre localização, facilidade de acesso e estacionamento, fluxo de pessoas, ações da concorrência, preço praticado na região, etc
Boa sorte!
Ref. Bibliográfica: Série Oportunidade de Negócios - Como montar Academia de Ginástica - Edição SEBRAE.

 

|::::  Cooperativa do Fitness - Todos os direitos reservados - BH - MG - Na internet desde 05/12/1999 ::::|