Dom, 21/12/08 16:29
PERGUNTAS E RESPOSTAS ANTERIORES
AO CDOF RESPONDE
CONSULTORIA GRATUITA CDOF
Obs: para procurar pelo tema utilize o sistema
de busca
1641.
Como organizar uma aula de recreação?- 05/05/2005
Como
organizar uma aula de recreação? Quais os principais atributos
pra
a aula, e como manter sempre a atenção das crianças? Keyla
Oi Keyla, veja o que pensa o Prof.
Maurício leandro (Choquito):
Olá Keyla!
Para organizar uma aula de
recreação são necessárias algumas informações
importantes. Procure saber qual a faixa etária dos seus alunos, quais
são
os recursos materiais e de infra-estrutura e a duração da aula.
Estabeleça um objetivo a atingir, por exemplo, desenvolvimento motor das
crianças. Assim você terá mais facilidade na hora da escolha
das atividades recreativas a serem trabalhadas. Aqui mesmo na Cooperativa temos
muitas atividades que podem ser trabalhadas em uma aula recreativa. Acesse o
link http://www.cdof.com.br/recrea11.htm#2 e
sirva-se destas atividades. Procure também recorrer a uma bibliografia
que sugerimos neste site.
Sobre a atenção das
crianças existem o que chamamos de Códigos do Silêncio e
estão
disponibilizados aqui também!
Grato pela participação
e aguardo novas questões!
Boa Sorte! Profº Mauricio "Choquito"
Leia mais:
Como
fazer as crianças prestarem atenção nas brincadeiras
1642.
Que reações neurofisiológicas ocorrem no corpo durante a
recreação ?- 05/05/2005
Gostaria
de saber quais os efeitos neurofisiológicos da recreação,
ou seja, quando as pessoas estão alegres, que tipo de reações
hormonais ocorrem em seus corpos? Maria Inês de Souza
Oi Maria, vamos ver o que o Prof. Maurício leandro
(Choquito) nos
diz:
Olá Maria Inês! Muitas reações
são as mesmas que acontecem em estado de êxtase! Mas dependerá muito
da atividade, do estado emocional e das circunstâncias em que acontecem
as atividades recreativas. Sabemos que a adrenalina sobe, há uma aceleração
do ritmo cardíaco principalmente em atividades recreativas aliadas à atividade
física. Nós também procuramos literatura específica
sobre o assunto, mas fisiologistas acreditam que sejam as mesmas reações
que acontecem em um momento de felicidade. Grato pela participação
e aguardo novas questões!
Boa Sorte! Profº Mauricio "Choquito"
Olá, recebi a resposta da questão sobre o efeito neurofisiologico
da recreação e achei-a muito evasiva, retifico minha pergunta:
Seria possível realizar uma pesquisa tanto do ponto de vista qualitativo
e quantitativo sobre os efeitos (benefícios)
neurofisiológicos da recreação, especificamente na área
hospitalar,ou seja, falando metabolicamente?
Sim seria. O difícil de se fazer uma pesquisa clinica é o acompanhamento
das pessoas envolvidas e a ética nos trabalhos.
Grato pela participação
e aguardamos novas questões!
Boa Sorte!
Profº Mauricio "Choquito"
Retorno com a colaboração do Profº Drº Luiz Fernando
Lobo Leandro:
OLÁ MARIA INÊS!
A reação de prazer que o exercício
físico proporciona é a partir da liberação das endorfinas,
que atuam no cérebro e como mediadores químicos no hipotálamo.
Toda transmissão entre as células cerebrais deve ocorrer a partir
de mediadores químicos que orientam quais os centros que devem receber
impulso sensitivo. E partir desta excitação haverá uma resposta
motora qualificada. O hipotálamo é o centro neurovegetativo que
determina alguns dos comportamentos do seres humanos. Por exemplo: O hipotálamo
faz o controle da glândula supra renal que libera ADREANLINA, entre outras
substâncias. Ou seja, quando estamos alegres pela participação
de uma atividade prazerosa como qualquer atividade recreativa, ou ganhamos um
jogo mesmo ele sendo de forma lúdica, as endorfinas são liberadas
e por conseguintes temos a sensação de êxtase.
Grato pela
participação e aguardamos novas questões!
Boa Sorte!
Profº Mauricio "Choquito"
1643. Uma atividade induzida
ou forçada pode ser considerada recreação ?- 05/05/2005
RECREAÇÃO é o fato ou
o momento, ou a circunstância que o indivíduo escolhe espontaneamente
e deliberadamente, através do qual ele satisfaz (sacia) seus anseios,
vontades
ou seu lazer. Entendendo essas conceituações que são encontradas
no Livro "Trabalhando com Recreação" - Cavallari, Vinícius
- Partindo do conceito acima se o indivíduo escolhe espontaneamente o
que
fazer. Por que tem que seguir uma programação ex: na escola se
ele
não for leva falta, então ele foi induzido, forçado a fazer
a recreação. Outro exemplo é no hotel; lá esta uma
programação e às vezes o indivíduo só vai
incentivado
porque o colega, amigo, esposa... Vai. Então minha pergunta é isto
pode ser considerada recreação? Abraço. Tio sol.
Tio Sol, o Prof. Maurício leandro (Choquito)
lhe retorna o seguinte:
Olá Tio Sol! Na escola o
indivíduo não vai especificamente para recrear-se, mas sim para
compor seu desenvolvimento educacional, sendo a marcação da falta
um fator determinante para que ele compareça a todas as aulas. Já em
um hotel, deve sempre haver uma programação que é sugestiva,
ou seja, ele participa se quiser. É por isso que a maioria dos hotéis
tem sempre mais de uma opção de atividade de lazer. A participação
de qualquer atividade de lazer, seja ela recreativa ou não, está ligada à "motivação" que é intrínseca.
Esta motivação poderá ter um "estímulo" externo
como o convite do colega ou esposa, uma música, uma chamada ao microfone.
Mas ainda assim ele pode escolher se vai ou não participar. Sendo assim,
as atividades de um hotel ou em uma escola, que tenha características
recreativas, podem sim ser consideradas recreação. Grato pela participação
e aguardo novas questões!
Boa Sorte! Profº Mauricio "Choquito"
1644.
Músicas Novas- 05/05/2005
Trabalho
como voluntária nos fins-de-semana para um grupo de Bandeirantes (semelhante
aos escoteiros) na faixa etária de 9 à 11 anos. Gostaria de aprender
músicas novas (e você tem bastante) como farei? Susy
Susy, vamos ver o que sugere o Prof. Maurício leandro
(Choquito) :
Olá Susy! Você poderá acessar o link www.cdof.com.br/recrea11.htm#2 e
servir-se de músicas que sugerimos. Com relação ao ritmo,
ainda não pudemos colocá-los neste site. Veja no site: www.hani.pro.br do
Profº Mestre Hani Awad e adquira o CD que foi produzido por este excelente
profissional. Outro professor que vende seu CD é o Profº Marcos Rogério
e possui o site www.marcosrogerio.com.br .
Veja também em lojas de cd's, algum que tenha cantigas de roda para que
você possa aplicá-la. o CD Brinquedo do Edinho Paraguaçu
.
Divirta-se e aproveite! Grato pela participação e aguardo novas
questões!
Boa Sorte! Profº Mauricio "Choquito
1645. Jogos para menores de 3 anos.-
05/05/2005
Gostaria de especificações sobre quais as brincadeiras e jogos
aplicar para menores de 3 anos. Obrigada.
Ana Carla
Oi Ana, o Prof.
Maurício leandro (Choquito)
sugere:
Olá Ana Carla! Você poderá acessar
o link www.cdof.com.br/recrea11.htm#2 e
servir-se de algumas atividade que sugerimos. Analise a fase do desenvolvimento
motor e cognitivo em que essas crianças estão. Umas boas referências
para essa pesquisa são os livros:
- AWAD, Hani Zehdi Amine. Brinque,
Jogue, Cante e Encante com a Recreação: Conteúdos de Aplicação
Pedagógica. Teórico/Prático. Jundiaí, Editora Fontoura,
2004
- PIMENTEL, Giuliano. Lazer, fundamentos, estratégias e atuação
profissional. Jundiaí. Fontoura, 2003.
Nesses livros os autores sugerem
atividades. Grato pela participação e aguardo novas questões!
Boa Sorte!
Profº Mauricio "Choquito"
1646. Qual a idade para trabalhar
recreação?- 05/05/2005 - Cris
Oi Cris, o Prof.
Maurício leandro (Choquito)
responde:
Olá Cris! Se você se refere ao recreador,
até quanto você estiver em condições! Se você se
refere ao participante: Absolutamente TODAS! Existem atividades próprias
para cada faixa etária, considerando as características de cada
uma delas. No link www.cdof.com.br/recrea11.htm#2 sugerimos
atividades para as diversas faixas etárias.
Grato pela participação
e aguardo novas questões! Boa Sorte! Profº Mauricio "Choquito"
1647.
História das colônias de férias no Brasil- 05/05/2005
Gostaria de saber sobre a história de
como surgiram as colônias de férias no Brasil e no mundo. Mañana
Pinheiro
Oi Mañana, o Prof.
Maurício leandro (Choquito)
responde:
Olá Mañana! No Brasil as colônias
de férias surgiram com as colônias feitas para atenderem funcionário
e famílias de empresas como CESP e foram se aperfeiçoando através
de grupos religiosos que se reuniam para cultos em lugares afastados de cidades
onde deveriam ter opções de lazer. Sugiro que você pesquise
nos livros do autor Hector Civitate.
Acampamento
- Organização e atividades - Hector Civitati - Sprint
Jogos
de Salão -
Hector Civitati - Sprint
Jogos
recreativos - Hector Civitate
Jogos recreativos para clubes, academias,
hotéis, acampamentos, spas e colônias de férias - Hector
Civitate
Grato pela participação e aguardo novas questões! Boa Sorte!
Profº Mauricio "Choquito"
1648. Recreação para
grupo pequeno após a escola- 05/05/2005
Iniciei um trabalho com recreação numa escola privada, onde as
crianças
ficam na mesma após a aula, pois os pais não têm como buscá-las.
O meu problema é que tenho poucas crianças (05) o que dificulta
o planejamento de atividades recreativas. Além disso, conforme os pais
vão buscando-os o grupo fica menor ainda, e apenas dois alunos ficam até o
final. Já tentei de tudo, brincadeiras, vídeos, circuitos, e o
pior é que eles ficam desmotivados, o que é frustrante para mim.
Gostaria de umas dicas legais para ocupar as duas horas que eles têm que
ficar comigo, de forma divertida. Simone Pedroso
Oi Simone, vamos ver a sugestão do Prof. Maurício
leandro (Choquito)
:
Olá Simone! Minha sugestão é que
você realize atividades manuais que os coloque em uma condição
de raciocínio e concentração, tais como recorte e cola,
oficina
de artes. Você tem que realizar atividades que não necessitem de
muitas pessoas para que ela aconteça. Talvez assim consiga melhorar o
estímulo.
Dica, tente não cair no descrédito de seus alunos, pois assim será impossível
realizar qualquer atividade. Tente surpreende-los com estórias
com movimentação, onde eles são os personagens. Aqui no
link www.cdof.com.br/recrea11.htm#2 você encontrará algumas
atividades que talvez funcionem. Grato pela participação e aguardo
novas questões! Boa Sorte! Profº Mauricio "Choquito"
1649.
Projeto de Recreação para escolas e condomínios fechados-
05/05/2005
Estou cursando o segundo
ano de educação física na UniFMU, estou começando
um projeto de Recreação em escolas e condomínios fechados
o ano todo. Quero trabalhar com crianças dos 4-11 anos, e com 4 monitores.
No início trabalharemos com 30 a 40 crianças. Gostaria que vocês
dessem algumas dicas de como montar este projeto e como podemos conseguir patrocínio
e divulgá-lo para as escolas e condomínios.Obrigado. William
Oi William, o Prof. Maurício leandro (Choquito)
sugere:
Olá William! Basicamente um projeto de intervenção,
que é o seu caso, deve ter alguns tópicos que são:
Justificativa:
Trata-se de mostrar a situação de uma região ou local a
fim
de evidenciar a relevância da inclusão deste projeto.
Objetivos:
Mostram quais objetivos serão buscados através da inclusão
do projeto. Exemplo: Promover integração entre os moradores. O
objetivo
tem que ter uma importância grande, para justificar investimentos.
Desenvolvimento: Como,
quando e com que freqüência irá acontecer a intervenção.
Com quantos profissionais você trabalhará. E muito importante é a
Planilha de Custos: onde você descreverá os valores a serem investidos.
Lembre-se que todos que lêem projetos querem objetividade, não escreva
nada muito grande!
Com relação ao patrocínio,
só conheço uma maneira: mostrando um projeto e solicitando verba.
Quanto mais bem escrito o projeto, mais chance de conseguir verba. Grato pela
participação e aguardo novas questões! Boa Sorte!
Profº Mauricio "Choquito"
Leia mais:
Modelo de Projeto
Colônia
de Férias para condomínio
1650. Criança prefere o
futebol a recreação - 05/05/2005
Gostaria de saber se é comum a criança se interessar mais por futebol
do que recreação.
Sou voluntária em uma entidade e sempre tem alguma criança que
não
faz. Sei que com o tempo vou conquistá-la, mas gostaria de saber se é normal...
Muito obrigado pela atenção. Camila Stanzani
Oi Camila, o Prof. Maurício leandro (Choquito)
nos traz:
Olá Camila!
Perfeitamente normal!
Eu quando era criança sempre joguei bola, um craque é claro, e
preferia
futebol às brincadeiras. Hoje reconheço a importância delas
e te dou uma dica: Faça atividades pré-desportivas de futebol.
Os
alunos irão se motivarão e se desenvolverão através
destas atividades e com um detalhe a mais: o prazer! Estarão brincando
e se divertindo enquanto praticam tais atividades! Quando estas crianças
estiverem participando com mais entusiasmo de suas atividades, proponha atividades
diferentes e verás o resultado! Algumas delas estão descritas no
link http://www.cdof.com.br/recrea14.htm#1 !
Acesse e sirva-se!
Grato pela participação e aguardo novas
questões! Boa Sorte! Profº Mauricio "Choquito"
1651. Público em diversas
faixas etárias e a dificuldade na participação- 05/05/2005
Trabalho como recreacionista em um spa estou com uma dificuldade enorme em fazer
os pacientes participarem das atividades.
Meu público é muito variado (a idade deles varia de 10 a 80). E
isso me obriga a fazer atividades neutras (pra qualquer idade) causando reclamações.
O que devo fazer? Meu emprego esta em jogo! Baru (Rodrigo)
Oi Baru, o Prof. Maurício leandro (Choquito)lhe aconselha:
Olá Rodrigo Baru!
Vamos evitar
reclamações! Tente montar uma programação onde há horários
pré-definidos para cada faixa etária! No link www.cdof.com.br/recrea10.htm tem
algumas atividades que lhe podem ser úteis. Sirva-se! Lembre-se sempre
de adequar as faixas etárias! Verifique também como está aplicação
das atividades, pois um bingo por exemplo, se feito de
uma forma descontraída, agrada a gregos e troianos! Analise bem, e programe-se
antes! Tudo isso irá te ajudar!
Grato pela participação
e aguardo novas questões!
Boa Sorte! Profº Mauricio "Choquito"
1652.
Número mínimo de recreadores para uma recreação -
05/05/2005
Gostaria de saber se é obrigatório ter um número elevado
de pessoas para desenvolver recreações.
Arnaldo Batista da Silva
Oi William, o Prof.
Maurício leandro (Choquito)opina:
Olá Arnaldo! O número de recreadores
irá depender do nº de participantes, da atividade a ser executadas,
do espaço físico em que acontecerá. Algumas empresas já têm
um critério pré-estabelecido, sendo assim só devemos
segui-lo.
Grato pela participação e aguardo novas questões!
Boa Sorte! Profº Mauricio "Choquito"
1653. Definição de
tipos de jogos em recreação- 05/05/2005
Gostaria que se possível,
o Prof. me ajudasse a dar as definições dos jogos motores, cooperativo,
criativos, recreativo, pre-desportivo, teatrais, intelectuais, sensoriais. Sou
estudante de educação física e meu professor pediu as definições
de cada jogo. Se puder me ajudar fico muito grata. obrigada . Meire
Oi
Meire, o Prof. Maurício leandro (Choquito)
sugere algumas bibliografias para consulta:
Olá Meire! Indico algumas
bibliografias para sua pesquisa:
- PIMENTEL, Giuliano. Lazer, fundamentos,
estratégias e atuação profissional. Jundiaí. Fontoura,
2003.
2003.
- CAVALLARI, Vinicius Ricardo, Trabalhando com recreação- 4 ed.
SP: ÍCONE, 2000;
- AWAD, Hani Zehdi Amine. Brinque, Jogue, Cante
e Encante com a Recreação: Conteúdos de Aplicação
Pedagógica. Teórico/Prático. Jundiaí, Editora Fontoura,
2004.
Nesses Livros você terá as definições
necessárias para seu trabalho. Grato pela participação e
aguardo novas questões!
Boa Sorte! Profº Mauricio "Choquito"
1654. Atividades mais agressivas (de alto desenvolvimento
motor) - 05/05/2005
Gostaria
que me enviassem atividades para crianças (5 a 11 anos), agressivas. De
modo que elas possam "liberar" toda essa energia. Aline Hypolito
Oi Aline, o Prof. Maurício leandro (Choquito)
sugere:
Olá Aline! Sugiro para crianças com este
perfil, atividades de alto desenvolvimento motor como jogos pré-desportivos.
No link www.cdof.com.br/recrea11.htm#2 você encotrará diversas
atividades úteis ao seu objetivo.
Sirva-se!
Grato pela participação e aguardo novas questões!
Boa Sorte! Profº Mauricio "Choquito"
1655. É preciso ser
musculoso para trabalhar no resgate
?- 05/05/2005
PARA TRABALHAR NO RESGATE TEM QUE SER MUSCULOSO? POIS EU TENHO VIGOR FISICO E
SAÚDE
1.68MTS E 60KG MAS NÃO SOU ASSIM. MEU GRANDE OBJETIVO É TERMINAR
A FACULDADE(3º ANO) E FAZER PÓS EM ENFERMAGEM EMERGENCIAL. FERNANDO
LEMOS
Oi Fernando, alguns consultores, em atenção
a sua questão respondem:
Prof. Ms. Leonardo Duarte Picchi(currículo):
Olha, Fernando! Não há necessidade alguma de
ser
musculoso para se trabalhar com resgate. Existem algumas exigências físicas
para atuar no Corpo de Bombeiros (por serem Policiais Militares e seguirem normas
internas), mas creio que esta não seja sua meta. Se fosse assim, as mulheres
sempre teriam desvantagens quanto a isso e esse não é o caso, né?!
Siga seus objetivos lembrando sempre que o importante pra salvar vidas é ter
amor ao próximo.
Obrigado. Leonardo D. Picchi
Prof.
Sergio Moreira(currículo)
:
Caro Fernando! Bom dia!
E parabéns pela escolha do nosso site e principalmente pela pretensão
de especializar-se pela emergência. Com relação ao seu questionamento,
posso orientá-lo que: Musculoso você já é, pois seu
corpo é constituído de muitos deles. Pode ser que no momento, eles
não estejam preparados para assumir tal tarefa, pois algumas vezes necessitamos
de usar a força física para desempenho do ofício. Mas posso
garantir que não é o requesito principal, pois tenho muitas colegas
de profissão e que são excelentes profissionais desempenhando brilhantemente
a sua missão independente de suas forças físicas. O mais
interessante é que você seja um profissional dedicado e atualizado,
procurando sempre estar pronto a atuar em qualquer situação. Boa
Sorte! Saudações cariocas. Sergio Moreira
1656.
Desmaio após acidente- 05/05/2005
Tenho
um paciente jovem que numa aula de educação física, caiu
um colchão pesado sobre a jovem levando ao desmaio. Por que o desmaio?
Filipe Torres Nunes
Filipe, veja o que nos retorna
o coordenador da seção Prof. Fernando Barreiro
(currículo):
O
desmaio é na verdade uma forma de defesa. O corpo, quando atingido por
um trauma, tenta economizar energia, provocando o desmaio, na tentativa de direcionar
fluxo sangüíneo para as partes vitais: cérebro / coração
/ rins.
Basicamente a explicação é essa. Claro que não podemos
desconsiderar a lesão traumática na cabeça (TCE) e dependendo
do caso, exames são necessários.
1657. Empresa de trânsito
pode ministrar cursos para
socorristas ?- 05/05/2005
UMA
EMPRESA QUE MINISTRA CURSOS VOLTADOS PARA O TRÂNSITO(AUTOTRAN) PODE MONTAR
UM CURSO DE FORMAÇÃO DE SOCORRISTAS? EXISTE A NESCSSSIDADE DE AUTORIZAÇÃO
DE ALGUM ORGÃO ESPECIFICO PRA TAL EMPRESA FORMAR ESTES PROFISSIONAIS?
O
PRÓPRIO DONO PODE ASSINAR CERTIFICADO? QUEM PODE RECONHECER ESTE CERTIFICADO?
UBIRAJARA GRACIANO
Olá Ubirajara, o Prof.
Fernando Barreiro (currículo)
responde a sua questão:
- Não, pois "socorrista" não é profissão
regulamentada ainda no Brasil. Alguém
se diz "socorrista" porque genericamente é aquele que presta
o socorro. Porém, se tecnicamente ele sabe o que está fazendo,
isso é uma outra discussão.
- Autorização seria a empresa
ser registrada e sob coordenação de alguém com formação
pedagógica, ou seja, um professor, mas existe uma categoria de empresas
de ensino, como a minha, por exemplo, que se chama "curso livre. Mas tem
que haver CNPJ.
- O dono só poderá assinar o certificado, para que o mesmo tenha
validade, se ele for professor ou profissional reconhecido na área da
saúde.
- O reconhecimento do certificado, no Brasil,
quanto a "primeiros socorros" não está subordinado a
nenhum órgão regulador, como acontece nos EUA, onde você tem
a AHA,
ACS, etc.
1658. Quais os materiais que se utiliza no watsu? - 05/05/2005
- Helisa
Oi Helisa,
veja o retorno do consultor da seção Vinicius Ferreira Fracassio
(currículo):
Olá Helisa. O Watsu é uma terapia corporal
aquática, portanto o principal material que usamos para desenvolver tal
terapia é os movimentos corporais, que ficam livres de pressões
por estar imerso numa piscina aquecida... Num resumo, posso dizer que é essencial
que para uma boa sessão de watsu é preciso uma piscina estruturada
para o desenvolvimento de terapias aquáticas, com aquecimento com temperatura
termoneutra, é preciso que o ambiente seja tranqüilo e silencioso.
Mas o mais importante é a atenção que os terapeutas e profissionais
da saúde, devem fornecer ao interagente (paciente). É claro que
acabamos improvisando com o passar das sessões e das necessidades de cada
interagente, as vezes é preciso de algo para colocar nas pernas ou outras
partes do corpo, para que a flutuação seja facilitada... No caso
de crianças é interessante usarmos brinquedos aquáticos,
que irão estimular a criança... No geral, a aliança do terapeuta
com o interagente irá definir nas próximas sessões aquilo
que poderia ser utilizado ou não para melhor a sessão, como música,
incenso e etc.. Atenciosamente, Vinicius F. Fracassio
O consultor Prof.
Esp. Marcelo Roque(currículo)
gentilmente responde:
Durante
a sessão de watsu trabalhamos sempre tentando fazer com que o corpo tenha
uma boa flutuabilidade com a densidade em aproximadamente 1.0 que é a
mesma
densidade da água. Harold Dul que é o criador do trabalho estimula
a todo usarem os flutuadores caso o cliente não tenha muita flutuabilidade.
Trata-se de flutuadores específicos desenvolvidos pelos praticantes ao
longo da existência da técnica. Usamos nas pernas caso ela seja
muito
densa e nas coxas se necessário. Outro flutuador que usamos é o
espaguete cortado, denomina-se técnica do terceiro braço e usamos
quando o cliente é muito maior que nossa envergadura (abertura de nossos
braços). estes são posicionados atrás dos joelhos. att.
Marcelo Roque
1659. Idéias de temas
para pesquisa sobre idosos -
11/05/2005
Estou cursando
educação física e preciso fazer uma pesquisa. De início
gostaria de pesquisar sobre educação física na terceira
idade
que é uma área que gostaria de atuar mas, já percebi que
existe muita coisa sobre esse assunto. A minha dúvida é: o que
eu poderia estar pesquisando referente a terceira idade? O meu professor falou
que
de preferência pesquisasse algo que não fosse tão comum,
vocês
podem me dar uma idéia? Obrigada! Francileuda Martins Gomes
Olá Francileuda, sua questão recebeu a atenção de
nossas consultoras:
Profª Ms. Érica Verderi
(currículo)
nos traz:
Olá Francileuda, muitos falam em atividade
física para a terceira idade. Benefícios, transformações
motoras, cognitivas, psicológicas etc. Então eu te faço
uma
pergunta. Você sabe quais são os pré- requsitos, as bases
metodológicas que o profissional de Educação Física
precisa conhecer para atuar junto a este público? Pegunto isto a você,
porque é necessário vincular parâmetros adequados ao processo
de envelhecimento na formação de profissionais que estarão
interagindo com este grupo. Pensando nisto, a UniFMU - São Paulo estará iniciando
no segundo semestre de 2005, uma pós-graduação
específica para esta formação. BASES METODOLÓGICAS
DA ATIVIDADE FÍSICA ÁRA A TERCEIRA IDADE.
De repente, seu trabalho
pode seguir esta linha, como por exemplo: Considerações Metodológicas
para a Formação de Profissionais da Educação Física
que atuam com indivíduos com mais de 50 anos. Você pode fazer um
questionário e verificar os reais conhecimentos dos profissionaisd da
EF
que atuam com idosos e comparar com sua revisão bibliográfica se
esta relação está harmoniosa ou não. Boa sorte e
estou à disposição para mais detalhes. Visite www.programapostural.com.br Érica
Verderi
Profa. Msda. Linda Denise Fernandes Moreira(currículo):
FRANCILEUDA, ESTE É UM CAMPO MUITO VASTO E INTERESSANTE
A SER ESTUDADO. MUITO JÁ SE PRODUZIU A RESPEITO MAS
AINDA HÁ BASTANTE COISAS PRA SE PESQUISAR E SE ESCLARECER. NÃO
SEI
SE VOCÊ PRETENDE FAZER APENAS UMA PESQUISA DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
OU SE IRÁ A CAMPO FAZER COLETA DE DADOS. EIS ALGUMAS SUGESTÕES
PARA
INVESTIGAÇÃO:
POR QUE , EM GERAL, OS PROFISSIONAIS
DA EDUCAÇÃO FÍSICA QUE SE DEDICAM AO ESTUDO E TRABALHO COM
OS IDOSOS SÃO PESSOAS MAIS VELHAS? POR QUE NÃO ENCONTRAMOS TANTOS
RECÉM FORMADOS JOVENS ENVOLVIDOS NOS CURSOS SOBRE O ASSUNTO?
QUAL
A CONTRIBUIÇÃO DA ATIVIDADE FÍSICA PARA O DESENVOLVIMENTO
COGNITIVO DOS IDOSOS?
COMO A ATIVIDADE FÍSICA PODE AJUDAR
A DIMINUIR O ÍNDICE DE QUEDAS DOS IDOSOS, JÁ QUE SE SABE QUE AS
QUEDAS SÃO UM DOS GRANDES FATORES DE LESÕES, AFASTAMENTO DAS ATIVIDADES
DA VIDA DIÁRIA E MESMO MORTE DOS IDOSOS.
VOCÊ PODE
AVERIGUAR, ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIOS OU ENTREVISTAS, COMO O ENGAJAMENTO
DO IDOSO EM UM PROGRAMA REGULAR DE ATIVIDADE FÍSICA, PROPORCIONOU A ELE
UMA MELHORA NA QUALIDADE DE SEU RELACIONAMENTO SEXUAL COM SEU PARCEIRO.
BOM, É ISSO AÍ. BOA SORTE NA SUA PESQUISA E SE PRECISAR DE AJUDA
ESTAREMOS À SUA DISPOSIÇÃO.
UM ABRAÇO. LINDA.
1660.
Academia só para mulheres do tipo curves e counturs- 11/05/2005
Estou pensando em abrir uma academia para
mulheres como essas que estão vindo para o Brasil (curves e counturs),
porém sem ser fraquiado, pois está um absurdo o valor ! Estava
pensando em abrir com aparelhos por sistema de alavancas graduadas do instituto
biodelta
aonde fiz a pós-graduação em fisiologia do exercicio com
o Dr. Santarém. Porém, não sei se essa idéia será boa,
entre a série de 30 minutos em circuito haverá também outro
andar o RPG, drenagem, massagem... enfim, seria um lugar somente para mulheres.
Sou fisioterapeuta. O que você acha da idéia? Grata . Luciana
Oi Luciana, veja o que lhe traz o Prof.
Ricardo Alexandre Monteiro(currículo):
Bom Luciana, sua idéia é excelente tendo
em vista o crescimento deste ramo na área de atividades
físicas. O foco proposto por este tipo de academia é uma das razões
do grande sucesso alcançado principalmente nos EUA. No entanto, você deve,
antes de qualquer investimento, fazer uma pesquisa de mercado para saber da viabilidade
do seu negócio para o setor que você deseja montar.
Algumas agências, como o Sebrae, podem te orientar. Outro estratégia
interessante seria buscar informações do funcionamento deste tipo
de academia juntamente com as marcas de franquias (Curves, Counturs) que você bem
citou. Isso tudo deve ser considerado afim de diminuir os riscos do seu investimento.
Quanto a aparelhagem, temos que avaliar a seguinte questão: sua academia é para
e somente o público feminino. Estes aparelhos são aparelhos em
que é necessário carregar anilhas para colocar cargas. Talvez como
opção mais adequada ao seu público seriam aparelhos de pinos
onde colocar cargas é mais rápido, fácil e cômodo.
Espero ter ajudado e estou a disposição
para qualquer dúvida. Como disse, sua idéia é excelente.
Basta agora, alguns ajustes e colocar para funcionar. Boa sorte.
Leia
mais:
Academia
só para mulheres
1661. Como
posso montar uma empresa de consultoria na área de educação
física? - 11/05/2005 - Antônio Gomes
da Costa Neto
Antônio, nossos consultores, gentilmente lhe respondem:
Prof. Renato Oyola(currículo):
Olá Antonio, obrigado pela participação,
vamos lá!! Montar uma empresa de consultoria requer antes de mais nada,
que você, como consultor, tenha um mercado específico em vista e
uma especialidade, com propostas inéditas e comprovadamente eficazes,
já que um serviço deste custa caro e quem pode pagar quer resultados
e provas de melhorias. Cuidado, esta febre de CONSULTORES acaba por deturpar
o que realmente
interessa neste serviço: conhecimento, experiência e performance
do consultor. Obrigado, Renato Oyola
Prof. Marcus
Paulo Santos de Brito(currículo):
Olá Antônio. Para montar qualquer tipo de
empresa inclusive de consultoria na área de educação física
aconselho que você primeiro responda a seguinte pergunta:
· Você está pronto para se tornar um empresário? Para
ser dono do seu próprio
negócio, e principalmente, alcançar o sucesso desse negócio é necessário
o desenvolvimento ou aprimoramento de algumas características como por
exemplo: ter iniciativa própria, boa relação interpessoal,
espírito de liderança, organização, capacidade de
tomar decisões, capacidade de assumir responsabilidades, ser um bom trabalhador,
inspirar confiança nas pessoas, saber manter a palavra.
A partir daí você deverá elaborar um plano de negócios
composto basicamente
por ações baseadas em:
Viabilidade econômica/financeira - custos com equipamentos, local,
mão de obra, etc
Concorrência
- Buscar informações sobre o mercado
Métodos de
marketing
Público Alvo - A consultoria em Ed. Física permite
uma área de atuação bastante ampla, você poderá ter
como clientes pessoas físicas fornecendo serviços como personal
training, assessoria para compra de equipamentos de fitness, promoção
de excursões de aventura ou similares, etc ou pessoas jurídicas
como condomínios, empresas, academias, etc.
Formatação
do preço - Não existe fórmula mágica, procure considerar
os benefícios dos seus serviços para o cliente, o seu investimento
anterior para ser capaz de desenvolver tal atividade e a média de valor
cobrado no mercado.
As informações técnicas e burocráticas sobre a abertura
da empresa você poderá conseguir de maneira bastante
fácil em órgãos competentes como o SEBRAE da sua cidade.
Boa sorte.
E também, participa conosco, o Adm.
Wladislan Vieira Borowsky (currículo):
Antonio, antes de tudo é importante ressaltar que atuar
na área de consultoria requer bastante responsabilidade e conhecimento
aprofundado sobre o assunto ou atividade que está consultando. Para iniciar
seu escritório de consultoria do ponto de vista legal você precisa
ter um alvará que é obtido junto à prefeitura da cidade
onde você instalará seu escritório e onde recolherá o
ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) e precisará se
inscrever junto ao INSS para recolhimento da previdência social. Para obter
maior credibilidade junto aos clientes em potencial e as empresas que você contatar
para oferecer seus serviços é importante que você tenha registro
no CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) alem de dar maior respaldo
ao seu negócio, as empresas preferem contratar serviços de empresas
e não de profissionais autônomos devido à carga
tributária sobre os serviços realizados pelas empresas ser menor
do que a que incide no caso do trabalho realizado pelo autônomo, em alguns
casos podendo chegar a até 30% menos.
Desta forma dispondo de uma estrutura (sala, equipamentos relacionados
ao serviço que
oferecerá, computador e telefone), de conhecimento técnico na área
que oferecerá consultoria e com toda documentação em ordem
poderá iniciar suas atividades como consultor, mas lembre como todo negócio,
seu escritório de consultoria precisará de um tempo para atingir
maturidade e começar a dar bons resultados financeiros. Boa sorte ! Adm.
Wladislan Vieira Borowsky
1662. A contratação de
funcionários em uma academia - 11/05/2005
Estou
montando uma academia e não sei qualquer coisa sobre a contratação
dos profissionais(carteira assinada e um contrato de prestação
de
serviços). Que contrato é esse entre o educador e a academia? E
entre os alunos e a academia? Um educador propôs uma quantia de 40% sobre
o que a academia ganha, é certo isso? Luiz Alberto de Castro Alves
Oi Luiz, veja a opinião do Prof. Renato Oyola(currículo):
Luiz, Como vai, veja: existem várias formas de
se contratar alguém. A forma mais comum é seguindo as diretrizes
da CLT (consolidação das leis do trabalho) que rege a maioria dos
contratos trabalhistas atualmente, a famosa carteira assinada. Para tal você tem
de ter um estabelecimento ou um nome jurídico que possibilite sua empresa
a ter funcionários sob a CLT. Outra forma de contrato é por contrato
de prestação de serviços. Nesta, o "funcionário
deve ter um registro chamado CCM na prefeitura ou um nome jurídico registrado,
para poder assinar um contrato de serviços prestados. Este contrato, feito
por um advogado, nada mais é do que a descrição e regras
do que estão acordando e a validade dos serviços e a natureza e
valor destes serviços, reajustes, entre outros ítens. Não
existe um contrato oficial ou padrão entre o aluno e a academia, somente
um acordo onde o aluno geralmente assina um termo de ciência do regulamento
interno e regras de funcionamento. Não há referencia oficial de
divisão de lucros ou porcentagens sobre os mesmos, isto fica a seu critério
e deve ser estudado com muito cuidado pois depois de assinado um contrato, o
trabalho
para recorrer de seu conteudo é dobrado e mais caro. Existem hoje cursos
de administração na área esportiva em diversas faculdades.
O curso de Educação continuada da GV é uma excelente referência
e já existe um curso MBA em gestão de academias no Site www.posuva.com.br você encontra
mais informações.
Leia mais:
Administrando Personal Trainers
na academia
Pagamento para professor por percentual
dos alunos
1663. Tempo de
reação - 11/05/2005
Gostaria
de saber sites de artigos sobre tempo de reação para um trabalho
de aprendizagem motora? Faço faculdade de Educação Física
na Uninove. Obrigada. Ana Paula Oliveira
Olá Ana Paula, o Prof.
Ms. Fabio Luiz Gouvea(currículo)
sugere as seguintes bibliografias:
Recomendo consultar os livros de R. Maggil e principalmente
o de R. Schimidt e C. Wrisberg,
que citam vários artigos sobre o tema nos capitulos especificos. O portal
da CAPES tem links para inúmeros periódicos on-line.
(www.periodicos.capes.gov.br,
acesse o link "lista completa" na parte de cima da tela). A partir
dai,
boa pesquisa!
1664.
Quais são as capacidades motoras de crianças de 2 à 3 anos?
- 11/05/2005
Como se dá o desenvolvimento
motor, e quais são as capacidades motoras de crianças de 2 à 3
anos? Felipe Moreira Mizutani
Olá Felipe, o Prof.
Ms. Fabio Luiz Gouvea(currículo)
sugere:
Mais uma vez, recomendo as obras de David Gallahue sobre
o assunto - ex: Entendendo o desenvolvimento
motor . O livro (clássico) do Prof. Go Tani e cols. também seria
uma boa referência.
1665. Gostaria de saber qual
a realidade do Healing Dance-
13/05/2005
-Mário de Almeida
Oi Mário, veja
o retorno do Coordenador da seção Vinicius
Ferreira Fracassio (currículo):
Olá Sérgio, O Healing Dance, seria um dos
adjacentes do WATSU, formando a Terapia corporal aquática, que consiste
em movimentos cíclicos, na água aquecida, ambiente calmo. A intenção
do Healing Dance é a mesma que o WATSU, porém os movimentos são
mais intensos no Healing, seria uma espécie de dança que o terapeuta
propõe ao corpo do interagente. Os movimentos são mais rápidos,
pode existir imersão, assim como no WATSU, digamos que o Healing Dance,
seria mais um suporte para as adaptações que são necessárias
no WATSU em vista de que as pessoas são completamente diferentes umas
das
outras. Obrigado. Atenciosamente, Vinicius F. Fracassio
1666. Como montar uma Academia
de Ginástica - SEBRAE-
13/05/2005
Existe algum tipo
de Plano de Negócios pronto em academia ? Estou pensando em abrir uma
academia
na Orla da Praia da Barra da Tijuca, iniciando só com ginástica
e musculação e ampliando depois para salão de beleza e clínica
de estética. Estou tentando colher o máximo de informação
possível para que o empreendimento seja de sucesso. Gostaria de saber
onde
encontro estimativa de custos tais como, salário, preços de equipamentos,
bem como se existe alguma regra de público alvo nesta região na área
de fitness. Aguardo sua resposta e obrigado pela atenção.
André
Olá André, em atenção
a sua questão nosso consultor Prof. Marcus
Paulo Santos de Brito(currículo)
lhe fornece as informações abaixo:
Caro
André. Com base nas informações fornecidas pelo SEBRAE um
plano de negócios para academias consiste basicamente de:
Identificação
da Oportunidade: É necessário ter experiência ou conhecimento
do ramo. Se você não é um profissional da área de
Ed.
Física, sugiro que contrate um coordenador técnico especializado
que possua registro no Cref.
Análise dos riscos: Acidentes físicos com alunos, investimento
com equipamentos e aparelhos de ponta, irregularidade
no nº de alunos durante o ano - criar estratégias para amenizar a
baixa no faturamento ocorrida em determinados meses (variável em cada
região
do país)
Estudo de mercado: consumidor, fornecedor, concorrência.
Localização: Infra-estrutura, arranjo físico (distribuição
dos equipamentos, lay-out, etc)
Programa de Trabalho - ficha de matricula,
anamnese, atestados médicos, fichas de treino, etc
Aspectos financeiros
- investimento fixo(equipamentos, aparelhos, móveis,etc) e custo fixo
mensal(
despesas gerais de adm -aluguel, água, luz, telefone, salário pessoal
administrativo,etc).
Custos de serviços: mão-de-obra direta - coordenador, professores,
estagiários,etc)
Composição
da receita. Basicamente será: Valor da mensalidade X Nº de alunos
ativos
Resultados operacionais - lucro operacional = receita operacional - custos
variáveis e fixos. A esse resultado serão descontados alguns impostos
(seu contador poderá lhe orientar) chegando ao lucro líquido.
· Investimento inicial - é composto pelo investimento fixo e o
capital de giro, adiciona-se também, uma reserva técnica de +/-
10%. O capital de giro é formado pelos gastos com materiais diretos,
mão de obra direta, estoque inicial e pelos custos fixos.
Apesar
de acirrada concorrência, uma academia de ginástica bem montada
e
administrada pode alcançar uma rentabilidade mensal de +/- 14,6% e o retorno
do investimento se dá em média em 02 anos. Porém, o ponto
de equilíbrio é alto: +/- 50%, ou seja, para não ter prejuízo é necessário
que aproximadamente a metade das vagas sejam ocupadas.
A idéia de agregar serviços dentro da academia vem sendo uma grande
tendência do mercado, uma vez que as pessoas, cada vez mais visam o conforto
e a comodidade. No seu caso acredito que sua intenção seja atrair
um público na sua maioria feminino, por isso tenha uma preocupação
com as características desse público como atendimento, lay-out,
serviços, etc sem contudo, excluir o público masculino.
Para
finalizar aconselho que você realize uma ampla pesquisa de mercado colhendo
informações sobre localização, facilidade de acesso
e estacionamento, fluxo de pessoas, ações da concorrência,
preço praticado na região, etc
Boa sorte!
Ref. Bibliográfica:
Série Oportunidade de Negócios - Como montar Academia de Ginástica
- Edição SEBRAE.