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Dom, 21/12/08 9:58
PERGUNTAS E RESPOSTAS ANTERIORES
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1464.
Análise cinesiológica
da ginga na capoeira- 14/02/2005
Estou precisando fazer um trabalho de cinesiologia e gostaria
de falar sobre a" cinesiologia da ginga na capoeira" mais não
escontrei nada na internet. Fico grata. Raquel
Olá Raquel, veja o retorno do Prof. Esp. José Ernane dos Santos
Júnior (currículo):
Na verdade o melhor é que você possa observar
os movimentos durante o jogo da capoeira e consequentemente ir catalogando os
tipo de movimentos realizados pelos praticantes e assim com o material didático
com base científica ir associando e inserindo a biomecânica dos
movimentos. Isto torna a atividade científica de caráter teórico
pratico para que você possa na sua atividade cotidiana desenvolver através
do seu conhecimento adquirido uma perfeição anatômica e cinesiologica
da movimentação durante as execuções dos exercícios.
1465. Prevenção de lesões para ciclista
na musculação - 14/02/2005
Pratico ciclismo (MTB) e estou iniciando um trabalho de musculação
para reforço da musculatura dos membros inferiores, principalmente dos
joelhos, para evitar lesões. Não quero hipertrofiar meus músculos,
pois isso acarretaria uma dificuldade e lentidão nos movimentos no momento
de pedalar. Quais exercícios/aparelhos seriam indicados? Como definir
a carga e o número de repetições? Marcelo Guazanelli
Olá Marcelo, apesar de não desenvolvermos treinamentos e análise
de fichas pela internet a sua questão recebeu a atenção
do Prof. Esp.José Ernane dos Santos Júnior (currículo)
que retorna o seguinte:
Seja necessária a realização de
exercícios que trabalhem a parte anterior e posterior de coxa, numa carga
e volume que possa realizar série de resistência muscular, variando
de 15 à 20 repetições.
1466. Fortalecimento na
musculação para corredores
- 14/02/2005
Gostaria de saber quais os grupos musculares que devem ser fortalecidos com
musculação para pessoas que correm? Rafaela
Olá Rafaela, veja o retorno do Prof. Esp.José Ernane dos Santos
Júnior (currículo):
Durante a corrida a parte anterior e posterior de coxa são
os grupos musculares mais atingidos durante a movimentação. Quando
nos deslocamos, sofremos ação de três forças: vertical,
lateral e horizontal. Na corrida elas são mais intensas, principalmente
a vertical, que desloca o centro de gravidade para cima e para baixo. Contudo
a preocupação dever ser com os tendões e articulações.
Contudo, seja necessário o fortalecimento do anterior e posterior de coxa, ísquios-tibiais,
glúteos e panturrilhas.
1467. Meu filho de 10 anos
quer treinar profissionalmente, o que faço?- 14/02/2005
Meu filho tem 10 anos e joga futebol pelo Sport Clube Recife, participa de
vários campeonatos ao longo do ano. É muito esforçado
e sempre procura melhorar, por esse motivo vem constantemente me pedindo para
fazer exercícios físicos, tanto para melhorar seu condicionamento
com também para ter mais força na perna. Não sei como
devo proceder em relação a isso. Gostaria de saber como devo
proceder . José Augusto Cavalcanti
Olá José, veja o retorno do Prof. Ms. Fabio Aires da Cunha(currículo)
:
Caro José Augusto. Tome muito cuidado com seu
filho. Nessa faixa etária ele não deve receber muitos estímulos
específicos sobre futebol, mesmo ele querendo e se esforçando.
Ele está numa idade de aquisição de habilidades motoras,
a especialização só deve ocorrer por volta dos 16 anos.
A especialização precoce é um dos maiores fatores de afastamento
do esporte e causadora de lesões musculares, ósseas e articulares.
Quanto aos exercícios físicos para melhorar o condicionamento e
a força nas pernas, isso vai ocorrer naturalmente, ele não precisa
e não deve fazê-los. O próprio treinamento já vai
condicioná-lo.
Outra coisa, evite pressão em cima do garoto.
Não exija demais dele e não o force a nada. Você precisa
verificar se esses campeonatos não são excessivos. A criança
pode até gostar momentaneamente, mas isso pode prejudicá-lo futuramente,
inclusive com sérias lesões.
Eu deixaria que ele praticasse futebol, mas sem pressão
e sem muita exigência, principalmente física. Com disse anteriormente,
ele não deve receber muitos estímulos específicos do futebol,
quanto mais estímulos diferentes ele receber, melhor será o seu
futuro esportivo. Espero tê-lo ajudado. Boa sorte ao seu filho. Um abraço,
Fabio Cunha.
Leia mais:
Comparação entre
o real e o ideal no futebol com crianças dos 8-10 anos
Como deve ser um treino de futebol
para 6-11 anos ?
1468. Scout manual- 14/02/2005
Sou formado em Ciência do Esporte pela Universidade Estadual de Londrina
(UEL). Sou técnico de futebol e desenvolvi um Scout manual muito eficiente
que foi utilizado pelo Profissional do Londrina Esporte Clube durante 4 anos.
Muitos professores da área já me sugeriram escrever um livro
sobre o assunto, devido a falta de referências. Acho possível,
mas gostaria de saber o que há de mais moderno sobre scout de futebol,
no Brasil pelo menos, tanto em relação a softwares, como referencias?
Para caso eu publique algo, não esteja obsoleto em relação
aos clubes de ponta do país. Luiz Antonio Ramos
Olá Luiz, veja o retorno do Prof. Ms. Fabio Aires da Cunha(currículo)
:
Luiz Antonio, veja esse material: O Luxemburgo e o Nelsinho
Batista possuem softwares sobre isso.
www.ufogenesis.com.br/tecnologia/noticias.asp?tecnologia=586
www.cidadedofutebol.com.br/site/colaboradores/perfil.aspx?predio=UF3005&idu=86
educacaofisica.no.sapo.pt/downloads.html
listas.cev.org.br/arquivos/html/cevcomp/2003-07/msg00009.html
www.kickoff.com.br/institucional/anuncie.htm
1469. Teste Shuttle Run- 14/02/2005
Ms. Fábio Aires, sou preparador físico da categoria infantil
do Madureira Esporte Clube na cidade do Rio de Janeiro e gostaria de verificar
a mensuração do teste de agilidade shuttle run com seu protocolo
, assim como testes fidedignos de resistência anaeróbia lática
com seus respectivos protocolos . Fiquei sabendo através de amigos que
o Atlético Paranaense usou ou ainda usa este teste de agilidade mencionado
acima , mas tenho pesquisado não obtendo sucesso . Gostaria muito da
sua orientação quanto a esses dois tipos de testes . Qual o teste
anaeróbio lático , de campo , que você me aconselharia
a praticá-lo. Gostaria do seu protocolo . Desde já agradeço
, Maurício Penchel .
Olá Maurício, veja o retorno e sugestão do Prof. Ms. Fabio
Aires da Cunha(currículo)
para sua questão:
Caro Maurício. Muitos clubes ainda usam o shuttle
run para avaliar a agilidade, mas já existe um teste adaptado para o futebol,
nele o jogador conduz a bola numa distância de 20 metros. Veja alguns testes
e resultados em:
www.ucb.br/mestradoef/rbcm/downloads/10/10%20-%202/r9v10n2.pdf
www.cdof.com.br/futebol23.htm
www.unifesp.br/centros/cemafe/mestrados/16_02/tesmario.htm
1470. Natação
para cardiopatas - 17/02/2005
Gostaria de saber quais os cuidados e recomendações que podemos
dar para alunos cardiopatas na modalidade natação. Se possível
me indiquem referências bibliográficas. Grato desde já!
Diego Costa Martins
Diego, quem lhe retorna é a nossa consultora Profa. Renata Nakata Teixeira(currículo):
Oi Diego! Ao se prescrever exercícios para cardiopatas, é importante
que seja realizada inicialmente uma avaliação médica, a
qual possivelmente recomendará o exercício como reabilitação
no tratamento deste paciente. É comum a realização de testes
para que sejam identificadas as cargas de trabalho. Atualmente, a melhor forma
de atuar junto ao cardiopata é através de um tratamento multiprofissional,
ou seja, professores de educação física, médicos,
fisioterapeutas ... Dessa forma , a natação para cardiopatas, assim
como qualquer outro exercício deve ser supervisionado, controlando-se
a frequência cardíaca e é importante que o professor tenha
conhecimento prévio sobre a patologia. Um abração, Renata.
Leia mais:
Cuidados
no exercício para cardiopatas
O
Esporte pode matar por hipertrofia cardíaca ?
Respostas cardiovasculares básicas
ao exercício de força
Alterações da Frequência
Cardíaca e Pressão Arterial durante o exercício
Cardiopatias e Exercícios
1471. Ponta de Lança,
atacante e o centro-avante- 17/02/2005
1) Gostaria de saber como funciona e o que faz um Ponta-de-Lança;
2) e qual a diferença entre o atacante e o centro-avante? Fernando Augusto
Neves Netto
Olá Fernando, veja o retorno do Prof. Ms. Fabio Aires da Cunha(currículo)
para suas questões:
Caro Fernando. 1) Essa expressão ponta-de-lança
não se usa mais no futebol atual. Era uma expressão para designar
o jogador que normalmente vinha com a bola de trás e jogava bem ofensivamente.
Não confunda com o meia. O Edmundo foi um grande exemplo. Esse jogador
era bem ofensivo, mas não chegava a ser um atacante que ficava fixo no
ataque.
2) A diferença entre atacante e centro-avante é uma
questão de nomenclatura. O centro-avante é um jogador que normalmente
fica fixo na área. Existem, hoje, poucos exemplos dessa posição.
Poucos são os clubes que o utilizam, até porque não se encontra
muitos jogadores com essas características. Normalmente é um jogador
alto e forte e, como disse, anteriormente, que fica fixo na área. A expressão
centro-avante era mais utilizada quando tínhamos pontas. Então
ficava: ponta-direita, centro-avante e ponta-esquerda. O atacante é o
jogador que atua ofensivamente idependente de sua característica. Ele
pode ser rápido, driblador, finalizador etc. O Robinho é um bom
exemplo. O centro-avante também é um atacante. Resumindo, atacante é todo
jogador que joga em uma posição no ataque. Como disse, é uma
questão de nomenclatura, algumas equipes jogam com 1, 2 ou 3 atacantes.
Normalmente os técnicos procuram jogadores com características
diferentes, um rápido, o outro mais parado na área etc.
Espero ter esclarecido sua dúvida. Um abraço, Fabio.
1472. Identificação
de talentos no futebol - 20/02/2005
Eu fiz há pouco tempo um curso para treinador de futebol, SITREPFESP.
Gostaria de saber como avaliar um jogador, tanto infantil como juvenil para
ver se tem o devido talento para se tornar jogador? Pedro Paulo
Olá Pedro, o Prof. Ms. Fabio Aires da Cunha(currículo)
gentilmente lhe retorna o seguinte:
Prezado Pedro Paulo. Existem inúmeros testes para
se avaliar um atleta dessas categorias, mas poucos são os testes para
identificar possíveis talentos. No caso específico do futebol,
existem inúmeros fatores que influenciarão na carreira esportiva
de um garoto, desde a pressão e apoio dos pais, até oportunidades
encontradas. Já tivemos muitos casos de garotos que eram promessas quando
pequenos e nunca se tornaram atletas profissionais e o outro lado também,
garotos que eram discretos e tronaram-se excelentes profissionais.
A experiência que você irá adquirir com
o passar dos anos lhe auxiliará muito na identificação desses
talentos, o chamo olho clínico ou feeling. Para os esportes individuais é mais
fácil identificar esses futuros talentos, existem testes maturacionais
que podem indicar se o jovem vai ser alto ou baixo, se tem potencial ou não.
mas na maioria dos casos é muito difícil ou quase impossível
ter certeza se o garoto será um craque ou não. O que você pode
saber é se ele já teve o estirão de crescimento ou não,
pois na fase do estirão o garoto irá apresentar um decréscimo
na coordenação, isso pode paracer para que não conhece uma
falta de habilidade, mas é momentâneo.
Diariamente encontramos possíveis talentos para o futebol,
mas fatores pessoais, sociais, físicos, técnicos, psicológicos,
maturacionias e outros poderão influenciar positiva ou negativamente nesse
garoto. Um abraço, Fabio Cunha.
1473.
Lesões
no Voleibol- 20/02/2005
Quais as principais lesões em atletas de voleibol? Tomorin
Olá Tomorin, apresentamos abaixo o quadro de estatísticas segundo
o Manual de Medicina do Esporte - Fascículo 2 da Sociedade Brasileira
de Medicina Esportiva - Dr. João Gilberto Carazzato - O autor apresenta
um número de atendimentos executados com frequência de 3 horas
semanais durante 20 anos (1972 - 1992) ininterruptos para o Voleibol.
Segmentos
Corpóreos
|
%
de Lesões
|
Joelho
|
26,7
|
Tornozelo
|
19,5
|
Coluna
|
13,5
|
Mão
|
13,5
|
Ombro
|
7,9
|
Coxa
|
5,1
|
Pé
|
3,7
|
Punho
|
3,5
|
Perna
|
3,1
|
Antebraço
|
1,3
|
Cotovelo
|
0,9
|
Bacia
|
0,7
|
Braço
|
0,4
|
Tipo
de Lesão
|
%
de Lesões
|
Entorse
|
35,5
|
Rótula
Muscular
|
9,5
|
Contusão
|
4,5
|
Menisco - Ligam. Joelho
|
6,1
|
Mioentesite
|
10,7
|
Rótula
Sub-Luxans
|
8,9
|
Fraturas
|
4,3
|
Coluna
|
10,1
|
Tendinite
|
3,5
|
Osteocondrite
|
2,0
|
Periostite
|
0,4
|
Neurite
|
1,0
|
Bursite
|
0,3
|
Luxação
|
1,3
|
Artrose
|
0,6
|
Leia mais: Principais
Lesões no Voleibol
1474. Curso de socorrista em Portugal tem valor no Brasil
?- 20/02/2005
Sou socorrista com curso de suporte básico e avançado de vida
aqui no meu país, gostaria de saber se posso exercer no Brasil ou se
tenho de fazer novo curso para atuar por aí. Caso tenha agradeceria
se indicasse algum em Fortaleza, pois em breve estou de partida para essa cidade.
André Miguel Costa Masgalhães - Portugal
André, veja o retorno do o Prof. Fernando Barreiro (currículo)
para sua questão:
Olá André. Como você é português,
não sei como funcionam as leis em seu país, mas aqui, possuir cursos
na área de resgate, sejam SBV ou SAV não têm valor, pois
a legislação diz que somente médicos e enfermeiros podem
trabalhar profissionalmente com isso, principalmente nas ambulâncias. Agora,
se esses profisisonais conhecem emergência, aí é outra história.
Portanto, se você apenas fez esses cursos, não poderá exercer
como, por exemplo, Paramédico. Infelizmente!!! Atenciosamente . Fernando
Barreiro
1475. A importância
do ensino de Primeiros Socorros nas escolas do ensino fundamental- 20/02/2005
Sou aluno do Curso de Especialização em Políticas Públicas
e Educação da UESB/BA e pretendo trabalhar "a importância
do ensino de Primeiros Socorros nas escolas do ensino fundamental" e gostaria
de sugestões bibliográficas, bem como informações
sobre trabalhos afins já realizados que pudessem me auxiliar no desenvolvimento
de minha monografia. Grato. Florinato Dias Meira Florinato, veja o que o Prof.
Fernando Barreiro (currículo)
lhe sugere:
Prezado Florinato, essa é uma das abordagens que
estou fazendo na minha dissertação de mestrado em Educação
Física. Não existe nada no Brasil, que eu conheça, sobre
a inclusão da disciplina Primeiros Socorros como parte integrante do currículo
escolar. Porém, algumas pessoas comentam que há uma resolução
municipal do Rio de Janeiro que descreve a inclusão dessa disciplina nas
escolas municipais do estado, mas até agora nada foi feito.
Na verdade, minha dissertação mostra que
nas escolas quem deveria ensinar PS é o professor de E. F., mas como na
maioria das vezes ele também não aprendeu, como deveria na faculdade,
pois a maioria dos professores dessa disciplina não é de especialistas
no assunto, isso gera insegurança e o profissional de E. F. acaba por
não se interessar em ensinar PS às crianças.
OBS 1: o padrão internacional para ensino de PS em escolas é a
partir da 5ª série. Espero ter colaborado.
Atenciosamente . Fernando Barreiro
OBS 2: Mas, em todo caso, como não sou dono da verdade, pesquise no
site da CAPES. Pode ser que alguém tenha citado isso em alguma dissertação
e/ou tese e eu não tenha visto.
Leia mais: Curso de primeiros
socorros para crianças
1476. Como retirar o vício
de atividades com bola nas aulas de E.F. - 20/02/2005
Como conseguir enfocar a atividade física para uma turma de 8ª série
de E.F. com vários defeitos deixados pelo antigo professor, como por
exemplo somente atividade com bola Handebol/Futsal? Maria Helena Martins Bento
Maria Helena, veja o que o Dr. Eduardo Vela Lombardi de Moraes (currículo)
lhe sugere:
Maria Helena, esta é uma situação muito
comum nas escolas, e muitas são às variáveis que estão
ligadas a este problema, vou apenas te dar algumas alternativa, na maioria dos
casos eles passaram os 8 anos do ensino fundamental sem ter claramente o que
a Educação física enquanto pedagogia, então não é uma
tarefa fácil, no ano de 2004 me deparei com situações parecidas,
e uma das maneiras que arrumei para que eles tivessem contato com o maior número
de atividades relacionadas a Educação Física, foi realizando
quase que mensalmente um evento, organizado e apresentados pelos próprios
alunos, assim como: campeonatos de diversas modalidades, onde nas aulas diárias
eles aprendiam e aprimoravam suas habilidades, festivais de dança, música,
teatro. Olimpíadas, gincanas culturais, atividades em datas comemorativas
e recreativas. Enfim, o ideal, é que você crie motivos atrativos
para desvincular-se a Educação Física, da tão almejada
bola.
1477. Primeiro dia ministrando aulas de E.F. para alunos
do ensino fundamental - 20/02/2005
Sou estudante de Educação Física e fui convidado para
dar aula numa escola para alunos do ensino fundamental. Gostaria de saber como
devo me apresentar e como que é o primeiro dia de aula numa escola,
ou seja, como devo agir neste dia? Será que é conhecendo um pouco
da história de cada um ? Obrigado. Joel
Olá Joel, vamos ver o que nos retorna o Dr. Eduardo Vela Lombardi de
Moraes (currículo) :
Meu caro Joel, em estudos realizados por reich, sobre
uma Educação mais anti-autoritária, foram relatados algumas
características que facilitavam a aprendizagem e uma delas se trata do
vínculo afetivo que o professor estabelece com os alunos, então
o ideal é que no primeiro dia de aula, você consiga estabelecer
um vinculo positivo, abrir o canal de comunicação dos alunos e
nada como uma aula gostosa, agradável. Em minhas aulas eu sempre uso atividades
de dinâmicas de grupos, independente da faixa etária. Só lembrando
que não se trata de uma regra e que você deverá sempre acreditar
nestas informações que estará passando, elaborará regrinhas
junto com os alunos para o melhor andamento das aulas no ano, coisas simples
desde pedir ou avisar que está se ausentando da aula por qualquer motivo
até em casos de violência entre os alunos, neste primeiro dia deverá ser
sua melhor aula, "a primeira impressão é a que fica",
e conhecer um pouco da história de cada alunos e importantíssimo
para que suas aulas sejam ideais para aquele grupo de alunos.
1478. Como escolher uma
arcada dentária adequada
após perda dos dentes- 20/02/2005
Dr., Gostaria de saber por favor: depois de uma perda total dos dentes superiores
durante a adolescência (13 anos), seguido de um implante total recente(39
anos), como escolher uma arcada dentária adequada, quero dizer como
saber o tamanho e o formato ideal dos dentes que serão colocados sobre
os implantes, de um ponto de vista estético? Existe por exemplo um programa
informático onde eu poderia visualisar variados formatos de arcadas
dentárias diretamente sobre o meu rosto e poder assim ter uma idéia
do resultado final? Muito obrigada. Darlene
Olá Darlene, veja o que nossos consultores lhe retornaram:
Prof. Ms. Werner Harumiti Shintaku (currículo):
Prezada Darlene, Considerando que você tenha instalado
vários implantes para substituir sua arcada, respondo suas perguntas da
seguinte maneira: A escolha do tipo da "arcada" vai depender da sua
base óssea e da forma como estão dispostos os implantes. Já o
tamanho e a forma dos dentes podem ser "escolhidos", mas dependem de
alguns fatores como o tamanho e forma dos dentes remanescentes, medidas faciais
e até da cor da sua pele. O Cirurgião-dentista é a pessoa
mais indicada para verificar quais são suas opções e verificar
qual delas é a melhor. Apesar de reconhecer que o componente estético é muito
importante, a funcionalidade, por exemplo, a mastigação e a fonação,
são ainda mais importantes e necessárias.
Em relação à visualização
do "resultado final", é possível através de alguns
programas, mas são apenas simulações pois o verdadeiro "resultado
final" dependerá dos fatores acima descritos e da resposta individual
de cada paciente. Espero ter esclarecido suas dúvidas. Werner Shintaku,
CD, MS
Dr. Msd. Sérgio Eduardo Migliorini (currículo):
Darlene, estes programas de informática (tipo
antes e depois) podem simular uma situação muitas vezes não
conseguida pelo cirurgião dentista, que irá executar suas próteses,
portanto, além de não ter respaldo legal. É muito dificil
você saber exatamente através destes softwares como ficará sua
estética predictivamente.
O que recomendo é que, seu dentista, se estiver
familiarizado com a análise cefalométrica, solicite uma DOC(documemtaçao
ortodôntica completa), no intuito de traçar seu perfil Cefalométrico,
e através de próteses provisórias, executar um trabalho
funcional que seja discutido com você dentro do limite técnico possível
para seu caso.
Lembre-se, a estética tem de caminhar sempre com
função e anatomia adequadas; Que a estética é pessoal
e relativa a cada observador e que nenhum tratamento protético terá sucesso
se você não aprová-lo previamente e não confiar plenamente
na capacidade de seu dentista. Grato pelas indagaçoes e espero que tenha
sucesso em seu novo sorriso !
SERGIO EDUARDO MIGLIORINI
1479. A influência da dentição
no rendimento esportivo - 20/02/2005
Eu gostaria de algum material sobre a saúde bucal, no caso a influência
da dentição no rendimento esportivo, pois esse será o
tema de minha monografia. Espero ansiosamente a ajuda. Marcelle Limão
Olá Marcelle, veja o que o Prof. Ms. Werner Harumiti Shintaku (currículo)
lhe sugere:
Prezada Marcelle, Achei o tema da sua monografia muito
interessante. Por não haver muitos trabalhos sobre o assunto, sugiro que
vc inclua não somente a "dentição", mas também
a "oclusão" (como os dentes se encaixam), assim vc terá mais
trabalhos que poderá usar na sua monografia.
Comece pelos seguintes:
-The influence of occlusion on sporting performance. Lai V, Deriu F, Chessa
G. Minerva Stomatol. 2004 Jan-Feb;53(1-2):41-7. (Obs: artigo em italiano).
-The influence of different jaw positions on the endurance and electromyographic
pattern of the biceps brachii muscle in young adults with different occlusal
characteristics.Ferrario VF, Sforza C, Serrao G, Fragnito N, Grassi G. J Oral
Rehabil. 2001 Aug;28(8):732-9. (em ingles)
-Mandibular repositioning to enhance athletic performance: is it well founded?
And more importantly, is it safe? Roettger M. Northwest Dent. 1992 Sep-Oct;71(5):29-31.
(em ingles)
Qualquer dúvida me mande uma mensagem. WERNER SHINTAKU, CD, MS.
1480. Hipertensão x restrição aos exercícios
em mini-tranpolins - 20/02/2005
Qual o Grau (classificação) de Hipertensão pode ser liberado
para aulas em mini-tranpolins em indivíduos sedentários e ativos?
Marcelo Almeida
Oi Marcelo, em atenção a sua questão o Dr. Ms. Jairo Sergio
Szrajer (currículo) retorna
o seguinte:
Marcelo, bom dia ! Não há contra-indicação formal
para a realização de atividade física em hipertensos,
visto ser esta uma das bases do tratamento da hipertensão arterial.
Se o paciente está em tratamento com medicação, seria
interessante fazer um teste de esforço, com a medicação
para se ter uma idéia clara da resposta pressórica ao esforço
e, a partir daí, fazer a prescrição das cargas de trabalho.
Atenciosamente, Jairo Sergio Szrajer
1481. A atrofia muscular pode ser revertida ?- 20/02/2005
Caros amigos, gostaria de obter informações sobre atrofia muscular,
seus sintomas e se existe reversão no caso de ocorrência desse
problema. Grato. André
Oi Andre, o Dr. Ms. Jairo Sergio Szrajer (currículo)
lhe retorna o seguinte:
André, atrofia muscular é um termo genérico
que descreve uma perda de massa muscular, assim como hipertrofia descreve o aumento
da musculatura. Podemos ter várias causas de atrofia muscular. Um exemplo é a
atrofia por desuso, que ocorre quando ficamos com uma imobilização
com gesso por 30 dias, você verá que a musculatura imobilizada perde
massa muscular (atrofia), sem que haja qualquer doença no músculo.
Outras causas de atrofia muscular são doenças congênitas,
chamadas de distrofia muscular, as causas traumáticas com lesão
do músculo ou do nervo que estimula este músculo.
O sintoma principal é o afinamentodo músculo,
ele fica menor, outro sintoma, que depende do grau de atrofia é a perda
de força. A reversão depende da causa, se for pela imobilização
prolongada (como no gesso) o simples retorno da movimentação curaa
atrofia, no caso das distrofias musculares de causa congênita elas são,
em geral, crônicas, progressivas e incuráveis, e no caso de lesões
musculares ou neurológicas a reversão dependerá do tipo
e da extensão da lesão. Qualquer dúvida, escreva novamente.
Jairo Sergio Szrajer
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