Home |CDOF Responde | Cadastro de Usuários | Cadastro de Consultores|


 

Dom, 21/12/08 9:49

PERGUNTAS E RESPOSTAS ANTERIORES AO CDOF RESPONDE
CONSULTORIA GRATUITA CDOF

Obs: para procurar pelo tema utilize o sistema de busca

1393. O Watsu tem alguma contra-indicação?- 10/01/2005
Viviane, o consultor Prof. Esp. Marcelo Roque(currículo) responde:
    Olá Viviane!
Considerações e Contra-indicações na Terapia Aquática.
1. Febre, especialmente se estiver acima de 38oC (100oF).
2. Arritmia cardíaca, angina instável, sistema cardiovascular seriamente comprometido. Pressão sangüínea excessivamente alta ou excessivamente baixa.
3. Capacidade vital significativamente limitada (abaixo de 1500 ml). Incapacidade de tolerar uma queda de 10% da capacidade vital.
4. Ausência de reflexo de tosse. Monitore com muito cuidado.
5. Infecção urinaria grave.
6. Incontinência intestinal imprevisível.
7. Grandes feridas abertas e pequenos ferimentos abertos, em pessoas muito suscetíveis a infecção.
8. Epilepsia, incontrolada. A luz refletindo fora da água pode aumentar a probabilidade de convulsões.
9. Doença contagiosa ou infecção transmissível por água ou ar.
10. Sensibilidade a produtos químicos usados em piscina (cloro, bromo, etc.).
11. Doença arterial periférica grave.
12. Hemorragia cerebral recente (geralmente é melhor esperar três semanas após a sua ocorrência).
13. Diabetes não controlada (tenha tabletes de açúcar ou suco disponível na piscina).
14. Tímpanos perfurados. Mantenha a água fora dos ouvidos.
15. Doença renal, na qual o paciente não consiga se ajustar à perda de líquido.
16. Paciente com grave incapacidade para regular a temperatura do corpo.
17. Se o paciente estiver sob corticoterapia por muito tempo, ou terapia profunda recente de raios X, a água tende a deixar uma pele já delicada ainda mais frágil. Seque a pele suave e totalmente.
18. Traqueostomia aberta.
19. Sensação de enfraquecimento, especialmente nas pernas (derrame, dano cerebral, lesão na coluna vertebral, diabetes, neuropatia periférica etc.) Deve-se evitar o ato de ficar esfolando um machucado na beira ou no fundo da piscina (talvez seja necessário o uso de meias). As luzes debaixo d'água geram um calor considerável. Os clientes não devem encostar-se a elas.
20. Esclerose múltipla. Talvez haja muita sensibilidade ao calor. Consulte seu cliente com antecedência para saber se ele suporta o verão, banho quente, etc. Se o calor for problema, pode ser necessário fazer o trabalho numa piscina de água fria, ou escolher uma outra abordagem de terapia aquática em água fria.
21. Vias intravenosas, vias "heplocks", vias "hickman" etc, consulte o médico.
22. Portadores de gastrostomias, colostomias, etc, podem entrar na piscina se a pele em volta do estômago estiver bem curada. Drene a bolsa primeiramente.
23. Pacientes com cateteres podem geralmente entrar na piscina. Drene a bolsa primeiramente. Se possível prenda o cateter para evitar qualquer refluxo.

OUTRAS PRECAUÇÕES:

1. Mulheres grávidas: Se tiver tendência de perder embrião, não fazer tratamento aquático nos primeiros três meses de gravidez. Evitar água em temperatura superior a 36oC ou 96oF.
2. Síndrome de Down e outras síndromes que possuem como característica o tônus muscular baixo.
3. Frouxidões ligamentares.
4. Massagear portadores de câncer.
5. Indivíduos que tiveram efeito chicote, principalmente recente.


1394. Legislação para abertura de academias - 10/01/2005-
Estou tentando terminar minha monografia que trata de legislação referente a abertura e funcionamento de academias de ginástica. Mas estou tendo dificuldades em encontrar artigos que fale sobre o tema. Queria que me ajudassem a encontrar esses artigos específicos. Desde de já agradeço. Jane
Olá Jane, vamos ver o que sugere nosso consultor em administração Adm. Wladislan Vieira Borowsky (currículo):
    Jane, eu realizei uma breve pesquisa na internet e confirmo que é bastante difícil encontrar artigos que abordem a parte organizacional de negócios ligados ao mercado de academias de ginástica e legislação a respeito destas empresas.
Mesmo assim, após consulta ao site de busca Google, www.google.com.br, encontrei uma reportagem publicada no informativo do CREF3 de Santa Catarina que relaciona os itens requeridos pela Vigilância Sanitária para a abertura de academias de ginástica e que apresento ao final da resposta.
   É importante lembrar que do ponto de vista fiscal, academias de ginástica também são empresas e estão sujeitas as mesmas obrigações que estão todas as empresas inscritas no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas. Do ponto de vista operacional acredito que seja a lei que regula a atividade profissional de Educação Física e o código de ética da profissão a legislação que rege o funcionamento das academias e neste caso por estar se formando profissional de Educação Física você conhece esta lei.
   Espero ter contribuído com sua monografia, apresente estas idéias a seu orientador na monografia para que ele dê a sua opinião e caso esta seja mesmo a idéia e ela vá atender ao objetivo do seu trabalho use-as então. Acredito que você obterá sucesso e concluirá sua monografia em tempo hábil.

CONDIÇÕES PARA ABERTURA E FUNCIONAMENTO DE ACADEMIAS

    A documentação exigida pela VIGILANCIA SANITÁRIA para todos estabelecimentos em que se desenvolvam atividades físicas e/ou desportiva e recreativas, tais como, academias de musculação, ginástica, dança, artes marciais, yoga, natação, hidroginástica, escolinhas desportivas e similares, são as seguintes:
- Requerimento à Diretoria de Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal;
- Comprovante de pagamento da Taxa de Alvará Sanitário inicial/ revalidação;
- Cópia atualizada CNPJ (Pessoa Jurídica) ou CPF (Pessoa Física);
- Cópia do Contrato Social/Alterações;
- Croqui de Localização;
- Certificado de Registro de Funcionamento da empresa junto ao CREF de sua região;
- Cópia do Contrato de trabalho (empresa/responsável técnico) visado pelo CREF de sua região;
- Cópia da Cédula de Identidade Profissional do Responsável Técnico;
- Termo de Responsabilidade Técnica atualizada junto ao CREF de sua região;
- Cópia do Diploma do Responsável Técnico visado pelo CREF de sua região;
- Livro de Registro e Controle de pH e CLORO, em caso de possuir piscinas.

Fonte: Jornal do CREF3SC - Ano 4/no.17/Jan. Fev. Mar. 2004
Adm. Wladislan Vieira Borowsky
Referência Bibliográfica:
Jornal do CREF3SC - Ano 4/no.17/Jan. Fev. Mar. 2004 - on line disponível em http://www.crefsc.org.br/jornal17/jornal17.pdf - acesso em 16 de dezembro de 2004.


1395. Dor-de-cabeça durante os exercícios para glúteo no aparelho - 13/01/2005
Toda vez que faço o glúteo no aparelho fico com dor-de-cabeça. Pra não deixar de exercitar a área, estou fazendo glúteo no solo: quatro apoios com a perna elevada em 45º e outro em que estendo a perna até a altura do quadril e abaixo. É normal ter dor-de-cabeça no aparelho? Esses exercícios podem substituir o aparelho? Ana Paula Dantas
Oi Ana, em atenção a sua questão o Dr. Ms. Jairo Sergio Szrajer (currículo) retorna o seguinte:
   Ana, É estranha sua queixa. O mais provável é que você esteja fazendo força com o pescoço enquanto está no aparelho, de qualquer forma você já resolveu o problema alterando a forma de exercitar o glúteo. Vá até o aparelho e repare se você não está usando também a musculatura do pescoço. Isto é bastante freqüente quando o pessoal faz abdominal e enrijece todo o pescoço. Atenciosamente, Jairo


1396. Perfuração no tímpano e a natação - 13/01/2005
Tenho 8 anos e não posso nadar ou entrar água no meu ouvido, pois tenho uma perfuração no tinpano e já operei duas vezes. Gostaria de saber se existe algum tipo de tampão de ouvido ou toca, pois eu já uso um tampão feito pela fonoaudiologa, mas no meu caso não pode entrar nada de agua e eu gosto tanto de nadar e fico tempos sem nadar, mas no verão é muito dificil.Se conhecerem algum tipo de proteção que possa me ajudar...muito obrigado.
Vinícius, veja a sugestão do Dr. Ms. Jairo Sergio Szrajer (currículo):
   Vinicius, Você pode usar um protetor de silicone, moldado exclusivamente para você. Verifique com seu otorrinolaringologista onde fazer, e se há contra-indicações. Jairo


1397. Hipotireoidismo x atividade física- 13/01/2005
Queria saber mais sobre hipotireoidismo e atividade física. Musculação é recomendada? Hugo
Hugo, veja o que indica o Dr. Ms. Jairo Sergio Szrajer (currículo):
   Hugo, sem qualquer problema. Hipotireoidismo, quando estabilizado, não impede qualquer prática desportiva.
Aliás, como no diabete, ocorre uma melhor disponibilização do hormônio, diminuindo a dose.

Contribuição do Prof. de Educação Física Mario Sergio de OLiveira: gostaria de complementar dizendo que o Hipotireoidismo e o Diabetes Mellitus são patologias de natureza e conseqüências totalmente diferentes, portanto cabem alguns cuidados no trato com pessoas portadoras das mesmas. No caso do hipotireoidismo, que é a falta da Tiroxina (T4) e triiodotironina (T5), temos uma redução da atividade funcional por todo o organismo, porém o tratamento adequado resulta em normalização destas funções, o que permite ao individuo retomar suas atividades. Em se tratando de Diabetes M. deve-se saber se é o tipo I ou II, pois o tipo II não se trata de uma disponibilização do hormônio, e sim uma resistência orgânica à ação da insulina. Já no diabetes do tipo I deve-se considerar a alta fragilidade vascular do diabético e possíveis complicações decorrentes da doença como neuropatias, HAS, disfunções renais e outros fatores limitadores à "prática generalizada" de atividade física. Deve-se considerar ainda o tipo de insulina utilizada, se a atividade física acontecerá antes, durante ou depois do pico de ação da mesma e uma adequada relação exercício/dieta/insulina. Portanto a orientação de ativ. física para os chamados "Grupos especiais" requer um maior embasamento científico por parte do profissional que pretenda trabalhar com os mesmos.


1398. Hérnia abdominal e a prática de exercícios - 13/01/2005
Tenho uma amiga que sua tia tem hérnia abdominal na altura do estômago (no cárdio, para ser mais exato), toda vez que ela hiperextende a coluna, aparece uma bola do tamanho de um cajá. Ela já foi a um médico e o mesmo indicou a cirurgia e outro médico rcomendou a musculação desde que certos exercícios não piorem. Ele disse também que dependendo do tipo de exercício abdominal também poderia ser benéfico. Isso está correto? Mais uma vez obrigado pela atenção. Vítor Chagas
Olá Vítor, veja o que lhe responde nosso consultor Dr. Ms. Jairo Sergio Szrajer (currículo):
    Vitor, A hérnia, pelo que eu entendi, é de parede abdominal, desta forma ela não melhorará com exercícios, e o aumento da pressão intra-abdominal, durante os exercícios, tenderá a piorar a hérnia.
    A hérnia só terá urgência em ser operada, se ela “encarcerar”, ou seja, alguma alça intestinal ficar presa nela. Se isto não ocorrer e não causar maior desconforto a cirurgia poderá ser adiada. Jairo


1399. Curso de primeiros socorros para crianças - 13/01/2005
Qual o benefício que traz o rappel e o curso de primeiros socorros para adolescentes e crianças, tanto no lado psicológico quanto no preparo para a vida no ambiente escolar? Turismo de Aventura Brasil/ Adílio
Olá Adílio, vamos ver o que nos retorna o Prof. Fernando Barreiro (currículo):
   Prezado Adílio.
   Vou me prender à questão dos Primeiros Socorros, pois apesar de até praticar rapel, minha área de atuação é Atendimento de Emergência. É fácil e rápido responder à sua pergunta. Atendimento de Emergência deveria ser disciplina escolar mas infelizmente não é. Ou pelo menos, parte de um programa disciplinar, como por exemplo, inserido no conteúdo programático de Educação Física. Certamente é o assunto mais importante que existe no mundo, pois não há nada mais importante do que saber e poder salvar a vida de alguém, e no entanto não é tratado como prioridade.
Acredite-me. Sou professor em duas universidades aqui no Rio de Janeiro, nos cursos de Educação Física e Fisioterapia e sempre comento que, se todos apredessem sobre como atender uma vítima ainda na época escolar, chegariam aos cursos superiores com uma boa base e não teriam que aprender e sim reciclar.
   Em minha opinião, isso já é o suficiente para acabar com qualquer dúvida à respeito da relevância e, principalmente, benefícios, seja em quem for, inclusive crianças e adolescentes. Atenciosamente
Fernando Barreiro

1400. A eficácia do uso da calça anti-choque numa PCR- 17/01/2005
Gostaria de saber, pois não encontrei em nenhuma bibliografia, se tem eficácia usar a calça anti-choque numa PCR, pois com a calça faria uma pequena circulação e não uma grande circulação, pois os 3 litros bombeados, a princípio, não seriam ultilizados pelos membros inferiores e fariam que a pequena circulação aumente a oxigenação do paciente em PCR. Obrigado. Linhares
Oi Linhares, veja o retorno do Prof. Fernando Barreiro (currículo) para sua questão:
    Prezado Linhares, apesar de ser ainda uma controvérsia, os estudos apontam para a contra-indicação ao uso da calça anti-choque. Ainda que o sequestro sanguíneo fosse uma explicação razoável, o risco de rompimento da calça, por ser feita de material frágil, a desaconselha para o meio pré-hospitalar. Um outro fator a ser levado em conta é o momento de seu esvaziamento, pois é muito difícil controlar o efeito rebote, ou seja, o súbito redirecionamento do sangue que ocorre para os membros inferiores, até então privados de circulação. Eu, particularmente, prefiro fazer reposição volêmica agressiva, ou seja, grandes volumes de solução salina isotônica, que podem ser SF ou RL, a correr esses riscos desnecessários. Atenciosamente
Fernando Barreiro

1401. Secretária prevenindo varizes durante a gravidez - 17/01/2005
Sou secretária executiva e gostaria de saber se existe alguma prevenção durante a gravidez para esta profissão, pois trabalho 8 horas diárias e a maior parte do tempo sentada. Tenho algumas veias superficiais e as varizes são um grande problema para as mulheres de minha família. Nali
Nali, quem responde a sua questão é a nossa consutora Profa. Diana Márcia Couto Primo(currículo):
Prezada Nali,
   A gravidez é um momento da mulher que fisiologicamente já a predispõe a um maior índice de ocorrência de problemas circulatórios como varizes e microvarizes. E no seu caso como já tem mais uma "tendência", estando sentada o dia todo irá favorecer uma diminuição da circulação periférica do seu corpo, ou seja, o sangue tende a ficar mais parado nos membros inferiores. Para evitar isso, ou mesmo minimizar, deve evitar ficar todo o tempo assentada no seu trabalho, tente levantar-se várias vezes ao dia e caminhar pelo escritório, ir tomar água, ao corredor, janela, etc. Quando assentada, apóie as pernas em nível mais alto, como uma cadeira mais baixa que a sua ou banco (se não tiver, os catálogos telefônicos um sobre o outro já servem) para evitar a estagnação sanguínea. Faça exercícios físicos como caminhada, hidroginástica e musculação antes, durante e após a gravidez. Músculos dos membros inferiores mais fortes, principalmente as panturrilhas, farão um bombeamento mais eficiente da circulação periférica minimizando o inchaço que é um dos principais motivos da ocorrência das varizes. Além disso, exercícios aeróbios fazem melhorar o fluxo sanguíneo e tornam o calibre das artérias e veias maiores e mais flexíveis à longo prazo.
Desejamos boa gravidez. ! Diana Primo

1402. Marketing em academia de médio porte - 21/01/2005
Gostaria de saber sobre Marketing em academia. Como devo iniciar, pois estou iniciando um empreedimento de porte médio, como 12 modalidades entre crianças e a 3ª idade. Desde musculação até as inovações do fitness. Só que a cidade é nova, entende? Pedro Junior
Olá Pedro, em atenção a sua pergunta nosso consultor em administração Adm. Wladislan Vieira Borowsky (currículo) retorna o seguinte:
    Pedro, possuir um empreendimento do porte que você está iniciando numa cidade nova e provavelmente pequena é um risco muito grande e provavelmente para ter assumido o risco deste investimento você provavelmente estudou bem esta região e o provável retorno que obterá neste negócio.
    No que diz respeito ao marketing você deve buscar divulgar sua academia, suas características relacionadas ao espaço físico, modalidades e profissionais que integram seu quadro, por meio de anúncios em rádio, colocação de faixas em locais estratégicos de sua cidade e colocação de pôsteres de divulgação em estabelecimentos comerciais, apesar de parecerem meios simples de divulgação, serão com estas ações que você começará a alavancar sua academia e trazer público para ela que acredito ser este o seu principal objetivo.
    Gostaria de fazer uma colocação a respeito do número de modalidades e sobre as inovações do fitness eu aconselho a implantar as modalidades aos poucos na academia conforme for requisitando o público que a freqüenta, o mesmo digo sobre as inovações, é importante lembrar que cada modalidade ou inovação acarretará no aumento do custo de sua academia e conseqüentemente terá de ter um volume maior de alunos para compensar estes custos que serão gerados com a contratação de profissionais de educação física, aquisição de equipamentos, treinamentos e cursos para preparação e aperfeiçoamento dos profissionais que trabalham com as modalidades que oferece, estes custos revertem na prestação de um serviço de qualidade a seus clientes e o principal objetivo seu fazer que seus clientes se tornem fiéis a sua academia, cliente satisfeito é no meu entender uma das mais poderosas armas de marketing que um empresário pode ter ao seu lado. Pois, as pessoas quando estão satisfeitas com um produto ou serviço, possuem o hábito de contar a outras pessoas sua satisfação, que nada mais é que um marketing positivo de seu empreendimento. Do mesmo modo que se não estiverem satisfeitas, com certeza, não pouparão criticas a sua academia e neste caso o marketing será negativo.
    Assim desejo boa sorte a ti e espero ter lhe ajudado a compor qual a estratégia de venda de sua academia e que seu empreendimento seja sinônimo de sucesso em sua região. Adm. Wladislan Vieira Borowsky
Sugestão site:
Revista Empresário Fitness

1403. Procedimentos para conseguir patrocínio?- 21/01/2005
Marcos Paulo da Costa Machado
Olá Marcos, o Adm. Wladislan Vieira Borowsky (currículo) gentilmente retorna o seguinte:
    Marcos Paulo, o ideal seria que você nos informasse qual a finalidade do patrocínio para melhor ajudá-lo. Do ponto de vista empresarial o patrocínio a um empreendimento ou a um profissional é na verdade um investimento, e atualmente ninguém faz um investimento sem ter previsão de qual retorno vai obter, este retorno pode ser financeiro, institucional ou ambos.
    O primeiro passo é buscar parceiros patrocinadores que tenham um perfil igual ou ao menos parecido com o empreendimento ou com o profissional que você está vendendo. Independente do produto que você irá vender, o importante é elaborar a melhor apresentação possível deste produto, onde serão colocados caso seja patrocínio para um empreendimento a especificação dos recursos que serão utilizados na sua composição, quais seus objetivos e público-alvo, caso seja patrocínio para um profissional é importante apresentar o perfil do profissional suas conquistas e seus objetivos.
    O mais importante, seja um empreendimento ou profissional e o mais importante é apresentar as vantagens em patrociná-lo e qual o retorno (financeiro e institucional) possível com este patrocínio e então começar os contatos comerciais com os patrocinadores em potencial onde você irá vender seu produto e buscar este parceiro patrocinador. Adm. Wladislan Vieira Borowsky

Sites relacionados:
www.patrociniocerto.com.br
www.leidepatrocinio.com.br

1404. Dicas para se tornar treinador de futebol - 25/01/2005
Por um pequeno tempo fui jogador profissional de futebol, mas parei de jogar há 1 ano e estou começando a cursar educação física e lógico visando trabalhar na área de futebol; e para isso quero estar muito bem preparado e capacitado nesta profissão. Escrevo, pois, gostaria de saber onde posso encontrar cursos para treinadores de futebol (Básicos, avançados e de nível superior), cursos de pós-graduação e também de especializações sobre metodologia de futebol, treinamento físico, técnico,e principalmente tático no futebol , dentre outros. Também gostaria se possivel saber de bibliografias nacionais ou estrangeiras que tratam do tema futebol. Thiago
Oi Thiago, veja o retorno do Prof. Ms. Fabio Aires da Cunha (currículo):
    Caro Thiago. Fico muito feliz em saber que está interessado em se aperfeiçoar no futebol, isso é extremanete importante para nossa profissão. Quanto ao que procura, veja bem: primeiro, em nosso site, na página do futebol (www.cdof.com.br/futebol.htm) você encontrará uma série de referências sobre o que deseja.
   Segundo, existem vários cursos de futebol no Brasil, precisa ficar atento na internet, pois esses cursos aparecem nos mais variados sites, não necessariamente nos mesmos. Procure sempre se atualizar lendo bastante, isto o ajudará, não esqueça de ver os artigos sobre futebol do nosso site.
   A Universidade Gama Filho (www.centraldecursosugf.com.br) e a Universidade de Viçosa (www.ufv.br/des) possuem pós-graduação em futebol, é interessante você conferir. Espero ter ajudado. Boa sorte. Um abraço, Fabio Cunha.

1405. A influência dos pais no rendimento dos atletas de futsal- 25/01/2005
Estou a procura de artigos ou monografias sobre A INFLUÊNCIA DOS PAIS NO RENDIMENTO DOS ATLETAS DE FUTSAL, pois não consigo achar referências. Obrigado . Adriano Ramos
Olá Adriano, o Prof. Ms. Fabio Aires da Cunha(currículo) sugere o seguinte:
    Prezado Adriano. Esse seu tema, apesar de muito interessante, é pouco estudado no Brasil. Você encontrará poucas referências sobre ele. O pouco que tenho sobre esse assunto é:
- http://psicodeporte.nu/biblioteca/articulos/start.asp?articuloid=74&
- NASCIMENTO, Fernando Alexandre do. Pais no contexto da iniciação no futsal. Universidade Norte do Paraná (Monografia de Graduação). Londrina, 2004.
- CHAGAS, Mauro Heleno. Análise do estresse psíquico na competição em jogadores de futebol de campo das categorias juvenil e júnior. UFMG. 1995.
- RABELO, André Scotti. O papel dos pais no desenvolvimento de jovens atletas de futebol. UFMG, 2002.

1406. Parâmetro de flexibilidade ideal para o atleta de futebol - 25/01/2005
Qual o parâmetro de flexibilidade ideal para o atleta de futebol? Existem pesquisas a respeito? Clayson Damazio
Oi Clayson, vamos ver o que nos traz o Prof. Ms. Fabio Aires da Cunha(currículo):
    Clayson, não existe um parâmetro ideal de flexibilidade para atletas de futebol, até porque a flexibilidade é medida estaticamente e no futebol ela é dinâmica. Existem muitos estudos e muitas controvérsias sobre a importância da flexibilidade no futebol. Veja este artigo que poderá esclarecer melhor suas dúvidas: http://www.cdof.com.br/futebol5.htm. Um abraço, Fabio.

1407. Testes para avaliação de qualidades físicas no futebol e a faixa etária- 25/01/2005
Gostaria de saber a partir de que idade é válida a realização de avalição funcional e de testagens para desenvolvimento de qualidades físicas específicas do Futebol de Campo, além disso gostaria de saber se existem testes específicos para avaliar os fundamentos do futebol e a partir de que idade devemos utilizá-los. Obrigada pela atenção. Cordialmente, Danielly Werneck
Oi Danielly, vamos ver o que o Prof. Ms. Fabio Aires da Cunha(currículo) nos informa:
    Danielly, os testes físicos ou funcionais necessitam de acompanhamento, cuidados e controle quando aplicados com crianças, muitos testes nem devem ser realizados ou são adaptados para diferentes faixas etárias.
   O que acontece é o seguinte, as crianças somente deveriam receber um treinamento específico para o futebol, por volta dos 12 anos de idade, antes deveriam desenvolver as habilidades motoras. Com isso, é desnecessário aplicar testes em crianças menores que 12 anos.
  Com relação aos testes específicos, dificilmente você encontrará testes padronizados e validados principalmente para crianças. Você pode aplicar alguns testes técnicos e depois aplicá-los novamente como reteste e comparar os resultados. Não aplique esses testes com crianças muito pequenas, pois não possuem um padrão motor definido.
Boa sorte. Um abraço, Fabio Cunha.


1408. Como avaliar e controlar a velocidade de reação em goleiros? - 25/01/2005
Gostaria de obter exemplos sobre alguns testes específicos. Ely Jr
Olá Ely, veja o que sugere nosso coordenador de futebol Prof. Ms. Fabio Aires da Cunha(currículo) :
   Caro Ely Jr, esse assunto não é muito simples de achar, tente procurar em:
www.efdeportes.com/efd75/futebol.htm

www.goleiros.com.br/Mat%C3%A9ria/avalia%C3%A7%C3%A3o.htm
www.goleiros.com.br
Entrenamiento de Guardametas
Preparación de Porteros


1409. Bolas de futebol para 5-13 anos - 25/01/2005
Gostaria de saber onde posso encontrar bolas adequadas para às faixas etárias entre 5 a 13 anos? Já andei procurando em algumas empresas, mas geralmente só trabalham com bolas adequadas à categoria do infantil e superiores. Abraços. Marcelo Estevam
Olá Marcelo, veja a dica do Prof. Ms. Fabio Aires da Cunha(currículo) :
    Caro Marcelo, essas bolas pequenas não são fáceis de achar, muitas empresas só fazem bola a partir do número 4. Você vai ter que trabalhar muito com bola de borracaha, bolas não de couro e até bola de vôlei, é legal por ser mais leve, principalmente para treinamento de cabeceio. Procure em:
www.mundodofutebol.com
www.penalty.com.br/site/catalogoHomeFutebol.asp?catp=4&catsub=23&m1=1&m2=2


1410. Procedimentos para a prática de exercícios após o parto- 26/01/2005
Meu bebê tem 1 mês de vida e nasceu de parto cesárea sem complicações. Pratiquei musculação durante um ano até três meses antes de engravidar. Gostaria de saber que tipo de exercícios específicos de musculação podem ser feitos livremente, quais devem ser evitados, e quanto tempo devo esperar para começá-los após o parto. Além de musculação, exercícios aeróbios como esteira, bicicleta e transport também. Podem ser feitos a partir de quanto tempo? Agradeço muito, Bruna.
Olá Bruna,
   A liberação para a prática de exercícios varia em média 1,1/2 à 2 meses após o parto e deve ser feita antecipadamente pelo médico. Se você praticava exercícios na gravidez terá mais facilidade de continuá-los. Mas uma vez sedentária terá de passar por um destreinamento, pois carregava muito peso antes e agora não terá tanta sobrecarga para carregar. Além disso, deve se submeter à uma avaliação médica, fisioterápica e uma avaliação física para saber suas condições para iniciar a prática de exercícios, o que deve ser feito gradualmente. Qualquer exercício pode ser feito desde que tudo esteja cicatrizado tanto interno quanto externo e liberado pelo médico.
   Quanto a prescrever os exercícios, sugerimos que procure um profissional de E.F. formado para ajudá-la, pois não é um serviço oferecido pelo CDOF.
   Apenas advertimos que segundo ARTAL, R; et alii. Guidelines of the american college of obstetricians and gynecologists for exercise during pregnancy and the postpartum period. Br J Sports Med 2003; 37:6-12, você deve evitar amamentar seu filho antes do exercício a fim de evitar o desconforto do peso da mama e acidez encontrada no leite devido ao acúmulo de ácido lático. E deve ser levado em conta que se você estiver amamentando terá uma grande perda calórica, que influenciará tanto na Nutrição quanto no cálculo de desgaste com os exercícios e emagrecimento, pois o padrão corporal se ajusta com mais rapidez nesse período. Um abraço. Equipe do CDOF

Leia mais:
Engordei muito depois do parto e não consigo parar de comer
Treinamento físico pós-parto
O parto e a volta á prática da atividade física


1411. A influência das atividades recreativas na formação dos alunos da categoria sub-11- 26/01/2005
A influência das atividades recreativas na formação dos alunos da categoria sub-11. Eugênio Gil
Prezado Eugênio, veja o que o Prof. Marcelo de Araújo Caetano (currículo) gentilmente lhe retorna:
    Caro amigo Eugênio, existem dois métodos de ensino. O Método parcial e o global.
    Em se tratando de método global, no mesmo é utilizado jogos recreativos para o desenvolvimento da técnica. Tradicionalmente se tem utilizado com as crianças o método parcial, ou seja, exercícios repetitivos de gestos técnicos.
Creio que atividades recreativas nesta faixa etária são uma forma prazerosa e motivadora para nossas crianças, pois, nesta faixa etária, elas adoram brincar e o jogo é uma forma muito estimulante. Ao escolher um jogo, o professor deverá estar atento que aspectos serão trabalhados com a atividade, pois estes devem ser de acordo com os objetivos. Aspectos sócio-afetivos, motores e técnicos devem estar presentes.
   Enfim, trabalhar em seus treinos e aulas, atividades recreativas, é um meio de diversificar e estimular nossas crianças e trabalhar aspectos que só com a recreação esportiva poderemos.
Espero ter ajudado, estude sempre. Um abraço.
Marcelo Caetano
Referência Bibliográfica
Futsal: metodologia do ensino. Caxias do Sul: EDUCS ; FONSECA,GM (1997)

1412. Evoluções táticas do Futsal- 26/01/2005 - Paulo Henrique Guimarães
Olá Paulo, o Prof. Marcelo de Araújo Caetano (currículo), gentilmente lhe retorna o seguinte:
    Caro Paulo Henrique, não se tem muitos dados sobre os períodos em que surgiram os sistemas de jogo, o que dificulta muito conseguir certas informações sobre o seu trabalho. Segundo Lucena(2000), o pioneiro entre os sistemas de jogo é o 2x2, que surgiu na década de 50. Ferretti (1999), cita em seu artigo, que na década de 70 os atletas só jogavam em um espaço da quadra. Depois do 2x2, surgiu o 3x1, inicialmente o pivô jogava adiantado sem preocupações defensivas.
Como uma variação do 3x1, surgiu o 2x1x1, em que se adiantava um homem de trás para o meio da quadra.
Recentemente surgiram o 4x0 e o 1x2x2 com o goleiro. O 4x0 é um sistema inventado pelo brasileiro Antônio Luís Azevedo, o Zego, consiste em os quatro jogadores atuarem em linha, explorando a bola nas "costas" do adversário.
O 1x2x2, surgiu com a recente mudança da regra, em que o goleiro pode jogar com os pés fora da área. Este joga no ataque procurando um passe ou mesmo uma finalização. Certo é que, o melhor sistema é aquele que sua equipe faz melhor

Referências bibliográficas
www.ferrettifutsal.com
FERREIRA, R. L. Futsal e a iniciação. 2a ed. Rio de Janeiro: Sprint, 1994.

    Com relação as regras, veja o artigo do site do Futsal Brasil: A História e as Evoluções das regras de Futsal: Prof. Esp. Carlos Alberto Tenroller CREF/RS 238 *
Um grande abraço, espero ter contribuído. Marcelo Caetano

1413. Futebol X Futsal - 26/01/2005 -Tiago Augusto
Olá Tiago, o Prof. Marcelo de Araújo Caetano (currículo) retorna o seguinte:
    Já disse certa vez o jornalista a Armando Nogueira, o jogador brasileiro que se preza já jogou futsal, joga ou um dia jogará futebol de salão. Que agora tem um novo nome: A Fifa rebatizou-o futsal... é aí, nesse futebol caçula que o garoto aprende a dominar os caprichos da bola, levando-a grudadinha, com cola-tudo, no peito do pé... Só faz aquilo quem, menino viveu, na quadra, a angústia de tempo e de espaço. Outro recurso próprio do futebol de salão é a condução de bola,, tocada, em rápido diálogo, entre os dois pés ... drible curto do tamanho do próprio pé, me parece outra virtude de quem joga(bem) futebol de salão... A bola imantada no peito do pé, a falsa passada e, de repente, o corte seco, incisivo, é fruto da necessidade de criar um novo espaço num palmo de chão.
... O futebol de salão é a própria infância do futebol brasileiro . É aí que o menino aprende o beabá do jogo . A sola do pé, roçando a bola, numa espécie de afago, é o gesto que pronuncia o drible, esse adorável feitiço...

Vai aí de minha parte algumas características do futsal que acho importante salientar:
a) O atleta joga em tempo e espaço reduzidos.
b) Rápido
c) Movimentação constante
d) De contra-ataque
e) De defesa

   Vários atletas de futebol começaram no futsal, Felipe, Ronaldo, Ronaldinho, Pedrinho, Athirson , Ricardinho , Robinho , Diego. Agora temos o Falcão, o melhor do Futsal tenta a sorte no campo pela terceira vez, porque ainda não deu certo?
Referência Bibliográfica:
Futsal: iniciação técnica e tática: sugestões para organizar a sua equipe. Santa Maria: Ed. da UFSM. SAAD, M (1997).

Espero ter contribuído, um abraço. Marcelo Caetano

1414. A diferença entre Recreação e Lazer - 28/01/2005
Olá, gostaria de saber a diferença e os conceitos de recreação, diversão e lazer. Um grande abraço a todos. Paulo Rogério
Olá Paulo, boa pergunta e quem lhe traz esclarecimentos é o nosso coordenador da seção Prof. Maurício leandro (Choquito) (currículo) veja:
   Para entendermos a diferença entre Lazer e Recreação, é necessário que entendamos algumas outras conceituações, mas vamos direto ao assunto.
   LAZER é o estado de espírito em que o ser humano se coloca, instintivamente (não deliberadamente), dentro de seu tempo livre, em busca do lúdico (diversão, alegria, entretenimento, etc.).
   RECREAÇÃO é o fato ou o momento, ou a circunstância que o indivíduo escolhe espontaneamente e deliberadamente, através do qual ele satisfaz (sacia) seus anseios, vontades ou seu lazer.
  Entendendo essas conceituações que são encontradas no Livro "Trabalhando com Recreação" - Cavallari, Vinícius - vemos que o Lazer engloba a Recreação. Vemos que Lazer acontece sem Recreação mas o inverso é uma inverdade.


1414. No Brasil não existe curso de formação de Paramédico - 28/01/2005
Amo a área médica, e acho um trabalho maravilhoso os dos paramédicos e o que eles fazem me agradam muito e me dá prazer! Mas não entendi direito, sei que no Brasil não existe curso para ser um Paramédico, sei que há vários cursos, gostaria que você me orientasse sobre eles, quais eu preciso fazer para me tornar uma "paramédica" aqui no Brasil. E gostaria de saber também se um profissional dessa área é bem remunerado! Muito obrigada! Paula Andrade
Olá Paula, veja o retorno do o Prof. Fernando Barreiro (currículo) para sua questão:
    Vamos por partes: no Brasil, não existe curso de formação de Paramédico, não existe a profissão Paramédico e ninguém pode ser contratado formalmente como tal.
    Então como é que funciona o sistema de Atendimento de Emergência Pré-Hospitlar?(sei q. vc. iria perguntar isso).
Se é da iniciativa privada, a lei diz que para atuar em ambulâncias, a pessoa tem que ser portadora de CRM(só médicos) ou COREN(enfermairos e técnicos em enfermagem). No caso das ambulâncias dos Bombeiros, os chamados Bombeiros Socorristas são Médicos ou Técnicos em enfermagem, sendo que os médicos já entram como 1º Tenente e os demais como 3º SGT.
    Conclusão: o caminho mais rápido para atuar como socorrista é fazer um curso de Técnico em enfermagem(mas tem que fazer algum curso sobre Atendimento de Emergência pré-Hospitalar. Bem, esse curso é ministrado pela minha empresa. Qualquer dúvida, entre em contato conosco
SATE - Serviço de Atendimento de Emergência
resgate@terra.com.br
Atenciosamente. Fernando Barreiro(Diretor de ensino)
Leia mais:
Onde pode-se fazer o curso de paramédico ?
O que se entende por paramédico?
Formação profissional do paramédico

 

|::::  Cooperativa do Fitness - Todos os direitos reservados - BH - MG - Na internet desde 05/12/1999 ::::|