Home |CDOF Responde | Cadastro de Usuários | Cadastro de Consultores|


 

Ter, 23/12/08 8:16

PERGUNTAS E RESPOSTAS ANTERIORES AO CDOF RESPONDE
CONSULTORIA GRATUITA CDOF

Obs: para procurar pelo tema utilize o sistema de busca

2258. Medidas para se ter um corpo equilibrado - 29/03/2006
Tenho 1,67m e 60,5 kg. Faço musculação para ganhar massa. Quais seriam as medidas para eu apresentar um corpo bem equilibrado, harmônico?Tenho 35 anos e mesmo magro, apresento um pouco de barriga. Tenho 26 cm bíceps e 83cm cintura. Acho isso bem desproporcional, estou certo? Alexandre P. Silva
Oi Alexandre, nosso consultor Prof. Daniel Almeida da Silva (currículo) lhe responde o seguinte:
   Caro amigo Alexandre, como você pediu medidas de circunfêrencias para ter um corpo harmônico, dito equilibrado vamos nos basear nas medidas harmônicas de um fisiculturista. Bom, você deve apresentar a medida do seu braço(26 cm) semelhante a medida da sua panturrilha ou um pouco menor. A medida de suas coxas devem ser de 20cm ou mais do seu braço, portanto em torno de 46cm. Para seu tamanho, sua cintura deve girar em torno de 80 a 90 cm.
Para mais informações a respeito, sugiro a leitura: - Enciclópedia de Fisiculturismo e Musculação-Arnold Schwarzenegger.

Participa conosco também, com outro ponto de vista, o Prof. Msdo. Mauriti Marcos Cardoso Junior(currículo):
   ALEXANDRE, O IMPORTANTE É QUE VOCÊ SE SINTA BEM COM O SEU CORPO, A CORRELAÇÃO DAS MEDIDAS DEVE EXISTIR ENTRE OS MESMOS GRUPAMENTOS MUSCULARES EX: NÃO DEVE EXISTIR UMA ASSIMETRIA ENTRE OS BRAÇOS, PERNAS ETC... SENDO QUE VOCÊ NÃO DEVE SE PREOCUPAR COM MEDIDAS ENTRE DIFERENTES GRUPAMENTOS MUSCULARES. FAZER CORRELAÇÃO ENTRE CINTURA E BICEPS NÃO É INTERESSANTE, PROCURE TREINAR DE FORMA CONCENTRADA COM PRESCRIÇÃO E ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA, SE POSSÍVEL AJUSTE SUA ALIMENTAÇÃO COM UM(A) NUTRICIONISTA. BOA SORTE!!

2259. Cinturão e a melhor maneira de usá-lo- 29/03/2006
Li um comentário do professor Paulo Palmer, que dizia que o cinturão para agachamento deve ser usado com a parte mais alargada na região abdominal, tentando assim aumentar a PIA. Gostaria de ter mais opiniões a respeito. Agradeço. Guto Galamba
Oi guto, quem opina é o nosso novo consultor Prof. Daniel Almeida da Silva (currículo) e que responde o seguinte:
     Caro amigo Guto, quando você executa o exercício de agachamento, a parte do corpo que sofre mais pressão é a da região lombar e não a abdominal. E como a região lombar por sofrer mais pressão, poderá ocorrer uma lesão da mesma, se o exerícico for realizado com sobrecarga. Assim usamos o cinturão com a parte mais alargada para proteger a lombar e não o abdômen. A idéia de colocar na região do abdômen seria para aumentar a PIA como dito, evitando assim uma sobrecarga na região lombar, mas colocando na prática isto não é válido.

Opina também o Prof. Msdo. Mauriti Marcos Cardoso Junior(currículo):
   Normalmente, o cinto mais usado para treinamento possui uma parte mais larga que deve ser usada na parte inferior das costas região lombar. Os cintos realmente apóiam essa região, mas não devido a sua largura, mas ao fato de fornecer aos músculos abdominais algo para se opor. O cinto pode ser usado para exercícios que envolvam a região lombar, como o agachamento, mas não é necessário parar a execução segura desses exercícios. Ele não deve ser usado para reduzir problemas causados por uma musculatura abdominal ou lombar fraca. Caso o treinamento envolva essas musculaturas é aconselhável acrescentar outros exercícios para fortalecer essas regiões. Desconheço a utilização deste equipamento na região abdominal.
  O uso de um cinto muito apertado durante o exercício, aumenta a pressão sanguínea em relação à pressão durante o mesmo exercício realizado sem o cinto de treinamento. Esse aumento pode causar uma maior tensão na musculatura cardíaca, além de um aumento na pressão intra-abdominal, deste modo só utilize o cinto quando realmente for necessário.

2260. Treinamento "exaustão"- 29/03/2006
Gostaria de saber sobre o méetodo de malhar, exaustão. Márcio Roberto carlos Praxedes
Oi Márcio, quem lhe traz um retorno é o consultor Prof. Daniel Almeida da Silva (currículo) :
   Ola amigo, creio que você esteja interessado no princípio de treinamento de Joe Weider: Exaustão, ou seja treinar
até atingir a falha total. Pois bem, neste princípio você deverá ter um parceiro de treino ou alguém para te auxiliar.
Após você ter executado o exercício proposto, e ter acabado naturalmente suas forças, o seu parceiro irá te auxiliar
a executar até no máximo mais 3 repetições, atingindo assim a exaustão. Lêmbre-se: não confunda a falha total com um
massacre muscular, seu parceiro deve auxiliar e isso bem pouco, no máximo 3 repetiçoes, caso seu parceiro lhe ajude em mais repetições sua carga está bem elevada.

Lhe sugiro para mais leitura:
- Princípios de treinamento- Prof.Waldemar Guimarães
- Enciclópedia de Fisiculturismo e Musculação-Arnold Schwarzenegger.

O Prof. Msdo. Mauriti Marcos Cardoso Junior(currículo) nos traz também:
   MÁRCIO VAMOS PROCURAR ESCLARECER SUA DÚVIDA.
- MÉTODO EXAUSTÃO: OBJETIVO: RESISTÊNCIA MUSCULAR, HIPERTROFIA MUSCULAR E FORÇA MÁXIMA.
PRATICANTE: AVANÇADO. NÚMEROS DE SEMANAS RECOMENDADAS: APROXIMADAMENTE DUAS SEMANAS.
PROCEDIMENTO: ESTE MÉTODO É MUITO UTILIZADO POR VÁRIOS PRATICANTES QUE DESEJAM HIPERTROFIA MUSCULAR, E SEU OBJETIVO É REALIZAR AS REPETIÇÕES ATÉ A EXAUSTÃO. AS REPETIÇÕES SERÃO FINALIZADAS QUANDO A FASE CONCÊNTRICA DO MOVIMENTO NÃO FOR COMPLETADA (FALHA CONCÊNTRICA MOMENTÂNEA), PORTANTO, QUANDO O PADRÃO DO MOVIMENTO ESTIVER COMPROMETIDO.

2261. Como aumentar a carga na ficha de musculação ?- 29/03/2006
Comecei musculação há duas semanas, gostaria de saber se existe um procedimento para aumentar o peso dos aparelhos ou se posso aumentar conforme posso erguê-los. Obrigado. Marino
Oi Marino ! Em atenção a sua questão nosso consultor Prof. Daniel Almeida da Silva (currículo) :
   Olá amigo! Bom, vejo que você é iniciante na musculação. Este procedimento de aumentar a carga, você deverá se
basear no número de repetições propostas. Por exemplo: Terá que realizar 3 séries de 15 repetições. Caso na primeira semana você começou com 3 kg. Agora na segunda semana, você aumentou para 4 kg e assim mesmo executou as 3 de 15 sem problemas. Ai na terceira semana, você colocou 6 kg, mas na última série não conseguiu realizar 15 repetições e somente realizou 12 repetições, desta forma 6 kg ficou um pouco elevado, sugiro sempre colocar uma carga que lhe permita executar o número de repetições propostas. Por isso é bom não sugerir sempre um número fixo de repetiçoes, é bom girar em torno de, por exemplo faça 3 séries em torno de 12 a 15 repetições...Mas sempre é bom conversar com o seu professor.Bom treino!
Sugiro que dê uma boa lida em:
- Diário Prático e Princípios de Treinamento - Ambos do Prof.Waldemar Guimarães.

Opina também o Prof. Msdo. Mauriti Marcos Cardoso Junior(currículo):
    MARINO, UM PROCEDIMENTO INTERESSANTE É ESTABELECER UM NÚMERO MÁXIMO DE REPETIÇÕES A SEREM EXECUTADAS (Monteiro, 1996, Fleck & Kraemer, 1997). EXEMPLO: SE O SEU OBJETIVO FOR HIPERTROFIA MUSCULAR E SEU PROFESSOR ESTABELECEU DIGAMOS 10 A 12 REPETIÇÕES, 3 SÉRIES, INTERVALO RECUPERATIVO 60 SEGUNDOS E VELOCIDADE CONCENTRADA, QUANDO VOCÊ CONSEGUIR FAZER ISTO EM UM DETERMINADO EXERCÍCIO EXEMPLO: "VOADOR" POR DOIS TREINOS CONSECUTIVOS ENTÃO ESTE PODE SER O MOMENTO DE VOCÊ AUMENTAR O PESO E ASSIM SUCESSIVAMENTE. OBESERVAÇÃO: COMO VOCÊ ESTÁ REALIZANDO SEU TREINAMENTO HÁ APENAS DUAS SEMANAS VOCÊ ESTÁ EM PROCESSO DE ADAPTAÇÃO E A DURAÇÃO É DE: 1 A 3/5 SEM. BAECHLE OU 1 A 4/6 SEM. MORITANI, E TEM POR OBJETIVO PROMOVER O FORTALECIMENTO DO SISTEMA OSTEOMIOARTICULAR E APRENDIZAGEM MOTORA.

2262. Levantamento terra, agachamento e remada curvada devem ser recomendados para iniciantes ?- 29/03/2006
Vocês já devem ter recebido várias dúvidas sobre exercícios básicos, a minha é ...desejo saber se os exercícios como levantamento terra, agachamento, remada curvada entre outros, são aconselháveis para um aluno com algumas poucas semanas de academia praticá-los. Desde já meu muito obrigado. Carlos Alberto Silva
Oi Carlos, vamos ver a opinião do Prof. Daniel Almeida da Silva (currículo) :
    Olá amigo! Bom, vejo que você é iniciante na musculação, portanto não tenha pressa. Os exercícios que você citou e citou bem são chamados de básicos, mas também são chamados de multimusculares, pois além de trabalhar a musculatura alvo, trabalha também outros auxiliares, por exemplo na remada curvada, a musculatura alvo é o grande dorsal mas exige grande força dos deltóides, dos bíceps e da região lombar e como você está iniciando, deverá executar exercíicios mais localizados, a fim de ganhar uma resistência e um pouco de força localizada. Após 3 meses de treinamento, com certeza já poderá incluir estes exercícios no seu programa de treinamento. Procure sempre a ajuda de seu professor para mais dúvidas...
Com um outro ponto de vista opina também o Prof. Msdo. Mauriti Marcos Cardoso Junior(currículo):
   CARLOS, NÃO EXISTEM EXERCÍCIOS PROIBIDOS E SIM ALGUMAS PESSOAS QUE NÃO DEVEM REALIZAR DETERMINADOS EXERCÍCIOS POR POSSUIREM ALGUMA LESÃO OU PATOLOGIA. PARTINDO DESTE PRINCÍPIO OS EXERCÍCIOS BÁSICOS PODEM SER REALIZADOS POR ALUNOS INICIANTES DESDE QUE A TÉCNICA CORRETA DOS MOVIMENTOS SEJA RESPEITADA, BEM COMO A INDIVIDUALIDADE BIOLÓGICA DE CADA PRATICANTE.

2263. Marca profunda pelo uso do cinturão de proteção - 29/03/2006
Eu uso o cinto abdominal para prevenir agachamento entre outros exercícios, e percebi que devido ao uso repetitivo e por ser apertado ele deixou uma parte abaixo do meu umbigo afundada. Isso é normal? Queria que me falassem a respeito. Ronny Peterson C. Rigato
Oi Ronny, nossos consultores retornam:
Prof. Daniel Almeida da Silva (currículo) :
   Caro amigo, creio que um melhor diagnóstico seria dado por um médico, pois pelo que você diz poderá ter criado alguma lesão interna não devido ao uso do cinto, mas por algum exercício que gerou uma forte pressão na região abdominal. E procure sempre usar o cinto realmente naqueles exercícios que necessitam de uma proteção na região lombar, no caso de: agachamento, levantamento terra, remava curvada. Em outros não há necessidade do uso, e caso você esteja sentindo fortes dores na lombar que o faça usar em mais exercícios procure reservar uns bons minutos na sessão de alongamentos.

Prof. Msdo. Mauriti Marcos Cardoso Junior(currículo):
   Ronny procuramos esclarecer o uso do cinto na questão 2259. Procure ficar sem utilizar o cinto alguns dias caso este problema não desapareça ou você esteja sentindo algum desconforto "dor" procure orientação médica.

2264. Contratação apenas de professores formados em E.F. para o estado - 29/03/2006
Sou estudante do 5º período de educação física, e trabalhei ano passado como professor contratado para o Estado. Este ano, minha secretária de educação me noticiou que "_Só serão abertas vagas para professores formados". Então eu perguntei: mas se não tiver pessoal para prencher todas as vagas? Ela me respondeu: _" A escola ficará sem educação física!" Minha indignação fica por conta, de que as outras disciplinas não têm o mesmo critério, ou seja, quem faz 4º período de turismo, poderá dar aulas de Geografia! Leiam esse link: http://www.sedu.es.gov.br/download/discipinas_cursos.pdf . Gostaria da opinião de alguém para provar a ilegalidade desse processo! Conto com a ajuda de vocês! Saulo - ES
Oi Saulo, nosso consultor Prof. Romu Farias (currículo) opina sobre seu caso:

    Na minha opnião a posição do estado está correta até porque devemos valorizar o profissional. Por outro lado creio que um estado grande como o seu deverá ter profissionais formados para suprir essas necessidades. Essa questão diz respeito ao conselho regional de Educação Física daquela região. Saulo, você como cidadão pode fazer uma consulta ou até uma denúncia sobre o caso. O melhor é solicitar que o conselho tome as devidas providências. Felizmente, hoje nós estamos amparados por lei e começamos a ser reconhecidos como profissão. Caso o conselho regional não tome as providências poderá solicitar ao Conselho Federal que dê uma parecer. Geralmente os conselhos regionais têm um local que é um tipo de bolsa de empregos e pode atuar junto a secretaria de educação orientando-a. Bom, era isso! Quando você se formar verá que precisamos de um conselho forte e da união dos profissionais em torno de uma Educação Física melhor. Boa sorte!

2265. O que causa a hipertrofia ? O que é hipertrofia sarcoplasmática e miofibrilar ? - 29/03/2006
Gostaria de saber se o treinamento na musculação com repetições baixas e muita carga causa uma boa hipertrofia? E se é verdade que hipertrofia miofibrilar é mais duradoura após parar de treinar do que hipertrofia sarcoplasmática. Samir Mithqal Khalil
Quem participa nesta questão é o Prof. Msdo. Mauriti Marcos Cardoso Junior(currículo):
    SAMIR A RESPOSTA É UM TANTO COMPLEXA, MAS VAMOS PROCURAR RESPONDER DE MANEIRA SIMPLIFICADA E NÃO RESUMIDA.
- HIPERTROFIA: É UM AUMENTO NA SECÇÃO TRANSVERSA DO MÚSCULO, E ISSO SIGNIFICA AUMENTO DO TAMANHO E NO NÚMERO DE FILAMENTOS DE ACTINA E MIOSINA E ADIÇÃO DE SARCÔMEROS DENTRO DAS FIBRAS MUSCULARES JÁ EXISTENTES (FLECK,1999). A MAGNITUDE DESTE AUMENTO DE MASSA MUSCULAR DEPENDE DE VÁRIOS FATORES, COMO RESPOSTA INDIVIDUAL AO TREINAMENTO, INTENSIDADE E DURAÇÃO DO PROGRAMA DE TREINO E ESTADO PRÉVIO DO INDIVÍDUO PARA O INÍCIO DO PROGRAMA (KOMI,1994). PODEMOS AINDA DESTACAR OUTROS FATORES: GENÉTICA, ALIMENTAÇÃO, DESCANÇO ENTRE OUTROS. NO QUE SE REFERE A SUA DÚVIDA: HIPERTROFIA MIOFIBRILAR OU TENSIONAL E HIPERTROFIA SARCOPLSMÁTICA OU METABÓLICA SÃO INVERSAMENTE PROPORCIONAIS NO QUE SE REFERE A INTENSIDADE E VOLUME, OU SEJA: NA HIPERTROFIA MIOFIBRILAR (TENSIONAL) TRABALHA-SE COM CARGAS MAIORES "PESO" QUE É IGUAL A INTENSIDADE, E NÚMERO DE REPETIÇÕES MENORES O QUE CARACTERIZA VOLUME, NO CASO DA HIPERTROFIA SARCOPLASMÁTICA (METABÓLICA) AS REPETIÇÕES SÃO MAIORES E O PESO MENOR POR ISSO SÃO INVERSAMENTE PROPORCIONAIS.PARA QUE OCORRA A HIPERTROFIA É NECESSÁRIO QUE HAJA UM EQUILÍBRIO ENTRE INTENSIDADE E VOLUME, JÁ QUE O TEMPO QUE O MÚSCULO PERMANECE SOBRE TENSÃO É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA OU SEJA, SE TRABALHARMOS COM GRANDES QUILAGENS PESOS, O NÚMERO DE REPETIÇÃO SERÁ MUITO PEQUENO, FAZENDO COM QUE O MÚSCULO FIQUE TENSIONADO POR UM PERÍODO MUITO REDUZIDO, JÁ SE O PESO FOR MUITO LEVE SERÁ POSSÍVEL REALIZAR UM GRANDE NÚMERO DE REPETIÇÕES, PORÉM, A TENSÃO EM TERMOS DE QUILAGEM É MUITO PEQUENA NÃO HAVENDO HIPERTROFIA MUSCULAR.
   Muitos autores atribuem a hipertrofia ao tempo em que o músculo permanece sob tensão e não somente a determinados algarismos. Uma série de 10 repetições, por exemplo, pode ser realizada em 10 segundos, 40 segundos ou 2 minutos. A velocidade de execução, a carga utilizada, tempo de pausa, amplitude de execução, podem ocasionar notáveis diferenças de vias metabólicas necessárias para manter o exercício, com diferentes respostas adaptativas bioquímicas e morfológicas. Verkhoshansky (2000) e Poliquin (1997), referen-se há tempos entre 20-40 a 60-70 segundos de execução como ideais para ganhos de massa muscular, em cada série no treinamento de força. Cossenza (2001), Bompa (2000), Brooks (2000), Fleck e Kraemer (1999), Zatsiorsky (1999), Santarem (1999), Andrada (1998), Monteiro (1997) e Araújo Filho (1994), há maior ganho de hipertrofia muscular com um treinamento de musculação com a realização de 6 a 12 repetições. Segundo Badillo & Gorostiaga (2001) e Dantas (1998), intensidades compreendidas entre 60% e 80% de 1-RM é possível realizar 6 a 12 repetições por série. A intensidade mínima que pode ser usada para executar uma série até a fadiga voluntária momentânea, que possa resultar em um aumento da força muscular e hipertrofia muscular, é de 60 a 65% de 1-RM (MCDONAGH & DAVIES apud FLECK & KRAEMER, 1999, p.22).
    Sobrecarga tensional e hipertrofia miofibrilar:
   De acordo com a hipótese energética a taxa de degradação protéica é uma função do peso levantado: quanto maior o peso maior a taxa de degradação da proteína (ZATSIORSKY, 1999, p.150). Por serem sintetizadas mais proteínas contráteis, durante o período de anabolismo, a densidade dos filamentos aumenta.
   Segundo Guedes Júnior (2003), Santarem (1999), Zatsiorsky (1999) e Tous (1999), o aumento da síntese de proteínas contráteis, estimulado pelo treinamento de força, promove o aumento do tamanho e do número de miofibrilas por fibra muscular. A essa adaptação dá-se o nome de hipertrofia miofibrilar, e o estímulo capaz de causar tal adaptação seria a sobrecarga tensional, relacionada com o alto nível de tensão imposto ao músculo graças ao peso elevado a ser vencido. Nos exercícios resistidos quanto maior a carga maior a sobrecarga tensional. Grandes sobrecargas tensionais implicam em baixas repetições e um curto tempo de execução de cada série de um exercício.
   Para Santarem (1999), o aumento de tensão muscular durante os exercícios caracteriza uma sobrecarga tensional e é diretamente proporcional à resistência oposta ao movimento. O mesmo autor, ainda cita que o treinamento típico para aumento de força enfatiza a sobrecarga tensional, com pouca ênfase na sobrecarga metabólica.
Bompa (2000), cita a hipertrofia miofibrilar, estimulada pela sobrecarga tensional, mais estável e duradoura.
   Sobrecarga metabólica e hipertrofia sarcoplasmática:
   A sobrecarga metabólica traz as células musculares um maior estresse bioquímico, pelo maior tempo de execução de uma série, mas em compensação com um menor número de carga do que a sobrecarga tensional.
   Segundo Guedes Júnior (2003), Santarem (1999), Zatsiorsky (1999) e Tous (1999), durante as contrações musculares prolongadas ocorre um aumento de atividade dos processos de produção de energia, caracterizando uma sobrecarga metabólica do tipo energética. Essa sobrecarga metabólica contribui para o aumento de volume muscular através do aumento de substratos energéticos localizados no sarcoplasma: CP-supercompensação e o aumento das reservas de glicogênio, uma resposta adaptativa ao consumo aumentado dessa substância altamente hidratada (super-hidratação). O outro mecanismo é extracelular, e consiste no aumento de vascularização do tecido muscular. A isso se pode chamar de hipertrofia sarcoplasmática ou volumização celular, estimulada pela sobrecarga metabólica, caracterizada pelo elevado número de repetições e pelo tempo prolongado de execução de cada série de um exercício.
   Para Bompa (2000), o aumento de massa muscular em alguns culturistas é freqüentemente o resultado de um aumento de fluido/plasma no músculo, ao invés do engrossamento dos elementos contrateis da fibra muscular.
   Do ponto de vista prático, a sobrecarga metabólica aumenta nos exercícios com pesos na medida em que aumentamos as repetições e/ou diminuímos os intervalos de repouso. Assim sendo, a sobrecarga metabólica é inversamente proporcional à sobrecarga tensional (SANTAREM, 1999, p.39).
   Conclusão
   A sobrecarga metabólica é inversamente proporcional à sobrecarga tensional e vice-versa, relação oposicional entre volume e intensidade. Ambas as sobrecargas contribuem para o aumento de volume dos músculos, porém, por diferentes mecanismos. O ponto de união entre as duas seria, provavelmente, o estímulo mais eficiente a hipertrofia muscular em condições normais de treino e alimentação. Este ponto de união ficaria em 9 e 10 repetições, executadas em 45 segundos em média.

2266. Cirurgia de revascularização e os exercícios - 29/03/2006
Estou em dúvida se faço hidroginástica ou body pump. Por questões de saúde preciso fazer alguma ativadade física (passei por uma cirurgia de revascularização há quatro anos), mas também quero perder medidas. Qual é o tipo de atividade mais indicada? Márcia Mendes
Oi Márcia, temos a participação de nosso consultor Dr. Ms. Jairo Sergio Szrajer (currículo):
   Márcia, o mais díficil já passou. Espero que você esteja bem. Vale à pena perguntar ao seu cardiologista se há alguma contra-indicação clínica para você. À princípio toda atividade física será muito benéfica para você. O ideal são exercícios aeróbios, mas você pode dedicar parte do seu tempo com exercícios com aparelhos, com carga progressiva, evitando os isométricos (alta carga, com baixa repetição). Boa saúde, Jairo Sergio Szrajer

2267. Há perigo em trabalhar na frequência cardíaca máxima?- 29/03/2006
Tenho 30 anos e tenho uma dúvida sobre meu condicionamento físico: faço musculação, spinning e corrida regularmente. Minha frequência cardíaca, frequentemente, vai a 95-98% da máxima, sem que eu me sinta extremamente cansado. E minha FC de repouso é por volta de 45bpm. Para mim, meu condicionamento é bom. O ponto é que sempre que faço avaliações físicas, pedem pra que eu vá num cardiologista para verificar. É o caso mesmo de ir a um cardio? Carlos Carvalho
Oi Carlos, vamos ver o que lhe aconselha o Dr. Ms. Jairo Sergio Szrajer (currículo):
   Carlos, quando falamos de frequência cardíaca máxima ou mínima, estamos falando de dados estatísticos. Assim em média a população tem uma frequê ncia cardíaca máxima de 220-idade. Então no seu caso seria de 190 batimentos por minuto, mas atletas como você, em boas condições físicas tendem a atingir frequências maiores que a média.
A questão aqui é: Você realmente precisa forçar tanto seu organismo? Um carro de fórmula 1 é capaz de fazer de 0 a 100KM em poucos segundos, mas, apesar de terem uma equipe inteira de mecânicos e engenheiros à sua disposição, vivem quebrando. No Canadá existe há muitos anos um questionário chamado de PAR-Q (http://www.d.umn.edu/student/loon/soc/phys/par-q.html)
   Eu acredito que este questionário é suficente para a grande maioria das pessoas, mas em medicina sempre há excessões. Finalizando, aparentemente você não precisa de um cardiologista, mas também não precisa exagerar nos seus treinamentos. Vá com calma. Jairo Sergio Szrajer

2268. Malefícios dos anabolizantes para o fígado e rins - 29/03/2006
Quais os efeitos dos esteróides anabolizantes no funcionamento do fígado e rins? Amaury,

Oi Amaury, vamos ver o retorno do Dr. Ms. Jairo Sergio Szrajer (currículo):
   Primeiro, você não deveria estar interessado em anabolizantes, pois como são proibidos, não devem ser usados. Eles são proibidos porque demonstraram possuir efeitos indesejados muito importantes. Um deles é o câncer de fígado.
Mas como você perguntou, ai vai...
  Os anabolizantes aumentam o metabolismo, principalmente fazendo com que o músculo retenha nítrogênio, além disto há retenção de água e sais. Esta retenção sobrecarrega o fígado, pelo aumenta da demanda metabólica e os rins por aumento da carga proteica e da pressão arterial. Atenciosamente, Jairo Sergio Szrajer

Leia mais:
Mistura de anabolizantes pode causar algum dano ?
Esteróides Anabolizantes

2269. hipertensão fêmuro-patelar bilateral- 29/03/2006
Eu tenho hipertensão fêmuro-patelar bilateral nos dois joelhos. Gostaria de saber se cirurgia futura é invetitável. Se for, quanto tempo dura a recuperação sendo que eu precisaria fazer nos dois joelhos. Obrigada. Yoná Flôr
Oi Yoná, o Dr. Ms. Jairo Sergio Szrajer (currículo) lhe retorna:
   Yoná, esta é uma pergunta difícil de responder sem ver o(a) paciente. A maior complicação é a ocorrência de uma lesão na cartilgem chamada condromalácia. Entretanto, em muitos casos a atividade física orientada e o uso de joelheira de neoprene minimizam o problema. Atenciosamente. Jairo Sergio Szrajer

2270. Fratura exposta e ação involuntária do punho- 29/03/2006
TENHO 28 ANOS E HÁ 21 ANOS TIVE UM GRAVE ACIDENTE, COM O RESULTADO TIVE UMA FRATURA EXPOSTA NO MEU BRAÇO DIREITO TENDO FEITO MUITA MASAGEM E UM INTENSO TRABALHO DE FISIOTERAPIA. HOJE MEU BRAÇO MOVE COM PERFEIÇÃO, MAS QUANDO ESTOU FAZENDO MUSCULAÇÃO MEU PUNHO VIRA PARA DENTRO FAZENDO UMA AÇÃO INVOLUTÁRIA. GOSTARIA DE SABER SE ISSO É NORMAL? CARIOCA
Carioca, vamos ver se sua questão pode ser respondida pelo Dr. Ms. Jairo Sergio Szrajer (currículo):
   Carioca, não parece ser normal este movimento do seu músculo. Pode ter havido uma lesão muscular ou neurológica no seu acidente, que só aparece durante um esforço maior. Eu não teria muita preocupação, pois talvez a correção deste problema, se é que seja possível, talvez traga outros problemas. Procure um fisiatra para avaliá-lo. Bom exercício.
Jairo Sergio Szrajer

2271. Especializações em patologias da coluna em SP- 29/03/2006
Desejo sugestões a respeito de especializações em patologias da coluna, em São Paulo capital. Gostaria de pedir indicações de centros e/ou universidades que promovam tais cursos. Agradeço desde já a sua resposta e entrarei em contato em outro momento. Obrigado, Victor.
Victor Hugo, quem participa é o nosso consultor Dr. Ms. Jairo Sergio Szrajer (currículo) que nos traz:
    Vá até o seminário de reabilitação que ocorrerá de 06 a 09 de abril em São Paulo e faça seus contatos. Neste seminário você encontrará pessoas da USP, Santa Casa, AACD, entre outros centros de reabilitação que sempre oferecem cursos de patologias da coluna. Bom encontro, Jairo Sergio Szrajer

2272. Colete de Deep water mais confortável - 29/03/2006
Gostaria de saber se existe hoje qualquer outro tipo de colete para se trabalhar com deep water que não seja o de nelprene (aqueles grossos que pegam na cintura), pois meus alunos reclamam muito de que machuca muito as costelas e atrapalham os movimentos. Um abração e agradeço a resposta. Flávia Castelo
Oi Flávia, nosso consultor lhe recomenda Prof. Antônio Michel Aborrage Jr(currículo):
   Flavia, Existe um colete de neoprene com enchimento de isopor fabricados nos EUAs e não são baratos, acredito que só encontratrá na convenção internacional em Orlando FL, dias 24 a 29 de Abril. Mais informações www.aeawave.com . Se quiser encomendar entre em contato. ninousa@hotmail.com. Abraço e boas aulas!

2273. Novos materiais para Hidroginástica - 29/03/2006
Poderiam me fornecer sugestões de novos materiais (atuais) para adquirir para as aulas de hidro em minha academia? Tenho tido necessidade de inovar, pois os alunos nos pedem muito. Aguardo ansiosa. obrigada. Tereza.
Oi Tereza, em atenção a sua questão nosso consultor Prof. Antônio Michel Aborrage Jr(currículo)lhe retorna:
   Tetê os materias novos que não foram lançados no brasil são os resistidos da Speedo e aqualogix. Poderá visualizá-los no site www.aqualogixfitness.com e www.speedo.com . Se quiser comprá-los acredito que na convenção internacional em Orlando FL dias 24 a 29 de abril maiores detalhes www.aeawave.com se quiser encomendar entre em contato nino@hotmail.com . Abraço e boas aulas!

2274. Consultor de RH pode conduzir e acompanhar a GL?- 31/03/2006
Sou gestor/consultor de Rh, e quero implantar um programa de ginástica laboral na empresa em que trabalho. Posso eu mesmo conduzir e acompanhar? Tem alguma exigência legal? Posso contar com um estágiario para ajudar montar um programa? Para montar um projeto tem que ser profissional de Educação Física ou Fisioterapeuta? Obrigado, Stevens.
Oi Stevens, vamos ver o que nos traz o Ft. Espdo. Fabio Lemes dos Santos(currículo):
   Prezado Stevens, não, você não pode conduzir o programa de ginastica laboral, nem executar nem prescrever. Existe tanta exigência legal como exigência de competência técnica. O estagiário não tem nenhuma das duas competências também. O projeto pode ser montado tanto por um educador físico quanto por um fisioterapeuta, dependendo do enfoque que você gostaria de direcionar o trabalho em sua empresa. Qualquer duvida entre em contato comigo. Um abraço.

O Dr. Ms. Jairo Sergio Szrajer(currículo) responde o seguinte:
   Stevens, você cozinha para seus funcionários? Você faz a faxina do escritório? Você fica na portaria da empresa? Quanto custa sua hora de trabalho? Tenho certeza que você tem coisas mais importantes e que geram mais valor para a empresa do que você fazer ginástica para os funcionários. Há impedimentos legais, pois você não possui habiltação para fazer programas de atividade física e as profissões de professor de educação fisica e fisioterapeuta são regulamentadas. Contrate uma assessoria, não precisa ter carteira assinada, que eu te garanto um serviço melhor, com um custo menor, sem riscos legais. Boa gestão, Jairo Sergio Szrajer

Veja também a participação da Profa. Dra. Deise Guadelupe de Lima(currículo) :
    Pela LEI Nº 9.696, DE 1º DE SETEMBRO DE 1998 (ver http://www.confef.org.br/extra/juris/mostra_lei.asp?ID={E1D25FEE-867B-4535-
B493-D56597E716BE}
o sr. só poderá conduzir se for formado em Educação Física. Por esta mesma lei, somente este profissional é que está habilitado a implantar programas de ginástica laboral em pessoas sadias. O fisioterapeuta acompanha os trabalhadores que já desenvolveram a DORT, necessitando, assim, um trabalho para recuperação das funções músculo-esqueléticas. Qualquer dúvida, entre em contato novamente. Até mais!

Leia mais:
A GL pode ser monitorada por um funcionário da empresa ?

2275. Exercícios de GL para o dentista- 31/03/2006
Estou fazendo um curso de especialização em Odontologia do Trabalho, e estou querendo fazer minha monografia sobre 'qualidade de vida do dentista'. Eu gostaria de colocar na minha monografia a parte de exercícios que seriam necessários para evitarmos todos os problemas posturais relacionados a profissão. Vou falar também da alimentação ideal. Se vocês puderem me ajudar seria ótimo. Agradeço desde já a atenção. Elisa
Oi Elisa, nosso consultor Ft. Espdo. Fabio Lemes dos Santos(currículo) é fisioterapeuta e fala sobre a GL:
    Olá ELISA, é complicado repassar uma receita de exercícios que resolvam todos os problemas posturais relacionados a profissão, isso não existe, pois na atividade do dentista existem posturas inerentes a função que são lesivas e só serão resolvidas com suportes, e recursos que venham minimizar a adoção e manutenção destas posturas. Os exercícios que podem ajudar a preparar melhor o dentista para sua função, e ajudar sim a evitar, ou melhor, minimizar problemas relacionadas as posturas, são os de carácter geral, envolvendo punho e mão, região cervical, estruturas da cintura escapular, tronco em geral. Um abraço.

Veja também a participação da Profa. Dra. Deise Guadelupe de Lima(currículo) :
   A apresentação de exercícios deve ser feita por um profissional de Educação Física e varia conforme a análise ergonômica do Trabalho. Eu sugiro que você leia os seguintes livros e procure no banco de teses estudos ergonômicos em cirurgiões dentistas, entrando com a palavra chave - ergonomia + dentista: teses.eps.ufsc.br/tese.asp
- Lima, Deise Guadelupe. Metodologia de implantação de ginástica laboral com abordagem ergômica, ed. Fontoura.
- Martins, Carolina de O. Ginástica laboral no escritório. Ed. Fontoura. teses.eps.ufsc.br/tese.asp (estudos ergonômicos) Bom estudo!

2276. Como devemos agachar durante os exercícios físicos? - 31/03/2006 - Ana Paula
Oi Ana Paula, nosso caro consultor Ft. Espdo. Fabio Lemes dos Santos(currículo) lhe traz o seguinte:
   Ola Ana Paula ! A sua dúvida é bem interessante e importante, é um fator que muitos não prestam atenção dentro da atividade física. A maneira correta de se agachar durante o exercício físico é encaixando o quadril para trás, e observando para que o joelho não passe a frente da linha dos pés, mantendo a coluna ereta. Um abraço

Participa também conosco o Dr. Ms. Jairo Sergio Szrajer(currículo) :
    Ana Paula, os exercícios têm como função deixar "em forma" nosso sistema cárdio-vascular, respiratório, muscular e nos dar prazer. Durante a atividade física é importante que façamos alguns exercícios que fortaleceram nossa musculatura em diversas situações cotidianas, dessa forma é importante que causemos algum "stress" muscular, forçando algumas posições não consideradas ergonomicamente corretas, para que em situações não corriqueiras nossa musculatura possa suportar a sobrecarga. Assim, a boa ergonomia nos ensina a agachar dobrando as pernas e não fletir (dobrar) a coluna, mas durante os exercícios, sem carga, podemos, e devemos, forçar algumas posições que melhoraram a condição da musculatura. Boa ginástica, Jairo Sergio Szrajer

Veja também a participação da Profa. Dra. Deise Guadelupe de Lima(currículo) :
   Flexionando os joelhos, com a coluna ereta. Sugiro que você leia também o seguinte livro:
- VERDERI, Érica. - Programa de Educação Postural. Ed. Phorte, SP, 2001. (personal, ginástica laboral e ginástica corretiva)
Até mais!

Leia mais:
Análise cinesiológica: desenvolvimento supino, puxador por traz, leg press e agachamento
Agachamento total é possível ?
Agachamento provoca lombalgias ?

 

|::::  Cooperativa do Fitness - Todos os direitos reservados - BH - MG - Na internet desde 05/12/1999 ::::|