Ter, 23/12/08 7:19
PERGUNTAS E RESPOSTAS ANTERIORES
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1939.
Eficácia das balanças de uso pessoal que medem a taxa de gordura
corporal - 24/09/2005
Olá, gostaria
de saber qual a eficácia dessas balanças de uso pessoal que medem
a taxa de gordura corporal? Andei vendo umas bem 'profissionais' como as da marca
Plenna. Elas podem ser usadas como uma opção à bioimpedância?
Já que elas utilizam o mesmo método? Obrigada e aguardo resposta.
Maria Fernanda Frazão
Oi Maria, vamos ver o que nos aconselha
a Nut. Mariana Lindenberg Alvarenga(currículo):
A bioimpedância é um método de medição
de massa magra e massa gorda corporal através de ondas (resistência
e reactãncia), porém, as que conseguem atingir o corpo todo, são
aquelas em que são utilizados eletrodos nas mãos e nos pés.
Aquela em que você pisa (como as balanças pessoais) mede até a
cintura e aquela que segura com as mãos, mede apenas membros superiores,
ou seja, não dão resultados confiáveis.
1940.
Queimadores termogênicos- 24/09/2005
Gostaria
de saber no que consistem os queimadores termogênicos. Vocês recomendam?
Fabiana Gonçalves
Oi Fabiana, a Nut.
Mariana Lindenberg Alvarenga(currículo) diz
o seguinte:
Os termogênicos têm função de acelerar
o metabolismo, e assim, conseguir aumentar a utilização de energia
(por exemplo de gordura). Todos nós temos o metabolismo basal, ou seja,
normal, em repouso. Os termogênicos fazem o papel que o organismo deve
fazer, no começo funciona bem, depois seu próprio corpo diminui
seu gasto de energia e vc tem que aumentar a dose da substância. Além
disso, podem causar sintomas como irritabilidade, suor frio, taquicardia, queda
de cabelo, alteração de humor, entre eles. Existem ainda muitos
suplementos que prometem este efeito sem ter comprovação científica
nenhuma.
1941. Benefícios
e malefícios do NO²(óxido nítrico)- 24/09/2005
Gostaria de saber os benefícios e malefícios
do NO²(óxido nítrico). O quanto ele é útil para
o ganho de massa muscular? Como deve ser ingerido? Rodrigo
Oi Rodrigo,
a Profa. Msda. Linda Denise Fernandes Moreira(currículo) retorna
o seguinte:
O óxido nítrico é uma substância
que promove a vasodilatação, utilizada em quem
tem hipertensão arterial. Não existe efeito comprovado para ganho
de massa muscular.
1942.
Protocolo de POMS- 24/09/2005
Sou formando
em educação fisica estou fazendo minha monografia relacionada aos
estados de humor na pratica da musculação e não consigo
achar
o protocolo de POMS para avaliar estados de humor em praticantes de musculação.
Onde eu posso encontrar? Obrigado pela atenção. Marcio Alves
Oi Marcio, vamos ver o que nos aconselha Cristiane Marconi
Costa(currículo):
Olá Marcos, o protocolo do POMS você pode conseguir
com a psicóloga Regina Brandão, pelo e-mail regina@orpus.com.br ou
pelo telefone (11) 5052-0784. Acredito que ela seja uma das pessoas com maior
conhecimento sobre esse instrumento. Um abraço.
1943.
A importância da recreação no desenvolvimento psico-social
da criança - 24/09/2005
Estou me formando
em educação física e faço monografia com o tema: "A
importância da recreação no desenvolvimento psico-social
da
criança". Quem poderia me indicar algumas fontes de pesquisa (livros,artigos
e sites), pois acho muitas informações em livros de psicologia
sobre
brinquedos , mas queria levar minha pesquisa mais para o lado da recreação.
Paulo Roberto Junior
Oi Junior, vamos ver o que gentilmente lhe aconselha
o Prof. Ms. Fabio Luiz Gouvea(currículo):
Uma boa sugestão seriam os livros de jogos cooperativos
de autores nacionais (alguns disponíveis no site da Phorte Editora - www.phorte.com).
Alem disso, os outros livros de recreação mais recentes são
bem abrangentes e seriam um
referencial interessante.
1944. Atividades lúdicas
para se trabalhar o equilíbrio e a coordenação motora ampla-
25/09/2005
Preciso
de atividades lúdicas para se trabalhar o equilíbrio e a coordenação
motora ampla com meus alunos que são de 3 a 7 anos. Preciso da ajuda de
vocês para realizar um bom trabalho. Atenciosamente. Kelly
Kelly, vamos ver o que nos retorna o nosso consultor Prof. Msdo. Ivan Eduardo
de Abreu Arruda(currículo):
Olá Kelly, dê uma olhada no livro "Educação
Física Infantil" da Dra. Catalina Rodríguez, Editora Phorte,
ano 2005. Acredito que auxilie você de alguma forma. Abraços.
Participa conosco também nosso consultor Prof.
Volney Paulo Guaranha(currículo):
Ola Kelly, qualquer atividade que você trabalhar com
esta
faixa etária define-se como atividades lúdicas por apresentar o
perfil do público em que você ira trabalhar. Aconselho a você utilizar
a criação de algumas histórias em suas atividades. Por exemplo,
se estiver numa quadra procure usar as linhas como pontes, obstáculos
a serem transportados numa floresta. Caso não tenha linhas desenhe-as
no
chão com um giz e terá o mesmo efeito. Outra sugestão é de
se utilizar de acessórios como pneus e cordas ambas auxiliaram no equilíbrio
e coordenação motora do educando.
Referências
Bibliográficas
- MORENO, Guilherme. Recreação
1000 com Acessórios. Rio de Janeiro. Sprint: 1999.
- RIZZI, Leonor & HAYDT, Regina Célia. Atividades
Lúdicas na Educação da Criança.
Sao Paulo. Atica.1994.
- GALLARDO, Jorge Sergio Pérez. A Criança em Movimento. Jogo, prazer
e transformação. São Paulo. FTD.
1998.
Professor Volney Paulo Guaranha ®
1945. Atividades recreativas para o desenvolvimento empresarial-
25/09/2005
Gostaria de obter informações (bibliografia, sites, e-mails) acerca
de que atividades recreativas podem ser trabalhadas para o desenvolvimento de
habilidades e comportamentos que favoreçam o desenvolvimento empresarial,
tais como: motivação, trabalho em equipe, comprometimento,
confiança, relações interpessolais. Rogéria Castro
Oi Rogéria, vamos ver a sugestão do Prof. Msdo. Ivan Eduardo de
Abreu Arruda(currículo):
Olá Rogéria, há um livro chamado - VITALIZADORES:
Rose Militão, Ed Qualitymark, com inúmeras atividades pra se trabalhar
com os objetivos que você especificou. É um livro extremamente prático
e com um custo acessível.
Participa conosco também nosso consultor Prof.
Volney Paulo Guaranha(currículo):
Olá colega turismóloga Rogéria, hoje está se
falando muito no mercado sobre jogos cooperativos e dinâmicas de grupo.
Vou te passar uma lista de obras que mencionam este assunto e que possa lhe ajudar
em seu trabalho.
Referências Bibliográficas
- MILITÃO, Albigenor & Rose. S.O.S Dinâmica
de Grupo. Rio de Janeiro. Qualitymark, 1999.
- MILITÃO,
Albigenor & Rose. Jogos, Dinâmicas & Vivencias Grupais. Como desenvolver
sua melhor "técnica" em atividades grupais. Rio de Janeiro.
Qualitymark,
2000.
- SOLER, Reinaldo. Jogos
Cooperativos. Rio de Janeiro. Sprint: 2003.
Professor Volney Paulo
Guaranha ®
1946. Brincadeiras
de recreio para pré-escolares-
25/09/2005
Estou
fazendo minha monografia sobre as brincadeiras realizadas nos espaços
de
recreio em crianças da pré-escola e gostaria de pedir referências
bibliográficas nessa área. Obrigada. Adriana
Oi Adriana, veja o retorno do Prof. Msdo. Ivan Eduardo
de Abreu Arruda(currículo):
Vamos lá Adriana, seguem algumas bibliografias:
a)
Brincadeiras de movimento para pré-escola;
b) Brincadeiras e Esporte
no Jardim de Infância;
c) Jogos e brincadeiras na educação
infantil;
d) Brinque, jogue, cante e encante com a recreação.
Jundiaí, SP: Fontoura, 2004. AWAD, HANI.
Serão
encontrados nos sites: www.saraiva.com.br e www.editorafontoura.com.br
Participa conosco também nosso consultor Prof.
Volney Paulo Guaranha(currículo),
veja o que ele sugere:
Olá Adriana, seu tema de monografia é muito interessante
e cativante. Incluir atividades lúdicas no
intervalo das aulas é realmente um trabalho difícil, pois há a
necessidade de um profissional que saiba trabalhar com o espaço e a motivação
dos alunos.
Aqui vai algumas referências para você pesquisar.
Existe também um site www.sprint.com.br que
tem algumas obras a este assunto.
Referências
Bibliográficas
-GUEDES, Maria Hermínia de Sousa. Oficina
da Brincadeira . Rio de Janeiro. Sprint: 2000.
-PIMENTEL, Figueiredo & RABELO, Vitória. 268 jogos infantis. Rio de
Janeiro. Vila Rica: 1991.
-RIZZI, Leonor & HAYDT, Regina Célia. Atividades
Lúdicas na Educação da Criança .
Sao Paulo. Atica.1994.
Professor Volney Paulo Guaranha ®
1947.
Cursos de recreação - 25/09/2005
Ola, vocês poderiam me indicar algum tipo
de curso de recreação? Pois eu gostaria de estar embarcando nesta
carreira , mas ainda sou iniciante. Me ajudem. Agradeço desde já.
Duda
Oi Duda, vamos ver o que nos sugere o Prof.
Msdo. Ivan Eduardo de Abreu Arruda(currículo):
Olá duda, vou indicar dois cursos relacionados com a
recreação:
a) oficina de jogos com materiais
alternativos;
b) dança, brinquedo cantado e movimento na escola.
Esses dois cursos fazem parte do evento QUALITY FITNESS, a ser realizado dia
15
de outubro em São Paulo.
A divulgação
ainda não foi feita, entretanto, coloco meu e- mail a sua disposição
já que sou um dos organizadores do evento: profivan@mxb.com.br .
Por favor, me envie seu e-mail pra que eu possa entrar em contato com você e
explicar mais detalhes. Abraços.
Participa conosco também
nosso consultor Prof. Volney Paulo Guaranha(currículo),
veja o que ele sugere:
Olá Duda, este mundo da recreação é fantástico
e promissor, pois onde houver espaço sempre
haverá uma atividade que se possa desenvolver. A Recreação
está presente nos curso de graduação da Educação
Física e do Turismo como disciplinas. Há inúmeros cursos
espalhados por São Paulo e interior que você poderá se informar.
A grande maioria deles são em acantonamentos. O acampamento Radical irá desenvolver
um curso no final de setembro e se interessar entre no Site: www.radical.com.br
Professor Volney Paulo Guaranha ®
1948. Agachamento
total é possível
?- 25/09/2005
Se
realizado de forma correta, o agachamento pode ser feito até os níveis
extremos de amplitude articular? Leonardo Lopes
Oi Leonardo, vamos ver o que nos informa o Prof. Msdo. Mauriti Marcos Cardoso
Junior(currículo):
A resposta é sim. Primeiramente, é preciso entender
que não existe exercício proibido e sim pessoas que são
contra
indicadas a realizarem alguns exercícios por possuírem alguma patologia
ou lesão. Outro fator importante é que o ato de agachar é um
movimento natural e extremamente realizado em nossas atividades da vida diária
exemplo: Sempre que sentamos e levantamos de uma cadeira ou nos abaixamos para
levantar ou pegar um objeto no chão estamos realizando Num agachamento,
portanto, proibir ou limitar a amplitude deste movimento é limitar as
atividades
da vida diária.
Um estudo feito por ISEAR et al em 1997, conclui que durante
o agachamento, os isquiostibiais produzem uma força de vetor direcionado
para trás, compensando a atuação do
quadríceps, em um processo denominado co-contração, que
contribui para estabilizar os joelhos durante o movimento. Estudos de curto e
longo prazo
não verificaram frouxidões, instabilidades ou lesões nos
joelhos após a realização de um treino de agachamentos (NEITZE
et al em 2000; MEYERS, 1971; PANARIELLO et al, 1994).
1949. Dor no ombro
e exercícios
em estação de musculação - 25/09/2005
Tenho 43 anos e não pratico musculação desde os 18, exceto
por um breve período no ano passado quando realmente voltei a pegar gosto
pela coisa. Retomei os exercícios este ano sozinho
em casa e após um tempo utilizando-me de barras e halteres, resolvi comprar
uma pequena estação Athletic. Sempre senti dores no ombro direito
ao me exercitar ou me apoiar, provavelmente por ter treinado handball durante
muito tempo na adolescência sem boa orientação, o que deve
ter causado algum dano no 'supraspinatus'. Descobri que um breve aquecimento
com pouco peso (2kg) feito lentamente (10 x levantamento frente/lateral, algo
como
a 45º do plano central) me permitia em seguida fazer qualquer exercício
sem dor nenhuma, durante ou depois do treino. Com a aquisição deste
novo equipamento descobri( ...)
Alguma sugestão de como realizar o
exercício corretamente ou quanto ao que poderia estar causando essa dor
na posição inicial do movimento? Jesus Oliveira
Oi Jesus, o consultor Prof. Msdo. Mauriti Marcos
Cardoso Junior(currículo) nos
diz o seguinte:
Jesus Oliveira é fundamental
que você realize uma consulta médica de preferência com um
ortopedista para que este possa avaliar seu quadro e determinar qual o procedimento
mais adequado, outro fator importante é você procurar orientação
profissional, neste caso de um professor de Educação Física
para orientá-lo da maneira correta de realizar os exercícios e
controlar
as variáveis que compõe um treinamento. Como você possui
um
aparelho multi-estações poderá contratar um Personal Trainer
para orientá-lo em todas as sessões de treinamento ou para prescrever
um treino inicial e fazer visitas a cada quinze dias para verificar a correta
execução dos exercícios. Quanto a questão do voador
verifique se a posição dos braços estão corretas,
os cotovelos devem estar ligeiramente alinhados abaixo dos ombros, deste modo
você intensifica a ação da musculatura peitoral e diminui
a tensão nos ombros.
1950. O treino de
musculação deve ser
baseado
no teste de 1RM ? - 25/09/2005
TODO TREINO DE MUSCULAÇÃO DEVE SER BASEADO NO TESTE DE 1RM, FEITO
ATRAVÉS DE EXERCÍCIOS ISOLADORES.
TENDO EM MÃOS A REPETIÇÃO ÓTIMA COM 100% DE CARGA,
POSSO MONTAR O TREINO COM O NÚMERO DE REPETIÇÕES ENCONTRADAS
COM CADA % DE CARGA (EX. 80% = 10 REPETIÇÕES, ETC). A MINHA DÚVIDA É A
SEGUINTE: PARA NÃO FAZER O TESTE DE 1RM EM TODO EXERCÍCIO, É POSSÍVEL
MONTAR O TREINO SÓ COM O 1RM DO EXERCÍCIO ISOLADOR? BASEANDO-SE
NO SEGUINTE RACIOCÍNIO: SE CONSIGO EXECUTAR 10 REPETIÇÕES
COM 80% DA CARGA MÁXIMA NO EXERCÍCIO ISOLADOR, TODOS OS OUTROS
EXERCICÍOS
DO MESMO GRUPAMENTO MUSCULAR QUE CONSEGUIR EXECUTAR 10 REPETIÇÕES
ESTAREI TRABALHANDO COM 80% DE SUA CARGA MÁXIMA? ALEX DA ROCHA SOUSA
Oi Alex, veja o retorno do consultor Prof. Msdo.
Mauriti Marcos Cardoso Junior(currículo) :
Alex o treino de musculação jamais deve ser baseado
no teste de 1RM, este é um procedimento ultrapassado por vários
motivos exemplos: O primeiro é pelo fato da força muscular aumentar
muito rapidamente (ASPECTOS NEURAIS), deste modo você teria que realizar
novos testes provavelmente a cada 15 dias, segundo motivo é pelo fato
deste
método de aferição de cargas ser inviável pelo tempo
que se leva para determinar 1RM em cada exercício. Sendo assim, um procedimento
interessante é estabelecer um número máximo de repetições
a serem executados (Monteiro, 1996, Fleck & Kraemer, 1997). Exemplo: Para
hipertrofia muscular, ou seja, aumento da massa muscular o percentual de carga
fica entre 70/85% da força máxima, o que corresponde em média
a 6 a 12 repetições, sendo assim você pode determinar um
número
máximo de repetições 12 e sempre que conseguir realizar
as
12 repetições em todas as séries em cada exercício,
o peso deve ser aumentado e assim sucessivamente. SUGESTÃO: Procure uma
academia e realize seus treinos com orientação de um Profissional
de Educação Física.
1951."Rosca Bíceps Direta" com apoio das
costas ou não ?- 25/09/2005
Sou professor de educação física e gostaria de saber se
na execução da "rosca bíceps
direta" com as costas apoiadas na parede há alguma diferença
em hipertrofia e ganho de força em relação a feita sem apoio.
Caso haja se existe alguma literatura a respeito. Desde já grato. Edney
Castelo Branco
Oi Edney, veja o retorno do consultor
Prof. Msdo. Mauriti Marcos Cardoso Junior(currículo) :
Edney, não conheço qualquer estudo que tenha
feito esta comparação, porém posso lhe garantir que no que
se refere aos aspectos fisiológicos não
existem diferenças em hipertrofia ou ganhos de força. As diferenças
são em termos biomecânicos, exemplos: quando se realiza este exercício
com grandes cargas há uma tendência de realizar uma hiperextensão
na coluna lombar durante a fase concêntrica do movimento. Neste caso deve
ser interrompido o exercício e/ou a sobrecarga deve ser diminuída
(CAMPOS, 2002).
1952. Diástase do reto abdominal(hérnia
paraumbilical)
x abdominais - 25/09/2005
Vou
começar um trabalho especializado com uma pessoa que tem diástase
do reto abdominal (conhecido também como hérnia na linha Alba).
Diante disso, posso ou não realizar o teste neuromotor "abdominal" com
meu aluno? Devo ou não prescrever abdominais para ele, ou qual o tipo
de abdominais que pessoas com esse tipo de hénia podem fazer? Desde já,
muito obrigada pela colaboração. Marcilene Castellani da Rocha
Oi Marcilene, o consultor Prof. Msdo. Mauriti Marcos
Cardoso Junior(currículo) retorna
gentilemente:
Marcilene, a hérnia umbilical
adquirida do adulto é denominada, mais corretamente, hérnia paraumbilical.
O saco herniário não protrude através da cicatriz umbilical,
mas através da linha alba na região onde se encontra o umbigo.
O
exercício abdominal tem por objetivo fortalecer esta musculatura evitando
esta e outras patologias, como seu cliente já possui uma hérnia
paraumbilical, o primeiro passo é encaminhar esta pessoa para um médico
para que este profissional possa avaliar o quadro e determinar a conduta correta
a ser tomada, já que em alguns casos é necessário cirurgia.
Sendo assim, aconselho que não realize exercícios abdominais até a
liberação médica.
1953. Exercícios pliométricos-
25/09/2005
Eu
gostaria de saber se vocês conhecem alguma bibliografia recente ou artigos
sobre exercício pliométricos. Por que estou fazendo uma manografia
sobre o assunto. Obrigado. Bruno Bueno
Olá Bruno, veja a sugestão do Prof. Msdo. Mauriti Marcos Cardoso
Junior(currículo):
Bruno existem vários sites de busca que você.
Poderá encontrar diversos artigos sobre este tema, segue alguns artigos
e sites para
pesquisa. Considerações acerca da prescrição de exercícios
pliométricos no tênis de campo:
- Revista Digital - Buenos Aires
- Año 8 - N° 56 - Enero de 2003
- Todo sobre el método pliométrico
Medios y métodos para el entrenamiento y la mejora de la fuerza explosiva
Yury Verkhoshansky, 191 páginas, 15x21,5 , Editorial Paidotribo , ISBN
84-8019-462-6 , 1ª edición, Octubre 1999
- EFEITOS DO TREINO E
DO DESTREINO ESPECÍFICOS NA FORÇA EXPLOSIVA: UM ESTUDO EM JOVENS
BASQUETEBOLISTAS DO SEXO MASCULINO, Eduardo SANTO *, Manuel A. JANEIRA*, José A.
R. MAIA*Revista Paulista de Educação Física
SITES:
www.nsca-lift.org
www.jap.org
www.bireme.br
www.jama.com
www.nuteses.ufu.br
1954. Treinamento desportivo para jovens atletas tenistas-
25/09/2005
Gostaria de saber onde acho referências bibliográficas a respeito
do treinamento desportivo para jovens atletas tenistas. Hoje tenho apenas como
base específica ANA SKRODUMOVA. Poliana
da Silva Sousa
Oi Ana, o Prof. Msdo. Mauriti
Marcos Cardoso Junior(currículo) sugere:
Poliana segue alguns artigos e sites que acredito
poderão ajudar.
- PEREIRA, Claudio Fagundes. Perfil corporal de tenistas participantes do Campeonato
Brasileiro de Tênis, ambos os sexos, categoria
16 anos: um relato cineantropométrico. Revista Treinamento Desportivo,
Curitiba, v. 6, n. 1, p. 53-71, 2001.
- Considerações acerca
da prescrição de exercícios pliométricos no tênis
de campo
Revista Digital - Buenos Aires - Año 8 - N° 56 - Enero
de 2003
- MORAES, Augusto César Ferreira de. Estudo e desenvolvimento das capacidades
motoras na preparação física em jovens tenistas. 2004. 82
f. Monografia (Licenciatura em Educação Física) - Curso
de Educação Física, Centro Universitário de
Maringá, Maringá, 2004.
- ZAGATTO, Alessandro Moura, et al.
Comparação entre a utilização de saliva e sangue
para
determinação do lactato mínimo em cicloergômetro e
ergômetro de braço em mesa-tenistas. Revista Brasileira de Medicina
do Esporte, Niterói, v. 10, n. 6, p. 475-480, nov./dez. 2004.
- Aspectos
da força muscular e suas possíveis implicações na
preparação dos jogadores do tênis de campo - Revista Digital
- Buenos Aires - Año 9 - N° 64 - Septiembre de 2003
- Comportamento
da freqüência cardíaca durante uma sessão de treino
da
resistência específica no tênis
de campo: estudo de caso.
Revista Digital - Buenos Aires - Año 9 - N° 59 - Abril de 2003
SITES:
www.fptenis.pt
www.tenispaulista.com.br
www.cbtenis.com.br
www.nsca-lift.org
www.jap.org
www.bireme.br
www.jama.com
www.nuteses.ufu.br
1955. Treinamento para Corpo de Bombeiros-
25/09/2005
Escolhi como TCC, um projeto que promovesse a melhoria da capacidade
física
geral dos militares do Corpo de Bombeiros, uma vez que esse tipo de profissional
deve estar com a sua capacidade física e resistência geral, sempre
em forma. O tema é bom, mas percebi que é muito difícil
encontrar biografias que discorram sobre o tema. Poderiam me sugerir leituras
? Pediria também que me sugerissem atividades para os mesmos. E qual
tipo de teste é devo aplicar, dentro dos objetivos que espero ser alcançado,
que é, dentre outros, a melhoria da aptidão física através
da atividade. Abraços! Flávia Juliana Gonelli
Oi Flávia, o Prof. Msdo. Mauriti Marcos Cardoso Junior(currículo) sugere:
Flávia, você terá que procurar artigos
que tratem da aptidão física de militares de um modo geral e não
especificamente de bombeiros, caso contrário sua busca ficará muito
limitada. Aconselho que você feche um pouco o foco de sua pesquisa exemplo:
Capacidade aeróbica, força ou flexibilidade, isto vai facilitar
a escolha dos testes a serem realizados para seu TCC.
ENTRE NO SITE: www.nuteses.ufu.br,
digite a expressão militar e você encontrará vários
trabalhos sobre o tema. BOA SORTE!
Validação de procedimentos antropométricos para estimar
a densidade corporal e percentual de gordura em militares masculinos - Maria
Fátima Glaner; Ciro Romélio Rodriguez-Añez- Revista Brasileira
de Cineantropometria & Desempenho Humano v. 1, n. 1 - 1999
1956. Ex atleta de futebol e dores nas pernas - 25/09/2005
Tenho 38 anos e sou ex atleta de futebol. Nos últimos tempos tenho tido
muitas lesões musculares especialmente na região posterior da
coxa e na "panturrilha". Gostaria de saber quais seriam os possíveis
motivos e quais as orientações para evitar ou minimizar lesões
futuras. Obrigado. Eduardo.
Oi Eduardo, o Prof. Msdo. Mauriti Marcos Cardoso Junior(currículo) aconselha:
EDUARDO, seria necessário mais alguns dados como, por
exemplo: saber há quanto tempo você deixou de ser atleta desta modalidade,
e se você era atleta profissional ou amador devido às diferenças
que existem no que se refere a volume/intensidade nos treinos e jogos. A lesão
a que você se refere normalmente se deve por um desequilíbrio entre
o quadríceps e os isquiotibiais (região posterior da coxa), no
futebol durante o chute o principal músculo responsável por este
movimento é o quadríceps (região anterior da coxa), os ísquiotibiais
fazem uma espécie de "frenagem" com o objetivo de parar o movimento,
se estes estiverem em desequilíbrio em relação ao quadríceps
as chances de você ter uma lesão nesta musculatura é grande,
sendo assim é necessário que seja realizado um treinamento muscular
com objetivo de fortalecimento. Caso você ainda jogue futebol aconselho
que faça um bom aquecimento e alongamentos específicos para os
membros inferiores antes do jogo.
1957. Distensão na virília
no futebol e seu tratamento - 25/09/2005
Há tempos venho tendo um problema de distensão na virília,
mas só que nunca faço tratamento e resolvi iniciar agora. Há mais
ou menos dois anos venho tendo esse problema, eu tomo antiinflamatório
e melhora rápido, mas quando jogo futebol nao consigo chutar forte,
sempre sinto dores. Meu último problema foi domingo, dia 03/07/2005
e estou tomando cataflan desde o dia seguinte do acontecido. O que devo fazer?
Quanto tempo devo ficar parado? Que tipos de exercícios devo fazer?
Se puder me mostrar graficamente ficaria muito agradecido. Atenciosamente.
Edésio Moraes dos Santos Junior
Oi Edésio, veja o que gentilmente o Prof. Msdo. Mauriti Marcos Cardoso
Junior(currículo) retorna:
EDESIO, seria importante que você procurasse um médico
para a realização de uma ressonância magnética com
objetivo de verificar o grau desta lesão e músculos envolvidos.
Após a liberação médica, é extremamente importante
que você procure uma academia e a orientação de um profissional
de Educação Física para prescrever um treinamento com o
objetivo de fortalecimento desta região e dos membros inferiores como
um todo. Sugiro que antes de iniciar uma partida de futebol você faça
um bom aquecimento geral exemplo: uma corrida "trote" de baixa intensidade,
alongamentos específicos para quadríceps (região anterior
da coxa), isquiotibiais (posteriores de coxa) e adutores (região interna
da coxa) e aquecimento específico com bola: chutes com baixa intensidade
e ir aumentando gradualmente a intensidade destes
Leia mais:
Dor na virilha
1958. Músicas infantis
gesticuladas- 27/09/2005
Gostaria de maiores informações sobre músicas infantis
gesticuladas e para sala de aulas, ônibus, e lugares fechados e abertos.
Douglas Augustin de Oliveira
Olá Douglas, vamos ver a sugestão do consultor Prof. Volney Paulo
Guaranha(currículo):
Caro colega Douglas, as músicas que você necessita
serão de pouca movimentação e muita repetição
e imitação para o ambiente físico que você procura.
A grande maioria das músicas são de domínio popular. Há uma
serie de rodas cantadas que mencionam animais, partes do corpo, imitação
de diferentes sons (graves, finos, grosso, altos, baixos). Há alguns sites
que trazem uma relação de músicas a serem cantadas, como
por exemplo, www.tiobill.com.br. Lá você encontra
uma lista destas músicas porem a melhor maneira de você aprendê-las
será participando de cursos de recreação espalhados pelo
Brasil ou então com os próprios colegas de profissão, onde
haja uma troca de informações.
Sugestão de leitura:
MÚSICA E O CICLISMO
INDOOR
Referências Bibliográficas
AZEVEDO, Ricardo. Armazém do Folclore. São Paulo. Atica: 1998.
PIMENTEL, Figueiredo & RABELO, Vitória. 268 jogos infantis. Rio
de Janeiro. Vila Rica: 1991.
Professor Volney Paulo Guaranha ®
1959. Atividade lúdica que desenvolva o diálogo
- 27/09/2005
Olá! Estou procurando uma atividade lúdica que desenvolva o 'diálogo'
entre os participantes. Sem mais, obrigado. Charles
Oi charles, vamos ver a sugestão do consultor Prof. Volney Paulo Guaranha(currículo):
Olá Charles, você encontrará estas atividades
em livros sobre jogos cooperativos e dinâmicas de grupo. Aqui vai algumas
referências
Referências Bibliográficas
- MILITÃO, Albigenor & Rose. S.O.S Dinâmica
de Grupo. Rio de Janeiro. Qualitymark, 1999.
- MILITÃO, Albigenor & Rose. Jogos, Dinâmicas & Vivencias
Grupais. Como desenvolver sua melhor "técnica" em atividades
grupais. Rio de Janeiro. Qualitymark, 2000.
SOLER, Reinaldo. Jogos
Cooperativos. Rio de Janeiro. Sprint: 2003
Professor Volney Paulo Guaranha ®
1960. A ludicidade está fora
da realidade?- 27/09/2005
Professor Choquito como o sr. vê a Ludicidade na formação
de uma criança. Já que a ludicidade está fora da realidade?
Guilherme Francisco de Siqueira Vieira
Oi Guilherme, quem gentilmente lhe retorna é o nosso consultor Prof.
Volney Paulo Guaranha(currículo):
Olá Guilherme, não é professor Choquito
que lhe responde mas me interessou lhe dar uma explicação sobre
a ludicidade. Segundo Roger Callois, há quatro motivações
que leva um indivíduo a apresentar características de ludicidade
na sua vida. São elas: Aventura, Competição, Vertigem e
Fantasia. A criança não necessariamente precisa estar fora da sua
realidade mas pode apresentar outras categorias como a aventura e a vertigem
substituindo a fantasia.
Referências Bibliográficas
CAMARGO, Luiz O. Lima. Educação
para o Lazer. São Paulo. Moderna: 1998.
PIMENTEL, Giuliano. Lazer: Fundamentos, Estratégias e Atuação
Profissional.Jundiaí. Fontoura: 2003.
AWAD, Hani. Brinque, Jogue Cante e Encante com a Recreação. Jundiaí.
Fontoura: 2004.
Professor Volney Paulo Guaranha ®
1961. Medicamentos que
alteram a frequência cardíaca
- 27/09/2005
Quais remédios podem alterar a frequência cardíaca de uma
pessoa? E de quantos bpm é essa alteração? Os remédios
para tireóide, hipertensão e antidepressivos se enquadram nessa
pergunta? Wallace Rabelo
Oi Wallace, em atenção às suas questões nosso consultor
wallace rabelo Dr. Ms. Jairo Sergio Szrajer (currículo),
gentilmente lhe retorna:
Wallace, muitos medicamentos podem causar alteração
da freqüência cardíaca, os que você citou entre outros.
A freqüência cardíaca irá variar da dose e da resposta
do indivíduo, não podendo ser prevista ou definida antes da sua
utilização. São exemplos de medicamentos que afetam a
freqüência cardíaca:
- Levotiroxina usado para controle de hipotireoidismo. Seu excesso causa
hipertireoidismo, que tem como um dos sintomas o aumento da freqüência
cardíaca
- Beta-bloqueadores em geral (ex. propranolol) usados para controle de hipertensão
arterial, entre outros usos. Causam diminuição da freqüência
cardíaca.
- Beta-estimulantes usados para controle de asma. Aumentam a freqüência
cardíaca.
Quanto aos anti-depressivos, há uma gama muito grande de anti-depressivos.
Indique quais de seu interesse para que possamos informá-lo.
Atenciosamente, Jairo Sergio Szrajer
1962. Reabilitação em pacientes submetidos
a revascularização do miocárdio - 27/09/2005
Estou em desenvolvimento de uma pesquisa a qual o título é: Reabilitação
em pacientes submetidos a revascularização do miocárdio.
Peço a gentiliza se, a caso vocês tiverem algum artigo a respeito,
me enviem. Agradeço desde já. Marina
Olá Marina, o Dr. Ms. Jairo Sergio Szrajer (currículo) sugere
o seguinte:
Marina, sugiro que você passe no Instituto do Coração
INCOR do HC FMUSP, onde há muito trabalho de pesquisa nesta área. http://www.incor.usp.br/welcome.htm
Atenciosamente, Jairo Sergio Szrajer
1963. Diferenças entre os benefícios da bicicleta
ergométrica e a caminhada - 27/09/2005
GOSTARIA MUITO EM SABER A DIFERENÇA DE BENEFÍCIOS ENTRE UMA HORA
DE BICICLETA ERGOMÉTRICA, E UMA HORA DE CAMINHADA. SAO IGUAIS OU NAO?
BETE
Oi Bete, vamos ver o que nos responde o Dr. Ms. Jairo Sergio Szrajer (currículo):
Bete, quando comparamos duas atividades devemos ver antes a
pessoa. Como regra geral as duas atividades são semelhantes. Eu sempre
prefiro o passeio, que a caminhada permite, ao ficar dentro de uma sala pedalando.
Se a freqüência cardíaca de treinamento for atingida, os benefícios
cardiovasculares serão semelhantes. Talvez, dependendo da carga, a bicicleta
favoreça o fortalecimento da musculatura da coxa. De qualquer forma, faça
um pouco de cada uma destas, e de outras atividades (correr, nadar, remar, jogar
algum jogo, brincar com crianças, etc.), que você estará indo
no melhor caminho para uma vida saudável. Atenciosamente, Jairo Sergio
Szrajer
Equipe CDOF: Veja as diferenças em termos calóricos de cada viste nossa
calculadora
Emagrecer com bicicleta ergométrica
e caminhada
Posso substituir a bike pela
caminhada?
1964. Esporte adaptado para a terceira idade - 27/09/2005
Bom dia professora Érica, Estou fazendo uma matéria sobre o esporte
volei adaptado para a terceira idade (...). Poderia me dizer quais os benefícios
da prática deste esporte para os idosos? A partir de que idade pode
ser praticado e até que idade também? Quais os cuidados na prática
deste esporte e qual a preparação física que o idoso tem
que ter para praticar este esporte? Ficarei eternamente grata pela ajuda. Atenciosamente
. Valesca
Olá Valesca, vamos ver seu retorno então:
Profª Ms. Érica Verderi (currículo):
Olá Valesca, o que eu tenho no momento sobre esportes,
segue abaixo. É uma parte do meu livro - O Corpo não tem Idade
- Educação Física Gerontológica - Editora Fontoura,
2004.
O idoso pode praticar em qualquer idade desde que ele tenha
capacidade funcional para participar das atividades. E vale o mesmo para a preparação
física, você dá os estímulos motores de acordo com
a condição física dele. Lembre-se, é importante o
trabalho das capacidades físicas com o idoso. Antes de oferecer esportes
ou outra atividades física, o profissional deve trabalhar nas aulas as
capacidades físicas e as habilidades motoras. OK?
Espero ter contribuído. Um abraço, Érica Verderi
Podemos incluir todas as modalidades esportivas nos programas
de atividade física para os gerontes. O que se faz necessário,
após avaliação, é estar realizando algumas adaptações
para a prática de algumas modalidades. Na maioria, elas são realizadas
em sua regra original;
Um fator que será relevante, é a diferença
entre os gerontes que já participaram de alguma modalidade esportiva ao
longo de sua vida e os que não participaram. Estes, não possuem
nenhuma referência do padrão motor para determinada prática
esportiva. Faz-se necessário, no início do programa, realizar atividades
pré-desportivas, com movimentos que favoreçam a aprendizagem motora
dos gestos específicos das modalidades escolhidas.
O esporte em questão será mais atrativo para
todos os participantes. E para o grupo que não apresentava vivência
esportiva, maior adaptação na aprendizagem.
Não oferecer esportes de grande impacto para cardiopatas,
portadores de osteoporose e diabetes. O tempo para realização da
modalidade, quando aeróbica, não deve ser extenso, e estar sempre
aferindo a freqüência cardíaca. Os esportes que exigem equilíbrio,
atenção para os gerontes com labirintite e alteração
da pressão arterial.
Dê preferência pela manhã ou no final da
tarde, para a prática das modalidades esportivas quando a quadra não
for coberta. Principalmente no verão. O calor excessivo pode indispor
o geronte e o sol irritar a pele, que já está mais sensível.
Considerando as reservas e possibilidades funcionais dos gerontes,
não há restrição alguma para a prática esportiva.
Somente o prazer deve ser otimizado. Orientar para que pratiquem o esporte que
lhe dê prazer e não lhes cause desconforto motor após a prática.
MODALIDADES ESPORTIVAS Algumas considerações,
se necessário.
a) Voleibol substituir a bola oficial, por outra de menor
impacto. Diminuir a altura da rede, reduzir o tamanho da quadra
e não realizar toque nem manchete. Segurar a bola com as
duas mãos e passar com as duas mãos. Sempre três
passes antes de arremessar a bola para a quadra do adversário.
A pontuação fica à vontade.
b) Basquete Mesma sugestão com a bola. Dois participantes, um
de cada lado da quadra, estarem segurando um caixote. Essa será a cesta.
Não pode correr, somente deslocamentos com caminhada intensa. Todos
os componentes da equipe terão que receber pelo menos um passe durante
o ataque antes do arremesso. Se houver necessidade, reduzir o tamanho da quadra.
c) Natação Dê preferência aos estilos Crawl
e Costas. Para treinos, piques de 25 metros intercalados com exercícios
respiratórios na borda da piscina.
Podemos incluir em nossa relação
o Tênis de mesa, Frescobol, Peteca, Ciclismo, Dama, Gamão,
Bocha e os jogos do Baralho. O mais importante na aplicabilidade
de todas estas modalidades é a satisfação
do nosso aluno e os benefícios aos domínios motor,
cognitivo e sócio-afetivo que com certeza estaremos interiorizando
em cada um deles, proporcionando assim, melhores momentos.