Sat, 19/9/20 20:07 Cineantropometria Teve sua primeira
conceituação no congresso Internacional
de Ciências da Atividade Físicas, em
Motreal, 1976. O uso do termo "Cineantropometria" aconteceu
primeiramente em 1972, em um artigo escrito por Ross
e Col. e, o termo Biometria foi lentamente substituído
pelo Cineantropometria. O objetivo do estudo da Cineantropometria na E.F. * Avaliar
o estado do indivíduo ao iniciar a programação;
* Detectar deficiências , permitindo uma orientação no sentido de superá-las; * Auxiliar o indivíduo na escolha de uma atividade física que , além de motivá-lo possa desenvolver suas aptidões; * Impedir que a atividade física seja um fator de agressão; * Acompanhar o progresso do indivíduo; * Selecionar elementos de alto nível para integrar equipes de competição; * Estabelecer e reciclar o programa de treinamento; * Desenvolver pesquisa Em E.F.; * Acompanhar o processo de crescimento e desenvolvimento dos alunos. (Carnaval,95) Avaliação Antropométrica (classificação) Desde a antiguidade o homem tem a curiosidade de medir seu corpo empregando parte dele como unidade de medida. Os egípcios por exemplo deixaram trabalhos que mostravam a existência de proporção entre uma parte do corpo com o todo. A classificação das medidas utilizadas em E.F. são , segundo carnaval, 1995, no livro: Medidas e Avaliação em Ciências do Esporte:
Medidas Lineares Longitudinais Alturas longitudinais, correspondem às distâncias tiradas de um ponto antropométrico ao solo, tomadas por meio de um antropômetro ou altímetro, que deverá ter a precisão de 0,1 cm. Comprimentos longitudinais, correspondem às distâncias entre dois pontos antropométricos medidas longitudinalmente por meio de um antropômetro ou pela diferença entre sua alturas.As mais usadas são: Estatura: é a distância do ponto vértex à região plantar. Pode ser tomada com o avaliado em pé ou deitado. (na falta de uma balança com a trena, encostar o indivíduo na parede e utilizando de uma fita métrica marcar o ponto mais rente ao topo da cabeça do indivíduo na parede medindo até o solo-indivíduo sem sapatos) Altura Total: é a distância do ponto dactylionn até a região plantar, estando o avaliado com o membro superior direito na vertical elevado a 180 graus, por sobre a cabeça e com o cotovelo estendido. (com o braço levantado totalmente, medir da pontinha do dedo médio até o pé tocando o calcanhar no chão) Cuidados ao Se Efetuar as Medidas Longitudinais 1.O indivíduo deve estar descalço; Envergadura: Distância dactylion direito ao esquerdo, estando o indivíduo em pé com os braços abduzidos (abertos na altura dos ombros), formando um ângulo de 90 graus com o tronco; os cotovelos devem estar estendidos e os antebraços supinados. Transversais: Também conhecidas como diâmetros, são medidas tomadas com um antropômetro de largura e profundidade entre dois pontos, usadas para mensurar o crescimento e o desenvolvimento ósseo, transversalmente e antero-posteriormente; Biacromial: Com o testado em pé, corpo relaxado, braços ao longo do corpo de costas para o avaliador , medir a distância entre os pontos acromiale direito e esquerdo (ombro à ombro); Toráxico Transverso: é a distância entre dois pontos resultantes da interseção do plano horizontal, a nível do ponto meso-esternale, e as linhas médias axiliares. o testado deerá estar em pé e a medida será feita ao fim de uma expiração normal.(de uma axila à outra); Toráxico ântero-posterior ou de profundidade: utilizando-se um antropômetro de braço curvo, mede-se a distância entre os pontos meso-esternale e o ponto no processo espinhoso vertebral correspondente ao ponto meso-esternale, no plano horizontal que passa por ele. O indivíduo deve estar de lado para o avaliador ; Bi-iliocristal: distância entre os pontos íliocristale direito e esquerdo com o avaliado em posição ortostática, de frente para o avaliador ( de uma crista ilíaca à outra); Bi-troncantério: distância entre os pontos trocantéricos direito e esquerdo com o indivíduo em posição ortostática, de frente para o avaliador; Bi-epicondiliano de úmero: distância entre os epicôndilos medial e lateral do úmero, com o indivíduo em posição ortostática, braço flexionado em 90 graus com o tronco e o antebraço formando 90 graus com o braço; Bi-estilóide: distância etnre os processos estilóides do rádio e da ulna, estando ot estado em posição ortostática, com o braço flexionado em 90 graus com o tronco e o ante-braço supinado, formando um ângulo de 90 graus com o braço. Bi-condiliano de Femur: distância entre os côndilos medial e laterla do fêmur, estando o testado sentado com os pés , apoiados no chão, a coxa formando um ângulo de 90 graus com o tronco e a perna formando ângulo de 90 graus com a coxa. Bi-maleolar: distância entre os dois maléolos (medial e lateral), estando o testado sentado e com os pés apoiados no chão. Cuidados ao serem tomadas as medidas
dos diâmetros: Perímetros Musculares (circunferências corporais) Medidas que determinam os valores de circunferências de um segmento corporal perpendicular ao eixo longitudinal do mesmo segmento. O professor através da medição periódica dos perímetros musculares pode controlar a evolução do desenvolvimento entre os diferentes grupos musculares de seu trainee, a fim de evitar ou corrigir distorções de volume entre estes, o que acarretaria na perda da proporcionalidade, e consequentemente da harmonia do físico. Como Usar a Fita Métrica: Sugestões de posições para a fita métrica durante a medida dos perímetros musculares: Pescoço: abaixo da glote; Veja as equações para Cálculo do Percentual de Gordura através de Medidas Antropométricas Fonte: Medida de massa através da balança Quando se fala em medir massa, surge a idéia de peso. O peso é uma das medidas mais utilizadas em E.F. como elemento de controle do esforço e obesidade. Entretanto, vários autores chama a atenção para o fato de que esse dado isoladamente não é adequado para se afirmar se uma pessoa é obesa ou magra; tão pouco é o elemento de controle de esforço. Uma pessoa pode aumentar o peso corporal ganhando músculos, ao mesmo tempo que baixa o peso de gordura. Por isso, faz-se necessário conhecer a quantidade de gordura no corpo. Mas vamos ao peso pela balança: O peso é medido com uma balança oscilando seus valores entre 100 grs. Técnica de manejo da balança: *Travar a balança , sempre que
ela apresentar trava; Obs: antes de iniciar a execução da medida, observar se a balança está nivelada, se o testado está com mínimo de roupa, está sempre fazendo a medida num mesmo horário ,deslocar os cilindros com suavidade e com a balança travada e ainda não fazer a medida do peso após a atividade física. A obesidade pode ser definida , de acordo com padrões varidos . Dados colhidos no séc. passado , por companhias de seguro levou a se definir percentuais ideais para uma determinada idade e altura. Ver como calcular e Tabela. A composição corporal envolve a gordura e a massa corporal magra, a qual é composta de todos os componentes do nosso corpo exceto a gordura. O conhecimento da composição corporal é importante não só para a E.F. , mas também para outras profissões da área de saúde, já que existem inúmeras doenças que são intimamente relacionadas com a obesidade (percentual de gordura elevado). Sloan, 1970, afirma que comparações de peso entre indivíduos possuindo a mesma estatura, idade e sexo são um índice falho de obesidade, mas a um maior desenvolvimento de ossos e músculos. Como os tecidos ósseo e muscular são mais densos e logo mais pesados que o tecido adiposo, um índice de obesidade pode ser muito mais preciso se determinado a partir da medida da densidade do corpo (pesagem hidrostática): Peso específico = peso do ar/(peso no ar-peso na água). O método da
densitometria , além de consumir muito tempo, ainda exige aparelhagem
sofisticada e dispendiosa, não sendo, portanto viável no
dia-a-dia do professor . Sendo assim Brozek, 1951, observou a correlação
entre a densidade corporal e a espessura das dobras cutâneas e
desenvolveu uma equação
através da qual se torna possível estimar a gordura percentual
a partir do conhecimento da espessura das dobras cutâneas , já que
a densidade do corpo depende da composição corporal. O COMPASSO é um
aparelho utilizado para medir a distância entre dois pontos. O processo
para medir a espessura das pregas cutâneas consiste em pinçar firmemente
com o polegar e o indicador formando uma prega cutânea. Roteiro das Dobras Cutâneas Mais Utilizadas PEITO (PT): TRÍCEPS (TR): Toma-se uma dobra vertical na linha média da parte superior do braço, a meio caminho entre o ombro e o cotovelo ; BÍCEPS (BI): Toma-se uma dobra vertical na linha média da parte superior do braço a meio caminho entre o ombro e a fossa cubital , sobre o bíceps braquial, ao nível do mamilo; SUBESCAPULAR (SB):Toma-se uma dobra oblíqua média imediatamente abaixo da extremidade inferior da escápula; ABDOMINAL (AB): Toma-se uma dobra vertical medida a uma distância lateral de aproximadamente 2 cm do umbigo ; SUPRAILÍACA (SI): Toma-se uma dobra ligeiramente oblíqua medida imediatamente acima do osso do quadril, coincidente com uma linha imaginária descida da linha axilar anterior ; COXA (CX): Toma-se uma dobra vertical na região anterior da coxa na metade da distância entre o quadril e as articulações do joelho ; PERNA (PR): Toma-se uma dobra vertical
no lado medial da perna no local de maior circunferência ( meio do gastrocnêmio,
ou panturrilha).Para facilitar deve-se pedir que o testado apoie seu pé em
um banco voltado para o examinador; Ver as equações para Cálculo do Percentual de Gordura através de Dobras Cutâneas Tabelas de Classificação do Nível de Obesidade Com o resultado das dobras cutânes, o indivíduo pode ser classificado de acordo com a tabela abaixo desenvolvida nos padrões médios da população norte-americana. Calcule seu valor preciso de % de gordura aqui
VEJA AS TABELAS-PADRÃO (Pollock
,1993) PARA: HOMENS , MULHERES E CRIANÇAS A importância da Avaliação Física A Qualidade Faz a Diferença Atualmente, há uma grande procura pela prática de atividades físicas. Porém, a falta de orientação especializada e adequada aos objetivos e limitações de cada pessoa acaba por conduzi-las à prática de exercícios sem nenhum tipo de avaliação, pondo em risco a sua saúde, principalmente, àqueles com mais de 35 anos que apresentam fatores de risco cardiovasculares. Isso faz da avaliação física um componente indispensável para a elaboração de um correto e eficiente programa de exercícios. Para uma boa avaliação física temos de analisar muitas variáveis: antropométricas; composição corporal; análise postural; avaliações metabólicas e neuromusculares; avaliações nutricionais, psicológica e social. Estas duas últimas são essenciais para que um programa de treinamento tenha pleno sucesso, porque nos dão acesso aos hábitos e à personalidade da pessoa. Associando a identificação de parâmetros pessoais de cada um com todas as outras variáveis conseguimos descobrir uma ou mais atividades prazeirosas para que o indivíduo com elas se identifique, e alcance os objetivos pretendidos sem ser contrariado. Quando uma pessoa não se identifica com algum aspecto de uma atividade física é natural que a abandone. É difícil alguém continuar por muito tempo algo que não lhe dê prazer. Se faz então, mais do que necessário, uma avaliação completa, envolvendo todas as variáveis biopsicossociais para que a maioria das pessoas não desista antes de desenvolver o hábito de praticar algum tipo de exercício físico, adquirindo assim seu verdadeiro seguro saúde. Uma avaliação bem feita é aquela em que se utiliza critérios e protocolos bem selecionados, fornecendo dados quantitativos e qualitativos que indique, através de análises e comparações, a real situação em que se encontra o avaliado. Em meio a tanto conhecimento técnico-científico, não se pode mais permitir a utilização do protocolo do "achismo", ainda empregado por alguns profissionais em suas avaliações. Só é possível fazer um programa de exercícios com qualidade e segurança com uma avaliação física em que se utilize metodologia, protocolos e critérios de avaliação adequados. Além disso, as avaliações devem ser periódicas e sucessivas, permitindo uma comparação para que possamos acompanhar o progresso do avaliado com precisão, sabendo se houve evolução positiva ou negativa. Dessa forma, é possível reciclar o programa de treinamento e estabelecer novas metas.
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