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1043.
Ginástica Localizada sem acessórios
- 24/04/2004
Ministro aulas de ginástica pela prefeitura e como estamos começando,
não tenho materias como caneleira, pesinhos. Gostaria de algumas dicas
para variar minhas aulas. Amanda
Oi Amanda, veja o que sugerem oss professores abaixo:
Profa. Claudia Maria Lima, ( currículo):
Olá Amanda! Você pode trabalhar com bastão (cabo de vassoura
resolve bem), pesinhos (garrafas de água cheias de areia) podem ser
bem utilizadas como sobrecarga, e maior número de repetições.
Você pode criar uma aula em circuito, com tempo de 2'
(dois minutos) em cada fase. Por exemplo: Se você tem 10 alunos poderá formar
um circuito com 10 ou 5 fases e trabalhar tudo de forma global.
1ª. fase: Um step (ou banco tipo caixote) - O(a) aluno(a)
sobe e desce do step alternando a perna de subida (trabalhando perna e cardio);
2ª fase: Abdominal no solo (trabalhando uma porção
do abdomen, ex: oblíquos) movimento curto e sempre corrigindo postura
e realização do movimento.
3ª fase: Glúteos - trabalhar em quatro apoios,
com uma das pernas flexionadas elevá-la até o prolongamento do
tronco e voltar.
4ª fase: Usando um step ou banco, trabalhar tríceps,
primeiro sentar na ponta do banco com as mãos apoiadas do lado do quadril
e pontas dos dedos voltados para frente. Estender as pernas bem à frente
e trazer o qualdril para fora do banco, descer e subir o quadril fazendo flexão
e extensão do cotovelos. Corrija o movimento se o(a) aluno(a) estiver
fazendo o movimento do quadril e não do cotovelo e se os cotovelos estiverem
muito abertos.
5ª fase: Com bastão, faça agachamento ao
fundo. Pode-se também alternar as pernas. ex: direta na frente, esquerda
bem atrás com as pontas dos pés voltadas para frente, flexionar
a da frente não ultrapassando os joelhos da ponta do pé e flexionar
a de trás como se fosse ajoelhar. O bastão fica ao lado do pé da
frente do lado interno. Depois é só alternar.
6ª fase: Abdominal (inferior) - deitado(a) com os braços
na lateral do tronco, pernas estendidas e para cima, elevar o quadril e voltar
bem devagar, segurando o retorno com a força do abdomen.
7ª fase: Com pesinhos (garrafinhas com areia) trabalhar
bíceps. De pé, pesinhos nas mãos em supinação
(palmas para cima) flexionar cotovelo até 90º e retornar.
8ª fase: Deitado(a) em decúbito lateral apoiado(a)
no antebraço, perna semi-flexionada (de baixo) perna de cima a frente
e estendida (com ponta do pé voltada para baixo) fazer movimentos curtos,
subir e descer. (trabalhando glúteo)
9ª fase: De pé, apoiando-se no bastão, joelhos
semi-flexionados, trabalhar panturrilha estendendo e flexionando o calcanhar.
Variação: pontas dos pés unidas; calcanhares unidos, e pés
unidos).
10ª fase: Abdominal completo. Deitado(a) pernas e braços
estendidos, abraçar joelhos (flexionando os joelhos e elevando o tronco)
e voltar deitando-se.
Esse é um meio de variar uma aula de ginástica
localizada. Além deste tipo de cicuito você pode também usar
do tipo exército, com cordas, obstáculos e outros. Analise sua
turma e boas aulas. Espero ter ajudado.
Prof. Luiz Carlos de Moraes(currículo):
Prezada Professora! Se você está ministrando aulas
de ginástica pela prefeitura, a entidade deve lhe oferecer o mínimo
de condições de trabalho que inclui a compra de pesos, caneleiras
e colchonetes que não são tão caro assim. Você deve
inclusive impor essa condição porque, se o resultado for negativo
repercutirá em você mesma denegrindo a sua imagem e da classe
profissional que você representa. Entretanto, se já existir uma
promessa e você precisa dar um voto de confiança aos políticos
mostrando o seu valor, você pode improvisar steps feitos com caixotes
ou caixas de papelão lotada de papel socado, cabos de vassouras, bambolês,
bolas de plástico, garrafas de água, latas com cimento e borrachas
com dois metros cada do tipo garrote, dessas usadas para extrair sangue de
veia. Pneus velhos também podem ser usados em brincadeiras. Bom, com
esse material, a criatividade é ilimitada.
Espero que a resposta atenda. Um grande abraço. Prof. Moraes CREF/RJ
3529
Profª Ms. Érica
Verderi (currículo),
veja:
Olá Amanda, Você pode utilizar bastões
(cabos de vassoura) e pode pedir para cada aluno levar o seu. Com este material
pode realizar exercícios de alongamento e treino da postura.Também
poderá estar utlizando elástico para costura de 5 cm de largura
- 1m, 50 cm para cada aluno. Com este exercícios resistidos para tronco,
membro superiores, inferiores e abdominais. Eles também podem providenciar
este material. O preço é bastante acessível. Garrafa pequena
de refrigerante cheia de água ou de areia para substituir os pesos. Espero
ter ajudado. Um abraço, Érica Verderi
1044. Qual atividade física pode aliviar a depressão
- 24/04/2004
Gostaria de saber, qual a dança ou esporte pode aliviar a depressão.
Já que estou fora do pais , os seus sintomas são cada vez mais
frequentes. Margarida
Oi Margarida, temos retorno para você das seguintes professoras:
Profa. Luciana Vilella (currículo):
O principal é você descobrir qual atividade lhe
dá prazer, pois tanto a dança quanto o esporte podem lhe ajudar
dependendo do que você mais se adaptar, pois com essas atividades, a glândula
hipófise fabrica um hormônio chamado ENDORFINA, que além
do seu efeito analgésico, acredita-se que as endorfinas controlem a reação
do corpo à tensão, regulando as algumas funções do
sistema nervoso autônomo e determinando o humor. Elas podem também
regular a liberação de outros hormônios. Algumas pesquisas
afirmam que os efeitos da endorfina são sentidos até uma ou duas
horas após a sua liberação. É o que leva ao momento
de tranqüilidade e paz que os indivíduos se encontram após
as atividades físicas. Portanto escolha a atividade que lhe de maior prazer
para que a produção de endorfina no seu organismo aumente. Abraços,
Luciana
Profa. Claudia Maria Lima, (currículo),
que gentilmente diz o seguinte:
Olá Margarida! Não deve ser fácil mesmo
estar fora não é? Mas com o tempo você encontrará um
meio de suprir essa falta. Eu recomentaria uma atividade que exigisse atenção.
Algo como body combat, taebo, aerobox e outros realizados em grupos. Atividades
que além de fazê-la perder kcal te dará uma sensação
de bem-estar fisico e mental. Ajudará na sua coordenação
motora, lateralidade, força muscular, definição, condicionamento
cardiorespiratório e boas amizades. Caso prefira a dança, opte
por ritmos mais agitados. Espero que tenha bons resultados... Boas aulas!
Prof.ª Bettina Ried (currículo)
gentilmente retorna o seguinte:
Olá Margarida, como você tem a felicidade
de estar na Europa, procure, na sua cidade, uma escola de dança de salão
ou um clube ou associação esportiva que pratique dança esportiva. É uma
modalidade esportiva que proporciona contato intenso com outras pessoas (você pode
ir com seu marido/parceiro ou sozinha para encontrar alguém), a preocupação
em aprender movimentos novos vai distraí-la e o esforço fisiológico
e a música irão equilibrar seu organismo (incluindo o estado de ânimo).
Além disso, um objetivo concreto (aprender a dançar, talvez até o
nível de querer participar de competições) poderá dar
um sentido novo à sua vida. As páginas amarelas ou a secretaria
de esportes do município certamente poderão indicar endereços.
Um abraço e boa sorte, Bettina
Profª Ms. Érica Verderi (currículo),
veja:
Olá Margarida, qualquer atividade física poderá estar
contribuindo com a depressão. Mas ela sozinha, não estará solucionando
o problema completamente. No entanto, procure criar oportunidades que lhe agradem.
Crie momentos que sejam somente seu. Caminhe ouvindo músicas que lhe tragam
boas lembranças, leia um bom livro, acenda um insenso e medite, cante,
respire profundamente e lentamente. Saia da rotina, faça todo dia algo
diferente, mesmo que as outras atividades tenham que ser as mesmas. Mude o seu
percurso diário por outro opcional. Realize coisa que normalmente não
tem costume. Pense que está em momento especial de sua vida e uma oportunidade
que não foi lhe dada por acaso. Nada é por acaso em nossa vida.
Tudo que acontece conosco tem um porquê!!! Acredito que precise reencontrar
seu encanto e seu porquê!!! Com certeza você encontrará. Não
esqueça, use um perfume diferente, mude o cabelo, use roupas que normalmente
não usa. Seja diferente com você e com certeza vai se surpreender
e despertar a outra Margarida. Um abraço e boa sorte. Érica Verderi
Leia mais:
Depressão
1045. Propaganda odontológica
- 25/04/2004
Estou desenvolvendo um trabalho sobre propaganda odontológica e gostaria
de saber se você pode me sugerir algum artigo ou livro . Obrigada Ana
Oi Ana, veja o retorno do Prof. Ms. Werner Harumiti Shintaku ( currículo):
Olá Ana Carolina, Dê uma olhada nos artigos:
1 - Reflexões sobre a publicidade odontológica.
Mello, Adilson Cesar Rezende de. Odontologia e Sociedade, v. 3, n. 1/2, p.
27-33, 2001
2 - Avaliação das espécies de propagandas éticas à disposição
do cirurgião-dentista.
Ribeiro, P. V. Revista da Pós-Graduação da Faculdade de
Odontologia da Universidade de São Paulo, v. 9, n. 3, p. 267, Res. PA78,
jul./set. 2002
3 - Aviões e helicópteros lançam a propaganda
condenada pela ética . Silva, M. Jornal Abo Nacional Guarulhos, p.7, 01
mar. 1993.
e no site do CFO (www.cfo.org.br).
Espero que tenha te ajudado.
Werner
1046. A academia x incidentes
nas dependências - 25/04/2004
COMO DONOS E PROFESSORES DE ACADEMIAS PODEM PREVENIR-SE COM RELAÇÃO
A CERTOS INCIDENTES QUE POSSAM OCORRER NAS SUAS DEPENDÊNCIAS? SE ALGUM
ALUNO TIVER UM ENFARTE, POR EX. GOSTARIA DE OBTER UM TERMO DE COMPROMISSO,
OU ALGO QUE POSSSA ME PROTEGER QUANTO A ISTO, OU BIBLIOGRAFIA . MUITO OBRIGADO!
LÚ
Oi Lu, recebemos a colaboração de dois consultores,veja abaixo:
Ft. Prof. Msd. Leonardo Duarte Picchi(currículo):
Lú, Esse assunto é bem delicado mesmo. Em primeiro
lugar é necessário uma avaliação física prévia
de cada aluno que já frequenta a academia e, obviamente, os que venham
a entrar. Essa avaliação física consta de uma boa história
colhida (hábitos, doenças familiares, cirurgias, tratamentos realizados,
qualquer disfunção existente etc), dados antropométricos
(cirtometria, altura, peso etc), Composição corporal (Massa magra,
massa gorda, % de gordura, peso ósseo etc), avaliação postural
(desvios de colunas, flexibilidade etc), Dados vitais (Pressão arterial,
Frequência cardíaca - se possível, teste de esforço
com presença de profissional competente etc).
Após a correta análise desses dados você pode
detectar algum problema que possa ser sanado com simples acompanhamento do aluno
ou até um encaminhamento a um profissional competente (médicos,
fisioterapeutas, nutricionistas etc). Com esses dados colhidos é possível
minimizar bastante as intercorrências que possam acontecer na academia.
Um outro fator importante, infelizmente esquecido no Brasil, é o domínio
necessário que os professores de academia deveriam ter sobre socorros
de urgência (como proceder em caso de Parada Cárdio-respiratória,
Convulsões, Crises hiper/hipotensivas, desmaios, hipoglicemia etc). Existem
alguns cursos no Brasil que englobam conteúdo teórico-prático
sobre o assunto. Eu mesmo ministrei vários cursos desse tipo em hotéis,
academias e faculdades.
Se precisar de mais alguma informação nos procure, OK? Prof.
Leonardo
Prof. João Luís Gonzaga de Lima(currículo):
Olá Lú. Tanto os proprietários quanto
os professores, terão em primeiro lugar que formalizar a necessidade de
um exame médico prévio e analisar essa avaliação
médica, a qual, atesta a condição favorável ou não
ao cliente em frequentar a atividade física e em segundo lugar os professores
terem conhecimento básico em reconhecer situações clínicas
e/ou traumáticas. Com relação ao termo de compromisso, a
pessoa jurídica ou física poderá redigí-lo conforme
a necessidade. O que terá de levar em consideração é que
o cliente precisa ser de maior idade. Estas atitudes iniciais lhes darão
uma positiva base de segurança. Boa sorte na sua vida profissional !
Prof. João Luís.
1047. Trabalhando os glúteos
- 25/04/2004
Os exercícios para glúteos são basicamente os movimentos
de estender ou elevar a perna para trás, elevar a perna para o lado
em movimento de abertura e agachamento. Porém quais exercicios trabalham
que área dos glúteos? Perdi massa muscular nos últimos
anos na região externa dos glúteos, com a formação
de uma depressão. Quais exercícios são indicados para
aumentar a massa muscular nesta área? Pode ser por falta der alongamento
ou devido a posição de trabalho em que fico muito tempo sentada
com as pernas abertas(posicao comum aos dentistas) ? Fabiane Gomes
Oi Fabiane, quem lhe retorna com esclarecimentos é a nossa Profa. Eliane
Cocurocci (currículo):
Fabiane, o trabalho de glúteos pode ser realizado na
posição de 06 apoios, pés, joelhos cotevelos e braços
no chão, mantendo o abdome bem contraído e a coluna bem reta. Os
movimentos são de flexão e extenção do quadril elevando
as pernas extendidas ou com a flexão dos joelhos em 90ª graus sem
ultrapassar a linha do quadril. Nesses exercícios você estará trabalhando
a região do glúteo máximo, a região do "bumbum.
Agora no seu caso aconselho além dos exercícios citados acima,
realizar os exercícios de abdução do quadril, de preferência
em decúbito lateral (deitado de lado), elevando a perna de cima até a
linha do quadril ou se você puder realizá-los na sala de musculação,
existe um aparelho específico para essa região do quadril que você deseja
enrijecer. Quanta a carga adequada ao exercício dependerá do seu
tempo de treinamento, caso esteja muito tempo sem fazer exercícios comece
sem nenhuma sobregarga e aos poucos vá acrescentando, usando caneleiras
de 1kg até 4 kg, com número de repetições que vão
de 15 até 8 vezes respectivamente e séries de três.
1048. Exercícios
errados na academia - 25/04/2004
Estou fazendo estágio em alguns lugares (não posso dizer) e observo
muitas coisas erradas como: - Pode-se ou não usar caneleira no tornozelo
e andar pela sala, subir e descer escadas, fazer step e agachamento? - Pode-se
ou não usar caneleira no punho e fazer ABS ou se deslocar pela sala
elevando os braço? - Pode-se ou não elevar todo o tronco até encostar
o Peitoral nos joelhos nos abdominais? Por favor, me envie uma respoasta para
que eu possa entender melhor o que é certo e o que esta erado, porque
não quero aprender exercícios errados que prejudiquem a saúde
dos individuos. Também preciso imformar que estou cursando Ed. Física
e o público alvo onde acontece estes erros ou não, é Terceira
Idade e Adultos (>24anos). Obrigada, espero resposta. Alessandra
Oi Alessandra, vamos ver a opinião de nossa consultora Profa. Eliane
Cocurocci (currículo):
Alessandra, não existem exercícios contra-indicados
ou errados e sim pessoas contra-indicadas para determinados exercícios,
desde objetivos e especificidade nos treinamentos. Nesse caso, se você quer
trabalhar com ginástica de academia, aconselho utilizar exercícios
mais simples e que procure manter a integridade e segurança física
de seus alunos. Portanto, caminhar, aulas de step e subir e descer escadas é aconselhável,
desde que não se utilize nenhum tipo de sobrecarga, por serem exercícios
já intensos, com muita movimentação, mudanças de
planos e direções.
Quanto aos exercícios abdominais pode-se utilizar tornozeleiras
na região dos ombros (antebraço) para aumentar a intensidade do
exercício, mas apenas com alunos avançados, que tenham uma consciência
corporal muito boa e sintam a intensidade do trabalho no abdome e não
na cervical (pescoço) como ocorre com os alunos iniciantes. Essa sobrecarga
na cervical devido a má execução e falta de consciência
corporal juntamente com a caneleira, causará muito desconforto e possíveis
lesões no futuro. Os abdominais devem ser executados de forma que não
se eleve demasiadamente as costas do chão e sim até a metade, pois
ao elevar o seu tronco até em cima, a função do abdome perde-se
para a atuação do iliopsoas, músculo localizado próximo
a articulação coxo-femural na região das coxa (quadríceps)
saindo então do objetivo principal que é o fortalecimento do abdome.
Leia mais:
Exercícios para Glúteos
e Pernas
A verdade sobre abdominais
"Movimentos Proibidos na
Ginástica "
Prós e contras na musculação
e ginástica localizada
Que tipo de abdominal dá melhor
resultado?
Trabalho de ìliopsoas nos
abdominais
Quais os efeitos (positivos e
negativos) dos exercícios abdominais sobre a coluna ?
Qual a angulação
correta para exercícios abdominais, preservando a coluna?
1049. Exercício
Jairzinho na localizada- 25/04/2004
Gostaria de saber qual a musculatura envolvida no exercício de ginástica
chamado " jairzinho" . Se possível, com todos os detalhes.
Obrigada . Stefânia Pires Gonçalves
Olá Stefânia, veja o que nos retorna a nossa consultora Profa.
Profa. Eliane Cocurocci (currículo):
Stefânia, a musculatura desenvolvida nesse exercício é a
parte anterior e posterios da coxa (quadríceps, glúteos e bíceps
femural). Mas, aconselho a você uilizar outros exercícios para desenvolver
os músculos da perna. Exercícios mais simples, de fácil
execução e seguros para a articulação dos joelhos.
Esse exercício específico "jairzinho" precisa ser muito
bem executado, por alunos avançados e que já tenham um bom histórico
esportivo. Pois a má exeucação pode trazer problemas nas
articulações dos joelhos. Se existem outras opções
pra que arriscar?
O exercício "jairzinho" é uma variação
dos exercícios para as pernas. É realizado com a posição
das pernas antero-posterior, respeitando o ângulo dos joelhos em 90 graus
. Perna da frente , joelho na mesma linha que o calcanhar e perna de tras joelho
na mesma linha que o quadril e o apoio das mãos no chão. No momento
do agachamento(flexionar o joelho) se o aluno aumentar uma dessas angulações,
consequentemente colaborará para execeder um stress excedente sobre os
ligamentos colaterias. Em função disso a repetição
contínua desse evento proporcionará com certeza futuras lesões.
Por isso que seria muito mais indicado utilizar exercícios mais simples
e de fácil execução para proteger e manter a segurança
e a integridade da saúde fícica dos alunos . Quanto ao nome "jairzinho" não
sei de onde surgiu, mas assim que encontrar uma resposta efetiva encaminhos à vocês.
Prof. Luiz Carlos de Moraes(currículo):
Prezada leitora!
O exercício "jairzinho" é uma variação
do agachamento: www.usp.br/eef/lob/rh/hirata02.pdf
1050. Metodologia para
uma aula de aeróbica - 29/04/2004
Estou fazendo meu trabalho de conclusão em cima da dança de rua
e dando um enfoque para a metodologia de trabalho na hora de aplicar uma aula
coerente. Sei da falta de trabalhos voltados para esse campo e por esse mesmo
motivo me aplico para apresentar algo novo. A minha pergunta é: "Qual
as bibliografias que poderiam me nortear para que possa criar uma metodologia
para uma aula de aeróbica com ritmos e todas suas características".
Marco Rodrigues
Oi Marco, temos a participação e sugestão do Prof. Luiz
Carlos de Moraes(currículo),
veja:
Prezado Professor! A ginástica aeróbica de alto
e baixo impacto segue uma metodologia e progressão pedagógica de
construção da coreografia por blocos enquadrados em cada 4 frases
musicais com 8 tempos e acredito que você já saiba fazer isso. Essa
metodologia é a mesma usada nas aulas de step, lambaeróbica e etc.
Na época da ginástica aeróbica de alto impacto, dentro da
coreografia com finalidade de apresentação e campeonatos, alguns
movimentos e ou exercícios eram obrigatórios tais como os chutes
altos, o abdominal e a flexão de braço. Portanto, em primeiro lugar
você precisa definir bem o foco da sua questão. Depois, escolher
o ritmo, grau de dificuldade, a música e a coreografia. A metodologia é quase
sempre a mesma mas, a grande vantagem é que a construção
da coreografia depende da criatividade de cada
um sendo ilimitada. Espero que a resposta atenda. Um grande abraço.
Prof. Moraes CREF/RJ 3529
1051. É possível um adulto adquirir flexibilidade
nível bailarino profissional ?- 29/04/2004
Tenho 24 anos e comecei a fazer Ballet há cerca de 5 meses e gostaria
de saber se é possível adquirir uma flexibilidade de bailarino
profissional, tendo começado já adulto. Se sim, como fazer para
obter resultado otimizado? Um abraço e obrigado antecipadamente, Marcos
affonso
Oi marcos, vamos ver o que nos dizem os consultores:
Profa. Luciana Vilella (currículo):
Bom Marcos, uma pessoa já adulta que não tenha
praticado alongamentos em sua vida, fica mais difícil desenvolver uma
flexibilidade maior, mas não é impossível e com o treino
a melhora pode ser muito grande.
Algumas considerações:
Bases para exercício de alongamento
· Deve-se ser cuidadosa a escolha dos exercícios de alongamento;
· Nem todos os exercícios são adequados para todas as pessoas;
· Se o exercício exigir muita flexibilidade, de pessoa pouco flexível,
poderá prejudicar as estruturas músculo-articulares das mesmas.
· É importante observar a adequada execução do exercício,
e em relação a quantidade de exercício de alongamento, por
que a quantidade não se combina necessariamente com a qualidade, se verificarmos
o quanto de exercício se faz incorretamente, logo compreenderemos o porquê de
tantas lesões.
· A ênfase dos exercícios de alongamento, estrutura-se com
avaliação física no início de qualquer programa de
flexibilidade.
Deve-se considerar que:
· O tempo de alongamento deve ser igual para ambos os lados.
· A respiração não deve ser bloqueada;
· É comum alongar mais um grupo muscular do que outro;
· Verificar se na realização de movimentos não está ocorrendo
hiperextenção da coluna cervical e da coluna lombar;
· Em alongamento passivo evite colocar muita carga no movimento.
Prof. Luiz Carlos de Moraes(currículo):
Prezado professor! A flexibilidade é uma valência
física que além do forte potencial genético, depende, segundo
Johns e Wright (1962) citado por Walace Monteiro, de fatores ósseos, musculares,
tendinosos, da cápsula articular, da gordura e
da pele. Dentre esses fatores limitantes, a cápsula articular contribui
com 47% e os músculos com 41%. Além disso, outros fatores tais
como sexo, idade, hora do dia e lateralidade do corpo também tem influência
na definição de cada um ser mais ou menos flexível. O
fato de se começar mais adulto não impede de você chegar
a ser um grande bailarino. Vai depender da sua força de vontade e muita
determinação. Quanto a flexibilidade só o treinamento
com uma boa orientação é que será decisivo para
chegar ao máximo permitido pela sua genética. É mais difícil? É!
Mas não é impossível. Quando alguém lhe disser
que não você não consegue, não acredite. Primeiro
tente.
Mais informações acesse: http://www.flexibilidade.cjb.net/
Espero que a resposta atenda. Um grande abraço. Prof. Moraes CREF/RJ
3529
1052. Profissional de E.F.
que trabalha com dança
deve registrar-se no conselho de dança de salão? - 29/04/2004
Sou professora de Educação Física e trabalho também
com dança de salão. Gostaria de saber se é preciso me
credenciar ao "Conselho" de Dança de Salão, se eu já sou
credenciada ao CREF. Obrigada pela atenção! Claudenise Goes
Oi Claudenise, nossos consultores lhe respondem o seguinte:
Profa. Luciana Vilella (currículo):
Não, o mais importante hoje que é exigido por
lei é o CREF, portanto legalmente está tudo ok para você lecionar.
Prof. Luiz Carlos de Moraes(currículo):
Prezada Professora! A dança de salão, assim como
todas as outras danças são consideradas atividades físicas, área
que compete, segundo a Resolução CONFEF nº 046/2002 ao profissional
de Educação Física. Veja o texto do artigo 1º da
resolução:
Art. 1º - O Profissional de Educação Física é especialista
em atividades físicas, nas suas diversas manifestações -
ginásticas, exercícios físicos, desportos, jogos, lutas,
capoeira, artes marciais, danças, atividades rítmicas, expressivas
e acrobáticas, musculação, lazer, recreação,
reabilitação, ergonomia, relaxamento corporal, ioga, exercícios
compensatórios à atividade laboral e do cotidiano e outras práticas
corporais -, tendo como propósito prestar serviços que favoreçam
o desenvolvimento da educação e da saúde, contribuindo para
a capacitação e/ou restabelecimento de níveis adequados
de desempenho e condicionamento fisiocorporal dos seus beneficiários,
visando à consecução do bem-estar e
da qualidade de vida, da consciência, da expressão e estética
do movimento, da prevenção de doenças, de acidentes, de
problemas posturais, da compensação de distúrbios funcionais,
contribuindo ainda, para consecução da autonomia, da auto-estima,
da cooperação, da solidariedade, da integração,
da cidadania, das relações sociais e a preservação
do meio
ambiente, observados os preceitos de responsabilidade, segurança, qualidade
técnica e ética no atendimento individual e coletivo.
Portanto, se você é graduada e habilitada pelo
conselho, não precisa se registrar no conselho de dança por uma
razão muito simples. O CONFEF é um órgão maior. Mesmo
que a dança fosse uma profissão regulamentada, o profissional de
dança só poderia ministrar aulas de dança estando em dia
com suas obrigações com o respectivo Conselho de dança
e, não poderia ministrar aulas de ginástica, musculação
e etc. Só de dança. Mas o profissional de Educação
Física pode. É como por exemplo o médico que pode prescrever
dieta e medicamentos, mas o nutricionista habilitado pelo respectivo Conselho
só pode atuar na prescrição de dietas e não de
medicamentos.
Mais informações acesse: http://www.confef.org.br/ e
leia as portarias.
Espero que a resposta atenda. Um grande abraço. Prof.
Moraes CREF/RJ 3529
1053. Personal
Trainer de dança - 29/04/2004
Gostaria de saber se existe algum método simplificado de ensino de dança
de salão, tipo como exercícios e passos a serem treinados em
casa ou coisa parecida, pois tentei aprender dançar mas não consegui
acompanhar e acabei desanimando . Um abraço Nelson Guerra da Silva
Oi Nelson, dois consultores atenciosamente retornaram o seguinte:
Prof. Luiz Carlos de Moraes (currículo)
lhe sugere o seguinte:
Prezado Nelson! Me desculpe, mas dança de salão
só se aprende com no mínimo um par e, dançando. Se a sua
timidez é tão grande assim, que não é raro, a única
solução é contratar uma professora particular que aos poucos,
além de lhe ensinar a dançar, irá ajudar a quebrar essa
timidez incluindo-o numa roda social. Personal Trainer de dança não é difícil
de se conseguir. http://www.carlinhosdejesus.com.br/
Prof.ª Bettina Ried (currículo):
Olá Nelson, que bom que gosta de dança de salão;
escolheu um esporte completo. Fique sabendo, no entanto, que aprender a dançar
sem o acompanhamento de um professor é muito difícil. Mas há alguns
exercícios que facilitam: já que a dança depende muito da
música, você poderá escutar músicas como valsa, bolero,
cha-cha-chá, rock e outros, tentando ouvir e descobrir o ritmo e acompanhá-lo
com estalo de dedos, palmas, batida do pé, etc. Quando estiver certo de
que está ouvindo o ritmo, experimente andar no ritmo assim descoberto.
Em seguida, experimente encaixar no ritmo os passos aprendidos na aula.
É ideal que peça ao seu professor indicação
de CDs ou fitas com a música que ele usa na aula e faça o exercício
acima com essa música já conhecida. Além disso, poderá pedir
ao seu professor que lhe faça um croquis do passo aprendido na aula, ou
você mesmo poderá fazê-lo e apresentá-lo ao professor
para corrigir, se for necessário. Com isso, em casa poderá treinar
os passos através desses croquis. Poderá ajudar se você puder
passar o croquis para o piso, desenhando os pés (ou colando fita adesiva).
Croquis assim (diagramas) estão em livros como "Fundamentos de Dança
de Salão" (disponível em www.phorte.com.br) para ilustrar
a técnica das danças.
Mas fique sabendo que, diferente do cenário internacional,
no Brasil há diferenças muito grandes entre os passos ensinados
pelos professores, de forma que o passo que você aprendeu com seu professor
poderá ser bem diferente daquele que está no livro, e mesmo daquele
ensinado por outro professor. Mesmo assim, boa sorte! Abraço, Bettina
Profª Ms. Érica
Verderi (currículo),
veja:
Olá Nelson, não desanime. Dançar não é difícil.
No entanto, você precisa de um professor que não seja somente um
dançarino e possua didática para ensinar. Ensinar é mais
difícil do que dançar. Para se aprender a dançar é necessário
ter afinidade com o ritmo, conhecer os ritmos variados, ouvir as músicas
de cada estilo. Depois aprender movimentos que favorecem pré-requisitos
para o ensino de um estilo em especial. Movimentos para frente, para trás,
diagonais, giros, todos estes treinados em músicas variadas sem inicialmente
estar vinculada com o estilo. Somente depois que o grupo está familiarizado
com os movimentos, com as músicas, com o ritmo que o professor deve iniciar
a parte específica. Ao contrário Nelson, realmente se torna um
tanto quanto difícil. Quando for procurar um academia de Dança
de Salão procure se informar sobre a formação do profissional
e uma dica muito importante. Observe se, durante as aulas, o professor está preocupado
em ensinar os movimentos ou em dançar. Um abraço e não desanime.
Você é capaz, todos somos capazes. Basta trilhar pelo caminho adequado
a cada limitação. Érica Verderi
1054. Lesão de menisco
em bailarinos- 29/04/2004
Eu sofri uma lesão grande no menisco, e estou em período de recuperação.
Gostaria de saber se é comum este tipo de lesão entre bailarinos
e se o retorno a atividade tambem é comum? Fabrício Costa
Olá Fabrício, veja o que nossos consultores da área lhe
aconselham:
Profa. Luciana Vilella (currículo):
É bastante comum lesões deste tipo não
só em bailarinos como em esportistas em geral que acabam sobrecarregando
suas articulações com treinos exagerados ou mal administrados.
Quanto ao retorno só o seu médico e fisioterapeuta poderão
lhe orientar de acordo com seu caso.
Prof. Luiz Carlos de Moraes (currículo):
Prezado Fabrício, A literatura e pesquisas a respeito
ainda são poucas se levarmos em conta o número significativo de
praticantes. Entretanto, as poucas existentes dão conta que o maior número
de lesões ocorrem no tornozelo por falta de força nos músculos
das pernas e pés. É evidente que o joelho é a próxima
articulação a sofrer os efeitos da má preparação
física. Geralmente as lesões ocorrem por falta do conhecimento
anatômico a da cinesiologia que envolve cada movimento. Fica claro que
nesse caso não basta só o conhecimento técnico da dança,
uma das razões pela qual a dança é de competência
do profissional de Educação Física.
Quanto ao retorno depende do grau da lesão sofrida e
como está sendo tratada. Nos dias de hoje poucas lesões de joelho
são irreversíveis, haja vista a recuperação do jogador
de futebol Ronaldinho. Muita gente "queimou"a língua dizendo
que ele não voltaria a jogar. Para mais informações acesse:
http://www.idance.com.br/artigos/flex.htm
Espero que a resposta atenda. Um grande abraço. Prof. Moraes CREF/RJ
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Leia mais:
Lesões na Dança
1055. SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS sobre a dança
de salão - 01/05/2004
Gostaria de saber se você pode me indicar artigos científicos
sobre dança de salão e dança do ventre. Estou precisando
também de referência bibliográfica sobre coreologia. Muito
obrigada! Dé
Prezada Dé, veja a participação de nossas consultoras:
Profa. Luciana Vilella (currículo):
Pesquise na seção de artigos do site http://www.idance.com.br,
talvez possa te ajudar. Abraços Luciana
Prof.ª Bettina Ried (currículo):
Olá Dé, infelizmente existe muito pouca pesquisa
científica acerca da dança de salão, especialmente no Brasil.
Uma pesquisadora da Unesp Rio Claro, Profa. Dra. Silvia Deutsch (veja www.cnpq.br -> currículo
Lattes) tem realizado e orientado trabalhos relativos à relação
entre estados de ânimo e música/dança, e na Alemanha existem
alguns poucos trabalhos realizados na área da fisiologia, mas não
sei se estes te ajudariam muito. Há alguns trabalhos apresentados nos
Simpósios de Dança em Cadeira de Rodas (www.cbdcr.org.br),
mas também têm pouca relação direta com a dança
de salão ou dança esportiva. Uma apresentação abrangente
do universo da dança de salão (a título de introdução)
você encontra no livro "Fundamentos de Dança de Salão" -
Betina Ried, (disponível em www.phorte.com.br), embora sem caráter
estritamente científico. Sinto muito em não poder te ajudar mais,
mas vá em frente.
Bettina
1056. Programa de condicionamento
físico nas empresas-
02/05/2004
Sou profissional de Ed. Física e estou fazendo uma monografia sobre
o mercado de programas de condicionamento físico nas empresas, porém
estou com dificuldades em encontrar referências bibliograficas sobre
o tema, pois só se fala em ginástica laboral. Gostaria de pedir
caso tenham alguma informação (como é o programa, onde é feito,
entre outros) sobre o mesmo que por favor me enviem. Grato pela atenção
Alexandre Baez CREF 000102/G - RJ
Olá Alexandre, vamos ver o que o Prof. Carlos Eduardo Prioli(currículo)
nos traz:
Realmente acho muito difícil vc encontrar Ref. Bibliog.
específica, o que sugiro a vc é ver bem de perto como funciona
em algumas empresas que já utilizam desse recurso, ou seja, empresas que
utilizam Programas de Qualidade de Vida no Trabalho, através de Academias
próprias ou centro de treinamento com esse objetivo de manter um colaborador
mais saudável e produtivo, e que através dessa visão mais
ampla da realidade ficará tudo mais fácil e vc poderá pesquisar
vários autores que citam a Qualidade de Vida e o condicionamento físico
como um meio e não como um fim. Carlos Prioli
Profa. Drda. Deise Guadelupe de Lima(currículo):
Você pode procurar no seguinte trabalho: BRASIL. Ministério
da Saúde. Secretaria Nacional de Assistência a Saúde. Esporte
e lazer na empresa.Brasília: MS, 1991. Entre no site do ministério
da saúde, na coordenação da saúde do trabalhador.
Lá você encontrará um projeto sobre empresa saudável.
Outra dica, escreva para o professor Giuliano
(giuliano@cesumar.br) ele recentemente
realizou um levantamento sobre o mapeamento da GL no Brasil e tem mais informações
sobre atividade física nas empresas. Espero ter-lhe ajudado. Sucesso.
Deise Guadelupe
1057. Alongamento para
crianças- 02/05/2004
Gostaria de saber como posso fazer uma sessão de alongamento para crianças
de 6 a 13 anos para que os exercícios não fiquem uma coisa chata
para elas? Agradeço desde já . Igor
Oi Igor, vamos ver a sugestão de nossos colegas:
Prof. Carlos Eduardo Prioli(currículo):
Procure utilizar atividades lúdicas, ou ainda tentar
lançar para as crianças uma forma de desafio, pois elas adoram
esses tipos de atividades onde um quer mostrar que pode mais que o outro.
Profa. Drda. Deise Guadelupe de Lima(currículo):
Olá Igor! Sugiro que consulte o livro do Profº Abdalla Archour
Jr: Flexibilidade e alongamento da Manole. até mais. Deise Guadelupe
de Lima
1058. Atendimento ao choque
neurogênico- 02/05/2004
Queria saber como é feito o atendimento de emergência em casos
de vítima com diagnóstico de choque neurogênico. Daniela
Sardinha
Olá Daniela, quem retornou a você foi o nosso Coordenador da área
Prof. Fernando Barreiro (currículo),
veja:
O choque neurogênico é o mais ingrato de todos,
principalmente no ambiente pré-hospitalar. Enquanto que nos outros tipos
de estados de choque as vítimas geralmente apresentam taquicardia e hipotensão
como sinais clássicos, no caso do neurogênico não ocorre
taquicardia compensatória da hipotensão arterial pois este apresenta
lesão medular, atingindo os feixes simpáticos. Por esse motivo,
o neurogênico é chamado também de vasonmotor ou distributivo.
O índice de óbitos é alto, principalmente se a lesão
for de secção medular. O controle cervical, ventilação
com O² a 100%, reposição volêmica com solução
cristalóide isotônica e transporte rápido para unidade
hospitalar são os procedimentos protocolares. Atenciosamente. Fernando
Barreiro