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Dom, 21/12/08 9:04

PERGUNTAS E RESPOSTAS ANTERIORES AO CDOF RESPONDE
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1043. Ginástica Localizada sem acessórios - 24/04/2004
Ministro aulas de ginástica pela prefeitura e como estamos começando, não tenho materias como caneleira, pesinhos. Gostaria de algumas dicas para variar minhas aulas. Amanda
Oi Amanda, veja o que sugerem oss professores abaixo:
Profa. Claudia Maria Lima, ( currículo):
Olá Amanda! Você pode trabalhar com bastão (cabo de vassoura resolve bem), pesinhos (garrafas de água cheias de areia) podem ser bem utilizadas como sobrecarga, e maior número de repetições.
   Você pode criar uma aula em circuito, com tempo de 2' (dois minutos) em cada fase. Por exemplo: Se você tem 10 alunos poderá formar um circuito com 10 ou 5 fases e trabalhar tudo de forma global.
   1ª. fase: Um step (ou banco tipo caixote) - O(a) aluno(a) sobe e desce do step alternando a perna de subida (trabalhando perna e cardio);
   2ª fase: Abdominal no solo (trabalhando uma porção do abdomen, ex: oblíquos) movimento curto e sempre corrigindo postura e realização do movimento.
   3ª fase: Glúteos - trabalhar em quatro apoios, com uma das pernas flexionadas elevá-la até o prolongamento do tronco e voltar.
   4ª fase: Usando um step ou banco, trabalhar tríceps, primeiro sentar na ponta do banco com as mãos apoiadas do lado do quadril e pontas dos dedos voltados para frente. Estender as pernas bem à frente e trazer o qualdril para fora do banco, descer e subir o quadril fazendo flexão e extensão do cotovelos. Corrija o movimento se o(a) aluno(a) estiver fazendo o movimento do quadril e não do cotovelo e se os cotovelos estiverem muito abertos.
   5ª fase: Com bastão, faça agachamento ao fundo. Pode-se também alternar as pernas. ex: direta na frente, esquerda bem atrás com as pontas dos pés voltadas para frente, flexionar a da frente não ultrapassando os joelhos da ponta do pé e flexionar a de trás como se fosse ajoelhar. O bastão fica ao lado do pé da frente do lado interno. Depois é só alternar.
   6ª fase: Abdominal (inferior) - deitado(a) com os braços na lateral do tronco, pernas estendidas e para cima, elevar o quadril e voltar bem devagar, segurando o retorno com a força do abdomen.
   7ª fase: Com pesinhos (garrafinhas com areia) trabalhar bíceps. De pé, pesinhos nas mãos em supinação (palmas para cima) flexionar cotovelo até 90º e retornar.
   8ª fase: Deitado(a) em decúbito lateral apoiado(a) no antebraço, perna semi-flexionada (de baixo) perna de cima a frente e estendida (com ponta do pé voltada para baixo) fazer movimentos curtos, subir e descer. (trabalhando glúteo)
   9ª fase: De pé, apoiando-se no bastão, joelhos semi-flexionados, trabalhar panturrilha estendendo e flexionando o calcanhar. Variação: pontas dos pés unidas; calcanhares unidos, e pés unidos).
   10ª fase: Abdominal completo. Deitado(a) pernas e braços estendidos, abraçar joelhos (flexionando os joelhos e elevando o tronco) e voltar deitando-se.
   Esse é um meio de variar uma aula de ginástica localizada. Além deste tipo de cicuito você pode também usar do tipo exército, com cordas, obstáculos e outros. Analise sua turma e boas aulas. Espero ter ajudado.

Prof. Luiz Carlos de Moraes(currículo):
   Prezada Professora! Se você está ministrando aulas de ginástica pela prefeitura, a entidade deve lhe oferecer o mínimo de condições de trabalho que inclui a compra de pesos, caneleiras e colchonetes que não são tão caro assim. Você deve
inclusive impor essa condição porque, se o resultado for negativo repercutirá em você mesma denegrindo a sua imagem e da classe profissional que você representa. Entretanto, se já existir uma promessa e você precisa dar um voto de confiança aos políticos mostrando o seu valor, você pode improvisar steps feitos com caixotes ou caixas de papelão lotada de papel socado, cabos de vassouras, bambolês, bolas de plástico, garrafas de água, latas com cimento e borrachas com dois metros cada do tipo garrote, dessas usadas para extrair sangue de veia. Pneus velhos também podem ser usados em brincadeiras. Bom, com esse material, a criatividade é ilimitada.
Espero que a resposta atenda. Um grande abraço. Prof. Moraes CREF/RJ 3529

Profª Ms. Érica Verderi (currículo), veja:
   Olá Amanda, Você pode utilizar bastões (cabos de vassoura) e pode pedir para cada aluno levar o seu. Com este material pode realizar exercícios de alongamento e treino da postura.Também poderá estar utlizando elástico para costura de 5 cm de largura - 1m, 50 cm para cada aluno. Com este exercícios resistidos para tronco, membro superiores, inferiores e abdominais. Eles também podem providenciar este material. O preço é bastante acessível. Garrafa pequena de refrigerante cheia de água ou de areia para substituir os pesos. Espero ter ajudado. Um abraço, Érica Verderi



1044. Qual atividade física pode aliviar a depressão - 24/04/2004
Gostaria de saber, qual a dança ou esporte pode aliviar a depressão. Já que estou fora do pais , os seus sintomas são cada vez mais frequentes. Margarida
Oi Margarida, temos retorno para você das seguintes professoras:
Profa. Luciana Vilella (currículo):
   O principal é você descobrir qual atividade lhe dá prazer, pois tanto a dança quanto o esporte podem lhe ajudar dependendo do que você mais se adaptar, pois com essas atividades, a glândula hipófise fabrica um hormônio chamado ENDORFINA, que além do seu efeito analgésico, acredita-se que as endorfinas controlem a reação do corpo à tensão, regulando as algumas funções do sistema nervoso autônomo e determinando o humor. Elas podem também regular a liberação de outros hormônios. Algumas pesquisas afirmam que os efeitos da endorfina são sentidos até uma ou duas horas após a sua liberação. É o que leva ao momento de tranqüilidade e paz que os indivíduos se encontram após as atividades físicas. Portanto escolha a atividade que lhe de maior prazer para que a produção de endorfina no seu organismo aumente. Abraços, Luciana

Profa. Claudia Maria Lima, (currículo), que gentilmente diz o seguinte:
   Olá Margarida! Não deve ser fácil mesmo estar fora não é? Mas com o tempo você encontrará um meio de suprir essa falta. Eu recomentaria uma atividade que exigisse atenção. Algo como body combat, taebo, aerobox e outros realizados em grupos. Atividades que além de fazê-la perder kcal te dará uma sensação de bem-estar fisico e mental. Ajudará na sua coordenação motora, lateralidade, força muscular, definição, condicionamento cardiorespiratório e boas amizades. Caso prefira a dança, opte por ritmos mais agitados. Espero que tenha bons resultados... Boas aulas!

Prof.ª Bettina Ried (currículo) gentilmente retorna o seguinte:
    Olá Margarida, como você tem a felicidade de estar na Europa, procure, na sua cidade, uma escola de dança de salão ou um clube ou associação esportiva que pratique dança esportiva. É uma modalidade esportiva que proporciona contato intenso com outras pessoas (você pode ir com seu marido/parceiro ou sozinha para encontrar alguém), a preocupação em aprender movimentos novos vai distraí-la e o esforço fisiológico e a música irão equilibrar seu organismo (incluindo o estado de ânimo). Além disso, um objetivo concreto (aprender a dançar, talvez até o nível de querer participar de competições) poderá dar um sentido novo à sua vida. As páginas amarelas ou a secretaria de esportes do município certamente poderão indicar endereços. Um abraço e boa sorte, Bettina

Profª Ms. Érica Verderi (currículo), veja:
   Olá Margarida, qualquer atividade física poderá estar contribuindo com a depressão. Mas ela sozinha, não estará solucionando o problema completamente. No entanto, procure criar oportunidades que lhe agradem. Crie momentos que sejam somente seu. Caminhe ouvindo músicas que lhe tragam boas lembranças, leia um bom livro, acenda um insenso e medite, cante, respire profundamente e lentamente. Saia da rotina, faça todo dia algo diferente, mesmo que as outras atividades tenham que ser as mesmas. Mude o seu percurso diário por outro opcional. Realize coisa que normalmente não tem costume. Pense que está em momento especial de sua vida e uma oportunidade que não foi lhe dada por acaso. Nada é por acaso em nossa vida. Tudo que acontece conosco tem um porquê!!! Acredito que precise reencontrar seu encanto e seu porquê!!! Com certeza você encontrará. Não esqueça, use um perfume diferente, mude o cabelo, use roupas que normalmente não usa. Seja diferente com você e com certeza vai se surpreender e despertar a outra Margarida. Um abraço e boa sorte. Érica Verderi

Leia mais:
Depressão


1045. Propaganda odontológica - 25/04/2004
Estou desenvolvendo um trabalho sobre propaganda odontológica e gostaria de saber se você pode me sugerir algum artigo ou livro . Obrigada Ana
Oi Ana, veja o retorno do Prof. Ms. Werner Harumiti Shintaku ( currículo):
   Olá Ana Carolina, Dê uma olhada nos artigos:
   1 - Reflexões sobre a publicidade odontológica.
Mello, Adilson Cesar Rezende de. Odontologia e Sociedade, v. 3, n. 1/2, p. 27-33, 2001
   2 - Avaliação das espécies de propagandas éticas à disposição do cirurgião-dentista.
Ribeiro, P. V. Revista da Pós-Graduação da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, v. 9, n. 3, p. 267, Res. PA78, jul./set. 2002
   3 - Aviões e helicópteros lançam a propaganda condenada pela ética . Silva, M. Jornal Abo Nacional Guarulhos, p.7, 01 mar. 1993.
   e no site do CFO (www.cfo.org.br).
Espero que tenha te ajudado.
Werner


1046. A academia x incidentes nas dependências - 25/04/2004
COMO DONOS E PROFESSORES DE ACADEMIAS PODEM PREVENIR-SE COM RELAÇÃO A CERTOS INCIDENTES QUE POSSAM OCORRER NAS SUAS DEPENDÊNCIAS? SE ALGUM ALUNO TIVER UM ENFARTE, POR EX. GOSTARIA DE OBTER UM TERMO DE COMPROMISSO, OU ALGO QUE POSSSA ME PROTEGER QUANTO A ISTO, OU BIBLIOGRAFIA . MUITO OBRIGADO! LÚ
Oi Lu, recebemos a colaboração de dois consultores,veja abaixo:

Ft. Prof. Msd. Leonardo Duarte Picchi(currículo):
   Lú, Esse assunto é bem delicado mesmo. Em primeiro lugar é necessário uma avaliação física prévia de cada aluno que já frequenta a academia e, obviamente, os que venham a entrar. Essa avaliação física consta de uma boa história colhida (hábitos, doenças familiares, cirurgias, tratamentos realizados, qualquer disfunção existente etc), dados antropométricos (cirtometria, altura, peso etc), Composição corporal (Massa magra, massa gorda, % de gordura, peso ósseo etc), avaliação postural (desvios de colunas, flexibilidade etc), Dados vitais (Pressão arterial, Frequência cardíaca - se possível, teste de esforço com presença de profissional competente etc).
   Após a correta análise desses dados você pode detectar algum problema que possa ser sanado com simples acompanhamento do aluno ou até um encaminhamento a um profissional competente (médicos, fisioterapeutas, nutricionistas etc). Com esses dados colhidos é possível minimizar bastante as intercorrências que possam acontecer na academia. Um outro fator importante, infelizmente esquecido no Brasil, é o domínio necessário que os professores de academia deveriam ter sobre socorros de urgência (como proceder em caso de Parada Cárdio-respiratória, Convulsões, Crises hiper/hipotensivas, desmaios, hipoglicemia etc). Existem alguns cursos no Brasil que englobam conteúdo teórico-prático sobre o assunto. Eu mesmo ministrei vários cursos desse tipo em hotéis, academias e faculdades.
Se precisar de mais alguma informação nos procure, OK? Prof. Leonardo

Prof. João Luís Gonzaga de Lima(currículo):
    Olá Lú. Tanto os proprietários quanto os professores, terão em primeiro lugar que formalizar a necessidade de um exame médico prévio e analisar essa avaliação médica, a qual, atesta a condição favorável ou não ao cliente em frequentar a atividade física e em segundo lugar os professores terem conhecimento básico em reconhecer situações clínicas e/ou traumáticas. Com relação ao termo de compromisso, a pessoa jurídica ou física poderá redigí-lo conforme a necessidade. O que terá de levar em consideração é que o cliente precisa ser de maior idade. Estas atitudes iniciais lhes darão uma positiva base de segurança. Boa sorte na sua vida profissional !
Prof. João Luís.


1047. Trabalhando os glúteos - 25/04/2004
Os exercícios para glúteos são basicamente os movimentos de estender ou elevar a perna para trás, elevar a perna para o lado em movimento de abertura e agachamento. Porém quais exercicios trabalham que área dos glúteos? Perdi massa muscular nos últimos anos na região externa dos glúteos, com a formação de uma depressão. Quais exercícios são indicados para aumentar a massa muscular nesta área? Pode ser por falta der alongamento ou devido a posição de trabalho em que fico muito tempo sentada com as pernas abertas(posicao comum aos dentistas) ? Fabiane Gomes
Oi Fabiane, quem lhe retorna com esclarecimentos é a nossa Profa. Eliane Cocurocci (currículo):
   Fabiane, o trabalho de glúteos pode ser realizado na posição de 06 apoios, pés, joelhos cotevelos e braços no chão, mantendo o abdome bem contraído e a coluna bem reta. Os movimentos são de flexão e extenção do quadril elevando as pernas extendidas ou com a flexão dos joelhos em 90ª graus sem ultrapassar a linha do quadril. Nesses exercícios você estará trabalhando a região do glúteo máximo, a região do "bumbum. Agora no seu caso aconselho além dos exercícios citados acima, realizar os exercícios de abdução do quadril, de preferência em decúbito lateral (deitado de lado), elevando a perna de cima até a linha do quadril ou se você puder realizá-los na sala de musculação, existe um aparelho específico para essa região do quadril que você deseja enrijecer. Quanta a carga adequada ao exercício dependerá do seu tempo de treinamento, caso esteja muito tempo sem fazer exercícios comece sem nenhuma sobregarga e aos poucos vá acrescentando, usando caneleiras de 1kg até 4 kg, com número de repetições que vão de 15 até 8 vezes respectivamente e séries de três.


1048. Exercícios errados na academia - 25/04/2004
Estou fazendo estágio em alguns lugares (não posso dizer) e observo muitas coisas erradas como: - Pode-se ou não usar caneleira no tornozelo e andar pela sala, subir e descer escadas, fazer step e agachamento? - Pode-se ou não usar caneleira no punho e fazer ABS ou se deslocar pela sala elevando os braço? - Pode-se ou não elevar todo o tronco até encostar o Peitoral nos joelhos nos abdominais? Por favor, me envie uma respoasta para que eu possa entender melhor o que é certo e o que esta erado, porque não quero aprender exercícios errados que prejudiquem a saúde dos individuos. Também preciso imformar que estou cursando Ed. Física e o público alvo onde acontece estes erros ou não, é Terceira Idade e Adultos (>24anos). Obrigada, espero resposta. Alessandra
Oi Alessandra, vamos ver a opinião de nossa consultora Profa. Eliane Cocurocci (currículo):
   Alessandra, não existem exercícios contra-indicados ou errados e sim pessoas contra-indicadas para determinados exercícios, desde objetivos e especificidade nos treinamentos. Nesse caso, se você quer trabalhar com ginástica de academia, aconselho utilizar exercícios mais simples e que procure manter a integridade e segurança física de seus alunos. Portanto, caminhar, aulas de step e subir e descer escadas é aconselhável, desde que não se utilize nenhum tipo de sobrecarga, por serem exercícios já intensos, com muita movimentação, mudanças de planos e direções.
   Quanto aos exercícios abdominais pode-se utilizar tornozeleiras na região dos ombros (antebraço) para aumentar a intensidade do exercício, mas apenas com alunos avançados, que tenham uma consciência corporal muito boa e sintam a intensidade do trabalho no abdome e não na cervical (pescoço) como ocorre com os alunos iniciantes. Essa sobrecarga na cervical devido a má execução e falta de consciência corporal juntamente com a caneleira, causará muito desconforto e possíveis lesões no futuro. Os abdominais devem ser executados de forma que não se eleve demasiadamente as costas do chão e sim até a metade, pois ao elevar o seu tronco até em cima, a função do abdome perde-se para a atuação do iliopsoas, músculo localizado próximo a articulação coxo-femural na região das coxa (quadríceps) saindo então do objetivo principal que é o fortalecimento do abdome.
Leia mais:
Exercícios para Glúteos e Pernas
A verdade sobre abdominais
"Movimentos Proibidos na Ginástica "
Prós e contras na musculação e ginástica localizada
Que tipo de abdominal dá melhor resultado?
Trabalho de ìliopsoas nos abdominais
Quais os efeitos (positivos e negativos) dos exercícios abdominais sobre a coluna ?
Qual a angulação correta para exercícios abdominais, preservando a coluna?

1049. Exercício Jairzinho na localizada- 25/04/2004
Gostaria de saber qual a musculatura envolvida no exercício de ginástica chamado " jairzinho" . Se possível, com todos os detalhes. Obrigada . Stefânia Pires Gonçalves
Olá Stefânia, veja o que nos retorna a nossa consultora Profa. Profa. Eliane Cocurocci (currículo):
   Stefânia, a musculatura desenvolvida nesse exercício é a parte anterior e posterios da coxa (quadríceps, glúteos e bíceps femural). Mas, aconselho a você uilizar outros exercícios para desenvolver os músculos da perna. Exercícios mais simples, de fácil execução e seguros para a articulação dos joelhos. Esse exercício específico "jairzinho" precisa ser muito bem executado, por alunos avançados e que já tenham um bom histórico esportivo. Pois a má exeucação pode trazer problemas nas articulações dos joelhos. Se existem outras opções pra que arriscar?
   O exercício "jairzinho" é uma variação dos exercícios para as pernas. É realizado com a posição das pernas antero-posterior, respeitando o ângulo dos joelhos em 90 graus . Perna da frente , joelho na mesma linha que o calcanhar e perna de tras joelho na mesma linha que o quadril e o apoio das mãos no chão. No momento do agachamento(flexionar o joelho) se o aluno aumentar uma dessas angulações, consequentemente colaborará para execeder um stress excedente sobre os ligamentos colaterias. Em função disso a repetição contínua desse evento proporcionará com certeza futuras lesões. Por isso que seria muito mais indicado utilizar exercícios mais simples e de fácil execução para proteger e manter a segurança e a integridade da saúde fícica dos alunos . Quanto ao nome "jairzinho" não sei de onde surgiu, mas assim que encontrar uma resposta efetiva encaminhos à vocês.

Prof. Luiz Carlos de Moraes(currículo):
Prezada leitora!
O exercício "jairzinho" é uma variação do agachamento: www.usp.br/eef/lob/rh/hirata02.pdf


1050. Metodologia para uma aula de aeróbica - 29/04/2004
Estou fazendo meu trabalho de conclusão em cima da dança de rua e dando um enfoque para a metodologia de trabalho na hora de aplicar uma aula coerente. Sei da falta de trabalhos voltados para esse campo e por esse mesmo motivo me aplico para apresentar algo novo. A minha pergunta é: "Qual as bibliografias que poderiam me nortear para que possa criar uma metodologia para uma aula de aeróbica com ritmos e todas suas características". Marco Rodrigues
Oi Marco, temos a participação e sugestão do Prof. Luiz Carlos de Moraes(currículo), veja:
   Prezado Professor! A ginástica aeróbica de alto e baixo impacto segue uma metodologia e progressão pedagógica de construção da coreografia por blocos enquadrados em cada 4 frases musicais com 8 tempos e acredito que você já saiba fazer isso. Essa metodologia é a mesma usada nas aulas de step, lambaeróbica e etc. Na época da ginástica aeróbica de alto impacto, dentro da coreografia com finalidade de apresentação e campeonatos, alguns movimentos e ou exercícios eram obrigatórios tais como os chutes altos, o abdominal e a flexão de braço. Portanto, em primeiro lugar você precisa definir bem o foco da sua questão. Depois, escolher o ritmo, grau de dificuldade, a música e a coreografia. A metodologia é quase sempre a mesma mas, a grande vantagem é que a construção da coreografia depende da criatividade de cada
um sendo ilimitada. Espero que a resposta atenda. Um grande abraço. Prof. Moraes CREF/RJ 3529

1051. É possível um adulto adquirir flexibilidade nível bailarino profissional ?- 29/04/2004
Tenho 24 anos e comecei a fazer Ballet há cerca de 5 meses e gostaria de saber se é possível adquirir uma flexibilidade de bailarino profissional, tendo começado já adulto. Se sim, como fazer para obter resultado otimizado? Um abraço e obrigado antecipadamente, Marcos affonso
Oi marcos, vamos ver o que nos dizem os consultores:
Profa. Luciana Vilella (currículo):
   Bom Marcos, uma pessoa já adulta que não tenha praticado alongamentos em sua vida, fica mais difícil desenvolver uma flexibilidade maior, mas não é impossível e com o treino a melhora pode ser muito grande.
Algumas considerações:
Bases para exercício de alongamento
· Deve-se ser cuidadosa a escolha dos exercícios de alongamento;
· Nem todos os exercícios são adequados para todas as pessoas;
· Se o exercício exigir muita flexibilidade, de pessoa pouco flexível, poderá prejudicar as estruturas músculo-articulares das mesmas.
· É importante observar a adequada execução do exercício, e em relação a quantidade de exercício de alongamento, por que a quantidade não se combina necessariamente com a qualidade, se verificarmos o quanto de exercício se faz incorretamente, logo compreenderemos o porquê de tantas lesões.
· A ênfase dos exercícios de alongamento, estrutura-se com avaliação física no início de qualquer programa de flexibilidade.
Deve-se considerar que:
· O tempo de alongamento deve ser igual para ambos os lados.
· A respiração não deve ser bloqueada;
· É comum alongar mais um grupo muscular do que outro;
· Verificar se na realização de movimentos não está ocorrendo hiperextenção da coluna cervical e da coluna lombar;
· Em alongamento passivo evite colocar muita carga no movimento.

Prof. Luiz Carlos de Moraes(currículo):
   Prezado professor! A flexibilidade é uma valência física que além do forte potencial genético, depende, segundo Johns e Wright (1962) citado por Walace Monteiro, de fatores ósseos, musculares, tendinosos, da cápsula articular, da gordura e
da pele. Dentre esses fatores limitantes, a cápsula articular contribui com 47% e os músculos com 41%. Além disso, outros fatores tais como sexo, idade, hora do dia e lateralidade do corpo também tem influência na definição de cada um ser mais ou menos flexível. O fato de se começar mais adulto não impede de você chegar a ser um grande bailarino. Vai depender da sua força de vontade e muita determinação. Quanto a flexibilidade só o treinamento com uma boa orientação é que será decisivo para chegar ao máximo permitido pela sua genética. É mais difícil? É! Mas não é impossível. Quando alguém lhe disser que não você não consegue, não acredite. Primeiro tente.
Mais informações acesse: http://www.flexibilidade.cjb.net/
Espero que a resposta atenda. Um grande abraço. Prof. Moraes CREF/RJ 3529

1052. Profissional de E.F. que trabalha com dança deve registrar-se no conselho de dança de salão? - 29/04/2004
Sou professora de Educação Física e trabalho também com dança de salão. Gostaria de saber se é preciso me credenciar ao "Conselho" de Dança de Salão, se eu já sou credenciada ao CREF. Obrigada pela atenção! Claudenise Goes
Oi Claudenise, nossos consultores lhe respondem o seguinte:
Profa. Luciana Vilella (currículo):
   Não, o mais importante hoje que é exigido por lei é o CREF, portanto legalmente está tudo ok para você lecionar.
Prof. Luiz Carlos de Moraes(currículo):
   Prezada Professora! A dança de salão, assim como todas as outras danças são consideradas atividades físicas, área que compete, segundo a Resolução CONFEF nº 046/2002 ao profissional de Educação Física. Veja o texto do artigo 1º da
resolução:
   Art. 1º - O Profissional de Educação Física é especialista em atividades físicas, nas suas diversas manifestações - ginásticas, exercícios físicos, desportos, jogos, lutas, capoeira, artes marciais, danças, atividades rítmicas, expressivas e acrobáticas, musculação, lazer, recreação, reabilitação, ergonomia, relaxamento corporal, ioga, exercícios compensatórios à atividade laboral e do cotidiano e outras práticas corporais -, tendo como propósito prestar serviços que favoreçam o desenvolvimento da educação e da saúde, contribuindo para a capacitação e/ou restabelecimento de níveis adequados de desempenho e condicionamento fisiocorporal dos seus beneficiários, visando à consecução do bem-estar e
da qualidade de vida, da consciência, da expressão e estética do movimento, da prevenção de doenças, de acidentes, de problemas posturais, da compensação de distúrbios funcionais, contribuindo ainda, para consecução da autonomia, da auto-estima, da cooperação, da solidariedade, da integração, da cidadania, das relações sociais e a preservação do meio
ambiente, observados os preceitos de responsabilidade, segurança, qualidade técnica e ética no atendimento individual e coletivo.
   Portanto, se você é graduada e habilitada pelo conselho, não precisa se registrar no conselho de dança por uma razão muito simples. O CONFEF é um órgão maior. Mesmo que a dança fosse uma profissão regulamentada, o profissional de
dança só poderia ministrar aulas de dança estando em dia com suas obrigações com o respectivo Conselho de dança e, não poderia ministrar aulas de ginástica, musculação e etc. Só de dança. Mas o profissional de Educação Física pode. É como por exemplo o médico que pode prescrever dieta e medicamentos, mas o nutricionista habilitado pelo respectivo Conselho só pode atuar na prescrição de dietas e não de medicamentos.
   Mais informações acesse: http://www.confef.org.br/ e leia as portarias.
   Espero que a resposta atenda. Um grande abraço. Prof. Moraes CREF/RJ 3529


1053. Personal Trainer de dança - 29/04/2004
Gostaria de saber se existe algum método simplificado de ensino de dança de salão, tipo como exercícios e passos a serem treinados em casa ou coisa parecida, pois tentei aprender dançar mas não consegui acompanhar e acabei desanimando . Um abraço Nelson Guerra da Silva
Oi Nelson, dois consultores atenciosamente retornaram o seguinte:

Prof. Luiz Carlos de Moraes (currículo) lhe sugere o seguinte:
   Prezado Nelson! Me desculpe, mas dança de salão só se aprende com no mínimo um par e, dançando. Se a sua timidez é tão grande assim, que não é raro, a única solução é contratar uma professora particular que aos poucos, além de lhe ensinar a dançar, irá ajudar a quebrar essa timidez incluindo-o numa roda social. Personal Trainer de dança não é difícil de se conseguir. http://www.carlinhosdejesus.com.br/

Prof.ª Bettina Ried (currículo):
   Olá Nelson, que bom que gosta de dança de salão; escolheu um esporte completo. Fique sabendo, no entanto, que aprender a dançar sem o acompanhamento de um professor é muito difícil. Mas há alguns exercícios que facilitam: já que a dança depende muito da música, você poderá escutar músicas como valsa, bolero, cha-cha-chá, rock e outros, tentando ouvir e descobrir o ritmo e acompanhá-lo com estalo de dedos, palmas, batida do pé, etc. Quando estiver certo de que está ouvindo o ritmo, experimente andar no ritmo assim descoberto. Em seguida, experimente encaixar no ritmo os passos aprendidos na aula.
   É ideal que peça ao seu professor indicação de CDs ou fitas com a música que ele usa na aula e faça o exercício acima com essa música já conhecida. Além disso, poderá pedir ao seu professor que lhe faça um croquis do passo aprendido na aula, ou você mesmo poderá fazê-lo e apresentá-lo ao professor para corrigir, se for necessário. Com isso, em casa poderá treinar os passos através desses croquis. Poderá ajudar se você puder passar o croquis para o piso, desenhando os pés (ou colando fita adesiva). Croquis assim (diagramas) estão em livros como "Fundamentos de Dança de Salão" (disponível em www.phorte.com.br) para ilustrar a técnica das danças.
   Mas fique sabendo que, diferente do cenário internacional, no Brasil há diferenças muito grandes entre os passos ensinados pelos professores, de forma que o passo que você aprendeu com seu professor poderá ser bem diferente daquele que está no livro, e mesmo daquele ensinado por outro professor. Mesmo assim, boa sorte! Abraço, Bettina

Profª Ms. Érica Verderi (currículo), veja:
   Olá Nelson, não desanime. Dançar não é difícil. No entanto, você precisa de um professor que não seja somente um dançarino e possua didática para ensinar. Ensinar é mais difícil do que dançar. Para se aprender a dançar é necessário ter afinidade com o ritmo, conhecer os ritmos variados, ouvir as músicas de cada estilo. Depois aprender movimentos que favorecem pré-requisitos para o ensino de um estilo em especial. Movimentos para frente, para trás, diagonais, giros, todos estes treinados em músicas variadas sem inicialmente estar vinculada com o estilo. Somente depois que o grupo está familiarizado com os movimentos, com as músicas, com o ritmo que o professor deve iniciar a parte específica. Ao contrário Nelson, realmente se torna um tanto quanto difícil. Quando for procurar um academia de Dança de Salão procure se informar sobre a formação do profissional e uma dica muito importante. Observe se, durante as aulas, o professor está preocupado em ensinar os movimentos ou em dançar. Um abraço e não desanime. Você é capaz, todos somos capazes. Basta trilhar pelo caminho adequado a cada limitação. Érica Verderi



1054. Lesão de menisco em bailarinos- 29/04/2004
Eu sofri uma lesão grande no menisco, e estou em período de recuperação. Gostaria de saber se é comum este tipo de lesão entre bailarinos e se o retorno a atividade tambem é comum? Fabrício Costa
Olá Fabrício, veja o que nossos consultores da área lhe aconselham:
Profa. Luciana Vilella (currículo):
    É bastante comum lesões deste tipo não só em bailarinos como em esportistas em geral que acabam sobrecarregando suas articulações com treinos exagerados ou mal administrados. Quanto ao retorno só o seu médico e fisioterapeuta poderão lhe orientar de acordo com seu caso.

Prof. Luiz Carlos de Moraes (currículo):
   Prezado Fabrício, A literatura e pesquisas a respeito ainda são poucas se levarmos em conta o número significativo de praticantes. Entretanto, as poucas existentes dão conta que o maior número de lesões ocorrem no tornozelo por falta de força nos músculos das pernas e pés. É evidente que o joelho é a próxima articulação a sofrer os efeitos da má preparação física. Geralmente as lesões ocorrem por falta do conhecimento anatômico a da cinesiologia que envolve cada movimento. Fica claro que nesse caso não basta só o conhecimento técnico da dança, uma das razões pela qual a dança é de competência do profissional de Educação Física.
   Quanto ao retorno depende do grau da lesão sofrida e como está sendo tratada. Nos dias de hoje poucas lesões de joelho são irreversíveis, haja vista a recuperação do jogador de futebol Ronaldinho. Muita gente "queimou"a língua dizendo que ele não voltaria a jogar. Para mais informações acesse:
http://www.idance.com.br/artigos/flex.htm
Espero que a resposta atenda. Um grande abraço. Prof. Moraes CREF/RJ 3529

Leia mais:
Lesões na Dança

1055. SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS sobre a dança de salão - 01/05/2004
Gostaria de saber se você pode me indicar artigos científicos sobre dança de salão e dança do ventre. Estou precisando também de referência bibliográfica sobre coreologia. Muito obrigada! Dé
Prezada Dé, veja a participação de nossas consultoras:
Profa. Luciana Vilella (currículo):
Pesquise na seção de artigos do site http://www.idance.com.br, talvez possa te ajudar. Abraços Luciana

Prof.ª Bettina Ried (currículo):
   Olá Dé, infelizmente existe muito pouca pesquisa científica acerca da dança de salão, especialmente no Brasil. Uma pesquisadora da Unesp Rio Claro, Profa. Dra. Silvia Deutsch (veja www.cnpq.br -> currículo Lattes) tem realizado e orientado trabalhos relativos à relação entre estados de ânimo e música/dança, e na Alemanha existem alguns poucos trabalhos realizados na área da fisiologia, mas não sei se estes te ajudariam muito. Há alguns trabalhos apresentados nos
Simpósios de Dança em Cadeira de Rodas (www.cbdcr.org.br), mas também têm pouca relação direta com a dança de salão ou dança esportiva. Uma apresentação abrangente do universo da dança de salão (a título de introdução) você encontra no livro "Fundamentos de Dança de Salão" - Betina Ried, (disponível em www.phorte.com.br), embora sem caráter estritamente científico. Sinto muito em não poder te ajudar mais, mas vá em frente.
Bettina


1056. Programa de condicionamento físico nas empresas- 02/05/2004
Sou profissional de Ed. Física e estou fazendo uma monografia sobre o mercado de programas de condicionamento físico nas empresas, porém estou com dificuldades em encontrar referências bibliograficas sobre o tema, pois só se fala em ginástica laboral. Gostaria de pedir caso tenham alguma informação (como é o programa, onde é feito, entre outros) sobre o mesmo que por favor me enviem. Grato pela atenção Alexandre Baez CREF 000102/G - RJ
Olá Alexandre, vamos ver o que o Prof. Carlos Eduardo Prioli(currículo) nos traz:
   Realmente acho muito difícil vc encontrar Ref. Bibliog. específica, o que sugiro a vc é ver bem de perto como funciona em algumas empresas que já utilizam desse recurso, ou seja, empresas que utilizam Programas de Qualidade de Vida no Trabalho, através de Academias próprias ou centro de treinamento com esse objetivo de manter um colaborador mais saudável e produtivo, e que através dessa visão mais ampla da realidade ficará tudo mais fácil e vc poderá pesquisar vários autores que citam a Qualidade de Vida e o condicionamento físico como um meio e não como um fim. Carlos Prioli

Profa. Drda. Deise Guadelupe de Lima(currículo):
   Você pode procurar no seguinte trabalho: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria Nacional de Assistência a Saúde. Esporte e lazer na empresa.Brasília: MS, 1991. Entre no site do ministério da saúde, na coordenação da saúde do trabalhador. Lá você encontrará um projeto sobre empresa saudável. Outra dica, escreva para o professor Giuliano
(giuliano@cesumar.br) ele recentemente realizou um levantamento sobre o mapeamento da GL no Brasil e tem mais informações sobre atividade física nas empresas. Espero ter-lhe ajudado. Sucesso. Deise Guadelupe


1057. Alongamento para crianças- 02/05/2004
Gostaria de saber como posso fazer uma sessão de alongamento para crianças de 6 a 13 anos para que os exercícios não fiquem uma coisa chata para elas? Agradeço desde já . Igor
Oi Igor, vamos ver a sugestão de nossos colegas:
Prof. Carlos Eduardo Prioli(currículo):
   Procure utilizar atividades lúdicas, ou ainda tentar lançar para as crianças uma forma de desafio, pois elas adoram esses tipos de atividades onde um quer mostrar que pode mais que o outro.

Profa. Drda. Deise Guadelupe de Lima(currículo):
Olá Igor! Sugiro que consulte o livro do Profº Abdalla Archour Jr: Flexibilidade e alongamento da Manole. até mais. Deise Guadelupe de Lima

1058. Atendimento ao choque neurogênico- 02/05/2004
Queria saber como é feito o atendimento de emergência em casos de vítima com diagnóstico de choque neurogênico. Daniela Sardinha
Olá Daniela, quem retornou a você foi o nosso Coordenador da área Prof. Fernando Barreiro (currículo), veja:
   O choque neurogênico é o mais ingrato de todos, principalmente no ambiente pré-hospitalar. Enquanto que nos outros tipos de estados de choque as vítimas geralmente apresentam taquicardia e hipotensão como sinais clássicos, no caso do neurogênico não ocorre taquicardia compensatória da hipotensão arterial pois este apresenta lesão medular, atingindo os feixes simpáticos. Por esse motivo, o neurogênico é chamado também de vasonmotor ou distributivo.
O índice de óbitos é alto, principalmente se a lesão for de secção medular. O controle cervical, ventilação com O² a 100%, reposição volêmica com solução cristalóide isotônica e transporte rápido para unidade hospitalar são os procedimentos protocolares. Atenciosamente. Fernando Barreiro

 

 

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