Seg, 19/1/09 10:37 MUSCULAÇÃO
A VERDADE SOBRE OS ABDOMINAIS A Parede Abdominal é feita de dois grupos musculares: três músculos laminares, o Oblíquo Externo, Oblíquo Interno e o Transverso se superpõe na parede ântero-lateral do tórax, com as fibras orientadas no sentido oposto ou pelo menos diferente. O segundo grupo de músculos é feito pelo Reto do Abdominal e pelo Piramidal que ficam no plano mediano. O Reto Abdômen é um músculos longo , reto que ocupa toda a região abdominal. Ele ajuda a comprimir o conteúdo (vísceras) do abdômen e ainda a parede abdominal. O músculo Oblíquo Externo está localizado no lado e na frente do abdômem e é o mais largo músculo da região. O Oblíquo Externo e Interno fazem movimentos de rotação e inclinação da coluna vertebral e ajudam a trazer os ombros para frente. Juntos fazem a compressão dos componentes do abdômem ajudando no processo digestivo. Todos estes músculos estão localizados no centro do corpo humano e têm sido também centro de maior atenção por parte dos "malhadores" e de referência para a saúde. Ver foto Se você tem um abdômen cortado, malhado ou pelo contrário parece estar saindo de uma gravidez constante é importante entender o papel que o abdômem exerce no seu corpo. O abdômen é o responsável pela saúde de seus membros superiores e tórax. Eles lhe proporcionam boa postura e ainda ajudam no processo digestivo, respiração, parto e vômito. Enquanto está sentado em seu computador lendo este texto, seu abdômen está lhe ajudando a manter uma boa postura na cadeira. São os músculos abdominais que fazem total suporte para sustentar a região lombar de sua coluna, evitando estresse. Caso esteja com seu abdômen fraco, fatalmente terá tendência a cair pra frente gerando um estresse muito grande na região lombar. Quando fortalecemos nossos músculos abdominais estamos protegendo altomaticamente nossa coluna, aumentando a flexibilidade, força nas costas e boa postura. Existem
muitas concepções
erradas a respeito do abdômen e como desenvolvê-lo.
Veja abaixo: - Fazendo abdominais vamos remover a gordura da barriga. Abdominais sozinhos não vão conseguir remover a gordura da cintura. Os abdominais vão ajudá-lo a fortalecer e hipertrofiar os músculos do abdômen. E para conseguir retirar a camada de gordura que cobre o abdômen, vai precisar adicionar uma atividade aeróbica (a qual utiliza como prioridade de fonte energética, a gordura) e uma alimentação hipocalórica para remover o excesso de gordura desta região. Para conseguir um abdômen "malhado" você vai precisar treinar duro no mínimo 3 x por semana. Comece com um dia sim outro não e aos poucos vá aumentando o seu trabalho. O resultado do treinamento vai sofrer muitas alterações de acordo com sua herança genética. Você pode se empenhar o dia todo para ter uma abdômen "cortado " mas se não tiver uma predisposição genética , não irá acontecer. É que existem indivíduos que herdam um corpo mais obeso e por mais que tentem não vão conseguir perder a camada de gordura dessa região. Mas isso não quer dizer que não conseguirão um abdômen hipertrofiado e forte, obtendo os efeitos para a saúde do corpo.
- Qual é o melhor exercício abdominal? Todos os exercícios em que o tronco é flexionado contra a gravidade enrijece os músculos do abdômen . Só que para executá-los sem comprometimento para coluna e pescoço precisa ser feito em posição correta. Por isso, aposte no mais simples: Em decúbito dorsal , de barriga para cima, joelhos flexionados, pés no chão ou apoiados em um banco e dedos das mãos apoiadas atraz da cabeça. Suba o tronco até a altura de 45 graus e desça devagar sem voltar a tocar os ombros no chão. Lêmbre-se de manter os pés no chão ou banco, cotovelos abertos e o queixo apontando para o teto, sem balançar a cabeça.
- Quantas
repetições devo fazer para deixar a barriga
durinha? Cada pessoa tem seu limite. No começo
, faça cerca de 10-20 repetições,
mas procure se concentrar na execução
correta do exercício (quando elevar o tronco
, concentre sua força nos músculos do
abdômen, principalmente sentindo abaixo do umbigo
e evite deixar o pescoço tenso). Quando sentir
que está fácil vá aumentando as
séries , exemplo 2 x 10 repetições
(descanse entre as séries). Pessoas mais treinadas
chegam a 3 x 20 repetições de 3 a 5 abdominais
diferentes. - Qual
a melhor maneira de diminuir a cintura e a barriga?
O que faz aumentar drasticamente a cintura e a barriga é a
gordura. Para solucionar este problema precisamos de
muita persistência, mas não é algo
de outro mundo ! - Devo
exercitar os músculos abdominais superiores
e inferiores separadamente? O abdômen, apesar
das pessoas acharem que é um grupo de vários
músculos na mesma região, trata-se apenas
de um grande músculo que tem sua origem na crista
púbica (pélvis) e inserção
nas cartilagens costais das costelas 5 e 7. Assim,
os exercícios abdominais que envolvem flexão
de tronco trabalham toda a extensão da musculatura
da barriga, do final do tórax à pelve.
Não sendo possível trabalhar partes separadamente. Veja alguns Exercícios Abdominais
|
|:::: Cooperativa do Fitness - Todos os direitos reservados - BH - MG - Na internet desde 05/12/1999 ::::| |