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3116. Iniciação do futsal para crianças
entre 8 e 10 anos- 20/06/2007
Gostaria de saber o processo para uma boa iniciação do futsal
para crianças entre 8 e 10 anos. Simone
Oi Simone, nosso consultor Prof. Ms. Fabio Aires da Cunha(currículo)
gentilmente nos retorna o seguinte:
Cara Simone, pense o seguinte, crianças nessa idade
devem desenvolver as habilidades motoras básicas. Qualquer desenvolvimento
das habilidades do futsal deve ocorrer na forma de jogos e brincadeiras. Evite
exercícios com muita dificuldade, exercícios individuais ou em
duplas. As crianças se cansam rápido de rotina e muita repetição.
Deixe-as brincar, é o melhor método de aprendizagem nessa idade.
Ludicidade. Boa sorte, Fabio Cunha.
O consultor Prof. Esp. Daniel Medeiros Alves(currículo)
Participa também:
Olá Simone. O futsal é um desporto muito praticado
nessa faixa etária, porém vem se observando despreocupação
dos professores com o fato de se tratar iniciação, e não
rendimento. Acredito que nessa idade deve-se desenvolver coordenação
e a velocidade e devam ser trabalhadas situações de jogo (1x1,
2x1 etc.) usando jogos adaptados (com e sem coringa). Recomendo alguns livros
como:
- Escola
da Bola: um ABC para Iniciantes Nos Jogos Esportivos CHRISTIAN KROGER KLAUS
ROTH ;
- Iniciação
Esportiva Universal- Grecco, Pablo Juan; e
- Futsal: Metodologia da Participação.
De uma olhada também no site www.pedagogiadoutsal.com.br.
Bom trabalho!!
3117. Esquema (3-5-2) no Futsal- 20/06/2007
Gostaria de saber mais sobre o esquema (3-5-2) e como aplicar. OSNI
BOATINI
Olá Osni, nosso consultor Prof. Ms. Fabio Aires da Cunha(currículo)
gentilmente nos retorna o seguinte:
Caro Osni, a aplicação de um sistema tático é bem
complexa para ser descrita num simples E-mail. Veja indicações
de livros sobre tática na minha página: www.fcunha.com.br/links.htm .
Boa sorte, Fabio Cunha.
Vamos ver o que nosso consultor Prof. Esp. Daniel Medeiros Alves(currículo)
nos traz:
Ola Osni. O 3-5-2 é um sistema que foi muito utilizado
na Europa e que no Brasil encontrou alguma resistência, porém já passou
a ser bastante utilizado. Algumas características são necessárias,
como a versatilidade dos zagueiros e alas. Os zagueiros precisam ter boa qualidade
para sair jogando, enquanto os alas têm que saber fazer variações
como meiocampistas. Ao contrário do 4-4-2, os alas não o balanço
na defesa e sim no meio de campo. Normalmente, os alas não esperam na
linha da defesa e sim se adiantam e "batem" com o lateral adversário.
O ponto fraco é que os atacantes adversários podem atrair a defesa
para o mesmo lado do campo deixando o lado contrário exposto, portanto
deve se ter cuidado com a marcação individual. Abraço.
Veja também a participação de nosso caro consultor
Prof. Luiz Antonio de Oliveira Ramos Filho (currículo):
Caro Prof. Osni, o Sistema 3-5-2 tem como principal característica
a simplicidade de funções, por isto é tão usado em
categorias de base. Os três zagueiros geralmente marcam dois atacantes,
sendo que o central fica na "sobra". No meio campo, há dois
alas, que atuam pelas laterais do campo, com bastante liberdade para atacar e
fazerem a marcação "em cima" (justa) do meio campo adversário.
O meio campo é composto ainda por mais três jogadores: 2 volantes
e 1 meia (mais defensivo) ou 1 volante e 2 meias (mais ofensivo). Complementam
a equipe dois atacantes. Para o sr. ter mais informações sobre
o sistema, principais variações táticas e sobre as falhas
e virtudes, recomendo os seguintes livros:
- Universo
Tático do Futebol - Ricardo Drubscky (clique)
- Futebol:
arte e oficio - Julio Cesar Leal (clique)
Um abraço
3118. Estão sobrecarregando nossas crianças
com atividades físicas- 20/06/2007
Estou muito preocupado com nossas crianças, hoje o esporte é uma
grande ferramenta para socialização, inclusão e oportunidade
para sucesso só que tem pessoas que não têm o conhecimento
devido e estão sobrecarregando nossas crianças em atividade física
achando que eles vão adquirir perfomace. Criança tem é que
brincar vão adquirir musculatura é correndo, pulando, rolando
e brincando depois dos 14 anos, ai sim concordo, mas antes, são jogos
pré-desportivos inclusão, oportunidade de sucesso para todos
recreação lúdico. Gostaria de saber se tem uma fiscalização
atuando nesta questão que preocupa todos nós da área de
educação física. Adeilson Fernandes dos Santos
Oi Adeilson, excelente ponto-de-vista. Vamos ver o que nos diz o consultor
Prof. Esp. Daniel Medeiros Alves(currículo):
Bem Adeilson, o órgão responsável por
essa fiscalização é o Conselho Regional de Educação
Física. Tu deves entrar em contato com eles e solicitar fiscalização
e inclusive pedir orientações sobre os procedimentos. Espero ter
ajudado.
Participa conosco também a consultora Profa. Mônica
Souza de Almeida Dias(currículo), veja o
que ela diz:
Olá Adeilson! A infância é a fase onde se desenvolvem
todas as habilidades motoras do futuro adulto!!! Junto com elas, todas as formas
de interação com o meio e com outras crianças, descobertas
de suas limitações e sobretudo, como deverá agir frente à elas.
A sociabilização é uma das maiores virtudes do esporte,
desde que praticado de forma correta e orientado por bons profissionais. A competição
infantil pode sim ser estimulada, mas dentro de parâmetros seguros e científicos
para que se estimulem a persistência, o senso de justiça, o respeito às
leis e normas, os direitos alheios, os superiores, os mais velhos, valores atualmente
bastante esquecidos! Uma boa dica é introduzir jogos e atividades onde
as crianças possam optar na seleção dos times e das regras,
orientadas de perto pelo professor para que todas as crianças participem,
inclusive as que são menos favorecidas ou desenvolvidas. Use variantes
muitas para que todas tenham as mesmas vantagens e desvantagens na medida do
possível. Por exemplo: uma partida de voley com uma bola de tamanho e
peso diferentes, o número de jogadores diferente, o desenho da quadra
também diferente. Dessa forma todos estarão tecnicamente igualados..ou
pelo menos mais proximo da homogeneidade. A atividade desportiva é válida,
desde que o profissional seja ético o suficiente e tenha conhecimentos
muito arraigados de fisiologia e psicologia infantil para saber onde e quando
atuar! A maioria nunca ouviu falar de periodização e a maioria
que fala nisso, também desconhece!!!
Confunde-se periodização com plano de aula e
por aí vai! Quanto à fiscalizaçao, no momento não
existe nenhuma a não ser a respeito da formação do profissional
atuante e seu registro no CREF. Entendo ser uma boa que se incie neste momento,
um movimento entre os profissionais neste sentido! O das especializações
da área. Os professores tem saído mal formados das faculdades devido
a imensa proliferação destas no mercado!!! Isso faz com que a qualidade
caia, é a lei da oferta e da procura!!! A categoria precisa se movimentar
quanto a isso! Veja com seus colegas a possibilidade da criação
de um sindicato ou um núcleo legalmente constituído, que dentro
da lei, possam atuar neste sentido. abraços. Mônica
Veja também a participação de nosso caro consultor
Prof. Ms. Fabio Luiz Gouvea (currículo):
Oi Adeilson, tudo bem? Lamento informá-lo mas a entidade
que deveria fazer este papel [confef e cref´s] estão mais preocupada
em: 1- bajular deputados, senadores e outros especimes de conduta duvidosa em
benefício de seus dirigentes e não em benefício da classe
e da sociedade (que é como deveria ser); 2- concentrar seus esforços
para arrecadar $$$$ mesmo daqueles que atrasaram pagamentos porque não
são remunerados bem o suficiente e precisam escolher entre pagar uma entidade
que não dá absolutamente nada de benefícios práticos
ou então alimentar seus filhos/dependentes. Enfim, estamos muito, muito
longe da condição de um CREA ou de uma OAB, infelizmente...
Leia mais:
Veja aqui o endereço do conselho
de cada região
Treinamento para crianças
e jovens
3119.
Como trabalhar resistência com crianças
e adolescentes?- 20/06/2007
ESTOU FORMANDO UMA EQUIPE DE HANDEBOL INFANTIL NA FAIXA DE 91-96
E COMO TRABALHAR FORÇA E RESISTENCIA COM ELES? ESTOU SENTINDO QUE NOSSOS ALUNOS GOSTAM
DE PRATICAR ESPORTES MAS NÃO GOSTAM DE CORRER. ELES SE CANSAM MUITO.
COMO FAÇO ESTE TRABALHO? Maristela Simone Piazza
Maristela, vamos ver o retorno do Prof. Esp. Daniel Medeiros Alves(currículo):
Bom, Maristela. Tu tens atletas desde 10 a 17 anos, e a metodologia
de treinamento deve ser diferente para essas idades. Tu podes trabalhar a força
e a resistência em circuitos com diversos exercícios (saltos, arremessos,
abdominais, flexões etc.) Utilize jogos adaptados para desenvolver essas
capacidades também. Nas categorias mais elevadas priorize força,
enquanto nas categorias menores priorize a coordenação motora.
Abraço e bom trabalho!!
Participa conosco gentilmente também a consultora Profa. Mônica
Souza de Almeida Dias(currículo),
veja o que ela diz:
Saudações! Existem muitos exercícios
e jogos que enfatizam as qualidades motoras. a Resistência, a força,
a flexibilidade entre outras, são qualidades natas e que podem ser melhoradas
em até 30% (segundo alguns autores) em alimentação adequada,
treinamento e sobretudo felicidade emocional e afetiva. Todos os aspectos da
criança devem ser lembrados (cognitivo, afetivo e motor). O grande erro
dos professores tem sido esquecer-se do cognitivo e do afetivo!!!
Lembre-se das possíveis limitações existentes
nos seus alunos que limitam a resistência. Será mesmo que eles estão
cansados ou será que desmotivados a esta tarefa? Que tomada de dados você esta
utilizando? você faz avaliações
físicas completas e pe´riódicas nos seus alunos. Que metodologia
usa? Segue rigorosamente métodos científicos validados? E a coleta
de dados...como está sendo feita?
Baseada nos conhecimentos que tenho dentro da fisiologia, todo e
qualquer treinamento que implique em performance alta, implica em superar limites!!!
Que limites existem? Você já pesquisou isso? Veja bem se é a
fase adequada para superar estes limites!!! Trace uma periodização,
sugiro a russa que é a melhor e mais objetiva que conheço! Sobre
a periodização estabeleça o treino por qualidades primárias.
Para crianças, a calistenia é a ferramenta menos indicada pelo
fato de ser monótona, cansativa e tecnicamente superada. Muitos dos exercícios
usados na calistenia lesam irremediavelmente as articulações das
crianças sem contar o fato de afastá-las, por pura mononia, irremediavelmente
dos esportes. Estabeleça metas de treinamento diversificados, metas alcançáveis
a curto prazo e intercale com atividades
lúdicas, puramente lúdicas com ojogos e brincadeiras. Em livros
de jogos para crianças você poderá obter um sem fim de
exemplos de onde poderá tirar boas dicas para a montagem da sua periodização!
Boa sorte ! Mônica
Leia mais:
Treinamento para crianças e
jovens
Os benefícios do treinamento
de força para crianças e adolescentes
Treinamento de força
para adolescentes: risco ou benefício?
3120.
Montando um grêmio esportivo
na empresa- 20/06/2007
Trabalho em uma empresa e gostaria de montar um grêmio esportivo na empresa.
Gostaria de algumas informações ou sugestão de literatura
sobre esse assunto. Eduardo Toledo
Olá Eduardo, participa conosco a consultora Profa. Mônica Souza
de Almeida Dias(currículo),
veja o que ela diz:
Olá Eduardo! Procure livros na área de administração
esportiva! Você encontrará muitas possibilidades e sugestões
de projetos. Quanto a ajuda, que tipo de informações você gostaria
de receber? Acredito que a primeira delas é o seu público alvo!
O público para o qual você irá montar o projeto, a quem você irá atender.
Segundo as instalações e equipamentos de que irá dispor.
Terceiro a carga horária que pretende investir no projeto. A provisão
de verbas não pode ser esquecida.
Em função destas informações, você terá um
esqueleto de onde partirão idéias e sugestões. Faça
uma pesquisa com seu público alvo, um questionário objetivo, onde
você possa ter idéia do que estas pessoas gostariam de fazer, que
atividades gostariam de participar...Divida seu projeto em etapas. A montagem
de uma planilha de metas (você pode conseguir uma ajuda no SEBRAE sobre
isso) te ajudará a dividir as tarefas em um calendário! Assim você nao
se dispersa e direciona seus esforços para as atividades essenciais à execução
das próximas. Se precisar de uma consultoria, estou à disposição.
Atuo na montagem de projetos a muitos anos. cordialente . Mônica - Email:monicasdias@hotmail.com
3121.
Objetivos da introdução
do voleibol e do futsal na escola? - 20/06/2007
Gostaria de saber quais os objetivos específicos da introdução
do voleibol e do futsal na escola? Edilane
Olá Edilane, participa conosco a consultora Profa. Mônica Souza
de Almeida Dias(currículo),
veja o que ela diz:
Olá Edilaine. A introdução de desportos
como o voleibol e o futsal na escola primária e média, parte da
idéia de que a atividade física é a mais poderosa ferramenta
de sociabilização de que dispomos no momento! São atividades
próximas do lúdico que desenvolvem todas as habilidades motoras,
ou quase todas, no ser humano em desenvolvimento. A princípio
devem ser trabalhadas de modo a estimular a participação homogênea,
a descoberta dos talentos individuais, a superação de limitações,
a aceitação de limites e regras e o respeito ao próximo.
Talvez da forma como tem sido feito nas escolas atualente, esses objetivos
tenham sido esquecidos. Vale a pena brigarmos pela prática de atividades
físicas na escola, mas não como um meio de formar atletas, mas
sim, cidadãos!!! Existem inúmeras ferramentas da psicomotricidade
que podem enriquecer sobremaneira estas aulas!!!
O Professor não deve se acomodar e dar as aulas tecnicistas
que vivemos na nossa infância. Aquelas em que os melhores atletas eram
os melhores alunos e os que nunca tiveram treinos antes, eram desprezados e até ridicularizados.
As avaliações devem ser feitas de modo a observar a evolução
das qualidades motoras e técnicas a partir do momento inicial do aluno
e nao do projeto do professor. A individualidade deve ser respeitada! Coloco-me
a disposição para maiores esclarecimentos cordialmente. Mônica
Dias
Veja também a participação de nosso caro consultor
Prof. Ms. Fabio Luiz Gouvea (currículo):
Oi Edilaine, tudo bem? Muitos autores vem enaltecendo o valor
educativo dessas modalidades no que se refere as melhorias na capacidade de atuar
em grupo, desenvolvimento de capacidades cognitivas como concentração,
antecipação e ritmo, além dos benefícios físicos
tão discutidos já há algum tempo. Obviamente, depende da
maneira como as aulas são conduzidas, se com esse vies, ok? Se for diferente,
questione. Um abraço.
3122. Bad Ragaz para escoliose?- 20/06/2007
Estou realizando um trabalho na faculdade e gostaria de saber como
posso associar Bad Ragaz para uma pessoa que tem escoliose? Daniele
Rodrigues
Oi Daniele, vamos ver o que gentilmente nossa consultora Thaisa Infurna(currículo)
nos retorna:
Prezada Daniele, o método dos anéis de bad ragaz é uma
técnica influenciada pela FNP (facilitação neuromuscular
proprioceptiva) onde o terapeuta guia o paciente através de padrões
específicos de movimento visando o aumento de força e amplitude
movimento. Inclui atividades de braço, pernas e tronco de forma unilateral
ou bilateral, simétrica ou assimétrica. Portanto, pode ser benéfica
no tratamento da escoliose. Basta apenas que você saiba as regiões
que devem ser prioritariamente alongadas e fortalecidas. Caso você conheça
a técnica, você não terá dificuldades em aplicá-la.
Existem diversas opções de exercícios para tronco dentro
do método de bad ragaz. Caso contrário, sugiro que busque fazer
um curso com algum ministrante autorizado pela Fundação Método
dos Anéis de Bad Ragaz (instituição internacional). Você ainda
pode pesquisar alguns artigos na internet. Sugiro o site da bireme (www.bireme.br),
onde encontrará artigos de revistas e jornais de grande repercussão
internacional. Espero ter ajudado.
3123.
Benefício da hidroterapia para condromalácia-
20/06/2007
Qual o benefício da hidroterapia para pacientes com condromalácia? é possível
que obtenha-se diminuiçao da dor no momento de flexão do joelho?
e a creptação? Obrigada. Ligya Lima dos Santos
Oi Ligya, vamos ver o que gentilmente nossa consultora Thaisa Infurna(currículo)
nos retorna:
Prezada Ligya, a condromácia patelar é uma disfunção
patelofemoral que representa, em termos simples, um desgaste parcial do revestimento
da cartilagem da face posterior da patela, causando dor. A hidroterapia pode
ser benéfica por várias razões. As propriedades físicas
da água e seus efeitos no corpo humano (fisiologia da imersão)
são os grandes diferenciais do tratamento na piscina e o fisioterapeuta
que atua nesta área é obrigado a saber o que acontece quando imergimos
no meio líquido. Especificamente neste caso, a pressão hidrostática
reduzindo o edema, o calor, a turbulência e o empuxo serão os grandes
aliados, permitindo exercícios de amplitude de movimento, fortalecimento,
equilíbrio, coordenação e condicionamento sem dor ou com
grau de dor reduzida e de forma precoce. Haverá melhora da vascularização
local e diminuição do processo inflamatório. O quadríceps
deve ser o principal grupo muscular em enfoque no trabalho de fortalecimento.
Portanto é mais do que possível obter a melhora da dor ao movimento
nestes casos e redução da creptação. Lembre-se apenas
que a creptação pode existir também em decorrência
de outras patologias do joelho.
3124. Tratamento de Polimialgia na Hidroterapia-
20/06/2007
Como posso tratar na hidroterapia? Iranice
Oi Iranice, vamos ver o que gentilmente nossa consultora Thaisa Infurna(currículo)
nos retorna:
Iranice, a palavra mialgia significa dor muscular, portanto
polimialgia significa dor em vários músculos ou grupos musculares.
Inúmeras podem ser as causas. A hidroterapia pode ser benéfica
na redução da dor por melhora da vascularização local,
diminuição da carga corporal e conseqüente trabalho precoce
de ganho de amplitude articular, alongamento e fortalecimento tornando aquele
grupo muscular mais funcional. Contudo é importante saber a causa do problema.
Patologias como a síndrome pós-pólio (que geralmente cursa
com fibromialgia), a fibromialgia, neuropatias, doenças neuromusculares
degenerativas, doenças psicossomáticas, depressão e etc
podem causar polimialgia e cada uma terá uma abordagem e eventualmente
precisará de suporte de outras áreas da saúde para se obter
sucesso. Deve-se tomar cuidado com a fadiga, em alguns casos. Enfim, corra atrás
do diagnóstico preciso, pois há uma infinidade de exercícios
que vc pode realizar na água. Atividades livres utilizando a resistência
da água, técnicas de relaxamento como o watsu e ai-chi, uso de
espaguetes, flutuadores, step e etc. Você poderá encontrar alguns
artigos na internet. Aconselho o site da bireme: www.bireme.br.
Espero ter ajudado.
3125. Desvios posturais X Pilates - 20/06/2007
gostaria de saber mais sobre o método Pilates ? Desvios posturais X
Pilates , será que
melhora ? Hugo Mesquita
Oi Hugo Mesquita, vamos ver o que gentilmente nossa consultora Profa. Esp.
Fabiola Fernandes(currículo)
nos retorna:
O Pilates é um método que enfatiza a consciência
corporal e a correção de postural durante a realização
dos exercícios, consequentemente não há dúvida que
melhora os desvios posturais possíveis de correção.
Participa conosco também o consultor Prof. Esp. Frederico
Dagnese(currículo)
que gentilmente responde:
O principal foco do Método Pilates é postural.
Com base em seus princípios e pela própria característica
do método, seja no Pilates Solo ou com Equipamentos, as ações
centram-se no fortalecimento do centro, também chamado de "power-house".
Enfatiza-se o trabalho das musculaturas mais internas do corpo humano, as quais
muitas vezes, seja em função de patologias ou por características
inadequadas ergonomicamente de determinadas atividades do cotidiano do ser humano,
acabam tendo alterado o seu comprimento natural, o que vem a causar os desvios
posturais.
Sou membro da comissão de ensino da Associação Brasileira
de Pilates e no site da mesma: www.abpilates.com.br no
link condicionamento encontra-se alguns textos que escrevemos a fim colaborar
a uma melhor compreensão das aplicações do método
nas dimensões da atividade física. Abraço.
3126.
Dormência na perna x Pilates
- 20/06/2007
Estou com um problema de espondioliostese de L5 sobre VT radiculopatia
de L5 e lombociatalgia. Realizo pilates atualmente, só que os sintomas de
dormência na perna e pé direito está muito forte. Quero
saber se devo continuar fazendo pilates? Regina Azolin
Oi Regina, infelizmente a questão não deve ter vindo a tempo,
mas a título de informação vamos ver o que gentilmente
nossa consultora Profa. Esp. Fabiola Fernandes(currículo)
nos retorna:
O profissional que te acompanha é melhor profissional
para orientá-la, pode continuar fazendo Pilates, enfatizando o fortalecimento
abdominal, alongamento da musculatura da coluna e de membros inferiores, com
diminuição na sobrecarga lombar e membros inferiores.
Participa conosco também o consultor Prof. Esp. Frederico
Dagnese(currículo)
que gentilmente responde:
Pode sim continuar a fazer Pilates, desde que se evite movimentos
de hiperextensão do tronco e consequentemente a compressão do nervo,
por meio do pinçamento. Abraço
3127.
Como é feito a ressíntesse
do ATP e sua sustentação na presença de Ácido
Lático- 20/06/2007
Gostaria de saber como é feito a ressíntesse do ATP? E como faz
para sustentar o exercício na presença de ácido lático?
Gostaria de saber também se vocês não sabem algum artigo
sobre Acido latico com correlação a suplementação
. Desde ja agradeço.Abraço. Mahyna
Oi Mahyna, vamos ver o que gentilmente nosso consultor Prof. Jorge Rodrigues
Farias(currículo) nos retorna:
O ATP libera enérgia que movimenta todos os processos
orgânicos. A sua ressíntese depende do sistema utilizado ou da duração
da atividade física. No sistema anaeróbico alático, como
as rezervas intracelular de ATP são muito reduzidas, o funcionamento celular,
exige a existência de mecanismo biológicos de repotencialização
das moléculas de ATP no próprio local sem apresença de oxigênio
e nem o surgimento de ácido lático.O ATP é repotencializado
em um curto espaço de tempo para atender as altas demandas de energia,
obrigando o organismo a utilizar tranferência de de energia química
de outro composto fosforado de alta energia a fosfocreatina (CP) catalizado pela
presença das enzimas fosfocreatina quinase (CP quinase). O excesso de
ADP pode reconstituir o ATP com influência da enzima mioquinase. A fosfocreatina
e o ADP ao se partir dividi-se em creatina e o fósforo inorgânico
liberando energia e essa energia irá reciclar o ATP. Já no sistema
anaeróbico lático sem presença de oxigênio e o pruduto
final o ácido lático, esse processo é mais complexo e requer
doze reações químicas independentes e seqüenciais para
sua concretização. O glicogênio para ser utilizado no ciclo
de Embden-Meyerhof deve se defosferilizar para se tranformar em glicose 6-fosfato
e, com isso, permitiro ganho de mais um mol de ATP. Os niveis de glicose no músculo
diminui ao esforço físico, duas enzimas, a fosforilase e a fosfofrutoquinase,
provocam a saída da molécula de glicose do glicogênio e a
a lançam nas reações do ciclo da glicólise anaeróbica
ou sistema anaeróbico lático. Todas essas reações
químicas ocorrem no citoplasma, fora das mitocôndrias (McArdle Katch & Katch).
A limitação de produção de energia nesse sistema
ocorre pelo acúmulo de ácido lático no sangue e nos músculos.
Segundo Mathews, "a transformação de 1 mol de glicogênio
(180 g) em 180 g (1 mol) de ácido láticoproduz energia suficiente
para ressíntese de 3 moles de ATP.No entanto, durante o exercício
exaustivo , os músculos e o sangue só conseguem tolerar o acúmulo
de aproximadamente, 60 a 70 g de ácido lático antes de surgir a
fadiga. Com isso fica limitado a duração de exercício superior
a 180 segundos é quando o sistema está sendo exigido o máximo.
O treinamento deverá ser especifico de resistência forçando
o organismo trabalhar em acidose.
Veja também a participação de nossa cara consultora
Profa. Msda. Iara dos Santos da Cruz(currículo):
Querida Mahyna, A ressíntese do ATP é feita
pela enzima CREATINAQUINASE (CK) como pode ser melhor explicado neste esquema:
CP+ ADP + Pi___ (CK)___ ATP + C + Pi. sendo CP = fosfocreatina, ADP= adenosinaDifosfato
(resultado da quebra do ATP), Pi= fósforo e C=creatina . Mas o ATP pode
ainda ser sistetizado exclusivamente pelas moléculas de ADP por outra
enzima: a Mioquinase (MK), melhor explicado neste esquema:
ADP + ADP___(MK)___ATP+ AMP, sendo AMP= AdenosinaMonofosfato. E quanto a sua
segunda pergunta, o ácido lático é um subproduto das reações
químicas ocorridas no sistema anaeróbio lático (glicólise)
e também é utilizado como fonte energética. Para os artigos,
procure os especialistas em nutrição esportiva, acredito que
eles possam melhor te servir. Obrigada, Profa. Mst. Iara Cruz.
3128.
Processo neurofisiológico do último
atleta na prova de revesamento 4 x100- 23/06/2007
Partindo do princípio que todo estímulo leva a uma resposta,
como ocorre o processo neurofisiológico do último atleta na prova
de revesamento 4 x100 (atletismo) a partir do recebimento do bastão?
Ana Carolina Ribeiro Cardoso
Oi ana, vamos ver o que gentilmente nosso consultor Prof. Jorge
Rodrigues Farias(currículo)
nos retorna:
Partindo do princípio que é uma prova anaeróbica
alática, ele deverá estar preparado não só físicamente
mas psicologicamente para a prova. Deverá estar bem sincronizada a passagem
do bastão, e manter a estratégia montada pela equipe.
Veja também a participação de nossa cara consultora
Profa. Msda. Iara dos Santos da Cruz(currículo):
Querida Ana Carolina, O processo neurofisiológico
ocorre durante todo o tempo de prova, desde o primeiro atleta ao último
integrante da equipe. Este processo envolve o Sistema Nervoso Central (SNC),
o sistema hormonal e o sistema neuromuscular. Desde o momento em que o atleta
está posicionado, o SNC já está enviando uma mensagem ao
sistema hormonal que já solicita que alguns hormônios sejam secretados,
tais como a efedrina e o cortisol. A partir deste primeiro comando, a musculatura
precisa estar pronta para a corrida, neste instante, alguns músculos já estão
sendo recrutados através do envio de estímulos nervosos conduzidos
até o músculo. Após estes fenômenos, os movimentos
ocorrem auxiliados pelo Sistema Nervoso Autônomo (SNA) que já tem
o padrão motor do movimento "gravado", levando assim a execução
automática. Obrigada pela sua pergunta. Profa. Mst. Iara Cruz.
3129.
Como posso medir a sensação
de prazer?- 23/06/2007
Como posso medir a sensação de prazer, endorfina, Beta endorfina
? tem alguma forma de amanese? Estou estudando o assunto ... desde já agradeço.
José Gustavo
Oi José, vamos ver
o que gentilmente nosso consultor Prof. Jorge Rodrigues Farias(currículo)
nos retorna:
Nós sabemos da ação da endorfina no organismo
e potencializada pela Beta endorfina, mas as pesquisas ainda estão em
andamentos. Consulte o site www.abc.esp.br Associação
brasileira dos corredores.
Questão aberta para especialistas com sugestão de pesquisa: contato
Veja também a participação de nossa cara consultora Profa.
Msda. Iara dos Santos da Cruz(currículo):
Estimado José Gustavo. Para medir qualquer hormônio,
exames laboratoriais específicos devem ser feitos. Não há formas
indiretas de medida validadas. Caso você precise falar mais sobre pesquisas
que envolvem hormônios, mande-me um email: iarascruz@hotmail.com e
conversaremos melhor. Obrigada pela sua pergunta. Profa. Mst. Iara Cruz.