OS BENEFÍCIOS DO TREINAMENTO DE FORÇA
PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
INTRODUÇÃO
Nos últimos 10 anos o treinamento
de força para crianças esta tendo grande aceitação
entre os profissionais da Educação Física,
Médicos e Cientistas.
As crianças estão amadurecendo constantemente,
e o que não é apropriado para um pré-púbere, pode
ser apropriado para um adolescente.
As preocupações sérias dos pais,
professores, treinadores e profissionais científicos, são obscuras,
por muitos conceitos falsos e por profissionais desinformados a respeito do treinamento
de força, seus perigos e como ele pode ser adaptado para os jovens. (
Hamil, 1994, Kraemer e Fleck, 1993)
A literatura experimental fala sobre o treinamento e
indica comprimento reduzido de ossos em ratos e camundongos expostos à natação
ou corridas forçadas." Não há dados humanos disponíveis".
CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO
DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
FAIXAS ETÁRIAS
· Criança = 7 aos 11 anos.
· Pré-adolescência = 11 aos 13 anos .
· Fase da puberdade para adolescência = 14 aos 15 anos .
· Adolescência = 13 aos 17 anos.
· Adulto = 17 aos 25 anos.
O crescimento acentuado do músculo
no treinamento de força pode ocorrer depois da adolescência,
quando os perfis hormonais de homens e mulheres ( adultos ) começam
a surgir.
Nos homens da puberdade para adolescência há influência
da testosterona. E após a puberdade com o treinamento de força
pode ocorrer o aumento da massa muscular além do crescimento normal.
Sabe-se que não são possíveis em
crianças pequenas o crescimento além do normal da massa muscular
( Imaturidade do Sistema Hormonal ). É importante que não seja
prescrito hipertrofia muscular como objetivos.
Alguns meninos pequenos ( 7 aos 13 anos ) como fisicamente
eles não desenvolvem seus músculos além do normal, por verem
os mais velhos ( 14 a 17 anos ) querem também ter mais músculos
e definições. Só que eles precisam ter paciência e à medida
que crescem e passam pela puberdade, os aumentos musculares, especialmente nos
homens, são biologicamente plausíveis.
Quando uma criança entra na adolescência
(em torno dos 14 ou mais anos), ocorrem ganhos em tamanho muscular, tendo que
avaliar o objetivo individual, especialmente para os rapazes e moças entre
14 e 15 anos (fase da puberdade para a adolescência) devido às diferenças
típicas de amadurecimento.
O crescimento ósseo cessa variando de cada osso,
mas geralmente ele termina em torno dos 18, 20 anos de idade. Pois ao término
do crescimento as placas se ossificam (endurecem com o cálcio) e desaparecem.
DESENVOLVIMENTO DA FORÇA MUSCULAR DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE:
HIPERTROFIA, FORÇA E RML
No final da década de 1970 os opositores ao treinamento
de força para criança, deduziram que não havia ganho de
força ou aumento da massa muscular além do normal nos pré-púberes
( pré-adolescência ). Nos primeiros estudos realizados em crianças
não ocorreu ganhos de força ( Vrijens, 1978 ).
Diligências mais recentes fundamentadas em estudos
científicos, tornaram evidentes que é possível o treinamento
de força para crianças, incluindo os pré-púberes
( Blimkie, 1989; Freedson, Ward e Rippe, 1990, Sale, 1989 ).
Força
É a capacidade de exercer tensão contra uma resistência que
ocorre por meio de diferentes ações musculares. ( Valdir J. Barbanti
)
Hipertrofia
É quando o músculo aumenta de tamanho após um treinamento
de musculação contra resistência. ( Valdir J. Barbanti ). É quando
o músculo aumenta de tamanho em resposta ao treinamento de força.
( Steven J. Fleck )
RML ( Resistência Muscular
Localizada )
É a capacidade do músculo de exercer tensão durante período
de tempo, que pode ser constante ou variável, tentando manter o movimento
por tempo prolongado ou fazendo muitas repetições ( Susan J. Male
).
Aumento da força muscular e resistência muscular localizada (
RML ) é a capacidade de um músculo ou mais de um músculo
de realizar repetições múltiplas contra uma dada resistência.
Força, resistência e RML são qualidades de aptidão,
inseparáveis para o aumento em volume dos músculos esqueléticos.
OS BENEFÍCIOS DO TREINAMENTO DE FORÇA PARA CRIANÇAS
E ADOLESCENTES
Os programas de treinamento de força nas crianças
e nos praticantes em geral, auxilia na profilaxia das lesões articulares.
Na musculação, todos os técnicos
e professores bem formados sabem que o excesso de treinamento deve ser evitado,
pois um programa bem elaborado de exercícios consiste em ( séries,
repetições, cargas e intervalos ) nutrição e repouso,
para que assim possa ocorrer o ANABOLISMO ( aumento da massa muscular ).
Desenvolvimento ósseo
O treinamento de força pode ser um dos fatores
principais, que junto com o conhecimento teórico e prático, a um
considerável aumento da densidade óssea e prevenção
de lesões em jovens e atletas ( Hejna et al, 1982 ).
Na diminuição de lesões, ocorre
aumento da capacidade de desempenho nos esportes e atividades recreativas.
A maioria das crianças se beneficiam na musculação
com os programas de treinamento de força, pois o mesmo ajuda a melhorar
o condicionamento físico, o desempenho no esporte e redução
de possíveis lesões durante as atividades esportivas e recreativas.
Dentro dos benefícios do treinamento de força
na musculação, este, deve ser bem planejado e orientado por profissionais
qualificados ( Hamil, 1994 ).
DIRETRIZES
BÁSICAS PARA O TREINAMENTO DE FORÇA
EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Estudos científicos confirmaram que o programa
de treinamento de força há probabilidades mínimas de lesões,
pois foram realizadas pesquisas em mulheres, onde ocorram ganhos de força
e hipertrofia muscular em virtude do treinamento com pesos.
Os fatores hormonais são os responsáveis pela
força e hipertrofia muscular nas mulheres, podendo ter aumento de força
em meninos e meninas pré-púberes.
Homens - Os testículos são órgãos produtores de
espermatozóide e testosterona.
Mulheres - Os ovários são órgãos produtores de
estrógenos e progesterona.
As crianças precisam de tempo para se adaptar ao treinamento
de força. Deve-se salientar o uso correto dessa técnica,
porque muitas lesões em exercícios de força
estão relacionados a técnicas e programas de treinamento
não adequado. Devendo-se levar em conta a individualidade
biológica de cada um, cabe ao educador físico, fazer
a prescrição individualizada.
LESÕES
AGUDAS
No treinamento com pesos são raras as lesões
agudas, que danificam a cartilagem de crescimento ocorrendo fraturas ósseas.
DISTENSÕES MUSCULARES
São freqüentes devido à falta de aquecimento
correto antes de uma sessão de treinamento, devendo realizar a cada exercício
uma repetição com peso leve e o restante das repetições
com as cargas acentuadas.
DUAS
PRECAUÇÕES DEVEM SER LEVADAS EM CONTA NO
PROGRAMA DE TREINAMENTO DE FORÇA PARA CRIANÇAS
E ADOLESCENTES
Deve-se pôr em evidência para os jovens
praticantes de treinamento de forca a forma correta de todos os exercícios
( particularmente levantamentos sobre a cabeça ), pois o modo incorreto
contribuirá para as lesões.
Levantamentos máximos ou próximos
da máxima (1 RM) não devem dar destaque para pré-púberes,
especialmente sem acompanhamento de um profissional qualificado.
Os exercícios com pesos são os mais indicados.
As barras e os halteres são os mais usados para o treinamento com crianças.
No treinamento de força os movimentos da respiração
são relativamente livres, os exercícios são isotônicos,
as amplitudes do movimento adequadas à flexibilidade e as cargas adequadas à força
do indivíduo.
O treinamento vigoroso não afeta o crescimento,
nem o desenvolvimento infantil, ao contrário, é fato que a atividade
física é necessária para o crescimento e desenvolvimento
normal.
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE FORÇA E CONDICIONAMENTO
SOCIEDADE ORTOPÉDICA AMERICANA PARA A MEDICINA DO ESPORTE
ACADEMIA AMERICANA DE PEDIATRIA
Fazem uma advertência aos profissionais, pois
embora tenham apoiado o uso do treinamento de força para crianças
eles advertem aos pais, professores e treinadores sobre a necessidade de programas
adequados e planejados por professores qualificados e o ensino correto das técnicas
de exercício.
Segundo o American College Sports of Medicine mostra
que 50% das lesões sofridas por crianças nos esportes organizados
poderiam ser evitados pela atenção às técnicas adequadas
de treinamentos com procedimentos e equipamentos de segurança.
A literatura cientifica não confirma as hipóteses
de prejuízo à saúde ou ao desenvolvimento de crianças
e adolescentes em treinamento com pesos. É prudente técnicos e
educadores físicos qualificados concordarem em evitar grande sobrecarga
tensional e volumes de treinamento.
CONCLUSÃO
A musculação cativa as pessoas e os adolescentes,
assim sendo desestimular, os jovens, significa a perda de uma forte motivação
para o caminho da saúde física e mental.
As pessoas, devem procurar academias que lhes ofereçam
serviços e profissionais qualificados e regulamentados ao Conselho Federal
de Educação Física.
REFERÊNCIAS
BARBANTI,
Valdir J. Dicionário de Educação
Física e do Esporte. São Paulo: Manole, 1994.
FLECK, Steven J; KRAEMER, William J. Fundamentos do treinamento
de força
muscular, Porto Alegre: Artes Médicas Sul LTDA, 1999.
POWERS, Scott K.; HOWLER, Edward T. Fisiologia do exercício: teoria
e aplicação ao condicionamento e ao desempenho 3.ed. São
Paulo: Manole, 1997.
SANTARÉM, José Maria. Atualização em exercícios
persistidos: o trabalho de força na criança.;
www.saudetotal. com.br/exresist.htm.
MATURAÇÃO = Avanço qualitativo na constituição
biológica. Avanço dos sistemas, órgãos,
células na composição química. É a
seqüência no desenvolvimento das habilidades sociais
, psicológicas, motoras que ocorrem sem a intervenção
insurrecional.
MENARCA = primeiro período menstrual. É o surgimento da menstruação
na menina que atinge a puberdade. A idade exata que ela ocorre, depende das
mudanças hormonais no corpo e esta associada com o aumento do peso corporal.
Geralmente acontece dos 10 até os 16 anos.
MENINICE= Segunda infância . É o período de desenvolvimento
entre a primeira infância e a puberdade ( ou adolescência ) vai
dos 4 aos 9-10 anos, onde a criança tem a formação, modificação
e refinamento dos traços e atitudes.
MENSTRUAÇÃO= Fluxo periódico de sangue que as mulheres
tem, durante o período de maturidade sexual, e as mudanças com
ele relacionadas e que se produzem no corpo durante esse tempo. A menstruação é uma
função fisiológica normal, por isso a prática de
atividade física ou de esportes durante esse período não
deve ser interrompida, apenas são aconselháveis uma diminuição
na intensidade e na quantidade de exercício
MATURAÇÃO BIOLÓGICA
As variáveis Antropométricas, metabólicas e neuromotoras
são dependentes da idade biológica que da cronológica.
A idade óssea é a melhor avaliação , da maturação
biológica, bem que devido a razões de segurança, custo
e participasse, a maturação sexual tem sido a mais usada.
PELOS AXILARES
PELOS PÚBICOS
GENITAIS EXTERNOS ( HOMENS)
DESENVOLVIMENTO MAMARIO ( MOÇAS)
AS VARIÁVEIS
AMADURECIMENTO PRECOCE: Agilidade e velocidade
MAIS CENTRAIS: Potência aeróbia e anaeróbia alcatifa
AMADURECIMENTO TARDIO: Potência anaeróbia láctica e força
muscular
Neste tardamento deve-se levar em conta a parte nutricional da criança
/ adolescente.
MATURIDADE OSSEA:
Envolve a evolução de um esqueleto totalmente
ossificado ou seja uma estrutura óssea sólida, e na vedação
das placas de crescimento que se determina o crescimento do osso longo da criança.
A mineralização óssea que envolve o depósito de minerais
nos ossos das crianças, determina a densidade óssea, esse processo
varia entre as crianças, pois as que não tem densidade óssea
normais estão mais propensos a lesão esquelética, isso ocorre
com mais freqüência na prática esportiva, portanto alguns esportes
exigem resistência a esforços elevados. ( futebol americano e ginástica)
STEVEN FLECK- 2001 PG.08
É de grande importância a saúde óssea
para as meninas, pois as mesmas devem praticar o exercício de força
e outras atividades físicas para melhorar a taxa de deposição óssea.
Pois as meninas ( mulheres) são mais propensas a osteoporose (LOUCKS,
1988)
Estudos científicos revelam que o treinamento de força
pode influenciar o crescimento ósseo tanto em homens como em mulheres.
Pesquisas realizadas em jovens que praticam levantamento de peso apresentam maior
densidade óssea do que os que não praticam. ( CONROY et Al VIRVIDAKIS
et Al, 1990)
Parece infundado de que o exercício de força
seja prejudicial ao crescimento ósseo, pois é fato de que o exercício
de força, pode ser o exercício mais poderoso de estímulo
ao crescimento e desenvolvimento ósseo. Pode ocorrer lesões na
utilização de levantamentos de pesos máximos mediante a
técnicas e os programas de treinamentos inadequadas. Porém as técnicas
e os programas de treinamento adequados podem reduzir muito o risco de lesões,
e fornecer muitos benefícios físicos e psicológicos para
a criança.
" OS BENÉFICIOS DO TRINAMENTO DE FORÇA PARA A SAÚDE ÓSSEA
SÃO MAIORES DO QUE OS RISCOS."
MATURIDADE REPRODUTIVA
As mudanças nas secreções hormonais são
responsáveis por muitas das alterações expressivas, tanto
nos meninos como nas meninas, durante a pubesceria. O aumento do peso corporal,
do tamanho e da força muscular nos meninos esta relacionado com o aumento
da testoterona ( Hormônio sexual masculino).
Nas meninas os processos são similares, o estrógeno
e o hormônio de crescimento( Hormônio sexual feminino). Os níveis
de testoterona nos homens, são de 10 a 20 vezes maiores do que nas mulheres
e provocam enormes diferenças de tamanho e força muscular entre
os sexos.
Nas meninas a monarca que é o inicio da função
menstrual, é o auge das diversas mudanças hormonais que ocorrem
nas garotas em crescimento, nas meninas norte- americanas observa-se a monarca
entre os 12 e 13 anos.
Nos últimos 10 anos o trenamento de força para
crianças esta tendo grande aceitação entre os profissionais
da educação física. Médicos e cientistas, pois os
mesmos questionavam que o grau de intensidade da atividade física, afetaria
a idade de ocorrência da monarca.
"ATUALMENTE OS ESTUDOS NÃO FORAM CAPAZES DE APRESENTAR CONCLUSÕES
MÉDICAS E CIENTÍFICAS DEFINITIVAS "
Os pesquisadores observaram que alguns atletas que começam
a praticar espetos na pre-pubescencia apresentam a ocorrência da monarca
mais tarde do que o normal. Há um acompanhamento físico e médico
anual, pois quando a monarca se atrasa pode haver influencia no crescimento de
outras funções, como a saúde óssea. Mas até agora,
a pesquisa cientifica não demonstrou definitivamente os efeitos prejudiciais
do atraso da monarca ou da amenorréia esportiva.
1-VALDIR BARBANTI (Dicionário de Educação
Física e do Esporte) 1-edição 1994-editora
MANOLE..LTDA Pg.186 MATURAÇÃO= 191 MENINICE=191
MENARCA= 192 MENSTRUAÇÃO.
2 -MATURAÇÃO BIOLÓGICA
-VITOR KEIHAN RODRIGUES MATSUDO=( O exercício ) NABIL GHORAYED -TURIBIO
BARROS.=CAP.31 Detecção de talentos = pg. 340 editora ATHENEU
S. PAULO- RIO DE JANEIRO- 1999.
3-MATURIDADE ÓSSEA ( Treinamento de força para jovens atletas
) 1 edição Brasileira 2001 - WILLIAM J. KRAEMER . STEVEN J. FLECK=
Editora MANOLE pg. 08 09
.
4-MATURIDADE REPRODUTIVA ( O mesmo livro ) pg. 09.
APTIDÃO FÍSICA de forma geral é composta de fatores biológicos
subdivididos em Antropométricos, metabólicos, neuromotores, nutricionais
e maturacionais.( MATSUDO,1996)
AS VARIAVÉIS ANTROPOMÉTRICAS
MAIS UTILIZADAS:
PESO
ALTURA
ENVERGADURA
MASSA MAGRA
MASSA GORDA
COMPRIMENTO DAS PERNAS, DOS BRAÇOS. DOS PÉS, DAS MÃOS
OS FATORES METABÓLICOS UTILIZADOS: A CAPACIDADE FÍSICA
DE TRABALHO e O CONSUMO MAXIMO DE OXIGENIO.( VO2 MAX.)
SUPRIMENTO
NERVOSO PARA OS MÚSCULOS
Os músculos tem 2 tipos de nervos:
NERVOS MOTORES: (relativos ao movimento, a mensagem vem do SNC( sistema nervoso
central )
O nervo motor manda impulsos para as terminações nervosas musculares
(placas motoras) resultando na CONTRAÇAO MUSCULAR.
NERVOS SENSORIAIS: esses nervos manda informação para SNC a respeito
de sensações como dor e orientações dos segmentos
corporais.
O esqueleto é coberto por 656 músculos, que representam
aproximadamente 40% do peso corporal total.
SUPORTE
SANGUINEO PARA O MÚSCULO
Todos os músculos contém vasos que em pequenos
túbulos especializados estreitos chama-se de capilares e de venulas. Os
capilares são responsáveis por propinar ao músculo sangue
rico em oxigênio e nutrientes, ou seja, energia,enquanto as venulas removem
os metabólicos e subprodutois da produção de energia (DIÓXIDO
DE CARBONO)
A quantidade de sangue necessária para a contração
muscular depende da intensidade do exercício.
O suporte sangüíneo necessário para um trabalho
de força máxima pode ser cem vezes maior do que o suporte de sangue
necessário no repouso.
Um músculo consiste de fibras especiais, o comprimento
varia desde poucos centímetros até quase 1 metro.
As fibras musculares agrupadas formam um FASCÍCULO
que é envolvido por tecido conjuntivo chamado PERÍMISIO, que as
mantém unidas.
Cada fibra possui filamentos protéicos chamados MIOFIBRILAS
formados pelas proteínas contrateis "MIOSINA'( filamento espesso)
e ACTINA ( filamento fino) fundamentais para a contração muscular.
A dedicação ao treinamento aumenta a espessura
das fibras, aumentando tanto o tamanho quanto a força muscular.
PROBLEMA FÍSICO QUE NECESSITE SER
CONSIDERADO NO PLANEJAMENTO DE PROGRAMAS. NO CASO ALGUNS EXERCÍCIOS
SÃO CONTRA-INDICADOS. A CRIANÇA DEVE INICIAR
O PROGRAMA DE TREINAMENTO EM QUE PRIMEIRO ENVOLVA TODOS OS
PRINCIPAIS GRUPOS MUSCULARES E O MÚSCULO EM TORNO DA
ARTICULAÇÃO. EXERCÍCIOS DE AQUECIMENTO,
DE VOLTA À CALMA E DE FLEXIBILIDADE, DEPOIS PODE INCLUIR
OS EXERCÍCIOS ESPECÍFICOS AO ESPORTE.
NUM PROGRAMA DE TREINAMENTO REQUER A INDIVIDUALIZAÇÃO, CONSIDERANDO
AS FORÇAS, FRAQUEZAS E OBJETIVOS DE CADA ALUNO ( ATLETA) E MATURIDADE
FÍSICA E EMOCIONAL.
DOIS TIPOS DE PROGRAMAS PODEM SER REALIZADOS:
Um envolvendo o uso do próprio corpo ou de uma outra criança
como carga, o outro pode ser utilizado equipamento de treinamento de força.
PROGRAMA USANDO O PESO DO CORPO
Este programa pode ser realizado como um circuito movendo-se
de um exercício para o outro, ou realizando serie - repetição
de modo que seja feita todas as 3 series antes de mover-se para o próximo
exercício.
PROGRAMA
DE TREINAMENTO DE FORÇA PARA CRIANÇAS
USANDO O PESO DO CORPO COMO RESISTÊNCIA.
Flexão Plantar ---------------------------3 x 20-30
Agarramento paralelo------------------3 x 10-20
Extensões de dorsais--------------------3 x 10-15
Abdominais c/ pernas flex.-------------3 x 15-30
Com relação ao futebol há uma necessidade
significativa de melhorar a preparação física dos alunos
( atletas ) para evitar risco de lesões relacionadas as práticas
esportivas.
OBS: NÃO HÁ UMA IDADE-PADRÃO PARA UMA
CRIANÇA INICIAR UM PROGRAMA DE TREINAMENTO.
Para qualquer criança o programa deve oferecer instrução,
progressão gradual em relação ao esforço exigido
pelo exercício. Lembrando que uma criança precisará de 2
a 4 semanas para se adaptar ao esforço do treinamento de força.
OBS: O PROFESSOR NÃO DEVE SE SURPREENDER SE ALGUMA
CRIANÇA NÃO ADERIR AO PROGRAMA OU NÃO
GOSTAR DELE, POIS O INTERESSE, O CRESCIMENTO, A MATURIDADE
E O ENTENDIMENTO CONTRIBUEM PARA A VISÃO DA CRIANÇA
EM RELAÇÃO AO TREINAMENTO. É IMPORTANTE
QUE ELAS ENTENDAM A RAZÃO DO PROGRAMA.
POIS OS RESULTADOS SÃO:
Melhoria da força e potência musculares.
Pouca ou nenhuma mudança do tamanho do músculo em crianças.
Melhoria da capacidade de R M L
Influencia positiva na composição corporal.
Melhoria do equilíbrio de força em torno das articulações.
Melhoria da força corporal total.
Prevenção da ocorrência de lesões na pratica de
esportes.
Influencia positiva no desempenho esportivo.
NORMAS DE PROCEDIMENTO
(DIRETRIZES BÁSICAS PARA A PROGRESSÃO DE EXERCÍCIOS DE
FORÇA PARA CRIANÇAS).
11 a 13 = Ensino de todas as técnicas básicas de treinamento;
aumento gradual da carga de cada exercício; reforço nas técnicas
de treinamento; introdução de exercícios mais avançados
com pouca ou nenhuma resistência.
14 a 15 = Adotar programas mais avançados de treinamento de força
para jovens, inclusão de elementos específicos á prática
esportiva, dando ênfase a prática de treinamento, aumento, do
volume muscular.
O treinamento de força deve ser uma complementarão
de um programa , visando um condicionamento físico.
Os benefícios para um programa, será a persistência,
disciplina e trabalho árduo, lembrando que não
se deve impor definições adultas para um a criança
, a medida que ela cresce e amadurece, vai se adaptando ao
treinamento, procurar não fazer comparações
com outras crianças, e deixar que ela obtenha a satisfação,
o seu próprio progresso.
CONTRAÇÃO MUSCULAR
È a estimulação neutral de um músculo
em que os elementos contrateis tendem a encurtar-se ao longo do eixo longitudinal
das células. Durante a atividade se não houver mudança no
comprimento do músculo a contrafaça é isotérica ou
estática. Mas quando se realiza algum movimento do esqueleto, a contrafaça é dinâmica.
Há 2 tipos de Contração Dinâmica:
CONTRAÇÃO CONCÊNTRICA = O músculo
se encurta e ocorre o movimento articular, é quando
a tensão aumenta.
CONTRAÇÃO EXCÊNTRICA = o músculo
se torna mais longo quando aumenta a tensão. As fibras
musculares dos músculos se alongam, havendo nesta fase
a recuperação do exercício de resistência.
As contrações musculares CONCÊNTRICA
E EXCÊNTRICA aumentam a eficiência do exercício
em relação ao aprimoramento na força muscular
e no tamanho das fibras.
No treinamento de força os exercícios
são isotônicos , as amplitudes do movimento adequada À flexibilidade
e as cargas adequadas À força do indivíduo.
SHI (livro de futebol) GOLOMAZOV RVA 1997.
Basicamente utilizar 4 grupos principais de treinamento:
Exercício com o próprio corpo
Exercício em duplas
Exercício com cargas
Exercício básicos do próprio esporte.
Há uma necessidade de desenvolvimento
da força e da resistência muscular localizada,
principalmente nos membros inferiores, como pré-requisito
para o desenvolvimento da resistência em regime de velocidade.
Nos homens da puberdade para adolescência há influencia
da testoterona . E após a puberdade com o treinamento de força
pode ocorrer o aumento da massa muscular além do crescimento normal .
E nas mulheres os hormônios são os estrógenos e a progesterona.
Em relação ao crescimento ósseo ele cessa
variando de cada osso, mas geralmente ele termina em torno dos 18 aos 20 anos
de idade. Pois ao termino do crescimento as placas se ossificam( endurecem com
o cálcio) e desaparecem.
Todos os técnicos e professores bem formados sabem
que o excesso de treinamento deve ser evitado, pois uma sobrecarga excessiva
pode ocorrer lesões (fraturas epifisárias, rupturas dos discos
interverterias, e alterações ósseas na região lambiscara
) nas crianças em crescimento.
O treinamento de força pode ser um dos fatores , que
junto com o conhecimento teórico e prático, a um considerável
aumento da densidade óssea e prevenções de lesões
em jovens atletas. Com a diminuição de lesões; há um
aumento da capacidade de desempenho nos esportes.
A literatura cientifica não confirma as hipóteses
de prejuízo a saúde ou ao desenvolvimento de crianças e
adolescentes em treinamento de força. É prudente técnicos
e educadores físicos qualificados concordarem em evitar grande sobrecarga
tencionas e volumes de treinamento.
6 aos 11 anos: Há uma captação de oxigênio
nos meninos, com o aumento da massa muscular que se acentua durante a puberdade
para adolescência.
12 aos 13 anos: Há um aumento progressivo da potência
aeróbia, mas posteriormente na segunda fase ( Período Pubertário)
ela se estabiliza ou diminui, que pode ser devido ao aumento do tecido adiposo.
FUNDAMENTAÇÃO FISIOLÓGICA
DA METODOLOGIA.
Quando realizado um grande volume de repetições
em distancias curtas, o futebolistas ira recrutando um número maior de
unidades motoras, e assim aumentando o número de ligações
neutrais e consequentemente o nível de força produzida.
EX:
Exercícios de saltos
Exercícios Horizontais
Salto vertical
Saltos múltiplos
Para RML
Exercícios com muitas repetições até o esgotamento
da musculatura.
A preparação neuro-muscular, que tem como objetivo
o desenvolvimento da força, utiliza-se os meios de exercícios com
halteres e máquinas de força.
FORÇA RÁPIDA -EXPLOSIVA-OU POTÊNCIA: É a capacidade
caracterizada por aplicações de grande força no menor
tempo possível contra uma resistência submetiam. Na maioria dos
esportes a força rápida é o fator determinante do rendimento.
(Valdir Barbante dicionário pg.132)
VERKOSHANSKY (1996) FORÇA NO FUTEBOL:O treinamento de força é fundamental
e imprescindível, pois a capacidade de força muscular influencia
na velocidade dos movimentos, resistência e agilidade do futebolista,
dando prioridade as forças dinâmicas, a RML e a força rápida.
FORÇA DINÂMICA : É desenvolvida
em um fundamento mais especifico .
OBS: ATIVIDADE FÍSICA REGULAR DE MODERADA A VIGOROSA
PRODUZ APRIMORAMENTO FISIOLÓGICO , INDEPENDENTE DA IDADE
.
FIBRAS TIPOS II = BRANCAS
São fibras que não necessitam de oxigênio, são anaeróbicas
FIBRAS TIPOS I = VERMELHAS
São fibras que utilizam oxigênio, dependem dele para produzir
energia e são denominadas aeróbias.
*FIBRAS RÁPIDAS * Indicam que indivíduos geneticamente se adaptam
ao treinamento de força.
Nota: Bibliografia com a autora e colaboradora abaixo.
Profa.
Bernadete Galdino: Campeã Brasileira de Fisioculturismo
CONSELHO REGIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA SECCIONAL
NORDESTE
II
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