Dom, 6/12/09 18:43 PERGUNTAS E RESPOSTAS ANTERIORES
AO CDOF RESPONDE 24.
A Dança no Currículo
Escolar - 10/04/00 Olá Luís, mais uma vez agradecemos sua participação e veja o que encontramos: O homem primitivo dançava para agradar a seus deuses. A dança servia , aos rituais tribais, especialmente rituais sagrados. Com a civilização, a dança tornou-se parte da cultura folclórica , expressando distinções étinicas e convições nacionalistas. Em termpos mais modernos , assumiu muitas formas e muitas técnicas e com e sem ação embelezadora selecionada e organizada surgiu a probabilidade de arte.E como forma de arte tornou-se a expressão consciente da interpretação do artista, uma linguagem especial. Após os anos 60, expandiu-se pelo mundo inteiro. A dança é uma forma de expressão corporal criada na formação de um fato ou idéia, uma sensação ou sentimento, o qual é transmitido pelo dançarino através do movimento. É a forma do dançarino falar com seu corpo. Assim, dançar é transmitir um certo estado de espírito, uma maneira de se ver e de ser transmitido, de sentir plenamente seu corpo e o utilizar para conhecer outros sentimentos. Seu aspecto educacional, deve aliceçar-se no pressuposto básico de que a interação aluno/professor é o suporte estrutural para a concretização do fenômeno educativo. Em seu envolvimento no processo ensino-aprendizagem, sejam tão significativas quanto o permitam suas potencialidades e necessidades. O professor deve proporcionar situações que permitam desenvolver as habilidades de acordo com a fase evolutiva em que se situa a turma ou alunos e com o interesse que leva à ação. O papel do professor ao ensinar a dança, não é direcionar o aluno dizendo o que ele vai coreografar, mas ele pode ajudar o estudante através de instruções sobre seu instrumento artístico-seu corpo, e seu meio artísitico - ele pode mostrar aos alunos como controlar o movimento do seu corpo afim de que ele responda eficientemente à suas necessidades expressivas. Como? dando a ele os princípios da forma artística que vão auxiliá-los na composição e no julgamento de seus esforços artísticos, expondo os mesmos a uma grande variedade de estímulos e efeitos criativos , ampliando assim, sua experiência e visão para as potencialidades expressivas de seu meio artístico. (Mariani,Míriam ,1990) Na dança no ensino fundamental e médio , o aluno vai aprimorar-se principalmente em consciência e equilíbrio corporal, coordenação, orientação espaço-temporal,criatividade, o rítmo, espírito grupal , auto-estima , aprimoramento físico e mental, etc... Dê uma olhada na monografia de Maria Inês e leia o que ela pensa sobre o assunto. Não temos contato ainda com escolas que façam este tipo de trabalho diretamente, mas esperamos que outras partes possam contribuir com sua dúvida no futuro. Eu particularmente, já trabalhei a dança no ensino fundamental e médio e foi encarado com muito sucesso tanto pela diretoria,como pelos pais e próprios alunos que adoram ensaiar coreografias, se reunirem nos recreios e fins de semana para ensaios ,bolando coreografias, fantasias etc. Este tipo de atividade mobiliza a todos, tanto a escola como familiares dos alunos, proporcionando uma integração geral trazendo benefícios múltiplos a todos . Obrigada e volte sempre ! 25.
Atividade Física e Envelhecimento
- 13/04/00 Olá Selma, o envelhecimento faz parte de um processo que tem início na concepção. Por volta dos 30 anos , a pessoa começa a experimentar um declínio gradual, geralmente sutil, das características da aptidão , incluindo a resistência cardiovascular, a força e resistências musculares e a flexibilidade. Após os 60 anos, os sinais de envelhecimento tornam-se mais óbvios e ocorre uma evidência substancial de que este declínio natural pode ser aumentado pelo estilo de vida sedentário. Felizmente , pesquisas já demonstraram que o exercício pode retardar significativamente o processo natural de envelhecimento, assim como remover os resíduos negativos causados pelos hábitos sedentários. Algumas mudanças: *É comum as pessoas ganharem peso continuamente até 50 -60 anos (devido a diminuição do metabolismo basal ), aumentando o percentual de gordura e diminuição da massa magra corporal. *Ocorre uma diminuição no número e tamanho das fibras musculares assim como os elementos contráteis do músculo esquelético, especialmente fibras de contração rápida. *A flexibilidade articular pode diminuir, talvez como resultante de distúrbios músculo-esqueléticos ocorridos com o processo do envelhecimento como a artrite e artroses. *A massa óssea pode diminuir com a idade, principalmente nas mulheres podendo a desencadear a osteosporose (neste caso evitar atividades que exijam impacto) *O VO² máx diminui cerca de 8-10% por cada década de envelhecimento a partir dos 30. Acredita-se que seja devido a diminuição do batimento cardíaco sendo que nas pessoas sedentárias esse valor chega ao dobro. O exercício pode gerar alterações fisiológicas citadas acima beneficiando o praticante no sentido do retardamento da velhice e melhoramento das condições físicas, psicológicas e sociais . Pode tentar conseguir também em inglês algum material no seguinte endereço: www.archives-pmr.org Boa sorte e até a próxima! 26.
Benefícios da Atividade
Física - 13/04/00 Olá Arnaldo, são muitas as alterações decorrentes da atividade física na vida de um indivíduo . Ao se exercitar aerobicamente , em atividades do tipo natação, caminhada, corrida, hidroginástica, ginástica aeróbica, ciclismo , etc... ocorrem mudanças a nível do sistema cardiovascular e respiratório que vão gerar inúmeros benefícios ao praticante. A hipertensão impõe um estresse crônico à função cardiovascular. O treinamento aeróbico regular pode acarretar reduções significativas nas pressões sistólicas e diastólicas em repouso e durante o exercício submáximo pois a compressão e o relaxamento das veias, pela ação dos músculos esqueléticos , transferem considerável energia capaz de facilitar o retorno venoso fazendo com que melhore o equilíbrio da pressão arterial e com o aumento do fluxo sanguíneo, o calíbre das veias e artérias é aumentado consequentemente facilitandondo essa normalização. Nos hipertensos não graves e naqueles com hipertensão controlada, os exercícios aeróbicos e e anaeróbicos com poucas repetições e cargas podem ser indicados e mesmo assim sob supervisão médica . Os isométricos são contra-indicados porque aumentam ainda mais a pressão, principalmente a diastólica. Leia mais: Musculação para Hipertensos colesterol: O colesterol e o triglicérídeos são os dois lípídios mais comuns associados com o risco de doenças coronarianas . O exato mecanismo pelo qual a elevação nos lipídeos sanguíneos afeta o desenvolvimento de doenças coronarianas é desconhecido mas há evidências de que altos níveis de lipídeos sanguíneos com a maior incidência dessas doenças. Em muitos casos os lipídeos elevados estão relacionados com o consumo de dietas ricas em gorduras saturadas e colesterol. O aumento de LDL no organismo é altamente prejudicial enquanto que o de HDL possa retardar o acúmulo de colesterol nas células por bloquear diretamente sua captação de LDL. O exercício pode aumentar níveis de HDL no sangue além de reduzir o percentual de gordura nos obesos. A osteosporose (osso poroso) é uma
diminuição da densidade óssea causada por
distúrbio do metabolismo do osso por conta do cálcio.
Acomete mais as mulheres e principalmente após os 40 anos
pela diminuição do estrógeno. Infelizmente
a atividade fisica não cura a doença mas é fundamental
como parte do tratamento porque ajuda a estacionar a desmineralização óssea
juntamente com a dieta e medicamentos. Por outro lado , exercícios
regulares , principalmente aeróbicos são importantes
para evitar o surgimento dessa patologia. Diabetes: Muitos dos indivíduos obesos diabéticos ao se exercitar, conseguem reduzir os níveis plasmáticos em repouso de insulina, bem como a produção de insulina durante a tolerância a glicose, fatos estes que constituem, ambos, evidências de uma melhor sensibilidade a insulina . Essa sensibilidade , induzida pelo treinamento com os exercícios é uma terapia importante , que pode resultar, finalmente , numa menor necessidade de insulina por parte dos indivíduos que são dependentes dela. Veja as recomendações do American Council on Exercise (EUA) de exercícios para Diabéticos : http://www.acefitness.org/nativeamerican/menu.cfm até a próxima! 27.
Exercícios para Obesos,
Diabéticos e Hipertensos - 13/04/00 Olá caroline, de acordo com Dâmaso et alii, 1994, o exercício mais indicado para o combate a obesidade são os aeróbicos, de média ou longa duração, que envolvem grandes grupos musculares . Tais exercícios apresentam um custo calórico de moderado a alto. Assim, exercícios como caminhar, trotar, correr, pedalar , nadar e praticar a hidroginástica são considerados os mais apropriados para esta finalidade. O mesmo se aplica a diabetes e pressão alta. O exercícios de endurance podem regular o açucar no sangue diminuindo a necessidade de insulina nos praticantes dependentes dela as durações das sessões devem ser curta , de 20 a 30 minutos, porém quase diárias para os diabéticos .Se aumentarmos muito a duração das sessões , o diabético pode correr o risco de apresentar hipoglicemia durante os exercícios ou nas 24-48 seguintes. E ainda nos indivíduos hipertensos ver acima. Para indivíduos obesos que geralmente apresentam algum desses problemas citados é indicado que além de exercícios aeróbicos procure uma mudança de hábitos de vida mais saúdáveis, como uma alimentação balanceada e adequada em nível de atívidade diária e a prática de exercícios físicos de forma regular. Contudo ,há necessidade de muita dedicação , paciência e conscientização por parte destes indivíduos. Obrigada por participar ! 28.
Hidroginástica e Deep
Water - 14/04/00 Olá Flávia! Temos grande necessidade de estudar este tema pois na atualidade existem poucas pesquisas direcionadas a esta prática não é mesmo? Assim como você, eu e outros profissionais estamos a procura. Temos alguns pesquisadores na área , mas nossa equipe pesquisou que o Prof. Kruel tem desenvolvido muitos trabalhos sobre o tema e temos a liberdade de passar -lhe seu e-mail: lfkruel@adufrgs.ufrgs.br , pode tentar obter maiores informações. Caso isso aconteça não exite em nos repassar ok? Além disso, sugerimos dois livros bem interessantes :*The Complete Waterpower Workout Book : Program for Fitness, Injury Prevention, and Healing * Water Workouts : A Guide to Fitness, Training, and Performance Enhancement in the Water. Você poderá pedí-lo pela livraria Amazon. Para conseguir aulas práticas procure em : www.turnstep.com/Patterns Boa sorte ! E volte sempre
dividindo seu conhecimento conosco através de aulas práticas,
teses e dicas. 29.
Músicas
de Spinning - 16/04/00 Olá Wellington, pesquisamos por vários sites inclusive através de nossa franquia amazon, eles não possuem no momento o "wireless microphone" é como se chama em inglês. Mas pode entrar em sites de busca como www.uol.com.br , www.cade.com.br e colocar o nome no local da busca que vão listar uma porção de links onde poderá comprar pela internet. Agora para comprar os cd's
específicos ou fitas de spinning clique
aqui (comprará direto do site de Johnny G. ao escolher shopping
) no brasil ainda não temos notícias . Seu anúncio também
está na sessão de compra e venda . Boa sorte !! 30.
Lesões
no Joelho no Nado de Peito - 18/04/00 Olá Sabrina,agradecemos o elogio ! Procuramos seu pedido pelos artigos brasileiros das revistas e infelizmente não encontramos nada específico , haviam muitos artigos sobre lesões de ombro e coluna no nado de peito que é algo mais comum . Mas encontramos em artigos em inglês abaixo, eles falam de lesões em geral e modo exato de batimento de pernas que poderá lhe dar uma luz. www.efit.com/servlet/article/12262.html (
sobre lesões no nado de peito) Abaixo também estamos sugerindo um endereço para que você procure por si algum artigo dentro do assunto , pois é muito vasto o campo de informações. www.physsportsmed.com/resource.htm (the physician sports medicine) Boa Sorte ! 31. Homens x Mulheres - 21/04/00 O desempenho atlético do homem é sempre
melhor que o da mulher. Primeiro, porque o homem tem vantagens na quantidade
de massa muscular. Enquanto os músculos dos homens representam 40% de
seu peso o percentual na mulher não passa de 33%. Por isso, Marcelo, deve se
evitar que mulheres treinem com os homens para que um não prejudique
o desempenho do outro ! Boa sorte ! 32. Aquecimento - 26/04/00 Olá Rosa, obrigada pela sua participação. Em primeiro lugar, Rosa,
o aquecimento tem sido um tema de muita discussão entre os educadores e fisiologistas, existem várias
opiniões sobre o assunto ,mas, segundo Weineck, 1989, um cientista alemão,
o aquecimento engloba atividades úteis para estabelecer o estado ótimo
de preparação psicofísica e coordenativo-cinestésica
e para prevenir as contusões. No aquecimento Geral, as possiblidades funcionais do organismo em seu conjunto devem ser levadas a um nível superior, isto é, obtido através de exercícios que servem para aquecer os grandes grupos musculares (por exemplo: aquecimento pela corrida). No aquecimento Específico, o aquecimento efetua-se especificamente, conforme a modalidade, isto quer dizer que aí são executados movimentos que servem para aquecer os músculos em relação direta com o esporte considerado. O Aquecimento geral deve
preceder o específico. Eles
ainda podem ser divididos em Ativo, passivo e mentalmente ou de forma combinada. Efeito: O aquecimento tem
entre outras missões, harmonizar
entre si, de maneira ótima , todos os sistemas funcionais que contribuem
para determinar a capacidade de performance do esportista. Efeito sobre as funções
cardiovasculares: Efeito no sistema respiratório: Efeito na musculatura: Melhorar a alimentação em energia e oxigênio
no músculo ; Efeito nos parâmetros psicológicos: Como aquecimento, cada modalidade tem sua forma particular de agir, mas seu objetivo geral é sempre iniciar a movimentação da musculatura utilizada durante a parte mais ativa da aula ou esporte, ou seja, na hidroginástica por exemplo: se em uma aula vamos utilizar a musculatura total, iniciamos com um deslocamento lento ou até um trote dentro da piscina e em seguida alongamentos para que seja preparado o corpo para o movimentos mais intensos em seguida. Isso ocorre com qualquer modalidade mas é bem particular. Nós educadores físicos não tratamos da parte vocal (deve consultar um fonoaldiólogo). Mas se analizarmos as pesquisas citadas acima, poderemos entender o porquê da importância do aquecimento vocal para os cantores e atores. Até a próxima
! 33.
Dicas de Natação - 28/04/00 Oi Elisabeth, como você não especificou o tipo de dica que gostaria de receber vamos generalizar seu pedido lhe dando algumas especificações desta faixa etária: Para falarmos de natação e criança temos que primeiramente entender de desenvolvimento das capacidades físicas da criança. Nesta faixa etária de 3-8 anos a criança está basicamente em formação. É na natação que ela pode dar maior amplitude ao desenvolvimento do Esquema corporal ( a representação mental do próprio corpo, seus segmentos, suas possibilidades de movimento e suas limitações espaciais), tonicidade (a criança vai aprender a controlar sua musculatura , quando contrair e quando relaxar), controle respiratório (a criança vai aprender várias situações de respiração, explorado expiração nasal e oral, inspiração nasal e oral, sensações toráxicas , sensações abdominais, apnéia), lateralidade ( a criança vai entender que tem dois lados , duas metades que não são totalmente iguais), equilíbrio (é o estado em que a criança vai poder manter uma atividade ou gestos, ficar imóvel ou locomover-se utilizando da gravidade ou resistindo-a. Na natação se a criança não a tem equilíbrio se sente totalmente insegura e tensa), Percepção espaço-temporal ( com o entendimento do espaço e tempo a criança vai poder movimentar-se e reconhecer-se no espaço, como também dar sequência aos seus gestos, situando seu corpo e coordenando sua atividade) coordenação ( associação da consciência à ação), Ritmo (a criança vai aprender quando iniciar ou terminar um movimento e quando ). Particularidades por idade: Adaptação I (+ou-3-5 anos) : Iniciação do domínio aquático dos 4 nados, usar brinquedos e músicas, a criança gosta de água da aula e dos professores, trabalhar : apnéia, sustentação , flutuação, mergulho da posição sentada e saltos. Desenvolver brincadeiras e passeio com mudanças de piscina (tipo se tiver uma grande trocar de piscinas) Exemplo: -pegar pedras ou obejtos no fundo da piscina ;- soltar ar dentro da água, respiração frontal andando com a prancha,- passar entre pernas do professor,-nadar cachorrinho ,- atravessar a piscina com prancha só batendo perna e depois sem prancha Adaptação II (+ou-3-5 anos): Tem como objetivo o domínio aquático. Reações básicas dos quatro nados, trabalhos em dupla. Trabalhar: apnéia, mergulho saindo ajoelhado, impulso da borda para a flutuação dorsal , sustentação, propulsão de pernada de crawl, movimentação rudimentar, respiração (soprar bolinhas) nado crawl rudimentar em apnéia. Exemplo: -saltar da borda assentado, -fazer cambalhota na raia,-batendo só pernada por debaixo da água ,-nadar crawl com respiração, -nadar crawl sem prancha e sem respiração com o braço esperando o outro na frente. Iniciação (+ou - 3-5 anos) : tem como objetivo preparar a criança para piscina grande ou nados mais longos. Trabalhar : respiração , sutentação, noção dos quatro nados, trabalho em dupla e mergulho na saída. Desenvolver brincadeiras e dois exercícios por aula de domínio e salvamento próprio. Aulas recreativas. Básico I (+ou- 5-8 anos): Desenvolver o nado Crawl completo (4x1), Iniciação ao costas, domínio e noção dos quatro nados, salvamento próprio, brincadeiras e trabalho em dupla. Básico II (+ou- 5-8 anos): Desenvolver a velocidade no nado crawl (2x1), resistência, aperfeiçoamento da pernada no nado de costas, rotação dos braços, saídas e viradas. Domínio e noção dos quatro nados. Brincadeiras e trabalho em dupla. Aprendizado I ( +ou - de 6 -10 anos) : Corrigir o crawl, costas alavanca, iniciação ao nado de peito (processos pedagógicos), saídas , viradas e chegadas, resistência, início da estimulação para competição, 2 exercícios de domínio por aula, brincadeiras. Aprendizado II (+ou- 7 a 11 anos): Corrigir o crawl e costas , processos pedagógicos do nado de peito, saídas, viradas e chegadas , resistência , velocidade . Estimular a competição. Dois exercícios de domínio por semana.Brincadeiras. Aperfeiçoamento I (+ou- 8-12 anos): Desenvolver o borboleta (processos pedagógicos), revisão dos 3 nados, saídas , viradas e chegadas, resistência, velocidade. Estimular a competição. Dois exercícios de domíno por semana. Brincadeiras. Aperfeiçoamento II (+ou- 8-14 anos): Aperfeiçoar o borboleta, revisão dos 3 nados, saídas ,viradas, chegadas, resistência e velocidade. Desenvolver 2 exerc. de domínio por semana, brincadeiras e estimular a competição. Treinamento ( 9 anos em diante) : Cada professor deve montar seu planejamento do semestre e estimular a competição. Em todas as turmas o professor deve estimular a criança com bate-papos, brincadeiras, fazer um dia de natação com roupa por exemplo, dia do amigo, etc... O professor também pode criar seu próprio cronograma desenvolvendo os nados e aulas de acordo com as capacidades físicas das crianças planejando cada grupo de aulas com determinado objetivo de potencializar as capacidades. Exemplo: aulas para desenvolver o equilíbrio, aulas para desenvolver respiração etc... Agradecemos sua participação e aconselhamos a
você estar ligada pois podem aparecer aulas práticas de natação
no futuro,aliás, aguardamos a sua também, boa sorte ! 34. Hidroterapia e Distrofia Espinhal - 04/05/00 Segundo Lynda Huey e col. 1993, após uma cirurgia de menisco , após 3-5 dias já se poderá fazer algum trabalho na água para a reabilitação. O importante é o paciente ter a pele fechada para que não haja abertura para a contaminação por alguma substância dentro da água. Após a cirurgia o aluno perderá cerca de 15-30 graus de extensão, flexão ou ambos. Quer dizer ele não poderá estender ou fletir facilmente o joelho afetado. Devido a este problema o aluno terá dificuldades em fazer abduções aduções no início. No caso de correções patelares, a reabilitação pode demorar um tempo maior pois o trabalho feito embaixo da pele é superior ao caso anterior. O sangramento persiste por 3 dias ou mais no local, devendo esperar em torno de 7 dias para iniciar o trabalho na água. No caso de cirurgias de rompimento de ligamentos, o tempo é ainda maior pois são tirados parte do tecido muscular ou tendão patelar para reconstruí-lo. O que não acontece com os ligamentos colaterais que demoram cerca de 7 dias para se curarem. Em caso de próteses, pinos e parafusos, o paciente também pode começar a trabalhar em 7 dias. No caso dos alunos terem gesso ou mesmo um protetor , o paciente já pode começar imediatamente com sobrecargas leves. Mas sem gesso , espere cerca de 6 semanas para colocar o pé no chão e adicionar sobrecarga , prefira o Deep Water workout. Na verdade Rosângela, de acordo com o Dr. Luiz Claudio, neurologista consultor da Cooperativa do Fitness, a reabilitação do paciente , tanto em casos de hérnia-de-disco quanto de joelho, é bem individual. A progressão deve ser feita de acordo com a capacidade do aluno e ainda aconselha que a dor seja o limite máximo de uma sobrecarga , ou seja, se o aluno sentir qualquer dor proveniente do exercício deve parar imediatamente, pois o corpo é quem vai ditar o próprio limite. Segundo Dr. Luiz Claudio , o trabalho na água é o mais indicado para estes casos mas o prof. de E.F. deve trabalhar com o paciente após ser liberado pela fisioterapia, assim ele vai estar mais em condições de se adaptar a cargas de trabalho maiores com caneleiras , por exemplo. O melhor a fazer é sempre estar em contato com o ortopedista do paciente. Se possível , ligue para ele e troque idéias para fazer um melhor trabalho. Os exercícios indicados para alunos com hérnia-de-disco também variam de acordo com o caso do aluno, é importante saber para que lado há o deslizamento do núcleo pulposo e qual a gravidade da hérnia. De acordo com o Dr. Luiz Claudio, pacientes em fase aguda de hérnia-de-disco devem repousar , nada mais, ou seja, se a hérnia se encontra inflamada deve evitar movimentos para a maior reabilitação do local. Os melhores exercícios no geral são : abdominais na borda da piscina ou sem apoiar os pés no chão do tipo: -abraçar os joelhos e estender; - tocar a mão direita no pé esquerdo, causando rotação de tronco sem tocar os pés no chão, podendo fazer com espaguete embaixo dos braços; - Pêndulo: (mais avançado, só para os alunos que já não apresentarem dor) pernas na frente braços atrás e braços a frente , pernas atrás, feitos apoiados no espaguete ou com o colete de Deep Water. No geral, são exercícios de flexão e estensão de tronco e rotação feitos sempre respeitando a capacidade do aluno, sem sentir dor. E abusar de alongamentos para cima causando uma abertura entre as vértebras e alongando pára-vertebrais , ísquio-tibiais, ílio-psoas , quadríceps e abdômem. No caso de seu aluno com Distrofia espinhal, o melhor a fazer é consultar um médico de confiança, mas para lhe tranquilar, consultamos o Dr. Luiz também com relação a este problema, mesmo sem saber do real diagnóstico do seu aluno. Ele informa que esta doença é geralmente genética. E seu desenvolvimento pode causar a diminuição dos movimentos gerais do corpo, começando com comprometimentos coxo-femurais e ombro. O que pode se feito ,segundo ele , é enfatizar a musculatura que ainda não se encontra comprometida, pois, a tendência é a perda gradativa da movimentação total do corpo e principalmente pulmonar. Ele não vai reabilitar as partes já comprometidas, então o ideal é tirá-lo do sedentarismo através de movimentos que pode ainda ser capaz de realizar. Para ele você deve ter muito cuidado com a questão do cansaço. Pois como é de se esperar que vá ter um comprometimento pulmonar futuro, ele vai apresentar grativamente uma piora no condicionamento cardio-respiratório. Se você exercitá-lo até a fadiga não vai estar ajudando-o, pelo contrário. Deve preservá-lo e ter bastante cuidado para que ele não sofra falta de oxigenação. Rosângela , não se esqueça que a hidroterapia
ou ginástica não é uma fonte de cura milagrosa. Ela pode
, sim , ajudar a muitos mas existem casos em que nem mesmo a medicina pode
resolver. Fique tranquila e tente fazer o melhor de si para mantê-lo
sempre motivado mas não se sinta responsável por algo que não
está a seu alcance . Boa sorte ! e um abraço. 35.
Exercício
x Vestimenta - 6/05/00 A vestimenta, segundo Mcardle,1992, isola o corpo do meio ambiente em que se encontra. Pode reduzir o ganho de calor radiante num meio ambiente quente ou retardar a perda de calor por condução e convecção no frio. Para proporcionar isolamento em relação ao frio, o tecido aprisiona o ar que a seguir, se torna quente. Como tanto a roupa quanto o ar são mãos condutores de calor, forma-se uma barreira para a perda de calor ; quanto mais espessa for a zona de ar aprisionado perto da pele, mais eficiente será o isolamento. Por esta razão, várias camadas de roupa leve , ou trajes forrados com pele de animais, couro ou tecidos sintéticos (com numerosas camadas de ar aprisionado) proporcionam um isolamento muito maior que uma única camada espessa de roupa de inverno. Roupas como tecidos de lã ou polipropileno isolam muito bem e secam a transpiração com muita rapidez. Quando a vestimenta se torna úmida, perde cerca de 90% de suas propriedades isolantes e acaba facilitando a transferência de calor a partir do corpo, pois a água conduz o calor muito mais rapidamente que o ar. Ao se exercitar no frio o problema não consiste num isolamento do frio mas proporcionar uma melhor dissipação do calor metabólico produzido durante o exercício, através da grossa camada da vestimenta. Certos esportes resolvem este problema colocando várias camadas durante o início da atividade e vão removendo assim que o corpo atinge certa temperatura. A melhor vestimenta para climas frios parece ser as impermeáveis ao movimento do ar, porém que permita a saída do vapor de água a partir da pele através da roupa, no caso de ocorrer a transpiração. Caso isso não ocorra o atleta corre o risco de sofrer hipertermia. Para esportes feitos no tempo quente: uma roupa seca por mais leve que seja retarda a permuta de calor, se comparada com a mesma roupa úmida. Na verdade o suor na roupa ou seja, a roupa suada é um grande benefício pois, a evaporação se processa somente quando a roupa fica totalmente úmida. Materiais diferentes absorvem água com velocidades diferentes. Os algodões e os linhos absorvem prontamente a umidade. Por outro lado as vestimentas "suadoras"como: plástico e borracha produzem uma umidade alta perto da pele e retardam a vaporização da umidade a partir da superfície cutânea impedindo o esfriamento do corpo através da evaporação do suor. A melhor vestimenta para tempos quentes deve ser folgada, para permitir a circulaçào livre do ar entre a pele e o meio ambiente, jogando o suor para fora da pele. A cor também é importante, pois as cores escuras absorvem a luz e facilitam o ganho de calor radiante, enquanto que as cores claras refletem os raios quentes. Então Luciana, para atividades do tipo aeróbicas e musculação , principalmente no Brasil, um país tropical, os praticantes devem usar o mínimo de roupas possível sendo elas folgadas , para permitir maior circulação de ar ; leves e de cor clara, para refletir o calor, principalmente se praticar ao ar livre e que sejam porosas (furinhos para permitir a evaporação ), Williams, 1995. Em academias na atualidade tenho visto, particularmente , roupas feitas de supplex, algodão, cotton,etc. Dê uma olhada nos seguintes
sites: Existe um tecido especial de lycra desenvolvido pela CoolMax®, uma empresa americana que dizem evaporar com mais facilidade o suor do tecido, se desejar consulte: http://www.sweatitout.com/sci.htm Desejamos boa sorte e se
encontrar algo de novo , por favor divida com todos nós usuários da Cooperativa. Um abraço
!
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