Sex, 12/12/08 17:08 CAMINHADA
-Produz os mesmos benefícios da corrida
, do ciclismo e da natação, se tratando de efeitos
aeróbicos; Saiba Como Fazer Uma Caminhada Não existe um exercício
mais democrático que a caminhada, trata-se de um exercício
aberto a qualquer pessoa fisicamente sadia e que não tenha
problemas articulares principalmente nos quadris, pés e
joelhos. Observação Nunca comece seus exercícios em jejum (isso não vai fazer você perder mais peso e seu organismo vai precisar de energia pra gastar), mas não quer dizer que deva tomar um café/almoço, ou seja exagerado. Use o bom senso e coma alimentos de fácil digestão, antes de sua caminhada; Se estiver chovendo, pode-se optar por caminhar em locais cobertos como, shopping centers e garagens de prédio (aproveite e suba escadas e rampas) mas sem se distrair ou perder o ritmo; Anote em uma tabela a evolução do seu treinamento. Isso vai aumentar sua motivação; Faça uma avaliação física com um professor de Educação Física, nível superior, e uma cardiológica se necessário for, com seu médico; Obs: somente passar para "jogging" e corridas quando o praticante conseguir um bom condicionamento físico, ou seja, quando observar que o percurso está fácil e/ou o aumento do tempo de caminhada já não estiver sendo sobrecarga. Mantenha-se ativo (a)! Gasto Calórico na Caminhada no plano sem Carregar sobrecarga : 6,5 x peso (kg) x Tempo da caminhada (min.) / 60min. Gasto Calórico na Caminhada na subida sem carregar sobrecarga: 7,0 x peso (kg) x Tempo da caminhada(min.) /60min. Gasto Calórico na Caminhada na descida sem carregar sobrecarga: 3,0 x peso (kg) x Tempo da caminhada(min.)/60min. Qual é a Melhor atividade, Correr ou Caminhar? CAMINHAR ou CORRER ao ar livre
podem ser ambas maneiras simples e prazerosas de se entrar em forma.
Porém, existem muitas questões a respeito da forma de praticar
e vantagens de uma sobre a outra no sentido de emagrecer e conseguir
um condicionamento físico geral. Ambas as atividades proporcionam
melhora do condicionamento cardiorespiratório e fortalecimento
dos músculos dos membros inferiores, favorecendo a perda de gordura,
porém, o que seria melhor com relação aos riscos e contra-indicações? Quanto ao rítmo, ele é individual ! Caminhar muito devagar pode não observar retorno, pois a perda calórica, tanto quanto a obtenção dos benefícios da atividade aeróbia, é determinada pela intensidade (dificuldade) do exercício. Um método simples é usar a Tabela de Percepção Subjetiva do Esforço fazendo de sua caminhada um trabalho aeróbio dentro de sua Zona Alvo de Treinamento. Evite a caminhadas do tipo vendo vitrine de lojas. Deve sentir um discreto cansaço. O ato de Correr é tão eficiente quanto a caminhada para a perda de peso, embora o resultado seja conseguido com maior rapidez . Observa-se uma relativa melhora na capacidade aeróbica dos praticantes, além da queima calórica ser superior. Qualquer pessoa normal, pode iniciar um programa da mesma forma que a caminhada, porém, um alerta: se a pessoa estiver acima do peso, ou possuir lesões articulares que possam piorar com o impacto, não é aconselhável a prática da corrida de imediato. Se tiver complicações cardíacas deve ser monitorado por um profissional competente. É preciso também escolher o tênis adequado para amortecer o impacto das passadas e usar roupas leves e claras que absorvam o suor. Quanto ao solo, prefira grama, terra ou areia batida e procure evitar paralelepípedos, asfaltos e terrenos irregulares, ou então, prefira a esteira rolante. A maioria tem um sistema de amortecimento próprio. Em geral, é importante que o indivíduo faça antes de iniciar a prática destas atividades, uma avaliação geral da saúde com um médico caso respondam "sim" a alguma das perguntas no PAR-Q ou que possuam 2 ou mais fatores de risco no teste (2) * clique aqui * . Do mesmo modo, é importante que se faça um bom aquecimento, alongando os músculos antes de serem exercitados. Para correr, comece em rítmo lento e vá aumentando gradativamente até estabelecer o ritmo desejado e quando for terminar sua corrida vá diminuindo a velocidade da passada para que o corpo possa ir gradualmente entrando no estado de equilíbrio basal. Nunca pare bruscamente sua corrida. Em seguida faça os alongamentos finais. Lêmbre-se de Monitorar sua Frequência Cardíaca, antes, durante e após para verificar se o exercício não está sendo estressante ou muito fácil para você. Caso a corrida esteja elevando, demasiadamente, sua frequência cardíaca, volte a caminhar a fim de adquirir um condicionamento necessário para a prática da Corrida.
Diferenças da Marcha e Corrida A marcha e a corrida são movimentos cíclicos em que dois passos consecutivos ou um passo duplo realizam um ciclo completo. No passo duplo realizam-se todas as fases do movimento de corrida, e o ciclo seguinte inicia-se sem interrupção. Neste ciclo, as duas pernas desempenham alternadamente funções de apoio e de balanço. A principal diferença entre a marcha e a corrida é que, na marcha, há sempre um pé em contato com o terreno; na corrida, este contato é temporariamente interrompido (fase de apoio). Como o padrão básico do movimento o estudo é o mesmo para ambas corrida e marcha. (Fonte: Atletismo-Schmolinsky,1977)
Caminhar.com (Renato Aizenman)
|
|:::: Cooperativa do Fitness - Todos os direitos reservados - BH - MG - Na internet desde 05/12/1999 ::::| |