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2028. Faculdade de Lazer, recreação
e entretenimento - 04/11/2005
Existe faculdade de Lazer, recreação e entretenimento no Brasil?
Adoraria cursar algo nesta área mais não encontro! Janaína
Oi Janaína, vamos ver o que nos aconselha o Prof. Maurício Leandro
(Choquito):
Existe sim! Na USP - Leste na cidade de São Paulo. Informe-se
pelo site: http://www.uspleste.usp.br/ procure
Coordenadora do Curso: Profa. Dra. Beatriz Helena Gelas Lage. Grato pela participação
e aguardamos novas questões!
Boa Sorte! Profº Mauricio "Choquito"
Veja também a participação do Prof. Volney Paulo Guaranha(currículo)
lhe indica o seguinte:
Olá Janaina. Sim existe faculdade de lazer recreação
e entretenimento. A Anhembi Morumbi tem um curso de três anos de lazer
e entretenimento. A Unicamp também possue. Essas são as faculdades
mais próximas de você. Além dos cursos de Educaão
Física e Turismo possuírem uma disciplina de lazer e recreação.
Prof. Volney Paulo Guaranha ®
2029. Diferença entre recreação
e atividades lúdicas- 04/11/2005
Gostaria de saber se existe alguma diferença entre recreação
e atividades lúdicas ? Poliana Mota Novaes
Oi Poliana, vamos ver o que nos traz o Prof. Maurício Leandro (Choquito):
Olá Poliana! Para entendermos as diferenças é necessário
que saibamos as conceituações. Vamos lá: A palavra recreação
provém do verbo latino recreare, que significa recrear, reproduzir, renovar.
Recreação é a atividade física ou mental a qual o
indivíduo é naturalmente impelido a satisfazer necessidades de
ordem física, psíquica e social, de cuja realização
lhe advém o prazer.
Na recreação o objetivo é recrear, sem
querer buscar qualquer tipo de retorno, sem esperar benefícios ou resultados
específicos. A recreação deve ser escolhida livremente e
praticada espontâneamente . Deve trazer prazer e proporcionar o exercício
da criatividade, não havendo cobranças. Lúdico: Vem do Latim
Ludus e significa brincar, mas ele inserido na vida do homem ajuda na concepção
de seu conhecimento como homem em seu mundo.
O desenvolvimento da ludicidade, não pode ser considerado
apenas como uma diversão, mas sim como auxílio da aprendizagem
e desenvolvimento pessoal, social e cultural. Então está aí mostrado
que algumas diferenças são com relação aos objetivos,
e forma de utilização tanto da recreação quanto da
ludicidade. Grato pela participação e aguardamos novas questões!
Boa Sorte! Profº Mauricio "Choquito"
Veja também a participação do Prof. Volney Paulo
Guaranha(currículo):
Olá Poliana! Existe sim, recreação são
todas atividades que o individuo procura praticar em seu tempo livre buscando
sua satisfação. As atividades lúdicas são também
atividades onde o indivíduo as procura, porém a diferença é que
nas atividades lúdicas o praticante para obter o resultado da ludicidade
ele deve se entregar totalmente a atividade transformando-a em divertida, alegre
e que cause um bem-estar em quem procura este estado de espírito. Uma
atividade recreativa pode pode não obter esse resultado. Prof. Volney
Paulo Guaranha ®
Referências Bibliográficas
CAVALLARI,
Vinicius Ricardo & ZACHARIAS, Vany. Trabalhando com a Recreação.
São Paulo, Ícone: 1994.
RIZZI,
Leonor & HAYDT, Regina Célia. Atividades Lúdicas
na Educação da Criança..Sao Paulo. Atica.1994.
GUEDES,
Maria Hermínia de Sousa. Oficina da brincadeira. Rio de Janeiro.
Sprint: 2000.
2030. Relação da terceira idade x
auto-estima x recreação- 06/11/2005
Gostaria de saber a relação da terceira idade x auto-estima x recreação,
pois minha monografia fala sobre esse tema e não estou encontrando muita
coisa sobre auto-estima. Marcela
Marcela, vamos ver o que nos retornou o Prof. Maurício Leandro (Choquito):
Olá Marcela! Você vai encontrar literatura sobre
auto-estima em livros de psicologia. Sugiro que você vá a uma biblioteca
pública e procure livros desse ramos de pesquisa. Grato pela participação
e aguardamos novas questões! Boa Sorte! Profº Mauricio "Choquito"
Veja também o que retorna o Prof. Volney Paulo Guaranha(currículo):
Oi Marcela! Antes de mais nada hoje esta sendo colocado em
pratica o termo melhor idade ao invés de terceira idade. Você irá encontrar
sobre a auto-estima em obras publicadas na área de psicologia. Após
uma idade avançada os idosos buscam atividades onde se sintam bem. São
pessoas desprovidas da ridicularização, aceitam bem a derrota,
trabalham em equipe e valorização atividades lúdicas. O
fato de eles procurarem a recreação com o intuito de extravasamento,
isso auxilia na auto-estima. Prof. Volney Paulo Guaranha ® - Cref 008838G-SP
Referências Bibliográficas
DUMAZEDIER, Joffre. A revolução Cultural do Tempo Livre. São
Paulo. Nobel:1994.
CAMARGO,
Luiz O. Lima. Educação para o Lazer. São Paulo.
Moderna: 1998.
2031. A
atuação do recreador em parques
temáticos- 06/11/2005
Sou estudante do curso de turismo na Faculdade Unisal de Lorena-SP,
eu tenho
que fazer um trabalho sobre recreação em parques aquáticos,
temáticos e de diversões. Eu preciso saber qual a atuação
do recreador nessas áreas. Já procurei, mas não há muitos
materiais sobre isso. Loren Godoi
Oi Loren, vamos ver o que nos retornou o Prof. Maurício Leandro (Choquito):
Olá Loren! Enviaremos informações assim
que você nos enviar seu e-mail. Mas vamos a uma breve explanação
sobre sua questão. Em parques temáticos a atuação
de recreadores é restrita por causa das atrações que são
os próprios brinquedos. A atração do parque são as
estruturas que causam vertigem, adrenalina, o famoso "frio na barriga",
e portanto a atuação desse profissional se reserva no auxílio à criação
de estratégias de motivação e atração do público
específico. Visite a website da Unicamp - www.unicamp.br e
procure por Grupo GALE, um grupo de estudos que tem discutido essa questão
de parques temáticos. Grato pela participação e aguardamos
novas questões!
Boa Sorte! Profº Mauricio "Choquito"
o Prof. Volney Paulo Guaranha(currículo),
gentilmente lhe retorna o seguinte:
Olá Loren, existem duas associações que
envolvem parques de diversões: o site do Sindepar e a Adibra (Associação
Brasileira de Parques de Diversão). Talvez lá você encontre
algumas informações sobre o assunto que você procura.
Prof. Volney Paulo Guaranha ® - Cref 008838G-SP
Referências Bibliográficas: Sites: www.adibra.com.br e www.sindepar.com.br
2032. Recreação como forma de interação
no grupo na educação infantil - 06/11/2005
Como aplicar a recreação como forma de interação
no grupo na educação infantil, sem disperçar os alunos e
transmitindo de forma clara o objeto de estudo abordado na dinâmica? Viviane
Kelly
Viviane, veja a opinião de nosso consultor Prof. Maurício Leandro
(Choquito):
Olá Viviane! É preciso ter o máximo das
técnicas possíveis para que sua aplicação seja clara,
objetiva, coesa, interessante e produtiva. Você deve entender as características
dessa faixa etária, sua necessidades e sua forma de participação
em atividades recreativas. Deve analisar os objetivos da dinâmica escolhida,
os seus e os dos participantes afim de verificar se os objetivos estão
canalizados, podendo assim ser mais fácil de ser atingido. Com relação
aos alunos dispersarem, dependerá de alguns fatores. A atividade deverá ser
muito atrativa, explicada com simplicidade e carisma.
Grato pela participação e aguardamos novas questões! Boa
Sorte! Profº Mauricio "Choquito"
Também participa conosco o Prof. Volney Paulo Guaranha(currículo):
Olá Vivi, quando o público é a educação
infantil aconselho a você utilizar de alguns recursos como histórias
contadas e fantasias. Sabe que o poder de concentração desse publico é pouco,
utlizando-se dessas estratégias a concentração deles aumenta
e também a maneira de como você irá conduzir as atividades.
Prof. Volney Paulo Guaranha ®
Referências Bibliográficas
RIZZI,
Leonor & HAYDT, Regina Célia. Atividades Lúdicas
na Educação da Criança..Sao Paulo. Atica.1994.
GALLARDO, Jorge Sergio Pérez. A Criança em Movimento. Jogo, prazer
e transformação. São Paulo. FTD. 1998.
AZEVEDO, Ricardo. Armazém do Folclore. São Paulo. Atica: 1998.
2033. Quais são
os tipos de recreação
utilizados em acampamentos? - 06/11/2005 - Wagner Catilho
Wagner, veja a opinião de nosso consultor Prof. Maurício Leandro
(Choquito):
Olá Wagner! Jogos, brincadeiras, atividades pré-desportivas,
sócio-integrativas, aquáticas (caso tenha a estrutura de uma piscina),
mas principalmente educativas. Dê uma olhada nesse livro que indico, pois
lhe será útil: CIVITATE, Hector. Acampamento: organização
e atividades. Rio de Janeiro. Sprint, 2000.
Grato pela participação e aguardamos novas questões! Boa
Sorte! Profº Mauricio "Choquito"
Nosso consultor Prof. Volney Paulo Guaranha(currículo)
lhe retorna:
Olá Wagner, todos os tipos de recreação.
Vai depender da filosofia do acantonamento o acampamento irá adotar. Entre
elas estão as recreações educacionais, de integração,
esportivas, sociais, culturais, artísticas e por fim as turísticas.
Prof. Volney Paulo Guaranha ® - Cref 008838G-SP
referências Bibliográficas
MARCELLINO,
Nelson Carvalho. Lazer: Formação e Atuação Profissional.
Campinas, Sp. Papirus: 1995.
CAMARGO, Luiz O. Lima. O que é lazer? São Paulo. Brasiliense:
PIMENTEL, Giuliano. Lazer: Fundamentos, Estratégias e Atuação
Profissional.Jundiaí. Fontoura: 2003.
2034. Atividades para clube no carnaval - 06/11/2005
Queria saber quais atividades posso inserir em um clube durante os
dias de carnaval no período diurno. Eneida Geórgia
Lima
Oi Eneida, veja a sugestão de nosso consultor Prof. Maurício
Leandro (Choquito):
Olá Eneida! Sugerimos atividades que tenham a ver com
o tema em questão, ou data comemorativa, no caso o carnaval. Utilize fantasias,
personagens para darmos ênfase ao evento a ser promovido pelo clube. Ressalto
que estamos respondendo de forma ampla por não termos informações
sobre a faixa etária, infra-estrutura, objetivos, recursos materiais.
Grato pela participação e aguardamos novas questões! Boa
Sorte! Profº Mauricio "Choquito"
Veja também a sugestão do Prof. Volney Paulo Guaranha(currículo)
:
Olá Eneida, vai depender de sua criatividade e do público
que você ira trabalhar. Seleciono para você as infalíveis
gincanas de solicitações, de estafetas, de circuitos. Alguns caças
ao tesouro, aproveitando a data inclua em sua apresentação fantasia
para enriquecer seu trabalho e por fim algumas atividades pré desportivas
e adaptadas.
Prof. Volney Paulo Guaranha ® - Cref 008838G-SP
Referências Bibliográficas
CIVIATE,
Hector. Jogos Recreativos para clubes, academias, hotéis,
acampamentos, Spas e colônias de férias. Rio de
Janeiro. Sprint: 2001.
SOLER,
Reinaldo. Jogos Cooperativos. Rio de Janeiro. Sprint: 2003
.MORENO,
Guilherme. Recreação 1000 com acessórios. Rio
de Janeiro. Sprint: 1999.
2035. Dinâmicas
para auto-conhecimento infantil - 06/11/2005
Gostaria de saber sobre dinâmicas onde as crianças possam
pensar sobre si, se conhecerem melhor. Perla KelinKamers
Perla, veja a sugestão de nosso consultor Prof. Maurício
Leandro (Choquito):
Olá Perla! Aqui mesmo nos site da cooperativa
tem um link onde há várias dinâmicas que podem ser aplicadas
com esse objetivo específico. Veja lá: http://www.cdof.com.br/recrea10.htm
Grato pela participação e aguardamos novas questões! Boa
Sorte!
Profº Mauricio "Choquito"
Lhe sugere o Prof. Volney Paulo Guaranha(currículo)
:
Olá Perla, existem inúmeros livros publicados
sobre este assunto, algumas dessas obras indico nas referências. Não
se esqueça de que quando se trabalha com crianças o que elas querem é agitação,
mas há dinâmicas que acoplam este conceitos. Toda dinâmica
você poderá abordar alguma conscientização e reflexão
com o grupo que está trabalhando. Com isso você fará um trabalho
de auto-reflexão e auto-conhecimento.
Prof. Volney Paulo Guaranha ® - Cref 008838G-SP
Referências Bibliográficas
RIZZI,
Leonor & HAYDT, Regina Célia. Atividades Lúdicas
na Educação da Criança..Sao Paulo. Atica.1994.
GALLARDO, Jorge Sergio Pérez. A Criança em Movimento. Jogo, prazer
e transformação. São Paulo. FTD. 1998.
AZEVEDO, Ricardo. Armazém do Folclore. São Paulo. Atica: 1998.
CATUNDA, Ricardo. Recriando a Recreação. Rio de Janeiro. Sprint:
2002
2036. Testes
para avaliação motora
- 06/11/2005
Alguns Testes para avaliação motora. Álvaro
Pereira
Olá Alvaro, nosso consultor Prof. Ms. Fabio Luiz Gouvea(currículo)
lhe recomenda:
Recomendo os livros do Dartagnan P. Guedes e Joana E.P. Guedes
(1997, capa azul e verde, não me lembro bem o nome dele), e os livros
de Medidas
e Avaliação - em ciências do esporte - ROCHA, Paulo Eduardo
Carnaval Pereira da, além do "Testes em ciências do esporte" do
Prof. Dr. Viktor Matsudo (celafiscs) . Um abraço a todos, Fabião
2037. Estudante de Fisioterapia pode atuar como
Watsuterapeuta? - 06/11/2005
Sou formada em Educação Física, terapeuta em Watsu e estudante
do 8º semestre de fisioterapia. Acontece que como ainda não terminei
o curso de fisioterapia, meus supervisores de estágio dizem que o Crefito
irá me punir, pois sou uma educadora física, e como tal não
tenho permissão para atuar. Gostaria de informações a
respeito, bem como algo para me amparar. Obrigada. Geanine
Oi Geanine, o Vinicius Ferreira Fracassio(currículo)
lhe aconselha:
Olá, Geanine. O Watsuterapeuta é formado pela
WABA, uma instituição Norte Americana e a única que pode
formar terapeutas em WATSU. Então, se o seu professor e curso de WATSU
foi feito nas normas da WABA e se no teu certificado é da WABA, você pode
trabalhar com o WATSU naturalmente. Nenhuma outra instituição,
seja universitária ou não tem direitos sobre o WATSU que é uma
terapia criada e desenvolvida por Harold Dull o mesmo proprietário da
WABA. PARA ser Watsuterapeuta não é preciso ser Educador Físico
ou Fisioterapeuta ou médico ou qualquer formação acadêmica,
apenas é necessário ter feito corretamente o curso e este curso
estar cadastrado na WABA, se estiver você pode ficar tranqüila. O
Crefito não pode lhe punir por algo que não cabe a ele. Sei que
na Faculdade de Fisioterapia vocês recebem uma noção do que é o
WATSU mas nenhum terapeuta pode aplicar o WATSU sem ter o curso da WABA, se você souber
deste caso comunique a instituição no site: www.waba.edu e informe
aos seus professores sobre isso e peça para eles buscarem informações.
Abraços. Atenciosamente, Vinicius F. Fracassio
2038. Exercícios de musculação
com elástico- 06/11/2005
Gostaria de saber se exercícios de musculação com elástico
(cirúrgico) são eficazes para fortalecimento muscular e ganho
de resistência muscular. Trabalha-se mais a fase excêntrica do
movimento quando se utiliza exercícios com elástico? Quais as
vantagens e desvantagens da utilização desse método? Para
quem e em quais casos ele é indicado? Marcelo Rocha Radicchi
Oi Marcelo, nosso consultor Prof. Msd. Esp. Márcio Borges Martins(currículo)
lhe esclarece:
O trabalho com elástico é em geral muito eficiente
principalmente nas fases iniciais de um processo de reabilitação.
Hoje podemos contar no mercado com eláticos de tensão variada o
que proporciona uma alteração significativa em termos de respostas
adaptativas. Quanto a sua eficiência pode-se afirmar que irá depender
do grau de comprometimento e treinabilidade do cliente, porém, é um
estimulo válido levando em consideração a sobrecarga tensional
diferenciada da fase concêntrica em relação a excêntrica.
As principais vantagens são a facilidade do elástico
em termos de área aproveitável e adaptável para a realização
de exercícios e o baixo custo, o ponto que não é tão
positivo é que as respostas adaptativas acontecem dependendo do cliente
de forma rápida o que pode influenciar a motivação . Pode-se
afirmar que é um concenso na literatura que a ênfase na fase excentrica é bem
eficiente para ganhos de força, portanto, o trabalho com elásticos
cirúrgicos ou os as faixas elásticas utilizadas na fisioterapia
são extremamente válidas em determinadas fases de treinamento e
no processo de reabilitação. Boa sorte, espero ter-lhe sido útil.
Um abraço Márcio Borges
Participa também o nosso caro consultor Prof. Msdo. Mauriti
Marcos Cardoso Junior (currículo) :
MARCELO PARA UMA PESSOA QUE NÃO ESTÁ ACOSTUMADA
A REALIZAR EXERCÍCIOS FÍSICOS, HAVERÁ FORTALECIMENTO E GANHOS
EM RESISTÊNCIA MUSCULAR UTILIZANDO ESTE MATERIAL, PORÉM NÃO
PODEMOS ESQUECER QUE QUANTO MAIS TREINADO MENOS TREINÁVEL O INDIVÍDUO
SERÁ, OU SEJA, COM A PROGRESSÃO DO TREINAMENTO FICA CADA VEZ MAIS
DIFÍCIL ATINGIR OS RESULTADOS, SENDO NECESSÁRIO ADEQUAR CORRETAMENTE
AS VARIÁVEIS QUE COMPÕEM UM TREINAMENTO, EXEMPLO: A QUILAGEM, PESO
OU RESISTÊNCIA OFERECIDA. SENDO ASSIM O IDEAL É TREINAR EM UMA ACADEMIA
COM HALTERES, BARRAS, ANILHAS E MAQUINÁRIOS, ALÉM DA ORIENTAÇÃO
E PRESCRIÇÃO DE UM PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
2039. É importante
executar a rosca direta com apoio dorsal?- 06/11/2005
Tanto para iniciante e avaçado é importante executar a rosca
direta com apoio dorsal? Márcio Parente
Oi Márcio, veja a opinião do Prof. Msd. Esp. Márcio Borges
Martins(currículo) :
Márcio, os cuidados com nossos clientes nunca são
sem importância, acredito que você deve se perguntar porque não
proteger a região dorsal de um indivíduo treinado se o mesmo quando
atua com sobrecargas mais elevadas tende a ter
uma postura compensatória no final de sua série (roubar). Quanto
mais peso se carrega maior será o sinergismo muscular tanto para a flexão
de cotovelo quanto para manutensão da postura no momento da execução.
Acredito que em certos
momentos é importante cuidarmos do todo sem perder o foco das partes.
Espero que tenha auxiliado em sua dúvida.Um abraço Márcio
Borges.
Veja também a opinião do consultor Prof. Msdo. Mauriti Marcos
Cardoso Junior (currículo):
Marcio, não existe necessidade de realizar este exercício
com apoio para a região dorsal independente da fase em que se encontra
o aluno, porém é preciso tomar cuidado com a técnica correta
do movimento por dois motivos: quando se realiza este exercício com grandes
cargas há uma tendência de realizar uma hiperextensão na
coluna lombar durante a fase concêntrica do movimento, isto faz com que
a intensidade no músculo alvo, neste caso bíceps braquial diminua,
reduzindo os ganhos em hipertrofia muscular, o outro fator é uma questão
de segurança, pois haverá neste caso uma sobrecarga sobre a coluna
lombar aumentando o risco de lesão. Neste caso deve ser interrompido o
exercício e/ou a sobrecarga deve ser diminuída (CAMPOS, 2002).
2040. Reabilitação
da cirurgia de retirada do menisco- 06/11/2005
Qual conduta a ser realizada para reabilitação da cirurgia de
retirada do menisco? Musculatura a ser priorizada? Qual trabalho de alongamento
para manutenção da amplitude articular? Josy
Oi Josy, veja o que lhe indica o Prof. Msd. Esp. Márcio Borges Martins(currículo)
:
Josy, a primeira pergunta deve ser quanto a menisectomia, pois
podemos ter uma retira total ou parcial do menisco, qual o menisco lateral ou
medial, como anterior ou posterior. Com base nessas informações
deve-se analisar as limitações que o indivíduo apresenta.
Se existe ou não presença de algias, qual o grau de atividade física
de seu cliente e suas pretenções posteriores, tendo em mãos
essas informações os exercícios poderão ser perscritos
levando em consideração não só as estruturas a serem
fortalecidas mas também o fator motivacional que é fundamental
para a aderência e sucesso de seu trabalho. Outro fator importante a ser
lembrado é que o indivíduo deve ser trabalhado como um todo, pois
além das musculaturas agonistas e sinergistas devemos trabalhar também
as antagonistas, pois o corpo é um complexo de alavancas que quando sofre
um desequilíbrio pode gerar lesões em outras estruturas por alteração
na sobrecarga tensional. Dê ênfase a exercícios de cadeia
cinética fechada, pois esses se assemelham a realidade dos movimentos
e não devemos esquecer dos exercícios de propiocepção,
quanto aos alongamentos busque a homogeneidade, ou seja, melhorar os arcos de
movimento como um todo. Espero ter respondido sua dúvida. Um abraço Márcio
Borges.
Veja também a opinião do consultor Prof. Msdo. Mauriti
Marcos Cardoso Junior (currículo):
JOSY, ANTES DE INICIAR UM TREINAMENTO COM ESTE OBJETIVO, É PRECISO
TEM A LIBERAÇÃO DO MÉDICO QUE REALIZOU A CIRURGIA, CERTAMENTE
ESTE MÉDICO INDICARÁ ALGUMAS SESSÕES DE FISIOTERAPIA, APÓS
ESTA ETAPA O CLIENTE ESTARÁ APTO A REALIZAR UM TREINAMENTO PARA FORTALECIMENTO
MUSCULAR, COM ÊNFASE NA MUSCULATURA POSTERIOR DA COXA, ISQUIOSTIBIAIS E
ANTERIOR DA COXA. QUANTO AO ALONGAMENTO, ESTE DEVERÁ SER REALIZADA TANTO
PARA QUADRÍCEPS, ISQUIOSTIBIAIS E REGIÃO INTERNA DE COXA.
2041. Principais
tratamentos e exercícios
para obesos fora da piscina?- 07/11/2005
Quais os principais tratamentos e exercícios utilizados com obesos fora
da piscina? Já que a maioria de tratamentos e exercícios são
dentro da água? Estou começando a fazer uma pesquisa e estou
achando muito pouco sobre o assunto. Muito obrigado e aguardo ansiosamente
pela ajuda de vocês. José Henrique Martins Fernandes Junior
Oi José, o nosso consultor Prof. Rafael Vezzoso Pádua (currículo)
lhe retorna o seguinte:
José, em se tratando de atividade física para
obesos, você deve levar em consideração primeiramente o "histórico" desses
alunos. Normalmente a principal razão para levar essa população
para a piscina é o fato de serem pessoas extremamente sedentárias.
Uma pessoa obesa e sedentária não possui flexibilidade, coordenação
e condicionamento físico mínimo para realizar um determinado tipo
de atividade. Essa é a principal razão para tais pessoas serem
encaminhadas à piscina. Entretanto, atividades como treinamento em circuito,
bicicleta ergométrica e caminhada são ótimas alternativas
para quem deseja realizar um trabalho fora das piscinas. Existem casos onde os
alunos não conseguem realizar determinados tipos de exercícios
devido a falta de força muscular, encurtamento da musculatura ou má condicionamento
cardiovascular. É por essas razões entre outras, que os obesos
são inicialmente encaminhados para o tratamento na água. Sugiro
que você pesquise esse assunto juntamente com a área nutricional
e endócrina. Abraços
2042. Obesidade
infantil e o treinamento aeróbio-
07/11/2005
Tenho um aluno que tem 10 anos que tem 75 kg. Estou fazendo um trabalho
com ele bem aeróbio com pouca intensidade por ele ser criança. Segunda,
quarta e sexta, aulas de natação 45 minutos, com uma parte do
treino aeróbio. Terça e quinta, ele faz 35 minutos de esteira
só caminhada, e depois de um alongamento vai para a água fazer
uma parte aeróbia, tempo de água 20 a 30 minutos. Será que
tem algum problema conciliar esteira com a natação? Se tiver
como posso trabalhar com ele, com objetivo de perder peso? Muito Obrigado..
Um grande abraço Prof. Joel Henrique
Oi Joel, mais uma vez nosso caríssimo Prof. Rafael Vezzoso Pádua
(currículo) lhe retorna:
Joel, Não existe problema algum em você trabalhar
em conjunto a esteira com as aulas de natação. Porém, é interessante
observar que essa criança tem apenas 10 anos! Cuidado para não
exagerar na intensidade e no volume dessas atividades. Tente mesclar atividades
lúdicas juntamente com as atividades propostas por você. Afinal,
ela é apenas uma criança e com certeza não deve gostar muito
de ficar numa esteira caminhando. Abraços.
Leia mais:
Treinamento para crianças e
jovens
Proveitos do
exercício físico na prevenção e tratamento
da obesidade infanto-juvenil
A criança e
o excesso de atividades físicas
A importância
da recreação no desenvolvimento psico-social da criança
2043. Treinamento
intervalado para sedentários
?- 07/11/2005
Sou estudande do curso de educação fisica e eu estou precisando
fazer um estudo de treinamento com uma pessoa sedentária. Presciso saber
por onde começar? Será que posso ,de cara, colocá-lo para
fazer um treinamento intervalado moderado ? Por favor, me dêm algumas
sugestões! OBRIGADO!!! Igor
Oi Igor, vamos ver o que sugere o Prof. Rafael Vezzoso Pádua (currículo):
Igor, a resposta é depente. O quanto essa pessoa é sedentária?
O quanto ela está acima do peso? Foi realizado uma avaliação
física e exames médicos? O interessante seria começar indicando
uma caminhada, bicicleta ergométrica, treinamento em circuito ou mesmo
atividades aquáticas. Treinamento intervalado moderado? O seu aluno é sedentário,
qual a razão de passar logo de início uma atividade considerada "moderada" e
não "leve"? Você não deve esquecer que o organismo
irá passar por uma série de transformações e que
estas irão ocorrer com o passar do tempo. A musculatura se "adapta" mais
facilmente do que nossos tendões e ligamentos. Portanto, não pule
etapas! Seja paciente e explique isso a ele. Nenhum tipo de trabalho deve ser
orientado a curto prazo. Abraços
2044. Flexão de braços
e dificuldades- 07/11/2005
Tentei fazer 'apoio' (flexão de braço) e não consigo,
não tenho força (faço 2 ou 3 flexionando pouco os braços
pra poder conseguir subir). Se eu tiver orientação profissional
conseguirei fazer 10 flexões? Em que tempo aproximadamente? Daniele
Oi Daniele, vamos ver o que responde o Prof. Rafael Vezzoso Pádua (currículo):
Daniele, Pode sim. Em quanto tempo? Isso vai depender da sua
determinação, do seu tempo tempo disponível e de uma boa
orientação. Faça em dias alternados e comece com os joelhos
apoiados. Você também pode apoiar os joelhos no chão e utilizar
um banco para realizar as flexões. Abraços.
Leia mais:
Flexão de braço
2045. Mudanças no abdômen após
parar de malhar - 07/11/2005
Eu queria saber por que depois que eu parei de fazer abdominais os músculos
da barriga, alguns quadradinhos, estão mais em cima outros mais embaixo?
Anderson
Oi Anderson, vamos ver o que responde o Prof. Rafael Vezzoso Pádua (currículo):
Anderson, a resposta é simples e você já a
disse. Após parar de realizar as abdominais, a musculatura não "conserva" o
mesmo rendimento de quando se está treinando. Caso você tenha parado
de malhar por completo, as chances de ter adquirido um aumento do tecido adiposo
na região abdominal também deve ser levado em consideração.
Abraços
2046. Parei de
perder gordura, porquê? -
07/11/2005
Faço exercícios na academia há cerca de um ano e meio.
Sou obesa e perdi cerca de 23 kg nesse tempo. Faço musculação
e jump, pump, e rpm, mas há algum tempo parei de perder gordura e ganho
massa muscular com facilidade. Gostaria de saber o que posso fazer para potencializar
a perda de gordura, visto que necessito perder mais 18 kg. Sem mais agradeço
desde já. Cristiane.
Oi Cristiane, nosso consultor Prof. Rafael Vezzoso Pádua (currículo)
lhe aconselha:
Cristiane, o ganho de massa muscular também irá contribuir
para a diminuição do tecido adiposo. Ficou óbvio que o seu
rendimento deu uma estabilizada. Procure realizar outros tipos de atividades
como corrida e squash aonde o gasto calórico é elevado. Outra alternativa
seria aumentar a intensidade ou o volume do seu treinamento. Tente conciliar
as atividades com uma boa orientação nutricional. Abraços
2047. Por que
uma partida de voleibol não
pode terminar empatada? - 07/11/2005
Patt
Oi Patt, nosso consultor Prof. Rogério Eduardo Tavares Frade (currículo)
lhe responde:
Patt, porque se trata de um regulamento da FIVB (Federação
Internacional de Voleibol), onde diz: que nenhuma partida de Voleibol poderá terminar
empatada, sempre haverá um vencedor e ainda.... com difereça de
2 pontos (Ex. 25-23; 15-13; 32-30...) Obrigado. Prof. Rogério Frade
2048. Diferença
da manchete no voleibol feminino x masculino - 07/11/2005
Gostaria de saber se existe diferença do fundamento da manchete no voleibol
feminino x masculino, durante o treinamento esportivo? É que estou realizando
meu trabalho de conclusão de curso e gostaria de saber, também,
se possível de referências bibliográficas sobre este assunto.
Muito Obrigada! Aninha
Oi Aninha, vamos ver o que nos retorna o Prof. Rogério Eduardo Tavares
Frade (currículo):
Aninha, não existe diferança alguma na manchete
aplicada em todas as categorias, tanto no masculino quanto no feminino. O fundamento é único
e deve ser ensinado ou aperfeiçoado igualmente para todos os atletas.
Existe referencias no nosso site: www.cdof.com.br/voleibol.htm .
Obrigado. Prof. Rogério Frade
2049. Qual a
diferença da bola de volei
de praia para a de volei de quadra? - 07/11/2005
Ariadne Barata Dias
Oi Ariadne, vamos ver.
Prof. Rogério Eduardo Tavares Frade (currículo):
Ariadne, existe uma pequena diferença na bola de volei
de praia: ela é um pouco (apenas algumas gramas) mais pesada; pois como é jogado
em local aberto, se for igual a de quadra o vento irá dificultar a partida.
E também o seu material é impermeavél (quer dizer que não
absorve a água ) para não enxarcar e ficar pesada de mais.
Obrigado. Prof. Rogério Frade
2050. Divisão por
idades das categorias de base do voleibol - 07/11/2005
Gostaria de saber a divisão por idades das categorias de base do voleibol?
ex: mini, pré-mirim, mirim, infantil infanto e juvenil. Desde já grato.
Felipe
Oi Felipe, vamos ver o que nos retorna o Prof. Rogério Eduardo Tavares
Frade (currículo):
Felipe, a divisão pode variar de acordo com o estado e o regulamento
dos Campeonatos. Mas no geral é assim:
Mini ou Iniciantes: de 9 a 12 anos
Pré-mirim: 13 anos
Mirim:14 anos
Infantil: 15 anos
Infanto-Juvenil: 16 anos
Juvenil: 18 anos
Adulto: 19 anos
Obrigado. Prof. Rogério Frade
2051. Musculação pela manhã e a recuperação
pós-treino- 08/11/2005
Tenho 40 anos e pratico musculação sempre no período da
manhã, por volta das 06:00h já estou na academia, e tenho minha
série dividida em 3 partes (a,b e c); Gostaria de saber se existe alguma
diferença para a hipertrofia muscular treinar de manhã ou a noite,
pois li que a recuperação muscular ocorre durante o sono e consequentemente
como treino pela manhã, vou dormir muitas horas após o treino.
E se existe algum problema de não treinar cada parte do treinamento
2 vezes por semana, pois sendo o mesmo dividido em 3 partes, alguns sábados
não posso ir treinar. Desde já agradeço a atenção
desejada. Robson dos Santos Pires
Olá Robson, nosso consultor Prof. Rafael Vezzoso Pádua (currículo)
lhe aconselha o seguinte:
Robson, não só a recuperação muscular
ocorre durante o sono, mais sim a recuperação como um todo do seu
organismo. Essa recuperação ocorre independente se você irá treinar
de manhã, a tarde ou a noite. Todos nós temos o chamado relógio
biológico, e este sendo respeitado, proporcionará uma melhor qualidade
de vida para nós durante o dia a dia. Preocupe-se em dormir de seis a
oito horas por dia e se alimentar corretamente durante as refeições
e após os seus treinos. O que não seria recomendado é realizar
esses treinamentos muito perto do horário que você costuma ir dormir.
Isso sim irá prejudicar o aproveitamento do seu sono.
Com relação a sua dúvida sobre os treinos
serem divididos em A, B e C, não há muito problema em treinar cinco
vezes por semana. Em alguns casos, o rendimento é até melhor, pois
ocorrerá um intervalo de descanso maior para o seu organismo e assim o
treinamento poderá ser mais eficiente. Abraços
2052. Exercícios de iniciação
do voleibol- 08/11/2005
Quais as 17 regras básicas de voleibol, que na sua opinião devem
ser trabalhadas durante o processo de iniciação ao voleibol?
Amado Quinton
Oi Amado, vamos ver o que nos retorna o Prof. Rogério Eduardo Tavares
Frade (currículo):
Amado, não existem regras básicas que devem ser
trabalhadas no processo de iniciação do voleibol; o que temos são
os fundamentos básicos que são Toque, Manchete e Saque por baixo,
esses sim devem ser ensinados através de exercícios educativos
e formativos durante o processo de aprendizado do voleibol. Obrigado. Prof. Rogério
Frade
2053. Dificuldade no ataque e defesa de atletas
masters- 08/11/2005
Tenho atletas masters acima de 35 anos e tenho notado que elas estão
com dificuldade em defesa e ataque. Preciso de exemplos para que eu possa trabalhar
com elas, pois estamos nos preparando para um campeonato brasileiro master
que vai ser realizado aqui em foz no mês de abril de 2006. Desde já agradeço
sua atenção e se precisar de algo aqui nas terras das cataratas
pode contar comigo . Obrigado. Cleber william albuquerque
Olá Cleber, o Prof. Rogério Eduardo Tavares Frade (currículo)
gentilmente lhe traz:
Cleber, para se trabalhar defesa nesta categoria é muito
importante o posicionamento em quadra e o sistema de defesa (se é quadrado,
semi-círculo, com meio avançado ou recuado, com bloqueio ou sem);
pois elas estando no local "certo", pouco irá se exigir de movimentação.
Para o ataque é o importante (caso não tenha atacantes fortes) é saber
explorar as dificuldades do adversário: colocando bolas em "buracos",
em cima das piores jogadoras, nas levantadoras e alternar o ritmo do jogo hora
ataque forte, hora largada. Caso tenha atacantes fortes, trabalhe muito ataque
com elas: bolas na paralela, diagonal longa e curta e principalmente muita velocidade
de meio. Obrigado. Prof. Rogério Frade
Veja também o que nos sugere a Profa. Esp. Vanessa de Souza
Seracinskis(currículo):
Caríssimo Cleber. Neste caso, pelo que pude perceber
você tem um planejamento e suas atletas devem ser da categoria (35+) .
Nesta idade cronologica, elas ainda possuem boas condições de aprendizagem
e se estiverem tendo acompanhamento de um preparador físico o desempenho
em quadra será maximizado desde que você utilize os métodos
balístico e pliométrico onde será possível converter
a força em potência e assim trabalhar a força reativa, de
partida e também a de decolagem que são primordiais no voleibol.
Acredito que a defesa ganhará mais disposição e os contra
ataques serão bem aproveitados. Sem falar é claro dos exercícios
de recuperação e direcionamento da trajetória da bola, tanto
na defesa como no ataque e para complementar ajustar o tempo de bola das atletas
conforme a marcações da levantadora e condições do
passe. Boa sorte no campeonato.
Para maiores esclarecimentos sobre os métodos citados acima
consulte os livros: A periodização do treinamento desportivo e
também Treinamento de potência para o esporte, ambos do autor Tudor
Bompa.
Vanessa de Souza Seracinskis
2054. Volta de atleta de
voleibol após lesão
de coluna- 08/11/2005
Qual é o melhor procedimento em relação ao treinamento
de voleibol para um atleta que está voltando a jogar após uma
fratura de compressão na coluna? Cristiano Baniski
Oi Cristiano, quem colabora com você é o nosso coordenador Prof.
Rogério Eduardo Tavares Frade (currículo)
:
Cristiano, primeiramente deve-se passar por um ortopedista
especialidado e um fisioterapeuta para avaliarem a situação e liberarem
ou não, o atleta para os treinamentos. Passado isso devemos fortalecer
bem a região afetada através de fisioterapia, exercícios
de musculação e hidroginástica, até acunpultura seria
interessante (isso levará alguns meses). Tudo isso sem trabalhar com bola;
só depois entrariamos com o treinamento com bola bem leve até que
o atleta esteja recuperado "totalmente". Mas é importante ter
um acompanhamento médico, pois se trata de um caso delicado. Obrigado
Prof. Rogério Frade
Veja também o que nos sugere a Profa. Esp. Vanessa de Souza
Seracinskis(currículo):
Após o processo de reabilitação fisioterápico,
o atleta passará pelo outro processo de adaptação em piscina,
sala de musculação e quadra, onde deverá ter a carga de
exercícios controlados, assim como as repetições. Além
de o atleta readquirir gradativamente o condicionamento físico, ele retomará aos
poucos a auto-confiança que é primordial para o bom rendimento
e retorno as quadras. O trabalho gradual nas quadras deverá iniciar com
exercícios de deslocamento sem saltos, como saque, defesa, passe e levantamento.
Devem-se evitar quedas até que comece a saltar primeiramente para o bloqueio
e em seguida para o ataque. Vanessa de Souza Seracinskis