Deep water Running: é composto pela junção do Deep Running com o Deep water. Nesta variação, é possível realizar tanto o trabalho geral de corrida, quanto o trabalho específico da hidroginástica para grupos musculares desejados.
Deep Running: tem origem no idioma inglês (Deep: profundo, profundezas; Running: corrida, correndo). Dentro deste programa, o praticante tem o objetivo de reproduzir na água a corrida realizada em terra. Nesse treino é possível traçar o mesmo tipo de programa que os corredores profissionais fazem em terra, de forma adaptada. As vantagens são grandes e podem substituir os exercícios em terra quando um atleta se lesiona sem deixá-lo no prejuízo.
Vantagens do Treinamento na Água?
Há redução do VO2 max e da bradicardia, ou seja, redução dos batimentos cardíacos (< FCM) em função da maior profundidade da água à altura dos ombros, e na vertical, reduzindo-se o estresse cardíaco auxiliado pelo bombeamento do sangue de retorno facilitado pela pressão hidrostática e ativação baroreflexa (controle autônomo da pressão arterial). Exercita-se mais com menor esforço!
Os trabalhos científicos sugerem, também, que a menor pressão de perfusão nas pernas, com uma resultante diminuição do fluxo sanguíneo muscular, possa influenciar na diminuição do VO2 max durante a Running, em relação à corrida em terra.
Ativa mais músculos
Em termos musculares a Deep Running ativa mais os músculos posteriores da coxa e sobrecarrega menos as articulações nas corridas, além de exercitar os braços também, o que não acontece em terra.
Correr na água, aparentemente parece uma treino difícil, principalmente vendo na foto, passa uma impressão de ser algo que precisa de muita técnica e dedicação, mas em pouco tempo você se surpreende, deslocando e ganhando cada vez mais velocidade e coordenação. Além disso, poderá usar o flutuador para facilitar sua flutuação. E é tão gostoso que você vai ficar apaixonado(a) sentindo falta quando não praticar.
Ai você fica imaginando, porque as pessoas estão trocando a corrida em terra pela em água? É que os Médicos experientes tem cada vez mais indicado a Corrida Aquática(Deep Running) para seus pacientes que precisam de menor compressão na coluna e articulações e mesmo assim ganhar força de membros inferiores, superiores e tronco, o que é conseguido não só pelas propriedades da água, que facilitam o processo, mas pela vantagem da gravidade. Sabe porque? A água é 800/700 vezes mais densa do que ar e podemos tirar vantagem disso.
A DP Hidrotreinamento programa as aulas e treinos que podem ser seguidos por todo o ano, trazendo desafios interessantes para o corredor que deseja variação, sobrecarga, motivação e menos tensão motora.