Wed, 5/4/17 22:27 Hidroginástica Shallow-Water Gasto Calórico com a Atividade Para saber seu gasto durante a aula, faça esta operação abaixo: (Aeróbica
intensa) 10 x Peso(kg) x Tempo da Atividade (em min)/60 min. OBS: Este valor pode subir de acordo com a vigorosidade da aula, ou seja, o valor 4 (mets) foi tomado como padrão para uma aula calistênica. Quanto maior a intensidade dos exercícios praticada pelo aluno, maiores serão os resultados alcançados, podendo chegar a 10 (METS)
Esta nova técnica elimina qualquer risco
de lesão que poderia existir na prática do step normal. O hidrostep é uma alternativa segura para determinados grupos de alunos: pessoas que não têm boa coordenação motora, alunos com problemas de coluna e joelhos; pessoas que não conseguem se manter muito tempo de pé por problemas como a artrite. Os movimentos da aula são praticamente os mesmos de uma aula de step normal, mas para evitar turbulências na água, que poderá deslocar o hidrostep, é aconselhável que se utilizem exercícios menos explosivos. Recomenda-se que se faça a aula com no máximo 20 alunos, os quais devem ser alertados para que pisem no centro do step a fim de se evitar escorregões.
A música tem uma função especial dentro da aula de Hidroginástica e de maneira alguma deve ser abolida, ela até participa como estímulo para o Professor. A contagem verbal, feita por ele, sem dúvida tem seu papel importante, mas o estímulo do rítmo pode tornar tudo mais fácil para todos. Muitos Professores de forma errada estimulam os alunos a acompanharem os batimentos da música. Isso seria perigoso porque, normalmente, temos turmas heterogênias em nosso dia-a-dia. O ideal seria sugerir o rítmo e a intensidade ficar por parte de cada aluno individualmente. A não ser que o objetivo da aula seja alcançar uma intensidade específica, ainda assim devemos respeitar a individualidade de cada um. Segunda AFAA, a intensidade das músicas para Hidroginástica devem oscilar entre 124 bpm e 136 bpm, embora sejam bem flexíveis para um aumento em caso de turmas mais avançadas. Para circuitos,
segundo Kruel, de 110 bpm à 130 bpm. Professores devem considerar certos fatores ao selecionar uma música: Preferência
do grupo; O ideal é que a música permita ao aluno trabalhar devagar ou rápido. Exercícios mais rápidos aumentam a resistência e os mais lentos permitem aumento de amplitude articular e maior flutuabilidade. Uma mistura dos dois permite uma variedade enorme de exercícios e ainda distribui a sobrecarga igualmente em diferentes partes do corpo. Na flutuação a força do peso é igual a pressão de baixo para cima. Quanto mais profundo estiver o corpo maior será a pressão exercida sobre ele, ou seja, quanto mais pesado a massa corporal do indivíduo, mais afundará, embora, quanto maior o percentual de gordura do mesmo mais flutuará. É devido a propriedade de flutuação que o corpo se torna muito mais leve na água . Estudos feitos por Kruel, L.F.M e sua equipe, revelaram que o homem fica na água em média 9% à 15% do seu peso normal e a mulher em torno de 12% à 21% e podendo variar de acordo com a profundidade . Estando livre do seu peso normal, o indivíduo pode exercitar-se sem ter o peso do seu corpo sobre as articulações, que geralmente é causado em atividades feitas do lado de fora da água . Para calcular seu Peso Hidrostático (peso dentro d'água) na profundidade específica de sua aula, basta usar esta fórmula: PH = B0 + { B1 x pc (peso em kg) } Tabela de Profundidade
A profundidade ideal, segundo Mercês Nogueira, seria entre o apêndice xifóide até abaixo das axilas. Segundo Kennedy, 1989, quando os alunos se exercitam com a água à altura dos mamilos encontram dificuldades de vencer a inércia e a F.C é muito baixa comparando com a água ao nível da cintura. Mas ele recomenda que o ideal para a maioria das pessoas seja à altura dos mamilos, pois se ficarem muito imersos além desta profundidade o trabalho parecerá muito fácil e mais lento. Se for mais abaixo, o impacto aumentará. No caso do Deep Water, o colete e caneleiras facilitam a flutuação dos alunos proporcionando uma profundidade ideal. Densidade É a relação entre a massa de um dado volume de substância e a massa do mesmo volume de água. O gelo é menos denso que a água e por isso, flutua. Substâncias misturadas na água aumentam sua densidade. Exemplos: Densidade
da água pura : 1000kg/m3 Pressão Hidrostática "É exercida igualmente sobre todas as
partes do corpo imerso em repouso a uma dada profundidade" (Pascal). A água na altura do pescoço faz aumentar :900 ml no tórax, 200 ml no coração e 700 ml no pulmão. Temperatura Temperatura
ideal segundo AEA (associação Mundial de Esportes Aquáticos) Flutuação Resistência Os flutuadores e materiais comercializáveis hoje em dia além de aumentar a intensidade dos exercícios executados, adicionam a flutuabilidade dos mesmos. Alguns materiais são ergonomicamente desenhados para aumentar a resistência aos exercícios aquáticos em certas áreas do corpo sem causar estresse. Ex: caneleiras, halteres e luvas de espumas de alta densidade. Viscosidade Fonte: Parte deste texto foi consultado no livro:
Hidroesporte, treinamento complementar - Prof. Nino e estudos feitos
pelo Orientação incial: O Professor informa aos alunos do que vai ser feito naquela aula e esclarece pontos importantes para seu melhor desenvolvimento. ( 1') Aquecimento: ( 3 - 10') Nesta parte da aula serão dados exercícios com balanceios, deslocamentos e exercícios básicos para movimentação da musculatura que vai ser empregada na aula . A intensidade dos mesmos deve ser o bastante para promover aquecimento e regulação térmica. O Professor vai adequar a intensidade à temperatura da piscina (dias frios - maior movimentação). Ainda , o Professor experimenta exercicios na profundidade em que eles vão ser trabalhados, na parte de condicionamento. Fase Aeróbica: (20 - 40') O propósito desta parte da aula é satisfazer o objetivo proposto pelo Professor, se for o condicionamento aeróbico, deverá desenvolver deslocamentos feitos com bom alinhamento postural e baixa intensidade, fazendo com que a temperatura e F.C subam gradativamente e lentamente. Caso o objetivo seja desenvolver força atingindo o sistema anaeróbico, deve buscar preencher o tempo com exercícios com pouca repetição e alta velocidade, sem ou com sobrecarga de acordo com o nível de cada aluno. O Professor pode combinar os dois objetivos dentro desta parte da aula. Resfriamento: (5') Tem o propósito de diminuir a F.C com movimentos simples e de pouca intensidade, preparando para a volta a calma (como exercícios em flutuação). Alongamentos: (5') Desenvolver nesta parte da aula a flexibilidade nos alunos com alongamentos para os grandes grupos musculares e relaxamento do corpo. Regras
Para Cada Treinamento Específico Fazer
de 8-25 repetições, ou até que a musculatura
se fadigue. Obs: Alternar as articulações sobrecarregadas para diminuir o estresse (se o bíceps foi intensificado passar para o peitoral, por exemplo) Treinamento de Endurance Duração: Executar
movimentos contínuos de 5-8 minutos para cada série,
obedecendo as regras do Colégio Americano de Medicina
Esportiva (ACSM) para trabalhos cardiovasculares. Instrutores de Hidroginástica devem ensinar a maioria de suas aulas do lado de fora da piscina, e estão sujeitos a gravidade. É sempre bom lembrar que devem usar um bom par de tênis, trabalhar sempre com segurança utilizando exercícios de baixo-impacto e se caso houver algum exercício de alto impacto, criar situações para demonstrá-lo assentados em uma cadeira ou de qualquer outra forma criativa, evitando demasiado estresse nas articulações. Deve ter cuidados especiais, em caso de locais abertos, com o excesso de sol e a desidratação. Usar sempre chapéu e filtro solar durante as aulas e sempre ter a mão uma garrafinha de água fresca para hidratação durante a mesma. Se o dia estiver muito calor, não hesite em se resfriar de vez em quando dentro da piscina com os alunos. Dias de verão ou com altas temperaturas e humidade, dificultam o desenvolvimento do Professor nas aulas. Principalmente se ele não utilizar um microfone, é obrigado a se desgastar muito mais para ser entendido em dias de calor exagerado. O maior estresse dos Professores de Hidroginástica é sem dúvida, nas cordas vocais, devido ao excesso de esforço tendo que muitas vezes driblar o barulho vindo de aulas de Natação em conjunto com a própria música utilizada na aula e muitas vezes da falta do microfone. Além do barulho existe também o excesso de aulas ministradas pelo mesmo. É preciso estabelecer-se um limite para o número de aulas dadas, AFAA recomenda um número máximo de 20 aulas por semana, apesar de que cada Professor deve saber seu potencial para overuse de voz e cansaço e estabelecer seus próprios limites. A fim de melhorar as condições de ensino nas aulas e minimizar os riscos podem ser utilizadas alguns métodos: ENSINAR DA BEIRA DA PISCINA Prós Contras Conselhos ENSINAR DE DENTRO DA ÁGUA Poderá também ensinar de dentro, mas deve sempre se lembrar que os alunos não conseguirão ver seus movimentos dentro da água. Terá que utilizar estímulos verbais e comparações para ajudá-los. Os alunos devem ser bem experientes para que você decida ensinar lá de dentro . Prós Contras Conselhos COMBINANDO
OS DOIS MÉTODOS Conselhos (AFAA,1995) A respiração na Hidroginástica deve ser ritmada assim como os exercícios fora da água, durante toda a aula. A intensidade dos exercícios irá ditar o rítmo e profundidade da mesma . Deve-se evitar restringir a respiração somente pela narina, visto que o batimento cardíaco vai estar alterado durante as aulas, inspire e expire pela boca e nariz com discontração. Segurar a respiração enquanto se faz força pode causar um fechamento da glote (parte estreita da laringe por onde o ar entra e sai) provocando o efeito da Manobra de Valsalva (exalação forçada sobre a glote fechada), ou seja, segurando o ar, aumentará a pressão na caixa toráxica fazendo com que a pressão arterial suba e diminua sangue para a circulação em direção a cabeça, podendo causar tontura e até desmaios. Devemos tomar cuidado também com a hiperventilação durante os exercícios, pois pode irritar os canais da narina além de estimular tonturas. Especificações A Fibromialgia e a Hidroginástica Fibromialgia é uma"dor nos músculos e nos tecidos fibrosos" (ligamentos e tendões). A doença se caracteriza por uma dor espalhada por todo o corpo. Sempre existiu, mas só foi oficialmente reconhecida em 1981, num congresso de medicina nos Estados Unidos. Sintomas Dores: começam numa área específica - o ombro ou a coluna lombar, por exemplo - e depois se estendem para todo o corpo; o paciente sente uma rigidez generalizada do corpo, ao se levantar de manhã, e inchação nas mãos e nos pés. Também se notam formigamentos nas mãos e cansaço (se mantêm durante quase todo o dia, semelhante à fadiga crônica) . A vítima se sente como se estivesse totalmente sem energias. Sofre enxaquecas, dores na menstruação e secura na boca; ansiedade e depressão; insônia: com dores pelo corpo todo, a pessoa não encontra uma posição confortável para dormir. As mulheres são as maiores vítimas da Fibromialgia. Esta doença é oito vezes mais freqüente em mulheres do que em homens. Diagnóstico: O exame é feito com o tato, pois a vítima tem um nódulo (caroço) na junção entre o nervo e o músculo. O nódulo funciona como um "ponto de gatilho" da dor: ou seja, sempre que ele é pressionado surgem dores. O médico só consegue identificar a enfermidade pressionando-o, com o polegar. São 18 pontos pré-determinados do corpo. Se pelo menos 11 pontos estiverem doloridos, a doença é diagnosticada. LOCALIZAÇÃO
DA DOR 1. Base do crânio onde o músculo
suboccipital se insere. Causas: O ser humano tem mecanismos para sentir dores e para se proteger delas. O mecanismos que regula a sensação de dor é uma substância chamada serotonina. Numa pessoa saudável, quando o corpo se exercita, ou se movimenta, o organismo produz automaticamente a serotonina para proteger os músculos de dores. Quem tem fibromialgia produz - por motivos que a ciência ainda não sabe explicar - pouca serotonina. Assim, basta uma pequena sobrecarga das articulações, uma leve movimentação do corpo, para que a dor comece. Fatores que desencadeiam a doença Externos: Clima úmido; sedentarismo (falta
de exercícios); postura incorreta. A massagem é um bom tratamento, desde que seja leve, sem pressionar demais os músculos, para não agravar as dores, mas o exercício ideal seria a Hidroginástica e devendo ser praticada em águas aquecidas, pois o paciente com fibromialgia não suporta a dor se for submetido a exercícios em água fria. Ainda devem ser ministrados bastante alongamentos para que os músculos sejam estimulados a reabilitação - fonte : Correio Brasiliense Leia ainda:
» O CAPÍTULO 16 DO LIVRO: Exercícios Aquáticos Terapêuticos - Bates Hanson e Andrea Norm (Exclusivo sobre Fibromialgia) » OS EXERCÍCIOS AQUÁTICOS COMO ESTRATÉGIA NO CONTROLE DA FIBROMIALGIA. ESTUDO DE CASO: BRAGA, Lilia. (site: www.acquanet.esp.br) » A DIFFERENT APPROACH FOR TREATING FIBROMYALGIA CLIENTS IN THE AQUATIC ENVIRONMENT Personal Observations by David Ogden, PT (site: www.atri.org/Fibroexcpt.htm) |
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