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Dom, 21/12/08 16:54
PERGUNTAS E RESPOSTAS ANTERIORES
AO CDOF RESPONDE
CONSULTORIA GRATUITA CDOF
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1844. Ginástica laboral
trabalhada de forma recreativa- 21/07/2005
Gostaria que, por favor, me indicassem um site onde encontrasse
alguns artigos sobre a ginástica laboral trabalhada de forma recreativa para meu artigo
de pós graduação. Meu professor quer que eu fale sobre
as razões que justifiquem a opção por programas de qualidade
de vida (gin. laboral) de caráter recreativo. Maria Angélica
Alves de Medeiros
Oi Maria Angélica, a Profa. Drda. Deise Guadelupe de Lima(currículo)
responde o seguinte:
Sugiro que você faça uma boa revisão, pois a
ginástica laboral não tem como objetivo trabalhar a recreação
e sim auxiliar na "recuperação durante o trabalho" (consulte
o meu livro: Metodologia de implantação da ginástica laboral
com abordagem ergonômica, da ed. Fontoura). Outro site onde você poderá entender
melhor sobre o Programa de Ginástica Laboral é o da engenharia
de produção da UFSC: http://teses.eps.ufsc.br/tese.asp e
entre com a palavra-chave ginástica laboral (sem aspas), você encontrará 13
trabalhos onde poderá se fundamentar melhor no assunto.
Leia Mais:
Jogos e brincadeiras para a Ginástica
Laboral
Atividades lúdicas
na ginástica laboral ?
1845.
O que é uma aula de percepção
corporal?- 21/07/2005
Eu gostaria de saber o que seria uma aula de percepção
corporal? Raphael Zachi
Oi Raphael, veja o retorno da Profa. Drda. Deise Guadelupe de Lima(currículo)
:
Seria uma aula onde o indivíduo começa a perceber
e conhecer o seu próprio corpo, traduzindo no conhecimento de si próprio.
Consulte os seguintes sites:
www1.uol.com.br/vyaestelar/nunocobra24.htm
www.unifenas.br/confisio/anais21.htm
www.granjaviana.com.br/raquel/pilates.htm
www.efdeportes.com/efd83/imagem.htm
1846. Escola x tempo em frente ao computador -
21/07/2005
Trabalho em uma rede de escola particular pretendo fazer uma pesquisa
sobre a quantidade de horas em que os alunos ficam em frente ao computador
para traçar
um perfil destes alunos. Estou encontrando dificuldades em elaborar a mesma.
Eden
Oi Eden, a Profa. Drda. Deise Guadelupe de Lima(currículo)
lhe sugere o seguinte:
Entre em contato com o Profº Dr. Markus Vinicius Nahas que ele
poderá lhe indicar vários trabalhos realizados pelo seu corpo de
pesquisadores sobre este assunto. O site é: http://www.nupaf.ufsc.br/
1847.
Alterações fisiológicas
na água aquecida - 21/07/2005
Olás, estou fazendo um trabalho sobre Hidroterapia e gostaria muito
de saber o porquê de algumas modificações fisiológicas
durante o exercício em água aquecida, como por exemplo aumento
da frequência respiratória e cardíaca, e porque ocorre
aumento do metabolismo muscular e da taxa metabólica. Caroline Brandão
Oi Caroline, quem participa conosco é a Fisioterapeuta Thaisa Infurna
(currículo):
Olá, Caroline. Se eu for explicar como tudo acontece
iria ficar uma resposta muito comprida. Aconselho que leia o livro "Terapia
Aquática Moderna", autores: Bruce Becker e Andrew Cole da editora
Manole. Este livro explica toda a fisiologia da imersão em detalhes. Será de
grande utilidade para você. Espero ter ajudado. Abraços, Thaisa.
Equipe do CDOF:
Sugerimos também os livros:
Exercícios
Aquáticos Terapêuticos - NORM HANSON ANDREA BATES
Manual do Profissional de Fitness Aquático - AEA - Shape - 2001
Leia mais:
Benefícios da piscina
aquecida numa aula de hidroginástica
1848.
Tratamento hidroterapêutico
na hemiplegia - 21/07/2005
Que livros ou artigos posso consultar para abordar tratamento hidroterapêutico
na hemiplegia em minha monografia? Luciano de Souza
Oi Luciano a Fisioterapeuta Thaisa Infurna (currículo)
sugere:
Olá, Luciano. Sugiro como bibliografia os seguintes
livros:
- Exatamente no Centro e Passos a Seguir, ambos da Patrícia Davies,
editora Manole.
- Hemiplegia no Adulto, da Berta Bobath, editora Manole.
- Terapia Aquática Moderna, Bruce Becker, Manole.
- Hidroterapia:
Princípios e Prática MARGARET REID CAMPION - ed. Manole.
Não sei de cabeça agora nenhum artigo que possa
te ajudar, mas você pode tentar encontrar na internet. Posso te garantir
que tem pouca coisa. Tente achar alguma coisa no site www.ptjournal.org (jornal
da associação americana de fisioterapia). Espero ter ajudado. Abraços,
Thaisa.
1849. Hidroterapia para paciente com distrofia
muscular - 21/07/2005
Gostaria de saber quais os métodos de hidroterapia (como bad ragaz,
ETA e outros) que devem ser usados em um paciente com distrofia muscular do
tipo cintura DMC. Que tipo de exercícios dentro de cada método
usado, tempo e quantas vezes deve ser feito? Mayanna
Oi Mayana, em atenção a sua dúvida a Fisioterapeuta Thaisa
Infurna (currículo) sugere:
Olá, Mayanna. Antes de pensar em quais métodos
utilizar você deve se informar ao máximo com relação
a patologia. Doenças neuromusculares apresentam algumas peculiaridades
com as quais devemos estar atentos, principalmente com o fato de serem progressivas.
Não existe um melhor método a ser usado e sim, bom senso durante
a terapia. A hidroterapia clássica, sem uma técnica específica,
já seria de grande valia para este paciente. Um fator extremamente importante
que você deve saber e não esquecer é: não devemos
fatigar a musculatura destes pacientes, ou seja, evitar alto gasto energético
e exercícios com grande resistência, do contrário poderemos
acelerar a doença. Não existe um tempo específico e um número
de vezes determinado. Tudo isso vai depender do paciente, idade, doença,
estágio da doença... ou seja, cada caso é um caso e deve
ser avaliado e considerado como tal. Estude direitinho a distrofia de cinturas
que você saberá o que fazer na água. Espero ter ajudado.
Boa sorte, Thaisa.
1850.
Pós-operatório de hérnia-de-disco
x hidroterapia - 21/07/2005
Operei de hérnia discal (L5 S1). Fiquei muito bem, mas ainda sinto que
minha coluna está travada. Sinto nódulos de dor. O que você me
aconselha fazer? Luiz Henrique de Oliveira
Oi Luiz, a Fisioterapeuta Thaisa Infurna (currículo)
lhe aconselha:
Procure um serviço que ofereça hidroterapia na
sua cidade e tenho certeza que ela será extremamente benéfica não
só para o alívio da dor como para melhorar a sua qualidade de vida
pós-cirurgia com alongamentos e relaxamentos da cadeia posterior e fortalecimento
da cadeia anterior, buscando maior equilíbrio funcional e reeducação
postural. Um fisioterapeuta capacitado poderá inclusive orientá-lo
para o seu dia-a-dia otimizando os resultados do tratamento. Espero ter ajudado
de alguma forma. Abraços, Thaisa
Leia mais:
Pós-operatório de
hérnia na hidroterapia
1851.
Rodízio no 5 x 1 - 25/07/2005
Eu gostaria de saber como é feito a troca de posições
quando se joga o 5x1 . Canhotinha
Oi Canhotinha, recebemos o retorno de nossa consultora Profa. Esp. Vanessa
de Souza Seracinskis(currículo)
:
Além do rodízio simples no sentido horário
como mencionado em outra questão de número 1777 deste
site, a equipe tem que estar com o seu sistema tático de recepção,
defesa e função de cada jogador muito bem definido antes de iniciar
o jogo e em seguida ficará mais claro perceber quem tem que estar na frente
de quem ou quem não pode estar à direita ou esquerda, além
de saber quem são os passadores e também se há um ou mais
jogadores excluídos da recepção. Sugiro a leitura destes
livros para maior entendimento desta questão prática:
- Regras
Oficiais de Voleibol - Editora Sprint
- Voleibol Sistemas e Táticas - Adilson Donizete da Costa
- Conhecendo
o Voleibol - JORGE L. S. RIBEIRO
Vanessa de Souza Seracinskis
1852. Modelos de fichas de escaltes - 25/07/2005
Queria ver modelos de fichas de escaltes, pois no site da cbv não tem!
Luizinho
Oi Luizinho, vamos ver o que nos retorna a Profa. Esp. Vanessa de Souza Seracinskis(currículo)
:
Caro colega. As fichas de escalte podem variar conforme a solicitação
do treinados ou do campeonato, podendo ser avaliado o desempenho tático
ou técnico. A ficha deve conter: o nome dos atletas ou o número;
os fundamentos a serem avaliados conforme os critérios pré-estabelecidos
entre todos; e em seguida os conceitos que serão atribuídos em
forma de números (0, 1, 2,3), letras (A, B, C, D e) ou siglas criadas
(S, R, L, A). O escalte poderá abranger todos os fundamentos ou apenas
um especificamente. O bom escalte é aquele que supre as necessidades do
treinador passando o maior número de informações, mas com
precisão. E caso você tenha a oportunidade de participar de um dos
cursos oferecidos pela consultora oficial da CBV (SC Consultoria), corra, pois é um ótimo
curso com base em estatística.
Leia mais:
Ficha de escalte
1853. Limite máximo de impulsão
vertical - 25/07/2005
Tenho 33 anos, sempre tive excelente impulsão vertical (85 cm parado,
110cm correndo), tenho 1,70 m e biótipo oriental. Gostaria de saber
qual o limite máximo de impulsão vertical que ainda está ao
meu alcance. O que devo fazer para conseguí-la, de modo seguro e consistente?
Grato e abraços a todos. Luiz kwong
Oi Luiz, vamos ver o que nos retorna a Profa. Esp. Vanessa de Souza Seracinskis(currículo)
:
Luiz, a sua impulsão é muito boa, porém
não há propriamente um limite. Isso dependerá dos métodos
utilizados em sua preparação física que deve ser elaborada
por um profissional licenciado em educação física atuante
na área de treinamento desportivo e se possível com o amparo de
um bom fisiologista. Não sei há quanto tempo você é praticante
de voleibol, mas comente com o seu preparador físico sobre o método
Pliométrico de aumento de força e potência. Esse método
geralmente possibilita ganhos consideráveis em impulsão, mas deve
ser realizado por um profissional que conheça profundamente o assunto.
Um grande abraço. Vanessa de Souza Seracinskis
Leia mais:
Treinamento para melhorar a impulsão
- pliométrico
Pliometria e referências
Impulsão Vertical
Treinamento da Impulsão
1854.
Posso ser técnico de voleibol
sem me formar ?- 26/07/2005
Gostaria de saber se existe algum curso para se tornar técnico de voleibol.
Gostaria de receber informações a respeito do assunto, pois entro
no site da cbv e não acho. Ainda estou no segundo ano de faculdade ,e
aqui no Paraná como em outros estados só podem atuar como técnicos
pessoas formadas . Desde já agradeço. Fabinho
Oi Fabinho, nossa consultora Profa. Esp. Vanessa de Souza Seracinskis(currículo)
lhe responde:
Realmente é necessário ser formado em educação
física conforme a lei desde 1998, tanto que a modalidade voleibol não é apenas
composta por um simples jogo. Há também a questão da preparação
física, psicológica, e o grande conhecimento em biomecânica
e cinesiologia que um bom técnico necessita saber, além das questões
técnicas e táticas. Mas há um curso oferecido pela própria
CBV que é para padronizar a linguagem técnica utilizada no voleibol.
Os cursos vão desde o nível nacional ao internacional. Ligue e
peça informações na federação de sua região.
Vanessa de Souza Seracinskis
1855. Existe isenção ou incentivo fiscal para
programas de saúde do colaborador ? -30/07/2005
Sou
professora de educação
física. Vocês poderiam me informar se existe alguma isenção
ou incentivo fiscal para as empresas que investem em programas de saúde
do colaborador, tais como ginástica laboral, sala de musculação?
Atenciosamente. Ana Paula.
Oi Ana Paula, temos a participação de nosso consultor André Moura
Moreira(currículo), veja
o que ele informa:
Professora Ana Paula, não existe qualquer isenção
de tributos ou incentivo fiscal a empresas por investir na saúde de seus
operários ou em qualquer tipo de atividade física. Entretanto,
o trabalho nesta área vem sendo vantajoso com o objetivo de evitar doenças
e ganhar em produtividade. Atividades físicas previnem, como é do
seu conhecimento por certo, uma variada gama de doenças profissionais
relacionadas como esforços repetitivos e stress. Estas doenças
profissionais são equiparadas, por lei, a acidentes de trabalho, o que
poderá, eventualmente, acarretar ações de indenização,
afastamento ao trabalho e estabilidade provisória ao colaborador, fatos
estes que representam custo para a empresa. Assim sendo, embora não haja
benefício fiscal direto, o desenvolvimento de uma política de recursos
humanos nesta área trará vantagens na minimização
de despesas e de integração profissional que certamente justificará o
investimento. André Moura Moreira - adv (andre@lpmadvogados.com.br)
1856.
Recreação hospitalar para
aidéticos - 01/08/2005
Qual a função da recreação no estado
de alegria de pessoas portadoras da Aids? Jaqueline
Prezada Jaque, em atenção a sua questão nosso
consultor Prof. Volney Paulo Guaranha (currículo)
responde:
Olá Jaque, Como qualquer enfermidade, o trabalho de
recreação está voltado aos princípios da recreação
hospitalar, difundidos aqui no Brasil pelo doutor Wellington Nogueira. A proposta
do trabalho é de humanizar o ambiente hospitalar. O contato com doentes
pode transformar a rotina em algo mais agradável.
Referências Bibliográficas:
CAMARGO, Luiz O. Lima. Educação para o Lazer. São Paulo.
Moderna: 1998.
PIMENTEL, Giuliano. Lazer: Fundamentos, Estratégias e Atuação
Profissional.Jundiaí. Fontoura: 2003.
PIMENTEL, Figueiredo & RABELO, Vitória. 268 jogos infantis. Rio
de Janeiro. Vila Rica: 1991.
Professor Volney Paulo Guaranha®
Leia mais:
Recreação hospitalar
1857.
Interferências das propostas lúdicas
no desenvolvimento das crianças- 01/08/2005
Gostaria de saber sua opinião sobre quais as interferências das
propostas lúdicas no desenvolvimento das crianças. Sou muito
técnico e preciso compreender melhor o ludico. Rogério
Oi Rogério, veja a opinião de nosso caro consultor Prof. Volney
Paulo Guaranha (currículo):
Olá Rogério. Como você deve saber, o lúdico
está relacionado com o estado de espírito da pessoa se manifestando
através de sentimentos de alegria, diversão e entretenimento. A
ludicidade está presente fortemente no processo de desenvolvimento infantil,
pois a criança vive sua vida interior expremindo suas ações
e sentimentos em suas atividades, experimenta experiências de fantasias
e imaginação, as quais auxiliam nesse processo de aprendizagem
e se manifesta da forma mais espontânea possível, sendo uma característica
saudável a este processo.
Referências Bibliográficas:
RIZZI, Leonor & HAYDT, Regina Célia. Atividades Lúdicas na
Educação da Criança..Sao Paulo. Atica.1994.
AWAD, Hani. Brinque, Jogue Cante e Encante com a Recreação. Jundiaí.
Fontoura: 2004.CAVALLARI, Vinicius Ricardo & ZACHARIAS, Vany. Trabalhando
com recreação São Paulo, Ícone: 1994.
GUEDES, Maria Hermínia de Sousa. Oficina
da Brincadeira . Rio de Janeiro. Sprint: 2000.
Professor Volney Paulo Guaranha®
1858. Meu método é o tradicional, como ser
menos tímida no trato com as crianças ?- 01/08/2005
Estou no 6º período do normal superior e não consigo desenvolver
atividade recreativa com as criança, ou seja, ser mais liberal. Sou
um pouco tímida. Adoro o que faço e me dou muito bem com as crianças,
mas sou taxada como método tradicional. Por favor, me ajude? Isahta
Oi Isahta, quem participa conosco é o Prof. Volney Paulo Guaranha
(currículo):
Olá Isahta, a recreação está aberta
a toda e qualquer tipo de profissional. Quanto ao método tradicional é muito
importante também resgatar atividades que se perderam com o tempo. Mas
aconselho a utilizar a criatividade como uma forma de melhorar seu trabalho perante
as crianças. Outra dica, são os "Games Shows" que passam
na televisão.
Referências Bibliográficas.
MILITÃO, Albigenor & Rose. S.O.S Dinâmica de Grupo. Rio de
Janeiro. Qualitymark, 1999.
MILITÃO, Albigenor & Rose. Jogos, Dinâmicas & Vivencias
Grupais. Como desenvolver sua melhor "técnica" em atividades
grupais. Rio de Janeiro. Qualitymark, 2000.
CATUNDA, Ricardo. Recriando a Recreação. Rio de Janeiro. Sprint:
2002
Professor Volney Paulo Guaranha®
1859. Para ministrar
recreação é preciso
ter algum curso ?- 01/08/2005
Gostaria de saber que curso é preciso tirar para fazer recreação
com crianças? Anna
Oi Anna, o Prof. Volney Paulo Guaranha (currículo)
retorna os seguinte:
Olá Anna, a recreação não esta
restrita a um curso especifico de graduação. Porém, dentro
da grade curricular dos curso de Educação Física, Turismo
e alguns de Pedagogia, a recreação é uma das disciplinas.
Hoje o mercado oferece uma série de cursos sobre diversos temas que abordam
a recreação. Se o seu caso não for o de realizar uma graduação,
indico buscar um desses cursos que mais se aproximam aos seus interesses.
Referências:
MARCELLINO, Nelson Carvalho. Lazer:
Formação e Atuação Profisisonal. Campinas,
Sp. Papirus: 1995.
AWAD, Hani. Brinque, Jogue Cante e Encante com a Recreação. Jundiaí.
Fontoura: 2004.
PIMENTEL, Figueiredo & RABELO, Vitória. 268 jogos infantis. Rio
de Janeiro. Vila Rica: 1991.
Professor Volney Paulo Guaranha®
1860. Implantando
uma colônia de férias
- 01/08/2005
Estou interessada em implantar uma colônia de férias em minha
cidade e numa vizinha, mas estou com dificuldades, sem falar no material didático
que é pouco. Por isso, recorro a vocês. Glaucivania Lirgia
Oi Glaucivania, nosso consultor Prof. Volney Paulo Guaranha (currículo)
lhe fornece algumas dicas:
Olá Glaucivania, parabenizo a idéia em implantar
uma colônia de férias em sua cidade. A primeira pergunta que se
faz quando um cliente procura um local assim é o preço e a segunda é se
existe uma equipe de recreadores. Portanto, faça um trabalho sério
com a recreação para o retorno de seus hóspedes.
Referências:
CIVIATE, Hector. Jogos Recreativos para clubes, academias, hotéis, acampamentos,
Spas e colônias de férias. Rio de Janeiro. Sprint: 2001.
LETTIERI, Flávio. Acampando com a garotada. São Paulo. Ícone:
1999.
STOPPA, Edmur Antonio. Acampamento de Férias. Campinas. Papirus: 1999.
Professor Volney Paulo Guaranha®
Sugestão da usuária Gabriele
Glaeser (monitora): Nós realizamos uma colônia de férias
em nosso município com aproximadamente 200 crianças e foi um
arraso, quatro dias de muita diversão! Minha sugestão é que
em colônia de férias possua muitas atividades com água,
volei de bexiguinha, futebol de sabão e após uma palestra educativa
com os bombeiros um banho de mangueira
Leia mais:
Colônias de Férias
Colônia de Férias
para condomínio
Colônia de Férias
em Escola
Montando uma colônia
de férias para empresa
1861.
Quanto custa a montagem de uma empresa de recreação
?- 01/08/2005
Quero saber da parte burocrática da empresa, e quanto eu vou gastar
para montar uma empresa de recreação. Vanusa Michelle de Oliveira
Oi Vanusa, vamos ver o que nos diz o Prof. Volney Paulo Guaranha (currículo)
:
Olá Vanusa, a parte administartiva também é fascinate
no ramo da recreação, indico a você procurar referências
em livros de turismo e de administração. O valor de suas despesas
serão de acordo com o que você irá oferecer a seus clientes.
Referência:
PETROCCHI, Mário & Bona, André. Agências de turismo.
São Paulo. Futura: 2003.
MARCELLINO, Nelson Carvalho. Lazer e Empresa. Campinas, Sp. Papirus: 1995.
Professor Volney Paulo Guaranha®
1862. Relação da educação motora
com a recreação e lazer - 01/08/2005
Queria algo falando sobre a correlação entre educação
motora, recreação e lazer, e saber se elas realmente interagem
juntas. Robson Pereira dantas
Oi Robson, vamos ver o que nos responde o Prof. Volney Paulo Guaranha (currículo)
:
Olá Robson, claro que exite uma relação
forte entre recreação lazer e Educação Motora. Além
delas se integrarem ocorre umo processo de desenvolvimento integral da personalidade
dos seres humanos e através do jogo o individuo reproduz e recria o
meio circundante.
Referência:
RIZZI, Leonor & HAYDT, Regina Célia. Atividades Lúdicas na
Educação da Criança.Sao Paulo. Atica.1994.
GALLARDO, Jorge Sergio Pérez. A Criança em Movimento. Jogo, prazer
e transformação. São Paulo. FTD. 1998.
PIMENTEL, Figueiredo & RABELO, Vitória. 268 jogos infantis. Rio
de Janeiro. Vila Rica: 1991
Professor Volney Paulo Guaranha®
1863. Como acontece
a reconstituição do músculo
após o trabalho de hipertrofia? - 02/08/2005
Como se dá o aumento (reconstituição) do sarcômero
após o treinamento de hipertrofia, ou seja, lesionamento da fibra ?
Quero saber qual é a orientação das novas proteínas
contráteis ? Qual é o tempo após o treinamento que começamos
a sintetizar as proteínas contráteis para a reparação(crescimento)
do tecido muscular ?Tem alguma influência sobre o crescimento do músculo
o horário de ingestão de proteínas (questão de
quantidade) ou seja , há um horário ótimo para a maior
ingestão protéica ? Felipe Tadeu de Melo Reis
Oi Felipe, vejamos a participação de nosso consultor Prof.
Marcus Paulo Santos de Brito(currículo)
para suas dúvidas:
Olá Felipe, sua pergunta é bastante interessante
espero poder ajudá-lo. A lesão de fibras musculares durante o exercício
produz estímulo para adaptação. As concentrações
elevadas de fator de crescimento específico do músculo, liberadas
pelas fibras musculares degeneradas, junto com a perda de inibição
do contato entre as células satélites e as fibras musculares íntegras
subjacentes, obrigam as células satélites a proliferarem durante
o primeiro dia após a lesão muscular.
A alteração produzida pelo exercício das
linhas Z musculares, do citoesqueleto ou da matriz extracelular pode, por essa
razão, ser obrigatória para a proliferação das células
satélites e a fusão, acarretando a hipertrofia.As células
satélites recém recrutadas devem fornecer os núcleos adicionais
necessários à manutenção da densidade nuclear do
músculo hipertrofiado.Alguns estudos de hibridização do
DNA demonstraram a nova repressão de um fator regulador muscular nos núcleos
da fibra muscular durante a regeneração muscular. ( Maughan Ron,
2000)
Quanto ao horário para otimização da ingestão
de proteínas vários estudos demonstram que após o treino,
abre-se o que se apelidou de janela de oportunidades. Aí no intervalo
de menos de 40 minutos procuramos oferecer proteína ao organismo. A quantidade
dessa ingestão deve ser proporcional a intensidade do treino e ao nível
do praticante. Na literatura encontramos valores que variam de 0,8 até inacreditáveis
4g por Kg corporal. Boa sorte e bons treinos!
1864.
Influência que o treinamento de força
sobre o condicionamento cardiorespiratório- 02/08/2005
Qual a influência que o treinamento de força exerce sobre o condicionamento
cardiorespiratório (suas variantes)? Lauro
Oi Lauro, o Prof. Marcus Paulo Santos de Brito(currículo)
responde o seguinte:
Olá Lauro obrigado pela escolha do site e pela confiança em
nossa equipe. As adaptações cardiovasculares devido ao treinamento de força
podem ser divididas em:
Adaptações cardiovasculares crônicas em repouso devido ao treinamento de força:
Freqüência cardíaca |
- ou sem mudança |
PA
- diastólica e sistólica |
- ou sem mudança |
Duplo
produto |
- ou sem mudança |
Volume
sistólico Absoluto Relativo à área SC Relativo ao PCM |
+ ou sem mudança sem mudança sem mudança |
Função
cardíaca Diastólica Sistólica |
Sem mudança (+?) + ou sem mudança |
Perfil
lipídico Colesterol total HDL-C LDL-C |
- ou sem mudança + ou sem mudança - ou
sem mudança |
SC = superfície corporal, PCM
= Peso do corpo magro
Adaptações cardíacas morfológicas
devido ao treinamento de força
|
Absoluta |
Relativa à área
de superfície do corpo e peso magro |
Espessura
da parede: Ventrículo esquerdo Septo Ventrículo direito |
++ ++ sem mudança |
+ ou sem mudança + ou sem mudança sem
mudança |
Volume
da câmara: Ventrículo esquerdo Ventrículo direito |
+ sem mudança |
Sem mudança Sem mudança |
Massa
ventricular esquerda |
++ |
+ ou sem mudança |
Respostas cardiovasculares básicas ao exercício de força
|
Fase
de repetição Excêntrica |
Fase
de repetição Concêntrica |
Freqüência
cardíaca |
+ |
+ |
PA
- sistólica e diastólica |
+ |
+ |
Pressão
intratorácica |
+ |
+ |
Volume
sistólico |
+ |
Sem mudança |
Débito
cardíaco |
+ |
+ ou sem mudança |
Adaptações cardiovasculares crônicas durante o exercício
de força
Freqüência cardíaca |
- |
PA
-sistólica e diastólica |
- ou sem mudança |
Duplo
produto |
- |
Volume
sistólico |
+
ou sem mudança |
Débito
cardíaco |
+ ou sem mudança |
Pico
de VO2 |
+ ou sem mudança |
Fleck Steven and Kraemer William (1997)
1865. Cursos de fitball-
02/08/2005
Onde procurar sobre cursos de fitball? Por favor me dêem uma dica, ficaria
muito agradecida, e desde já obrigada. Bernadete P. F.
Monte
Olá Bernadete, veja o que nos traz a consultora Profa. Melina Branco Barbosa
Corrêa(currículo):
Olá Bernadete, encontrei um curso de fitball programado
para este mês dias 26 e 27 de agosto das 18:30 às 21:30 em Campinas.
O evento se chama V Campinas Fitness & Wellness e o curso que
procura é o Ballness com a professora Rosana Boiani. Acesse site - http://www.campinasfitness.com.br/ .
Clique em congresso e cursos e em seguida mundo wellness. Não conheço
o trabalho da professora Rosana mas sei que participou do Fitness Brasil e te
encaminho o currículo. Rosana Martins Boiani Costa/SP: Graduada em Educação
Física pela FIG (Faculdades Integradas de Guarulhos) 1986. Curso
Pós Graduação de Administração Desportiva FMU 1997.
Certificada no Método Alongamento Consciente, criado por Inelia Garcia.
Certificada no Método Pilates de Condicionamento Físico
através do The Pilates Studio® - 1999. CREF 002450-G/SP. Boa Sorte.
Abraço. Melina
1866. Didática na
natação para 10-12 anos - 02/08/2005
Na natação
para crianças de 10 à 12 anos qual seria a melhor aula, a lúdica
ou não? Qual é a melhor pedagogia a ser adotada? Danylo
Oi Danylo, quem lhe responde é a nossa consultora Profa. Melina Branco
Barbosa Corrêa(currículo):
Olá Danylo, o lúdico pode tornar o aprendizado
mais prazeroso, então deve estar sempre presente no trabalho de natação
em qualquer faixa etária. Você pode criar estratégias que
incluam atividades lúdicas que contribuam para alcançar o objetivo
principal. Sempre tomando muito cuidado para manter o domínio da aula
e
a disciplina. Particularmente acredito que, envolver o aluno
para que ele acredite no seu trabalho e se empenhe
para realizar uma boa aula, é a melhor pedagogia. Sugiro estas leituras
para auxiliar na parte lúdica que requer muita criatividade:
· A Alegria de Ensinar. 4°ed; São Paulo, Ars Poética,
1994.
· Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 2ª ed;
São Paulo, Cortez, 1997.
· O brincar e suas teorias. São
Paulo, Pioneira, 1998.
Boa sorte! Abraço. Melina
1867.
Didática na natação para crianças 3-6 anos- 02/08/2005
Gostaria de saber sobre natação para crianças 3-6 anos.
Como são programadas as atividades? São brincaderiras ? E onde
posso
ler sobre isso? Bel
Oi Bel, veja a sugestão de nossa consultora Profa. Melina Branco Barbosa
Corrêa(currículo):
Olá Bel, existem formas diversas de trabalhar e você deve
se adaptar aos objetivos e métodos da escola mantendo sua linha de trabalho.
A programação de aula deve se basear no objetivo final.
Se você acredita no lúdico inclua no seu trabalho como estratégia
motivacional, mas sempre bem fundamentada. Por exemplo: quando vamos dar uma
flutuação
em decúbito ventral podemos batizar de foguetinho e quando incluir batimento
de perna é o motor que foi ligado, tudo com um ar de encantamento mas
lembrando
de todos os itens a serem observados. Posição de cabeça,
batimentos de pernas a qualidade de execução sendo exigida proporcionalmente
a maturidade de cada faixa etária. A utilização de música é indicada,
versões de músicas infantis incluindo um bate perninha bem
fortinha até um roda roda .. terminando com
natação alegre é. O grande segredo é realizar
seu trabalho com muito amor, conhecimento e envolvimento.
A leitura
que indico é a tese de Mauricio Duran:
- PEREIRA, Mauricio Duran. O
Mundo Fantasia e o Meio Líquido: o processo de ensino aprendizagem da
natação
e sua relação com o Faz-de-Conta,através de aulas temáticas.
Dissertação de mestrado, Faculdade de Educação Física UNICAMP,
Campinas, 2001.
Boa Sorte! Abraço. Melina
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