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Dom, 21/12/08 16:54

PERGUNTAS E RESPOSTAS ANTERIORES AO CDOF RESPONDE
CONSULTORIA GRATUITA CDOF

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1844. Ginástica laboral trabalhada de forma recreativa- 21/07/2005
Gostaria que, por favor, me indicassem um site onde encontrasse alguns artigos sobre a ginástica laboral trabalhada de forma recreativa para meu artigo de pós graduação. Meu professor quer que eu fale sobre as razões que justifiquem a opção por programas de qualidade de vida (gin. laboral) de caráter recreativo. Maria Angélica Alves de Medeiros
Oi Maria Angélica, a Profa. Drda. Deise Guadelupe de Lima(currículo) responde o seguinte:
  Sugiro que você faça uma boa revisão, pois a ginástica laboral não tem como objetivo trabalhar a recreação e sim auxiliar na "recuperação durante o trabalho" (consulte o meu livro: Metodologia de implantação da ginástica laboral com abordagem ergonômica, da ed. Fontoura). Outro site onde você poderá entender melhor sobre o Programa de Ginástica Laboral é o da engenharia de produção da UFSC: http://teses.eps.ufsc.br/tese.asp e entre com a palavra-chave ginástica laboral (sem aspas), você encontrará 13 trabalhos onde poderá se fundamentar melhor no assunto.

Leia Mais:
Jogos e brincadeiras para a Ginástica Laboral
Atividades lúdicas na ginástica laboral ?

1845. O que é uma aula de percepção corporal?- 21/07/2005
Eu gostaria de saber o que seria uma aula de percepção corporal? Raphael Zachi
Oi Raphael, veja o retorno da Profa. Drda. Deise Guadelupe de Lima(currículo) :
   Seria uma aula onde o indivíduo começa a perceber e conhecer o seu próprio corpo, traduzindo no conhecimento de si próprio. Consulte os seguintes sites:
www1.uol.com.br/vyaestelar/nunocobra24.htm
www.unifenas.br/confisio/anais21.htm
www.granjaviana.com.br/raquel/pilates.htm
www.efdeportes.com/efd83/imagem.htm

1846. Escola x tempo em frente ao computador - 21/07/2005
Trabalho em uma rede de escola particular pretendo fazer uma pesquisa sobre a quantidade de horas em que os alunos ficam em frente ao computador para traçar um perfil destes alunos. Estou encontrando dificuldades em elaborar a mesma. Eden
Oi Eden, a Profa. Drda. Deise Guadelupe de Lima(currículo) lhe sugere o seguinte:
  Entre em contato com o Profº Dr. Markus Vinicius Nahas que ele poderá lhe indicar vários trabalhos realizados pelo seu corpo de pesquisadores sobre este assunto. O site é: http://www.nupaf.ufsc.br/

1847. Alterações fisiológicas na água aquecida - 21/07/2005
Olás, estou fazendo um trabalho sobre Hidroterapia e gostaria muito de saber o porquê de algumas modificações fisiológicas durante o exercício em água aquecida, como por exemplo aumento da frequência respiratória e cardíaca, e porque ocorre aumento do metabolismo muscular e da taxa metabólica. Caroline Brandão
Oi Caroline, quem participa conosco é a Fisioterapeuta Thaisa Infurna (currículo):
   Olá, Caroline. Se eu for explicar como tudo acontece iria ficar uma resposta muito comprida. Aconselho que leia o livro "Terapia Aquática Moderna", autores: Bruce Becker e Andrew Cole da editora Manole. Este livro explica toda a fisiologia da imersão em detalhes. Será de grande utilidade para você. Espero ter ajudado. Abraços, Thaisa.

Equipe do CDOF:
Sugerimos também os livros:
Exercícios Aquáticos Terapêuticos - NORM HANSON ANDREA BATES
Manual do Profissional de Fitness Aquático - AEA - Shape - 2001
Leia mais:
Benefícios da piscina aquecida numa aula de hidroginástica

1848. Tratamento hidroterapêutico na hemiplegia - 21/07/2005
Que livros ou artigos posso consultar para abordar tratamento hidroterapêutico na hemiplegia em minha monografia? Luciano de Souza
Oi Luciano a Fisioterapeuta Thaisa Infurna (currículo) sugere:
   Olá, Luciano. Sugiro como bibliografia os seguintes livros:
- Exatamente no Centro e Passos a Seguir, ambos da Patrícia Davies, editora Manole.
- Hemiplegia no Adulto, da Berta Bobath, editora Manole.
- Terapia Aquática Moderna, Bruce Becker, Manole.
- Hidroterapia: Princípios e Prática MARGARET REID CAMPION - ed. Manole.

   Não sei de cabeça agora nenhum artigo que possa te ajudar, mas você pode tentar encontrar na internet. Posso te garantir que tem pouca coisa. Tente achar alguma coisa no site www.ptjournal.org (jornal da associação americana de fisioterapia). Espero ter ajudado. Abraços, Thaisa.

1849. Hidroterapia para paciente com distrofia muscular - 21/07/2005
Gostaria de saber quais os métodos de hidroterapia (como bad ragaz, ETA e outros) que devem ser usados em um paciente com distrofia muscular do tipo cintura DMC. Que tipo de exercícios dentro de cada método usado, tempo e quantas vezes deve ser feito? Mayanna
Oi Mayana, em atenção a sua dúvida a Fisioterapeuta Thaisa Infurna (currículo) sugere:
   Olá, Mayanna. Antes de pensar em quais métodos utilizar você deve se informar ao máximo com relação a patologia. Doenças neuromusculares apresentam algumas peculiaridades com as quais devemos estar atentos, principalmente com o fato de serem progressivas. Não existe um melhor método a ser usado e sim, bom senso durante a terapia. A hidroterapia clássica, sem uma técnica específica, já seria de grande valia para este paciente. Um fator extremamente importante que você deve saber e não esquecer é: não devemos fatigar a musculatura destes pacientes, ou seja, evitar alto gasto energético e exercícios com grande resistência, do contrário poderemos acelerar a doença. Não existe um tempo específico e um número de vezes determinado. Tudo isso vai depender do paciente, idade, doença, estágio da doença... ou seja, cada caso é um caso e deve ser avaliado e considerado como tal. Estude direitinho a distrofia de cinturas que você saberá o que fazer na água. Espero ter ajudado. Boa sorte, Thaisa.

1850. Pós-operatório de hérnia-de-disco x hidroterapia - 21/07/2005
Operei de hérnia discal (L5 S1). Fiquei muito bem, mas ainda sinto que minha coluna está travada. Sinto nódulos de dor. O que você me aconselha fazer? Luiz Henrique de Oliveira
Oi Luiz, a Fisioterapeuta Thaisa Infurna (currículo) lhe aconselha:
   Procure um serviço que ofereça hidroterapia na sua cidade e tenho certeza que ela será extremamente benéfica não só para o alívio da dor como para melhorar a sua qualidade de vida pós-cirurgia com alongamentos e relaxamentos da cadeia posterior e fortalecimento da cadeia anterior, buscando maior equilíbrio funcional e reeducação postural. Um fisioterapeuta capacitado poderá inclusive orientá-lo para o seu dia-a-dia otimizando os resultados do tratamento. Espero ter ajudado de alguma forma. Abraços, Thaisa
Leia mais:
Pós-operatório de hérnia na hidroterapia

1851. Rodízio no 5 x 1 - 25/07/2005
Eu gostaria de saber como é feito a troca de posições quando se joga o 5x1 . Canhotinha
Oi Canhotinha, recebemos o retorno de nossa consultora Profa. Esp. Vanessa de Souza Seracinskis(currículo) :
   Além do rodízio simples no sentido horário como mencionado em outra questão de número 1777 deste site, a equipe tem que estar com o seu sistema tático de recepção, defesa e função de cada jogador muito bem definido antes de iniciar o jogo e em seguida ficará mais claro perceber quem tem que estar na frente de quem ou quem não pode estar à direita ou esquerda, além de saber quem são os passadores e também se há um ou mais jogadores excluídos da recepção. Sugiro a leitura destes livros para maior entendimento desta questão prática:
- Regras Oficiais de Voleibol - Editora Sprint
- Voleibol Sistemas e Táticas - Adilson Donizete da Costa
- Conhecendo o Voleibol - JORGE L. S. RIBEIRO
Vanessa de Souza Seracinskis

1852. Modelos de fichas de escaltes - 25/07/2005
Queria ver modelos de fichas de escaltes, pois no site da cbv não tem! Luizinho
Oi Luizinho, vamos ver o que nos retorna a Profa. Esp. Vanessa de Souza Seracinskis(currículo) :
   Caro colega. As fichas de escalte podem variar conforme a solicitação do treinados ou do campeonato, podendo ser avaliado o desempenho tático ou técnico. A ficha deve conter: o nome dos atletas ou o número; os fundamentos a serem avaliados conforme os critérios pré-estabelecidos entre todos; e em seguida os conceitos que serão atribuídos em forma de números (0, 1, 2,3), letras (A, B, C, D e) ou siglas criadas (S, R, L, A). O escalte poderá abranger todos os fundamentos ou apenas um especificamente. O bom escalte é aquele que supre as necessidades do treinador passando o maior número de informações, mas com precisão. E caso você tenha a oportunidade de participar de um dos cursos oferecidos pela consultora oficial da CBV (SC Consultoria), corra, pois é um ótimo curso com base em estatística.
Leia mais:
Ficha de escalte

1853. Limite máximo de impulsão vertical - 25/07/2005
Tenho 33 anos, sempre tive excelente impulsão vertical (85 cm parado, 110cm correndo), tenho 1,70 m e biótipo oriental. Gostaria de saber qual o limite máximo de impulsão vertical que ainda está ao meu alcance. O que devo fazer para conseguí-la, de modo seguro e consistente? Grato e abraços a todos. Luiz kwong
Oi Luiz, vamos ver o que nos retorna a Profa. Esp. Vanessa de Souza Seracinskis(currículo) :
   Luiz, a sua impulsão é muito boa, porém não há propriamente um limite. Isso dependerá dos métodos utilizados em sua preparação física que deve ser elaborada por um profissional licenciado em educação física atuante na área de treinamento desportivo e se possível com o amparo de um bom fisiologista. Não sei há quanto tempo você é praticante de voleibol, mas comente com o seu preparador físico sobre o método Pliométrico de aumento de força e potência. Esse método geralmente possibilita ganhos consideráveis em impulsão, mas deve ser realizado por um profissional que conheça profundamente o assunto. Um grande abraço. Vanessa de Souza Seracinskis
Leia mais:
Treinamento para melhorar a impulsão - pliométrico
Pliometria e referências
Impulsão Vertical
Treinamento da Impulsão

1854. Posso ser técnico de voleibol sem me formar ?- 26/07/2005
Gostaria de saber se existe algum curso para se tornar técnico de voleibol. Gostaria de receber informações a respeito do assunto, pois entro no site da cbv e não acho. Ainda estou no segundo ano de faculdade ,e aqui no Paraná como em outros estados só podem atuar como técnicos pessoas formadas . Desde já agradeço. Fabinho
Oi Fabinho, nossa consultora Profa. Esp. Vanessa de Souza Seracinskis(currículo) lhe responde:
   Realmente é necessário ser formado em educação física conforme a lei desde 1998, tanto que a modalidade voleibol não é apenas composta por um simples jogo. Há também a questão da preparação física, psicológica, e o grande conhecimento em biomecânica e cinesiologia que um bom técnico necessita saber, além das questões técnicas e táticas. Mas há um curso oferecido pela própria CBV que é para padronizar a linguagem técnica utilizada no voleibol. Os cursos vão desde o nível nacional ao internacional. Ligue e peça informações na federação de sua região.
Vanessa de Souza Seracinskis

1855. Existe isenção ou incentivo fiscal para programas de saúde do colaborador ? -30/07/2005
Sou professora de educação física. Vocês poderiam me informar se existe alguma isenção ou incentivo fiscal para as empresas que investem em programas de saúde do colaborador, tais como ginástica laboral, sala de musculação? Atenciosamente. Ana Paula.
Oi Ana Paula, temos a participação de nosso consultor André Moura Moreira(currículo), veja o que ele informa:
   Professora Ana Paula, não existe qualquer isenção de tributos ou incentivo fiscal a empresas por investir na saúde de seus operários ou em qualquer tipo de atividade física. Entretanto, o trabalho nesta área vem sendo vantajoso com o objetivo de evitar doenças e ganhar em produtividade. Atividades físicas previnem, como é do seu conhecimento por certo, uma variada gama de doenças profissionais relacionadas como esforços repetitivos e stress. Estas doenças profissionais são equiparadas, por lei, a acidentes de trabalho, o que poderá, eventualmente, acarretar ações de indenização, afastamento ao trabalho e estabilidade provisória ao colaborador, fatos estes que representam custo para a empresa. Assim sendo, embora não haja benefício fiscal direto, o desenvolvimento de uma política de recursos humanos nesta área trará vantagens na minimização de despesas e de integração profissional que certamente justificará o investimento. André Moura Moreira - adv (andre@lpmadvogados.com.br)

1856. Recreação hospitalar para aidéticos - 01/08/2005
Qual a função da recreação no estado de alegria de pessoas portadoras da Aids? Jaqueline
Prezada Jaque, em atenção a sua questão nosso consultor Prof. Volney Paulo Guaranha (currículo) responde:
   Olá Jaque, Como qualquer enfermidade, o trabalho de recreação está voltado aos princípios da recreação hospitalar, difundidos aqui no Brasil pelo doutor Wellington Nogueira. A proposta do trabalho é de humanizar o ambiente hospitalar. O contato com doentes pode transformar a rotina em algo mais agradável.
Referências Bibliográficas:
CAMARGO, Luiz O. Lima. Educação para o Lazer. São Paulo. Moderna: 1998.
PIMENTEL, Giuliano. Lazer: Fundamentos, Estratégias e Atuação Profissional.Jundiaí. Fontoura: 2003.
PIMENTEL, Figueiredo & RABELO, Vitória. 268 jogos infantis. Rio de Janeiro. Vila Rica: 1991.
Professor Volney Paulo Guaranha®
Leia mais:
Recreação hospitalar

1857. Interferências das propostas lúdicas no desenvolvimento das crianças- 01/08/2005
Gostaria de saber sua opinião sobre quais as interferências das propostas lúdicas no desenvolvimento das crianças. Sou muito técnico e preciso compreender melhor o ludico. Rogério
Oi Rogério, veja a opinião de nosso caro consultor Prof. Volney Paulo Guaranha (currículo):
   Olá Rogério. Como você deve saber, o lúdico está relacionado com o estado de espírito da pessoa se manifestando através de sentimentos de alegria, diversão e entretenimento. A ludicidade está presente fortemente no processo de desenvolvimento infantil, pois a criança vive sua vida interior expremindo suas ações e sentimentos em suas atividades, experimenta experiências de fantasias e imaginação, as quais auxiliam nesse processo de aprendizagem e se manifesta da forma mais espontânea possível, sendo uma característica saudável a este processo.
Referências Bibliográficas:
RIZZI, Leonor & HAYDT, Regina Célia. Atividades Lúdicas na Educação da Criança..Sao Paulo. Atica.1994.
AWAD, Hani. Brinque, Jogue Cante e Encante com a Recreação. Jundiaí. Fontoura: 2004.CAVALLARI, Vinicius Ricardo & ZACHARIAS, Vany. Trabalhando com recreação São Paulo, Ícone: 1994.
GUEDES, Maria Hermínia de Sousa. Oficina da Brincadeira . Rio de Janeiro. Sprint: 2000.
Professor Volney Paulo Guaranha®

1858. Meu método é o tradicional, como ser menos tímida no trato com as crianças ?- 01/08/2005
Estou no 6º período do normal superior e não consigo desenvolver atividade recreativa com as criança, ou seja, ser mais liberal. Sou um pouco tímida. Adoro o que faço e me dou muito bem com as crianças, mas sou taxada como método tradicional. Por favor, me ajude? Isahta
Oi Isahta, quem participa conosco é o Prof. Volney Paulo Guaranha (currículo):
   Olá Isahta, a recreação está aberta a toda e qualquer tipo de profissional. Quanto ao método tradicional é muito importante também resgatar atividades que se perderam com o tempo. Mas aconselho a utilizar a criatividade como uma forma de melhorar seu trabalho perante as crianças. Outra dica, são os "Games Shows" que passam na televisão.
Referências Bibliográficas.
MILITÃO, Albigenor & Rose. S.O.S Dinâmica de Grupo. Rio de Janeiro. Qualitymark, 1999.
MILITÃO, Albigenor & Rose. Jogos, Dinâmicas & Vivencias Grupais. Como desenvolver sua melhor "técnica" em atividades grupais. Rio de Janeiro. Qualitymark, 2000.
CATUNDA, Ricardo. Recriando a Recreação. Rio de Janeiro. Sprint: 2002
Professor Volney Paulo Guaranha®

1859. Para ministrar recreação é preciso ter algum curso ?- 01/08/2005
Gostaria de saber que curso é preciso tirar para fazer recreação com crianças? Anna
Oi Anna, o Prof. Volney Paulo Guaranha (currículo) retorna os seguinte:
   Olá Anna, a recreação não esta restrita a um curso especifico de graduação. Porém, dentro da grade curricular dos curso de Educação Física, Turismo e alguns de Pedagogia, a recreação é uma das disciplinas. Hoje o mercado oferece uma série de cursos sobre diversos temas que abordam a recreação. Se o seu caso não for o de realizar uma graduação, indico buscar um desses cursos que mais se aproximam aos seus interesses.
Referências:
MARCELLINO, Nelson Carvalho. Lazer: Formação e Atuação Profisisonal. Campinas, Sp. Papirus: 1995.
AWAD, Hani. Brinque, Jogue Cante e Encante com a Recreação. Jundiaí. Fontoura: 2004.
PIMENTEL, Figueiredo & RABELO, Vitória. 268 jogos infantis. Rio de Janeiro. Vila Rica: 1991.
Professor Volney Paulo Guaranha®

1860. Implantando uma colônia de férias - 01/08/2005
Estou interessada em implantar uma colônia de férias em minha cidade e numa vizinha, mas estou com dificuldades, sem falar no material didático que é pouco. Por isso, recorro a vocês. Glaucivania Lirgia
Oi Glaucivania, nosso consultor Prof. Volney Paulo Guaranha (currículo) lhe fornece algumas dicas:
   Olá Glaucivania, parabenizo a idéia em implantar uma colônia de férias em sua cidade. A primeira pergunta que se faz quando um cliente procura um local assim é o preço e a segunda é se existe uma equipe de recreadores. Portanto, faça um trabalho sério com a recreação para o retorno de seus hóspedes.
Referências:
CIVIATE, Hector. Jogos Recreativos para clubes, academias, hotéis, acampamentos, Spas e colônias de férias. Rio de Janeiro. Sprint: 2001.
LETTIERI, Flávio. Acampando com a garotada. São Paulo. Ícone: 1999.
STOPPA, Edmur Antonio. Acampamento de Férias. Campinas. Papirus: 1999.
Professor Volney Paulo Guaranha®

Sugestão da usuária Gabriele Glaeser (monitora): Nós realizamos uma colônia de férias em nosso município com aproximadamente 200 crianças e foi um arraso, quatro dias de muita diversão! Minha sugestão é que em colônia de férias possua muitas atividades com água, volei de bexiguinha, futebol de sabão e após uma palestra educativa com os bombeiros um banho de mangueira

Leia mais:
Colônias de Férias
Colônia de Férias para condomínio
Colônia de Férias em Escola
Montando uma colônia de férias para empresa

1861. Quanto custa a montagem de uma empresa de recreação ?- 01/08/2005
Quero saber da parte burocrática da empresa, e quanto eu vou gastar para montar uma empresa de recreação. Vanusa Michelle de Oliveira
Oi Vanusa, vamos ver o que nos diz o Prof. Volney Paulo Guaranha (currículo) :
   Olá Vanusa, a parte administartiva também é fascinate no ramo da recreação, indico a você procurar referências em livros de turismo e de administração. O valor de suas despesas serão de acordo com o que você irá oferecer a seus clientes.
Referência:
PETROCCHI, Mário & Bona, André. Agências de turismo. São Paulo. Futura: 2003.
MARCELLINO, Nelson Carvalho. Lazer e Empresa. Campinas, Sp. Papirus: 1995.
Professor Volney Paulo Guaranha®

1862. Relação da educação motora com a recreação e lazer - 01/08/2005
Queria algo falando sobre a correlação entre educação motora, recreação e lazer, e saber se elas realmente interagem juntas. Robson Pereira dantas
Oi Robson, vamos ver o que nos responde o Prof. Volney Paulo Guaranha (currículo) :
   Olá Robson, claro que exite uma relação forte entre recreação lazer e Educação Motora. Além delas se integrarem ocorre umo processo de desenvolvimento integral da personalidade dos seres humanos e através do jogo o individuo reproduz e recria o meio circundante.
Referência:
RIZZI, Leonor & HAYDT, Regina Célia. Atividades Lúdicas na Educação da Criança.Sao Paulo. Atica.1994.
GALLARDO, Jorge Sergio Pérez. A Criança em Movimento. Jogo, prazer e transformação. São Paulo. FTD. 1998.
PIMENTEL, Figueiredo & RABELO, Vitória. 268 jogos infantis. Rio de Janeiro. Vila Rica: 1991
Professor Volney Paulo Guaranha®

1863. Como acontece a reconstituição do músculo após o trabalho de hipertrofia? - 02/08/2005
Como se dá o aumento (reconstituição) do sarcômero após o treinamento de hipertrofia, ou seja, lesionamento da fibra ? Quero saber qual é a orientação das novas proteínas contráteis ? Qual é o tempo após o treinamento que começamos a sintetizar as proteínas contráteis para a reparação(crescimento) do tecido muscular ?Tem alguma influência sobre o crescimento do músculo o horário de ingestão de proteínas (questão de quantidade) ou seja , há um horário ótimo para a maior ingestão protéica ? Felipe Tadeu de Melo Reis
Oi Felipe, vejamos a participação de nosso consultor Prof. Marcus Paulo Santos de Brito(currículo) para suas dúvidas:
   Olá Felipe, sua pergunta é bastante interessante espero poder ajudá-lo. A lesão de fibras musculares durante o exercício produz estímulo para adaptação. As concentrações elevadas de fator de crescimento específico do músculo, liberadas pelas fibras musculares degeneradas, junto com a perda de inibição do contato entre as células satélites e as fibras musculares íntegras subjacentes, obrigam as células satélites a proliferarem durante o primeiro dia após a lesão muscular.
   A alteração produzida pelo exercício das linhas Z musculares, do citoesqueleto ou da matriz extracelular pode, por essa razão, ser obrigatória para a proliferação das células satélites e a fusão, acarretando a hipertrofia.As células satélites recém recrutadas devem fornecer os núcleos adicionais necessários à manutenção da densidade nuclear do músculo hipertrofiado.Alguns estudos de hibridização do DNA demonstraram a nova repressão de um fator regulador muscular nos núcleos da fibra muscular durante a regeneração muscular. ( Maughan Ron, 2000)
   Quanto ao horário para otimização da ingestão de proteínas vários estudos demonstram que após o treino, abre-se o que se apelidou de janela de oportunidades. Aí no intervalo de menos de 40 minutos procuramos oferecer proteína ao organismo. A quantidade dessa ingestão deve ser proporcional a intensidade do treino e ao nível do praticante. Na literatura encontramos valores que variam de 0,8 até inacreditáveis 4g por Kg corporal. Boa sorte e bons treinos!

1864. Influência que o treinamento de força sobre o condicionamento cardiorespiratório- 02/08/2005
Qual a influência que o treinamento de força exerce sobre o condicionamento cardiorespiratório (suas variantes)? Lauro
Oi Lauro, o Prof. Marcus Paulo Santos de Brito(currículo) responde o seguinte:
   Olá Lauro obrigado pela escolha do site e pela confiança em nossa equipe. As adaptações cardiovasculares devido ao treinamento de força podem ser divididas em:

Adaptações cardiovasculares crônicas em repouso devido ao treinamento de força:
Freqüência cardíaca  - ou sem mudança
PA - diastólica e sistólica  - ou sem mudança
Duplo produto  - ou sem mudança
Volume sistólico Absoluto Relativo à área SC Relativo ao PCM   + ou sem mudança sem mudança sem mudança
Função cardíaca Diastólica Sistólica   Sem mudança (+?) + ou sem mudança
Perfil lipídico Colesterol total HDL-C LDL-C   - ou sem mudança + ou sem mudança - ou sem mudança
SC = superfície corporal, PCM = Peso do corpo magro 

Adaptações cardíacas morfológicas devido ao treinamento de força
  Absoluta Relativa à área de superfície do corpo e peso magro
Espessura da parede: Ventrículo esquerdo Septo Ventrículo direito   ++ ++ sem mudança   + ou sem mudança + ou sem mudança sem mudança
Volume da câmara: Ventrículo esquerdo Ventrículo direito   + sem mudança   Sem mudança Sem mudança
Massa ventricular esquerda ++ + ou sem mudança
 
Respostas cardiovasculares básicas ao exercício de força
  Fase de repetição Excêntrica Fase de repetição Concêntrica
Freqüência cardíaca + +
PA - sistólica e diastólica + +
Pressão intratorácica + +
Volume sistólico + Sem mudança
Débito cardíaco + + ou sem mudança
 
Adaptações cardiovasculares crônicas durante o exercício de força
Freqüência cardíaca -
PA -sistólica e diastólica - ou sem mudança
Duplo produto -
Volume sistólico + ou sem mudança
Débito cardíaco + ou sem mudança
Pico de VO2 + ou sem mudança
 
Fleck Steven and Kraemer William (1997)

1865. Cursos de fitball- 02/08/2005
Onde procurar sobre cursos de fitball? Por favor me dêem uma dica, ficaria muito agradecida, e desde já obrigada. Bernadete P. F. Monte
Olá Bernadete, veja o que nos traz a consultora Profa. Melina Branco Barbosa Corrêa(currículo):
   Olá Bernadete, encontrei um curso de fitball programado para este mês dias 26 e 27 de agosto das 18:30 às 21:30 em Campinas. O evento se chama “V Campinas Fitness & Wellness” e o curso que procura é o Ballness com a professora Rosana Boiani. Acesse site - http://www.campinasfitness.com.br/ . Clique em congresso e cursos e em seguida mundo wellness. Não conheço o trabalho da professora Rosana mas sei que participou do Fitness Brasil e te encaminho o currículo. Rosana Martins Boiani Costa/SP: Graduada em Educação Física pela FIG (Faculdades Integradas de Guarulhos) – 1986. Curso Pós Graduação de Administração Desportiva – FMU – 1997. Certificada no Método Alongamento Consciente, criado por Inelia Garcia. Certificada no Método Pilates de Condicionamento Físico através do The Pilates Studio® - 1999. CREF 002450-G/SP. Boa Sorte. Abraço. Melina

1866. Didática na natação para 10-12 anos - 02/08/2005
Na natação para crianças de 10 à 12 anos qual seria a melhor aula, a lúdica ou não? Qual é a melhor pedagogia a ser adotada? Danylo
Oi Danylo, quem lhe responde é a nossa consultora Profa. Melina Branco Barbosa Corrêa(currículo):
   Olá Danylo, o lúdico pode tornar o aprendizado mais prazeroso, então deve estar sempre presente no trabalho de natação em qualquer faixa etária. Você pode criar estratégias que incluam atividades lúdicas que contribuam para alcançar o objetivo principal. Sempre tomando muito cuidado para manter o domínio da aula e a disciplina.    Particularmente acredito que, envolver o aluno para que ele acredite no seu trabalho e se empenhe para realizar uma boa aula, é a melhor pedagogia. Sugiro estas leituras para auxiliar na parte lúdica que requer muita criatividade:
· A Alegria de Ensinar. 4°ed; São Paulo, Ars Poética, 1994.
· Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 2ª ed; São Paulo, Cortez, 1997.
· O brincar e suas teorias. São Paulo, Pioneira, 1998.
Boa sorte! Abraço. Melina

1867. Didática na natação para crianças 3-6 anos- 02/08/2005
Gostaria de saber sobre natação para crianças 3-6 anos. Como são programadas as atividades? São brincaderiras ? E onde posso ler sobre isso? Bel
Oi Bel, veja a sugestão de nossa consultora Profa. Melina Branco Barbosa Corrêa(currículo):
   Olá Bel, existem formas diversas de trabalhar e você deve se adaptar aos objetivos e métodos da escola mantendo sua linha de trabalho. A programação de aula deve se basear no objetivo final. Se você acredita no lúdico inclua no seu trabalho como estratégia motivacional, mas sempre bem fundamentada. Por exemplo: quando vamos dar uma flutuação em decúbito ventral podemos batizar de foguetinho e quando incluir batimento de perna é o motor que foi ligado, tudo com um ar de encantamento mas lembrando de todos os itens a serem observados. Posição de cabeça, batimentos de pernas a qualidade de execução sendo exigida proporcionalmente a maturidade de cada faixa etária. A utilização de música é indicada, versões de músicas infantis incluindo “um bate perninha bem fortinha” até “um roda roda .. terminando com natação alegre é”. O grande segredo é realizar seu trabalho com muito amor, conhecimento e envolvimento.
  A leitura que indico é a tese de Mauricio Duran:
- PEREIRA, Mauricio Duran. O Mundo Fantasia e o Meio Líquido: o processo de ensino aprendizagem da natação e sua relação com o Faz-de-Conta,através de aulas temáticas. Dissertação de mestrado, Faculdade de Educação Física – UNICAMP, Campinas, 2001.
Boa Sorte! Abraço. Melina

 

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