O
que é Ciclismo:
O Ciclismo é um esporte de corrida de bicicleta, no qual
os concorrentes tentam chegar primeiro a determinada meta ou
cumprir determinado percurso em melhor tempo. Como esporte, iniciou-se
na Inglaterra em meados do Sec. XIX, época em que o aperfeiçoamento
do veículo possibilitou o alcance de maiores velocidades
(Pequeno Dicionário Técnico de E.F. - Prof. Alaor
Denicoli); A arte de andar de Bicicleta (Mini-dicionário
da Língua Portuguesa - Soares Amora)
O Ciclismo é uma atividade rítmica e cíclica,
excelente para desenvolvimento dos sistemas de energia aeróbico e anaeróbico,
dependendo do tipo de treinamento aplicado. Ajuda a desenvolver o sistema cardiovascular
dos praticantes, sendo indicado como ótimo exercício para queima
de gordura corporal e desenvolvimento de resistência de força muscular
de pernas, em treinamentos.
Considerada uma atividade mais segura que a corrida, por oferecer
menos impacto, é uma das atividades físicas mais procuradas para
alto consumo energético, embora exija do praticante maior habilidade,
equilíbrio e reflexos que a prática da corrida.
Ciclismo Estático: praticado em bicicletas ergométricas
sendo um exercício aeróbico alternativo e seguro que pode ser feito
em casa, academia, etc...
Indicado para indivíduos que apresentam determinados
tipos de lesões de joelhos, quadris, coluna que não podem caminhar;
grávidas, idosos com osteoporose e principalmente obesos, por oferecer
maior segurança, sustentação e facilidade de manejo, que
o ciclismo "out door".
Obs: Grupos especiais devem obter a autorização de um médico
especialista para a prática do Ciclismo.
O Tamanho da Bicicleta e Altura do Banco
Para saber se uma bicicleta de Ciclismo se adequa a você em
termos de tamanho, sente-se na barra transversal e não no selim. Seus
pés devem apoiar-se totalmente no chão e a barra deve estar quase
encostando nos órgãos genitais, se tocar ela está pequena.
Caso seus pés estejam suspensos ou tenha dificuldades de manter o equilíbrio
tocando apenas com as pontas dos pés, ela está muito grande. O
Selim deverá estar, ligeiramente, inclinado para cima.
Altura do Banco: Quando seu pé atingir o ponto mais alto na pedalada,
seu joelho deve fazer um ângulo máximo de 90° em relação
ao pé. E para verificar, mesmo de pé, se o banco está adequado,
basta posicionar-se de lado com o banco e o mesmo deve estar na mesma altura
em uma linha reta imaginária em direção à cabeça
do fêmur, na lateral do quadril.
Os braços devem ficar ligeiramente relaxados ou semi-fletidos
a fim de minimizar o impacto nas articulações dos punhos, ombros
e coluna, causado durante o trajeto.
Cuidados com a Bicicleta
Deve-se evitar entrar na bicicleta pisando apenas com um pé no
pedal e em seguida jogar a outra perna sobre ela, pois força demasiadamente
a mesma. Da mesma forma ao desmontar, evite passar a perna para o outro lado
antes de parar jogando todo o seu peso sobre um dos pedais. A forma certa é parar
primeiro, abrir as pernas e em seguida e apoiar-se sobre o solo, lançando
a perna para o outro lado.
Marchas
Pedale em uma marcha que permita um movimento de pernas razoavelmente
rápido, ou seja, 65 a 85 rpm/min. Deve sentir uma pequena tensão,
um pouco mais que leve durante as revoluções. Se a bicicleta tiver
10 marchas, tente pedalar com a engrenagem maior na frente e a média atrás
ou pedale com a menor marcha para a frente e a segunda atrás. Aprenda
a trocar as marchas com facilidade e suavidade e mantenha os pedais em movimento
enquanto muda de marcha. Mantenha a bicicleta em linha reta.
Para subir colinas, talvez seja preciso ficar de pé para obter mais
força nas pernas, se sua bicicleta não tiver marchas mais leves.
Pratique andar em pé para acostumar-se ao tipo de manobra no caso de
precisar. Se sua bicicleta tiver marchas, deverá trocar de marchas antes
logo que a bicicleta perca o ritmo. Use aquela que lhe trouxer uma pedalada
contínua e sem perda de ritmo. Mantenha os joelhos acima dos tornozelos
e próximos da bicicleta.
Sapatilhas
Se você tem sapatilhas e tacos (que fixam a sapatilha
aos pedais), pedale trazendo os pés para trás, dessa maneira vai
intensificar o trabalho de força extra nas pernas, dominando mais o ritmo.
Pedalando na Rua
Tome consciência de tudo que está a sua volta,
pode ser que tenha que tomar uma decisão rápida ao se deparar com
cachorro, criança, motocicleta ou corredores. Não utilize walkman
enquanto pedala, vai precisar de ouvir as buzinas ou qualquer barulho que possa
alertá-lo do perigo.
E lêmbre-se que se pedalar na rua, vai ter que concorrer
com os veículos, portanto, tente obedecer as novas leis
de trânsito para ciclistas.
Cuidados
Você pode perder muito líquido pedalando. Assim, é importante
a pré-hidratação, beba líquidos numa frequência
de 20-30 minutos durante o percurso. A fim de determinar se está se hidratando
adequadamente, pese-se antes e após iniciar uma sessão de ciclismo.
Você deveria ter ingerido a mesma quantidade de perda do peso durante o
percurso (já existem mochilas de hidratação que você pedala
sempre com uma mangueira de água próxima a boca). Um bom indicativo
de que você está pedalando desidratado é a persistente elevação
da frequência cardíaca após finalizar , além de apresentar
sua urina escura . Mantenha em mente que a sede não é um bom indicativo
de que está desidratado.
Tente pedalar na sombra o quanto possível; evite a exposição
direta ao sol. Quando sentir que terá que pedalar sob o sol, não
deixe de usar o protetor solar. Pois, além do sol agredir sua pele poderá também
agredir seus olhos. Assim, quando sair no sol, use óculos escuros que
filtrem raios UVA E UVB. E não se esqueça de usar capacetes.
Quando pedalar, se sentir tontura , náusea, pele seca
ou calafrios... pare imediatamente e faça reposição de líquidos
e borrife água sobre a pele. Se não melhorar procure ajuda.
Caso tenha algum problema respiratório ou cardíaco,
ou está sob medicamentos, consulte seu médico sobre pedalar sob
sol quente. Em alguns casos pode ser mais aconselhável pedalar "in
door" com suportes para rodas de bicicleta ou o próprio Spinning
ou RPM (aulas oferecidas em academias de ginástica). Para aqueles que
têm um passado de ataques cardíacos ou doenças do coração
devem tomar extrema precauções.
Crianças devem evitar pedalar no sol por terem menor
tolerância que os adultos.
Tente evitar roupas de tecido sintético, correr próximo
do meio-dia, consumir excesso de sal e bebidas com alta concentração
de açúcar. Nunca pedale doente.
Tente vestir roupas coloridas (do tipo para ciclistas que vão
se destacar principalmente no escuro) e leves, beba bastante água, certifique-se
da temperatura e humidade .
Dispêndio de Energia
Quantas calorias você utiliza para o Ciclismo? calcule
automaticamente para seu peso
Manutenção
da Bicicleta
Verifique sempre os pneus para ver se estão "carecas",
cortados ou com perfurações de vidro, que possa lhe deixar "na
mão".
Calibre sempre os pneus antes de fazer um longo percurso e
na calibragem correta para que eles durem por mais tempo. A pressão deve
ajustar-se à temperatura. Todo pneu vem impresso na lateral seu limite
de pressão, ou a faixa de pressão aconselhada . É indicada
em P.S.I., e geralmente tem seu limite entre 40 e 60 P.S.I.
Ao encher a câmara de ar, o segredo é adaptar a pressão às
condições que você vai pedalar.
Asfalto : Pneus mais cheios, próximos do máximo;
Trilhas: pneus deve-se usar o bom senso equilibrando entre uma pressão
baixa e maior resistência à furos, pois não se sabe o tipo
de solo que vai passar.
Quando o pneu fica mais cheio, próximo do máximo
ele fica:
mais duro e perde
contato com o solo, dificultando o controle da bicicleta, diminuindo o conforto
do ciclista e aumentando a capacidade de velocidade;
mais resistente à furos;
Quando o pneu fica mais vazio (entre 10 e 15 P.S.I.s),
ele fica:
mais mole e amortece
as depressões e irregularidades do solo, ficando mais confortável
para o ciclista; Diminui a velocidade da bicicleta aumentando o poder de tração
e domínio da mesma.
Mais sujeito a
furos.
Mantenha os freios bem ajustados e substitua os elementos que
os compõem quando estiverem gastos.
Tanto quanto possível, mantenha a catraca, a correia
e as engrenagens traseiras limpas e sem ferrugem. Lubrifique-as. Utilize um trapo
de pano com querosene (ajuda a manter a lubrificação vinda da fábrica)
ou óleo diesel e uma escovinha de arame para manter as partes limpas.
Não esqueça de colocar jornal ou pano debaixo da bicicleta, para
recolher o material usado e não sujar o local. E evite limpar a corrente
com as rodas no lugar, pois a sujeira dissolvida com o querosene ou o óleo
diesel vai para dentro do cassete (pinhão). Não use solventes que
removam a lubrificação original. Tudo isso facilitará as
pedaladas. Dicas detalhadas
de manutenção FESC
Dicas: Leve sempre um pneu extra, bomba, água e cartão
telefônico (ou celular), um xerox do RG com o seu número de telefone
(em caso de emergência), quando sair de casa.