Home |CDOF Responde | Cadastro de Usuários | Cadastro de Consultores|


 

Seg, 15/12/08 14:22

PERGUNTAS E RESPOSTAS ANTERIORES AO CDOF RESPONDE
CONSULTORIA GRATUITA CDOF

Obs: para procurar pelo tema utilize o sistema de busca

11. Curso de Árbitro de Futebol de Campo.11/03/00
Gostaria de fazer um curso de árbitra de futebol de Campo na cidade ou estado em que resido, Niterói , Rio de Janeiro. Verônica - Educadora Física
Olá Verônica, o melhor a fazer será consultar o site : www.cbf.com.br , enviando um e-mail para obter informações precisas , pois de acordo com nossas pesquisas não há site específico para seu caso. Você pode, também, tentar obter informações no site para árbitros em São Paulo: http://www.futebolpaulista.com.br/arbitros.htm
Boa sorte e até a próxima !

12. Hidrostep e Propriedades da Hidroginástica - 12/03/00
Em uma aula de hidroginástica, porque o 'step' pode ser considerado um ótimo equipamento para aumentar a intensidade das aulas ? Quais os princípios ou propriedades na hidroginástica Resistiva ? Valéria Magalhães-Professora
   Olá Valéria, para que o hidrostep possa aumentar a intensidade da aula, é preciso que a água em primeiro lugar esteja na altura entre a axila e o diafragma. Se o aluno estiver muito submerso a freqüência cardíaca tenderá a abaixar e ainda os movimentos no equipamento ficarão dificultados. A aula de hidrostep é considerada por alguns especialistas como ideal para aumentar o VO2 máximo, não pelo aumento da gravidade (no caso do step fora dágua), mas pelo aumento da resistência do movimento tanto para subir quanto para descer. Alguns autores dizem não haver diferença entre esta e uma aula comum em termos de intensidade, mas mesmo assim apóiam o equipamento como uma ótima oportunidade de variação e motivação para os alunos.
Os erros mais comuns desta aula, segundo Kruel, coordenador do grupo de pesquisas e atividades aquáticas da UFRGS, são: na postura (que geralmente é dificultada pela flutuação) e a não utilização do mesmo padrão de exercícios. Mas é excelente para melhorar a coordenação motora e o VO2max.
O trabalho feito na hidroginástica é de resistência de força. Os princípios do treinamento que podem afetar este trabalho na água são:
1)o efeito do treinamento: a freqüência (número de exercícios por dia /semana ); a intensidade (o grau de estresse colocado) e a duração (do tempo de aula).
2) O princípio da sobrecarga: (a sobrecarga abaixo do limite de força não produz nenhum ganho)
3)Especificidade do treinamento: o organismo sempre se adapta de modo específico ao que lhe for oferecido
4) o tipo de programa: endurance, circuito, intervalado, contínuo, etc.
Além destas propriedades, a intensidade do exercício resistivo pode variar em: velocidade, tamanho da amplitude do movimento e sobrecarga utilizada (caneleiras, halteres, etc.).
Até a próxima!

13. Avaliação Física na Hidroginástica. 12/03/00
Gostaria se possível saber mais informações sobre a avaliação física direcionada à hidroginástica. Já obtive algumas informações iniciais. Fábia
   Segundo Prof. Nino em seu livro hidroesporte, apesar das pesquisas estarem bem adiantadas, os testes e avaliações são gerais, utilizados para esportes feitos fora da água. Mesmo assim, obtém parâmetros para uma próxima avaliação, que pode ser bimestral ou trimestral, conforme a necessidade do seu aluno. Pesquisadores americanos (hidro force), elaboraram um protocolo de bicicleta ergométrica dentro da água e estão avançando para melhorar os parâmetros de consumo máximo de O2 no exercício, aproximando, ainda mais, a realidade do treinamento complementar. Os testes feitos na água são utilizados como parâmeto de resistência ou força .
   Geralmente nas academias fazemos a anamnese ,composição corporal, testes funcionais e neuromusculares. Fazemos o teste para medir o VO2 max (na esteira ou bicicleta), o teste de percentual de gordura e massa magra (feito com o plicômetro ou impedância biolétrica), antropometria , testes de flexibilidade (feitos pelo professor ou fisioterapeuta) e força muscular localizada (principais músculos) .Outros testes específicos são aplicados para atletas como o Limiar anaeróbio (esteira) , potência anaeróbia (wingate), resistência de velocidade (50 x 6m), resistência especial 4 x 1000m , velocidade cíclica (50m), potência de membros inferiores e superiores , etc...
Esperamos ter contribuído, até mais !

14. Pesquisa sobre o Step. 18/03/00
Preciso pesquisar sobre a aula de step, definição, quais as partes do corpo são trabalhadas, quais os benefícios, etc.Grata. Bianca Gonçalves - Estudante de Fisioterapia.
Resposta: Olá Bianca, agora já pode acessar na home page sobre o step. Sucesso e até a próxima!

15. Pesquisa Sobre Step II: 18/03/00
Quais são os grupos musculares que o step trabalha e quais são os benefícios e malefícios. Renata - estudante de Fisioterapia
Oi Renata, você também poderá acessar a página principal para pesquisar.. boa sorte

16. Exercitar-se Em Casa - 20/03/00
No momento não tenho condições financeiras para freqüentar uma academia, mas sempre que posso faço uns exercícios em casa.Gostaria que vocês me dessem algumas dicas de exercícios para as pernas, glúteos, abdômen e peitoral, pois estou me achando muito fora de forma. Comecei regime agora e preciso fazer ginástica para ver se melhoro. Tenho 19 anos e peso 56 kg e tenho 1,62 de altura. Será que devo fazer exercícios em casa? Gostaria de tentar. Conto com a ajuda e apoio de vocês. Renata Serra - auxiliar de enfermagem.
   Olá Renata, ficamos muito felizes que se interesse pela atividade física desde cedo. De acordo com a tabela do Metropolitan Life Ensurance Company , sua massa corpórea é 21,37. Isso significa que você não é considerada obesa dentro dos padrões de peso para uma vida saudável; Mas se esteticamente você não se sente feliz e ainda precisa de uma atividade que possa estar dentro de seu orçamento, sugerimos a caminhada. Com ela você adquirirá menor percentual de gordura em todo o corpo e fortalecimento de membros inferiores e superiores (se houver movimentação de braços). Para saber mais detalhes da atividade clique aqui. Além disto é uma atividade que poderá fazer com uma amiga e ainda com outras pessoas tendo uma maior motivação.
Você nos consulta sobre exercitar-se em casa, temos a opinião de que uma atividade localizada sem um acompanhamento de um professor não é recomendável pelo risco de lesões. Mas mesmo assim, para complementação de sua caminhada pode e deve fazer abdominais e alongamentos.
Aqui vão dois tipos de abdominais para você:

1.Infra-supra no step: Apoie seus pés em um banco de forma que seus joelhos fiquem em 90 graus. Mãos na nunca sem puxar o pescoço (mantenha o pescoço sem balanceios, relaxados), lombar no chão o tempo todo. Erguer o tórax, aproximando um dos joelhos em direção a cabeça e volte ao chão, alterne o movimento em cada repetição . Expire o ar na subida e inspire na descida. Repetições: cada pessoa tem seu limite então comece com 3 séries de 10 . Quando sentir que pode aumentar faça-o a média é 3x 20-30vezes.
2.Oblíquos : Ainda apoiando os pés no banco, e mãos na nuca, tentar levar o cotovelo direito em direção ao joelho esquerdo e vice-versa, tirando somente a parte superior das costas do chão (o cotovelo oposto aponta para o solo).Vá alternado ora um joelho e volte no solo , ora o outro joelho. A respiração é a mesma anterior e a contagem é somente de um lado, também igual.
   Faça os abdominais em local onde não machuque suas costas e que seja arejado. Tenha uma regularidade nos exercícios de pelo menos 3 x por semana e beba água antes e após os exercícios.
   Ainda gostaríamos de lembrá-la que poderá se exercitar de maneiras bem divertidas como chamar algumas amigas para um voleibol, dançar forró e ir ao clube para a natação, o importante é perder energia fazendo o que dá prazer. Boa sorte e esteja saudável!

17. Avaliação Física e Nutricional - 27/03/00
É sempre necessário fazer uma avaliação física e nutricional quando se entra em uma academia? Pedro Fossati Fritsch - Empresário
   Olá Pedro, o grande diferencial que afasta você de conseguir um bom resultado em seu trabalho de busca da saúde e emagrecimento e de ficar insatisfeito e desmotivado é justamente este.
Normalmente, antes de programarmos uma bateria de exercícios para um aluno, seja atleta ou sedentário, graças aos avanços da ciência, buscamos um objetivo específico, geralmente caracterizado como a capacidade plena para executar com sucesso determinada performance esportiva ou atividade física. Devemos saber antes de tudo que cada indivíduo apresenta um conjunto de aptidões e limitações oriundas do potencial genético, de suas atividades físicas prévias ou mesmo de eventuais disfunções orgânicas.
Partindo deste princípio, são de vitais importâncias que estas qualidades sejam diagnosticadas, analisadas, classificadas e orientadas individualmente. É com este intuito que o trabalho em boas academias no nosso dia-a-dia oferecem testes que possam nos dizer o % de gordura e massa magra (músculos), capacidade cardio-respiratória, flexibilidade, grau de força, análise nutricional e comprometimentos físicos dos alunos individualmente, além da questão emocional e psicológica do aluno.
É muito difícil enxergar a atividade física nos dias atuais, como algo que deva ser "avaliado" devido a sua popularização. Mas estamos vivendo em uma época em que o ato de se movimentar não é mais visto como satisfação do ego ou vaidade, mas como medicina preventiva aliada mais do que nunca aos consultórios médicos e hospitais devendo ser praticada por todos, não deliberadamente com igualdade, mas respeitando a individualidade e capacidade de cada um. Desejamos a você uma malhação sadia e consciente! Volte sempre! Diana Primo (Currículo)

18.Referência Bibliográfica de Livros de Hidroginástica: 28/03/00
Gostaria de indicações de livros sobre a relação da hidroginástica com a socialização. Obrigada ! Wilka Rabelo - Professora
   Olá Wilka, como você não discriminou a faixa etária temos alguns que podem lhe interessar: Manual básico de Hidroginástica , autor: Vicente Bonachela - Sprint. - Recreação Aquática , autora: Claudia Alexandre Queiroz
Esperamos que possam atendê-la, até a próxima !

19. O Que significa Fitness: 29/03/00
Estamos fazendo um trabalho de escola e precisamos de informações sobre: O que é Fitness ? Eliana - estudante.
   Olá Eliane, a palavra "Fitness", tem origem no inglês e significa: O Estado de se ter o corpo bem condicionado; Ter aptidão Física. No popular "malhado"," estar em forma". Ou poderá ter a conotação de atividade física de acordo com a frase em inglês. Ex: I´m doing exercises to improve my fitness level - Estou me exercitando para melhorar meu nível de condicionamento(nível de treinamento).
   E a palavra "Fit" significa estar em "boa forma". Fonte: Longman - Dictionary of American English -1983
E para um indivíduo estar bem condicionado, ele precisa estar dentro dos padrões de treinamento para atingir tais resultados. Precisa, primeiramente, aderir a um programa de treinamento que tenha como objetivo os seguintes componentes:
   -Eficiência cardiovascular e resistência aeróbica;
   -Força e resistência muscular localizada;
   -Flexibilidade;
   E boa composição corporal, ou seja, sem excessos no % de gordura e boa massa magra
Para treinar esses componentes ele deve obedecer à determinados princípios de treinamento para alcançar o sucesso: visite: Princípios Científicos de Treinamento
Fonte: AFAA , Basic Exercises Standards and Guidelines , 1995

20. Profilaxia de Lesões no Joelho com Aulas de Step - 30/03/00
Estou fazendo minha monografia sobre a profilaxia de lesões no joelho em aulas de step e gostaria de informações sobre este assunto. Qualquer informação será bem vinda. Obrigada! Ana Lucia - Estudante de Educação Física.
  Olá Ana, infelizmente nossa equipe pesquisou e nada muito significante foi encontrado sobre o step relacionado à profilaxia de lesões de joelho, mas como você já deve saber, o step foi criado pela professora de ginástica Gym Miller que após ter sofrido uma lesão articular no joelho, foi orientada a subir e descer de um degrau (banco sueco) e a partir dos benefícios observados, ela aperfeiçoou o banco de apoio, chegando ao step como é hoje comercializado. Estudos propõem que o step desenvolve músculos como: vasto intermédio, reto femoral, vasto medial, vasto lateral, semitendinoso, gastrocnêmio, sóleo, tibial anterior, bíceps femoral, semimembranoso, fibular longo, extensor longo dos dedos, fibular curto e fibular terceiro. Como pode observar, são músculos que envolvem e dão sustentação à movimentação da tíbia, fêmur e patela.
  Numa aula de step, tais músculos são trabalhados e fortalecidos de maneira segura dentro dos limites de altura estabelecidos para cada praticante. Fazendo com que sejam favorecidos em caso de lesões nos joelhos, que na sua maioria são gerados por problemas de postura, excessos de atividades atléticas ou desequilíbrio muscular.
  Apesar desta teoria ser muito utilizada, ainda assim alguns estudiosos suspeitam de lesões ocorridas no step:
Descobertas preliminares a partir de um estudo efetuado por Ralph Requa, e outros , no centro de medicina desportiva do Hospital Memorial de São Francisco , sugerem que o step training não provoca maiores riscos de lesão que o exercício de dança aeróbica tradicional, embora os locais de lesão possam ser distribuídos diferentemente. Requa diz que o padrão de lesão pode ser diferente, como, por exemplo, atacando a tíbia (no step). Boa Sorte ! Equipe do CDOF

Complementação: feita pelo Prof. Luiz Carlos de Moraes, Educador Físico, há 26 anos no Mercado do Fitness e Esportes e Consultor de alguns jornais na área de Fisiologia do Exercício:
   Dados conseguidos na 9ª Convenção Fitness Brasil quando foram apresentados pelo professor Julio Cerca Serrão alguns dados interessantes a respeito do impacto gerado pelo Step.
   Professores se lesionam muito mais. 76% contra 45% para os alunos.
   O impacto gerado pelo passo básico num step de 30 cm de altura é de uma vez e meia o peso do aluno. Isso não representa quase nada quando comparado com outras atividades:
Na corrida - 2,5 vezes.
No basquete - 9,5 vezes.
Salto triplo - 23 vezes.
   Mesmo os movimentos de propulsão no step também são baixos sendo o mais alto deles quando a gente pula do step para o chão chegando a 3,5 vezes o peso corporal.

21. O que Significa Fitness? - 31/03/00
Eu gostaria de uma explicação mais detalhada do que seria fitness. Francine S. de Paula - Estudante.
Olá Francine, esta pergunta já foi esclarecida para outro internauta, por favor clique aqui. Até a próxima!

22. Natação e Bronquite - 02/04/00
Gostaria de saber, fisiologicamente, qual a importância da natação e benefícios para atletas portadores de bronquite asmática - Luiz A. Arcanjo - prof. de Educação Física.
   Olá Luiz, A bronquite é a inflamação da membrana mucosa que reveste os brônquios e os bronquíolos, em geral resultante de uma infecção do trato respiratório e uma doença do aparelho respiratório, que torna a respiração difícil e algumas vezes dolorosa. A dor pode estar relacionada com o intumescimento da membrana mucosa que reveste a traquéia. Outros sinais comuns de bronquite incluem tosse persistente, dor no peito, febre e expectoração. Em geral, as pessoas com bronquite sentem muito cansaço e evitam atividades físicas como a natação porque fazem com que aumente a freqüência cardíaca e conseqüentemente um maior consumo de oxigênio criando um desconforto, pois, pode ser decorrente do fato de que o corpo está recebendo menos oxigênio do que precisa. Elas podem também se queixar de fadiga.
   Os tipos de bactérias que causam a bronquite aguda incluem o Streptococcus pneumoniae e o Haemophilus influenzae. Estes dois tipos de bactérias são tratados com medicamentos específicos. Mas pode ser curada sem medicamentos, adotando-se hábitos saudáveis e esportivos como a natação.
   Durante a natação, a ventilação alveolar é mantida graças a um aumento tanto na freqüência cardíaca quanto na profundidade da respiração. No exercício moderado, os atletas bem treinados conseguem uma boa ventilação alveolar aumentando o volume corrente e com aumento pequeno na freqüência respiratória, no caso da bronquite, dilatando os brônquios e expandindo e fortalecendo a musculatura responsável pela inspiração e expiração, que ficam comprometidos com a doença. Em virtude desta respiração mais profunda, a ventilação pulmonar pode aumentar de 70% da ventilação minuto em repouso até mais de 85% da ventilação total durante um exercício. O fluxo aéreo pulmonar depende de pequenas diferenças de pressão entre o ar ambiente e o ar presente nos pulmões. Essas diferenças são geradas pela ação de vários músculos que agem no sentido de alterar as dimensões da cavidade torácica. (Kacth e McArdle, 1989).
Mais informações leia o capítulo: Função e estruturas pulmonares no livro - Fisiologia do Exercício do autor citado acima. Boa sorte e até a próxima!

23. Marketing Esportivo - 04/04/00
Gostaria de saber como está o ramo do marketing esportivo no Brasil - Tatiana Filomena de Lima -Profa. de Educação física e publicitária.
   Olá Tatiana, o marketing nunca esteve tão em moda como na atualidade no ramo do fitness e esportes. A atividade física está cada vez mais tomando seu espaço na vida das pessoas e hoje já existem especialistas em fazer modelos práticos de sucesso e de como operar negócios no mundo da atividade física. Já existem cursos, também, dentro da área ministrados por gente que realmente entende do que diz empresários, donos de academias, administradores e outros como no Fitness Brasil (www. fitnessbrasil.com), por exemplo,que se inicia no dia 23 e indo até dia 23 de abril em santos.
   Hoje, no mundo do marketing esportivo são abordados temas para aqueles que querem iniciar um negócio utilizando estatísticas e planejamentos, aprendendo a organizar-se e direcionar-se conscientemente para o que precisa em seu próprio ramo. No setor de academias, aprender a montar programas chamativos, que atendam todas as faixas etárias, gerenciar equipes, e até seleção e qualificação profissional dos professores.
   O que realmente parece estar em alta é a mala-direta, que pode ser eficaz e mais barata que a propaganda institucional; e o telemarketing, maneira mais rápida e eficiente de entrar em contato com o futuro aluno e talvez quem ele poderia indicar. Mas o grande "boom" no momento, mas que ainda precisa e vai ser mais explorado é o marketing na internet. Através dela o educador, academia ou qualquer estabelecimento pode valorizar-se no mercado e atingi-lo de forma barata e rápida. No futuro tudo vai ser através dela!

 

|::::  Cooperativa do Fitness - Todos os direitos reservados - BH - MG - Na internet desde 05/12/1999 ::::|