Home |CDOF Responde | Cadastro de Usuários | Cadastro de Consultores|


 

Seg, 26/1/09 17:29

YOGA
O que é yoga

   A palavra yoga deriva do radical sânscrito yuj , que quer dizer fusão ou união. O propósito de toda yoga é juntar o homem, o mortal, o infinito, a luz, a verdade, a consciência universal, Deus, ou o nome com que se prefira designar o ente supremo. O yoga é como se diz na índia o matrimônio do espírito com a matéria. (Indra Devi,1962) .
   Definimos o yoga como muito mais que uma ginástica para manter a saúde, apesar dos efeitos benéficos do yoga sobre o psiquismo de indivíduos que levam uma vida sedentária, submetidos a tantas tensões nervosas, podemos dizer que é uma ciência da união, da interação humana.

   Todas as espécies de yoga têm o mesmo fim. O que determina e qualifica as diferentes técnicas não é o seu objetivo, mas seus meios, os instrumentos e mecanismos que empregam, de maneira predominante, caracterizando cada uma de suas escolas. As principais classes ou sistemas do yoga podem servir a diferentes tipos de pessoas, daseguinte maneira:

1. O mais disposto fisicamente se sentirá atraído para o HATHA- yoga, que utiliza o domínio externo e interno do corpo como ponto de partida e como meio para chegar à sua integração. Ela proporciona ao corpo o vigor e a força necessários para se poder suportar as dificuldades impostas pelos estágios mais avançados do treinamento.

2. O de talento meditativo tirará muitos benefícios do RAJA-yoga, que utiliza o domínio interno dos mecanismos da atividade mental, é a mais alta forma, a yoga da consciência, é iniciada com a prática da Hatha yoga .

3.O que se preocupa com a ética, procurará o KARMA-yoga, que emprega a atividade externa, a vida ativa, com renúncia progressiva ao objeto da ação, é atingida com o trabalho e com a ação;

4. O tipo emocional deve provavelmente sentir-se atraído pelo BHAKTI-yoga, que é a prática do amor e devoção a Deus, a serviço do próximo, atinge-se pela devoção e desprendimento;

5. O de espírito intelectual e filosófico identificar-se-á com o JNANA-yoga, que emprega o discernimento e conhecimento abstrato, atinge-se através do estudo e sabedoria;

6. Aquele que se identifica com os sons internos e externos tenderá para o MANTRA-yoga, que usa o domínio do som, e a aplicação do ritmo a determinadas combinações de sons, atinge-se através de invocações e sons .

7. O ser voltado para o domínio das energias sutis, com certeza, será encaminhado para a prática do TANTRA-yoga, que emprega o exercício as energias psíquicas e fisiológicas.

Todas estas formas de yoga tiveram destaque na espiritualidade indiana.

" Infinita energia está à disposição do homem se ele souber como
despertá-la; fazê-lo é parte da ciência do yoga." Adams Back

5 Pontos Principais do yoga

   Existem centenas ou mais técnicas de yoga mas com o objetivo de simplificar Swami Vishnu-devananda resumiu a ciência yoga em 5 princípios fáceis de entender e adaptar na vida diária:

* Exercitar-se adequadamente;
* Controle da respiração;
* Relaxamento ;
* Dieta alimentar;
* Meditação.

Diferença entre o yoga e a Ginástica

   As asanas yogas são uma arte aplicada à anatomia do corpo como um todo, ao passo que as outras ginásticas são uma forma de desenvolver o corpo em si. A meta do yoga não é superficial direcionada somente ao desenvolvimento corporal. As posturas procuram normalizar as funções de todo o organismo, regularizando o processo respiratório, metabólico, circulatório, digestivo e eliminatório. Agem sobre todo o sistema glandular e orgânico, assim como sobre os nervos e o cérebro. Isto é conseguido fazendo-se respiração profunda durante as diferentes posturas. Cada uma delas tem determinado efeito sobre o comportamento do organismo. Dessa maneira, o yoga se faz sentir de forma física, mental e espiritual. Praticando-a, sentimos um despertar de forças que nós ignoramos possuir. Através desses exercícios, muitos dos quais copiam os movimentos de animais, as capacidades físicas são aumentadas, gozando-se uma sensação de equilíbrio e vitalidade. No yoga, o relaxamento é ensinado como arte, a respiração como ciência e o controle mental do corpo como um meio de harmonizá-lo com a mente e o espírito.

Histórico do yoga

   O yoga é o resultado do desenvolvimento de muitas épocas. Suas origens mais primitivas estão perdidas na obscuridade da história antiga. Existem provas decisivas de que o yoga não é apenas um produto do último período das Upanishad, mas remonta ao Rgveda. De acordo com os estudiosos contemporâneos, entre os quais o proeminente professor Mircea Eliade, traços de uma antiga forma de yoga podem ser percebidos já na civilização do Indu, que floreceu nos segundo e terceiro milênios anteriores à Era cristã. O mais significativo testemunho dessa civilização é, sem dúvida, o conjunto de livros denominado "Rgvda" (coleção com mais de 1000 hinos compostos há 2000 anos a.C. . Através de estudos sabemos que Patanjali, que viveu 200 anos antes de cristo, é chamado de pai do yoga, por ter sido o primeiro a escrever o que antes era passado oralmente de mestre, guru, a discípulo, chela. Foi ele quem editou os aforismos do yoga, que constituem o manual do Raja yoga.

   Podemos dizer que o yoga iniciou-se na índia há milhares de anos. De acordo com o professor alemão Max Mueller, ela existe há 6000 anos, outras fontes sugerem que seria muito mais antiga. Historicamente , o mais precioso de todos os tipos e yoga é o sistema clássico de Patanjali , que representa o resumo de muits gerações de cultura yóguica , que apesar de ser um tratado básico do Raja-yoga, constitui uma espécie de sintese, integrando tudo numa unidade orgânica. Além desta escola, tida como um dos seis sistemas ortodoxos do Hinduísmo, existem numerosas outros yogas não-sistemáticas, frequentemente misturadas com conceitos populares. Há também alguns yogas nas esferas dos ensinamentos budistas e jainistas.

Qual é a religião do yoguie ? Pode um católico fazer yoga?

   Um yoguie pode pertencer a qualquer ou a nenhuma religião . Ele fará sua própria relação com o infinito, pois estará mais próximo dele. O yoga não é religião. Foi formada, nos anos 60 (citado por Indra Devi) , uma associação católica em bangalore, na índia, com o fito de introduzir e integrar o uso do yoga na vida de jovens católicos.

Qual é a Idade Limite para Estudar o yoga?

   Normalmente, não se deve começar antes dos seis e depois de sessenta e cinco anos de idade, ainda que existam pessoas que o iniciaram mais tarde e tiveram bons resultados. O yoga foi feita para toda vida.

Obs: esta afirmação foi feita em 1962, por Indra Devi, podemos considerar que hoje a longevidade tem avançado muito dando uma margem maior de sobrevivência e juventude para os indivíduos.

Gasto calórico com o yoga:

Para saber seu gasto durante uma sessão, faça esta operação abaixo:

4 x Peso(kg) x Tempo da Atividade (em min)/60 min.
ou clique aqui para calcular


Hatha Yoga

   Ha, quer dizer sol e tha, lua. A tradução literal de Hatha yoga seria a união desses dois princípios o yoga solar e lunar, símbolo dos dois polos, pelo equilíbrio e interação dos quais o universo se mantém. Estes dois polos estão presentes em todo o universo, desde a mais grandiosa galáxia à menor das bactérias. Estão presentes num gesto, numa flor, enfim, em qualquer forma de matéria, de energia. São respectivamente, o pólo positivo e negativo, a luz e as trevas, o quente e o frio, a atividade e a passividade, o princípio masculino e o feminino, a atração e a repulsão, o dia e a noite, a vida e a morte, o yin e o yang (do taoísmo chinês) estão em toda parte realizando o milagre do dois em um. A palavra Hatha também é conceituada como "domínio, poder, esforço, presumindo que é necessário um esforço psicofísico extraordinário para atingir seus objetivos.

Funções do Hatha yoga: Lavar a alma das enfermidades e fraquezas , para que o diamante do espírito reflita o "sol infinito".

Efeitos: A prática do yoga, logo nos seus primeiros dias, já produz efeitos sensíveis, que se traduzem por uma mudança de atitude e uma disposição mais ampla e mais equilibrada para todas as coisas. Tais efeitos, entretanto, são apenas consequência da liberação da agitação e da remoção da camada mais superficial de nossos hábitos e atitudes que se foram cristalizando no decorrer do tempo.

As Doenças e o yoga

   As duas forças quando se mantêm equilibradas geram o cosmo, a ordem em desequilíbrio, criam o caos, ou a desordem. Diz-se que reina a saúde quando elas se mantêm equilibradas. Então, o corpo em si é um cosmo. Da mesma forma, a enfermidade surge quando uma delas predomina, quanto reina o caos orgânico. Esta linha do yoga (Hatha) é portanto, uma forma de terapia para se alcançar um equilíbrio psicorgânico, pois introduz a ordem onde a desarmonia imperava. O yoga nada cura, na verdade, o tratamento é feito pela natureza. Os exercícios do yoga ajudam a remover impurezas e obstruções, abrindo caminho e facilitando a tarefa da natureza.

O Que o Yoguie Deve Procurar no yoga?

   O Hatha yoguie procura, portanto, dominar perfeitamente o corpo físico para que ele não represente um obstáculo a seus esforços de ativar o poder transcendente em si mesmo. Aprendendo com o yoga a vencer a fome, a sede e o sono; como vencer os efeitos do calor e do frio; como alcançar perfeita saúde e curar as doenças sem emprego de drogas;como impedir a decadência prematura do corpo, proveniente do gasto da energia vital. Afetando energicamente o sistema nervoso e o sistema endócrino, vitalizando as vísceras e estimulando os tecidos, ele deve buscar uma verdadeira medicina natural. Deve buscar acima de tudo a liberação de si mesmo, entendida como sua compreenção do eu, através da saúde e resistência do corpo, permitindo se colocar em sintonia com planos mais sutis do universo, superando suas debilidades físicas e mentais.

Elementos Formais do Hatha yoga

Em todo exercício do Hatha yoga devem intervir estes quatro elementos:

1) âsana (postura)
2) Pranayama (respiração)
3) Relaxamento
4) Atitude mental

Vamos analizar cada um em separado:

   Âsanas (posturas): De acordo com a tradição indiana, o deus Shiva, num gesto de bondade, ensinou à sua esposa, a deusa Parvati, o Hatha yoga, incluindo as âsanas em número igual ao de todas as espécies de seres vivos que existem na terra. O principiante deve aprender gradualmente as diferentes posturas do corpo e dos membros, chamadas de Âsanas. Supõe-se que haja milhares de posturas, mas somente 8.400 são mantidas pela tradição. Mas somente 84 clássicas da modalidade Hatha yoga.
   O homem moderno , leva uma vida bastante sedentária, apesar de suas múltiplas atividades. Um ciclo vicioso de casa-trabalho-rua, que reduz muito seus movimentos e posturas corporais. As âsanas mexem todos os músculos e articulações assim como órgãos que não se movimentam normalmente. Algumas âsanas pressionam um conjunto de vísceras, provocando massagens naturais; outros, flexionando o que normalmente é rígido, constituem uma verdadeira fonte de prazer. Os âsanas são uma espécie de espreguiçamento, de liberação profunda.

   Efeitos: Melhora a flexibilidade corporal; exercendo uma mecânica sobre diversas vísceras e glândulas, estimulando-os naturalmente; favorece a atividade de diversos nervos e plexos nervosos produzindo além dos seu efeito físico uma alteração e amplitude da sensibilidade interna. Podendo mudar a circulação sanguínea em todo ou parte do corpo. Do ponto-de-vista oriental, as âsanas afastam o elemento tamas que dá peso ao corpo e libera o corpo dos efeitos do frio, catarro, reumatismo e muitas doenças. E desenvolve a circulação energética ativando e desenvolvendo os chacras , modifcando nosso fluxo de energias dentro do organismo, alterando sensivelmente o nosso psiquismo.

   A prática das âsanas: O Iniciante deve ter em mente que os âsanas não são simples exercícios, mas modelos sistemáticos, constantes, de postura. Eles se distinguem dos outros exercícios nos seguintes aspectos: Na permanência progressivamente prolongada em determinadas posturas, são executadas uma única vez, na maioria das vezes e o tempo de duração irá aumentando à medida que progredimos na sua prática.
    A extrema lentidão nos exercícios ajuda a coordenar, de maneira cada vez mais consciente, a mente com a musculatura empregada, beneficiando o sistema nervoso. A execução dos âsanas geralmente é suave, com o discípulo evitando o esforço. Mesmo em algumas âsanas mais dinâmicas, os movimentos devem ser lentos e uniformes.

   O iniciante, no início terá de fazer um esforço maior, com o tempo, alcançará uma flexibilidade e liberdade tal que o surpreenderá. Por isso, nunca force o corpo em momento algum e pare o movimento se sentir uma sensação de dor, mesmo que ligeira, respire sempre, com suavidade e profundamente, somente pelas narinas. Se for iniciante, mantenha-se na postura sempre entre um a três minutos no máximo, até dominá-la bem e após esta fase, quanto tempo quiser. Mas , caso você se identifique com as posturas desde o início, poderá praticá-las por quanto tempo quiser em relação ao tempo de permanência. Para completar, mantenha estas instruções também no cotidiano, a qualquer instante em qualquer lugar ou situação.
    Devemos começar as posturas do yoga pelas mais simples, passando para as mais difíceis, à medida que seus músculos e junturas se tornem mais ágeis. Não deixe que o medo e as dificuldades iniciais o desanimem. Lembre-se que elas não são acrobacias, que não estará competindo com ninguém e que nenhum dos exercícios exige força.

Ao iniciar as práticas dizemos sempre: Namaste !!! (quer dizer,"Santo Deus em mim, e saúdo Deus em ti")

Posturas (Âsanas) - Alguns exemplos:

Baddha konasana

Esta postura serve especialmente para o início das práticas, trazendo-nos tranquilidade corporal e acomodação mental, pois sem estas o resultado das práticas serão nulos.

Bhujangasana - postura da cobra

Esta postura é uma das mais completas e eficientes, tem inúmeras finalidades. Atua especialmente sobre a coluna vertebral, toda a musculatura frontal sobre a interligação cérebro-espinhal e o cóccix, fortalecendo braços e ombros assim como quadris, pernas e abdômen. Recomendada para diminuir dores nas costas, gases intestinais e inflamações uterinas.

Chaturanga dandasana

Este exercício fortalece os braços e pernas, desenvolve peitorais, braços e panturrilhas.

Esta é uma postura adiantada e que só deverá ser praticada por aqueles que já têm um certo grau de domínio sobre o corpo físico e a mente, ou seja, o possuidor de equilíbrio interno e externo e de poder de concentração. É evidente que seus efeitos são muito amplos.

Paripurna navasana

Ótima para fortalecer o abdômen e melhorar prisões-de-ventre.

"Ponte"

Uma das posturas de caráter recuperador, é das mais completas para a harmonização da coluna vertebral. Atua sobre a tireóide e leva profunda irrigação ao cérebro, ativando as glândulas endócrinas situadas na hipófise e a pineal.

Swandasana

Age sobre a espinha , a região pélvica e o pulso.

Utthita trikonasana

Esta é uma das posturas que serve especialmente para desenvolver e dar flexibilidade à estrutura lateral do corpo em todos os sentidos. Não é postura difícil mas requer prática constante.

Vrksasana

É uma postura que requer muito equilíbrio e concentração. Proporciona disciplina física e mental com efeitos profundos nestes níveis.

 

 


|::::  Cooperativa do Fitness - Todos os direitos reservados - BH - MG - Na internet desde 05/12/1999 ::::|