Seg, 26/1/09 17:29 YOGA A palavra yoga deriva do radical
sânscrito yuj , que quer dizer fusão ou
união. O propósito de toda yoga é juntar
o homem, o mortal, o infinito, a luz, a verdade, a consciência
universal, Deus, ou o nome com que se prefira designar o ente
supremo. O yoga é como se diz na índia o matrimônio
do espírito com a matéria. (Indra Devi,1962)
. Todas
as espécies de yoga têm o mesmo fim. O que determina
e qualifica as diferentes técnicas não é o
seu objetivo, mas seus meios, os instrumentos e mecanismos
que empregam, de maneira predominante, caracterizando cada
uma de suas escolas. As principais classes ou sistemas do
yoga podem servir a diferentes tipos de pessoas, daseguinte
maneira: 3.O que se preocupa com a ética, procurará o KARMA-yoga, que emprega a atividade externa, a vida ativa, com renúncia progressiva ao objeto da ação, é atingida com o trabalho e com a ação; 4. O tipo emocional deve provavelmente sentir-se atraído pelo BHAKTI-yoga, que é a prática do amor e devoção a Deus, a serviço do próximo, atinge-se pela devoção e desprendimento; 5. O de espírito intelectual e filosófico identificar-se-á com o JNANA-yoga, que emprega o discernimento e conhecimento abstrato, atinge-se através do estudo e sabedoria; 6. Aquele que se identifica com os sons internos e externos tenderá para o MANTRA-yoga, que usa o domínio do som, e a aplicação do ritmo a determinadas combinações de sons, atinge-se através de invocações e sons . 7. O ser voltado para o domínio das energias sutis, com certeza, será encaminhado para a prática do TANTRA-yoga, que emprega o exercício as energias psíquicas e fisiológicas. Todas estas formas de yoga tiveram destaque na espiritualidade indiana. " Infinita energia está à disposição
do homem se ele souber como
despertá-la; fazê-lo é parte da ciência do yoga." Adams Back Existem centenas ou mais técnicas de yoga mas com o objetivo de simplificar Swami Vishnu-devananda resumiu a ciência yoga em 5 princípios fáceis de entender e adaptar na vida diária: * Exercitar-se adequadamente; Diferença entre o yoga e a Ginástica As asanas yogas são uma arte aplicada à anatomia do corpo como um todo, ao passo que as outras ginásticas são uma forma de desenvolver o corpo em si. A meta do yoga não é superficial direcionada somente ao desenvolvimento corporal. As posturas procuram normalizar as funções de todo o organismo, regularizando o processo respiratório, metabólico, circulatório, digestivo e eliminatório. Agem sobre todo o sistema glandular e orgânico, assim como sobre os nervos e o cérebro. Isto é conseguido fazendo-se respiração profunda durante as diferentes posturas. Cada uma delas tem determinado efeito sobre o comportamento do organismo. Dessa maneira, o yoga se faz sentir de forma física, mental e espiritual. Praticando-a, sentimos um despertar de forças que nós ignoramos possuir. Através desses exercícios, muitos dos quais copiam os movimentos de animais, as capacidades físicas são aumentadas, gozando-se uma sensação de equilíbrio e vitalidade. No yoga, o relaxamento é ensinado como arte, a respiração como ciência e o controle mental do corpo como um meio de harmonizá-lo com a mente e o espírito. O yoga é o resultado do desenvolvimento de muitas épocas. Suas origens mais primitivas estão perdidas na obscuridade da história antiga. Existem provas decisivas de que o yoga não é apenas um produto do último período das Upanishad, mas remonta ao Rgveda. De acordo com os estudiosos contemporâneos, entre os quais o proeminente professor Mircea Eliade, traços de uma antiga forma de yoga podem ser percebidos já na civilização do Indu, que floreceu nos segundo e terceiro milênios anteriores à Era cristã. O mais significativo testemunho dessa civilização é, sem dúvida, o conjunto de livros denominado "Rgvda" (coleção com mais de 1000 hinos compostos há 2000 anos a.C. . Através de estudos sabemos que Patanjali, que viveu 200 anos antes de cristo, é chamado de pai do yoga, por ter sido o primeiro a escrever o que antes era passado oralmente de mestre, guru, a discípulo, chela. Foi ele quem editou os aforismos do yoga, que constituem o manual do Raja yoga. Podemos dizer que o yoga iniciou-se na índia há milhares de anos. De acordo com o professor alemão Max Mueller, ela existe há 6000 anos, outras fontes sugerem que seria muito mais antiga. Historicamente , o mais precioso de todos os tipos e yoga é o sistema clássico de Patanjali , que representa o resumo de muits gerações de cultura yóguica , que apesar de ser um tratado básico do Raja-yoga, constitui uma espécie de sintese, integrando tudo numa unidade orgânica. Além desta escola, tida como um dos seis sistemas ortodoxos do Hinduísmo, existem numerosas outros yogas não-sistemáticas, frequentemente misturadas com conceitos populares. Há também alguns yogas nas esferas dos ensinamentos budistas e jainistas. Qual é a religião do yoguie ? Pode um católico fazer yoga? Um yoguie pode pertencer a qualquer ou a nenhuma religião . Ele fará sua própria relação com o infinito, pois estará mais próximo dele. O yoga não é religião. Foi formada, nos anos 60 (citado por Indra Devi) , uma associação católica em bangalore, na índia, com o fito de introduzir e integrar o uso do yoga na vida de jovens católicos. Qual é a Idade Limite para Estudar o yoga? Normalmente, não se deve começar antes dos seis e depois de sessenta e cinco anos de idade, ainda que existam pessoas que o iniciaram mais tarde e tiveram bons resultados. O yoga foi feita para toda vida. Obs: esta afirmação foi feita em 1962, por Indra Devi, podemos considerar que hoje a longevidade tem avançado muito dando uma margem maior de sobrevivência e juventude para os indivíduos.
Ha, quer dizer sol e tha, lua. A tradução literal de Hatha yoga seria a união desses dois princípios o yoga solar e lunar, símbolo dos dois polos, pelo equilíbrio e interação dos quais o universo se mantém. Estes dois polos estão presentes em todo o universo, desde a mais grandiosa galáxia à menor das bactérias. Estão presentes num gesto, numa flor, enfim, em qualquer forma de matéria, de energia. São respectivamente, o pólo positivo e negativo, a luz e as trevas, o quente e o frio, a atividade e a passividade, o princípio masculino e o feminino, a atração e a repulsão, o dia e a noite, a vida e a morte, o yin e o yang (do taoísmo chinês) estão em toda parte realizando o milagre do dois em um. A palavra Hatha também é conceituada como "domínio, poder, esforço, presumindo que é necessário um esforço psicofísico extraordinário para atingir seus objetivos. Funções do Hatha yoga: Lavar a alma das enfermidades e fraquezas , para que o diamante do espírito reflita o "sol infinito". Efeitos: A prática do yoga, logo nos seus primeiros dias, já produz efeitos sensíveis, que se traduzem por uma mudança de atitude e uma disposição mais ampla e mais equilibrada para todas as coisas. Tais efeitos, entretanto, são apenas consequência da liberação da agitação e da remoção da camada mais superficial de nossos hábitos e atitudes que se foram cristalizando no decorrer do tempo. As duas forças quando se mantêm equilibradas geram o cosmo, a ordem em desequilíbrio, criam o caos, ou a desordem. Diz-se que reina a saúde quando elas se mantêm equilibradas. Então, o corpo em si é um cosmo. Da mesma forma, a enfermidade surge quando uma delas predomina, quanto reina o caos orgânico. Esta linha do yoga (Hatha) é portanto, uma forma de terapia para se alcançar um equilíbrio psicorgânico, pois introduz a ordem onde a desarmonia imperava. O yoga nada cura, na verdade, o tratamento é feito pela natureza. Os exercícios do yoga ajudam a remover impurezas e obstruções, abrindo caminho e facilitando a tarefa da natureza. O Que o Yoguie Deve Procurar no yoga? O Hatha yoguie procura, portanto, dominar perfeitamente o corpo físico para que ele não represente um obstáculo a seus esforços de ativar o poder transcendente em si mesmo. Aprendendo com o yoga a vencer a fome, a sede e o sono; como vencer os efeitos do calor e do frio; como alcançar perfeita saúde e curar as doenças sem emprego de drogas;como impedir a decadência prematura do corpo, proveniente do gasto da energia vital. Afetando energicamente o sistema nervoso e o sistema endócrino, vitalizando as vísceras e estimulando os tecidos, ele deve buscar uma verdadeira medicina natural. Deve buscar acima de tudo a liberação de si mesmo, entendida como sua compreenção do eu, através da saúde e resistência do corpo, permitindo se colocar em sintonia com planos mais sutis do universo, superando suas debilidades físicas e mentais. Elementos Formais do Hatha yoga Em todo exercício do Hatha yoga devem intervir estes quatro elementos: 1) âsana (postura) Vamos analizar cada um em separado: Âsanas
(posturas): De acordo com a tradição indiana, o deus Shiva,
num gesto de bondade, ensinou à sua esposa, a deusa Parvati, o Hatha
yoga, incluindo as âsanas em número igual ao de todas as espécies
de seres vivos que existem na terra. O principiante deve aprender gradualmente
as diferentes posturas do corpo e dos membros, chamadas de Âsanas.
Supõe-se que haja milhares de posturas, mas somente 8.400 são
mantidas pela tradição. Mas somente 84 clássicas da
modalidade Hatha yoga. Efeitos: Melhora a flexibilidade corporal; exercendo uma mecânica sobre diversas vísceras e glândulas, estimulando-os naturalmente; favorece a atividade de diversos nervos e plexos nervosos produzindo além dos seu efeito físico uma alteração e amplitude da sensibilidade interna. Podendo mudar a circulação sanguínea em todo ou parte do corpo. Do ponto-de-vista oriental, as âsanas afastam o elemento tamas que dá peso ao corpo e libera o corpo dos efeitos do frio, catarro, reumatismo e muitas doenças. E desenvolve a circulação energética ativando e desenvolvendo os chacras , modifcando nosso fluxo de energias dentro do organismo, alterando sensivelmente o nosso psiquismo. A prática das âsanas:
O Iniciante deve ter em mente que os âsanas não são simples
exercícios, mas modelos sistemáticos, constantes, de postura.
Eles se distinguem dos outros exercícios nos seguintes aspectos: Na
permanência progressivamente prolongada em determinadas posturas, são
executadas uma única vez, na maioria das vezes e o tempo de duração
irá aumentando à medida que progredimos na sua prática. O iniciante, no início
terá de fazer um esforço maior, com o tempo, alcançará uma
flexibilidade e liberdade tal que o surpreenderá. Por isso, nunca
force o corpo em momento algum e pare o movimento se sentir uma sensação
de dor, mesmo que ligeira, respire sempre, com suavidade e profundamente,
somente pelas narinas. Se for iniciante, mantenha-se na postura sempre entre
um a três minutos no máximo, até dominá-la bem
e após esta fase, quanto tempo quiser. Mas , caso você se identifique
com as posturas desde o início, poderá praticá-las por
quanto tempo quiser em relação ao tempo de permanência.
Para completar, mantenha estas instruções também no
cotidiano, a qualquer instante em qualquer lugar ou situação. Ao iniciar as práticas dizemos sempre: Namaste !!! (quer dizer,"Santo Deus em mim, e saúdo Deus em ti") Posturas (Âsanas) - Alguns exemplos: Baddha konasana Esta postura serve especialmente para o início das práticas, trazendo-nos tranquilidade corporal e acomodação mental, pois sem estas o resultado das práticas serão nulos. Bhujangasana - postura da cobra Esta postura é uma das mais completas e eficientes, tem inúmeras finalidades. Atua especialmente sobre a coluna vertebral, toda a musculatura frontal sobre a interligação cérebro-espinhal e o cóccix, fortalecendo braços e ombros assim como quadris, pernas e abdômen. Recomendada para diminuir dores nas costas, gases intestinais e inflamações uterinas. Chaturanga dandasana Este exercício fortalece os braços e pernas, desenvolve peitorais, braços e panturrilhas. Esta é uma postura adiantada e que só deverá ser praticada por aqueles que já têm um certo grau de domínio sobre o corpo físico e a mente, ou seja, o possuidor de equilíbrio interno e externo e de poder de concentração. É evidente que seus efeitos são muito amplos. Paripurna navasana Ótima para fortalecer o abdômen e melhorar prisões-de-ventre. "Ponte" Uma das posturas de caráter recuperador, é das mais completas para a harmonização da coluna vertebral. Atua sobre a tireóide e leva profunda irrigação ao cérebro, ativando as glândulas endócrinas situadas na hipófise e a pineal. Swandasana Age sobre a espinha , a região pélvica e o pulso. Utthita trikonasana Esta é uma das posturas que serve especialmente para desenvolver e dar flexibilidade à estrutura lateral do corpo em todos os sentidos. Não é postura difícil mas requer prática constante. Vrksasana É uma postura que requer muito
equilíbrio e concentração. Proporciona disciplina física
e mental com efeitos profundos nestes níveis.
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