RUGBY
O objetivo do jogo
Dois times
de 15 jogadores cada dentro de um campo fazem com que a bola seja
jogada com o pé ou com a mão e cada jogador da mesma
equipe deve sempre manter-se atraz do que está de posse da
bola sob pena de se colocar em empedimento.As faltas (deslocação,
impedimento, obstrução, etc...) são punidas
com chute livre ou formação. O objetivo do jogo é marcar
o maior número possível de pontos. O jogador que tocar
com a bola no chão em qualquer lugar da área situada
atraz da linha de gol do adversário, marca 3 pontos. Esta
jogada é chamada tentativa, dá direito a um chute,
de um lugar qualquer à frente da linha de gol, e em ângulo
reto com ela , à altura em que a tentativa foi efetivada.
Conquistam-se mais dois pontos, na chamada "conversão",
se nesse chute a bola atravessar a boliza adversária.
A bola só pode
ser passada, com as mãos, para traz e nunca para a frente (causando
uma falta, o forward pass). Mas ela pode ser chutada para frente.
Um gol também pode ser feito através de um pênalte
, que deve ser batido com um chute livre ou um "drop kick" do
local do mesmo. Este gol vale 3 pontos. Outras formas de se ganhar
ponto são o chute de penalidade (3 pontos), que ocorre quando
a bola é lançada do ponto em que o adversário
cometeu uma infração ou falta;e o drop-goal (3 pontos),
quando a bola é lançada com o pé.
Os jogadores
Jogam
em um mesmo lado 15 jogadores,cada um com sua própria função
dentro do campo.Eles são discriminados em duas categorias:
Os componentes do primeiro grupo são chamados de "Forwards" ou "The
Pack" são do ataque e são em número de
8. Os do segundo grupo são chamados de "Backs" são
os que geralmente ficam na defesa. As vezes o "Scrum half " o
número 9 é considerado parte de dos dois grupos.Cada
posição tem uma característica, e o Rugby é um esporte sem preconceitos,
porque pessoas de qualquer biotipo podem jogar. Os Forwards devem
ser: fortes, pesados e resistentes. Os Atacantes podem ser leves
mas, bem rápidos.
As posições
são distribuídas assim:
1
Prop (Pilar esquerdo )/ 2 Hooker/ 3 Prop (Pilar direito - são
todos 3 avantes de primeira linha) /4 Lock (Avante de segunda linha)/
5 Lock (Avante de segunda linha/ 6 Flanker (asas)/ 7 Flanker ( asas)/
8 8th Man(são todos 3 avantes de terceira linha) /9 Half-Scrum
(médio de formação)/
Atacantes:
10 Fly-Half (médio de abertura)/11 Weak Side Wing (três-quartos,
ala esquerda)12 Inside Center (três-quartos, centro) 13 Outside
Center (três-quartos, centro)/14 Strong Side Wing (três-quartos
, ala direita)/ 15 Fullback (Zagueiro)

História
Inventado
por William Webbs Ellis no colégio de Rugby em 1823 , na escola
rugby (cidade que deu nome ao esporte) , na inglaterra, que infringiu
o regulamento do futebol ao apanhar de forma deliberada a bola entre
as mãos e correr com ela. A modalidade foi regulamentado em
1871 quando foi formado o Rugby Football Union, contrária
a qualquer forma de profissionalização do esporte.
A Rugby Football League (como foi chamado) reconheceu o profissionalismo
em 1898.
Do
reino unido o jogo se difundiu para a nova zelândia, a África
do Sul e para os demais países da Europa. O torneio das cinco
nações é a mais importante competição
internacional de rugby. Nela se enfrentam, anualmente, inglaterra,
Escócia, Irlanda,Países de Gales e França.
No
brasil é confundido, em geral, com o futebol americano, do
qual realmente foi a origem, pois a diferença é que
o rugby é jogado com 15 ao invés de 13 jogadores. A
primeira equipe criada no Brasil foi o Clube Brasileiro de Futebol
Rugby, no Rio de Janeiro, fundado, em 1891. Chegou em São Paulo em
1895, trazido por Charles Muller. E já existem vários
times que jogam de forma amadora.
Regras
No
Rugby Union, a equipe é normalmente composta de sete zagueiros
e oito atacantes.
A
bola utilizada no jogo é oval (parecida com a de futebol americano
embora maior )pesa entre 400 e 440 g e tem 63 cm de circunferência
no eixo maior, de no máximo 30 cm de comprimento.
- O
tempo: A partida é disputada em dois meios tempos bem flexíveis,
determinados pelo nível da mesma , mas vai de uma hora a
uma hora e meia , intervalados por um repouso de 5 min. devendo
as equipes trocar de campo no segundo tempo.
- As
substituições não são permitidas .
O tempo pára para os pênaltes, gols e quando a bola
vai pra fora. O jogo não pára se alguém se
machuca até que a bola saia para fora do campo.E não
pára se houver brigas.
- A
Metragem : os jogadores de ambas as equipes, movimentam-se dentro
de um campo retangular de 100 metros x 69m de largura. No centro
de cada linha de gol, são colocadas duas traves, distantes
entre si que medem 5,65m de comprimento e unidadas por uma travessão
a três metros do chão.
Nenhum jogador pode
segurar um adversário que não esteja com a bola ou
investir contra ele. Permite-se apenas usar o ombro para investir
contra um adversário que também esteja procurando
apossar-se da bola.
- Equipamento: Os
jogadores não usam nenhum acochoamento para proteção
com exceção de um protetor para a boca. Os uniformes
tradicionais consistem de blusa de manga comprida de malha com gola
. Os shorts são de malha e compridos até a altura do
meio da cocha. Meias à altura dos joelhos e chuteiras parecidas
com as do futebol e o boné é opcional para os atacantes
que pode ser feito de couro ou pano e protegem as orelhas. Fora estes
equipamentos nada mais é permitido, inclusive jóias
ou adornos.
- Árbitros
: Só tem um árbitro e ele controla o jogo e confere
se os jogadores mantêm boa conduta e obedecem as regras do
jogo. Existem também o cronometrista e o apontador para ajudar
o árbitro e ainda cada time tem direito a dois juízes
de linha, eles ficam do lado de fora da "touch line" e
acompanham as jogadas. Se a bola é chutada para fora da linha
este juiz responsável pela linha levanta a bandeira e fica
de pé perpendicularmente ao local de onde a bola saiu. Ele
também determina se o chute ao gol foi feito. O árbitro
tem total autoridade e dá a última palavra mesmo se
os dois juizes de linha disserem ao contrário.
- Os
Técnicos: não tem permissão para dar palpites
durante o jogo influenciando os jogadores. Assim o capitão é quem
faz as devidas modificações.Ele é quem encoraja
e lidera o time e é a única pessoa que pode falar com
o árbitro, os outros jogadores não podem em hipótese
alguma.
Gasto
Calórico com a Atividade
Para saber
seu gasto durante o jogo ou treino, faça esta operação
abaixo:
10 x Peso
(kg) x Tempo da Atividade (em min)/60 min.
ou clique
aqui para calcular
|
OBS: Este valor pode
ser alterado de acordo com a intensidade do jogo, para mais ou menos.