58.
Dinâmica: " Construindo
uma fogueira"
Objetivo:
mostrar a importância do trabalho
em equipe
Material: palitos de sorvete ou de dente
Procedimento: separar os participantes em grupos menores de pelo menos 5 componentes.
Dar a cada grupo um punhado de palitos e pedir que façam uma fogueira.
Cada equipe poderá pegar palitos dos outros grupos, mas deverá proteger
os seus. O líder da brincadeira deverá observar e depois ressaltar
quem fez o quê em cada grupo e ressaltar os que tentaram fazer tudo sozinhos,
os que ficaram só olhando, os que foram tentar pegar palitos dos outros
grupos por iniciativa própria e os que souberam liderar e delegar tarefas
igualmente. A mesagem é que todas estas atitudes fazem parte da rotina
do trabalho em equipe (feliz ou infelizmente) e cada um deverá analisar-se
e pensar no que pode estar melhorando.
Contribuição enviada pela usuária: Valéria
Bianconi- Campinas -SP
59.
Dinâmica: " Toca
do coelho"
Objetivo:
quebrar o gelo fazendo com que o grupo participe da atividade
e principalmente que haja integração
entre o mesmo.
Material:
Procedimento: formar vários grupos de três pessoas, sendo que
dois participantes vão dar as mãos simulando uma toca e o outro
participante é o coelho que ficará dentro da toca, num determinado
momento o professor ou instrutor da um sinal e todos os coelhos devem trocar
de toca, e depois todas as tocas trocam de lugar. Após e num determinado
momento o professor ou instrutor fala em voz alta ventânia e todos se
dispersam como se estivesse ventando.
Após alguns segundos formam novamente grupos de três.
OBS: pode ser aplicado com pequenos e grandes grupos, e o tempo é livre
teminando quando todos trocarem de lugar várias vezes.
Contribuição enviada pela usuária: Valéria
Bianconi- Campinas -SP
60.
Dinâmica: "do
abraço"
Objetivo:
sugiro uma diâmica que criei,
tendo em vista o estreitamento dos laços
Material: cestinha, papel, caneta
Procedimento: Escrever os nomes de todos os participantes que já se
conheçam mas que ainda não possuem laços definidos, como
grupo de jovens de evangelização, colocar todos os envelopes
em uma cestinha e pedir que todos tirem um papel, quando todos tiverem tirado
o papelzinho, solicitar que o primeiro que tirou leia o nome em voz alta da
pessoa e uma característica do colega, este que foi chamado levanta-se
e dá um abraço no colega, e lê o seu papel e assim por
diante.
Contribuição enviada pela usuária: Patricia
ALine Von Schusterschitz Smith - Macapá AP
61.
Dinâmica: " União
de uma Equipe"
Objetivo:
Essa dinâmica trata de como
a união em grupo é importante e como um grande
contato físico entre os participantes faz com que
haja um grande interação entre os mesmos!
Material: Local amplo
Procedimento: O coordenador orienta a todos a se pegarem pelos braços
bem apertados fazendo uma roda, ele sai da roda e tenta entrar, sendo impedido
pela união dos braços, mostra que a união impede idéias
contrárias. Em seguida pede que dois do grupo o se unam a ele aos braços,
ele deixa cair-se pedindo que seus companheiros o segurem, mostrando como um
amigo do grupo pode sustentar o outro impendindo que caia!
Contribuição enviada pelo usuário: Leonardo
Nathan - Araguari MG
62.
Dinâmica: " do
objeto pessoal"
Objetivo: Comprometimento
Material: Objeto pessoal,
Procedimento: Solicitar ao grupo que traga de sua residência qualquer
objeto de muito apego(valor emocional).
Fazer um sorteio(como se fosse amigo secreto) e trocar os objetos.
O coordenador estabelecerá um período (1 semana) para que um
guarde o objeto do outro com muito carinho e troque bilhetinhos a fim de descobrir
segredos sobre o colega e o objeto. Na data marcada, estes destrocarão
seus pertences contando um pouco do que descobriram do outro e do objeto deste,
além do cuidado especial que tiveram com o objeto.
Resultados: certa vez uma colaboradora trouxe um pacote de doce e entregou
para a colega, a outra comeu tudo e no dia não tinha nada para falar
nem para devolver para a amiga.
Sugestão: pode ser feito com plantas
Contribuição enviada pelo usuário: Ruth
Alves - SP
63.
Dinâmica: " da
calha"
Objetivo:
Percepção + trabalho
em equipe+disciplina
Material: Cortar tiras de cartolina (larga+/- 15cm e 50cm de cumprimento),
bolinha pequena e balde
Procedimento: Levar a bolinha até o balde numa tira de cartolina
Dividir a equipe em dois grupos.
Marcar um ponto de partida e o tempo (30 seg) para conduzirem a bolinha da
partida até o balde (analisar a distância de acordo com o número
de participantes) com algumas observações:
-Os participantes não poderão deixar a bolinha voltar na cartolina,
sempre que isso ocorrer a bolinha volta ao início (largada).
-Deverão conduzir a bolinha dentro das tiras de cartolina em formato
de calha.
O grupo deverá ter a percepção que ficando um ao lado
do outro a bolinha chegará ao balde.
Assim que a equipe chegar a essa percepção, dificultar afastando
o balde para mais distante, para que estes percebam a necessidade de sair do
lugar e ir para o final colocando a calha ao lado do amigo e assim sucessivamente
até que a bolinha chegue ao balde.
Contribuição enviada pelo usuário: Ruth
Alves - SP
64.
Dinâmica: " da
confiança"
Objetivo:
confiança que temos que ter
no amigo do trabalho, espirito de equipe e valorização
de pessoas.
Material: Espaço físico
Procedimento: Pedir para o grupo de posicionarem um de costas
para o outro, mas devem encostar mesmo, ombro a ombro. Em
seguida pedir para que cada dupla
se abaixe até o chão sem colocar as mãos no chão.
Alguns vão cair, outros vão conseguir, esta dinãmica é muito
engraçada e é recomendada a aplicação para um dia
em que se espera um maravilhoso faturamento. Fechar falando da confiança
que temos que ter no amigo do trabalho, espirito de equipe e valorização
de pessoas.
Contribuição enviada pelo usuário: Rodson
Alves de Souza - Muriaé - MG
65.
Dinâmica: "não
estamos sozinhos"
Objetivo:
Melhorar a confiança nos outros.
Material: Ambientes diferentes e vendas para todos os participantes.
Procedimento:É necessário ajuda para essa dinâmica.
Vendar os olhos de cada partipante, e conduzí-los até seus lugares
sem dizer nada. Se possível descalços. Colocar em seu lugar e
tirar as vendas dos olhos.
Cada pessoa entra sendo conduzida, sem ver que outros estão vedando.
Se possível, colocar obstáculos, algo que pisem sintam a diferença
do chão.
Depois que todos estiverem em seus lugares o bate-papo é confiança,
não estamos sozinhos, sempre tem alguém a nos ajudar a executar
tarefas, basta confiar.
Contribuição enviada pela usuária: Valquiria
D'andrea - fotógrafa -
Máúa
- SP
66.
Dinâmica: " de
conhecimento e entrosamento de grupo"
Objetivo: Conhecimento e entrosamento do grupo.
Material: com balões conforme o número de participantes.
Procedimento:
COLOCAR O GRUPO EM CíRCULO; DISTRIBUIR UM BALÃO PARA CADA UM;
CADA PARTICIPANTE, INCLUSIVE O COORDENADOR FALARÁ ALGO BOM QUE LHE ACONTECEU
NA VIDA, EX: MEU CASAMENTO....MEU NAMORADO....O NASCIMENTO DO MEU FILHO....O
NASCIMENTO DA MINHA NETA....MINHA PROMOÇÃO NA EMPRESA....COMPRAR
MINHA CASA PRÓPRIA....MEU PRIMEIRO CARRO....MINHA FORMATURA....ETC ETC...CADA
VEZ QUE A PESSOA CONTA UMA COISA BOA VAI ASSOPRANDO O SEU BALÃO, O CIRCULO
VAI SE REPETINDO E CONTANDO COISAS BOAS ATÉ QUE O BALÃO ENCHA
(SE ESTOURAR PASSE OUTRO BALÃO P/ O PARTICIPANTE). DEPOIS DE ENCHEREM
TODOS OS BALÕES....UNS MAIS OU MENOS CHEIOS CONFORME A PESSOA COMPARTILHAR
COISAS BOAS QUE LHE ACONTECEU....ENTÃO TODOS DÃO UM NÓ NO
BALÃO E JOGAM PARA CIMA....APÓS ALGUNS MINUTOS BATENDO TODOS
EXPLODIRÃO OS BALÕES....SIMBOLIZANDO O COMPARTILHAR DE COISAS
BOAS DE UNS PARA OS OUTROS NO GRUPO, NO AMBIENTE DE SALA DE AULA.....AO FUNDO
UMA MÚSICA SUAVE OU BEM CONHECIDA PARA TODOS CANTAREM JUNTOS. ESSA DINÂMICA
TENHO USADO NOS CURSOS DE TÉCNICO DE ENFERMAGEM NO PRIMEIRO DIA DE AULA
OU ENCERRAMENTO DE ESTÁGIO NOS HOSPITAIS E TEM SIDO MUITO GRATIFICANTE
O RESULTADO.
Contribuição enviada pela usuária: Cleudinéia
Mello - Campo Grande - MS - Enfermeira
67.
Dinâmica: "do
desapego"
Objetivo:
interação do grupo
Material: caixa de bombom, lápis e papel
Procedimento: Selecione números conforme os números de participantes,
nesses números você escolherá o número que será sorteado
(o critério será conforme o seu objetivo).
Sorteie um embrulho de presente e nele um dizer: _"passe esse presente
a uma pessoa a quem você ainda não teve a oportunidade de lhe
dizer o quanto ele é importante para as outras pessoas". O que
receber o presente fará a mesma coisa, passará a outro e dizer
o porquê. A última frase será o numero sorteado é o
nº. tal.
Contribuição enviada pela usuária: Maria
Lira - Rio Brano Acre - AC - professora
68.
Dinâmica: "das
frases"
Objetivo:
Material: Caneta e Papel
Procedimento: Formular frases sobre o tema a ser discutido, em torno de 10
frases afirmativas; certas ou erradas. Distribuir as folhas e solicitar que
as pessoas procurem perguntar as colegas se sim ou se não concordam
com a afirmativa; somente uma pergunta para cada participante. Cada pessoa
vai ser procurada por dez pessoas para responder. Explique que deverá escrever
S para sim N para não e o nome da pessoa que respndeu frente da resposta
dada para identificar quem respondeu.
Diga que quem acabar primeiro grita BINGO!
Presenteie com uma caixa de bombom o vencedor e o convide para ficar na frente
e ler as frases; as respostas e sua explicação.
Quem respondeu também vai explicar a sua resposta ao público.
O tema será largamnte discutido por todos e o coordenador fará a
complementação se for necessário. Espero que gostem!
Contribuição enviada pela usuária: Margot
Ribeiro - Bauru SP - assistente social
69.
Dinâmica: "do
chega mais"
Objetivo:
O objetivo dessa dinâmica é a
aproximação com as pessoas, conquistar confiança
e principalmente o respeito.
Material: Espaço físico amplo, cd, aparelho
de som.
Procedimento: Os participantes deverão andar soltos pela sala ou espaço,
ouvindo uma música. Haverá uma pessoa comandando, e quando a
música pára, pede para o participante procurar um parceiro que
esteja usando uma peça de roupa com a cor parecida com a sua, ou usando
algum acessório parecido com o seu. Pede para os pares se cumprimentarem
com o aperto de mão. Depois, volta a música, andam, pára
a musica e sugira outra coisa: quem nasceu em mês par procure um parceiro
que nasceu em mês par, impar com impar, assim vai. As mãos deverão
estar para trás. Batem bumbum com bumbum. Fazer esta atividade sempre
uma parte diferente do corpo sem repetir, e sem repetir parceiros. Quando chegar
na última rodada, cumprimentar pelo nariz.
Contribuição enviada pelo usuário: Anderson
Pedro - Professor - Ourinhos - SP
70.
Dinâmica: "da
Bola(balão, bexiga)"
Objetivo:
Testaremos a atitude de cada participante e sua coragem
e se é uma pessoa que corre atrás
de seus objetivos.
Material: Bola de festa e Barbante.
Procedimento:
-Como funciona: todos participantes devem estar com uma bola de festa(balão,
bexiga) amarrado em suas pernas, com um barbante.
-Objetivo: os participantes tem que proteger a bola para que não estourem.
Informar antes de começar a brincadeira.
Contribuição enviada pela usuária: Heloisa
Santos - Professora - recife -PE -
71.
Dinâmica: " da
bexiga(balão) da vitória"
Objetivo:
Desenvolver o espírito de
equipe e liderança
Material: bexiga, barbante
Procedimento: Ao fim de alguma apresentação, entrego uma bexiga
para cada uma das pessoas em sala, com um barbante preso em seus punhos. Todas
as bexigas(balões) estarão escrito VITÓRIA. Falarei a
eles: - Cada um de vocês está segurando uma vitória em
mãos, no entanto temos apenas um prêmio. Logo vocês têm
uma tarefa, devem cuidar da vitória que têm em mãos e estourar
a vitória de seus oponentes, a última bexiga que resistir será a única
vitoriosa. Só há um detalhe, a vitória que vocês
têm em mão não é de vocês, em cada uma das
bexigas está o nome de um companheiro de classe de vocês e o premiado
será ele e não vc. Vc apenas o representará, veremos quem
seria o melhor procurador...comecem no apito e não se preocupem, o grupo
ficará responsável pela limpeza da sala.
Eles estourarão e antes que estourem a última, nos apitamos denovo.
Sobrará apenas uma, então pediremos que a pessoa estoure sua
bexiga e lá estará seu próprio nome, porque:
O BOM PROCURADOR É AQUELE QUE CUIDA DA VITÓRIA DOS OUTROS COMO
SE FOSSE SUA
PRÓPRIA VITÓRIA!!!!! PARABÉEEEEENS!!!
Contribuição enviada pela usuária: Renata
Daré - secretária -Osasco/SP - E-mail: renata_dare@hotmail.com
72.
Dinâmica: "Feitiço
contra o feiticeiro"
Objetivo:
Moral: Não deseje para os
outros o que você não gostaria que fizessem
com você.
Material: Folhas chamex cortadas ao meio, caneta ou lápis.
Procedimento: Faz-se um círculo e entrega-se meia folha para cada um
e cada qual com sua caneta e pede-se a eles que escrevam algo que gostariam
que o colega fizesse (mico mesmo), lembrando que eles devem escrever para eles,
nenhum colega poderá ver. Após isto, recolhe-se os papeis e revela-se
o que eles escreveram. O que eles escreveram sreá o que eles próprios
irão fazer no centro da roda.
Contribuição enviada pela usuária: Cláudia
- Varre-Sai/RJ - E-mail: caca_claudinha@yahoo.com.br
73.
Dinâmica: "falando
dos outros pelas costas"
Objetivo:
mostrar as pessoas que é muito mais fácil
(e errado) falar as coisas pelas costas, do que admitir sua
concepção.
Material: pedaços de papel, caneta e fita adesiva.
Procedimento: o orientador cola um pedaço de papel nas costas de cada
participante, então, pede para que eles saiam andando pela sala e escrevam
uma palavra nas costas de seus colegas, para assim, definir cada um.
Ao termino, o orientado diz 'viu como vocês ficam falando dos outros pelas
costas?', somente para a maior descontração. Então pede-se
para que cada um retire o papel de suas costas, leia suas qualidades ou defeitos
escritos (ver como as pessoas lhe enxergam) e guarde consigo para lembrar de
continuar com as características boa e tente melhorar as ruins.
Contribuição enviada pela usuária: Nayara Marcondes Viana
- Curitiba - PR E-mail: nayara_0510@hotmail.com
74.
Dinâmica: "Eu
te Amo"
Objetivo: interagir o grupo
e explorar determinada temática.
(corpo, cores, formas...)
Material: cadeira
Procedimento: em círculo pedi para que uma pessoa fique no meio do círculo
e retire a cadeira. No círculo escolha um membro e diga: _Eu te amo!
O outro pergunta _ Porque você me ama? ele responde: _porque você está de
blusa, por exemplo. E todos que estiverem de blusa tem que mudar de lugar.
Sempre uma pessoa ficará de pé, e assim sucessivamente.
Contribuição enviada pela usuária: FRANCISCA ANTÔNIA
DOS SANTOS NERI - Professora - Palmas - TO - E-mail: franciscaneri@yahoo.com.br
75.
Dinâmica: "Caderno
dos sentimentos"
Objetivo: auxiliar o aluno no relacionamento com o outro e
principalmente a controlar e evadir seus sentimentos.
Material: Caderno e lápis
Procedimento: é um caderno onde os alunos fazem uma espécie de álbum,
com a diferença que eles vão anotar o que gostam e o que não
gostam de fazer ou viver.
Contribuição enviada pela usuária: FRANCISCA ANTÔNIA
DOS SANTOS NERI - Professora - Palmas - TO - E-mail: franciscaneri@yahoo.com.br
76.
Dinâmica: "Pintura
Moderna"
Objetivo: explorar a criatividade
e oralidade do indivíduo.
Material: Folha de papel e 3 tintas primárias
Procedimento: pegue uma folha e pingue três gotas de tintas nas cores
primárias, após colocar a tinta dobrar a folha ao meio e espalhar
a tinta com a folha dobrada. Em seguida abri-la e tentar dá uma forma
ao desenho;
Contribuição enviada pela usuária: FRANCISCA ANTÔNIA
DOS SANTOS NERI - Professora - Palmas - TO - E-mail: franciscaneri@yahoo.com.br
77.
Dinâmica: " do
Corpo Humano (aulas de ciências)"
Objetivo: interação
e trabalho em grupo
Material: folha sulfite, lápis de cor, fita crepe
Procedimento: Para essa atividade a classe deverá se agrupar em seis
equipes. Cada equipe receberá de seu professor uma folha sulfite e lápis
de cor . As equipes deverão desenhar em apenas 10 minutos uma das partes
do corpo humano indicadas a seguir : 1º grupo: cabeça e pescoço;
2º grupo : tronco; 3º grupo: braço direito; 4º grupo:
braço esquerdo; 5º grupo: perna direita; 6º grupo: perna esquerda.
Finalizada a tarefa, um representante de cada grupo deverá se levantar
e colar com fita crepe num painel as partes desenhadas compondo o corpo humano
num todo. Em debate coletivo argumentem sobre o resultado do trabalho que as
equipes elaboram individualmente. Pensem em estratégias que facilitem
o trabalho coletivo. Se a classe for numerosa faça mais equipes. É muito
divertido
Contribuição enviada pela usuária: Fabiana
Santos - Professora - Itapetininga - SP
E-mail: fabiana_santtos@ibest.com.br
78.
Dinâmica: "da
caixa invisível"
Objetivo:
Interação
Material: sala(espaço)
Procedimento:
DESENVOLVE O TRABALHO EM GRUPO E O COMPARTILHAMENTO DE IDEIAS COMUNS.
DIVIDE-SE O GRUPO EM DOIS E UMA PESSOA (NEUTRA) FICA ABAIXADA SIMULANDO ESTAR
NO INTERIOR DE UMA CAIXA. ELA NÃO PODE SE MEXER. O ORIENTADOR FAZ MÍMICAS
EM TORNO DA PESSOA ABAIXADA PARA OS GRUPOS IMAGINAREM UMA CAIXA INVISÍVEL
EM TORNO DELA. OS GRUPOS DEVEM TENTAR LIBERTAR A PESSOA DA CAIXA SEM LEVANTÁ-LA.
O QUE ELES DEVEM FAZER, É TER A IDÉIA DE TIRAR A CAIXA POR CIMA,
MAS NÃO DEVEM SABER DISSO ATÉ QUE PENSEM NESSA POSSIBILIDADE. O
IDEAL É QUE OS GRUPOS CRIEM UM VERDADEIRO MERCADO DE PEIXE AO TENTAR IMAGINAR
UMA SAíDA
É SIMPLES, MAS SE OS GRUPOS FOREM COESOS, TODOS DESCOBRIRÃO COM
FACILIDADE.
Contribuição enviada pelo usuário: UBIRAJÃ GONÇALVES
- psicopedagogo - SP
E-mail: ubirajag@itelefonica.com.br
79.
Dinâmica: " técnica
do jornal"
Objetivo:
Material: Folhas de jornal.
Duração: 5 a 10 minutos.
Participantes: 15 a 29 pesoas.
Formação: Circulo.
Procedimento:
Cada pessoa recebe uma folha de jornal, abre e coloca no chão a sua
frente.
O facilitador fala: DENTRO "todos pisam no jornal", depois fala:
FORA "todos pisam fora do jornal", depois fala: TROCA DE LUGAR "a
pessoa pisa no jornal do colega ao lado".
Após algum tempo um dos jornais é retirado e quem sobrar fica
junto com um colega sobre o jornal dele. E assim sucessivamente vão
se tirando os jornais até que não caiba mais todo mundo no mesmo
jornal.
Contribuição enviada pela usuária: Mirella Brito - educadora
física - fortaleza - CE
E-mail: millica10@hotmail.com
80.
Dinâmica: " Ali ba ba e os
quarenta ladrões"
Objetivo: concentração e memorização.
Formação: Circulo.
Participantes: indeterminado.
Duração: indeterminada.
Procedimento:
O primeiro inicia fazendo um movimento qualquer e cantando a música.
O segundo repete o que primeiro fez acrescentando mais um movimento. O terceiro
mais um movimento e assim sucessivamente.. Vai saindo da brincadeira ou paga
uma prenda quem errar a combinação dos movimentos.
Contribuição enviada pela usuária: Mirella Brito - educadora
física - fortaleza - CE
E-mail: millica10@hotmail.com
81.
Dinâmica: "Teia
de Aranha"
Objetivo: Mostrar que em um trabalho em grupo, todos devem permanecer unidos.
Material: Um rolo de barbante
Procedimento: Peça que a turma que fique em círculos. Segure
a ponta do barbante e jogue o rolo para outra pessoa que esteja no lado oposto
ao seu. Esta pessoa deve segurar uma parte do barbante de modo que não
fique frouxo, e jogar para outro colega distante, e assim sucessivamente, até o último
participante. Depois peça que um ou dois deles solte(m) o barbante.
A teia se desmancha, ou fica frouxa. Então explique que em um trabalho
em grupo acontece a mesma coisa. Se um do grupo abandona o trabalho ou o faz
de maneira desinteressada, isso implicará na realização
de todo o trabalho. Portanto, devemos cooperar e ter responsabilidade diante
dos nossos compromissos, principalmente quando envolve outras pessoas.
Outra variação: Dinâmica
do "Rolo de Barbante"
Contribuição enviada pela usuária: Thaiane
de Souza Tavares - Salvador - Ba - Professora
E-mail: thaianestavares@yahoo.com.br
82.
Dinâmica: " Expectativas
em alta "
Objetivo: Essa dinâmica serve para
descontrair e alinhar as expectativas do grupo.
Material: balão (bexiga) vazia, pedaço de papel e caneta, flip
chat,
Procedimento: Ao início do treinamento distribuir para cada participante
uma bexiga vazia e um pedaço de papel. Pedir que eles escrevam uma palavra
que resuma o que eles esperam ao final do treinamento. Pedir que coloquem o
papel dobrado na bexiga, encham e deem um nó na ponta. Agora com uma
música animada ao fundo, pedir que eles joguem as bexigas para o alto
e não deixem cair (Estimular para que não deixem a expectativa
cair!). Rapidamente todos ficam muito descontraidos e as bexigas misturadas.
Parar a música, pedir para que cada um estoure uma bexiga e leia o papel.
Cada expectativa será anotada num flip chat e ao término do treinamento
o instrutor verificará com os participantes se as expectativas foram
atendidas.
Contribuição enviada pela usuária: Cláudia
S.Pinto - Rio de Janeiro - Consultora de Qualidade -
E-mail: claudia@engenews.com.br
83.
Dinâmica: " de descontração"
Objetivo: Descontração e raciocínio
Participantes: Número de Pessoas em aberto.
Procedimento: Facilitador explica que trata-se de uma 'brincadeira' Piquenique.
E para ir ao piquenique, cada um terá de levar alguma coisa. Explica
também que esta brincadeira tem um critério, e que de acordo
com este critério ele dirá se pode ou não pode levar.
Critério: inicial do seu nome. O critério não é revelado.
Então por exemplo: a Maria poderá levar mamão, mortadela,
mas não poderá levar Refrigerante, mas o Rafael pode.
A brincadeira acaba quando se descobre o critério.
Contribuição enviada pela usuária: Maria Aparecida Rodrigues
dos Santos Neves - SP - Psicóloga
E-mail: cidpsi@bol.com.br
84.
Dinâmica: " palavra-chave"
Objetivo: Ótimo para desenvolver a oralidade, imaginação
e preparar o aluno para a sequência de idéias para escrita de
redações.
Participantes: Número de Pessoas em aberto.
Material: Cadeiras para se sentarem
Procedimento: os participantes deverão sentar-se em cadeiras em uma
roda. Um deverá estar em pé ao centro e dirá uma palavra-chave.
A partir daí dará inicio ao conto de uma estória ou fato.
Quando disser dentro de sua estória a palavra-chave todos deverão
mudar de lugar e o que estava em pé deverá tentar sentar. Quem
ficar em pé deverá dar continuidade a stória ou dizer
outra palavra-chave e iniciar outra estória.
Contribuição enviada pela usuária: Maria de fátima
SP - Professora
E-mail: falukaspg@hotmail.com
85.
Dinâmica: "dos
bancos"
Objetivo: Essa dinâmica mostra a importância da auto-confiança
e da relação de confiança com outras pessoas.
Participantes: x
Material: 4 bancos sem espaldar
Procedimento: colocar 4 bancos sem espaldar de forma que os participantes possam
sentar de costas um para o outro bem próximos. Ao comando do instrutor
devem deitar-se no colo do colega de trás. Após, os bancos devem
ser retirados, e cada participante deve sustentar o outro em suas pernas/colo,
de forma que fiquem os 4 suspensos no ar, sem apoio.
Contribuição enviada pelo usuário: Rafael Lopes Pimpão
-Uruguaiana RS- E-mail: rafael.pimpao@brturbo.com.br
86.
Dinâmica: "Galo
de Briga"
Objetivo: Aprimorar o grupo a se conhecer(dar muita rizadas...)
Participantes: x
Material: Fita OU Alfinete,papel,canetinha.
Procedimento:
1ºPASSO:Escreva qualquer nome(objeto) em 2 pedaços de papel.
2ºPASSO:Selecione dois integrantes do grupo e cole o papel na costas deles.
3ºPASSO:Ao sinal,fale para que els tentem ler o que está escrito
no papel do adverssário.
E ASSIM POR DIANTE...
Contribuição enviada pela usuária: Daiane Santos Rodrigues
- Franco da Rocha SP - E-mail: dai_h_atinha@hotmail.com
87.
Dinâmica: "dos três
animais "
Objetivo: é mostrar que os animais são seres vivos e que vivem
junto a nós no nosso meio, o Planeta Terra, e que devem ser amados e
respeitados por todos nós!
Participantes: x
Material: Pedaço de papel e caneta
Procedimento:
Pede-se para a turma escrever em um pedaço de papel três nomes
de animais, ou seja, o que vier a mente. Depois de escrevê-los todos
deverão identificar seu nome nos respectivos papéis. Logo após
fazerem isso, o professor pedirá que troquem seus papéis uns
com os outros, dai o dinamizador irá explicar que: o primeiro animal
seria aquele que a pessoa gostaria de ser, o segundo é o que as pessoas
pensam que ele é, e por fim o terceiro seria o que realmente ele é.
A brincadeira termina com muita algazarra, sorrisos e aplausos.
Contribuição enviada pela usuária: Lucelia Moreno de Oliveira
Brasília - DF - Professora - E-mail: lucelia.moreno@hotmail.com
88.
Dinâmica: "Balão Bebê"
Objetivo: estimular a responsabilidades
e o lado afetivo, alem de trabalhar motivação.
Participantes: x
Material: tiras de palel, bexigas de ar e pincel
atomico.
Procedimento:
pedir primeiro que os alunos coloquem no pedaço de papel um sonho mais
importante que têm, depois distribua uma bexiga para casa participante
e peça
para que coloquem o pedaço de papel dentro do balão, depois encha-o
bastante e amarre-o, após com o pincel desenhe um rosto e dê um
nome a
bexiga, então você dirá a eles:
_ vocês têm de cuidar da bexiga como se fosse um filho, não
podem
deixá-lo
longe de vocês, nem sozinho, se alguém encontrar um balão
só poderá estourá-lo. Essa dinâmica deve ser feita
no fim de um dia e terminar no fim do outro dia, devem levar a bexiga para casa
e cuidar até o
término da dinâmica. Ao final você dirá: O QUE VOCÊ TEM
FEITO PELO SEU SONHO PARA QUE ELE SE REALIZE?
TEM CUIDADO
DIREITO SE ESFORÇADO PARA QUE CHEGUE LÁ? VOCE DEIXOU QUE OS OUTROS
DESTRUíSSEM SEU SONHO OU VOCÊ MESMO O DESTRUIU? No fim é bom
premiar os vencedores com uma caixa de bombom, assim podem dividir o prêmio
se
houver mais de um vencedor.
É MUITO LEGAL E FOI FEITA COM PROFESSORES DE EDUCAÇAO FISICA NA
FORMAÇÃO
CONTINUADA DE ARRAIAS-TO
Contribuição enviado
pelo usuário: Maykel Cleyber
Ferreira de Araújo - Assessor de Curriculo de educação
fisica
- palmas - TO E-mail: dremaykel@yahoo.com.br