Qui, 7/6/12 21:13 Dinâmicas de Grupo Envie sua dinâmica e enriqueça nossa página ! Quero enviar minha idéia Esta dinâmica pode ser empregada de duas maneiras,
como interação do grupo com objetivos de apontar
falhas, exaltar qualidades, melhorando a socilização
de um determinado grupo. Material: papel
cartão, canetas hidrocor
e fita crepe. Autor: Desconhecido Material: Caixa de bombom enrolada para presente 4. Dinâmica "Tiro pela Culatra" É uma dinâmica bem engraçada e é muito utilizada como "quebra gelo ". Autor: Desconhecido Esta dinâmica é, geralmente, desenvolvida
a fim de se descobrir os líderes positivos e negativos de
um determinado grupo, pessoas afins, pessoas em que cada um confia. É muito
utilizada por equipes esportivas e outros grupos. De posse dos resultados, conta-se os pontos de cada participante e interpreta-se os dados para utilização de estratégias dentro de empresas e equipes esportivas. Autor: Desconhecido Esta dinâmica propõe uma maior interação
entre os participantes e proporciona observar-se a capacidade de
improviso e socialização, dinamismo, paciência
e liderança dos integrantes do grupo. Faz-se um círculo de mãos dadas com
todos os participantes da dinâmica. Ao final, pode ser que alguém fique de costas, o que não é uma contra-regra. O Coordenador parabeniza a todos se conseguirem abrir a roda totalmente! Obs: Pode ser feito também na água. Autor: Desconhecido 7. Dinâmica do Sentar-se no Colo Esta dinâmica propõe um "quebra
gelo" entre os participantes: Autor: Desconhecido Esta dinâmica propõe um "quebra
gelo" entre os participantes e também pode ser observado
o nível de confiança que os os participantes têm
um no outro: Obs: Pode ser feito também na água. Autor: Desconhecido Esta dinâmica propõe um "quebra gelo" entre os participantes. Ela pode ser proposta no primeiro dia em que um grupo se encontra. É ótima para gravação dos nomes de cada um. Em círculo, assentados ou de pé, os
participantes vão um a um ao centro da roda (ou no próprio
lugar) falam seu nome completo, juntamente com um gesto qualquer
. Em seguida todos devem dizer o nome da pessoa e repetir o gesto
feito por ela. Autor: Desconhecido 10. Dinâmica do "Escravos de Jó" Esta dinâmica vem de uma brincadeira popular do mesmo nome, mas que nessa atividade tem o objetivo de "quebra gelo" podendo ser observado a atenção e concentração dos participantes. Em círculo, cada participante fica com um
toquinho (ou qualquer objeto rígido). 1º MODO NORMAL: 4º MODO: Esta dinâmica estimula a expressão
corporal e criatividade. Quando o escultor acabar (estipulado o prazo para que todos finalizem), seu trabalho vai ser julgado juntamente com os outros grupos. Pode haver premiação ou apenas palmas. Autor: Desconhecido 12. Dinâmica da "Sensibilidade" Dois círculos com números iguais de
participantes, um dentro e outro fora. O grupo de dentro vira para
fora e o de fora vira para dentro. Todos devem dar as mãos,
sentí-las, tocá-las bem, estudá-las. Depois,
todos do grupo interno devem fechar os olhos e caminhar dentro
do círculo externo. Ao sinal, o Coordenador pede que façam
novo círculo voltado para fora, dentro do respectivo círculo.
Ainda com os olhos fechados, proibido abrí-los, vão
tocando de mão em mão para descobrir quem lhe deu
a mão anteriormente. O Grupo de fora é quem deve
movimentar-se. Caso ele encontre sua mão correta deve dizer
_Esta ! Se for verdade, a dupla sai e se for mentira, volta a fechar
os olhos e tenta novamente. Autor: Desconhecido Em círculo os participantes devem escolher uma pessoa para ser o advinhador. Este deve sair do local. Em seguida os outros devem escolher um mestre para encabeçar os movimentos/ mímicas. Tudo que o mestre fizer ou disser, todos devem imitar . O advinhador tem 2 chances para saber quem é o mestre. Se errar volta e se acertar o mestre vai em seu lugar. Esta dinâmica busca a criatividade, socialização, desinibição e a coordenação. 14. Dinâmica do "Rolo de Barbante" Em círculo os participantes devem se assentar.
O Coordenador deve adquirir anteriormente um rolo grande de barbante.
E o primeiro participante deve, segurando a ponta do barbante,
jogar o rolo para alguém (o coordenador estipula antes ex:
que gosta mais, que gostaria de conhecer mais, que admira, que
gostaria de lhe dizer algo, que tem determinada qualidade, etc.)
que ele queira e justificar o porquê ! A pessoa agarra o
rolo, segura o barbante e joga para a próxima. Ao final
torna-se uma "teia" grande. Em círculo os participantes devem estar de posse de um pedaço de papel e caneta. Cada um deve escrever um substantivo ou adjetivo ou qualquer estipulado pelo Coordenador, sem permitir que os outros vejam. Em seguida deve-se passar o papel para a pessoa da direita para que este represente em forma de mímicas. Podendo representar uma palavra mais fácil, dividí-la e ajuntar com outra para explicar a real palavra escrita pelo participante, mas é proibido soltar qualquer tipo de som. Autor: Desconhecido 16. Dinâmica da"Verdade ou Consequência? " Em círculo os participantes devem estar de posse de uma garrafa que deve ficar ao centro. Ao sinal do Coordenador, alguém gira a garrafa e para quem o bico da garrafa apontar é perguntado: _Verdade ou Consequência? Caso ele escolha verdade, a pessoa onde o fundo da garrafa apontou deve perguntar algo e ele obrigatoriamente deve responder a verdade. Se ele responder consequência deve pagar uma prenda (executar uma tarefa) estipulada pela pessoa que o fundo da garrafa apontou. A que respondeu gira a garrafa. Autor: Desconhecido Cada um anota em um pequeno pedaço de papel a qualidade que acha importante em uma pessoa. Em seguida todos colocam os papéis no chão, virados para baixo, ao centro da roda. Ao sinal, todos devem pegar um papel e em ordem devem apontar rapidamente a pessoa que tem esta qualidade, justificando. Autor: Desconhecido 18. Dinâmica do " Pegadinha do Animal" Entrega-se a cada participante um papel com o nome de um animal, sem ver o do outro. Em seguida todos ficam em círculo de mãos dadas. Quando o animal for chamado pelo coordenador, a pessoa correspondente ao animal, deve se agachar tentando abaixar os colegas da direita e da esquerda. E os outros devem tentar impedir que ele se abaixe. Obs: todos os animais são iguais, e quando o coordenador chama o nome do animal todos vão cair de "bumbum" no chão, causando uma grande risada geral. Objetivo: "quebra gelo" descontração geral. Autor: Desconhecido |
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