32. Dinâmica: "O feitiço
virou contra o feiticeiro"
Objetivo: não faça ou deseje aos outros
o que não gostaria para si
Material: papel e caneta
Procedimento: forma-se um círculo, todos sentados, cada um escreve uma
tarefa que gostaria que seu companheiro da direita realizasse, sem deixá-lo
ver. Após todos terem escrito, o feitiço vira contra o feiticeiro,
que irá realizar a tarefa é a própria pessoa que escreveu. "não
faça ou deseje aos outros o que não gostaria para si"
Respeito ao próximo.
Contribuição enviada pela usuária: Adriana
Rezende da Silva Telles
33. Dinâmica: " da
Historinha"
Objetivo: Treinar
a memorização e atenção.
Procedimento: Todos devem estar posicionados em círculo
de forma que todos possam se ver.
O organizador da dinâmica deve ter em mãos um objeto pequeno e
direcionando a todos deve começar a história dizendo: Isto é um
..... (Ex. cavalo). Em seguida deve passar o objeto à pessoa ao seu
lado que deverá acrescentar mais uma palavra a história sempre
repetindo tudo o que já foi dito. (Ex. Isto é um cavalo de vestido...),
e assim sucessivamente até que alguém erre a ordem da história
pagando assim uma prenda a escolha do grupo.
Cria-se cada história engraçada... É bem divertido, aproveitem.
Contribuição enviada pela usuária: Jussara
do Carmo Ferreira Souto Maior - Marketing e Venda
34.
Dinâmica: " Recital
das Almas Gêmeas"
Objetivo: É uma atividade muito divertida,
que tem como objetivo a descontração e a aproximação
entre os membros do grupo.
Material: papel e caneta
Procedimento: Divide-se a turma em duas equipes. Em papeis serão escritas
mensagens que se completam (perguntas e respostas ou parte 1 e parte 2). Cada
participante deverá pegar um papel, ou mais conforme a quantidade de
papeis e participantes, sem deixar que seus colegas vejam o que está escrito.
A mensagem será ex: 1 - 'eu sou um jardim sem flor', 2- ' eu sou a flor
do teu jardim'. A segunda parte complementa a primeira. É importante
que as mensagem sejam criativas e engraçadas. É preciso demarcar
quais são as primeiras partes, para que sejam recitadas primeiramente,
sendo completadas pela sua respectiva segunda parte.
Contribuição enviada pela usuária: Beatris
Feuser - Profa. de Hidro e Natação
35.
Dinâmica: "Para
quem você tira o chapéu"
Objetivo: Estimular a autoestima
Materiais: um chapéu e um espelho
O espelho deve estar colado no fundo do chapéu.
Procedimento: O animador escolhe uma pessoa do grupo e pergunta se ela tira
o chapéu para a pessoa que ver e o porquê, sem dizer o nome da
pessoa. Pode ser feito em qualquer tamanho de grupo e o animador deve fingir
que trocou a foto do chapéu antes de chamar o próximo participante.
Fizemos com um grupo de idosos e alguns chegaram a se emocionar depois de dizer
suas qualidades. Espero que gostem!
Contribuição enviada pela usuária: Andressa
Carneiro - Vitória de Santo Antão PE - dentista
35. 1. Outra
Versão: Dinâmica "Caixinha
de Surpresas"
Objetivo: Dinâmica
do autoconhecimento;Falar sobre si
Materiais: caixinha com tampa, eEspelho
Procedimento:Em uma caixinha com tampa deve ser fixado um espelho na tampa
pelo lado de dentro. As pessoas do grupo devem se sentar em círculo.
O animador deve explicar que dentro da caixa tem a foto de uma pessoa muito
importante (enfatizar), depois deve passar para uma pessoa e pedir que fale
sobre a pessoa da foto, e não devem deixar claro que a pessoa importante é ela
própria. Ao final, o animador deve provocar para que as pessoas digam
como se sentiram falando da pessoa importante que estava na foto.
Contribuição enviada pela usuária: Iara
Elisa - Charqueadas - RS - Assistente Social
36.
Dinâmica: "Chupa
ai"
Objetivo: Estimular o Trabalho em Equipe.
Materiais: Uma bandeija e balas de acordo com o nº de participantes. As
balas devem ser colocadas dentro da bandeija.
Procedimento: forma-se um circulo, diga então aos participantes: 'vocês
terão que chupar uma bala, só que não poderão usar
suas mãos para desembrulhar a bala e colocar em sua própria boca'.
Os participantes ficam loucos pensando como fazer isso, é interessante
colocar a bandeija no chão. Alguns participantes até pegam a
bala com a boca e tenta desembrulhar na boca.
Espera-se que eles se ajudem, um participante pegue a bala com as mãos,
a desembrulhe e coloque na boca do outro.
Muito divertida esta dinâmica!
Contribuição enviada pelo usuário: André Muniz -
Prof. de Educação Física - Itaguaí - RJ
37.
Dinâmica: " do papel"
Objetivo: Descontração
Materiais: pedaço de papel, caneta
Procedimento: Forma-se um círculo e em seguida será distribuído
um pedaço de papel para cada um, e uma caneta. Logo após a pessoa
irá escrever qualquer pergunta que ela quiser, ex: Porque hoje fez sol?
entendeu?!É qualquer pergunta, o que vier na cabeça. Ai logo
após o instrutor irá pegar os papéis de todos os participantes,
embaralhar e entregar um para cada (só que você não poderá pegar
o seu), ai depois de feito isso a pessoa vai responder o que estiver naquele
papel que ela pegou. Depois que todos responderem sem um ver o do outro, você vai
dobrar seu papel e vai passar 2 vezes para seu lado direito todos juntos. Ai
começa a brincadeira. Uma pessoa começa lendo o que está em
seu papel, em seguida a pessoa do lado direito ou esquerdo (depende do monitor
escolher), digamos que foi pela direita, ai a pessoa vai ler o que está escrito
na RESPOSTA dela, e assim sucessivamente, a mesma que respondeu a resposta
vai ler a sua pergunta e o vizinho ao lado responderá a sua resposta é muito
legal e divertindo causando muitos risos!!!!
Contribuição enviada pelo usuário: Patty -
Estudante - Londrina- PR
38.
Dinâmica: "dança
da cadeira cooperativa"
Objetivo: essa
dinâmica serve para quebrar
o gelo e fazer com que os participantes pensem sobre cooperação
entre o grupo.
Materiais: 1 cadeira
Procedimento: consiste na brincadeira da dança da cadeira(mesmo
procedimento), só que em ao invés dos que ficarem sem se
sentar sairem, terão que se sentar no colo do amigo, de modo que ninguém
fique em pé. É muito engraçado! Ao final, com apenas uma
cadeira todo o grupo terá que se sentar um no colo do outro.
Contribuição enviada pelo usuário: Luciene de Souza Figueiredo
Pereira - diadema SP
E-mail:lucienesfigueiredo@hotmail.com
39.
Dinâmica: " da rosa" (infantil)
Objetivo: despertar a atitude em preservar o que
temos.
Materiais: uma flor (rosa) natural
Procedimento: fazer um círculo, e cada integrante retira um pedacinho
da flor, ao final sobrará apenas o talo da flor. O monitor da dinâmica
questiona o que aconteceu? Será que podemos consertar o que fizemos?
Essa dinâmica pode ser trabalhada com os pequeninos, a fim de preservar
os materias dentro da sala de aula, ou preservar o próprio meio ambiente.
Contribuição enviada pelo usuário: Dulcemar Garcia - E-mail:dulcemarg@bol.com.br -
Professora de Educação infantil- psicopedagoga - SP
40.
Dinâmica: " O feitiço
virou contra o feitiçeiro "
Objetivo: Mostrar
para a turma que antes de pedir para alguém fazer alguma coisa que se coloque no lugar do
outro, pois provavelmente ele não faria o que escolheu para
o outro grupo fazer.
Materiais: -
Procedimento: Divide-se a turma em dois grupos e pede-se para que cada grupo
escolha dois micos para o outro grupo. Após a escolha do mico nomeia-se
um lider de cada grupo que fala em voz alta para todos os micos escolhidos.
Após a divulgação o professor diz que o nome da brincadeira é o
feitiço virou contra o feitiçeiro e que os grupos farão
os micos escolhidos por eles mesmos.
Contribuição enviada pelo usuário: Anderson Luis de Araujo-
E-mail:andersoaraujo@bol.com.br -
Supervisor Comercial / Professor de Educação Fisica
41.
Dinâmica: "do deficiente
visual"
Objetivo: Essa
dinâmica tem como objetivo motivar
a confiança em equipe.
Materiais: espaço aberto
Procedimento: Formam-se duplas e um fecha os olhos e se deixa ser
guiado pelo o outro, que deve estar com os olhos abertos, depois
o papel se inverte. Pode
ser colocado uma música de fundo.
Contribuição enviada pelo usuário: Flaviano Marques Aragão
- Socorrista - E-mail:marquespi1@hotmail.com
42.
Dinâmica: "sonhos"
Objetivo: Aprender a respeitar o sonhos dos outros
Materiais: balões coloridos, caneta, papel sulfite e palitos de dente.
Procedimento: O participante deverá escrever em um pedaço de
papel seu sonho, dobrar e colocá-lo dentro do balão, que deve
ser inflado. Cada um fica com um balão e um palito de dente na mão.
O orientador dá a seguinte ordem: defendam seu sonho! Todos devem estar
juntos em um lugar espaçoso. A tendência é todos estourarem
os balões uns dos outros. Quando fizerem isto o orientador pergunta:
_ Por que destruiram os sonhos dos outros? Deixe eles pensarem um pouco e responda
para defender o seu sonho você não precisa destruir os sonhos
dos outros, basta que cada um fique parado e nenhum sonho será destruído!
Contribuição enviada pela usuária: Ana Maria de Sousa
Pereira -Crato - CE
- E-mail:downpereira@yahoo.com.br
43.
Dinâmica: "Sombra"
Objetivo: essa
dinâmica está relacionada
a percepção psicomotora e a interação
interpessoal e interdisciplinar.
Procedimento: Essa dinâmica é muito descontraída, o grupo
desenvolve uma sincronia, escolhe um companheiro (centro)e começam a
imitar todos os gestos que ele faça, o que ele fala, como se fossem
o sombra dele, deixando um elemento do grupo ao centro.
Contribuição enviada pelo usuário: Admilson Santos Costa
- E-mail:admilsoncosta@uol.com.br
44.
Dinâmica: "Patinho
Feio"
Objetivo: Reflexão
Materiais: Tiras de papel colante, caneta
Procedimento: Colar tiras de papel colante ou escrever em fitas para serem
colocadas na cabeça de modo que apareçam palavras as quais deverão
ser seguidas pelos colegas que a lerem. Exemplo: beije-me, aperte minha mão,abrace-me,
deixe-me, pisque para mim, etc etc.....sendo que apenas um elemento, deverá ficar
com a palavra 'deixe-me'. sendo que esse será o único que não
será procurado, será o patinho feio (deixe-me). No final, essa
pessoa deverá contar como se sentiu, sendo discriminado e deixada de
lado.
Contribuição enviada pelo usuário: George Luiz Barone-
E-mail:gluizbarone@yahoo.com.br
45.
Dinâmica: "Salada
de Frutas"
Objetivo: memória e concentração
Procedimento: O grupo senta em círculo e o facilitador diz uma fruta
qualquer e aponta para um dos participantes. O participante escolhido deverá dizer
a fruta falada pelo facilitador e uma de sua escolha. Aí começa
a brincadeira. A pessoa que estiver ao lado direito da escolhida pelo facilitador
deverá dizer a fruta do facilitador, da pessoa e a sua.
Exemplo: Facilitador - Maçã; Pessoa 1 - Maçã e
Banana; Pessoa 2 - Maçã, Banana e Manga;Pessoa 3 - Maçã,
Banana, Manga e Uva e assim sucessivamente até que alguém erre
a seqÜência. Para a pessoa que errar pode ser solicitado um 'castigo'
ou um 'mico'.
Obs: 1º Em vez de frutas a brincadeira pode ser feita com carros, países,
estados, objetos (praia, casa, sala, etc.); 2º Eu faço essa brincadeira
com as minhas turmas do grupo de Reciclagem da Língua Portuguesa (in
company) e garante ótimos resultados. Como castigo à pessoa que
erra, eu faço alguma pergunta sobre o conteúdo já estudado
(como revisão), do conteúdo a ser estudado (como hipótese
e suposição, para ver o conhecimento da pessoa sobre o assunto)
e do conteúdo que está sendo estudado (como reforço). É uma
brincadeira simples, mas que garante boas risadas e resultados maravilhosos
deixando o ambiente e os participantes super descontraídos.
Contribuição enviada pela usuária: Denise Pinheiro Oliveira-
E-mail:denisepinheiro@walla.com
46.
Dinâmica: "das
partes do corpo"
Objetivo: estimular
a atenção e interação
com os colegas
Procedimento: Numa grande roda a pessoa começa a brincadeira dizendo
o nome de uma parte do corpo. passando a vez. A pessoa que estiver ao lado
determinado irá colocar a mão na parte do corpo que a primeira
pessoa falou, e dizer outra parte do corpo passando a vez. A pessoa ao seu
lado, já determinado de modo que a vez corra apenas em um sentido, colocará a
mão na parte corporal dita pela segunda pessoa e dirá outra parte
e assim sucessivamente.
Contribuição enviada pelo usuário: Guilherme dos Anjos
Nascimento- E-mail:guilhermenascimento@yahoo.com.br
47.
Dinâmica: "Descobrindo
as qualidades"
Objetivo: Interação
Materiais: quebra-cabeça, pedaços de papel e caneta
Procedimento: Dois grupos formam um círculo, com os componentes intercalados
( ex. um do amarelo, outro do azul e assim em diante até terminar o
círculo). Cada componente deve escrever em um pedaço de papel
uma qualidade própria (usando apenas uma palavra) e entregar para o
participante do lado direito, sendo este o componente do grupo oposto, que
deverá fazer mímica para que o seu grupo descubra a qualidade
do participante ao lado (grupo oposto), quando o grupo acerta a qualidade logo
o outro componente do mesmo grupo anterior que estava fazendo a mímica
começa a fazer também a sua e assim sucessivamente . Enquanto
isso o líder do grupo oposto está dentro do círculo montando
um quebra cabeça, quando ele terminar o tempo acaba e ganha o grupo
que descobriu mais qualidades do grupo oposto.
Contribuição enviada pela usuária: Adriana de Luna Catrinck-
RJ - E-mail: catrinck_dri@hotmail.com
48.
Dinâmica: "do Estetoscópio" (para
trilhas ao ar livre)
Objetivo: Esta
dinâmica serve pra se perceber
que o meio ambiente é vivo.
Materiais: estetoscópio
Procedimento: Ao realizar uma caminhada numa trilha, onde houver
em locais úmidos, árvores
com caule fino, pegar o estetoscópio e pedir pra que a pessoa ouça
seu coração, logo após escutar no caule e perceber o som
do movimento de água(xilema) e de nutrientes(floema).
Contribuição enviada pela usuária: Raquel de Cassia Ramos
- ambientalista - E-mail: rachelcassia@yahoo.com.br
49.
Dinâmica: "qualidades
e defeitos"
Objetivo: falar das qualidades e defeitos.
Materiais: pedaço de papel, caneta
Procedimento: gostaria de sugerir uma dinâmica que fiz com meus alunos
para falarmos das qualidades e defeitos. Entrega-se um pedaço de papel
para cada participante e pede que desenhe a mão direita e a mão
esquerda. Em cada dedo primeiro da mão direita escreve-se uma qualidade
e na esquerda um defeito. O coordenador da dinâmica dá cerca de
20 minutos para escreverem. Ao final discute-se de acordo com o que cada um
escreveu, finalizando que é mais fácil falar de características
dos outros do que de nós mesmos e encerra dizendo que todos possuímos
qualidades e defeitos, porém temos que nos respeitarmos e priorizarmos
nossas qualidades. Um beijo, Cris
Contribuição enviada pela usuária: Cristiane Alves Brasil
SP - educadora - E-mail: cristianeabrasil@hotmail.com
50.
Dinâmica: "Conheço
meu filho"
Objetivo: para
reunião de pais
Materiais: Papel e caneta
Procedimento: Pedir que os alunos escreva em um papel pequeno a seguinte frase:
'eu amo a minha família'. Não pode ser assinado. Todos pedaços
de papel deverá ter um número que corresponda o número
que a cordenadora da reunião manterá em segredo. No dia da reunião
todos os pepeis serão colocados espalhados em uma mesa e os pais deverão
reconhecer a letra do filho e pegar um papel. Depois a cordenadora irá verificar
se os pais acertaram e conhece a letra de seus filhos.
Contribuição enviada pelo usuário: Elson
de Souza Medeiros - Pastor/professor - Serra ES
E-mail: medeiros.elson@uol.com.br
51.
Dinâmica: "do General"
Objetivo: descontração...
causa muitos risos e simpatia entre os participantes
Procedimento: Uma dinâmica para entreter... como uma brincadeira...
Há várias posições nesse jogo, como:
lixo, soldado, cabo, sargento, coronel, general etc...
O general começa falando 'Passei a revistar minha tropa e senti falta
do...(ele diz o nome de uma das posições)
A pessoa se levanta (a não ser que seja o cargo mais baixo, nesse caso,
o General se levanta, e ele continua sentado) e diz 'O ... nunca falta, senhor(o
cargo mais baixo não diz senhor ao general)
General - então quem falta?... - Quem falta é o ..., senhor
E assim se procede... até que alguem não se levante, ou levante
na hora errada, ou esqueça de dizer 'senhor' ou diga senhor na hora
errada
OBS: Se levanta apenas para um cargo mais elevado, e se diz senhor, também
apenas para um cargo mais elevado. Nesse caso, a pessoa que errou vai para
o cargo mais baixo, e cada pessoa sobe um cargo...Então, começa
com o general dizendo 'Passei a revistar minha tropa(...)'
OBS2 - O cargo mais baixo nunca diz senhor ou se levanta para o general, mas
para todos os outros participantes, sim...O general nunca se levanta ou diz
senhor... apenas para o cargo mais baixo...
OBS3 - se faltarem cargos, pode-se inventar mais alguns, como cocô, ou
balde, ou algo assim...
Contribuição enviada pelo usuário: Vinícius -
Belo Horizonte/MG
52.
Dinâmica: "da inteligência"
Objetivo: melhorar
a percepção
Procedimento: Você pega um grupo e divide em 2 a 2, um olhando pro outro.
Peça a eles para que se observem por 2 minutos, depois peça para
eles se virarem de costas e mudarem três coisas em si mesmos e depois
desvirarem e fazerem com que o parceiro descubra o que foi mudado. O outro
também repete e assim sucessivamente repita por 3 vezes esta dinâmica.
Contribuição enviada pela usuária: Joyce
cristina lippa - Indaiatuba - SP
53.
Dinâmica: " da
folha de revista"
Objetivo:
Material: folhas de revista, pátio ou sala, todos sentados em círculo
Procedimento: Dar uma folha de revista a cada participante e pede para que
amassem bastante a folha, após todos amassarem pede para que desamassem
novamente deixando a folha como era antes.
Ninguém irá conseguir, então explica-se que a folha representa
as nossas palavras que uma vez ditas não podem mais serem consertadas,
por isso devemos ter cuidado ao falar para que não venhamos a machucar
o próximo, pois uma vez aberta a ferida será dificíl cicatrizar.
Contribuição enviada pela usuária: silvia
lemos santos - ferraz de vasconcelos - SP
54.
Dinâmica: " do
balão"
Objetivo: Reflexão
Material:balões palitos de dentes uma caixa de bombons ou algum outro
prêmio
Procedimento: entrega-se um balão para cada participante e em seguida
um palito de dentes, pede-se para todos se espalharem e diz o seguinte: _ganha
esta caixa de bombons quem conseguir ficar com o balão sem estourar.
Sem que o instrutor mande todos os participantes correm para estourar os balões
dos adversários para ganhar a caixa de bombons, mas geralmente não
sobra nenhum balão. Depois o instrutor pergunta: em que momento eu mandei
vocês estourarem os balões dos colegas ? E fica com a caixa ou
distribui.
Obs: se gostarem divulguem!
Contribuição enviada pela usuária: JOSEANE
GOMES MOREIRA - TAIOBEIRAS MG
Outra Versão:
Procedimento: Distribui-se um balão cheio para cada participante e uma
agulha ou alfinete. A regra da brincadeira é: Quem ficar até o
final sem ter seu balão estourado é o vencedor. Dá-se
o tempo de um minuto. Geralmente os participantes estouram o balão uns
dos outros, ficando poucos ou nenhum vencedor. Moral da história: Todos
poderiam ter sido vencedores pois em momento algum foi dada a regra de que
deveriam ter estourado o balão do outro.
Contribuição enviada pela usuária: Geisa
Alice de Lima - E-mail: ggeeiissaa@yahoo.com.br -
Cianorte PR
55.
Dinâmica: " da
Pergunta Certa"
Objetivo: Esta
dinâmica irá despertar
uma atenção maior a concentração e
estratégia.
Material: papel e fita crepe
Procedimento: Esta dinâmica para funcionar independe da quantidade de
pessoas participantes. Um exemplo, em um grupo o coordenador deverá colar
um nome de uma pessoa famosa nas costas dos participantes, sem que eles vejam
o que esta escrito, então ganha a dinâmica quem descobrir primeiro
o nome que está escrito em suas costas, para ajudá-los eles poderão
fazer perguntas entre si como por exemplo 'a pessoa é loira?', mas as
respostas so poderão ser sim ou não.
Contribuição enviada pela usuária: KELLY
CRISTINA DA SILVA - SANTO ANDRE
- SP
56.
Dinâmica: " Carta
a si próprio"
Objetivo: Levantamento
de expectativas individuais, compromissos consigo próprio, percepção de
si, auto-conhecimento, sensibilização, reflexão,
automotivação, absorção teórica.
Material: Envelope, sulfite, caneta.
Procedimento: 20'
Individualmente, cada treinando escreve uma carta a si próprio, como
se estivesse escrevendo a seu (sua) melhor amigo (a). Dentre os assuntos, abordar:
como se sente no momento, o que espera do evento (curso, seminário,
etc.), como espera estar pessoal e profissionalmente daqui a 30 dias. Destinar
o envelope a si próprio (nome e endereço completo para remessa).
O Facilitador recolhe os envelopes endereçados, cola-os perante o grupo
e, após 45 dias aproximadamente, remete ao treinando (via correio ou
malote).
Contribuição enviada pela usuária: Elienai
Costa de Amorim - Manaus - AM
57.
Dinâmica: " da
Bexiga"
Objetivo: Mostrar
que nem sempre os caminhos mais fáceis são os melhores, aliás quase nunca.
Se precisarem da ajuda de outro diga, que quando não conseguimos
vencer algo sozinhos (vícios, frustações etc.)
podemos pedir ajuda a outra pessoa, mais velhas (no caso de adolescentes).
Material: bexigas coloridas; fitilha (fita de presente); mini balas; tirinhas
de papel com palavras boas e ruins do tipo sucesso, amor, paz, vida eterna,
mentira, drogas.
Chegue antes para preparar a sala.
Coloque uma tirinha de papel com um dizer 'ruim' encha a bexiga e coloque uma
fita longa, cole no teto essa bexiga, de forma que fique fácil de pegar,
dessa forma vá dificultando as bexigas e 'melhorando' as palavras até a última
bexiga, no nosso caso foi Vida Eterna, coloque balas junto com a palavra chave,
se ninguem alcançar diga que pode pedir ajuda um ao outro.
Público: pode ser feito com pré-adolescentes, adolescentes, jovens
e adultos, mudando as palavras para cada faixa etária. Boa sorte!
Contribuição enviada pela usuária: MICHELE
KELLY SILVA VIEIRA- Resende - RJ