Dança
da Vassoura - 14/05/05
Objetivo: estimula a agilidade, atenção e a socialização
Duração: pode durar o tempo de uma musica ou até mais isso
vai de acordo com o monitor
Material: cd de forró, 1 vassoura
Faixa Etária: 3ª idade
Aproveitamento: aulas de dança de salão, ginástica para
3ª idade
OS ALUNOS DEVERÃO ESTAR DISPOSTOS EM DUPLAS, DISPERSOS
PELO SALÃO, 1 ALUNO DEVERÁ ESTAR SEM DUPLA PARA DANÇAR COM
A VASSOURA, AO SOM DA MUSICA OS ALUNOS DEVERÃO DANÇAR FORRÓ,
QUANDO O MONITOR PARAR A MÚSICA OS ALUNOS DEVERÃO TROCAR DE PAR,
INCLUSIVE AQUELE QUE ESTAVA DANÇANDO COM A VASSOURA, ESTE DEVERÁ SOLTAR
A VASSOURA NO CHÃO E PEGAR QUALQUER PESSOA PARA DANÇAR. QUEM SOBRAR,
DANÇA COM A VASSOURA. AO FINAL DA BRINCADEIRA QUEM ESTIVER COM A VASSOURA
PODE PAGAR PRENDA.
Comentário:Tive muito sucesso com esta atividade nas minhas aulas de dança
de salão e ginástica para a 3ª idade.
Gisele Aparecida de Oliveira, 24
giselitapare@bol.com.br
Ipatinga - MG
Cadeirobol
- E.F. Escolar - 14/05/05
Objetivo: Estimular a coopreensão de regras
Duração: 40 min
Material: seis cadeiras, uma quadra e uma bola
Faixa Etária: 09 em diante
Aproveitamento: Recreação
Distrubir 6 cedeiras, 3 de um lado e três do outro,
colocadas uma ao lado da outra. A 3 m mais ou menos uma da outra. Dividir o grupo
total em dois, 3 alunos de cada time ficarão sentados nas cadeiras. O
objetivo do time é fazer com que a bola chegue aos alunos da cadeira,
as cadeiras da ponta valem 1 ponto ea cadeira do meio vale 3 pontos. Estipular
as regras - o aluno que estiver com a bola não pode ser tocado, o aluno
que estiver com bola não pode ficar mais que 5 seg. com a mesma, o aluno
da cadeira não pode levantar para receber a bola.
Comentário: Estimule o grupo a criação de novas regras.
Francisco Lamassa, 29
fljswim@ig.com.br
RJ , BR
Lutas
- E.F. Escolar - 14/05/05
Objetivo: Motores: tonicidade, equilibrio, coordenaçaõa global,
lateralidade, agilidade, força. Afetivos: respeito ao colega e às
regras, determinação e sutonomia. Cognitivos: estratégia
e percepção.
Duração: 50 min
Material: Espaço: quadra ou pátio. Material: se possível,
tatame.
Faixa Etária: 10 à 17 anos.
Aquecimento: exercícios de alongamento e uma breve corrida com movimentos
diversificados (10 minutos)
Parte principal:
1 Luta do saci: alunos em dupla, em pé, de mãos dadas, somente
com um pé no chão. Tentam desequilibrar o colega fazendo o mesmo
tocar com o pé que não está apoiado no chão. Vence
quem conseguir mais vezes com que o colega toque o chão. Trocar de duplas
a cada 3 minutos - Realizar com 3 duplas, total aproximado de 10 minutos
2. Luta do sapo - Alunos agachados de cócoras, um vai tentar desequilibrar
o outro, quem sentar ou tocar as mãos no chão perde ponto. Trocar
duplas a cada 2 minutos - Realizar com 4 duplas - Total aproximado de 10 minutos
3. Luta do jacaré - alunos frente a frente em posição
de flexão de braço, um tenta drrubar o outro, tirando o apoio
de um dos braços do colega, provocando a queda. Ganha quem desequilibrar
mais vezes. Cada dupla 2 minutos, realizar com 4 duplas - tempo total aproximado
de 10 minutos.
Volta a calma: Alunos sentados em círculo, realizando movimentos de
alongamento. Debater sobre a experiência de lutar e a violência
atual - 10 minutos.
COMENTÁRIO: Aula para ser utilizada como suporte ao tema de lutas, artes
marciais e combate, levando o aluno a refletir sobre o tema em questão.
Heraldo , 35
heraldosimoes@bol.com.br
Fortaleza, Ceará, Brasil
Capoeira
na sala - 14/05/05
Objetivo: passar a capoeira do modo lúdico
Duração: 20 a 30min
Material: aparelho cd, tatame
Faixa Etária: 7-10
No primeiro aquecimento é feito um pique-péga dos macacos onde
os alunos só poderâo se movimentar com as mãos e os pés
no chão e quando forem pêgos terão que ficar agachados
no mesmo lugar até que um colega o descole com um martelo. No segundo
aquecimento é feita uma roda, onde todos ficam de mãos dadas
e um aluno é escolhido para ser o mocinho e do lado de fora da roda
ficará o bandido que só poderá se movimentar pulando enquanto
a roda só poderá girar com o movimento de ginga. o terceiro é o
aquecimento global. o quarto é a parte especifica onde os alunos aprenderão
os golpes.
José Carlos Oliiveira , 22
danize@nitnet.com.br
São Fidélis
Circuito
de pernada- 14/05/05
Objetivo: trabalhar as valências físicas através da pernada
crawl
Duração: 45 min
Material: prancha, extensores, pés-de-pato
Faixa Etária: maior 10
Aquecimento - Deixar os alunos nadarem livremente (5 minutos).
Principal - Dividir os alunos no número de raias que o professor estiver
disponível, por exemplo 6 raias, o professor determina um tempo para
a execução das atividades e um tempo para a mudança de
raias, por exemplo 5 minutos fazendo a atividade e um minuto para trocar. O
exercício das raias continua o mesmo e os alunos vão rodando.
r1- pernada de crawl com prancha em grande pegada e a cabeça fora d'agua
(trabalhar força )
r2 - pernada de crawl sem prancha com extensores presos nas raias e fazendo
braçada para respirar (trabalhar RML)
r3- pernada de crawl com prancha em pequena pegada rosto dentro d'agua fazendo
a respiração frontal (trabalhar velocidade).
r4- pernada de crawl com pé de pato sem prancha com a respiração
livre. (trabalhar potencia)
r5 - pernada crawl sem material e constante com respiração livre
(trabalhar restência aeróbia)
r6 - deixar fazer a pernada livremente (descontração)
COMENTÁRIO: enfatizar o trabalho a ser realizado em cada valência
física. É bem aceito por todos, pois só é necessário
saber fazer a pernada de crawl.
academia companhia do exercício, 29
fljswim@ig.com.br
RJ , BR
Relax
en piscina - 06/07/05
Objetivo: relajamiento, fin de una clase, clase especial de relax
Duração: 20 minutos
Material: spaguettis
Faixa Etária: todas
Se acuestan los alumnos en la piscina con dos spaguettis , uno bajo
la cabeza y el otro bajo las rodillas. ojos cerrados. si podemos bajar la luz,
mejor. musica de relax. profesor fuera de la piscina. el profesor va indicando
la relajacion del cuerpo como un viaje mental por toda la anatomía. comenzando
por los pies y repasando musculos, huesos,articulaciones.por ejemplo: rodillas,
relax... cuando se llega a la cara se relajan bien los musculos de ella y sobre
todo la mandíbula. luego se pueden realizar visualizaciones , como de
visitar un paisaje que elijamos o focalizar la atencion en la llama de una vela
. se hace referencia a la respiracion, se observa sin participar. regresamos
de esa visualizacion y tomamos unas respiraciones bien profundas. luego cada
uno a su tiempo se van incorporando y se estiran, se desperezan como mas deseen
en el agua. se termina con un estiramiento con brazos bien extendidos y respiracion
bien profunda.de pie en la piscina. espero que la disfruten!!
hotel punta azul, 43
alemejuto@hotmail.com
Punta Del Este, Uruguay
Lava
lava lavadeira a roupa do capoeira - Capoeira-
06/07/05
Objetivo: Desenvolver habilidades motoras, espaço temporal, coordenação
motora fina e ampla, cooperatividade, competição, ritmo, música
da capoeira sobre o assunto
Duração: 30 a 40 minutos
Material: grampos de roupa, varal de corda, fitas cortadas de cores diferenciadas,
bambole, e outros.
Faixa Etária: a partir dos 7 anos de idade
Parte inicial: Separar dois grupos de alunos em números iguais, caso
sejam impar, definir alguém do grupo para realizar mais uma vez.
Evolução: Ensinar a música ao grupo.
Música: Lava lava lavadeira a roupa do capoeira - coro Refrão:
Por que hoje é domingo, amanhã segunda-feira, vai ter festa no
Bonfim, vai ter festa na ribeira, moleque toma cuidado com o tombo da ladeira,
sua roupa está suja coitada da lavadeira. Ensiná-los a cantar.
Fase I: esticar o varal na altura das crianças, separar os grampos de
roupa, e as peças com números iguais. Ao sinal do educador, o
aluno 1, saíra para pegar o grampo e uma peça de roupa, pendura
no varal, volta ao lugar e antes toca na mão do número 2, e assim
sucessivamente, neste momento todos alunos estão cantando a música.
Pontuação: ganha a equipe que terminar de pendurar a roupa e,
a equipe que cantar no ritmo e melodia em voz alta. Está atividade tem
7 fases: Fica para uma próxima oportunidade as outras 6, quem quiser
conhecer meu trabalho, ou quiser programar qualquer curso infantil com capoeira,
entrem em contato.
COMENTÁRIOS: Comentários prefiro recebê-los.
Dori Edison Soares, 36
indioedfisica@yahoo.com.br
Curitiba , Brasil
Dança
da Cadeira - Corre Cotia - 06/07/05
Objetivo: Agilidade
Duração: 20 min
Material: Cadeiras, realizada na quadra ou pátio
Faixa Etária: 9 anos em diante
Formação: em círculo, o assento da cadeira
voltado para fora do círculo; todos sentados. Execução:
todos sentados, retira-se uma cadeira e o aluno permanece do lado de fora da
roda. A professora fica dentro do círculo, andando e cantando a música
com todos; o aluno acompanha a professora. Quando esta tocar na cabeça
de um aluno sentado, este deverá se levantar e correr do lado contrário
do colega que já estava do lado de fora. Final: Eles competem, para ver
quem sentará primeiro (Obs CDOF: variação do corre cotia)
Alexandra Cipriano, 35
xandraci@ibest.com.br
São Paulo , BR
Futbeisebol
- 06/07/05
Objetivo: trabalhar a velocidade, agilidade, resistência aeróbia
e anaeróbia
Duração: 30 minutos
Material: uma bola de borracha, e cinco garrfas pet.
Faixa Etária: 09 em diante
1passo - a escolha dos times deve ficar equilibrada para que não haja
uma equipe mais forte que a outra.
2º passo - após dividir o grupo coloque um de cada lado do espaço
disponível.
3º passo - coloque as garrafas de forma que quatro fiquem próximas
aos vertices da quadra e uma fique no centro da quadra. 4 passo - uma equipe
sera a dos chutadores e outra dos corredores, esta equipes deverão ter
números iguais e serão numerados sequencialmente, EX:. o professor
rola a bola para a equipe dos chutadores, e diz número 1 então
o número 1 dos chutadores irá chutar a bola para qualquer lado,
para que o número 1 dos corredores corra atrás da bola, quando
o 1 dos chutadores efetuar o chute deve sair correndo e chutando as garrafas,
enquanto o 1 dos corredores tenta pegar a bola e acertar o 1 corredor para
que este pare de chutar as garrafas, cada garrafa valerá um ponto, vai
somando os pontos e depois os papeis se invertem.
Francisco Lamassa - Recanto do Fazer, 30
fljswim@ig.cm.br
RJ , BR
Introdução
as lutas com enfoque no Karatê - E.F. Escolar
- 23/07/05
Objetivo: Equilíbrio, força, velocidade de reação
e coordenação, além de envolver conceitos de luta.
Duração: 45 min
Material: Tatames ou colchões
Faixa Etária: maior de 11 anos
Aproveitamento: karatê
Aquecimento e alongamento a critério do professor. 5
min.
Tirar o outro da roda: Faz-se uma demarcação no chão
onde caibam dois alunos, um de frente para o outro. Ao sinal do professor, ambos
devem empurrar ou puxar o colega para tirá-lo da roda. Podem ser feitas
variações havendo contatos só com os pés, só com
as mãos ou com o corpo todo. - 10 min.
Desequilibrar em Zenkutsu-dachi: Ainda em duplas, um de frente
para o outro, na postura de zenkutsu-dachi (a perna de trás é estendida,
a da frente é inclinada para que o joelho fique diretamente acima do pé,
e os quadris são abaixados, enquanto as costas ficam eretas) do karatê,
devem estar com as mãos, a mesma do lado da perna que esta para trás,
dadas tentando desequilibrar o parceiro, fazendo uso apenas da mão dada.
- 10 min.
Obs.: Nas duas atividades anteriores procure trocar as duplas de alunos, para
melhorar o relacionamento entre eles, e fazer com que percebam as diferentes
estrategias utilizadas pelos colegas.
Levantamentos teóricos e aplicação do kata:
Explicação sobre o karatê-dô, significado da palavra
e país de origem. Kiai e Kata, o que é? E para que serve? Em seguida
ensino da sequência do primeiro kata do karatê (heian shodan) - 20
min.
Pablo Santos Silva, 23
pablo_faef@yahoo.com.br
Monte Mor - SP - Brasil
Treino
da visão periférica, do rápido
raciocínio e do tempo de reação
- Futsal - 23/07/05
Objetivo: Estimular a visão periférica e o raciocínio
rápido do atleta e/ou praticante
Duração: variável ao nº de participantes
Material: 02 (duas) bolas de futsal, 02 (dois) conjuntos de placas, ou cartazes
em material rígido numerados de 0 à 9, 02 (dois) auxiliares,
01 apito (pode ser substituído por comandos de voz)
Faixa Etária: da iniciação ao alto rendimento
POSICINAMENTO EM QUADRA
1. Organizar uma fila única com os atletas/alunos a partir da linha
do gol A
2. Posicionar dois "auxiliares" nas extremidades esquerda e direita
do círculo do meio de quadra.
DINÂMICA DE AULA
1. Ao sinal do primeiro apito os alunos partem em direção ao
centro da quadra conduzindo a bola em velocidade.
2. Ao atingir a marca dos 7m o professor dará um segundo apito onde
serão levantadas as duas placas númeradas simultâneamente
viradas para o aluno/atleta.
3. O aluno/atleta ao atingir o meio de quadra deve falar em voz alta o resultado
da soma dos dois algarismos exibidos em cada placa ao mesmo tempo que finaliza
chutando a bola ao gol B. Repetindo-se o processo na ordem da fila com o uso
da outra bola para tornar mais rápido a sequência da aula.
COMENTÁRIOS: O condicionamente criado por esse tipo de aula contribui
substancialmente para melhora da visão periférica, percepção
dos espaços durante o deslocamento e também estimula bastante
o rápido raciocínio, características essenciais na prática
do futsal desde a iniciação até o esporte de alto rendimento,
visto que é muito comum encontrarmos atletas/praticantes com o hábito
de conduzir a bola de cabeça baixa o que interfere diretamente na falta
de percepção das melhores oportunidades de jogada e o surgimento
de espaços na marcação adversária para o passe,
penetração e/ou arremate a gol.
Renato Cobra, 30
renatocobra@vilamariana.sescsp.org.br
São Paulo, SP
Chutebol
- Futsal- 01/09/05
Objetivo: cooperação
Duração: 10 min
Material: quadra e bola
Faixa Etária: 8-9
2 equipes só podem ficar em sua quadra e tentam fazer gol na equipe
adversária.
Raphael Rodrigues, 23
raphagiba@yahoo.com.br
Rio de Janeiro, RJ
Corrida
com Medicine ball - Futsal- 01/09/05
Objetivo: Através de uma atividade lúdica, motivar os alunos
a se fortalecerem principalmente os membros inferiores aumentando a força
do chute e condução de bola.
Duração: 5 à 10 min
Material: Uma quadra de esportes e bolas de medicine ball
Faixa Etária: 08 acima
É pedido que cada aluno pegue uma bola de medicine ball, em seguida todas
ficarão numa das linhas que demarcam a quadra. Os alunos ficam lada à lado.
Ao ouvir o apito do professor, os alunos correm, aquele que chegar primeiro do
outro lado da quadra conduzindo a bola será o vencedor.
COMENTÁRIOS: Essa aula foi muito bem aceita por meus alunos, espero
que vocês aprovem.
Wagner Borges, 23
raphagiba@yahoo.com.br
Campina Grande, RJ
A
Iniciação para o aprendizado de voleibol
- 10/01/06
Objetivo: Psicomotor e apreder a jogar volei
Duração: 30min a 60min
Material: bolas e uma quadra
Faixa Etária: 8 - 15 anos
- Para começar devemos colocar os alunos
em dupla e cada dupla com uma bola, assim começando
o exercício com a rolagem de bola pelo chão
com as duas mãos e em seguida com apenas
uma.
- Agora de pé com a bola na mão, jogá-la para o companheiro
com as duas maõs sem deixar cair e em seguida com apenas uma mão.
E agora com o elemento saltar.
- Agora mostramos a eles, alunos(as), que para sacar por baixo deve estar com
uma das mãos segurando a bola e a outra aberta e em seguida golpear
a bola na diagonal para que ela possa chegar no seu companheiro do outro lado.
COMENTÁRIOS: Este exercício mexe muito com a psicomotricidade
dos alunos por conta do espaço, tempo, equilíbrio, reflexo e
lateralidade que terão de trabalhar e assim também mostrando
como é que se começa a jogar o voleibol.
Anthony Charles, 20
acbss21@hotmail.com
Recife, Pernambuxo, Brasil
Passeio
na floresta - Natação - 10/01/06
Objetivo: proporcionar adaptação das crianças ao meio
líquido
Duração: 50 minutos
Material: boias, espaguetes
Faixa Etária: 3-6 anos
Iniciar com um aquecimento fora da piscina, dizendo que será feito
um passeio na floresta, Depois perguntar para as crianças quais os bichos
têm na floresta e conforme elas forem falando, pedir para elas emitarem.
Em seguida pedir para elas sentarem na borda da piscina e bater as pernas, então
falar para as crianças que começou a chover e pedir para elas jogarem água
para cima criando uma chuva. Depois pedir para as crianças entrarem dentro
d'agua e jogarem vários brinquedos e bolinhas flutuantes e pedir para
as crianças se deslocarem e buscarem esses brinquedos, trazendo para a
borda da piscina.
COMENTÁRIOS: quando se trabalha com crianças dessa faixa etária
deve-se redobrar o cuidado com a segurança, por isso procure sempre
ministrar aulas com a ajuda de colegas e utilize boias para as crianças.
EDUARDO SILVIO DA COSTA , 24
edwardosilvio@hotmail.com
FLORIANOPOLIS, SC, BRASIL
Dinâmica
da Bola(balão, bexiga) - 10/01/06
Objetivo: Criatividade, descontração.
Duração:
Material: Balões
Faixa Etária:
Todos os participantes pegam uma bola de ar, cada participante enche sua bola.
E cada um tem que estourar sua bola de forma diferente, não podendo
repetir nenhuma forma.
É uma brincadeira fantástica, surgem inúmeras formas engraçadas
de estourar a bola.
Cheila Mascarenhas,
cheilammdelima@yahoo.com.br
RJ