MONOGRAFIAS E TESES
COMO ELABORAR UMA MONOGRAFIA
A primeira monografia foi publicada em 1855 (embora já viesse
empregando o método desde 1830), por Le Play (1806-1882), Les Ouvriers
eurpéens. O autor descreve com minúncias o gênero de vida
dos operários e o orçamento de uma família-padrão
daquela classe.
A origem histórica da palavra MONOGRAFIA vem da especificação,
ou seja a redução da abordagem a um só assunto, a um só problema.
Seu sentido etimológico significa: mónos (um só) e graphein
(escrever): dissertação a respeito de um assunto único.
Ela tem dois sentidos: O estrito, que se identifica
com a tese: tratamento escrito de um tema específico que resulte de pesquisa
científica com o escopo de apresentar uma contribuição relevante
ou original e pessoal à ciência. E o Lato, que identifica
com todo trabalho científico de primeira mão, que resulte de pesquisa:
dissertações científicas, de mestrado, memórias científicas,
as antigas exercitações e tesinas, os college papers das universidades
americanas, os informes científicos ou técnicos e obviamente a
própria monografia no sentido acadêmico, ou seja o tratamento escrito
aprofundado de um só assunto, de maneira descritiva e analítica,
onde a reflexão é a tônica (está entre o ensaio e
a tese e nem sempre se origina de outro tipo de pesquisa que não seja
a bibliografia e a de documentação).
Antes da elaboração da monografia
de conclusão do curso de graduação, pós-graduação,
etc..., o aluno deve desenvolver um "projeto de monografia",
e para tal deve ter em mente um "assunto" que deseja
dissertar assim como um acompanhante, um professor/orientador,
que aceitará as responsabilidades e atribuições
descritas nas normas para elaboração de monografias
da Escola.
O Aluno na busca da elaboração de sua monografia
passará por algumas fases: escolha do assunto, pesquisa bibliográfica,
documentação, crítica, construção, redação.
A escolha do "assunto" é o ponto de partida
da investigação e consequentemente da própria monografia, é o
objeto de pesquisa. É preciso escolhê-lo com acerto. Deve ser um
tema selecionado dentro das matérias que mais lhe interessam durante o
curso e que atendam às suas inclinações e possibilidades. É um
início de uma realização profissional. De qualquer maneira,
só se pode esperar êxito quando o assunto é escolhido ou
marcado de acordo com as tendências e aptidões do aluno.
A escolha do assunto segue naturalmente, dentro do processo
de elaboração da monografia, a fase de pesquisa bibliográfica.
O aluno deverá, junto ao seu orientador buscar a bibliografia que possa
ser consultada (livros, revistas, artigos, trabalhos científicos, etc..)
para a elaboração de seu projeto de Monografia e consequentemente
a Monografia.
A documentação é a parte mais importante
da dissertação, consiste em coligir o material que nos vai fornecer
a solução do problema estudado. Unir toda a bibliografia encontrada
e elaborar a informação ao trabalho da pesquisa (poderá ser
feito através de fichas).
A crítica é um juízo de valor sobre determinado
material científico. Pode ser externa e interna. Externa é a que
se faz sobre o significado, a importância e o valor histórico de
um documento, considerado em si mesmo e em função do trabalho que
está sendo elaborado. Abrange a crítica do texto (saber se o texto
não sofreu alterações com o tempo, por exemplo), a da autenticidade
(autor, data, e circunstâncias de composição de um escrito)
e a da proveniência do documento (origem da obra);
Após o longo trabalho de documentação
e crítica, o pesquisador terá diante de si, no mínimo, tríplice
fichário de documentação (fontes, bibliográfica e
críticas pessoais). Ele irá construir a partir desses dados, a
Introdução, o Desenvolvimento e a Conclusão de sua monografia.
A monografia é um trabalho escrito. Desde a fase de
sua construção, o trabalho monográfico vem sendo redigido. É uma
das operações mais delicadas e difíceis para o pesquisador
por ter que atentar para normas de documentação, requisitos de
comunicação, de lógica e até de estilo. Existem,
devido a ansiedade, uma resistência do pesquisador em redigir, talvez por
medo de que seu trabalho não seja compreendido ou aceito pelo público.
O auto Décio V. Salomão sugere recursos pra facilitar a tarefa
de redigir:
a) Redacão Provisória: fazer primeiramente um esboço,
rascunho, planejamento, a maquete;
b) Redação Definitiva: Consta das 3 partes da construção
da monografia- Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.
c) Estrutura Material da Monografia: a monografia deve agradar ao público
e também o serviço de documentação (obedecer as
normas técnicas elaboradas pela Associação Brasileira
de Normas Técnicas) * ver abaixo
d) Linguagem Científica: existe a tendência em se descuidar da
linguagem quando se redige um trabalho científico.
São necessários:
1)Correção gramatical;
2)Exposição clara, concisa, objetiva, condizente com a redação
científica;
3)Cuidado em se evitar períodos extensos;
4)Preocupação em se redigir com simplicidade, evitando o colóquio
excessivamente familiar e vulgar, a ironia causticante, os recursos retóricos;
5)Linguagem direta;
6)Precisão e rigor com o vocabulário técnico, sem cair
no hermetismo.
Projeto de Monografia:
Folha de rosto com dados gerais de identificação;
Tempo de Compromisso do orientador;
Capítulo introdutório com a caracterização
clara do problema a ser investigado, objetivos claramente definidos, delimitação
do estudo e definição de termos, além de uma revisão
preliminar da literatura;
Detalhamento da metodologia a ser utilizada;
Cronograma;
Lista de referências
Estrutura Material da Monografia:
1) Capa: na parte superior o nome da instituição (Universidade
e Escola), no meio vem o título em letra maiúscula, o nome do
autor, embaixo vem a cidade e ano (o ideal é que seja sóbria
sem desenhos);
2) Dorso: o mesmo de cima embora no lugar do nome do autor vem uma orientação
ex: monografia apresentada ao curso X da Universidade Y como requisito parcial
a obtenção do título Z (ex: Licenciado em E.F.) - deve
ser colocado no canto direito e no meio do papel, e logo abaixo vem o orientador,
embaixo a cidade e data;
3) Capa 2: na parte superior o nome da escola, nome do aluno, número
de inscrição, o curso e modalidade (ex: E. F. / Licenciatura),
Título da obra, Orientador, e vem abaixo um pequeno rol que deverá se
preenchido pelo professor ao final (resultado, nota, conceito, data),abaixo
vem a assinatura do orientador, e no final um pequeno dizer: À tal departamento
para registro e arquivo - data, em seguida vem o nome do Coordenador do Colegiado,
que irá receber a monografia e a assinatura dele, seguido do nome da
escola;
4) Página de Dedicatória: se houver, ou página destinada
a um pensamento, frase, se o autor achar conveniente;
5) Índice Completo (de todos os capítulos e suas seções)
ou Sumário (enumeração das partes principais) com a indicação
das páginas iniciais dos capítulos ou partes destacadas (anexos);
6) Agradecimentos;
7) Prefácio, caso haja;
8) Introdução: Justificativa e Definição do problema;
10) Objetivo;
11) Revisão de Literatura: todo o conteúdo apresentado de bibliografia
sobre o assunto;
14) Metodologia: discussão e análise dos resultados, como o aluno
vai provar o problema e também o procedimento;
15) Conclusão e Sugestões;
16) Apêndices ou anexos, tabelas e gráficos (podem ser colocadas
em meio aos assuntos), etc..., ordenados de acordo com o desenvolvimento e
ditados pela conveniência e clareza da exposição do corpo
do trabalho;
17) Referências Bibligráficas em ordem alfabética;
18) Índice de autores citados em ordem alfabética;
19) Índice de assuntos em ordem alfabética;
20) Glossário, caso se julgue importante;
21) Uma ou duas páginas em branco antes da contra-capa.
(Fonte: Como se Fazer
uma Monografia - Délcio V. Salomão
- e modelo de monografia encontrado na biblioteca da EEFUFMG)
Sugestão de link: Como fazer uma apresentação>>> virtual.epm.br/cursos/apresentacao/apresentap.htm
NORMATIZAÇÃO
PARA SITES
Normatização
geral para sites dentro do número 17 (contribuição do Prof.
Leonardo Maturana): coloca-se o nome do editor, produtor ou até mesmo,
webmaster como o autor do site, como fosse o autor de livro. Exemplo:
PRIMO, D. Cooperativa do Fitness - CDOF. Disponível em: <http://www.cdof.com.br/capoeira.htm>.
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Acessado em: 10 de Agosto de 2002.
Ou Referência do autor do artigo, exemplo da capoeira:
MATARUNA DOS SANTOS, L.J. Histórico da Capoeira. In: Cooperativa do
Fitness - CDOF, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Jun. 2000. Disponível
em: <http://www.cdof.com.br/capoeira.htm>. Acessado em: 10 de Agosto
de 2002.
Obs: Não esquecer dos termos "disponível em:" (para
localização do endereço do link) e "Acessado em:" (para
a data de acesso). Mesmo assim, torna-se importante, colocar na página
dos artigos ou matérias, a data em que elas foram ao ar, ou, ao menos,
o mês de disponibilização, para que na referência
dos artigos, possam ser compreendidos os dados referentes ao ano de veiculação
daquele assunto.
Boa sorte !
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SEÇÃO
MONOGRAFIA e TESES- acesse
BANCO DE RESUMOS DE MONOGRAFIAS E TESES - acesse
PERGUNTAS E RESPOSTAS ANTERIORES
Como montar
uma monografia de Educação Física
para a área escolar?
SUGESTÃO DE LITERATURA:
Normas
para Apresentação de Trabalhos Acadêmicos
- EDUNISC (ED.) - ABTN
Como
elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, .GIL,
Antonio Carlos.
Métodos
e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, -GIL,
Antonio Carlos.
Pesquisa
social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, . p. 142
a 159-RICHARDSON, R. J. e Colab.
Teoria
e Prática da metodologia de pesquisa -
Mauro Mattos, Adriano Rossetto Jr.
Dicionário
Enciclopédico Tubino do Esporte - Fernando Garrido
e Fábio Tubino - Ed. Senac
ARTIGOS DA WEB
Modelo
de Monografia
História
da monografia
Metodologia
de Artigo Científico
NORMAS
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