Sáb, 5/6/10 23:34
Hidroginástica Deep-Water
Gasto Calórico
do Deep-Water
Para calcular o gasto da atividade
durante a aula, faça a operação
abaixo:
(vigorosa)10 x Peso do praticante(kg) x Tempo da atividade em
min./60min.
(lenta) 4 x Peso do praticante(kg) x Tempo da atividade em min./60min.
ou clique aqui para calcular
OBS: Este
valor foi calculado subjetivamente supondo-se ser mais intenso
que
a Hidro Shallow e
comparando-se com atividades na água
dentro das mesmas intensidades e padrões de movimento. Mas
ainda não foram desenvolvidos estudos específicos para
esta comprovação.
Vantagens
da Profundidade
Numa maior profundidade
pode-se fazer movimentos mais
livremente e flutuar com maior facilidade aumentando a resistência
de membros superiores quando os braços são mantidos
dentro da água.
No fundo o corpo também tem menor aquecimento por ter
maior contato da superfície da pele com água mais fria que o corpo
e o calor e humidade do ambiente (locais húmidos).
Com a maior profundidade, o corpo fica exposto em ambiente
de gravidade quase zero, sem o problema do impacto sobre as articulações.
Estrutura da Aula de Hidro Deep
Orientação
incial: O professor observa
o equipamento de segurança da aula (cada aluno deve ter a capacidade de deslocar-se
em posição vertical até a borda em caso de necessidade)
e informa seu funcionamento se necessário e informa aos alunos do
que vai ser feito naquela aula e esclarece pontos importantes para seu
melhor desenvolvimento.
( 1')
Aquecimento: (estabilização
e ajuste) ( 3 - 10') Nesta parte da aula será dado exercícios
de deslocamentos e exercícios básicos para movimentação
do corpo com o equipamento e ensinando movimentos em flutuação,
deslocamentos ou posição vertical para se adaptarem
a temperatura da água e meio. O aluno vai praticar movimentos
tendo cuidado com o alinhamento postural em várias posições
e direções.
Fase
Aeróbia: (20 - 40')
O propósito desta parte da aula é satisfazer o objetivo
proposto pelo professor, se for o condicionamento aeróbico,
o professor deverá desenvolver deslocamentos feitos com
bom alinhamento postural e baixa intensidade, fazendo com que a
temperatura e F.C subam gradativamente e lentamente. Caso o objetivo
seja desenvolver força atingindo o sistema anaeróbico,
deve buscar preencher o tempo com exercícios com pouca repetição
e alta velocidade, sem ou com sobrecarga de acordo com o nível
de cada aluno. O professor pode combinar os dois objetivos dentro
desta parte da aula.
Resfriamento: (3'-5')Tem o propósito
de diminuir a F.C com movimentos simples e de pouca intensidade
, preparando para a volta a calma (como exercícios em flutuação).
Neste momento pode ser dado relaxamentos, brincadeiras ou simplesmente
deslocamentos .
Alongamentos: (5') Desenvolver
nesta parte da aula a flexibilidade nos alunos com alongamentos
para os grandes grupos musculares e relaxamento do corpo, na parte
rasa da piscina para que o corpo se acostume a gravidade e adápte
a F.C. podem ser feitos movimentos simples sem flutuação
ou equipamentos de sobrecarga.
Fonte: (AFAA, 1995)
Métodos de Monitorização
da Frequência Cardíaca
Existem muitas controvérsias hoje em dia sobre o melhor
método de monitoramento da frequência cardíaca dentro da água.
Estudiosos recomendam o uso da
*Tabela de Borg de Percepção Subjetiva do Esforço
durante as aulas, que apesar de ser subjetiva parece ser a forma
mais fidedígna para medir o grau de esforço, devido
ao corpo perde calor muito fácil na água . Parar
para medir a F.C fará com que obtenha valores irreais de
mensuração e além do método parecer
ser mais fácil e prático para os alunos que não
terão de parar o movimento para se auto-avaliarem.
Índice
(Escala) de Percepção Subjetiva do Esforço
(Borg)
|
MODO A
|
MODO B
|
6
|
-
|
-
|
7
|
muito, muito
fraco
|
muito, muito
fácil
|
8
|
-
|
-
|
9
|
muito fraco
|
muito fácil
|
10
|
-
|
-
|
11
|
leve
|
razoavelmente
fácil
|
12
|
-
|
-
|
13
|
moderado
|
bastante
difícil
|
14
|
-
|
-
|
15
|
forte
|
difícil
|
16
|
-
|
-
|
17
|
muito forte
|
muito difícil
|
18
|
-
|
-
|
19
|
muito, muito
forte
|
muito, muito
difícil
|
20
|
-
|
-
|
Sendo
a intensidade do esforço
ditada pelo nível de cada um, o aluno deve utilizar a
tabela como parâmetro para determinar seu grau de esforço
nos exercícios durante a aula. Existem estudos que comprovam
a relação da percepção de esforço
com a frequência cardíaca (ex: 20 quer dizer aproximadamente
200 bpm). O professor terá que treinar os alunos na captação
do que representa um movimento forte ou fraco para eles, ao invés
de pedir que sigam os batimentos da música. Leva tempo
e intuição dos mesmos.
Ex: Se o professor
desejar que seus alunos trabalhem no início da aula
em moderado deve pedir que os alunos se concentrem nesta qualidade
de esforço-13. E se no alge
da aula desejar que a frequência suba ou desça,
deve pedir que trabalhem em 17 ou 13, desenvolvendo o objetivo
desejado.
Outros
parâmetros para se monitorar a
frequência são usados na atualidade:
AFAA recomenda, que devemos
diminuir de 10% à 15% da frequência cardíaca
achada do lado de fora para descobrirmos nossa Zona Alvo de Treinamento
na água, ou seja, 220-idade - 15% = F.C na água.
Segundo Mercês Nogueira, para se estabelecer
a Frequência de Repouso na água e F.C. Máxima
fazemos o seguinte teste:
F.C de repouso ná água: mede-se a frequência
do lado de fora da piscina com um frequencímetro ou manualmente (por 6" (condicionados),
10-15" (idosos) e depois multiplicamos por 10, 6 ou 4 (de acordo com o tempo
escolhido) e (ou diretamente por um tempo de 1') e repete-se o mesmo dentro da água
sem movimentação. Diminui-se o valor da F.C encontrada fora da água
pela dentro da água (Kruel,1994) - F.C.M= 220-idade - (F.C repouso fora
da água - de F.C. repouso na água). De posse dos valores empregamos
na fórmula abaixo e em seguida calculamos a Zona Alvo de Treinamento para
pessoas normais, ou seja, os que não utilizam medicamentos para controle
da Frequência Cardíaca. Pode-se utilizar, também, os valores
do quadro de bradicardia de acordo com a profundidade.
Outros autores indicam diminuir
12, 13 até 32 na frequência cardíaca normal,
mas estudos desenvolvidos por Prof. Kruel, 1994 da UFRGS, comprovaram
existir uma modificação da frequência (bradicardia)
de acordo com a profundidade da água e Frequência
Cardíaca Inicial.
ou
F.C.M= 220-idade - F.C. de repouso
na água (bradicardia *quadro)
*
|
Bradicardia
e Profundidade da Água
no Corpo
|
F.C. Inicial
|
Quadris
|
Umbigo
|
Xifóide
|
Ombros
|
Pescoço
|
60-59
|
-2.0
|
-3.0
|
-6.0
|
-7.0
|
-7.0
|
60-69
|
-3.8
|
-6.0
|
-8.0
|
-7.6
|
-4.0
|
70-79
|
-8.0
|
-11.0
|
-12.2
|
-15.1
|
-14.6
|
80-89
|
-9.4
|
-13.1
|
-17.1
|
-15.4
|
-15.0
|
90-99
|
-11.4
|
-14.9
|
-18.5
|
-18.1
|
-23.1
|
100-109
|
-9.9
|
-12.9
|
-18.1
|
-20.3
|
-17.1
|
110-120
|
-13.5
|
-27.5
|
-29.5
|
-26.5
|
-27.0
|
Para calcular a Zona Alvo
de Treinamento, multiplique 65% e 85% para indivíduos normais e 40% - 60% para cardíacos
(aumentando o tempo de atividade e diminuindo a intensidade do
exercício), sobre este valor abaixo:
220 - idade - bradicardia = F.C.Máxima na profundidade
estabelecida
Frequência Cardíaca Máxima (FCM) = 220
- idade da pessoa (Karvonen e col., 1957) - margem de abrangência + ou
- 10 até 25 anos e a partir de 25 permite-se uma abrangência maior
de - 12(limite inferior) ou + 12 (limite superior) . Exemplo: FCM =200, abrangência
de 210 limite superior e 190 limite inferior . *Conclusão= FCM pode oscilar
de 190 a 210.
F.C.
Treinamento na H²O :
|
Limite
Inferior = {(FCM inferior - F.C repouso na água) X %T } + de F.C. repouso na água |
Limite
Superior = {(FCM superior - F.C repouso na água) X %T } + de F.C. repouso na água |
Como
monitorar a FC para obter benefícios
físicos:
|
70-85% da FCM
|
55 a 70% da FCM
|
abaixo de 55%
|
É a
zona adequada para melhorar o desempenho cardiovascular
|
É a zona adequada
para queimar gordura e perder peso
|
Quase
não traz benefícios
para os praticantes de atividades físicas
|
Para calcular a Zona Alvo de
Treinamento segundo as Recomendações do ACMS para
prescrição de Atividade física - Guidelines
2000 . Para melhoras significativas no VO² máx, praticar
exercícios que envolvam grandes grupos musculares por
períodos prolongados, aeróbios e ritmados (nadar,
caminhar, correr, etc...)
Intensidade do Exercício:
55% e 65% a 90% da FCM
40% e 50% até 85% da FCmáxima de Reserva ou da Reserva de VO² máx
(RVO² máx)
Indivíduos fisicamente
Ativos:
70% a 85% da FCM ou 60-80% da FCmáxima de Reserva ou (RVO² máx)
Indivíduos com nível de aptdião física
inicial muito baixo:
55% a 64% da FCM ou 40% a 49% da FCmáxima de Reserva ou (RVO² máx)
Quem Se Beneficia Com o Deep-water?
Todos
se sentem desafiados com a aula por exigir um equilíbrio
corporal e ser bastante intensa;
Corredores profissionais
conseguem melhorar seu tempo e condicionamento sem adicionar impacto;
Indivíduos
com excesso de peso queimam gordura em segurança;
Indivíduos
lesionados adquirem condicionamento e força enquanto se
reabilitam;
Fisiculturistas
elevam o VO2 ao mesmo tempo que reabilitam a musculatura super
treinada.
Mulheres grávidas
mantêm uma frequência cardíaca baixa para a
segurança do bebê e também minimizam o estresse
nas articulações "abertas";
Indivíduos
com esclerose múltipla mantêm temperatura mais baixa
e segurança nos treinamentos;
Indivíduos
com problemas articulares como artrite, experimentam um rejuvenescimento
nas mesmas;
Indivíduos
que não sabem nadar , tem contato com águas profundas
com segurança.
Fonte: (AFAA, 1995)