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Qui, 8/1/09 10:34

CRIANÇAS E ADOLESCENTES

A criança que habitualmente prática atividade física obtém:

Aumento de habilidades para satisfação da demanda de atividades do dia-a-dia;
Melhoria de habilidades motoras;
Redução de lesões;
Redução de condições para desenvolvimento de doenças crônicas futuras ligadas ao sedentarismo;
Melhoria da Auto-Estima ;
Melhoria do Senso de Responsabilidade e Grupo;
Melhoria da Auto-Confiança;
Melhoria da Adaptação Social;
Melhoria de Expressão Pessoal e Liberdade;
Um maior desenvolvimento Espaço-Temporal.

Os pais geralmente se perguntam quando colocar um filho para praticar certa atividade física ou esporte ou qual delas escolher. É importante sabermos e ficarmos atentos para isso, pois devemos acima de tudo, respeitar não só o gosto pessoal mas a idade de desenvolvimento de nosso filho:

FASES E NÍVEIS DO RENDIMENTO ESPORTIVO

FAIXAS ETÁRIAS
Criança: 7 aos 11 anos.
Pré-adolescência: 11 aos 13 anos .
Fase da puberdade para adolescência: 14 aos 15 anos .
Adolescência: 13 aos 17 anos.
Adulto: 17 aos 25 anos.
(fonte)

   Fase Pré-Escolar (2-5 anos): Nesta fase é a chamada fase de movimentos fundamentais da criança. Nela, a criança aprende Capacidades Físicas importantes como: coordenação , orientação espaço-temporal, equilíbrio, contato social, rítmo, diferenciação. As atividades escolhidas devem ser ligadas a maior discontração e liberdade possível. Jamais a criança vai conseguir competir. Ela pratica esporte adaptado como brincadeira e não deve ser tratada como um atleta.

   Fase Universal ( 6-12 anos): Nesta fase ainda não existe um treinamento sério, mas é a fase do maior desenvolvimento de habilidades, possível, de uma criança. Aqui, ela vai aprender todos os componentes de rendimento esportivo e todas as capacidades fisicas em geral. A criança aqui, aprende o mais importante, que é viver em grupo e participar de atividades físicas utilizando Capacidades Físicas Motoras: força , resistência e velocidade, Capacidades Físicas Coordenativas: diferenciação espaço-temporal, acoplamento, reação, orientação (noção da distância), equilíbrio, variação, rítmo e ainda Capacidades Físicas Mistas: velocidade e flexibilidade, dando suporte para que a criança aprenda técnicas esportivas e regras básicas de jogos.
Os pais devem procurar qualquer atividade que a criança se identifique. Mas ainda não é uma fase de preocupação com competições ou resultados. Certos pais querem que a criança nesta fase se comporte como um atleta, que é um erro.

   Fase de Orientação (12-14 anos) :É a fase de maior interesse por esportes coletivos e competitividade. Nesta fase a criança desenvolve Capacidades Táticas de esportes (sensorial e cognitiva) , Capacidades Técnicas (do desporto) e adora viver em grupos. Somente após os 14 anos que pode se esperar da criança uma especialização esportiva .

   Fase de Direção (14- 16 anos) : O Adolescente nesta fase tem as primeiras noções do que é esporte especializado. Tem contato com treinamento aeróbico e treinamento de força com sobrecarga.

   Fase de Especialização (16-18 anos) : Nesta fase o adolescente está pronto para o treinamento esportivo propriamente dito. Trabalha força, velocidade e resistência de maneira específica para o esporte. Predominando o volume de treinamento e utilizando os Princípios do treinamento esportivo (pedagógicos, metodológicos, biológicos, organização e gerenciamento.

   Fase de Aproximação (18- 20 anos) : O treinamento nesta fase tem características de sobrecarga dando condições para o atleta entrar no alto nível. E aos 21 anos ele está no esporte de alto nível.

Segundo WEINECK, Jürgen. Biologia do Esporte 9ª Ed. São Paulo: Ed. Manole, 1991, os graus desenvolvimento da seguinte forma:
Lactante – até um ano
Bebê - de 1 a 3 anos
Pré-escolar – de 3 a 6/7 anos
Primeira infância escolar – 6/7 a 10 anos
Infância escolar tardia – aproximadamente 10 anos
Pubescência - entre 11 a 14 anos para meninas
e entre 12 a 15 anos para meninos
Adolescência – entre 13 a 18 anos para meninas
e entre 14 a 19 anos para meninos

Estágios de Crescimento segundo ACSM, 2001:
Períodos
Idade relativa
Infância 1 ano - até pré-puberdade
Pré-puberdade Meninos - entre 12 e 16 anos
Meninas - entre 9 e 15 anos
Adolescência Meninos - até 18-22 anos
Meninas - até 15 - 21 anos

Termos utilizados pelo ACSM:
Crescimento: seria o aumetno do corpo em tamanho;subdvide-se em 3 fases:
- Pré-infância: primeiro ano de vida
- Infância: Período do final da pré-infância té o início da adolescência. O final da infância também é chamado de pré-puberdade
- Adolescência: vai do fim da infância até a fase adulta. O início da adolescência é chamado de puberdade. Esta fase do crescimento é muito difícil de ser definida cronologicamnte, pois tanto o início como o término é extremamente variável.
Desenvolvimento: alterações funcionais que ocorrem junto com o crescimento;
Maturação: seria o processo final das alterações funcionais na aquisição da forma adulta. O estado de maturidade pode ser definido pela idade cronológica, idade ósse e;ou pela maturação sexual.

Treinamento de força na infância segundo WEINECK (1999):
Idade pré-escolar - nesta fase do treinamento de força empregado é diferente do comumente utilizado. Basta a compulsão das crianças se movimentarem todo o tempo, para que haja um desenvolvimento do aparelho motor ativo e passivo, e para que haja estímulo suficiente para o crescimento ósseo e desenvolvimento muscular.
Primeira idade escolar - nesta fase utiliza-se o treinamento dinâmico, em função da baixa capacidade anaeróbia apresentada pelo organismo infantil e das condições desfavoráveis destes organismo para o trabalho estático. Em primeiro plano deve estar o treinamento para força rápida.
Idade escolar tardia - nesta fase há um fortalecimento de diversos grupos musculares através de exercícios com cargas que superam o peso dos próprio corpo.
Pubescência - devido a um grande crescimento longitudinal seguido de uma fase desarmônica das proporções corporais, nesta fase, a possibilidade de executar exercícios de alavanca é sempre desproporcional ao potencial de desempenho da musculatura. Nesta faixa etária, a força geral deve ser paralelamente desenvolvida com a força específica e os seus requisitos próprios do condicionamento. Sendo que a força básica geral é treinada, através de circuitos, de lutar de empurrar e puxar e de exercícios com bola, corda, etc.
Adolescência - esta é a fase de maior resposta ao treinamento de força onde se observam os maiores aumentos de força.

CARACTERÍSTICAS DO TREINAMENTO INFANTIL
    Intensidade: A intensidade da atividade deve ir de encontro também a idade cronológica da criança. É recomendado pela (AFAA,1995) a utilização de uma Tabela de Percepção de Esforço adaptada (PSE) para observação do grau de intensidade na aula.
       Segundo ACSM:para crianças de até 10-12 anos é difícil de se pensar como parâmetro de intensidade a FCmáx, pois nesta fase as crianças apresentam menor débito cardíaco. Portanto, uma alternativa aceita seria a Escala de Borg modificada de percepção subjetiva do esforço.

   Frequência: Com a finalidade de causar efeitos de treinamento e condicionamento geral a frequência deve ser de 2-3 vezes por semana. Devemos levar em conta que as próprias crianças participam em diversas brincadeiras em momentos de lazer que dependendo do tempo de atividade ,devem ser consideradas .

   É importante que os pais saibam que nenhuma criança vai pular fases e que elas devem ser supervisionadas para saber se não está sendo exigido delas demasiadamente. Crianças frustradas com o esporte tornam-se adultos sedentários e doentes.
Fonte:
Fitness Theory & Practice - AFAA - 1995 - Segunda Edição - Sherman Oaks, California 91403 - Editor Peg Jordan, RN
ACSM - manual de pesquisa e diretrizes do acsm para os testes de esforço e sua prescrição. 2003

   DIANTE DE TANTOS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA NA INFÂNCIA, AINDA É DIFÍCIL DE ACREDITAR QUE EM NOSSO CONVÍVIO, AINDA EXISTAM PESSOAS DE OLHOS FECHADOS PARA TAL NECESSIDADE . É ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR QUE PODEMOS ESPERAR UMA SOCIEDADE FUTURA MAIS ATIVA E SAUDÁVEL. POR ISSO, VAMOS LUTAR PELA SUA OBRIGATORIEDADE NAS ESCOLAS !
É O MELHOR PRESENTE QUE UMA CRIANÇA PODE RECEBER !

 

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