Qui, 8/1/09 10:34 CRIANÇAS E ADOLESCENTES A criança que habitualmente prática atividade física obtém: Aumento
de habilidades para satisfação da demanda de atividades
do dia-a-dia; Os pais geralmente se perguntam quando colocar um filho para praticar certa atividade física ou esporte ou qual delas escolher. É importante sabermos e ficarmos atentos para isso, pois devemos acima de tudo, respeitar não só o gosto pessoal mas a idade de desenvolvimento de nosso filho: FASES E NÍVEIS DO RENDIMENTO ESPORTIVO FAIXAS ETÁRIAS Fase Pré-Escolar (2-5 anos): Nesta fase é a chamada fase de movimentos fundamentais da criança. Nela, a criança aprende Capacidades Físicas importantes como: coordenação , orientação espaço-temporal, equilíbrio, contato social, rítmo, diferenciação. As atividades escolhidas devem ser ligadas a maior discontração e liberdade possível. Jamais a criança vai conseguir competir. Ela pratica esporte adaptado como brincadeira e não deve ser tratada como um atleta. Fase Universal
( 6-12 anos): Nesta fase ainda não existe um treinamento
sério, mas é a fase do maior desenvolvimento
de habilidades, possível, de uma criança. Aqui,
ela vai aprender todos os componentes de rendimento esportivo
e todas as capacidades fisicas em geral. A criança aqui,
aprende o mais importante, que é viver em grupo e participar
de atividades físicas utilizando Capacidades Físicas
Motoras: força , resistência e velocidade, Capacidades
Físicas Coordenativas: diferenciação espaço-temporal,
acoplamento, reação, orientação
(noção da distância), equilíbrio,
variação, rítmo e ainda Capacidades Físicas
Mistas: velocidade e flexibilidade, dando suporte para que
a criança aprenda técnicas esportivas e regras
básicas de jogos. Fase de Orientação (12-14 anos) :É a fase de maior interesse por esportes coletivos e competitividade. Nesta fase a criança desenvolve Capacidades Táticas de esportes (sensorial e cognitiva) , Capacidades Técnicas (do desporto) e adora viver em grupos. Somente após os 14 anos que pode se esperar da criança uma especialização esportiva . Fase de Direção (14- 16 anos) : O Adolescente nesta fase tem as primeiras noções do que é esporte especializado. Tem contato com treinamento aeróbico e treinamento de força com sobrecarga. Fase de Especialização (16-18 anos) : Nesta fase o adolescente está pronto para o treinamento esportivo propriamente dito. Trabalha força, velocidade e resistência de maneira específica para o esporte. Predominando o volume de treinamento e utilizando os Princípios do treinamento esportivo (pedagógicos, metodológicos, biológicos, organização e gerenciamento. Fase de Aproximação (18- 20 anos) : O treinamento nesta fase tem características de sobrecarga dando condições para o atleta entrar no alto nível. E aos 21 anos ele está no esporte de alto nível. Segundo
WEINECK, Jürgen. Biologia do Esporte 9ª Ed. São
Paulo: Ed. Manole, 1991, os graus desenvolvimento da seguinte
forma:
Termos utilizados pelo ACSM: Crescimento: seria o aumetno do corpo em tamanho;subdvide-se em 3 fases: - Pré-infância: primeiro ano de vida - Infância: Período do final da pré-infância té o início da adolescência. O final da infância também é chamado de pré-puberdade - Adolescência: vai do fim da infância até a fase adulta. O início da adolescência é chamado de puberdade. Esta fase do crescimento é muito difícil de ser definida cronologicamnte, pois tanto o início como o término é extremamente variável. Desenvolvimento: alterações funcionais que ocorrem junto com o crescimento; Maturação: seria o processo final das alterações funcionais na aquisição da forma adulta. O estado de maturidade pode ser definido pela idade cronológica, idade ósse e;ou pela maturação sexual. Treinamento
de força
na infância segundo WEINECK (1999): CARACTERÍSTICAS
DO TREINAMENTO INFANTIL Frequência: Com a finalidade de causar efeitos de treinamento e condicionamento geral a frequência deve ser de 2-3 vezes por semana. Devemos levar em conta que as próprias crianças participam em diversas brincadeiras em momentos de lazer que dependendo do tempo de atividade ,devem ser consideradas . É importante
que os pais saibam que nenhuma criança vai pular fases e que elas
devem ser supervisionadas para saber se não está sendo exigido
delas demasiadamente. Crianças frustradas com o esporte tornam-se
adultos sedentários e doentes. DIANTE DE TANTOS BENEFÍCIOS
DA ATIVIDADE FÍSICA NA INFÂNCIA, AINDA É DIFÍCIL
DE ACREDITAR QUE EM NOSSO CONVÍVIO, AINDA EXISTAM PESSOAS DE OLHOS
FECHADOS PARA TAL NECESSIDADE . É ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO
FÍSICA ESCOLAR QUE PODEMOS ESPERAR UMA SOCIEDADE FUTURA MAIS ATIVA
E SAUDÁVEL. POR ISSO, VAMOS LUTAR PELA SUA OBRIGATORIEDADE NAS ESCOLAS
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