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797.
Escolinhas de Futebol - uma ação pedagógica-
02/12/03
Estou fazendo uma monografia e o meu tema é ESCOLINHA DE FUTEBOL "uma
ação pedagógica"- está difícil demais,
aceito até sugestões, opiniões a respeito desse tema. Se
me
ajudarem ficarei agradecida de coração. Tenho 27 anos e moro em
Guaçuí - ES, saio de casa todos os dias ás 15hs e 20 min,
e vou para Campos estudar chego lá as 18hs, e retorno as 23hs e chego
em casa todos os dias 2hs da manhã, a luta é cansativa mas eu vou
conseguir, leciono em uma escola aqui pela manhã, dou aula de Educação
física no ensino médio. Enfim, essa é minha história
agradeço. Desde já Beijos e abraços para toda equipe de
vocês!! Vanessa Chambella
Oi Vanessa, veja o que o Prof. Ms. Fabio Aires da Cunha(currículo)
retornou para você :
Vanessa, realmente esse tema que você escolheu é muito
complicado. De um modo geral não existe muitas referências no Brasil
de bom nível sobre o futebol. Sobre o seu tema é ainda mais complicado,
quase ninguém pesquisa sobre escolas de futebol. Talvez fosse melhor que
você pensasse nessa ação pedagógica com o futebol
em uma determinada idade e não em escolinha de futebol, seria mais fácil
de encontrar artigos e livros. Envio abaixo algumas referências que poderão
lhe ajudar ou lhe dar uma nova idéia. Boa sorte. Um abraço, Fabio.
1)
BOMPA, T. O. Treinamento Total para Jovens Campeões. Barueri:
Manole, 2002.
2) GOLOMAZOV, S.; SHIRVA, B. Futebol: treino da qualidade do
movimento para atletas jovens. São Paulo: FMU, 1996.
3) SAMULSKI, D.; CHAGAS, M. H. Análise do stress psíquico na
competição em jogadores de futebol de campo das categorias infantil
e juvenil (15-18 anos). Revista Brasileira de Ciência e Movimento, [S.l.,
s.n.], v. 6, n. 4, p. 12-18, 1992.
4) SANDSTRÖM, C.I. A Psicologia da Infância e da Adolescência.
Tradução de Álvaro Cabral. 5. ed. Rio de Janeiro: Zahar,
1975. 289 p.
5) VILLAR, R.; DENADAI, B. S. Efeitos da idade na aptidão física
em meninos praticantes de futebol de 9 a 15 anos. Motriz, Rio Claro: Departamento
de Educação Física do Instituto de Biociências da
Universidade Estadual Paulista, v. 7, n. 2, p. 93-98, dez. 2001.
6) WEINECK, J. Biologia do Esporte. São Paulo: Manole, 1991. Cap. 5,
p. 245-318.
7) WEINECK, J. Futebol Total: o treinamento físico no futebol. Guarulhos:
Phorte, 2000. 555 p.
798. Erro de direito e erro de fato - 02/12/03
Gostaria de saber sobre erro de direito e erro de fato de um árbitro
de futebol. Desde já obrigado. junior
Oi Junior, o Prof. Ms. Fabio Aires da Cunha(currículo)
respondeu o seguinte:
Caro Junior, Um árbitro de futebol pode cometer um
erro por não conhecer a regra ou cometer o erro por negligência,
ou seja, por não ver se uma falta aconteceu ou não, por exemplo.
O erro de fato não pode anular uma partida, já o erro de direito
sim.
O erro de direito é quando o árbitro deixa de
cumprir qualquer uma das 17 regras do jogo. Veja o que diz a jurisprudência,
segundo Paulo Marcos Schmitt:
O ERRO DE FATO DA ARBITRAGEM NAO PERMITE ALTERAÇÃO
DO RESULTADO DA PARTIDA 'A POSTERIORI', POR DECISÃO ADMINISTRATIVA DA
JUSTICA DESPORTIVA, POIS FAZ PARTE DA FALIBILIDADE INERENTE AO ESPORTE, AO QUAL
ESTAO SUJEITOS OS MEMBROS DA ARBITRAGEM" (Processo: 093.235.200, Origem:
CURITIBA - 11ª VARA CIVEL, Número do Acórdão: 18.625, Órgão
Julgador: 4ª CAMARA CIVEL).
As referências a seguir irão lhe explicar melhor,
além de fornecer maiores informações sobre os árbitros
e leis:
http://www.cdof.com.br/futebol7.htm
http://www.desporto.com.br
http://www.desporto.com.br/layout/Preventivas.htm
http://www.marciliokrieger.com.br/pdfs/opiniao_paulo.doc
http://www2.uol.com.br/JC/_1998/0205/es0205g.htm
799. Testes para entrar em clube de futebol- 02/12/03
Quais os testes necessários para avaliar um garoto de 19 anos
que se prepara para fazer um teste em um clube de futebol? Quais
os procedimentos
tomar? Obrigado . Joel Neto
Oi Joel, veja o retorno do Prof. Ms. Fabio Aires da Cunha(currículo):
Joel, Eu sei que os melhores testes são caros e de muita
dificuldade para serem realizados. O mais importante você tem, que é a
boa vontade e a intenção de crescer cada vez mais, por isso parabéns.
Se você estiver pensando numa avaliação
física, existem alguns testes que poderão ser realizados que apresentam
bons resultados, além de serem fáceis de ministrar e de baixo custo.
Você precisaria de pelo menos um cronômetro, pode até ser
de um relógio e uma trena ou fita métrica. Sem esse material fica
quase impossível realizar algum teste físico. Exemplos de testes:
RESISTÊNCIA: teste de Cooper (12 minutos). Existem fórmulas indiretas
para você obter o VO2 máximo a partir deste teste.
AGILIDADE: shuttle-run
VELOCIDADE: 20, 30, 40 ou 50 metros (lançado e parado)
Todos esses testes são validados e você poderá encontrar
a explicação deles e tabelas para comparar os resultados muito
facilmente. Existem livros e páginas na internet que explicam os testes
e mostram esses resultados.
WEINECK, J. Futebol Total: o treinamento físico no futebol. Guarulhos:
Phorte, 2000.
http://www.cdof.com.br/testes1.htm
http://www.omundodacorrida.com/cooper.htm
800. Socialização
no futebol- 05/12/03
Prof. Ms. Fabio, gostaria muito da sua ajuda, pois tenho que apresentar
um trabalho bem feito sobre "Socialização no futebol",
tenho pouca coisa sobre o tema, por isso peço ajuda o mais rapido que
puder. Esse site é ótimo, agradeço. Alan
Oi Alan, vamos ver o que o professor sugere:
Caro Alan, Esse assunto ainda é um pouco difícil
de ser encontrado no Brasil. Se você procurar livros e artigos no exterior,
encontrará inúmeras referências sobre este tema. Além
disso, esse é um assunto bem complexo, você pode dividi-lo se achar
melhor e também poderá ficar mais fácil. Estou descrevendo
abaixo algumas referências que poderão lhe ajudar. Boa sorte. Um
abraço, Fabio.
1.Célio
Nori. Boleiros da areia: o esporte como expressão de cultura
e cidadania. São Paulo: SESC, 2002.
2. Eduardo Viana. O Poder no Esporte. Rio de Janeiro: Sprint, 1994.
3. José Mário de Almeida Barros. Futebol: Por que foi... porque
não é mais. Rio de Janeiro: Sprint, 1990.
4. Sociology of Sport Journal. http://playlab.uconn.edu/ssjedit.htm
5. Exercise and Sport Sciences Review. http://www.acsm-essr.org
6. American College of Sports Medicine. http://www.acsm.org
7. Human Kinectis. http://www.humankinetics.com
8. Revista Paulista de Educação Física. www.usp.br/eef/rpef
9. www.efdeportes.com
10. Revista da Escola Superior de Educação Física da Universidade
de Pernambuco. http://www.upe.br/corporis.
11. Revista Motriz. http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/revista.html
801. Fundamentos do futebol de campo- 05/12/03
Eu gostaria de saber detalhes sobre os fundamentos do futebol de campo. Raf
Oi Raf, o Prof. Ms. Fabio Aires da Cunha(currículo),
gentilmente lhe retorna o seguinte:
Caro Raf, Os fundamentos básicos do futebol de campo
são: passe; chute; cabeceio; controle; condução; drible;
domínio e marcação. Existem outros aspectos que são
considerados por alguns autores como fundamento, que são a proteção
de bola e a desmarcação. Para o goleiro, os fundamentos são:
passe; chute; lançamento com as mãos; saída do gol; quedas;
defesas altas e baixas; empunhadura.
As características de cada fundamento são:
Passe (parte
interna do pé, parte externa do pé, bico do pé,
peito do pé, calcanhar, coxa, peito e cabeça)
Chute (parte
interna do pé, parte externa do pé, bico do pé,
peito do pé e calcanhar)
Condução
(parte interna do pé, parte externa do pé, bico do
pé, peito do pé e sola do pé)
Controle (pé,
coxa e cabeça)
Cabeceio (ofensivo
e defensivo)
Domínio
(pé, coxa, peito e cabeça)
Drible (parado,
em movimento)
Marcação
(com a bola, sem a bola, individual, zona)
Esse assunto é muito complexo para descorrê-lo
por completo aqui. Existem inúmeros livros que descrevem e mostram exercícios
para o treinamento e desenvolvimento dos fundamentos. A seguir relaciono alguns
deles:
1. Rogério Silva de Melo. Futebol 1000 Exercícios. Rio de Janeiro:
Sprint, 1997.
2. João Batista Freire. Pedagogia do Futebol. Editora Ney Pereira, 1998.
3. Fabio Motta Venlioles. Escola de Futebol. Rio de Janeiro: Sprint, 2000.
4. Ariobaldo Frisselli e Marcelo Mantovani. Futebol: Teoria e Prática.
Phorte, 1999.
5. American Sport Education Program. Ensinado Futebol para Jovens. Manole,
2000.
6. Rogério Silva de Melo. Trabalhos Técnicos para Futebol. Rio
de Janeiro: Sprint, 1999.
7. Maria Rius. Futebol: Exercícios e Jogos. ARTMED BOOKMAN, 2003.
802. Modelos de futebol existentes- 05/12/03
Gostaria de ser informado sobre modelos de jogo de futebol existentes
e todas as suas variáveis. Obrigado . João Canilhas
Olá João, veja o retorno de nosso Coordenador de Futebol Prof.
Ms. Fabio Aires da Cunha(currículo):
Prezado João Canilhas, Existem inúmeros jogos
de futebol. Se você estiver falando de mini-jogos utilizados para treinamento
ou para aperfeiçoamento da técnica e tática, seria impossível
descrevê-los todos aqui. Existem jogos de 1X1; 2X2; 3X3; 4X4; 5X5; 6X6;
7X7 e outros. Se você estiver falando de modalidades esportivas que são
algum tipo de futebol, temo: futebol de campo, futsal, futebol de areia, futebol
sete/society. Cada uma dessas modalidades apresenta regras e particularidades
diferentes. Você pode pesquisar um pouco mais em:
1.
Rogério Silva de Melo. Futebol 1000 Exercícios.
Rio de Janeiro: Sprint, 1997.
2. Ricardo Lucena Ferreira. Futsal e a iniciação.
2. ed. Rio de Janeiro: Sprint, 1994.
3. http://www.cdof.com.br/futebol7.htm
4.http://www.futsal.com.br
5. www.fifa.com
6. http://www.fedpaulistasociety.com.br
803. Fundamentos do Futsal- 05/12/03
Gostaria de saber quais são os fundamentos e conceito do futsal; Tipos
de exercícios para fundamentos (3 de cada); 3 tipos de exercícios
táticos para cada função. Richard
Olá Richard, o Coordenador de Futebol Prof. Ms. Fabio Aires da Cunha(currículo),
lhe atende com a seguinte informação:
Caro Richard, Os fundamentos do futsal são: passe; chute;
cabeceio; controle; drible; condução; domínio e marcação.
Para a tática, você pode realizar exercícios ofensivos; defensivos,
de contra-ataque ou por posição.
Os exercícios técnicos, de um modo geral, podem
ser os mesmos utilizados para o futebol de campo. Além disso, esse é um
assunto muito extenso para descrever cada exercício. Existem centenas
de exercícios, talvez milhares, você pode combinar os fundamentos
ou realizá-los separadamente, os exercícios táticos também
podem ser combinados. Pode desenvolver os fundamentos com a parte tática
conjuntamente. O segredo de um bom treinamento é a variabilidade. Nunca
utilize os mesmos exercícios, além de não obter os melhores
resultados, logo os atletas/alunos irão ficar entediados.
Referências:
1. Rogério Silva de Melo. Futebol 1000 Exercícios. Rio de Janeiro:
Sprint, 1997.
2. Ricardo Lucena Ferreira. Futsal e a iniciação. 2. ed. Rio
de Janeiro: Sprint, 1994.
3. American Sport Education Program. Ensinado Futebol para Jovens. Manole,
2000.
4. Rogério Silva de Melo. Trabalhos Técnicos para Futebol. Rio
de Janeiro: Sprint, 1999
5. Jair de Almeida Machado; Antonio Carlos Gomes. FUTSAL: Metodologia e Planejamento.
6. http://www.pstc.com.br/livro_jair.php.
7. http://www.ferrettifutsal.com/ShopFutsal.html
804. Regra 13 - Os tiros livres - 05/12/03
Durante uma prova de seleção para transferência externa
de universidade que fiz, caiu uma questão que era o seguinte: Durante
uma partida de futebol um 4º zagueiro cobra um tiro livre direto do seu
campo de defesa, fora da marca do penalt, em direção ao gol de
sua equipe, o goleiro deixa a bola escapar e entrar, o que o juiz deve marcar
?? Voltar a jogada, gol pra equipe B, tiro de canto para a equipe A ou B ???
Se possível, faça um breve comentário a respeito !!! Desde
já muito obrigado !!!! Jean
Olá Jean, o Prof. Ms. Fabio Aires da Cunha(currículo),
comenta o seguinte:
Caro Jean, Você deve observar a Regra 13 Os Tiros
Livres. O texto diz o seguinte: caso um tiro livre direto entre diretamente
na própria meta, será concedido um tiro de canto. O que acontece é que
nunca se deve beneficiar um infrator. Se no caso específico o goleiro
tocar na bola antes de entrar, aí o gol será validado. Não
esqueça o termo diretamente. Veja as regras em: http://www.cdof.com.br/futebol7.htm
805. Resultados no teste de matsudo para atletas-
05/12/03
Gostaria de saber de vocês, quais escores são considerados
bons para atletas profissionais de futebol, nos testes de 40 segundos
de Matsudo
e 3000 metros em pista? Roger Monte Knopp
Oi Roger, veja o que o Prof. Ms. Fabio Aires da Cunha(currículo)
nos traz:
Roger, Pesquise em:
1.http://www.vetorial.net/~coriolis/renancur.html
2.BARROS NETO, T. L.; LOTUFO, R,F.M.; TEBEXRENI, A. S.; SOUZA FILHO, A.
Onitargin versus placebo: Estudo Comparativo, duplo-cego, cruzado através
de teste de velocidade,Ars Cvrandi, Clínica Médica,São
Paulo, vol.27, 6:41-44, 1994.
3. MATSUDO, V.C.R.; PEREZ, S.M. teste de corrida de quarenta segundos: características
e aplicação. In: CENTRO DE ESTUDOS DO LABORATÓRIO DE APTIDÃO
FÍSICA DE SÃO CAETANO DO SUL. CELAFISCS: dez anos de contribuição
as Ciências do Esporte. São Caetano do Sul, CELAFISCS, 1986. p.151-159.
4. MATSUDO, V.C.R. Testes em ciências do esporte. São Paulo, Centro
de estudos do Laboratório de Aptidão Física de São
caetano do Sul, 1982.
5. http://www.jefersonvianna.hpg.ig.com.br/fisiologia_2.html
6. http://www.efmuzambinho.org.br/refelnet/revusp/edicoes/v12n1/v12n1p31.htm
7. http://www.cdof.com.br/avalia.htm
8. http://www.celafiscs.com.br
9. http://www.ucb.br/pesquisa/projetos/cs008.htm
806. Aparelhos utilizados
em fisioterapia cardiorespiratória-
09/12/03
Gostaria de saber quais os aparelhos que utilizamos para atuar na área
de Fisioterapia Cardiorespiratória e quais suas respectivas funções.
Giselle Sant´Anna Lyra
Olá Giselle, quem lhe retorna é a Ft. Ana Cristina da Nóbrega
Marinho(currículo), veja
o que ela nos diz:
Giselle Sant'ana, sou Ana Cristina Profa. Substituta da UEPB
e trabalho com fisioterapia respiratória há 8 anos. Temos inúmeros
aparelhos para trabalhar, tais como: Respiron( trabalhar o fluxo) Voldyne( trabalhar
volume) e flutter( resistência) ideal para asmáticos. Threshold(incentivador),
e manobras reexpansivas e desobstrutivas. Hoje também trabalhamos com
recrutamento alveolar com CPAP e com ventilador.
807. SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS sobre
a Dança- 09/12/03
Irei prestar um concurso em Dezembro, e gostaria que me indicasse
alguns sites ou apostilas que abordam os seguintes assuntos na disciplina
de Dança:
Técnicas do movimento e práticas coreográficas escolares.
Patrícia
Oi Lu, veja a sugestão/retorno da Profª Ms. Érica Verderi (currículo):
Olá Patrícia, espero que ainda dê tempo
para você estudar um pouco. Nas bilbiografias abaixo você poderá encontrar
informações importantes para sua necessidade. Um abraço
e boa sorte no concurso. Érica Verderi
SUGESTÃO DE LITERATURA:
1. HASELBACH, Barbara Dança Improvisação e Movimento.
Ed. Ao Livro Técnico SP 1989.
2. LABAN, Rudolf Dança Educacional Moderna. Ed. Ícone SP 1990.
3. NANNI, Dionísia Dança Educação Princípios
Métodos e Técnicas SPRINT RJ 1995.
4. ______________ Dança Educação Pré-escola
a Universidade SPRINT RJ 1995.
5. OSSONA, Paulina A Educação pela Dança, Summus
Editorial SP 1994.
808. A dança como influência na escrita
de crianças- 09/12/03
Gostaria de saber mais como a dança pode influenciar na construção
da escrita em crianças de primeira série, estou encontrando muita
dificuldade em achar material, pode me ajudar? Cíntia Varela
Oi Cíntia, veja o que a Profª Ms. Érica Verderi (currículo) lhe
retorna:
Olá Cintia, no meu livro - Dança na Escola você pode
encontrar fundamentação teórica para justificar este tema.
No entanto, na página 94, você encontrará um exemplo de atividade
prática. As bibliografias que seguem também poderão enriquecer
seu estudo. Estou à disposição sempre que precisar. Um abraço, Érica
Verderi
1. CUNHA, Morgada - Dance Aprendendo, Aprenda Dançando 2ª ed.,
Sagra Porto Alegre , RS, 1992.
2. OSSONA, Paulina A Educação pela Dança, Summus
Editorial SP 1994.
3. CARLINI, Alda Luiza. A Educação e a Corporalidade do Educando.
Revista Discorpo 4 - SP.
4. GONÇALVES, Maria Augusta Sentir, Pensar e Agir Corporeidade
e Educação SP, 1994.
809. A dança e a
terceira idade- 09/12/03
Minha dúvida é como encontrar informações sobre
dança e a terceira idade. Tiana
Oi Tiana, veja o que a Profª Ms. Érica Verderi (currículo) nos
sugere:
Olá Tiana, no meu site www.programapostural.com.br você encontrará alguns
trabalhos dos alunos da FEFISO/ACM - Sorocaba/SP - Entre no link: Terceira Idade
e encontrará vários trabalhos. Qualquer dúvida é só perguntar.
Um abraço,
Érica Verderi
810. Contrações isotônica e isométrica
- 09/12/03
Estou com dificuldades a respeito dos efeitos fisiológicos na musculatura
esquelética decorrente da contração isotônica e
isométrica. Deborah Lorenzo
Oi Déborah, quem lhe retorna é o nosso Consultor Prof. Luiz Moraes
(currículo):
Olá Deborah!
Contração Isométrica ou Estática - É caracterizada
por um aumento da tensão da musculatura sem alteração
do comprimento do músculo, onde a resistência é igual a
força aplicada. Iso (igual) métrica (comprimento). Ex. Quando
resolvemos pegar um peso qualquer suportável mantendo-o na mesma angulação.
Contração Isotônica ou Dinâmica - A contração
isotônica é caracterizada pela alteração do comprimento
muscular, onde a força excede a resistência provocando um movimento.
As contrações isotônicas são divididas em :
Contração Isotônica Positiva
ou Concêntrica - Caracterizada pelo encurtamento do sarcômero (Fase
positiva do movimento);
Contração Isotônica Negativa
ou Excêntrica - Caracterizada pelo aumento do comprimento do sarcômero
(Fase negativa do movimento).
Nas contrações isotônicas o músculo
se encurta ao deslocar uma carga constante e a tensão desenvolvida através
da amplitude de movimento varia de acordo com: o comprimento da fibra muscular,
o ângulo de tração do músculo sobre o esqueleto ósseo
dependendo da relação braço de alavanca e, a velocidade
do encurtamento. Ou seja, a velocidade com que executamos o movimento. Por isso,
a tensão desenvolvida durante o deslocamento de uma carga constante varia
através de toda amplitude do movimento articular. Em princípio
o músculo recebe máxima tensão no ponto mais fraco da amplitude
ou do maior braço de alavanca. Na contração isocinética
a tensão desenvolvida pelo músculo ao encurtar-se com velocidade
constante é máxima em todos os ângulos articulares. Para
isso algumas máquinas mais modernas têm sistemas de engrenagens
que visam compensar progressivamente a resistência oferecida ao músculo
nas
diversas angulações de um movimento.
Leitura sugerida:
1) BRUNNSTROM, Signe - Cinesiologia Clínica - Ed. Manole Ltda. - 4ª edição
- São Paulo - 1989. 2) KENDALL, Florence Peterson e
2) Elizabeth K. Mc Creary - Músculos Provas e Funções.
Ed. Manole Ltda. 3ª edição, 1987. 3) MIRANDA, Edalton ?
Bases de Anatomia e Cinesilogia. Ed. Sprint R.J. 2000.
811. Como ocorre a hipertrofia muscular ?- 09/12/03
Sendo a hipertrofia uma alteração morfológico do tecido
muscular frente a carga do exercício, quais seriam os mecanismos fisiológicos
que propiciariam essa alteração? Dizem que há "microrrupturas" no
tecido muscular mas não existem estudos sólidos sobre isso. Logo,
o que se sabe cientificamente que promove a hipertrofia muscular e onde ela
ocorre (ou mais ocorre) na fibra? Juliano
Oi Juliano, quem vem lhe ajudar é o Consultor Prof. Luiz Moraes (currículo)
quem diz o seguinte:
Prezado Juliano! A hipertrofia muscular é um dos assuntos
que mais discussões provoca. Entretanto, em tese, o mecanismo original é esse
mesmo. É preciso agredir, por assim dizer, a fibra muscular para que ocorra
uma reação do organismo no sentido da regeneração. "Lesão
real e repetida das fibras musculares ( McArdle 98)". Esse estímulo
deve ser na medida certa, com tempos de recuperação certa para
que a reação do organismo seja no sentido de hipertrofiar. Os erros
nessa dose, podem provocar o efeito contrário conhecido como catabolismo.
O aumento da massa muscular, hipertrofia, se deve principalmente à multiplicação
do material contrátil (actina e miosina), o que também pode ser
devido a um aumento da vascularização e do tecido conjuntivo. Em
tese a força é proporcional à seção do músculo
daí por que o trabalho de hipertrofia pode ser um aspecto importante no
aumento da força. Entretanto, aumento da seção muscular
nem sempre significa aumento real da força porque ainda existem dois tipos
de hipertrofia muscular: sarcoplasmática e miofribilar. Dê uma olhada
em:
http://www.saudetotal.com/saude/musvida/potencia.htm
http://www.saudetotal.com/saude/musvida/hptrofia.htm
Literatura:
1) FLECK Steven J. Fundamentos do Treinamento de Força Muscular - 2ª edição
- Porto Alegre - R.S. - Editora Artes Médicas Sul Ltda - 1999.
2) MCARDLE, William D., Katch I. Frank & Katch L. Victor. ? Fisiologia
do Exercício. Energia, Nutrição e Desempenho Humano ?
Ed. Guanabara Koogan S. A. - 4ª edição - Rio de Janeiro
R.J. 1998
3) ZATSIORSKY, Vladimir M. - Ciência e Prática do Treinamento
de Força - São Paulo - S.P. - Phorte Editora Ltda, 1999.
Espero que a resposta atenda. Um grande abraço . Luiz Carlos
de Moraes
812. Uso de Lipostabil, Creatina ou L-carnitina
para portadores de diabetes tipo I- 09/12/03
Sou diabética tipo I há 8 anos e gostaria de saber se posso fazer
uso de Lipostabil ou de produtos como Creatina e L-Carnitina. Quais os efeitos
colaterais dessas substâncias em pessoas diabéticas? Existe algum
suplemento mais indicado para pessoas como eu? Agradeço desde já e
espero um retorno. Abraços!!Kássia Prado
Olá Kassia, em atenção a sua questão nossa Consultora
Nt. Perla Menezes (currículo)
nos retorna o seguinte:
Os diabéticos, principalmente os do tipo 1, precisam
de dieta controlada tanto em termos de carboidratos, como de proteínas
e lipídeos. Diabetes é fator predisponente para nefropatias e outros
problemas renais. O uso de creatina e L-carnitina implica em aumento do consumo
de proteínas e possível comprometimento renal e glicêmico,
já que a insulina administrada por via intradérmica, no
caso do Diabetes Tipo 1- é também responsável pelo metabolismo
de proteínas.
Kássia, não considero necessária a suplementação
de creatina ou L carnitina e outros fat burnings no seu caso. Primeiramente, é importante
a avaliação da sua dieta e a prescrição de exercícios
por educador físico competente. Tenha em mente, que para o ganho de massa
muscular e perda de gordura corporal, a atividade física aliada a uma
dieta balanceada são instrumentos mais que eficientes. Recomendo que você consulte
seu médico para avaliação de sua capacidade cardíaca
e estado de saúde geral, procure um nutricionista que a acompanhará e
avaliará seu estado nutricional, analisando, inclusive o quão obesa
você é, quanto de massa gorda precisa perder, e em quanto tempo
etc, e um educador físico para acompanhar seus exercícios e fazer
a prescrição das atividades segundo sua capacidade funcional. Sugiro
que você acesse o site www.diabetes.org.br para
informações mais específicas. Até mais! Perla Menezes