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797. Escolinhas de Futebol - uma ação pedagógica- 02/12/03
Estou fazendo uma monografia e o meu tema é ESCOLINHA DE FUTEBOL "uma ação pedagógica"- está difícil demais, aceito até sugestões, opiniões a respeito desse tema. Se me
ajudarem ficarei agradecida de coração. Tenho 27 anos e moro em Guaçuí - ES, saio de casa todos os dias ás 15hs e 20 min, e vou para Campos estudar chego lá as 18hs, e retorno as 23hs e chego em casa todos os dias 2hs da manhã, a luta é cansativa mas eu vou conseguir, leciono em uma escola aqui pela manhã, dou aula de Educação física no ensino médio. Enfim, essa é minha história agradeço. Desde já Beijos e abraços para toda equipe de vocês!! Vanessa Chambella
Oi Vanessa, veja o que o Prof. Ms. Fabio Aires da Cunha(currículo) retornou para você :
   Vanessa, realmente esse tema que você escolheu é muito complicado. De um modo geral não existe muitas referências no Brasil de bom nível sobre o futebol. Sobre o seu tema é ainda mais complicado, quase ninguém pesquisa sobre escolas de futebol. Talvez fosse melhor que você pensasse nessa ação pedagógica com o futebol em uma determinada idade e não em escolinha de futebol, seria mais fácil de encontrar artigos e livros. Envio abaixo algumas referências que poderão lhe ajudar ou lhe dar uma nova idéia. Boa sorte. Um abraço, Fabio.

1) BOMPA, T. O. Treinamento Total para Jovens Campeões. Barueri: Manole, 2002.
2) GOLOMAZOV, S.; SHIRVA, B. Futebol: treino da qualidade do movimento para atletas jovens. São Paulo: FMU, 1996.
3) SAMULSKI, D.; CHAGAS, M. H. Análise do stress psíquico na competição em jogadores de futebol de campo das categorias infantil e juvenil (15-18 anos). Revista Brasileira de Ciência e Movimento, [S.l., s.n.], v. 6, n. 4, p. 12-18, 1992.
4) SANDSTRÖM, C.I. A Psicologia da Infância e da Adolescência. Tradução de Álvaro Cabral. 5. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1975. 289 p.
5) VILLAR, R.; DENADAI, B. S. Efeitos da idade na aptidão física em meninos praticantes de futebol de 9 a 15 anos. Motriz, Rio Claro: Departamento de Educação Física do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista, v. 7, n. 2, p. 93-98, dez. 2001.
6) WEINECK, J. Biologia do Esporte. São Paulo: Manole, 1991. Cap. 5, p. 245-318.
7) WEINECK, J. Futebol Total: o treinamento físico no futebol. Guarulhos: Phorte, 2000. 555 p.
   

798. Erro de direito e erro de fato - 02/12/03
Gostaria de saber sobre erro de direito e erro de fato de um árbitro de futebol. Desde já obrigado. junior
Oi Junior, o Prof. Ms. Fabio Aires da Cunha(currículo) respondeu o seguinte:
    Caro Junior, Um árbitro de futebol pode cometer um erro por não conhecer a regra ou cometer o erro por negligência, ou seja, por não ver se uma falta aconteceu ou não, por exemplo. O erro de fato não pode anular uma partida, já o erro de direito sim.
   O erro de direito é quando o árbitro deixa de cumprir qualquer uma das 17 regras do jogo. Veja o que diz a jurisprudência, segundo Paulo Marcos Schmitt:
    “O ERRO DE FATO DA ARBITRAGEM NAO PERMITE ALTERAÇÃO DO RESULTADO DA PARTIDA 'A POSTERIORI', POR DECISÃO ADMINISTRATIVA DA JUSTICA DESPORTIVA, POIS FAZ PARTE DA FALIBILIDADE INERENTE AO ESPORTE, AO QUAL ESTAO SUJEITOS OS MEMBROS DA ARBITRAGEM" (Processo: 093.235.200, Origem: CURITIBA - 11ª VARA CIVEL, Número do Acórdão: 18.625, Órgão Julgador: 4ª CAMARA CIVEL).
   As referências a seguir irão lhe explicar melhor, além de fornecer maiores informações sobre os árbitros e leis:
http://www.cdof.com.br/futebol7.htm
http://www.desporto.com.br
http://www.desporto.com.br/layout/Preventivas.htm
http://www.marciliokrieger.com.br/pdfs/opiniao_paulo.doc
http://www2.uol.com.br/JC/_1998/0205/es0205g.htm

799. Testes para entrar em clube de futebol- 02/12/03
Quais os testes necessários para avaliar um garoto de 19 anos que se prepara para fazer um teste em um clube de futebol? Quais os procedimentos tomar? Obrigado . Joel Neto
Oi Joel, veja o retorno do Prof. Ms. Fabio Aires da Cunha(currículo):
   Joel, Eu sei que os melhores testes são caros e de muita dificuldade para serem realizados. O mais importante você tem, que é a boa vontade e a intenção de crescer cada vez mais, por isso parabéns.
   Se você estiver pensando numa avaliação física, existem alguns testes que poderão ser realizados que apresentam bons resultados, além de serem fáceis de ministrar e de baixo custo. Você precisaria de pelo menos um cronômetro, pode até ser de um relógio e uma trena ou fita métrica. Sem esse material fica quase impossível realizar algum teste físico. Exemplos de testes:
RESISTÊNCIA: teste de Cooper (12 minutos). Existem fórmulas indiretas para você obter o VO2 máximo a partir deste teste.
AGILIDADE: shuttle-run
VELOCIDADE: 20, 30, 40 ou 50 metros (lançado e parado)
   Todos esses testes são validados e você poderá encontrar a explicação deles e tabelas para comparar os resultados muito facilmente. Existem livros e páginas na internet que explicam os testes e mostram esses resultados.
WEINECK, J. Futebol Total: o treinamento físico no futebol. Guarulhos: Phorte, 2000.
http://www.cdof.com.br/testes1.htm
http://www.omundodacorrida.com/cooper.htm

800. Socialização no futebol- 05/12/03
Prof. Ms. Fabio, gostaria muito da sua ajuda, pois tenho que apresentar um trabalho bem feito sobre "Socialização no futebol", tenho pouca coisa sobre o tema, por isso peço ajuda o mais rapido que puder. Esse site é ótimo, agradeço. Alan
Oi Alan, vamos ver o que o professor sugere:
   Caro Alan, Esse assunto ainda é um pouco difícil de ser encontrado no Brasil. Se você procurar livros e artigos no exterior, encontrará inúmeras referências sobre este tema. Além disso, esse é um assunto bem complexo, você pode dividi-lo se achar melhor e também poderá ficar mais fácil. Estou descrevendo abaixo algumas referências que poderão lhe ajudar. Boa sorte. Um abraço, Fabio.

1.Célio Nori. Boleiros da areia: o esporte como expressão de cultura e cidadania. São Paulo: SESC, 2002.
2. Eduardo Viana. O Poder no Esporte. Rio de Janeiro: Sprint, 1994.
3. José Mário de Almeida Barros. Futebol: Por que foi... porque não é mais. Rio de Janeiro: Sprint, 1990.
4. Sociology of Sport Journal. http://playlab.uconn.edu/ssjedit.htm
5. Exercise and Sport Sciences Review. http://www.acsm-essr.org
6. American College of Sports Medicine. http://www.acsm.org
7. Human Kinectis. http://www.humankinetics.com
8. Revista Paulista de Educação Física. www.usp.br/eef/rpef
9. www.efdeportes.com
10. Revista da Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco. http://www.upe.br/corporis.
11. Revista Motriz. http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/revista.html

801. Fundamentos do futebol de campo- 05/12/03
Eu gostaria de saber detalhes sobre os fundamentos do futebol de campo. Raf
Oi Raf, o Prof. Ms. Fabio Aires da Cunha(currículo), gentilmente lhe retorna o seguinte:
   Caro Raf, Os fundamentos básicos do futebol de campo são: passe; chute; cabeceio; controle; condução; drible; domínio e marcação. Existem outros aspectos que são considerados por alguns autores como fundamento, que são a proteção de bola e a desmarcação. Para o goleiro, os fundamentos são: passe; chute; lançamento com as mãos; saída do gol; quedas; defesas altas e baixas; empunhadura.
  As características de cada fundamento são:
Passe (parte interna do pé, parte externa do pé, bico do pé, peito do pé, calcanhar, coxa, peito e cabeça)
Chute (parte interna do pé, parte externa do pé, bico do pé, peito do pé e calcanhar)
Condução (parte interna do pé, parte externa do pé, bico do pé, peito do pé e sola do pé)
Controle (pé, coxa e cabeça)
Cabeceio (ofensivo e defensivo)
Domínio (pé, coxa, peito e cabeça)
Drible (parado, em movimento)
Marcação (com a bola, sem a bola, individual, zona)
   Esse assunto é muito complexo para descorrê-lo por completo aqui. Existem inúmeros livros que descrevem e mostram exercícios para o treinamento e desenvolvimento dos fundamentos. A seguir relaciono alguns deles:
1. Rogério Silva de Melo. Futebol 1000 Exercícios. Rio de Janeiro: Sprint, 1997.
2. João Batista Freire. Pedagogia do Futebol. Editora Ney Pereira, 1998.
3. Fabio Motta Venlioles. Escola de Futebol. Rio de Janeiro: Sprint, 2000.
4. Ariobaldo Frisselli e Marcelo Mantovani. Futebol: Teoria e Prática. Phorte, 1999.
5. American Sport Education Program. Ensinado Futebol para Jovens. Manole, 2000.
6. Rogério Silva de Melo. Trabalhos Técnicos para Futebol. Rio de Janeiro: Sprint, 1999.
7. Maria Rius. Futebol: Exercícios e Jogos. ARTMED – BOOKMAN, 2003.

802. Modelos de futebol existentes- 05/12/03
Gostaria de ser informado sobre modelos de jogo de futebol existentes e todas as suas variáveis. Obrigado . João Canilhas
Olá João, veja o retorno de nosso Coordenador de Futebol Prof. Ms. Fabio Aires da Cunha(currículo):
   Prezado João Canilhas, Existem inúmeros jogos de futebol. Se você estiver falando de mini-jogos utilizados para treinamento ou para aperfeiçoamento da técnica e tática, seria impossível descrevê-los todos aqui. Existem jogos de 1X1; 2X2; 3X3; 4X4; 5X5; 6X6; 7X7 e outros. Se você estiver falando de modalidades esportivas que são algum tipo de futebol, temo: futebol de campo, futsal, futebol de areia, futebol sete/society. Cada uma dessas modalidades apresenta regras e particularidades diferentes. Você pode pesquisar um pouco mais em:

1. Rogério Silva de Melo. Futebol 1000 Exercícios. Rio de Janeiro: Sprint, 1997.
2. Ricardo Lucena Ferreira. Futsal e a iniciação. 2. ed. Rio de Janeiro: Sprint, 1994.
3. http://www.cdof.com.br/futebol7.htm
4.http://www.futsal.com.br
5. www.fifa.com
6. http://www.fedpaulistasociety.com.br

803. Fundamentos do Futsal- 05/12/03
Gostaria de saber quais são os fundamentos e conceito do futsal; Tipos de exercícios para fundamentos (3 de cada); 3 tipos de exercícios táticos para cada função. Richard
Olá Richard, o Coordenador de Futebol Prof. Ms. Fabio Aires da Cunha(currículo), lhe atende com a seguinte informação:
   Caro Richard, Os fundamentos do futsal são: passe; chute; cabeceio; controle; drible; condução; domínio e marcação. Para a tática, você pode realizar exercícios ofensivos; defensivos, de contra-ataque ou por posição.
   Os exercícios técnicos, de um modo geral, podem ser os mesmos utilizados para o futebol de campo. Além disso, esse é um assunto muito extenso para descrever cada exercício. Existem centenas de exercícios, talvez milhares, você pode combinar os fundamentos ou realizá-los separadamente, os exercícios táticos também podem ser combinados. Pode desenvolver os fundamentos com a parte tática conjuntamente. O segredo de um bom treinamento é a variabilidade. Nunca utilize os mesmos exercícios, além de não obter os melhores resultados, logo os atletas/alunos irão ficar entediados.
Referências:
1. Rogério Silva de Melo. Futebol 1000 Exercícios. Rio de Janeiro: Sprint, 1997.
2. Ricardo Lucena Ferreira. Futsal e a iniciação. 2. ed. Rio de Janeiro: Sprint, 1994.
3. American Sport Education Program. Ensinado Futebol para Jovens. Manole, 2000.
4. Rogério Silva de Melo. Trabalhos Técnicos para Futebol. Rio de Janeiro: Sprint, 1999
5. Jair de Almeida Machado; Antonio Carlos Gomes. FUTSAL: Metodologia e Planejamento.
6. http://www.pstc.com.br/livro_jair.php.
7. http://www.ferrettifutsal.com/ShopFutsal.html


804. Regra 13 - Os tiros livres - 05/12/03
Durante uma prova de seleção para transferência externa de universidade que fiz, caiu uma questão que era o seguinte: Durante uma partida de futebol um 4º zagueiro cobra um tiro livre direto do seu campo de defesa, fora da marca do penalt, em direção ao gol de sua equipe, o goleiro deixa a bola escapar e entrar, o que o juiz deve marcar ?? Voltar a jogada, gol pra equipe B, tiro de canto para a equipe A ou B ??? Se possível, faça um breve comentário a respeito !!! Desde já muito obrigado !!!! Jean
Olá Jean, o Prof. Ms. Fabio Aires da Cunha(currículo), comenta o seguinte:
   Caro Jean, Você deve observar a Regra 13 – Os Tiros Livres. O texto diz o seguinte: “caso um tiro livre direto entre diretamente na própria meta, será concedido um tiro de canto”. O que acontece é que nunca se deve beneficiar um infrator. Se no caso específico o goleiro tocar na bola antes de entrar, aí o gol será validado. Não esqueça o termo diretamente. Veja as regras em: http://www.cdof.com.br/futebol7.htm

805. Resultados no teste de matsudo para atletas- 05/12/03
Gostaria de saber de vocês, quais escores são considerados bons para atletas profissionais de futebol, nos testes de 40 segundos de Matsudo e 3000 metros em pista? Roger Monte Knopp
Oi Roger, veja o que o Prof. Ms. Fabio Aires da Cunha(currículo) nos traz:
Roger, Pesquise em:
1.http://www.vetorial.net/~coriolis/renancur.html
2.BARROS NETO, T. L.; LOTUFO, R,F.M.; TEBEXRENI, A. S.; SOUZA FILHO, A. Onitargin versus placebo: Estudo Comparativo, duplo-cego, cruzado através de teste de velocidade,Ars Cvrandi, Clínica Médica,São Paulo, vol.27, 6:41-44, 1994.
3. MATSUDO, V.C.R.; PEREZ, S.M. teste de corrida de quarenta segundos: características e aplicação. In: CENTRO DE ESTUDOS DO LABORATÓRIO DE APTIDÃO FÍSICA DE SÃO CAETANO DO SUL. CELAFISCS: dez anos de contribuição as Ciências do Esporte. São Caetano do Sul, CELAFISCS, 1986. p.151-159.
4. MATSUDO, V.C.R. Testes em ciências do esporte. São Paulo, Centro de estudos do Laboratório de Aptidão Física de São caetano do Sul, 1982.
5. http://www.jefersonvianna.hpg.ig.com.br/fisiologia_2.html
6. http://www.efmuzambinho.org.br/refelnet/revusp/edicoes/v12n1/v12n1p31.htm
7. http://www.cdof.com.br/avalia.htm
8. http://www.celafiscs.com.br
9. http://www.ucb.br/pesquisa/projetos/cs008.htm

806. Aparelhos utilizados em fisioterapia cardiorespiratória- 09/12/03
Gostaria de saber quais os aparelhos que utilizamos para atuar na área de Fisioterapia Cardiorespiratória e quais suas respectivas funções. Giselle Sant´Anna Lyra
Olá Giselle, quem lhe retorna é a Ft. Ana Cristina da Nóbrega Marinho(currículo), veja o que ela nos diz:
   Giselle Sant'ana, sou Ana Cristina Profa. Substituta da UEPB e trabalho com fisioterapia respiratória há 8 anos. Temos inúmeros aparelhos para trabalhar, tais como: Respiron( trabalhar o fluxo) Voldyne( trabalhar volume) e flutter( resistência) ideal para asmáticos. Threshold(incentivador), e manobras reexpansivas e desobstrutivas. Hoje também trabalhamos com recrutamento alveolar com CPAP e com ventilador.

807. SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS sobre a Dança- 09/12/03
Irei prestar um concurso em Dezembro, e gostaria que me indicasse alguns sites ou apostilas que abordam os seguintes assuntos na disciplina de Dança: Técnicas do movimento e práticas coreográficas escolares. Patrícia
Oi Lu, veja a sugestão/retorno da Profª Ms. Érica Verderi (currículo):
    Olá Patrícia, espero que ainda dê tempo para você estudar um pouco. Nas bilbiografias abaixo você poderá encontrar informações importantes para sua necessidade. Um abraço e boa sorte no concurso. Érica Verderi

SUGESTÃO DE LITERATURA:
1. HASELBACH, Barbara – Dança Improvisação e Movimento. Ed. Ao Livro Técnico – SP –1989.
2. LABAN, Rudolf – Dança Educacional Moderna. Ed. Ícone – SP – 1990.
3. NANNI, Dionísia – Dança Educação – Princípios Métodos e Técnicas – SPRINT – RJ – 1995.
4. ______________ Dança Educação – Pré-escola a Universidade – SPRINT –RJ – 1995.
5. OSSONA, Paulina – A Educação pela Dança, Summus Editorial – SP – 1994.

808. A dança como influência na escrita de crianças- 09/12/03
Gostaria de saber mais como a dança pode influenciar na construção da escrita em crianças de primeira série, estou encontrando muita dificuldade em achar material, pode me ajudar? Cíntia Varela
Oi Cíntia, veja o que a Profª Ms. Érica Verderi (currículo) lhe retorna:
   Olá Cintia, no meu livro - Dança na Escola você pode encontrar fundamentação teórica para justificar este tema. No entanto, na página 94, você encontrará um exemplo de atividade prática. As bibliografias que seguem também poderão enriquecer seu estudo. Estou à disposição sempre que precisar. Um abraço, Érica Verderi

1. CUNHA, Morgada - Dance Aprendendo, Aprenda Dançando – 2ª ed., Sagra – Porto Alegre , RS, 1992.
2. OSSONA, Paulina – A Educação pela Dança, Summus Editorial – SP – 1994.
3. CARLINI, Alda Luiza. A Educação e a Corporalidade do Educando. Revista Discorpo 4 - SP.
4. GONÇALVES, Maria Augusta – Sentir, Pensar e Agir – Corporeidade e Educação – SP, 1994.

809. A dança e a terceira idade- 09/12/03
Minha dúvida é como encontrar informações sobre dança e a terceira idade. Tiana
Oi Tiana, veja o que a Profª Ms. Érica Verderi (currículo) nos sugere:
   Olá Tiana, no meu site www.programapostural.com.br você encontrará alguns trabalhos dos alunos da FEFISO/ACM - Sorocaba/SP - Entre no link: Terceira Idade e encontrará vários trabalhos. Qualquer dúvida é só perguntar. Um abraço,
Érica Verderi

810. Contrações isotônica e isométrica - 09/12/03
Estou com dificuldades a respeito dos efeitos fisiológicos na musculatura esquelética decorrente da contração isotônica e isométrica. Deborah Lorenzo
Oi Déborah, quem lhe retorna é o nosso Consultor Prof. Luiz Moraes (currículo):
   Olá Deborah!
Contração Isométrica ou Estática - É caracterizada por um aumento da tensão da musculatura sem alteração do comprimento do músculo, onde a resistência é igual a força aplicada. Iso (igual) métrica (comprimento). Ex. Quando resolvemos pegar um peso qualquer suportável mantendo-o na mesma angulação.
Contração Isotônica ou Dinâmica - A contração isotônica é caracterizada pela alteração do comprimento muscular, onde a força excede a resistência provocando um movimento. As contrações isotônicas são divididas em :
      Contração Isotônica Positiva ou Concêntrica - Caracterizada pelo encurtamento do sarcômero (Fase positiva do movimento);
      Contração Isotônica Negativa ou Excêntrica - Caracterizada pelo aumento do comprimento do sarcômero (Fase negativa do movimento).
   Nas contrações isotônicas o músculo se encurta ao deslocar uma carga constante e a tensão desenvolvida através da amplitude de movimento varia de acordo com: o comprimento da fibra muscular, o ângulo de tração do músculo sobre o esqueleto ósseo dependendo da relação braço de alavanca e, a velocidade do encurtamento. Ou seja, a velocidade com que executamos o movimento. Por isso, a tensão desenvolvida durante o deslocamento de uma carga constante varia através de toda amplitude do movimento articular. Em princípio o músculo recebe máxima tensão no ponto mais fraco da amplitude ou do maior braço de alavanca. Na contração isocinética a tensão desenvolvida pelo músculo ao encurtar-se com velocidade constante é máxima em todos os ângulos articulares. Para isso algumas máquinas mais modernas têm sistemas de engrenagens que visam compensar progressivamente a resistência oferecida ao músculo nas
diversas angulações de um movimento.
Leitura sugerida:
1) BRUNNSTROM, Signe - Cinesiologia Clínica - Ed. Manole Ltda. - 4ª edição - São Paulo - 1989. 2) KENDALL, Florence Peterson e
2) Elizabeth K. Mc Creary - Músculos Provas e Funções. Ed. Manole Ltda. 3ª edição, 1987. 3) MIRANDA, Edalton ? Bases de Anatomia e Cinesilogia. Ed. Sprint R.J. 2000.

811. Como ocorre a hipertrofia muscular ?- 09/12/03
Sendo a hipertrofia uma alteração morfológico do tecido muscular frente a carga do exercício, quais seriam os mecanismos fisiológicos que propiciariam essa alteração? Dizem que há "microrrupturas" no tecido muscular mas não existem estudos sólidos sobre isso. Logo, o que se sabe cientificamente que promove a hipertrofia muscular e onde ela ocorre (ou mais ocorre) na fibra? Juliano
Oi Juliano, quem vem lhe ajudar é o Consultor Prof. Luiz Moraes (currículo) quem diz o seguinte:
   Prezado Juliano! A hipertrofia muscular é um dos assuntos que mais discussões provoca. Entretanto, em tese, o mecanismo original é esse mesmo. É preciso agredir, por assim dizer, a fibra muscular para que ocorra uma reação do organismo no sentido da regeneração. "Lesão real e repetida das fibras musculares ( McArdle 98)". Esse estímulo deve ser na medida certa, com tempos de recuperação certa para que a reação do organismo seja no sentido de hipertrofiar. Os erros nessa dose, podem provocar o efeito contrário conhecido como catabolismo.
   O aumento da massa muscular, hipertrofia, se deve principalmente à multiplicação do material contrátil (actina e miosina), o que também pode ser devido a um aumento da vascularização e do tecido conjuntivo. Em tese a força é proporcional à seção do músculo daí por que o trabalho de hipertrofia pode ser um aspecto importante no aumento da força. Entretanto, aumento da seção muscular nem sempre significa aumento real da força porque ainda existem dois tipos de hipertrofia muscular: sarcoplasmática e miofribilar. Dê uma olhada em:
http://www.saudetotal.com/saude/musvida/potencia.htm
http://www.saudetotal.com/saude/musvida/hptrofia.htm

Literatura:
1) FLECK Steven J. Fundamentos do Treinamento de Força Muscular - 2ª edição - Porto Alegre - R.S. - Editora Artes Médicas Sul Ltda - 1999.
2) MCARDLE, William D., Katch I. Frank & Katch L. Victor. ? Fisiologia do Exercício. Energia, Nutrição e Desempenho Humano ? Ed. Guanabara Koogan S. A. - 4ª edição - Rio de Janeiro R.J. 1998
3) ZATSIORSKY, Vladimir M. - Ciência e Prática do Treinamento de Força - São Paulo - S.P. - Phorte Editora Ltda, 1999.

Espero que a resposta atenda. Um grande abraço . Luiz Carlos de Moraes

812. Uso de Lipostabil, Creatina ou L-carnitina para portadores de diabetes tipo I- 09/12/03
Sou diabética tipo I há 8 anos e gostaria de saber se posso fazer uso de Lipostabil ou de produtos como Creatina e L-Carnitina. Quais os efeitos colaterais dessas substâncias em pessoas diabéticas? Existe algum suplemento mais indicado para pessoas como eu? Agradeço desde já e espero um retorno. Abraços!!Kássia Prado
Olá Kassia, em atenção a sua questão nossa Consultora Nt. Perla Menezes (currículo) nos retorna o seguinte:
   Os diabéticos, principalmente os do tipo 1, precisam de dieta controlada tanto em termos de carboidratos, como de proteínas e lipídeos. Diabetes é fator predisponente para nefropatias e outros problemas renais. O uso de creatina e L-carnitina implica em aumento do consumo de proteínas e possível comprometimento renal e glicêmico, já que a insulina – administrada por via intradérmica, no caso do Diabetes Tipo 1- é também responsável pelo metabolismo de proteínas.
   Kássia, não considero necessária a suplementação de creatina ou L carnitina e outros “fat burnings” no seu caso. Primeiramente, é importante a avaliação da sua dieta e a prescrição de exercícios por educador físico competente. Tenha em mente, que para o ganho de massa muscular e perda de gordura corporal, a atividade física aliada a uma dieta balanceada são instrumentos mais que eficientes. Recomendo que você consulte seu médico para avaliação de sua capacidade cardíaca e estado de saúde geral, procure um nutricionista que a acompanhará e avaliará seu estado nutricional, analisando, inclusive o quão obesa você é, quanto de massa gorda precisa perder, e em quanto tempo etc, e um educador físico para acompanhar seus exercícios e fazer a prescrição das atividades segundo sua capacidade funcional. Sugiro que você acesse o site www.diabetes.org.br para informações mais específicas. Até mais! Perla Menezes

 

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