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Seg, 12/1/09 15:49

FUTEBOL

REGRAS OFICIAIS DE FUTEBOL DE CAMPO 2003
Adaptadas pelo Prof. Ms Fabio Aires da Cunha

REGRA 1 - CAMPO DE JOGO
Dimensões
O campo de jogo será retangular. O comprimento da linha lateral deverá ser superior ao comprimento da linha de fundo.
Comprimento: mínimo 90m; máximo 120m.
Largura: mínima 45m; máxima 90m.

Partidas Internacionais
Comprimento: mínimo 100m; máximo 110m.
Largura: mínima 64m; máxima 75m.

Marcação do campo
O campo de jogo será marcado com linhas. Estas pertencerão às zonas que demarcam.
As duas linhas de marcação mais compridas são denominadas linhas laterais. As duas linhas de menor comprimento são denominadas linhas de fundo.
Todas as linhas terão uma largura de no máximo 12cm.
O campo do jogo estará dividido em duas metades por uma linha central.
O centro do campo será marcado com um ponto na metade da linha central, ao redor do qual será traçado um círculo com 9,15m de raio.

A área de meta
A área de meta, situada em ambos extremos do campo de jogo, será demarcada da seguinte maneira:
Serão traçadas duas linhas perpendiculares a linha de fundo a 5,5m da parte interior de cada poste de meta. As ditas linhas se adentrarão 5,5m desde a parte interior de cada poste de meta. As ditas linhas se adentrarão 5,5m no campo de jogo e se unirão com uma linha paralela à linha de fundo. A área delimitada por essas linhas mais a linha de meta será a área de meta.

A área penal
A área penal, situada em ambos extremos do campo de jogo, será demarcada da seguinte maneira:
Serão traçadas duas linhas perpendiculares a linha de fundo a 16,5m, da parte interior de cada poste de meta. Essas linhas se adentrarão 16,5m no campo de jogo e se unirão com uma linha paralela à linha de fundo. A área delimitada por essas linhas e a linha de meta será a área penal.
Em cada área penal será marcada uma marca penal, a 11m de distância do ponto médio da linha entre os postes e eqüidistantes dos mesmos. No exterior de cada área penal se traçará, também, um semicírculo com um raio de 9,15m desde cada marca penal.

Bandeirinhas
Em cada canto será colocado um poste não pontiagudo com uma bandeirinha. A altura mínima do poste será de 1,5m de altura.
Também se poderão colocar bandeirinhas em cada extremo da linha central, a uma distância mínima de 1m do exterior da linha lateral.
A área de canto
Traçar-se-á um quadrante com um raio de 1m desde cada bandeirinha de canto ao interior do campo de jogo.

As metas
As metas serão colocadas no centro de cada linha de fundo. Consistirão em dois postes verticais, eqüidistantes das bandeirinhas de canto e unidos na parte superior por uma barra horizontal (travessão). À distância entre os postes será de 7,32m e a distância da borda inferior do travessão ao solo será de 2,44 m.
Ambos os postes e o travessão terão a mesma largura e espessura, no máximo 12 cm. As linhas de fundo terão as mesmas dimensões que os postes e o travessão. Poderão ser colocadas redes fixadas nas metas e no solo atraz das mesmas, com a condição de que estejam presas de forma conveniente a não atrapalhar o goleiro.
Os postes e os travessões deverão ser de cor branca.

Segurança
Os postes deverão estar fixados firmemente no solo. Poderão ser utilizadas metas móveis somente em caso de que se cumpra esta exigência.

Decisões do International Football Association Board
Decisão 1
Se o travessão se romper ou sair de sua posição, o jogo será interrompido até que tenha sido reparado ou colocado em seu lugar. Se o travessão não puder ser reparado, a partida será suspensa. Não se permitirá o emprego de uma corda como substituta do travessão. Se puder ser reparado, a partida será reiniciada com a bola ao chão no lugar onde se encontrava quando se interrompeu o jogo. (ver circunstâncias especiais da Regra 8)
Decisão 2
Os postes e os travessões deverão ser de madeira, metal ou outro material aprovado. Podem ter forma quadrada, retangular, redonda ou elíptica e não deverão constituir nenhum perigo para os jogadores.
Decisão 3
É proibido todo tipo de publicidade comercial, seja real ou virtual no campo de jogo e nas instalações do mesmo (incluídas as redes e as áreas que as delimitam) desde o momento em que as equipes entram no campo de jogo até o momento em que saiam no meio tempo e desde o momento em que voltam a entrar no campo até o término da partida.
Particularmente, é proibida a utilização de qualquer tipo de publicidade nas metas, redes, postes de canto e nas próprias bandeirinhas. Não serão colocados equipamentos estranhos ao jogo (câmeras, microfones etc.) nestes utensílios.
Decisão 4
Não poderá haver nenhum tipo de publicidade na área técnica ou no solo, a um metro da linha lateral para fora do campo de jogo. Não será permitida a utilização de publicidade na área localizada entre a linha de fundo e as redes de meta.
Decisão 5
Está proibida a reprodução real ou virtual de logotipos ou emblemas representativos da FIFA, Confederações, Associações Nacionais, Ligas, Clubes ou outros organismos no campo de jogo ou nas instalações do mesmo (incluídas as redes das metas e as áreas que delimitam) durante o tempo de jogo, tal como se estipula na decisão 3.
Decisão 6
Poderá ser feita uma marcação fora do campo de jogo, a 9,15m do quadrante de canto e perpendicular à linha de meta, para marcar a distância que deverá ser observada na execução de um tiro de canto.

REGRA 2 - A BOLA
Propriedades e medidas
A bola:
· Será esférica, será de couro ou outro material adequado;
· Sua circunferência será de no máximo 70cm e mínimo de 68cm;
· Seu peso será de no máximo 450g e no mínimo 410g no início da partida;
· Sua pressão será equivalente a 0,6 - 1,1 atmosferas (600 - 1100 g/cm²) ou 8,5 - 15,6 libras ao nível do mar.

Substituição de uma bola defeituosa
Se a bola estourar ou se danificar durante uma partida:
· O jogo será interrompido;
· O jogo se reiniciará por meio de bola ao chão, executada com uma nova bola no lugar onde a primeira bola se danificou (ver Circunstâncias especiais da Regra 8);
Se a bola estoura ou se danifica em um momento em que não está em jogo (tiro inicial, tiro de meta, tiro de canto, tiro livre, tiro penal ou arremesso lateral), a partida se reiniciará conforme as regras:
· O jogo se reiniciará conforme as regras.
A bola não poderá ser trocada durante a partida sem a autorização do árbitro.

Decisões do International Football Association Board
Decisão 1
Em partidas de competição, será permitido somente o uso de bolas que correspondam às especificações técnicas mínimas estipuladas na Regra 2.
Decisão 2
Nas partidas de competições da FIFA e em partidas de competições a cargo das Confederações e Associações Nacionais, está proibida todo tipo de publicidade comercial na bola, com exceção do emblema da competição, do organizador da competição e a marca autorizada do fabricante. O regulamento da competição pode restringir o tamanho e o número das ditas marcas.

REGRA 3 - NÚMERO DE JOGADORES
Jogadores
A partida será jogada por duas equipes formadas por um máximo de onze jogadores cada uma, dos quais um jogará como goleiro. A partida não se iniciará se uma das equipes tiver menos de sete jogadores.

Competições oficiais
Poderão ser utilizados como máximo, três (3) substituições em qualquer partida de uma competição oficial jogada sob jurisdição da FIFA, das Confederações ou das Associações Nacionais.
O regulamento da competição deverá estipular quantos substitutos poderão ser designados, desde três (3) até um máximo de sete.

Outras partidas
Em outras partidas poderão se utilizar substituições, sempre que:
· As equipes em questão cheguem a um acordo sobre o número máximo;
· O árbitro tenha sido informado antes do início da partida.
Caso o árbitro não tenha sido informado, ou não se tenha chegado a um acordo antes do início da partida, não se permitirão mais de três substituições.

Todas as partidas
Em todas as partidas, os nomes dos substitutos deverão ser entregues ao árbitro antes do início da partida. Os substitutos que não tenham sido designados desta maneira, não poderão participar da partida.

Procedimento de substituição
Para substituir um jogador por um suplente deverão ser observadas as seguintes condições:
· O árbitro deverá ser informado da substituição proposta antes que esta seja efetuada;
· O substituto não poderá entrar no campo de jogo até que o jogador o qual substituirá tenha abandonado o campo de jogo e recebido o sinal do árbitro;
· O substituto entrará no campo de jogo unicamente pela linha central e durante uma interrupção do jogo;
· Uma substituição ficará consumada quando o substituto entrar no campo de jogo;
· A partir desse momento o substituto se converte em jogador e o jogador ao qual substitui e deixa de ser jogador;
· Um jogador que tenha sido substituído não poderá participar mais da partida;
· Todos os substitutos estão submetidos à autoridade e jurisdição do árbitro, sejam chamados ou não a participar do jogo.

Troca de goleiro
Qualquer dos jogadores poderá trocar de posição com o goleiro, sempre que:
· O árbitro tenha sido previamente informado;
· A troca se efetue durante uma interrupção do jogo.

Infrações/Punições
Caso um substituto entre no campo de jogo sem a autorização do árbitro:
· O jogo será interrompido;
· O substituto receberá como sanção o cartão amarelo e a ordem para que saia do campo de jogo;
· O jogo se reiniciará mediante bola ao chão no mesmo lugar que se encontrava quando o jogo foi interrompido (ver Circunstâncias especiais da Regra 8).
Se um jogador trocar de posição com o goleiro sem a autorização prévia do árbitro:
· O jogo terá prosseguimento;
· Os jogadores envolvidos serão sancionados com o cartão amarelo, imediatamente depois da próxima interrupção do jogo.
Para qualquer outra infração a esta regra:
· Os jogadores serão punidos com o cartão amarelo

Reinício do jogo
Se o árbitro interrompe o jogo para aplicar uma advertência:
· A partida será reiniciada por meio de um tiro livre indireto executado por um jogador da equipe contraria e do lugar onde a bola se encontrava no momento em que o jogo foi interrompido.

Jogadores e substitutos expulsos
Um jogador expulso antes do tiro inicial somente poderá ser substituído por um dos substitutos designados.
Um substituto designado expulso antes do tiro inicial ou depois do começo da partida, não poderá ser substituído.

Decisões da International Football Association Board
Decisão 1
Sujeito às disposições básicas da Regra 3, o número mínimo de jogadores em uma equipe fica a critério das Associações Nacionais. Não obstante, a Board entende que uma partida não deverá continuar se tiver menos de sete jogadores em uma das equipes.
Decisão 2
Um membro da comissão técnica poderá passar instruções táticas aos jogadores durante a partida e deverá voltar ao seu lugar. Os componentes da comissão técnica deverão permanecer dentro dos limites da área técnica, nos lugares onde exista uma zona tal, e deverão comportar-se de maneira correta.

REGRA 4 - O EQUIPAMENTO DOS JOGADORES

Segurança
Os jogadores não utilizarão nenhum equipamento e nem levarão nenhum objeto que seja perigoso para eles mesmos ou para os demais jogadores (incluindo qualquer tipo de jóias).

Equipamento básico
O equipamento básico obrigatório de um jogador será:
· Um agasalho ou camisa;
· Calções - caso usem calções térmicos, estes deverão ter à cor predominante dos calções do uniforme;
· Meias;
· Caneleiras;
· Calçado.
As caneleiras:
· Deverão estar abertas cobertas completamente pelas meias;
· Deverão ser de um material apropriado (borracha, plástico ou material similar);
· Deverão proporcionar um grau razoável de proteção.

Goleiros
Cada goleiro vestirá cores que o diferenciem dos demais jogadores, do árbitro e dos árbitros assistentes.

Infrações/Punições
No caso de qualquer infração a presente Regra:
· Não será necessário interromper o jogo;
· O árbitro ordenará ao jogador infrator que abandone o campo de jogo para que ponha em ordem seu equipamento;
· O jogador sairá do campo de jogo na seguinte ocasião em que a bola não esteja em jogo, a menos que o jogador então tenha posto em ordem seu equipamento;
· Todo jogador que tenha que abandonar o campo de jogo para pôr em ordem seu equipamento não poderá retornar ao campo de jogo sem a autorização do árbitro;
· O árbitro se certificará de que o equipamento do jogador está em ordem, antes de permitir que reingresse no campo de jogo;
· O jogador só poderá reingressar no campo de jogo quando a bola não estiver em jogo.
Um jogador que tenha sido obrigado a abandonar o campo de jogo por infração a esta regra e que entra (ou reingressa) ao campo de jogo sem a autorização do árbitro será advertido e receberá o cartão amarelo.

Reinício do jogo
Se o árbitro interrompe o jogo para advertir o infrator:
· O jogo será reiniciado por meio de um tiro livre indireto executado por um jogador da equipe adversária do lugar onde a bola se encontrava quando o árbitro interrompeu a partida. (ver Circunstâncias especiais da Regra 8)

REGRA 5 - O ÁRBITRO
A autoridade do Árbitro
Cada partida será controlada por um árbitro, que terá autoridade total para fazer cumprir as Regras do Jogo na partida para a qual tenha sido designado.

Poderes e deveres
· Fará cumprir as regras de jogo;
· Controlará a partida em cooperação com os árbitros assistentes e, sempre que o caso o requeira, com o quarto árbitro;
· Assegurará-se de que as bolas utilizadas correspondam às exigências da Regra 2;
· Se assegurará de que o equipamento dos jogadores cumpra as exigências da Regra 4;
· Atuará como cronometrista e tomará nota dos incidentes na partida,
· Interromperá, suspenderá ou finalizará a partida quando julgue oportuno, no caso de que se cometam infrações as Regras de jogo;
· Interromperá, suspenderá ou finalizará a partida por qualquer tipo de interferência externa;
· Interromperá o jogo se julga que algum jogador tenha sofrido uma lesão grave e se encarregará de que o mesmo seja transportado para fora do campo de jogo;
· Permitirá que o jogo continue até que à bola esteja fora de jogo, se julga que um jogador está só levemente contundido;
· Se assegurará de que todo jogador que sofra uma lesão com sangramento saia ao campo de jogo. O jogador só poderá reingressar depois do sinal ao árbitro, que se certificará de que a ferida tenha deixado de sangrar;
· Permitirá que o jogo continue se a equipe contra a qual se tenha cometido uma infração se beneficia de uma vantagem, e sancionará a infração cometida inicialmente se a vantagem prevista não se concretiza nesse momento;
· Castigará a falta mais grave quando um jogador comete mais de uma infração ao mesmo tempo;
· Tomará medidas disciplinares contra jogadores que cometam faltas merecedoras de advertência ou expulsão;
· Não está obrigado a tomar as medidas imediatamente, porém deverá fazê-lo apenas logo que se detenha o jogo;
· Tomará medidas contra os funcionários oficiais das equipes que não se comportem de forma correta e poderá, se o julga necessário, expulsá-los do campo de jogo e de seus arredores;
· Atuará conforme as indicações de seus árbitros assistentes em relação com incidentes que não tenha podido observar;
· Não permitirá que pessoas não autorizadas entrem no terreno de jogo;
· Reiniciará o jogo após uma interrupção;
· Remeterá as autoridades competentes um informe da partida, com dados sobre todas as medidas disciplinares tomadas contra jogadores ou funcionários oficiais das equipes e sobre qualquer outro incidente que tenha ocorrido antes, durante e depois da partida.

Decisões do árbitro
· As decisões do árbitro sobre fatos em relação com o jogo são definitivas.
· O árbitro somente poderá modificar sua decisão, se percebe que é incorreta ou se a julga necessária, conforme a uma indicação por parte do árbitro assistente, sempre que não tenha reiniciado ainda o jogo.

Decisões do International Football Association Board
Decisão 1
Um árbitro (ou no caso que proceda, um árbitro assistente ou um quarto árbitro) não será responsável por:
· Qualquer tipo de lesão que sofra um jogador, funcionário oficial ou espectador;
· Qualquer dano a todo tipo de propriedade;
· Qualquer outra perda sofrida por um indivíduo, clube, companhia, associação ou entidade similar, a qual se deva ou possa dever-se a alguma decisão que tenha podido tomar conforme as regras de jogo ou com respeito ao procedimento normal requerido para celebrar, julgar e controlar uma partida.
Entre tais situações pode-se compreender:
Uma decisão quanto às condições do campo de jogo, do recinto ou metereológicas sejam tais que não permitam disputar o encontro;
Uma decisão de suspender definitivamente uma partida por qualquer razão;
Uma decisão no que diz respeito ao estudo dos acessórios e equipamentos utilizados durante uma partida, incluindo as traves de meta, o travessão, as bandeirinhas de córner e a bola;
Uma decisão de suspender ou não suspender uma partida devido à interferência dos espectadores ou por qualquer problema na área dos espectadores;
Uma decisão de interromper ou não o jogo para permitir que um jogador lesionado seja transportado para fora do campo de jogo para ser atendido;
Uma decisão de solicitar ou insistir que um jogador lesionado seja retirado do campo de jogo para ser atendido;
Uma decisão de permitir ou não a um jogador levar certa indumentária ou equipamento;
Uma decisão (na medida em que isto possa ser de sua responsabilidade) de permitir ou não a toda pessoa (incluindo os funcionários das equipes e do estádio, pessoal da segurança, fotógrafos ou outros representantes dos meios de informação) estar presente nos arredores do campo de jogo;
Qualquer outra decisão que possa tomar conforme as Regras do Jogo ou em conformidade com seus deveres e de acordo com o estipulado pelas normas ou regulamentos da FIFA, Confederação, Associação ou Liga sob cuja jurisdição se dispute a partida.
Decisão 2
Em torneios ou competições em que tenha sido designado um árbitro reserva, suas tarefas e deveres deverão estar em conformidade com as diretrizes aprovadas pela International Football Association Board.
Decisão 3
Os fatos relacionados com o jogo compreenderão se um gol foi ou não marcado e o resultado da partida.

REGRA 6 - OS ÁRBITROS ASSISTENTES

Deveres
Serão designados dois árbitros assistentes que terão (sem prejuízo da decisão do árbitro), a missão de indicar:
· Se a bola tenha ultrapassado em sua totalidade os limites do campo de jogo;
· A que equipe corresponde efetuar os tiros de canto, de meta ou o arremesso lateral;
· Quando se deverá sancionar a um jogador por ele estar em posição de impedimento;
· Quando se solicita uma substituição;
· Quando ocorre alguma falta ou outro incidente fora do campo visual do árbitro;
· Quando forem cometidas faltas mais próximas do assistente que do árbitro, particularmente quando ocorrerem dentro da área penal;
· Quando da cobrança dos tiros penais, o goleiro se adianta antes da bola ser chutada, nos casos em que a bola não ultrapasse a linha;
· Quando da cobrança dos tiros penais, a bola ultrapassa completamente a linha de fundo.

Assistência
Os árbitros assistentes ajudarão o árbitro a dirigir o jogo conforme as Regras. Eles poderão adentrar o campo para auxiliar no controle da distância de 9,15m.
Em caso de intervenção indevida ou conduta incorreta de um árbitro assistente, o árbitro prescindirá de seus serviços e elaborará um informe para as autoridades pertinentes.

REGRA 7 - DURAÇÃO DA PARTIDA
Tempo de jogo
A partida terá a duração de dois tempos iguais de 45 minutos cada um, exceto que por acordo mútuo entre o árbitro e as duas equipes participantes se convecione outra coisa. Todo acordo de alterar os períodos de jogo (por exemplo, reduzir cada tempo há 40 minutos devido a que luz seja insuficiente) deverá ser tomado antes do início da partida e em conformidade com o regulamento da competição.

Intervalo do meio tempo
Os jogadores têm direito a um descanso no meio tempo.
O descanso do meio tempo não deverá exceder de quinze minutos.
O regulamento da competição deverá estipular claramente a duração do descanso do meio tempo.
A duração do descanso do meio tempo poderá alterar-se unicamente com consentimento do árbitro.

Recuperação do tempo perdido
Cada período deverá prolongar-se para recuperar todo o tempo perdido por:
· Substituições;
· Avaliação da lesão de jogadores;
· Transporte dos jogadores lesionados para fora do campo de jogo para serem atendidos;
· Perda de tempo;
· Qualquer outro motivo.
A recuperação do tempo perdido ficará a critério do árbitro.

Tiro penal
No caso em que se tenha que lançar ou repetir um tiro penal, se prorrogará o período em questão até que se tenha consumado o tiro penal.

Prorrogação
O regulamento de uma competição poderá prever dois tempos suplementares iguais. Aplicará-se o estipulado na Regra 8.
Partida suspensa
Voltar-se-á a jogar toda partida suspensa definitivamente, a menos que o regulamento estipule outro procedimento.

REGRA 8 - O INÍCIO E REINÍCIO DE JOGO
Introdução
Será lançada uma moeda e a equipe que ganhar o sorteio, decidirá a direção para a qual atacará no primeiro tempo da partida. A outra equipe efetuará o tiro inicial para começar a partida.
A equipe que ganhar o sorteio executará o tiro inicial para iniciar o segundo tempo.
No segundo tempo da partida, as equipes trocarão de metade de campo e atacarão em direção oposta.

Tiro de saída
O tiro inicial é uma forma de iniciar ou reiniciar o jogo:
· No começo da partida;
· Depois de ter marcado um gol;
· No começo do segundo tempo da partida;
· No começo de cada tempo suplementar donde seja o caso.
Poderá-se consignar um gol diretamente de um tiro inicial.

Procedimento
· Todos os jogadores deverão encontrar-se em seu próprio campo;
· Os jogadores da equipe contrária aquela que efetuar o tiro inicial deverão encontrar-se no mínimo a 9,15m (10yds) da bola até que esta seja jogada;
· A bola se encontrará imóvel no ponto central;
· O árbitro dará o sinal;
· A bola entrará em jogo no momento em que seja chutada e se mova até adiante;
· O executor do tiro não poderá tocar a bola pela segunda vez antes que não seja jogada por outro jogador
Após a marcação de um gol, a equipe adversária executará o tiro de saída.

Infrações/Punições
Se o executor do tiro tocar a bola pela segunda vez, antes que seja tocada por outro jogador:
· Será concedido um tiro livre indireto à equipe adversária, que se lançará desde o lugar onde se cometeu a falta (ver Circunstâncias especiais - Regra 8).
Para qualquer outra infração do procedimento do tiro inicial: o tiro inicial será repetido.

Bola ao chão
A bola ao chão é uma forma de reiniciar o jogo depois de uma interrupção temporária necessária, quando a bola está em jogo, por causa de qualquer incidente não indicado nas regras de jogo.

Procedimento
O árbitro deixará cair à bola no lugar em que se encontrava quando foi interrompida a partida. (ver Circunstâncias especiais)
O jogo será considerado reiniciado quando a bola tocar o solo.

Infrações/Punições
A bola ao chão será novamente executada:
· Se for tocada por um jogador antes de tocar o solo;
· Se a bola sai do campo de jogo depois de tocar o solo, sem haver sido tocada por um jogador.

Circunstâncias especiais
Um tiro livre concedido à equipe defensora em sua área de meta poderá ser lançado desde qualquer parte dessa área.
Um tiro livre indireto concedido à equipe atacante na área de meta adversária será lançado desde a linha da área de meta paralela a linha de meta, no ponto mais próximo do lugar onde ocorreu a infração.
Uma bola ao chão para reiniciar a partida, depois que o jogo tenha sido interrompido temporariamente dentro da área de meta, será executada na linha de área de meta paralela à linha de meta, no ponto mais próximo do lugar onde se encontrava a bola quando se interrompeu o jogo.

REGRA 9 - A BOLA EM JOGO OU FORA DE JOGO
Bola fora de jogo
· Quando ela ultrapassar completamente a linha de lateral ou de fundo, quer seja pelo solo ou pelo ar;
· Quando o jogo for paralisado pelo árbitro.
Bola em jogo
A bola estará em jogo em todo outro momento, inclusive:
· Quando rebate nas traves, travessão ou bandeirinha de canto e permanece no campo de jogo;
· Quando rebate no árbitro ou em um árbitro assistente localizado no interior do terreno de jogo.

REGRA 10 - O GOL MARCADO

Gol marcado
Um gol será marcado quando a bola ultrapassar totalmente a linha de fundo entre os postes e debaixo do travessão, sempre que a equipe em favor da qual o gol foi marcado, não tenha infringido previamente às Regras de Jogo.

Equipe vencedora
A equipe que marcar o maior número de gols durante uma partida será a vencedora. Se ambas as equipes marcaram o mesmo número de gols ou não marcaram nenhum gol, a partida terminará empatada.

Regulamentos de competição
Os regulamentos das competições poderão estipular um tempo suplementar ou outro procedimento aprovado pela International Football Association Board para determinar o vencedor de uma partida em caso de empate.

Continua Regra 11

 

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