FUTEBOL
REGRAS OFICIAIS DE FUTEBOL DE CAMPO
2003
Adaptadas pelo Prof. Ms Fabio Aires da Cunha
REGRA 1 - CAMPO DE JOGO
Dimensões
O campo de jogo será retangular. O comprimento da linha lateral deverá ser
superior ao comprimento da linha de fundo.
Comprimento: mínimo 90m; máximo 120m.
Largura: mínima 45m; máxima 90m.
Partidas Internacionais
Comprimento: mínimo 100m; máximo 110m.
Largura: mínima 64m; máxima 75m.
Marcação do campo
O campo de jogo será marcado com linhas. Estas pertencerão às
zonas que demarcam.
As duas linhas de marcação mais compridas são denominadas
linhas laterais. As duas linhas de menor comprimento são denominadas
linhas de fundo.
Todas as linhas terão uma largura de no máximo 12cm.
O campo do jogo estará dividido em duas metades por uma linha central.
O centro do campo será marcado com um ponto na metade da linha central,
ao redor do qual será traçado um círculo com 9,15m de
raio.
A área de meta
A área de meta, situada em ambos extremos do campo de jogo, será demarcada
da seguinte maneira:
Serão traçadas duas linhas perpendiculares a linha de fundo a
5,5m da parte interior de cada poste de meta. As ditas linhas se adentrarão
5,5m desde a parte interior de cada poste de meta. As ditas linhas se adentrarão
5,5m no campo de jogo e se unirão com uma linha paralela à linha
de fundo. A área delimitada por essas linhas mais a linha de meta será a área
de meta.
A área penal
A área penal, situada em ambos extremos do campo de jogo, será demarcada
da seguinte maneira:
Serão traçadas duas linhas perpendiculares a linha de fundo a
16,5m, da parte interior de cada poste de meta. Essas linhas se adentrarão
16,5m no campo de jogo e se unirão com uma linha paralela à linha
de fundo. A área delimitada por essas linhas e a linha de meta será a área
penal.
Em cada área penal será marcada uma marca penal, a 11m de distância
do ponto médio da linha entre os postes e eqüidistantes dos mesmos.
No exterior de cada área penal se traçará, também,
um semicírculo com um raio de 9,15m desde cada marca penal.
Bandeirinhas
Em cada canto será colocado um poste não pontiagudo com uma bandeirinha.
A altura mínima do poste será de 1,5m de altura.
Também se poderão colocar bandeirinhas em cada extremo da linha
central, a uma distância mínima de 1m do exterior da linha lateral.
A área de canto
Traçar-se-á um quadrante com um raio de 1m desde cada bandeirinha
de canto ao interior do campo de jogo.
As metas
As metas serão colocadas no centro de cada linha de fundo. Consistirão
em dois postes verticais, eqüidistantes das bandeirinhas de canto e unidos
na parte superior por uma barra horizontal (travessão). À distância
entre os postes será de 7,32m e a distância da borda inferior
do travessão ao solo será de 2,44 m.
Ambos os postes e o travessão terão a mesma largura e espessura,
no máximo 12 cm. As linhas de fundo terão as mesmas dimensões
que os postes e o travessão. Poderão ser colocadas redes fixadas
nas metas e no solo atraz das mesmas, com a condição de que estejam
presas de forma conveniente a não atrapalhar o goleiro.
Os postes e os travessões deverão ser de cor branca.
Segurança
Os postes deverão estar fixados firmemente no solo. Poderão ser
utilizadas metas móveis somente em caso de que se cumpra esta exigência.
Decisões do International Football Association Board
Decisão 1
Se o travessão se romper ou sair de sua posição, o jogo
será interrompido até que tenha sido reparado ou colocado em
seu lugar. Se o travessão não puder ser reparado, a partida será suspensa.
Não se permitirá o emprego de uma corda como substituta do travessão.
Se puder ser reparado, a partida será reiniciada com a bola ao chão
no lugar onde se encontrava quando se interrompeu o jogo. (ver circunstâncias
especiais da Regra 8)
Decisão 2
Os postes e os travessões deverão ser de madeira, metal ou outro
material aprovado. Podem ter forma quadrada, retangular, redonda ou elíptica
e não deverão constituir nenhum perigo para os jogadores.
Decisão 3
É proibido todo tipo de publicidade comercial, seja real ou virtual no
campo de jogo e nas instalações do mesmo (incluídas as redes
e as áreas que as delimitam) desde o momento em que as equipes entram
no campo de jogo até o momento em que saiam no meio tempo e desde o momento
em que voltam a entrar no campo até o término da partida.
Particularmente, é proibida a utilização de qualquer tipo
de publicidade nas metas, redes, postes de canto e nas próprias bandeirinhas.
Não serão colocados equipamentos estranhos ao jogo (câmeras,
microfones etc.) nestes utensílios.
Decisão 4
Não poderá haver nenhum tipo de publicidade na área técnica
ou no solo, a um metro da linha lateral para fora do campo de jogo. Não
será permitida a utilização de publicidade na área
localizada entre a linha de fundo e as redes de meta.
Decisão 5
Está proibida a reprodução real ou virtual de logotipos
ou emblemas representativos da FIFA, Confederações, Associações
Nacionais, Ligas, Clubes ou outros organismos no campo de jogo ou nas instalações
do mesmo (incluídas as redes das metas e as áreas que delimitam)
durante o tempo de jogo, tal como se estipula na decisão 3.
Decisão 6
Poderá ser feita uma marcação fora do campo de jogo, a
9,15m do quadrante de canto e perpendicular à linha de meta, para marcar
a distância que deverá ser observada na execução
de um tiro de canto.
REGRA 2 - A BOLA
Propriedades e medidas
A bola:
· Será esférica, será de couro ou outro material
adequado;
· Sua circunferência será de no máximo 70cm e mínimo
de 68cm;
· Seu peso será de no máximo 450g e no mínimo 410g
no início da partida;
· Sua pressão será equivalente a 0,6 - 1,1 atmosferas (600
- 1100 g/cm²) ou 8,5 - 15,6 libras ao nível do mar.
Substituição de uma bola defeituosa
Se a bola estourar ou se danificar durante uma partida:
· O jogo será interrompido;
· O jogo se reiniciará por meio de bola ao chão, executada
com uma nova bola no lugar onde a primeira bola se danificou (ver Circunstâncias
especiais da Regra 8);
Se a bola estoura ou se danifica em um momento em que não está em
jogo (tiro inicial, tiro de meta, tiro de canto, tiro livre, tiro penal ou
arremesso lateral), a partida se reiniciará conforme as regras:
· O jogo se reiniciará conforme as regras.
A bola não poderá ser trocada durante a partida sem a autorização
do árbitro.
Decisões do International Football Association Board
Decisão 1
Em partidas de competição, será permitido somente o uso
de bolas que correspondam às especificações técnicas
mínimas estipuladas na Regra 2.
Decisão 2
Nas partidas de competições da FIFA e em partidas de competições
a cargo das Confederações e Associações Nacionais,
está proibida todo tipo de publicidade comercial na bola, com exceção
do emblema da competição, do organizador da competição
e a marca autorizada do fabricante. O regulamento da competição
pode restringir o tamanho e o número das ditas marcas.
REGRA 3 - NÚMERO DE JOGADORES
Jogadores
A partida será jogada por duas equipes formadas por um máximo
de onze jogadores cada uma, dos quais um jogará como goleiro. A partida
não se iniciará se uma das equipes tiver menos de sete jogadores.
Competições oficiais
Poderão ser utilizados como máximo, três (3) substituições
em qualquer partida de uma competição oficial jogada sob jurisdição
da FIFA, das Confederações ou das Associações Nacionais.
O regulamento da competição deverá estipular quantos substitutos
poderão ser designados, desde três (3) até um máximo
de sete.
Outras partidas
Em outras partidas poderão se utilizar substituições,
sempre que:
· As equipes em questão cheguem a um acordo sobre o número
máximo;
· O árbitro tenha sido informado antes do início da partida.
Caso o árbitro não tenha sido informado, ou não se tenha
chegado a um acordo antes do início da partida, não se permitirão
mais de três substituições.
Todas as partidas
Em todas as partidas, os nomes dos substitutos deverão ser entregues
ao árbitro antes do início da partida. Os substitutos que não
tenham sido designados desta maneira, não poderão participar
da partida.
Procedimento de substituição
Para substituir um jogador por um suplente deverão ser observadas as
seguintes condições:
· O árbitro deverá ser informado da substituição
proposta antes que esta seja efetuada;
· O substituto não poderá entrar no campo de jogo até que
o jogador o qual substituirá tenha abandonado o campo de jogo e recebido
o sinal do árbitro;
· O substituto entrará no campo de jogo unicamente pela linha central
e durante uma interrupção do jogo;
· Uma substituição ficará consumada quando o substituto
entrar no campo de jogo;
· A partir desse momento o substituto se converte em jogador e o jogador
ao qual substitui e deixa de ser jogador;
· Um jogador que tenha sido substituído não poderá participar
mais da partida;
· Todos os substitutos estão submetidos à autoridade e jurisdição
do árbitro, sejam chamados ou não a participar do jogo.
Troca de goleiro
Qualquer dos jogadores poderá trocar de posição com o
goleiro, sempre que:
· O árbitro tenha sido previamente informado;
· A troca se efetue durante uma interrupção do jogo.
Infrações/Punições
Caso um substituto entre no campo de jogo sem a autorização do árbitro:
· O jogo será interrompido;
· O substituto receberá como sanção o cartão
amarelo e a ordem para que saia do campo de jogo;
· O jogo se reiniciará mediante bola ao chão no mesmo lugar
que se encontrava quando o jogo foi interrompido (ver Circunstâncias especiais
da Regra 8).
Se um jogador trocar de posição com o goleiro sem a autorização
prévia do árbitro:
· O jogo terá prosseguimento;
· Os jogadores envolvidos serão sancionados com o cartão
amarelo, imediatamente depois da próxima interrupção do
jogo.
Para qualquer outra infração a esta regra:
· Os jogadores serão punidos com o cartão amarelo
Reinício do jogo
Se o árbitro interrompe o jogo para aplicar uma advertência:
· A partida será reiniciada por meio de um tiro livre indireto
executado por um jogador da equipe contraria e do lugar onde a bola se encontrava
no momento em que o jogo foi interrompido.
Jogadores e substitutos expulsos
Um jogador expulso antes do tiro inicial somente poderá ser substituído
por um dos substitutos designados.
Um substituto designado expulso antes do tiro inicial ou depois do começo
da partida, não poderá ser substituído.
Decisões da International Football Association Board
Decisão 1
Sujeito às disposições básicas da Regra 3, o número
mínimo de jogadores em uma equipe fica a critério das Associações
Nacionais. Não obstante, a Board entende que uma partida não
deverá continuar se tiver menos de sete jogadores em uma das equipes.
Decisão 2
Um membro da comissão técnica poderá passar instruções
táticas aos jogadores durante a partida e deverá voltar ao seu
lugar. Os componentes da comissão técnica deverão permanecer
dentro dos limites da área técnica, nos lugares onde exista uma
zona tal, e deverão comportar-se de maneira correta.
REGRA 4 - O EQUIPAMENTO DOS JOGADORES
Segurança
Os jogadores não utilizarão nenhum equipamento e nem levarão
nenhum objeto que seja perigoso para eles mesmos ou para os demais jogadores
(incluindo qualquer tipo de jóias).
Equipamento básico
O equipamento básico obrigatório de um jogador será:
· Um agasalho ou camisa;
· Calções - caso usem calções térmicos,
estes deverão ter à cor predominante dos calções
do uniforme;
· Meias;
· Caneleiras;
· Calçado.
As caneleiras:
· Deverão estar abertas cobertas completamente pelas meias;
· Deverão ser de um material apropriado (borracha, plástico
ou material similar);
· Deverão proporcionar um grau razoável de proteção.
Goleiros
Cada goleiro vestirá cores que o diferenciem dos demais jogadores, do árbitro
e dos árbitros assistentes.
Infrações/Punições
No caso de qualquer infração a presente Regra:
· Não será necessário interromper o jogo;
· O árbitro ordenará ao jogador infrator que abandone o
campo de jogo para que ponha em ordem seu equipamento;
· O jogador sairá do campo de jogo na seguinte ocasião em
que a bola não esteja em jogo, a menos que o jogador então tenha
posto em ordem seu equipamento;
· Todo jogador que tenha que abandonar o campo de jogo para pôr
em ordem seu equipamento não poderá retornar ao campo de jogo sem
a autorização do árbitro;
· O árbitro se certificará de que o equipamento do jogador
está em ordem, antes de permitir que reingresse no campo de jogo;
· O jogador só poderá reingressar no campo de jogo quando
a bola não estiver em jogo.
Um jogador que tenha sido obrigado a abandonar o campo de jogo por infração
a esta regra e que entra (ou reingressa) ao campo de jogo sem a autorização
do árbitro será advertido e receberá o cartão amarelo.
Reinício do jogo
Se o árbitro interrompe o jogo para advertir o infrator:
· O jogo será reiniciado por meio de um tiro livre indireto executado
por um jogador da equipe adversária do lugar onde a bola se encontrava
quando o árbitro interrompeu a partida. (ver Circunstâncias especiais
da Regra 8)
REGRA 5 - O ÁRBITRO
A autoridade do Árbitro
Cada partida será controlada por um árbitro, que terá autoridade
total para fazer cumprir as Regras do Jogo na partida para a qual tenha sido
designado.
Poderes e deveres
· Fará cumprir as regras de jogo;
· Controlará a partida em cooperação com os árbitros
assistentes e, sempre que o caso o requeira, com o quarto árbitro;
· Assegurará-se de que as bolas utilizadas correspondam às
exigências da Regra 2;
· Se assegurará de que o equipamento dos jogadores cumpra as exigências
da Regra 4;
· Atuará como cronometrista e tomará nota dos incidentes
na partida,
· Interromperá, suspenderá ou finalizará a partida
quando julgue oportuno, no caso de que se cometam infrações as
Regras de jogo;
· Interromperá, suspenderá ou finalizará a partida
por qualquer tipo de interferência externa;
· Interromperá o jogo se julga que algum jogador tenha sofrido
uma lesão grave e se encarregará de que o mesmo seja transportado
para fora do campo de jogo;
· Permitirá que o jogo continue até que à bola esteja
fora de jogo, se julga que um jogador está só levemente contundido;
· Se assegurará de que todo jogador que sofra uma lesão
com sangramento saia ao campo de jogo. O jogador só poderá reingressar
depois do sinal ao árbitro, que se certificará de que a ferida
tenha deixado de sangrar;
· Permitirá que o jogo continue se a equipe contra a qual se tenha
cometido uma infração se beneficia de uma vantagem, e sancionará a
infração cometida inicialmente se a vantagem prevista não
se concretiza nesse momento;
· Castigará a falta mais grave quando um jogador comete mais de
uma infração ao mesmo tempo;
· Tomará medidas disciplinares contra jogadores que cometam faltas
merecedoras de advertência ou expulsão;
· Não está obrigado a tomar as medidas imediatamente, porém
deverá fazê-lo apenas logo que se detenha o jogo;
· Tomará medidas contra os funcionários oficiais das equipes
que não se comportem de forma correta e poderá, se o julga necessário,
expulsá-los do campo de jogo e de seus arredores;
· Atuará conforme as indicações de seus árbitros
assistentes em relação com incidentes que não tenha podido
observar;
· Não permitirá que pessoas não autorizadas entrem
no terreno de jogo;
· Reiniciará o jogo após uma interrupção;
· Remeterá as autoridades competentes um informe da partida, com
dados sobre todas as medidas disciplinares tomadas contra jogadores ou funcionários
oficiais das equipes e sobre qualquer outro incidente que tenha ocorrido antes,
durante e depois da partida.
Decisões do árbitro
· As decisões do árbitro sobre fatos em relação
com o jogo são definitivas.
· O árbitro somente poderá modificar sua decisão,
se percebe que é incorreta ou se a julga necessária, conforme a
uma indicação por parte do árbitro assistente, sempre que
não tenha reiniciado ainda o jogo.
Decisões do International Football Association Board
Decisão 1
Um árbitro (ou no caso que proceda, um árbitro assistente ou
um quarto árbitro) não será responsável por:
· Qualquer tipo de lesão que sofra um jogador, funcionário
oficial ou espectador;
· Qualquer dano a todo tipo de propriedade;
· Qualquer outra perda sofrida por um indivíduo, clube, companhia,
associação ou entidade similar, a qual se deva ou possa dever-se
a alguma decisão que tenha podido tomar conforme as regras de jogo ou
com respeito ao procedimento normal requerido para celebrar, julgar e controlar
uma partida.
Entre tais situações pode-se compreender:
Uma decisão
quanto às condições do campo de jogo, do recinto ou metereológicas
sejam tais que não permitam disputar o encontro;
Uma decisão
de suspender definitivamente uma partida por qualquer razão;
Uma decisão
no que diz respeito ao estudo dos acessórios e equipamentos utilizados
durante uma partida, incluindo as traves de meta, o travessão, as bandeirinhas
de córner e a bola;
Uma decisão
de suspender ou não suspender uma partida devido à interferência
dos espectadores ou por qualquer problema na área dos espectadores;
Uma decisão
de interromper ou não o jogo para permitir que um jogador lesionado
seja transportado para fora do campo de jogo para ser atendido;
Uma decisão
de solicitar ou insistir que um jogador lesionado seja retirado do campo de
jogo para ser atendido;
Uma decisão
de permitir ou não a um jogador levar certa indumentária ou equipamento;
Uma decisão
(na medida em que isto possa ser de sua responsabilidade) de permitir ou não
a toda pessoa (incluindo os funcionários das equipes e do estádio,
pessoal da segurança, fotógrafos ou outros representantes dos
meios de informação) estar presente nos arredores do campo de
jogo;
Qualquer outra decisão
que possa tomar conforme as Regras do Jogo ou em conformidade com seus deveres
e de acordo com o estipulado pelas normas ou regulamentos da FIFA, Confederação,
Associação ou Liga sob cuja jurisdição se dispute
a partida.
Decisão 2
Em torneios ou competições em que tenha sido designado um árbitro
reserva, suas tarefas e deveres deverão estar em conformidade com as
diretrizes aprovadas pela International Football Association Board.
Decisão 3
Os fatos relacionados com o jogo compreenderão se um gol foi ou não
marcado e o resultado da partida.
REGRA 6 - OS ÁRBITROS ASSISTENTES
Deveres
Serão designados dois árbitros assistentes que terão (sem
prejuízo da decisão do árbitro), a missão de indicar:
· Se a bola tenha ultrapassado em sua totalidade os limites do campo de
jogo;
· A que equipe corresponde efetuar os tiros de canto, de meta ou o arremesso
lateral;
· Quando se deverá sancionar a um jogador por ele estar em posição
de impedimento;
· Quando se solicita uma substituição;
· Quando ocorre alguma falta ou outro incidente fora do campo visual do árbitro;
· Quando forem cometidas faltas mais próximas do assistente que
do árbitro, particularmente quando ocorrerem dentro da área penal;
· Quando da cobrança dos tiros penais, o goleiro se adianta antes
da bola ser chutada, nos casos em que a bola não ultrapasse a linha;
· Quando da cobrança dos tiros penais, a bola ultrapassa completamente
a linha de fundo.
Assistência
Os árbitros assistentes ajudarão o árbitro a dirigir o
jogo conforme as Regras. Eles poderão adentrar o campo para auxiliar
no controle da distância de 9,15m.
Em caso de intervenção indevida ou conduta incorreta de um árbitro
assistente, o árbitro prescindirá de seus serviços e elaborará um
informe para as autoridades pertinentes.
REGRA 7 - DURAÇÃO DA PARTIDA
Tempo de jogo
A partida terá a duração de dois tempos iguais de 45 minutos
cada um, exceto que por acordo mútuo entre o árbitro e as duas
equipes participantes se convecione outra coisa. Todo acordo de alterar os
períodos de jogo (por exemplo, reduzir cada tempo há 40 minutos
devido a que luz seja insuficiente) deverá ser tomado antes do início
da partida e em conformidade com o regulamento da competição.
Intervalo do meio tempo
Os jogadores têm direito a um descanso no meio tempo.
O descanso do meio tempo não deverá exceder de quinze minutos.
O regulamento da competição deverá estipular claramente
a duração do descanso do meio tempo.
A duração do descanso do meio tempo poderá alterar-se
unicamente com consentimento do árbitro.
Recuperação do tempo perdido
Cada período deverá prolongar-se para recuperar todo o tempo
perdido por:
· Substituições;
· Avaliação da lesão de jogadores;
· Transporte dos jogadores lesionados para fora do campo de jogo para
serem atendidos;
· Perda de tempo;
· Qualquer outro motivo.
A recuperação do tempo perdido ficará a critério
do árbitro.
Tiro penal
No caso em que se tenha que lançar ou repetir um tiro penal, se prorrogará o
período em questão até que se tenha consumado o tiro penal.
Prorrogação
O regulamento de uma competição poderá prever dois tempos
suplementares iguais. Aplicará-se o estipulado na Regra 8.
Partida suspensa
Voltar-se-á a jogar toda partida suspensa definitivamente, a menos que
o regulamento estipule outro procedimento.
REGRA 8 - O INÍCIO E REINÍCIO
DE JOGO
Introdução
Será lançada uma moeda e a equipe que ganhar o sorteio, decidirá a
direção para a qual atacará no primeiro tempo da partida.
A outra equipe efetuará o tiro inicial para começar a partida.
A equipe que ganhar o sorteio executará o tiro inicial para iniciar
o segundo tempo.
No segundo tempo da partida, as equipes trocarão de metade de campo
e atacarão em direção oposta.
Tiro de saída
O tiro inicial é uma forma de iniciar ou reiniciar o jogo:
· No começo da partida;
· Depois de ter marcado um gol;
· No começo do segundo tempo da partida;
· No começo de cada tempo suplementar donde seja o caso.
Poderá-se consignar um gol diretamente de um tiro inicial.
Procedimento
· Todos os jogadores deverão encontrar-se em seu próprio
campo;
· Os jogadores da equipe contrária aquela que efetuar o tiro inicial
deverão encontrar-se no mínimo a 9,15m (10yds) da bola até que
esta seja jogada;
· A bola se encontrará imóvel no ponto central;
· O árbitro dará o sinal;
· A bola entrará em jogo no momento em que seja chutada e se mova
até adiante;
· O executor do tiro não poderá tocar a bola pela segunda
vez antes que não seja jogada por outro jogador
Após a marcação de um gol, a equipe adversária
executará o tiro de saída.
Infrações/Punições
Se o executor do tiro tocar a bola pela segunda vez, antes que seja tocada
por outro jogador:
· Será concedido um tiro livre indireto à equipe adversária,
que se lançará desde o lugar onde se cometeu a falta (ver Circunstâncias
especiais - Regra 8).
Para qualquer outra infração do procedimento do tiro inicial:
o tiro inicial será repetido.
Bola ao chão
A bola ao chão é uma forma de reiniciar o jogo depois de uma
interrupção temporária necessária, quando a bola
está em jogo, por causa de qualquer incidente não indicado nas
regras de jogo.
Procedimento
O árbitro deixará cair à bola no lugar em que se encontrava
quando foi interrompida a partida. (ver Circunstâncias especiais)
O jogo será considerado reiniciado quando a bola tocar o solo.
Infrações/Punições
A bola ao chão será novamente executada:
· Se for tocada por um jogador antes de tocar o solo;
· Se a bola sai do campo de jogo depois de tocar o solo, sem haver sido
tocada por um jogador.
Circunstâncias especiais
Um tiro livre concedido à equipe defensora em sua área de meta
poderá ser lançado desde qualquer parte dessa área.
Um tiro livre indireto concedido à equipe atacante na área de
meta adversária será lançado desde a linha da área
de meta paralela a linha de meta, no ponto mais próximo do lugar onde
ocorreu a infração.
Uma bola ao chão para reiniciar a partida, depois que o jogo tenha sido
interrompido temporariamente dentro da área de meta, será executada
na linha de área de meta paralela à linha de meta, no ponto mais
próximo do lugar onde se encontrava a bola quando se interrompeu o jogo.
REGRA 9 - A BOLA EM JOGO OU FORA DE JOGO
Bola fora de jogo
· Quando ela ultrapassar completamente a linha de lateral ou de fundo,
quer seja pelo solo ou pelo ar;
· Quando o jogo for paralisado pelo árbitro.
Bola em jogo
A bola estará em jogo em todo outro momento, inclusive:
· Quando rebate nas traves, travessão ou bandeirinha de canto e
permanece no campo de jogo;
· Quando rebate no árbitro ou em um árbitro assistente localizado
no interior do terreno de jogo.
REGRA 10 - O GOL MARCADO
Gol marcado
Um gol será marcado quando a bola ultrapassar totalmente a linha de
fundo entre os postes e debaixo do travessão, sempre que a equipe em
favor da qual o gol foi marcado, não tenha infringido previamente às
Regras de Jogo.
Equipe vencedora
A equipe que marcar o maior número de gols durante uma partida será a
vencedora. Se ambas as equipes marcaram o mesmo número de gols ou não
marcaram nenhum gol, a partida terminará empatada.
Regulamentos de competição
Os regulamentos das competições poderão estipular um tempo
suplementar ou outro procedimento aprovado pela International Football Association
Board para determinar o vencedor de uma partida em caso de empate.
Continua Regra 11