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Seg, 24/8/09 11:34

PERGUNTAS E RESPOSTAS ANTERIORES AO CDOF RESPONDE
CONSULTORIA GRATUITA CDOF

Obs: para procurar pelo tema utilize o sistema de busca

231. Contrato para serviços de Personal Training- 01/08/01
Caros amigos, Estou precisando de um modelo de contrato de prestação de serviços para personal trainning, e não estou conseguindo encontrar na NET nenhum modelo em que em possa me basear pra esboçar um para mim. Será que vc podem me ajudar? P.S.: Não sei mais aonde procurar!!! Um abraço. Profª Claudia - CREF 08-0149-G/RO
Cara Colega Claudia,
Você poderá conseguir um modelo de contrato de prestação de serviços de Personal Trainer no livro do Prof. Luiz Domingues - Manual do Personal Trainer Brasileiro - Editora Ícone - SP - e Custa R$ 20,00 . Você poderá adquirí-lo via-internet através de nossa página, clique aqui e escolha qualquer banner de nossas livrarias
Boa sorte !

232. Escolinha de Futebol - 05/08/01
Gostaria de saber onde achar informações como montar uma escolinha de futebol (terreno, investimento, custos, pessoal etc.). Obrigado...André - professor de educaçao fisica
   Oi André, na verdade os custos devem ser levantados de acordo com a área, qualidade, material desejado, tamanho da empresa e exige um trabalho bem pessoal para isso. O que sugerimos é que você, primeiramente, faça levantamentos do que deseja, alugar um espaço, comprar, fazer parceria com alguém que já tenha um local apropriado, ou clube, etc...
Se for adquirir todo o material para construir em um lote vago, vai precisar pedir um orçamento em firmas especializadas. Sugerimos

Engequadra
Bonfim Indústria e Comércio Ltda.
Pequita

Site interessante: APRENDIZAGEM DA TÉCNICA E DA HABILIDADE NA ESCOLINHA DE FUTEBOL

Estas firmas são especializadas e serão um ponto de partida para definir seu custo inicial.
De posse desses dados deve pesquisar com outros profissionais que já trabalham no ramo e definir o próprio perfil de sua empresa.
Uma boa dica é procurar uma empresa de consultoria para ajudá-lo. Boa sorte !

233. Exercícios em Bicicleta Ergométrica - 05/08/01
Gostaria de saber tudo sobre exercícios em bicicleta ergométrica. Elaine - Estudante
   Oi Elaine, não sabemos o que realmente você deseja, mas exercícios em bicicletas ergométricas são ultimamente chamados de Spinning ou Ciclismo Indoor, mas as bicicletas não são ergométricas, embora estacionárias. Temos uma seção de Spinning em nossa página, acesse.
   Indicamos também a página do professor Giba - Spinning no Brasil e Ciclismo Indoor
Produtos : Produtos Schwinn

Indicações dos Consultores :
Roberto Costa - http://www.monarkexercise.se/eng-ny/index2.htm
                        http://www.wellness.com.br/eq_nov_be.htm

Marcelo Oliveira - www.moviment.com.br
                          www.queens.com.br

Artigos interessantes :
Effects of High-Intensity Intermittent Training on Endurance Performance
Spinning: muito suor em média 650 cal. por aula
artigos no salutia sobre bicicletas
Diversas pesquisas feitas com ciclistas
Boa sorte !

234. Fator limitante do exercício no treinamento - 06/08/01
Gostaria de saber, dentro do treinamento de força (musculação) o fator limitante do exercicio é a fadiga neural? E o trabalho isométrico, fadiga mais rápido que os outro tipos de treino, ou é só o principio de especificidade? Carolina Nóbrega-Estudante

Oi Carolinha, repassamos sua pergunta para alguns consultores e o Prof.Leonardo F. Cabral, prontamente, lhe responde o seguinte:
Cara colega, bem conceitualmente a fadiga é classificada em fadiga periférica e central. Se entendi bem sua pergunta, você gostaria de saber se a fadiga atinge o funcionamento do sistema neuromuscular.
A fadiga periférica, está relacionada entre outras coisas justamente com a diminuição da produção de força muscular, durante a contração muscular. Com isto este complexo fisiológico de instauração da fadiga, entre outros fatores, se deve pela diminuição da eficiência do sistema neuromuscular em produzir força.
Espero ter contribuído, Prof. Leonardo F. Cabral.

Até a próxima!

235. Street Funk para Crianças - 05/08/01
Olá! Achei ótimo esse site para profissionais de ed. física, e tenho uma
dúvida. Há um ano trabalho com street funk para adultos com o objetivo de
descontração, coordenação motora e, em conjunto com a ginástica localizada,
também emagrecimento e condicionamento cardiovascular. Me foi proposto que
eu abrisse uma turma de street funk para crianças de 8 a 14 anos, e eu estou
muito ansiosa com a idéia, uma vez que nunca trabalhei com crianças na área
de fitness, só com recreação e natação. Que dicas vocês podem me dar em relação
ao trabalho? O problema é que a minha aula não tem passos pré-determinados
como no ballet, toda a coreografia sai da minha cabeça. Me ajudem, por favor. Nina, 23, Rio de Janeiro.

Oi Nina , o Funk está na classificação de estilos como Dança de Guetos, juntamente com os bailes Funk, Street Dance e Hip Hop. E seu objetivo maior se tratando de crianças é que seja aplicada de forma a contribuir com a sua educação psicomotora, levando-a ao conhecimento de seu próprio corpo, das suas possibilidades e do conhecimento de seu movimento, proporcionando, gradativamente, o controle da movimentação mais simples até o domínio dos movimentos mais complexos. Cabe ao professor sempre respeitar a individualidade e o desenvolvimento psicomotor, sócio-afetivo, e cognitivo da criança.
Para o adolescente, cujos rítmos de crescimento físico e psíquico desequilibram, muitas vezes, a possibilidade de um bom relacionamento com seu próprio corpo é uma oportunidade de expressar-se por meio dele com a dança (Street Funk), podendo ser uma boa forma de obtenção do equilíbrio nesta fase tão delicada. Deve-se levar em conta a realidade de vida do jovem, o que ele costuma dançar ou ouvir, pois assim terá mais haver com o grupo social em que está inserido.

Não temos ainda consultores nesta área para repassar sua pergunta. Mas pesquisamos em algumas bibliografias e encontramos no livro da AFAA, 1995, voltado para a intrução de professores do fitness o seguinte:

O Exercício físico para crianças e adolescentes pode trazer inúmeros benefícios dentre eles: clique aqui

Efeitos na capacidade aeróbica:
Existem pesquisas que comprovam o aumento da capacidade aeróbica e anaeróbica de crianças e adolescentes com a prática da atividade física. A média do aumento de VO² máx fica em torno de 10-15 %, dependendo do tipo, intensidade e tempo de treinamento que a criança for submetida. A coordenação, performance e consumo máximo de O² aumentam com a infância independente do treinamento. Mas, de acordo com as pesquisas, as crianças, se comparadas com adolescentes e adultos têm uma menor capacidade anaeróbica ao serem submetidas as mesmas atividades.

Considerações sobre a SEGURANÇA:
*Crianças com limitações musculoesqueléticas, ou que tenham asma, diabetes, ou problemas cardíacos congênitos, devem apresentar atestado de seu médico, antes de iniciar um programa de atividades físicas;
*As atividades devem ser bem monitoradas a fim de se evitar lesões;
*Os programas devem acompanhar a idade, interesses e nível de maturidade das crianças e adolescentes;
*Em caso de exercícios de força, elas nunca devem levantar cargas máximas ou movimentos explosivos, pois podem atrapalhar no crescimento dos ossos;
*As crianças e adolescentes devem aprender a respirar corretamente durante as atividades;
*O Risco de lesões relacionadas a termoregulação são muito maiores em crianças, pois elas têm uma menor superfície e peso para dissipação do calor, portanto, as atividades devem ser mais curtas quando estiverem sob humidade relativa do ar superior a 90% ou quando a temperatura ambiente for superior a 30 graus centígrados;
*Crianças devem se hidratar antes, mesmo em ambientes frios, durante, pelo menos 150 ml a cada 20 min, pois elas se desidratam muito facilmente.

Recomendações para treinamentos aeróbicos:
O Colégio Americano de Medicina do Esporte recomenda que crianças e adolescentes façam pelo menos de 20-30 minutos de exercícios vigorosos por dia. E ainda que seja utilizado os mesmos parâmetros de intensidade, frequência e duração dos exercícios para adultos.

Intensidade: a atividade deve começar lenta e progredir lentamente. E até que se encontrem novos dados, não existe recomendações para o controle da Zona Alvo de Treinamento para elas (Frequência cardíaca). Mas poderá ser utilizado a Tabela de Borg (clique) de percepção subjetiva do esforço.

Duração: As atividades para crianças devem durar de 20 - 30 minutos, e adolescentes até 45 min. levando-se em conta que elas são ativas o dia todo em atividades na escola ou em horas de lazer;

Frequência:Com a finalidade de causar efeitos de treinamento e condicionamento geral a frequência deve ser de 2-3 vezes por semana. Devemos levar em conta que as próprias crianças participam em diversas brincadeiras em momentos de lazer que dependendo do tempo de atividade, devem ser consideradas como parte de um treinamento.

Durante as aulas de Street Funk tente fazer turmas homogêneas e evite colocar adolescentes com crianças muito novas.
O resto é com você ! Use e abuse da criatividade mas sempre tenha em mente que as crianças e adolescentes devem conseguir acompanhar as coreografias para não perderem o interesse nas aulas.

Existem alguns livros sobre o tema, para adquirí-los via-internet clique aqui e depois nos banners das livrarias:
Dança, da pré-escola à universidade - Dionísia Nanni
Dança na Escola - Érica Verderi (c/fita cassete)

Esperamos ter contribuído, um abração.

236. Prolapso da Válvula Mitral - 06/08/01
O que é o prolapso da válvula mitral? Quais os tratamentos e os cuidados com um portador durante o exercício?Pablo Sousa - Estudante

Caro Pablo, para responder sua pergunta consultamos o Dr.Renato Romani e o Dr. Ms. Antônio Casella Filho e eles,gentilmente, retornaram o seguinte:
Dr.Renato Romani: Parafraseando uma frase secular "vamos por partes!"
O prolapso da valva mitral (PVM)("válvula" que separa o átrio do ventrículo na lado esquerdo do coração), é comum e pode causar uma insuficiência mitral que varia de trivial a intensa. Pode ser um achado isolado ou ocorrer em associação a outros distúrbios, incluindo as doenças do tecido conjuntivo hereditárias como a síndrome de Marfan.
É mais comum em mulheres. Muitos pacientes com PVM exibem algumas manifestações, como anormalidades externais ou estatura alta e magreza, que são semelhantes às manifestações de pacientes com distúrbios hereditários do tecido conjuntivo. Para a maioria dos pacientes o PVM é benigno, mas uma minoria dos casos apresenta insuficiência valvar significativa e uma variedade de complicações.
Assim os tratamentos diferem de acordo com o grau das complicações. Para a prática esportiva, o ideal seria avaliar, através de um ecocardiograma, a competência dessa válvula mitral. Assim o mais indicado é uma visita ao cardiologista.
Quando o problema mostra-se inócuo, então a programação do exercício pode ser feita de acordo com os resultado obtidos num teste de avaliação física, seja ele ergométrico ou ergoespirométrico. A obtenção desses testes é importante, pois permite ao profissional da educação física treiná-lo na área de frequência cardíaca exata.
Atenciosamente; Prof. Dr. Renato Romani

Dr. Ms. Antônio Casella Filho: Olá! Vamos primeiramente entender o que é a Válvula Mitral. O coração possui quatro compartimentos musculares,dois ventrículos e duas aurículas, por onde circulam e são impulsionados nosso sangue. Estas câmaras são separadas por sistemas valvares que orientam o fluxo sanguineo. Entre a aurícula esquerda e o ventrículo esquerdo está a Válvula Mitral, constituída de dois folhetos que normalmente se abrem e se fecham perfeitamente durante as contrações do coração. Estes folhetos são constituidos de tecido conjuntivo fibroso presos por um sistema de músculos chamados papilares e finas fibras chamadas cordoalhas.
Na patologia conhecida como "Prolapso da Válvula Mitral", que aliás é a patologia mais frequente desta válvula, um ou ambos de seus folhetos ou mesmo os músculos papilares e suas cordoalhas são muito longos o que impede o fechamento perfeito desta válvula fazendo o sangue refluir do ventriculo esquerdo para a aurícula esquerda durante a sístole ventricular. Estas alterações valvulares parecem ser por alterações do tecido conjuntivo provavelmente determinadas por influência genética. O grau destas alterações vai determinar a quantidade de refluxo sanguineo entre estas câmaras.
O ecocardiograma bidimensional com doppler é o exame complementar mais eficaz no diagnóstico desta patologia podendo medir a severidade do prolapso e o grau de regurgitação mitral. Outros sintomas muito comuns nesta patologia são os distúrbios do ritmo cardiaco que podem ser detectados pelo eletrocardiograma comum ou através do registro eletrocardiográfico "Holter" que é a gravação contínua de todos os batimentos cardíacos por um período de 24 ou 48 horas e que são analisados por computador.
O tratamento do Prolapso vai variar de acordo com o grau destas alterações podendo ir de simples medicação até uma cirurgia corretiva.
Em relação à pratica de esportes em portadores desta patologia é importante a avaliação médica prévia com análise ergométrica ou ergoespirométrica, inclusive em alguns casos com ecocardiograma concomitante, pois só assim podemos analisar melhor o funcionamento cardiaco em condições de esforço intenso.
Um abraço! Dr.Casella

Leia ainda 2 textos do Prof. Luiz Carlos de Moraes:
totalsport.zip.net/colunas/moraes/ed1901.htm
totalsport.zip.net/colunas/moraes/ed2001.htm

Um abração e se cuide !

237. Musculação e Varizes - 06/08/01
Sou prof. de Educação Física e trabalho com musculação. Gostaria de saber se a
musculação pode provocar aparecimento de varizes. Pois vários especialistas
entre eles Dr. Edson Amaro Neves CRM 52.59094-5 e Dra Merisa Garrido, acoselham evitar este tipo de atividade.
Caro Usuário do CDOF, repassamos sua dúvida para o Dr.Renato Romani e ele diz o seguinte:
    Um debate interessante é o aparecimento de varizes por causa do exercício de musculação. No grupo de medicina do esporte da Universidade de São Paulo fora discutido o tema, e assim entendemos:
Não há correlação estatística significativa entre praticar musculação ADEQUADAMENTE e o aparecimento de varizes. Porém, certos exageros feitos por fisiculturistas que procuram realçar sua veias podem levar a tal fenômeno. Não há benefícios para o tratamento de varizes praticando a musculação ADEQUADAMENTE, apesar do fato que a literatura nos mostra ser o tônus muscular dos membros inferiores responsável pela propulsão do sangue venoso. As "válvulas venosas" não conseguem permitir o direcionamento do fluxo adequado. Assim, caso o paciente reclame de dores ou o médico entenda que o esforço pode prejudicar, o mesmo pode interceder e não indicar a musculação.
O consenso foi a dificuldade em achar profissionais formados e especializados no treinamento de musculação, visto que, infelizmente, em
muitas academias os ditos "monitores" nem formação superior tem. E que o treinamento por pessoas não especializadas podem não gerar os benefícios procurados, às vezes, ocorrendo o inverso. Atenciosamente.
Prof. Dr. Renato Romani (CRM 99.950).

Leia mais:
Varises e Exercícios

Tratamento por Cirurgias

238. Melhorias posturais na Escola - 07/08/01
Minha experiência em escola despertou em interesse na área postural devido ao grande número de adolescentes com problemas. Venho procurando referências para o trabalho visando melhorias posturais, mas estou com dúvidas em relação ao que pode ser feito pela educação física e pela fisioterapia. Simoni

Oi Simoni, este tema tem despertado muito interesse em alguns profissionais da área na atualidade por ser um problema que quando mais cedo for detectado na vida do aluno, mais fácil e em menor tempo se conseguirá uma reeducação postural do mesmo. O Professor não deve ignorar a presença da educação postural em suas aulas, tendo como principal objetivo o fator preventivo, aplicando exercícios de desbloqueios, de equilíbrio corporal, de descompressão articular, alongamentos e fortalecimento das musculaturas.

A autora de um livro recentemente chegado as livrarias: Programa de Educação Postural (PEP), Ms. Érica Verderi, diz que "Torna-se importante a conscientização da criança em relação ao que seria uma postura correta e qual a melhor maneira de se estar minimizando todo o esforço pelo qual seu corpo é submetido nas infinitas atividades diárias" E ainda acrescenta que este programa deve ter como objetivo principal a aplicação de meios mais adequados para sanar e/ou prevenir os desvios posturais.

Papel do Profissional: Segunda a prof. Ms. Érica Verderi, em seu livro, o profissional de educação Física poderá atuar como um orientador na profilaxia dos desequilíbrios posturais de seus alunos ou até mesmo na reeducação motora de seus padrões posturais pois, através de sua aulas, deverá esclarecer seus alunos sobre a importância de um bom posicionamento da postura, quais as consequências na má postura, a importância da conscientização corporal, maneiras adequadas de se realizar determinadas atividades, posição mais adequada para dormir, sentar ou estudar, carregar mochila, possibilitando assim a aquisição de bons hábitos posturais que se estenderá por toda a vida.
Este professor ainda, deve, além de informar sobre os desequilíbrios posturais, desenvolver atividades educativas, globalizantes e autoconstrutivas para suprir todas as necessidades dos alunos e para que eles consigam adquirir uma harmonia corporal e uma boa qualidade física. Recomendamos o livro para informações complementares. Ed. Phorte.

Outro livro interessante:
Tito um professor muito especial - Autora: Patrícia Pimentel - Ed. Phorte
O livro aborda em linguagem simples dicas importantes de posturas e situações variadas no cotidiano. É voltado principalmente para o ensino básico.

Entramos em contato com a Profa. Lara Oliveira de Marchi, e ela lhe retorna o seguinte:
Olá, Simoni!
Fiquei muito feliz em saber que os professores de Educação Física Escolar estão se preocupando com isso, pois é possível fazer um belo trabalho com este tema. Eu trabalho especificamente com crianças, mas acho que talvez você deva procurar referências bibliográficas básicas que falem sobre as diferentes taxas de crescimento ósseo e as consequentes mudanças nas proporções corporais das crianças, pois assim, você paberá ver o que são alterações/desvios de posturas devido as novas adaptações exigidas com a mudança da estrutura corporal.
Deverá procurar também, referências que falem dos tipos de alterações e como elas são capazes de acontecer, então com isso, você poderá fazer uma avaliação dos seus próprios alunos e tentar criar atividades de acordo com as necessidades dos mesmos.

Na USP existe uma matéria sobre alterações posturais e respiratórias na infância e adolescência no curso de extensão universitaria de Educação Física Escolar.

Eu tenho uma apostila mas na edição de 1991. Ela fala sobre os mecanismos de regulação da postura, quais são as alterações posturais e suas causas e consequências, orientação nas atividades motoras,...Talvez se você entrasse no site da USP ou se fosse a
biblioteca de lá poderia encontrar uma versão mais atualizada.

Qualquer coisa entre em contato comigo que eu tento uma maneira de lhe mandar a apostila. Espero ter ajudado. Lara de Marchi

Contatamos também o professor Prof. César Augustus e ele lhe indica:
O corpo fala; Postualogia e procure sobre Síndrome do adolecente
Qualquer coisa escreva mais sobre sua dúvida mais detalhadamente que poderei responder,ok? abraço Prof.César

239. Dieta do ponto Z - 08/08/01
Gostaria de saber sobre a dieta do ponto z:
-que alimentos se enquadram nesta configuração de balanço de nutrientes?
-Onde podemos encontrar cardápios, pratos, lanches desta dieta (sem ser industrializados)?
-Gostaria de sugestões de cardápio? Obrigada! Aline - Estudante

Cara aline, sua pergunta já foi abordada anteriormente por nossa página mas, a fim de obter melhores informações contamos com a Ms.Cynthia Antonaccio , que nos atendeu prontamente, retornando o seguinte:

A dieta do Ponto Z parte de prática semelhante a dieta das proteínas. É um dieta desbalanceada, contra-indicada para esportistas e pessoas que se exercitam em academia.
Ela exclui alimentos importantes para atividade fisica, como os carboidratos.
Não poderia sugerir cardápios simplesmente por não concordar com esta abordagem.
O autor da dieta Bary Sears, em seu livro, traz sugestões de cardápios, e inclusive montou uma indústria americada de barrinhas e produtos The ZONE......Puro mercado!!!

Leia também: Dieta sem Carboidratos e do Ponto Z

240. Caldo-de-Cana é boa fonte alimentar para praticantes de Musculação?- 08/08/01
Gostaria de saber se o caldo-de-Cana "garapa" é recomendado como fonte alimentar para o trabalho de musculação-definição, devido ao seu valor energético elevado. Caso positivo, em que momento e quantidade deve ser tomado (antes, durante ou depois)? Quais os benefícios, se existem? Desde já, obrigado e parabéns pelo site. Jackson Kuerten - Bancário

Oi Jackson, que pergunta interessante ! Nossa equipe nunca tinha ouvido falar de pessoas que utilizassem este alimento no treinamento da Musculação. Mas vamos lá, quem vem lhe responder é nossa querida Ms.Cynthia Antonaccio. Veja o que ela nos traz:

O CALDO-DE-CANA é uma fonte riquíssima em sacarose...é um fonte de energia interessantissima para o funcionamento muscular sim... mas é pobre em nutrientes, como vitaminas, minerais... o que chamamos de caloria vazia! Portanto, não traz benefícios para a saúde. Porém, como energia rápida APÓS o TREINO, para repor o glicogênio depletado durante o exercício, É INTERESSANTE....
Durante o exercicio ela não é tão indicada, pois estudos indicam que a glicose, ainda que misturada com sacarose, é melhor tolerada e absorvida.
Lembre-se que após o desgaste do treino, os níveis de glicogênio muscular (carboidrato do músculo) estão depletados e o organismo facilita a entrada de carboidrato na célula, dispensando a necessidade de receptores como o GLUT 4 , em outras palavras, é melhor e mais indicado consumir carboidratos, inclusive caldo-de-cana após o treino da musculação, uma vez que o momento de reposição está facilitado, mais carboidrato será estocado, e o rendimento no próximo treino será melhor. O que por sim é um benefício para o exercício.
Espero ter sido clara, Atenciosamente. Cynthia Antoanaccio

241. Hipertrofia muscular no Body Pump... É possível? - 16/08/01
Meu nome é Alexandre, tenho 17 anos, sou praticante de Body Pump. Sabe-se que o Pump não acarreta a hipertrofia muscular. O que eu gostaria de saber no entanto é se eu manter uma dieta que visa a hipertrofia muscular, e fizer o Body Pump eu conseguirei aumentar minha massa muscular? É a base de suplementos?
Eu conseguirei? Obrigado

Oi Alexandre, me parece que já nos consultou no início de seu treinamento, certo? Ou estamos confundindo você? De qualquer maneira poderá dar uma olhada em uma resposta fornecida por nossa página para uma pergunta muito interessante sobre o assunto: Musculação, Body Pump e Hipertrofia
A fim de lhe esclarecer melhor, enviamos sua pergunta para alguns de nossos consultores e veja abaixo o que eles nos ensinam... Quando terminar de ler tudo o que cada um disse, terá condições de chegar a uma boa conclusão sobre o seu trabalho no Body Pump, boa sorte!

Prof. Luiz Moraes:
Amigo leitor e do CDOF! Essa questão é muito fácil. Quando se trata de corpo humano e seu funcionamento, muitas questões são discutíveis. Outras, não existe milagre e não tem muita discussão. Desenvolvimento de massa muscular e hipertrofia é uma delas. O sujeito tem que "pegar" pesado e cumprir um programa de treinamento baseado em séries, intensidade, peso, intervalos entre as séries e etc. Tudo orientado assim como uma dieta bem planejada de acordo com a carga de treinamento.
Body Pump é muito legal e dieta para hipertrofia só atinge os objetivos se o treinamento for destinado a isso. Da mesma forma, a dieta para o Body Pump é diferente também. Cuidado! Dieta inadequada você pode ganhar uns quilinhos, entrar num processo de catabolismo ou jogar dinheiro fora. Espero estar contribuindo.
Um grande abraço . Luiz Carlos de Moraes CREF1 RJ 003529

Prof. Leonardo Cabral ,

É importante que você faça uma alimentação adequada, com o objetivo de potencializar a hipertrofia. Recomendo que procure um profissional especializado em nutrição e um professor de educação física, a fim de maximizar seus resultados. Espero ter ajudado.
Prof.Leonardo F. Cabral

Prof. Fabrício Gontijo de Sá,
Caro (jovem) Alexandre:

Vamos tentar esclarecer suas dúvidas:
de acordo com a própria Les Mills International, o BodyPump é um programa de treinamento com barras, utilizando princípios de treinamento com peso livre modificado para o ambiente de treino em grupo. Como você é praticante, já tem idéia da filosofia da modalidade.
No tocante a hipertrofia muscular, pode-se dizer que o BP não é a melhor modalidade para atingí-la. Isto se deve ao fato de que a utilização de cargas é de baixa a moderada intensidade (10-50% da carga máxima - 1 RM, repetição máxima), com altos níveis de repetição executado por um período ininterrupto ( 3-5 minutos). Esta intensidade de treino proporciona mais resistência (que pode ser uma hipertrofia seletiva de fibras musculares tipo I - de resistência) do que propriamente o ganho de massa muscular. Mesmo com a dieta e suplementos visando aumento de massa, com este nível de intensidade o ganho de massa pode ser pouco ou quase nenhum. Há muitos outros fatores intervenientes. Bem por hora é só, meu caro.
--> procure seu instrutor para maiores esclarecimentos.
--> cuide da postura correta nas aulas, e
--> cuidado com a utilização inadequada de suplementos.
Fabrício G. Sá - Prof. de Educação Física.

242.Graus de amplitude do ombro e coluna vertebral - 21/08/01
Sou estudante de educação fisica e gostaria de saber quais são os graus de amplitude das articulações do ombro e da coluna vertebral, exemplificando cada uma . Muito obrigado!!Luiz Felipe

Oi Luiz, nossa equipe pesquisou e encontramos o seguinte:
No livro: Cinesiologia Clínica de BRUNNSTROM - L. Dom Lehmkuhl e Laura K. Smith, 1989- Editora Manole Ltda, os autores dizem que existem muitos manuais de valores para a amplitude normal de movimentos e que ainda não se estabeleceu uma tabela padronizada de acordo com a idade, sexo, constituição corpórea e tipo de movimento (ativo ou passivo). Assim, a medida mais acurada do movimento normal é a extremidade oposta do paciente, se estiver presente e saudável. E os exemplos abaixo podem ser usados para adultos normais e é conveniente lembrar durante a estimativa da quantidade de movimento normal presente(os valores entre parênteses são valores arredondados e encontrados na média das fontes de consulta):

OMBRO: Flexão 0°a 180° (150° a 180°)
             Extensão 0°
             Hiperextensão 0°a 45°(40° a 60°)
             Abdução 0°a 180° (150° a 180°)
             Rotação interna 0°a 90° (70° a 90°)
             Rotação Externa 0°a 90° (80° a 90°)

E no livro: Exercícios Aquáticos Terapêuticos, 1998 os autores informam o complemento:

COLUNA CERVICAL:
Flexão 30°
Extensão 30°
Flexão Lateral 40°esquerda 40° direita
Rotação 35° esquerda e 35° direita

COLUNA LOMBAR E TORÁCICA
Flexão 30°
Extensão 30°
Flexão lateral 35° direita e 35° esquerda
Rotação 45°

Isso é tudo !

 

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