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PERGUNTAS E RESPOSTAS ANTERIORES AO CDOF RESPONDE
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174. Limiar Anaeróbico - 26/04/01
Olá, minha dúvida é a seguinte: Existem várias maneiras de se determinar o Limiar Anaeróbio (AT) através de métodos não invasivos. O Método V-Slope é o mais simples? Francisco Assis - 26/04/01
Olá Francisco, para seu melhor esclarecimento e dos leitores vamos ver o que significa inicialmente Limiar Anaeróbico :
   Segundo KATCH and McARDLE, 1992, durante o exercício com rítmo estável, o O² suficiente é fornecido para e utilizado pelos músculos ativos. Nessas condições o ácido láctico não ultrapassa os valores de repouso. Entretanto, se o metabolismo aeróbico for insuficiente, a glicólise anaeróbica contribui para as demandas energéticas e forma-se o ácido láctico. Quase todo o ácido láctico gerado durante o metabolismo anaeróbico é tamponado no sangue pelo bicabornato de sódio e o dióxido de carbono liberado nessa reação de tamponamento é expelido na atmosfera à medida que o sangue venoso penetra nos pulmões. Essa acidose metabólica é chamada de LIMIAR ANAERÓBICO, ou seja, é a capacidade máxima de absorção de O² durante cargas de resistência (Weineck,1989). Ele pode ser identificado em exercícios submáximos da seguinte maneira:

Um aumento no ácido lático sanguíneo (amostras de sangue);
Uma redução correspondente no pH sanguíneo (amostras de sangue);
Um aumento na relação das trocas respiratórias (R) devido a liberação do "excesso"de CO² no processo de tamponamento (análise da troca respiratória);
Um desvio na linearidade da relação entre consumo de O² e ventilação devido ao poderoso estímulo ventilatório proporcionado tanto pelo aumento na acidez quanto pela liberação de CO² através do tamponamento (mensuração contínua da ventilação durante o exercício).

A vantagem do teste de Limiar Anaeróbico é que para alguns indivíduos os testes máximos são contra-indicados.
Pedimos ajuda para alguns consultores e veja o que eles respondem:

Prof. Luiz Carlos de Moraes,

   Amigo leitor e do CDOF! O Limiar Anaeróbio (LA) sem dúvida nenhuma é uma das mais importantes avaliações na prescrição do exercício, principalmente a médio e longo prazo, podendo ser desde os mais simples até os mais complexos e mais fidedignos.
Claro que, em primeiro lugar é preciso saber para quem é o teste e qual a atividade motora visada para se empregar o teste certo para a pessoa certa.
Conceitualmente, (LA) é definido como nível de trabalho acima do qual começa a se acumular o lactato na musculatura impedindo a continuação da atividade. Ou seja, quando se tem a sensação dos músculos "travados" e essa situação tem correspondência com VO² Máx.

Segundo MacArdle, o (LA) ocorre entre 50 a 60% do VO² Máx. nos indivíduos sedentários ou não condicionados. Nos atletas e bem condicionados o (LA) situa-se acima dos 70% do VO²Máx.

Sendo assim, o método mais confiável é através da medida direta do lactato sangüíneo com a coleta de sangue após estímulos progressivos. Só que este é um método relativamente caro e trabalhoso.

Pode-se estimar (LA) através de fórmulas calcadas em testes de VO² Máx. Os mais simples ainda são o de COOPER o de CONCONI ou o ergométrico com protocolos máximos. É importante lembrar que VO² Máx. é usado para medir a "potência" aeróbia e (LA) a "eficiência do sistema aeróbio".

CONCONI(Francesco Conconi - médico fisiologista italiano): O teste visa fixar o ritmo a ser empregado nos treinamentos e competições, especialmente de longa duração a partir da freqüência cardíaca máxima conseguida durante os 3.200 metros do teste. Começando numa velocidade confortável, o atleta procura aumentar o rítmo em 2 segundos a cada 200 metros e registrar a variação da freqüência cardíaca no monitor Polar (o mais usado). Nos registros transformados em gráficos observa-se um aumento linear de freqüência proporcional até o limiar anaeróbio.
Daí em diante, o atleta começa a sentir os efeitos do acúmulo do lactato no sangue entrando na faixa anaeróbia. A freqüência cardíaca foge da linearidade e a fadiga será a conseqüência natural.

Esse tempo que o indivíduo suporta em anaerobiose serve, por exemplo, no caso de atletas, para se traçar a tática de corrida. A quantos metros da linha de chegada pode-se dar uma arrancada e vencer a competição.

O teste de Conconi, claro, atende principalmente à avaliação para quem pretende caminhar ou correr. No caso em questão, os valores de freqüência cardíaca não ficam amarrados à idade e é bom que se diga. Esses valores mudam conforme o condicionamento sugerindo avaliações periódicas. Outro ponto a ser lembrado, em se tratando de corpo humano, é que nenhum método de avaliação pode ser considerado 100% fiel.

COOPER ou 12 minutos - O resultado da distância percorrida é usada na fórmula que fornece a medida de consumo de oxigênio: VO² Máx.= D-504:45 Onde "D" é a distância percorrida. O simples resultado da distância é analisado em tabela bastante difundida que classifica o condicionamento:
Muito Fraco, Fraco, Aceitável, Bom e Excelente.

Bom, entendo que o objetivo de se buscar o (LA) seja o da prescrição do exercício e Freqüência de Treinamento (FT). Sendo assim existem também fórmulas atribuídas a Karvonen. FT a 60% = (FCMáx-FCRepouso)x0,60+FCRepouso.

O método por você citado não tenho experiência e por isso não posso opinar. Acredito que os outros consultores completarão a minha resposta. Espero ter ajudado. Um grande abraço !
Moraes CREF/1 RJ003529

Dr.Antonio Casella Filho:

Olá Francisco! Em relação à sua pergunta sobre se o método de V-Slope seria o método não invasivo mais simples para determinação do limiar anaeróbico, a resposta é positiva até o momento. Vamos começar tentando entender como foi a evolução da realização deste método.
   Como já foi dito pelo outros consultores,o limiar anaeróbico é muito importante na análise de um trabalho de esforço muscular. Considera-se que este limiar anaeróbico, também chamado limiar de lactato, acontece quando num esforço muscular progressivo, existe um rompimento da elevação gradual e sistemática do ácido láctico sanguíneo. Supõe-se que neste momento os mecanismos anaeróbicos se façam predominantes no metabolismo muscular com conseqüente aumento da produção de lactato.
   Como os níveis de ácido láctico são responsáveis pela fadiga muscular, torna-se importante a sua determinação tanto para análise de um desempenho de endurance como para a prescrição de um treinamento, pois maiores limiares anaeróbicos significam melhores desempenhos musculares. A dificuldade entretanto é obter-se uma determinação fácil e precisa do ponto de inflexão da curva de anaerobiose.
   O método de análise mais preciso é a determinação da concentração sanguínea de acido láctico em protocolos de esforços ergométricos progressivos. Entretanto a necessidade de um procedimento invasivo limita a sua aplicação de forma mais ampla.
   Dentre os vários métodos não invasivos propostos para determinação do limiar anaeróbico, alguns inclusive de complexas formulas matemáticas, está o chamado "limiar ventilatório" que parece ser o de mais simples aplicação prática. Fundamenta-se na presunção que os íons hidrogênio provenientes do aumento sérico do acido láctico estimulariam corpos carotídeos específicos, promovendo estimulo a um aumento ventilatório para maior troca gasosa pulmonar.
   A realização pratica faz-se através de ergoespirometria pela análise da relação entre ventilação expirada (VCO2) e captação de oxigênio (VO2).
   Durante a fase inicial de exercício de intensidade progressiva e constante, a produção de CO2 é crescente e relativamente linear e paralela ao consumo de oxigênio - VO2. O limiar anaeróbio, através da ergoespirometria, pode então ser identificado através do registro do ponto em que se inicia a exacerbação da produção de CO2. Tal observação decorre do tamponamento sangüíneo do ácido lático pelo bicarbonato resultando H2O e CO2, como elementos finais.
   O CO2 produzido em relação ao oxigênio consumido - VCO2/VO2 - relação denominada quociente respiratório, é utilizado na ergoespirometria como uma das referências na identificação do limiar anaeróbio.
Beaver (1986) por intermédio de cálculos de regressão desenvolveu o chamado método "V-Slope" que nada mais é que a determinação do ponto desta inflexão da curva do relacionamento de VCO2 e VO2 (limiar ventilatório) obtida dos fluxos de gases respiratórios durante um teste de esforço físico. Posteriormente Sue e cols (1988) conseguiram simplificar um pouco mais a análise destes dados sem implicar em muita perda de correspondência estatística segundo comprovação de Schneider e cols (1992).
   Espero ter conseguido responder tua pergunta. Segue abaixo uma lista bibliográfica onde você poderá melhor aprofundar esta questão. Um abraço. Dr.Antonio Casella Filho.

Bibliografia:
Salvador Serra -Considerações sobre Ergoespirometria-Arquivos Brasileiros de Cardiologia 68(4):,1997
Caiozzo VJ, Davis JA, Ellis JF, Azus JL, Vandagriff R, Prietto CA, McMaster WC.-A comparison of gas exchange indices used to detect the anaerobic threshold.-J Appl Physiol. 1982 Nov;53(5):1184-9. Wasserman K.-The anaerobic threshold measurement to evaluate exercise performance.-Am Rev Respir Dis. 1984 Feb;129(2 Pt 2):S35-40. Powers SK, Dodd S, Garner R.-Precision of ventilatory and gas exchange alterations as a predictor of the anaerobic threshold.-Eur J Appl Physiol Occup Physiol. 1984;52(2):173-7. Beaver WL, Wasserman K, Whipp BJ.-A new method for detecting anaerobic threshold by gas exchange.-J Appl Physiol. 1986 Jun;60(6):2020-7. Sue DY, Wasserman K, Moricca RB, Casaburi R.-Metabolic acidosis during exercise in patients with chronic obstructive pulmonary disease. Use of the V-slope method for anaerobic threshold determination.-Chest. 1988 Nov;94(5):931-8. Wasserman K, Beaver WL, Whipp BJ.-Gas exchange theory and the lactic acidosis (anaerobic) threshold.-Circulation. 1990 Jan;81(1 Suppl):II14-30. Iellamo F, Legramante JM, Raimondi G, Fe A, Massaro MC, Peruzzi G, Tallarida G.-A comparison of the parameters used in determining the anaerobic threshold by a computerized analysis of the indices of breath-by-breath gas exchange.-Cardiologia. 1991 Dec;36(12):971-9.

Até outro dia !

175. Frequencímetro (Monitor de Frequência Cardíaca)- 26/04/01
Qual seria a importância de um frequencímetro cardíaco para o desempenho fisico e treinamento? Qual seria o mais indicado e quais recursos ele teria que possuir ? Jefferson - Estudante.

Olá Jefferson, a função do frequencímetro é medir e controlar a Frequência Cardíaca durante o exercício, eliminando a incerteza da percepção da intensidade do treinamento feita pelo método manual. Ele lhe dá uma avaliação "precisa" da intensidade de seu esforço.

A tecnologia a cada dia vem aprimorando recursos mil para atender e dar praticidade ao atleta e aluno durante as atividades físicas. Existem Monitores de Frequência Cardíaca com diversas funções para atender o usuário de acordo com sua modalidade praticada.

Existem os monitores simples que apenas vêm com o os valores da frequência cardíaca e você próprio deve acompanhar para ver se não está indo além ou aquém do que deveria. Existem outros que você poderá configurar previamente sua Zona Alvo de Treinamento e o próprio monitor lhe avisa quando esses valores são extrapolados. Indo até aqueles bem sofisticados com transferência de dados para o computador, etc...E por aí vai... Você é quem vai decidir o mais indicado para você de acordo com sua atividade e necessidades, com o próprio revendedor.

Alguns sites de revendedores:
Endurance
Phorte
TBW- o e-mail: romattar@ensino.net (não sabemos o site), eles representam a Cardiosport

Leia um pouco mais sobre o tema antes de adquirir o seu:

Como medir sua pulsação e calcular sua Zona Alvo de Treinamento
Cálculo da Zona Alvo de Treinamento - F.C. Mínima e Máxima
Como medir a intensidade do esforço no exercício.

Fica nosso abraço.

176. Leg Press e Leg Master - 28/04/01
Gostaria que me esclarecessem sobre a musculatura trabalhada nas diversas angulações do leg press e leg master . Allan Soares - Estudante de E.F.

Olá Allan, repassamos sua pergunta para o Prof. Leandro Lazzareschi, Educador Físico, Fisioterapeuta da AACD e Especialista em Reabilitação Cardíaca e veja o que ele nos instrui:

Tentarei ajudar. Bem , para se ter uma exatidão da musculatura trabalhada nos diversos ângulos, faz-se necessário exames detalhados. Pois aí, dependeríamos de uma análise praticamente isocinética de movimento e com auxílio de eletroneuromiografia.
Mas, basicamente, no :

LEG PRESS INCLINADO: trabalhamos todo o conjunto muscular da " coxa". Quadríceps ( Vasto medial, Vasto intermédio, Vasto lateral e Reto da coxa ), Gluteo máximo, Bíceps da coxa - cabeça longa Bíceps da coxa - cabeça curta, Semitendinoso,Semimembranoso.

Posicionamento dos pés:
Pés posicionados paralelamente no alto, sobre a plataforma:
- intensa solicitação dos glúteos e dos posteriores da coxa;
Pés posicionados paralelamente baixo sobre a plataforma:
- intensa solicitação do quadríceps;
Pés afastados (rotação externa) :
- intensa solicitação dos adutores;
Pés próximos :
- intensa solicitação do quadríceps;

LEG PRESS HORIZONTAL E INCLINADO HORIZONTAL :
Horizontal:
+ ou - 60% quadriceps
+ ou - 20 % musc. posterior
+ ou - 20% glúteo
Inclinado:
+ ou - 35% quadríceps
+ ou - 35% musc posterior
+ ou - 30 % glúteo.
   Esses percentuais são variáveis, de acordo com cada aluno e forma correta de execução, podendo sofrer alterações e ainda,devendo ter cuidado com extremidades articulares (Joelhos) e coluna, durante a execução do movimento.

Espero ter ajudado. Um abraço. LEANDRO LAZZARESCHI ENOKA, ROGER M.


- Bases Neuromecânicas da Cinesiologia. Ed. Manole, 2000. DELAVIER, F.
- Guia dos Movimentos de Musculação. Ed. Manole, 2000. WIRHED,R.
- Atlas de Anatomia do Movimento. Ed. Manole,1986.
Site em Inglês : Clique Aqui
Boa Sorte !

177. Portadores de Paraplegia e Atividades - 30/04/01
Quais as melhores atividades psicomotoras para portadores de paraplegia e como aplicá-las de forma correta ? Paulo Krause Junior - Estudante de E.F.
   Oi Paulo, repassamos sua pergunta para um de nossos consultores o Prof.Pedro Américo de Souza Sobrinho, Prof. da EEF UFMG, especialista em reabilitação pelo Instituto de Reabilitação e Esportes Para Portador de Deficiência de Colônia (Alemanha), Mestre em Ciência da Educação (Frankfurt) e Doutorando em Reabilitação, etc... e veja o que ele gentilmente nos retorna:

Tudo jóia com vocês? Para responder a pergunta, deve-se saber antes qual a altura da lesão, por exemplo se é uma paraplegia ou uma tetraplegia, uma paraparesia ou uma tetraparesia, bem como se o grupo é misto (pessoas com diferentes niveis de lesão); qual a faixa etária, interesses, tempo transcorrido após a lesão; se as atividades serão realizadas em hospital, escola, casa ou clube, etc.

Em princípio os paraplégicos, em boas condicões de saúde e devidamente preparados fisica e tecnicamente, podem praticar qualquer modalidade esportiva (atletismo, natacão, basquete em cadeira de rodas, musculação, tenis de mesa e de campo, etc, etc, etc). Podendo praticar qq. modalidade esportiva, é mais lógico ainda que possam praticar atividades psicomotoras. Com isto nao estou dizendo que esporte nao tenha uma açao psicomotora! Por outro lado, sou de opinião que paraplégicos nao devem ser liberados para aulas de educação fisica e pratica esportiva caso não apresentem um atestado médico de aptidão para a educacao fisica ou para a prática esportiva (natação, musculação, atletismo, etc).
Devem ser considerados ináptos os paraplégicos que:
Tiverem escaras (úlceras de decúbito);
Dor;
Febre;
Processos inflamatórios;
Não estiverem aclimatados ao calor e quando a atividade for realizada em locais quentes ou abafados, etc.
Recomendo a leitura, por exemplo, do meu livro O Esporte na Paraplegia e Tetraplegia.
Em junho o SESI de Belo Horizonte estará promovendo um curso sobre esporte para pessoas portadoras de deficiencia. Informações podem ser obtidas com o Prof. Agenor, e.mail: costafilho@fiemg.com.br.
Estou organizando vários cursos sobre esporte para portadores de deficiencia, que serão realizados este ano (2001),em Belo Horizonte, Ipatinga, Juiz de Fora e Barbacena. Pré-requisito: ser formado em educação fisica. O projeto relativo a estes cursos, num total de 28 e destinados a profissionais (cada um na sua área) de arquitetura, engenharia, educação fisica, fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional, esta tramitando administrativamente na UFMG. Tão logo seja assinado o convênio, será divulgado no CDOF . Um abraço, Pedrinho

178. O que é Movimento? O que é Exercício? - 01/05/01
Sou estudadnte de Educação Física pela UFC, e gostaria de saber: O que é Movimento? O que é Exercício? Faz parte de uma pesquisa desenvolvida pela net. Obrigado. Jpaulo - Estudante.
   Olá Jpaulo, a fim de colaborar com sua pesquisa, procuramos em alguns livros e enviamos a pergunta para a maioria de nossos consultores e as respostas ,provavelmente, chegarão aos poucos. Veja abaixo a primeira contribuição do Prof/Ms. Rodolfo Novellino Benda, prof. de Aprendizagem Motora e Iniciação Esportiva do EEF UFMG:
Prezados Senhores. Como estudioso da área de comportamento motor sinto-me na obrigação de responder a primeira pergunta, que é um conceito discutido na área. Newell (1978) define MOVIMENTO como o deslocamento do corpo ou parte do corpo no espaço. Uma definição baseada no conceito clássico da física. A principal diferenciação que é realizada é que existem diferentes tipos de movimento, sendo a intenção um importante diferencial para as definições de habilidade motora e ação (disponíveis nos livros-texto da área). Sobre a pergunta relacionada ao exercício, deixo-a para outros profissionais mais competentes que eu. Sempre à disposição, Rodolfo Benda.

Nossa pesquisa:
Longman,1983 (Dictionary of American English):
Exercício: uso de qualquer parte do corpo ou mente para em função da evolução e fortalecimento.
Movimento: É o ato de mover-se ou ser movido.
Kurt Meinel,Motricidade I:
Movimento: São ações, dentro de uma unicade fechada de atividade, que realizarão um objetivo consciente escolhido, em função de uma decisão voluntária.

Vamos aguardar futuras contribuições ok? Até breve!

179. Complexos Esportivos/História da E.F. - 05/05/01
Sou estudante de arquitetura da universidade de Cruz Alta, e estou em busca de informações sobre "Complexos Esportivos", como surgiram os primeiros, onde se originaram, qualquer informação seria de grande ajuda. Igor
   Oi Igor, A fim de colaborar com sua pesquisa consultamos um livro que no futuro pode tentar pegar na biblioteca de E.F. de sua cidade que fala sobre a história da Educação física no brasil:
Educação Física Progressista - Paulo Guiraldelli Júnior - Edições Loyola. Lá vai poder constatar o seguinte:
A educação física teve diversas fases ao longo dos anos e fatos marcantes na história do brasil fizeram com que as coisas fossem aparecendo. Ela se subdvide em :

E.F. Higienista (até 1930)= A prática da E.F. é enxergada como necessária para a saúde e assepsia social e saneamento público, na busca de uma sociedade livre de doenças, através da disciplina escolar.
E.F. Militarista (1930-1945)= Nesta época a E.F. tinha o papel de formar indivíduos obedientes e adestrados. O objetivo maior era o "aperfeiçoamento da raça" ou forjar "máquinas humanas" através dos desportos. Nesta época foram criados os grandes centros de cultura física, ginástica olímpica, treinamentos especiais de artes marciais para o adestratamento do homem para as batalhas.
E.F. Pedagogista (1945-1964)= Uma nova fase da educação Física que busca integrar uma disciplina educativa por excelência através da escola. A ginástica, a dança e o desporto são meios da educação do alunado com a finalidade de ensinar regras de convívio democrático e de preparar as novas gerações para o altruísmo, o culto a riquezas nacionais, etc...
E.F. Competitivista (pós 64)= Nesta época a E.F. é colocada como apêndice de um projeto que privilegia o treinamento desportivo para o Esporte de auto nível.
E.F. Popular (após II guerra mundial)= Nesta época iniciaram as preocupações com as reinvindicações dos partidos populares e dentre elas entrou a E.F. em função da ludicidade, da solidariedade e a organização e mobilização dos trabalhadores na tarefa de construção de uma sociedade efetivamente democrática.

Portanto, acreditamos que os complexos tenham surgido no Brasil, inicialmente, na época militarista, nos quartéis,devido aos grandes preparos para as guerras e de onde tudo progrediu para a Educação Física atual voltada para diversas áreas na vida dos indivíduos. Mas, na verdade eles surgiram há muito tempo atrás, mesmo antes de cristo. Entre no site: http://enciclopedia.zip.net/med2000/default.html e entre com a palavra ginásio e em seguida em ginástica que vai ter um texto muito bom sobre o assunto. Pode também pesquisar sobre o surgimento das piscinas aqui
Boa sorte !

180. A Glutamina causa células tumorais? 11/05/01
A glutamina é o aminoácido mais abundante do corpo humano. A inclusão deste aminoácido na dieta poderia induzir o crescimento de células tumorais? Mirna Nogueira.
   Oi Mirna, levamos sua pergunta para alguns consultores e o Dr.Antonio Casella Filho, Médico Pela UFP, Mestre em Clínica Médica - Cardiologia pela FMRPUSP e professor de graduação da Faculdade de Medicina,gentilmente nos retornou o seguinte:

Sobre a pergunta da possivel indução de crescimento tumoral e a glutamina, não tenho no momento nenhuma informação, porém é passivel de suposição que não, pois um crescimento exacerbado de tecido necessita de muitos elementos, assim como de vários aminoácidos. Tentarei entretanto achar algum trabalho cientifico sobre o assunto.

Leia ainda:
A Creatina e a Glutamina

Fique atenta para futuras atualizações ok Mirna? Fica nosso abraço.

 

 

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