Home |CDOF Responde | Cadastro de Usuários | Cadastro de Consultores|


 

Dom, 21/12/08 9:33

PERGUNTAS E RESPOSTAS ANTERIORES AO CDOF RESPONDE
CONSULTORIA GRATUITA CDOF

Obs: para procurar pelo tema utilize o sistema de busca

1249. Benefícios musculares e as possíveis lesões nas aulas de Body Combat, Aeroboxe e Taebo - 16/09/2004
Gostaria de saber quais os benefícios musculares e as possíveis lesões nas aulas de Body Combat, Aeroboxe e Taebo?Vilmar Ribeiro
Oi Vilmar, veja o que nos sugerem os consultores abaixo:
Prof.ª Claudia Maria Lima(currículo):
    Olá Vlmar! As aulas de Body Combat, Aerobox e Taebo são aulas que trabalham toda a musculatura do corpo, além de desenvolver: coordenação motora, condicionamento cardiorespiratório, vascular, agilidade, e definição muscular. Aulas bem elaboradas podem te oferecer muito, e você percebe os ganhos em pouco tempo. O professor deve orientar o modo correto de execução dos movimentos, como:
• Iniciar sempre com um bom alongamento e aquecimento, elevando a FC e preparando a musculatura para o esforço.
• não exagerar nos golpes estendendo exageradamente braços e pernas nos socos e chutes, evitando lesõs nas articulações, (deixar sempre em semiflexão)
• contrair o abdômen dando estabilidade a coluna (uma das maiores preocupações),
• Usar um tênis com amortecedor seria ideal, evitando impacto.
• Nunca parar bruscamente no meio da aula (se sentir cansaço ou FC muito alta, marche no lugar, recupere e volte se se sentir confortável).
• Água, antes, durante e após a atividade
• Volta a calma, para não sofrer queda brusca da FC
• Exercícios abdominais, circuitos ou locais (dependendo do tipo de aula que você for fazer e estilo do professor).
• Um bom alongamento para finalizar.
    Certamente, tomando esses cuidados básicos você aproveitará muito mais a aula e seus benefícios. Uma aula de taebo por exemplo, bem executada, pode-se perder de 500 a 800 kcal e os resultados aparecerão com certeza.
Espero ter ajudado, ótimas aulas e sucesso! Claudia Lima

Prof. Luiz Carlos de Moraes(currículo):
    Olá Vilmar! Os procedimentos no tratamento com o aluno novo em qualquer academia séria começa com a anamnese, encaminhamento a exames médicos e avaliação funcional. O resultado disso tudo é o que vai resultar na indicação do exercício, séries, cargas e repetições de acordo com os objetivos do aluno. Todas as atividades oferecidas em academia são benéficas não existindo atividade contra-indicada e sim, pessoas que não podem ou não devem fazer esse ou aquele exercício. A proposta das atividades citadas são de melhora na agilidade, descontração, resistência muscular localizada, definição muscular, coordenação motora, emagrecimento entre outras. Como essas aulas são de intensidade mais altas e mais repetições baseadas nos chamados Mix, os risco de lesões existe se não observadas as regras de segurança da aula ou o aluno não estar preparado para a aula específica. O que importa é saber se a intensidade do exercício está ou não na medida certa do aluno. Postura inadequada, execução incorreta, intensidade recomendada a cada aluno e o controle da aula, isso cabe ao profissional que está ministrando. Ele, querendo ou não, é o responsável por tudo que acontece dentro do seu espaço e deve ter conhecimento, experiência e bom senso suficiente para permitir ou não a participação desse ou aquele aluno na sua aula. Em resumo. Todas as atividades são tão boas os tão ruins quanto. Depende do aluno e o bom entendimento com o professor. Espero que a resposta atenda. Prof. Moraes


1250. Posso fazer 2 aulas de Pump por dia ? - 16/09/2004
Pratico o Body Pump 3x por semana(seg, qua, sex) e gostaria de saber se posso fazer 2 aulas de Pump por dia, de manhã e a tarde, por exemplo? Quais as consequências que posso enfrentar? Grata, Graziela!
Graziela, em atenção a sua questão nossos consultores retornam o seguinte:
Prof.ª Claudia Maria Lima(currículo):
    Olá Graziela! Fazer duas aulas de Body Pump por dia vai depender do seu condicionamento físico, não há problema algum se estiver bem condicionada, mas o ideal seria ter um tempo maior de recuperação. As consequências vão depender de como você executa cada movimento (se a carga é adequada, se a amplitude do movimento está correta etc), se bem executado não sofrerá. Não esqueça que alimentar-se corretamente também é importante para se chegar ao objetivo, quanto mais se exercita, ganha-se mais massa muscular e tais músculos precisam de energia, que é adquirida através da alimentação. Espero ter ajudado, boas aulas e sucesso! Claudia Lima
Profa. Eliane Cocurocci(currículo):
    Graziela, pelo o que eu li a seu respeito, acredito que você está com uma boa carga de treinamento muscular por semana, fazendo Body Pump 3 vezes na semana. Desaconselho você fazer duas aulas por dia, pois isso trará fadiga muscular e mais pra frente lesões por excesso de repetição, saindo então do objetivo proposto das aulas de Body Pump, que seria resistência muscular localizada. Sem exageros e com bom senso, você alcançará seus objetivos com mais segurança e livre de possíveis lesões.
Eliane Cocuroci
Prof. Luiz Carlos de Moraes(currículo):
    Olá Graziela, Qualquer atividade física por mais prazerosa que seja deve-se ter bom senso em praticar. “A dose faz o veneno”. Ou seja, as aulas de Pump que você está fazendo está trazendo benefícios para você, razão do seu entusiasmo. Fazer duas vezes por dia pode trazer conseqüências desastrosas tais como lesões por excesso. Aí não vai ser a atividade que causou a lesão e sim a falta de bom senso. Sugiro, já que você dispõe de tempo e gosta de academia, a fazer outras atividades que possam completar o Body Pump. Converse com os professores na academia sobre isso.
Espero que a resposta atenda. Prof. Moraes


1251. Aula de hidro em piscina com profundidade de 1 metro - 16/09/2004
Estou morando aqui em portugal e estou dando aulas de hidro, mas estou com alguns problemas...a piscina que trabalho tem apenas 1m de profundidade, e essas aulas são para pessoas da 3a idade. A minha dúvida é, será correto fazer hidroginástica em uma piscina de apenas 1m de profundidade (água na cintura)? Como se trabalhar membros superiores nesse tipo de piscina? A coluna cervical não ficará sobrecarregada nos exercícios? Estou com essas dúvidas pois aqui em lisboa eles ainda são um pouco arcaicos nisso...e nunca trabalhei em uma piscina dessa profundidade, tenho medo de bater de frente com os professores de educação física daqui. Alex simões - Lisboa - Portugal
Alex, quem participa a Profa. Diana Primo - Pós-graduanda em Musculação pela UVA, veja o que ela lhe retorna:
    Oi Alex, sua dúvida tem fundamento sim, pois é bem fácil perceber que em uma aula de hidroginástica ministrada em piscina de 1m pode-se comprometer muito a execução dos movimentos e seu objetivo com a aula. Bom, partindo-se do princípio de que estamos lidando com uma atividade chamada Hidroginástica, todo o exercício deve ter como meio a própria água, ou seja, é nela que a atividade vai se desenvolver.
    Ao ministrar sua aula em piscina desta profundidade, com a água pela cintura (ou até abaixo, dependendo da altura do praticante), apenas membros inferiores estarão sendo realmente beneficiados pela sobrecarga "água". No meu ponto de vista, para que você consiga introduzir movimentos de braços e tronco, trabalhando o corpo como um todo, teria que baixar a estatura dos seus alunos para forçar a imersão(transferência para plano baixo). Para isso, eles teríam que se agachar ou ajoelhar até que a água chegue à altura dos ombros. E tratando-se de idosos, muitos deles não sabem trabalhar no plano baixo e acabam forçando uma postura cifótica para mergulhar os braços e tronco na água, pendendo o corpo para frente, comprometendo o equilíbrio e causando problemas posturais ao longo do tempo. Isso é muito complicado, já pensou se você tem algum aluno herniado, ou que possua prótese de joelho ou quadril em sua turma? O que não seria incomum. Geralmente, também em turma de idosos, encontramos alunos com osteoporose que precisam da segurança da água até a altura do peito para evitar quedas e escorregões.
    No livro Exercícios Aquáticos Terapêuticos - NORM HANSON e ANDREA BATES, os autores sugerem que a profundidade da piscina se ajuste ao programa proposto e ao objetivo. Que esteja em profundidade fixa, não mais alta do que a altura do peito.
    Também, no livro Manual do Profissional de Fitness Aquático - AEA - Shape - 2001, os autores sugerem que a maioria dos exercícios em piscina rasa seja feito com a água na altura do peito e que o ideal é que tenha ligeiro declive para acomodar alunos de diversas alturas. Ainda menciona que a profundidade da água tem efeito sobre o impacto, o controle dos movimentos e alinhamento postural. E que nos exercícios de águas rasas, quando a piscina é rasa demais, há aumento de impacto e redução da capacidade do aluno para utilizar os braços, de forma eficiente dentro d'água.
    Outras considerações ainda devem ser avaliadas, como as respostas fisiológicas. Veja na sugestão do leia mais.
    Portanto, use o seu bom senso, e faça sugestões aos seus colegas de forma a melhorar a qualidade do trabalho oferecido por seu estabelecimento. Toda quebra de paradígmas causa alguma discussão, mas sempre traz resultados positivos se a razão imperar e for para o bem de todos! Boa sorte ! Profa. Diana Primo.

Leia mais:
Alterações fisiológicas da profundidade da água e altura ideal pra idosos


1252. O Colete de Deep Water pode ser colocado virado para frente ?- 20/09/2004
A minha dúvida é o seguinte, nas aulas de Hidro Deep, a utilização do colete pode ser usada de forma contrária? Pois o colete em pessoas magras demais, sobe, mas se colocássemos o colete ao contrário teria algum tipo de problema? Afetaria a coluna? Obrigado. Alex
Alex, mais uma vez a Profa. Diana Primo - Pós-graduanda em Musculação pela UVA, tenta lhe ajudar retornando o seguinte:
    Olá Alex, Segundo o manual da Aquajogger Water Workout Gear, manual original dos equipamentos de Deep Water da Aquajogger, EUA, o colete deve ser ajustado na cintura, ou seja, abaixo das costelas de maneira tal que fique justo (quase apertado) a ponto de não subir. E quando o aluno entra na água ele se afrouxa um pouco. E o lado adequado é a parte oval nas costas virada para cima para proteger a coluna e criar um equilíbrio no deslocamento. O manual sugere que a posição do colete pode ser invertida para frente apenas para nadadores e mergulhadores que irão ficar na posição horizontal o tempo todo. Mas ressalta que pessoas baixas com tronco pequeno podem se sentir mais confortável com a parte ovalada para frente. Portanto, se isso ajudar e não atrapalhar o desempenho dos exercícios da aluna...
    Bom, alex, nos EUA eles já vendem o colete de Deep Water infantil e em tamanhos menores que facilitam muito nesse tipo de problema, mas no Brasil infelizmente os fabricantes não oferecem.
    Não sei se você já conhece, mas a Speedo lançou recentemente um colete inflável para exercícios Deep Water, parece com uma boinha de criança que pode ser inflado com a boca mesmo, e é feito em gomos que são atados na cintura por um cinturão. Talvez sua aluna queira adquirí-lo por conta própria para facilitar seu treinamento. Ela encontrará em casas de esportes que tenham materiais para hidroginástica.
Atenciosamente.
Diana Primo - CDOF

1253. O Ciclismo atrapalha os resultados da Musculação ?- 20/09/2004
Pratico musculação e estou satisfeito com o resultado. Alguns amigos me convidaram para praticar ciclismo. Uma atividade pode atrapalhar a outra ? Ou seja, pedalando, perderei peso e medidas ganhos na musculação? Pensei em pedalar de uma a duas vezes na semana e praticar musculação 3 dias. Antecipadamente agradeço a atenção !! Abraço. Julio
Olá Júlio, o retorno e esclarecimentos vêm de dois de nossos consultores, veja a participação deles:
Profa. Eliane Cocurocci(currículo), veja o que ela nos traz:
    Julio, Com certeza suas participações na prática do ciclismo irão influenciar no peso e na composição corporal. Caso queira combinar essas duas atividades, aconselho você a procurar uma profissional na área de nutrição, para ajudá-lo com uma dieta reforçada, onde a pratica do ciclismo não interfira na perda de massa magra do seu corpo atual.
Eliane Cocurocci
Prof. Msd. Felipe Pivetta Carpes (currículo):
   Prezado Júlio. Fico feliz em saber que você está praticando uma atividade física com regularidade. Quanto a você praticar ciclismo, pode ficar tranquilo. Sua sugestão de rotina é muito boa, faça musculação 3 dias na
semana (procure fazer em dias alternados) e pedale nos outros, dependendo da distância que você vai pedalar, podes diminuir a intensidade dos exercícios para os membros inferiores. Você não irá perder massa muscular por pedalar,
do contrário, irá fortalecer seus músculos e articulações, além de variar um pouco a atividade. É isso, siga em frente. Abraço.


1254. Quais os riscos de se caminhar com tornozeleiras?- 20/09/2004
Essa prática poderia levar a uma lesão articular? Andréia Cristina de Oliveira
Oi Andréia, boa pergunta! Temos certeza que o Prof. Msd. Felipe Pivetta Carpes (currículo), esclarecerá também a dúvida de outros usuários.
    Prezada Andréia, O ato de caminhar é um exercício, embora fácil para uma pessoa sadia, muito complexo. A prática de caminhar com tornozeleiras infelizmente é muito observada no dia-a-dia por nós profissionais, porém, as pessoas que o fazem correm grandes riscos. Em relação as articulações, imagine o impacto aumentado por essa sobrecarga quando em contato com o solo. Talvez uma pessoas não se lesione caminhando uma ou duas vezes com essas tornozeleiras, mas a prática constante poderá levar desde desconfortos (como bolhas e hematomas) até uma lesão articular grave, uma
tendinite, artrite ou até mesmo a uma fratura de calcâneo, dependendo da sobrecarga. Dessa forma em hipótese alguma deve-se usar tornozeleiras para caminhar, salvo exceções como em etapas de reabilitação, que devem estar sendo
supervisionadas por um profissional capacitado para isso. Abraços. Prof. Felipe


1255. Pernas inchadas com a corrida - 21/09/2004
Comecei a correr(trotar) e estou sentindo que minhas coxas parecem estar inchadas. Isso ocorre de fato ou pode ser um problema? Valéria Virginia dos Santos
Valéria, veja o retorno de nossos consultores:
Prof. Luiz Carlos de Moraes (currículo):
    Olá Valéria! É muito difícil saber se isso está realmente ocorrendo com você só com as informações passadas. De uma certa forma é até normal, como você está começando, haver uma dificuldade de circulação e um certo inchaço nas
pernas, mas nada que traga grandes problemas. A tendência, é com o tempo, com a evolução da sua performance isso melhorar. Procure quando acabar a corrida dedicar mais alguns minutos aos alongamentos e tomar banho frio ou pelo menos terminar o banho com água fria nas pernas. Se esse suposto inchaço vem acompanhado de dor e incômodo, sugiro fazer uma avaliação médica mais detalhada. Espero que a resposta atenda.
Um grande abraço. Prof. Moraes
Prof. Rodrigo Fellini(currículo):
    Muito prazer, valéria! Bem, se você estava há muito tempo sem praticar qualquer tipo de exercício, pode ser que esse sintoma seja decorrente do excesso de exercício ou que você esteja realizando o mesmo em intensidade muito alta para o momento, sendo necessário diminuir o ritmo; problemas circulatórios são difíceis de acontecer, mas verifique se você possui histórico anterior; abraço!


1256. Aula de RUNNING em esteiras- 21/09/2004
Gostaria de uma ajuda pois não consegui encontrar nada a respeito. O assunto é novo no mercado pois trata-se de aulas de RUNNING em esteiras. Gostaria se possível de ajuda para montar uma aula desse tipo e alguns toques referente ao assunto, pois não tenho noção de como fazer. Desde já agradeço. Abraços. Antônio dos Santos Chiappetta
Oi Antônio, vamos ver nos trazem os consultores:
Prof. Luiz Carlos de Moraes (currículo):
    Prezado Professor! As aulas de Running em esteiras trazem a mesma fundamentação teórica do Spinning. Ou seja, nada mais do que uma simulação de uma corrida na rua com variação da planimetria. Ora estamos subindo uma ladeira forte, ora estamos no plano ou descendo uma ladeira. Crie os percursos imaginários e use músicas próprias. Quando estiver subindo, música lenta. No plano você pode variar as velocidades fazendo “fartleck” ou intervalado. A
criatividade é ilimitada. Espero que a resposta atenda. Um grande abraço. Prof. Moraes
Prof. Rodrigo Fellini(currículo):
    Muito prazer, Antônio! A respeito de aulas de running em esteiras, também não ouvi falar nada de formal ainda nas academias, mas acredito que trata-se de um exercício de caráter intervalado, ou seja, alternam-se estímulos de intensidade mais alta (até a F.C. alvo estipulada para o cliente,) com recuperação em intensidade mais baixa, realizando isso algumas vezes até atingir uma duração adequada para um treinamento aeróbio; acredito que pode-se variar também a inclinação da esteira, quando possível, isso para alunos já adaptados. Acredito que você possa fazer isso sem problemas, desde que acompanhe o tempo todo o exercício e a f.c. dos participantes, bem como das variáveis que devem ser constatadas na anamnese. Abraço! Rodrigo.

1257. O porquê da sequência, natação, ciclismo e corrida, no Triathlon- 21/09/2004
1- Qual a explicação fisiológica para que o triathlon siga a sua ordem (natação, ciclismo e corrida)? 2- Como aumentar a tolerância ao ácido lático nos treinamentos de natação? Adriana Nemeti
Adriana, veja o que nos retornam os amigos:
Prof. Luiz Carlos de Moraes (currículo):
    Olá Adriana! A ordem do ciclismo e a corrida não vejo problema em uma ou outra ser primeiro até porque existe uma prova, o duathlon, onde o atleta corre, pedala e corre de novo. A razão principal da natação ser primeiro, em se tratando de triathlon (natação, ciclismo, corrida), ou duathlon aquático (natação, corrida) é em função da segurança. Se a natação for a última, com o atleta mais cansado, as chances de um acidente dentro d’água são maiores e o risco até de morte também são maiores porque simplesmente é mais difícil socorrer. Espero que a resposta atenda.
Um grande abraço. Prof. Moraes
Prof. Rodrigo Fellini(currículo):
    Muito prazer, adriana! É uma boa pergunta. Infelizmente não posso respondê-la. Pode ser que seja uma questão meramente cultural ou especificamente fisiológica. Quanto ao treinamento da tolerância ao lactato, é necessário que o atleta realize estímulos ou tiros dentro da proposta de treinamento correspondente à solicitação metabólica da prova, ou seja, normalmente em intensidades elevadas (85 a 100%). Para tanto são usados treinamentos intervalados, com pausa de recuperação dependente da fase de treinamento (entre 1 a 5 minutos aprox.). Abraço!


1258. Algum problema em correr no horário de 12:30 a 13:30 ? - 21/09/2004

Boa Tarde, malho em uma academia onde alguns colegas fazem o serviço de instrutor personalizado e algumas vezes por semana os acompanho em uma corrida pelas avenidas da cidade no horário que varia entre 12:30 a 13:30. Existe alguma restrição a corrida nesses horários desde que nos preocupamos com a proteção com o sol e com a reposição
hídrica ? Marcio Roberto Ribeiro Silva
Márcio, vamos ver o que nos informam os consultores:
Prof. Luiz Carlos de Moraes (currículo):
    Olá Márcio! O horário de 12:00hs ás 14:00hs é contra-indicado somente em função do ciclo circadiano. Ou seja, é um horário onde o corpo responde um pouco menos aos exercícios. Seguindo essa premissa, na parte da manhã e ao entardecer o corpo responde melhor porque está mais alerta. Isso tem a ver, entre outros fatores, com a liberação hormonal que não é contínua por 24 horas. Isso não significa ser proibido treinar nesse horário. Boa parte das pessoas hoje em dia só pode treinar na hora do almoço e mesmo assim têm qualidade de vida melhor do que quem não faz nada. Só devem ter mais cuidado, além dos por você citado, com a intensidade do exercício. As chances de contusão são um pouco maiores. Espero que a resposta atenda.
Um grande abraço Prof. Moraes
Prof. Rodrigo Fellini(currículo):
     Muito prazer, Marcio! Acredito que você terá que se preocupar apenas com a alimentação pré e pós exercício. Não participe sem comer um lanche leve pelo menos 1 hora antes; procure um local bem arborizado para amenizar a incidência dos raios solares; o almoço vai atrasar um pouco, pois vc deve esperar um pouco para que o metabolismo volte a situação de repouso. Abraço! Rodrigo

1259. Dor no baço quando se corre - 21/09/2004
Gostaria de saber porque quando corro doe tanto o meu baço, e se existe algum jeito para evitar essa dor? Diego
Diego, os nossos consultores abaixo nos retornam o seguinte:
Prof. Luiz Carlos de Moraes (currículo):
    Olá Diego! A dor no baço está relacionada com falta de condicionamento para a intensidade do exercício. Se você treinar mais lento não vão doer. Quando começamos a fazer qualquer movimento, o corpo se prepara enviando mais sangue para os músculos que estão sendo usados no momento. Para isso, os órgãos menos usados emprestam, por assim dizer, um pouco do fluxo de sangue. Ou seja, o corpo reage fazendo uma reorganização do aporte sangüíneo. O baço é um órgão esponjoso com funções fagocitárias que também empresta um pouco do seu conteúdo para a atividade. Quando a atividade é muito forte e o baço já emprestou o seu conteúdo, ele dói obrigando a pessoa a diminuir o ritmo. Existe até uma crendice popular que quando alguém está correndo e a dor aparece, é só pegar um mato na beira da estrada que a dor passa. Realmente a dor passa ou diminui, não por causa do mato, mas porque parou para pegar o mato dando chance do fluxo sangüíneo entrar em equilíbrio. Espero que a resposta atenda.
Um grande abraço Prof. Moraes
Prof. Rodrigo Fellini(currículo):
    Muito prazer, Diego! Essa dor que você sente normalmente se chama "pontada no flanco", ocorrendo com frequência quando a pessoa não é acostumada a realizar determinado exercício; ela normalmente desaparece quando você acostuma o organismo ao exercício, ou seja, quando o seu metabolismo, no caso o baço, se adapta à circulação sanguínea aumentada pelo exercício; também pode ser uma deficiência na respiração, ou seja, verifique se você não respira muito somente pela boca; acostume-se a inspirar pelo nariz e expirar pela boca e nariz. Abraço!

Leia mais:
Dor na barriga durante a corrida

1260. Qual é a forma certa de se respirar quando se corre? - 21/09/2004
Gostaria de saber qual é a forma certa de se respirar quando se corre? Diego
Diego, vamos ver o que nos informa o Prof. Luiz Carlos de Moraes (currículo):
    Olá Diego! O fisiologicamente correto é inspirar pelas narinas e expirar pela boca. Isso para que os pulmões recebam o ar aquecido, umidificado e filtrado. No interior das narinas a mucosa nasal exerce essa função por ser muito úmida e com a circulação sanguínea mais abundante. Os pêlos também ajudam a filtrar o ar. Entretanto, todos nós, para mais ou para menos, temos um desvio de septo que dificulta a passagem do ar. Numa corrida mais forte inspirar simultaneamente pelo nariz e pela boca não será um desastre total e nem é proibido. Apenas poderá ficar cansado mais rápido. Quem faz intervalado muitas vezes precisa respirar errado para evoluir. Se não... não melhora nunca. Um grande abraço. Luiz Carlos de Moraes

1261. Benefícios e malefícios cardíacos do treinamento de atletas fundistas - 1/10/2004
Gostaria de saber os benefícios e os malefícios para o coração, do treinamento de atletas fundistas. Agradeço desde já. Sheila.
Prezada Sheila, quem participa conosco em sua questão é o Prof. Ricardo Alexandre Monteiro(currículo), veja o que ele aconselha:
    Oi Sheila. Segundo Weineck (1999) existem algumas adaptações ao treinamento de atletas fundistas como: aumento da cavidade cardíaca interna, hipertrofia das paredes cardíacas, gerando uma economia do trabalho cardíaco e um aumento da sua capacidade. No entanto, o mesmo refere a esta hipertrofia como sendo maléfica se ultrapassar o peso de 500g, compromentendo a irrigação cardíaca. Estou a disposição. Ricardo Monteiro CREF 3385 G/DF.


1262. Produto para clareamento de dentes- 6/10/2004
Gostaria de saber se existe algum produto para clareamento de dentes. Tenho um que fiz canal e ele e muito amarelado. Agradeço pela atenção. Gustavo Luis lopes
Oi Gustavo, veja o retorno de nosso consultor da área Prof. Ms. Werner Harumiti Shintaku(currículo):
    Caro Sr. Gustavo, Atualmente, existem produtos com finalidade de clarear os dentes. Basicamente, há dois métodos no mercado, um que é feito externamente e outro que é feito internamente aos dentes. O primeiro, externo, consiste de
pastas e produtos colocados em moldeiras que agem enquanto o paciente dorme. Já o segundo, interno, é realizado exclusivamente pelo dentista, pois só ele sabera colocar a a quantidade certa do produto e avaliar o clareamento do
elemento dental. Por isso, no seu caso específico, procure um profissional da Odontologia para fazer uma avaliação mais apurada do seu caso e lhe proponha o tratamento mais adequado.
Um grande abraço. Werner


1263. Testes para avaliação da agilidade - 9/10/2004
Necessito de 2 protocolos de testes para avaliação de agilidade, poderiam ajudar? Adauto
Olá Adauto, vamos ver o que nos informa o Prof. Rodrigo Fellini(currículo):
    Muito prazer adauto! Você pode encontrar o teste mais conhecido como "shuttle run" e outros protocolos nos livros: - Avaliação e Prescrição de Atividade Física - Guia Prático - Reinaldo gianichi e José Bouzas Marins, no livro do Estélio Dantas (A prática da preparação física ) e Treinamento desportivo (Benito daniel hernandes junior); espero que ajude. Abraço!


1264. Materiais básicos para aulas de atletismo - 9/10/2004
Estou formando agora e montando uma equipe de atletismo em minha cidade, e necessito de saber quais são os materias necessários para as aulas. Muito Obrigado! Ernesto José Dutra
Olá Ernesto, veja o que gentilmente nos retorna o Prof. Rodrigo Fellini(currículo):
    Muito prazer, Ernesto! Bem, se você está formando uma equipe para representar o município em competições de federação do seu estado, você precisa de alguns equipamentos pré-requisitos, como por exemplo: blocos de partida para provas de velocidade, espaço físico para realização de provas de salto (caixa de areia com corredor de pelo menos 30 metros para impulsão, bem como de uma tábua de madeira para o salto, algumas barreiras para treinamento de saltos e provas de barreiras, cronômetros, suportes para salto em altura, pelo menos 2 a 3 colchões com aprox. 1 metro de altura e densidade macia, pelotas ou materiais alternativos para lançamentos, dentre outros. Você não especificou se está montando uma equipe que já possui histórico no atletismo ou se é escolinha de iniciação mesmo; se for escolinha de iniciação, não tem necessidade de adquirir todos aqueles materiais, mas se puder será ótimo. Abraço!

 

|::::  Cooperativa do Fitness - Todos os direitos reservados - BH - MG - Na internet desde 05/12/1999 ::::|