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Dom, 21/12/08 9:15

PERGUNTAS E RESPOSTAS ANTERIORES AO CDOF RESPONDE
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1127. Quais os tipos de alavancas na musculação? - 04/06/2004 - Tico
Oi Tico, em atenção a sua questão nosso Consultor Prof. Carlos Eduardo Prioli(currículo), gentilmente responde o seguinte:
   Podemos encontrar 3 tipos de alavancas na Musculação, ou seja; Alavanca interfixa, Alavanca Inter-Resistente e Alavanca Inter-Potente. A primeira delas ou Interfixa:Podemos dizer que é a primeira do gênero ou do equilíbrio, é quando o ponto de apoio está localizado entre a Resistência e a Potência, encontradas por exemplo nas articulações intervertebrais. Na Alavanca Inter-Resistente; é a segunda do gênero ou de Força, é quando a Resistência esta localizada entre a Potência e o Ponto de apoio no corpo humano, representada por exemplo pela articulação do tornozelo em flexão plantar. E Alavanca Inter-Potente;sendo a terceira do gênero ou de velocidade, pois é quando a Potência está localizada entre a Resistência e o Ponto de Apoio, representada no corpo humano pela articulação do joelho.
Será de grande importância fazer uma consulta nos livros de Musculação da editora Sprint e também da editora Manole ao qual recomendo à você caro colega e muito sucesso!!


1128. Provisionados x Graduados - 04/06/2004
Sou estudante de educação física e estou fazendo meu trabalho de conclusão de curso com base na formação não acadêmica dos provisionados (práticos) que prescrevem exercícios de musculação. Gostaria de saber a sua opinião sobre essas pessoas que muitas vezes tomam o nosso lugar, de formados, e que também podem até ter mais competência do que nós que somos já graduados, por terem mais experiência prática e nós um pouco mais de experiência teórica. Desde já muito obrigada. Bruna
Oi Bruna, veja a opinião de nossos Consultores:

Prof. Carlos Eduardo Prioli(currículo):
    Não podemos tirar os méritos desse pessoal que realmente tem uma vivência prática, acredito que não existe teoria sem prática ou vice-versa, pois em nossa área existe um Conselho Regional e Federal na qual cabe ao CREF e ao CONFEF, analizar, avaliar e julgar esses casos que não são poucos no Brasil.

Prof. Luiz Carlos de Moraes(currículo):
    Olá Bruna! A nossa profissão, uma das mais antigas do planeta se analisarmos movimentos corporais e a própria história da Educação Física, deveria ter sido regulamentada há muito tempo como a Medicina. Entretanto, como você
sabe, ela só veio a ser regulamentada em 1º de setembro de 1998. Foram anos de debate, discussões, divisões, idas e vindas até chegar aos termos atuais. Hoje, somos todos, graduados e não graduados, profissionais de Educação Física onde todos aprendem com todos. O graduado, em princípio, traz a bagagem acadêmica muito importante no exercício profissional calcado na ciência. O não graduado, por outro lado, em princípio, traz a bagagem prática e, a boa ciência corrabora a sabedoria popular, isso porque muitas vezes “na teoria é uma coisa e na prática não funciona”.
    Com certeza, você na sua vivência já comprovou isso. Portanto, todos são importantes para a Educação Física.
A regulamentação não termina aí. Ela deve ser constantemente aperfeiçoada e para isso graduados e não graduados devem continuar a estudar para poder prestar à população um serviço de qualidade cada vez melhor. Isso é o que vai, ao longo do tempo “separar o joio do trigo” Só vai se estabelecer na profissão quem tem a competência e, sendo assim ninguém “toma o lugar de ninguém”. Isso já está acontecendo. Tem graduados se firmando na profissão da mesma forma que não graduados. “Quem não quer nada com a hora do Brasil” não está sendo descartado. Está se descartando sozinho. Espero que a resposta sirva para um momento de reflexão. Um grande abraço
Luiz Carlos de Moraes


1129. Aeróbios juntos ou em sessões separadas para emagrecimento na musculação? - 04/06/2004
Caro Professor. Esta dúvida deve ser das mais comuns, mas eu gostaria de uma resposta sua: Quando se precisa TANTO aumentar a massa muscular QUANTO perder gordura, é melhor fazer aeróbicos e anaeróbicos nas mesmas sessões (mesmos dias), separadamente em dias alternados (esteira hoje, musculação amanhã, etc.), ou como alguns sugerem, primeiro se dedicar apenas à perda de gordura, fazendo apenas exercícios aeróbicos para, depois da perda de gordura, iniciar a hipertrofia? MUITO OBRIGADO! Paulo
Oi Paulo, sua questão recebeu a atenção do Consultor Prof. Carlos Eduardo Prioli(currículo), quem nos retorna o seguinte:
    Cada Profissional realmante adota e adequa seu treino de acordo com o objetivo do aluno, pois tudo depende desse seu TANTO em aumentar a massa muscular, e também desse seu QUANTO em perder gordura, pois é preciso avaliar seu Biotipo e também levar em consideração sua Genética e também sua estrutura Corporal para tomar uma diretriz e adequar seu treinamento, espero poder ter conseguido tirar sua dúvida ok? Um grande abraço! Paulo

Leia mais:
Exercícios aeróbicos antes ou depois da Musculação?
Atividade aeróbica após a Musculação prejudica o treinamento de Hipertrofia?
Atividade aeróbia intensa após musculação atrapalha a hipertrofia?
Emagrecer na Musculação sem exercícios aeróbicos
Trabalho anaeróbio antes do aeróbio provoca maior queima de gordura?


1130. Diferença entre potência e endurance - 04/06/2004
Gostaria de saber qual diferença de "POTÊNCIA X ENDURANCE" ? L.V.A
Oi L. V. A. o Prof. Carlos Eduardo Prioli(currículo) lhe informa abaixo:

POTÊNCIA = Força X Velocidade
ENDURANCE = é a capacidade de um músculo ou grupo muscular realizar contrações repetidas contra uma carga ligeira por um longo período de tempo.


1131. Ergometria e Met - 04/06/2004
Gostaria de saber a definição de ergometria, índice aeróbio funcional, met e met máximo. Fabio Lannes
Oi Fábio, o Prof. Carlos Eduardo Prioli(currículo) lhe sugere alguns dos sinônimos:
   Ergometria: conhecido como teste de esforço(realizado em esteira ou em bike ergométrica) para medir o esforço físico e os efeitos fisiológicos do exercícios.
   Met (equivalente metabólico):a quantidade de oxigênio necessária por minuto em condições de repouso normal, na qual é igual a 3,5ml de oxigênio consumido por quilograma de peso corporal por minuto(ml/kg-min).

Visite também: Equação Para Cálculo Manual


1132. Frequência Cardíaca - comentários sobre a fórmula de Karvonen - 04/06/2004
Por favor, me tirem uma dúvida quanto ao comentário do Prof. Luiz Carlos de Moraes em seu artigo sobre a utilização da fórmula de Karvonen, onde ele diz que a frequência cardíaca de repouso é geralmente menor nas pessoas fisicamente ativas sendo que ela é passível de alterações como o estresse, e que um treino mais puxado pode elevar a FCR no dia seguinte obrigando a um treino mais leve. Ao aplicarmos a FCR mais elevada na fórmula de Karvonen obtemos uma zona alvo maior, pergunto então, é por este motivo que temos que reduzir o ritmo de treino pois estaríamos trabalhando em uma zona alvo "falsa". Grato Mauro Duarte
Olá Mauro, vem abaixo o esclarecimento do Prof. Luiz Carlos de Moraes(currículo):
    Olá Mauro! Na verdade todas as equações são passíveis de erros e variações sendo o mais sensato hoje em dia conjugar a equação com a escala de Borg, ou seja, em princípio você está certo no seu raciocínio. Se no dia anterior
o indivíduo fez um treino pesado, no dia seguinte possivelmente o treino deverá ser mais leve mas, deve prevalecer o bom senso. Se o indivíduo estiver bem, especialmente se estiver acostumado, não tem razão também facilitar o treinamento. A percepção subjetiva do esforço, Escala de Borg, se bem aplicada e interpretada costuma ser mais fiel.
Para mais detalhes acesse: http://www.noticiasdocorpo.com.br/ano3n011/materia.htm
    Se desejar ir mais a fundo sobre Freqüência Cardíaca existe um trabalho recente onde o autor comenta a fórmula 220-idade e sugere outras existentes para cada atividade.
CAMPANA, Mateus Betanho. Revisão bibliográfica sobre a fórmula: FCM=220 - Idade. 2003. 35 f. Monografia (Bacharelado em Treinamento em Esportes) - Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.
Disponível em: http://www.boletimef.org/?canal=12&p=f%F3rmula&c=1

    Espero que a resposta atenda. Fique à vontade se precisar “teclar” de novo. Um grande abraço
Luiz Carlos de Moraes

1133. A lecitina de soja combate a flacidez ?- 08/06/2004 - Sandra
Oi Sandra, a Consultora Nt. Ms. Letícia Azen Alves (currículo), diz o seguinte:
Prezada Sandra,
Desconheço o efeito da Lecitina de soja no combate à flacidez.
Atenciosamente,
Letícia Azen Alves


1134. Bcaa's provocam espinhas ? - 08/06/2004
Os Bcaa's provocam espinhas ? Estou perguntando porque já tenho. Daniel
Oi Daniel, veja o retorno da Consultora Nt. Ms. Letícia Azen Alves (currículo):
   Prezado Daniel, Acne não costuma aparecer na literatura com um dos efeitos adversos do BCAA. Atenciosamente,
Letícia Azen Alves


1135. Perigo dos diuréticos no regime e tratamento da cãibra- 08/06/2004
Gostaria de saber qual o perigo dos diuréticos nos regimes. Como tratar a cãibra. Grato. Douglas
Olá Douglas, veja o retorno de nossos Consultores:
Prof. Dr. Leone Antonio Simonetti(currículo):
Não se deve tomar medicamentos sem orientação médica. Os diuréticos alteram o funcionamento das bombas de sódio e potássio em nossocorpo. Cuidado pois as câimbras também podem estar se manifestando por causa dos efeitos destes medicamentos. CUIDADO!!!!!
OBS: não faça regime com fórmulas, isso pode ser "muito" prejudicial para sua saúde....

Nt. Ms. Letícia Azen Alves (currículo):
    Prezado Douglas, Os diuréticos, de uma maneira geral, induzem a uma acentuada perda de líquidos (desidratação), o que pode comprometer o rendimento físico e a saúde do usuário. Ex. de possíveis efeitos colaterais: taquicardia, dores de cabeça, alteração na frequência respiratória..., podendo, até mesmo, levar a morte. Alguns diuréticos também aumentam a eliminação de potássio.
O tratamento da cãibra só poderá ser realizado após a identificação da causa, que pode ser: carência de sódio, desidratação, acúmulo de ácido lático, desequilíbrio nas concentrações musculares de cálcio e magnésio, deficiência de potássio, etc. Atenciosamente,
Letícia Azen Alves

CDOF: Temos uma pesquisa sobre cãibras em www.cdof.com.br/hidrosh3.htm#caim e www.cdof.com.br/consult48.htm#441

1136.Como montar circuitos - 08/06/2004
Faço faculdade de Educação Física, 1º período. Ministrei uma aula na faculdade, junto ao meu grupo "sete pessoas" de ginástica, com duração de 45 min.; Escolhemos fazer um CIRCUITO, e tivemos como resultado, um péssimo trabalho, ficamos com zero. Enfim, o prof. nos deu uma nova chance e iremos apresentar o trabalho de nove. Gostaria de saber se pode nos ajudar, pois não sei que tipo de exercícios colocar num circuito para que não fique cansativo para todos. Alessandro P.
Oi Alessandro, veja o retorno de nossos colegas:
Prof.ª Claudia Maria Lima (currículo):
    Olá Alessandro! Vejamos se posso ajudá-lo. Preparar uma aula em CIRCUITO permite que você prepare antes o que se pode fazer na aula e quais o grupos musculares que deseja trabalhar.
- Primeiro: você tem que ter noção da quantidade de alunos que estarão fazendo a aula (para poder ver quantos exercícios vai usar e que tipo de circuito... se em dupla ou só);
- Segundo: ver que tipo de exercícios vai utilizar; (exercícios aeróbios, local ou misto)
- Terceiro: alternar os grupos musculares trabalhados para não sobrecarregar a musculatura;
    Vamos a um exemplo para uma sala com 20 alunos. Pense, se fosse trabalhar em dupla seria mais fácil, pois 10 exercícios é moleza preparar não deixando-o entediante e repetitivo. Vinte seria possível se você fizesse um circuito misto. Te darei duas opções, uma para circuito local e outro misto, assim você poderá ter uma idéia do que desenvolver e conseguir com toda certeza uma ótima nota.

1º exemplo: CIRCUITO LOCAL para sala com 20 alunos.
    Antes de qualquer um dos dois circuitos, faça alongamento (membros superiores e inferiores) e aquecimento para elevar a FC, deixando os alunos preparados para os exercícios. E no final do circuito não esquecer de alongar, estes são detalhes importantes... não esqueça!
    Divida a turma em duplas (o que nesse caso dariam 10 duplas) todos com colchonetes, tornozeleiras e pesinos de mão (se forem alunos preparados para isso, caso contrário não é necessário).
    Pense que terá que mudar o grupo muscular em cada ponto do circuito para não sobrecarregar. Vamos lá
- Primeira dupla: Comece com um trabalho para quadríceps (coxa). Peça para que fiquem um de frente para o outro de mãos dadas, eles farão AGACHAMENTO com as pernas abertas na largura do quadril e você deve antes mostrar o exercício e detalhes de postura. Diga-lhes que no movimento o joelho não deve ultrapassar a linha da ponta do pé e a descida só até alcançar 90°, não fiquem muito próximos e mantenhas a coluna reta. Expirar na descida e inspirar na subida contraindo glúteos e abdomên.
- Segunda dupla... trabalho para o abdômen. Um aluno de pé e o outro deitado segurando os tornozelos de quem está de pé. O que está deitado vai ficar com as pernas estendidas para cima e elevar o aproximando os pés do outro aluno que empurrará as penas do mesmo. Correção... não deixar as pernas tocarem o chão segurando o movimento com a força do abdômen. Trocar as posições quando for avisado do 1º minuto.
- Terceira dupla: trabalho para glúteos... a dupla em quatro apoios (antebraços e joelhos) uma das pernas elevada na linha do tronco com o joelho flexionado, irão subir e descer o joelho (até o colchonete sem tocá-lo e até a linha do tronco) alternardo as pernas.
- Quarta dupla: trabalho para peitorais... Os dois deitados em decúbido dorsal (de costa) pernas flexionadas e braços estendidos e fechados na frente do tronco com pesinhos ou não. Abrir os braços (crucifixo) e fechar.
- Quinta dupla: trabalho para dorsal... Um deitado em decúbito ventral (barriga para baixo) com as mãos na nuca e cabeça baixa olhando para o chão. O outro segura as pernas do primeiro enquanto este eleva o tronco. Trocar posições com o aviso do 1° minuto.
- Sexta dupla: Trabalho para ombros... De frente um para o outro, com pesinhos ou não, braços estendidos e ao lado do tronco elevar mantendo os cotovelos semil-flexionados até a linha do ombro e retornar. A postura é importante... pernas abertas na largura do quadril, abdomên contraido e joelhos semi-flexionados.
- Sétima dupla: Trabalho para panturrilha...Um de frente para o outro... apoiados nos ombros do parceiro, tornozeleiras de acordo com o condicionamento, fazer extensão dos pés. Detalhe, os joelhos semi-flexionados e o trabalho tem que agir diretamente na panturrilha, atentar-se para que os alunos não façam movimentos com o joelho e sim com os pés.
- Oitava dupla: Trabalho para bíceps... Os dois de pé, braços a frente do tronco e na largura do quadril, pesinhos de acordo com o condicionamento, flexionar cotovelos a um angulo de 90° e voltar. Postura... joelhos semi-flexionados...abdomen contraído e coluna reta.
- Nona dupla: Trabalho para oblíquos... Um aluno deitado em decúbido lateral, pernas flexionadas mãos na nuca e tronco voltado para cima. O aluno que fica de pé segura as pernas do primeiro para que este faça abdominais elevando o tronco.
- Décima dupla: Trabalho para tríceps... Os dois de pé, perna direita flexionada e à frente, apoiar cotovelo direito na coxa direita. Perna esquerda estendida, braço esquerdo segurando pesinho de acordo com o condicionamento de cada um. levar o pesinho (mão esquerda) até o quadril deixando o cotovelo com um ângulo de 90°, estender e voltar a flexionar sem baixar o alinhamento do braço.
    Este é um exemplo de circuito que você poderá usar com facilidade. Use tempo para cada fase, 1'...2'... programe o seu tempo.

    Para preparar um circuito misto, é fácil. Intercale dois exercícios de local com um aeróbio. Quer um exemplo? veja, vou usar alguns exercícios que citei anteriormente...

2º exemplo : CIRCUITO MISTO
- Primeira dupla: Comece com um trabalho para quadríceps (coxa). Peça para que fiquem um de frente para o outro de mãos dadas, eles farão AGACHAMENTO com as pernas abertas na largura do quadril e você deve antes mostrar o exercício e detalhes de postura. diga-lhes que no movimento o joelho não deve ultrapassar a linha da ponta do pé e a descida só até alcançar 90°, não fiquem muito próximos e mantenhas a coluna reta. Expirar na descida e inspirar na subida contraindo glúteos e abdômen.
- Segunda dupla: trabalho para o abdômen. Um aluno de pé e o outro deitado segurando os tornozelos de quem está de pé. O que está deitado vai ficar com as pernas estendidas para cima e elevar o aproximando os pés do outro aluno que empurrará as penas do mesmo. Correção... não deixar as pernas tocarem o chão segurando o movimento com a força do abdômen. Trocar as posições quando for avisado do 1º minuto.
- Terceira dupla: resistência cardiorespiratória além de trabalhar membros infeiores... use dois steps, cada aluno com um, eles irão iniciar partindo de cima do step, um de frente para o outro de mãos dadas ou não, irão tocar o chão com o pé direito e voltar, depois com o esquerdo. Esse exercício é rápido como um saltito com a troca dos pés em cima do step.
- Quarta dupla: trabalho para glúteos... a dupla em quatro apoios (antebraços e joelhos) uma das pernas elevada na linha do tronco com o joelho flexionado, irão subir e descer o joelho (até o colchonete sem tocá-lo e até a linha do tronco) alternardo as pernas.
- Quinta dupla: trabalho para peitorais... Os dois deitados em decúbido dorsal (de costa) pernas flexionadas e braços estendidos e fechados na frente do tronco com pesinhos ou não. abrir os braços (crucifixo) e fechar.
- Sexta dupla: Pode reunir movimentos de luta como o taebo por exemplo... usando dois socos diretos e dois chutes alternando direita e esquerta... socos e chutes.
- Sétima dupla: trabalho para dorsal... Um deitado em decúbito ventral (barriga para baixo) com as mãos na nuca e cabeça baixa olhando para o chão. O outro segura as pernas do primeiro enquanto este eleva o tronco. Trocar posições com o aviso do 1° minuto.
- Oitava dupla: Trabalho para ombros... De frente um para o outro, com pesinhos ou não, braços estendidos e ao lado do tronco elevar mantendo os cotovelos semil-flexionados até a linha do ombro e retornar. A postura é importante... pernas abertas na largura do quadril, abdomên contraido e joelhos semi-flexionados.
- Nona dupla: esse exercício eu chamo de mata-mata. Você traça uma linha para os dois alunos e eles terão que fazer assim... correr de frente até o ponto que você delimitar e voltar de costas... Se tiver um espaço pequeno... fixe um ponto de saída e outro de chegada... se o espaço for maior... delimite vários pontos até a o ponto máximo. Exemplo... correm até o primeiro ponto e voltam... correm até o segundo e voltam... até o terceiro e voltam... até chegar ao ponto máximo e voltar.
- Décima dupla: Abdominal baixo... deitados, pernas flexionadas e pés fora do chão, mãos na nuca, aproximar joelho do queixo... elevando ombros e quadril ao mesmo tempo com movimentos lentos na subida e na descida. Lêmbre-se de corrigir respiração... na hora do esforço expirar... na recuperação inspirar.
    Determine qual o tempo de cada fase de acordo com o tempo que vocês dispõem para apresentar, dividindo o números de fases pelo tempo que tem não esquecendo do tempo de alongamento, aquecimento e relaxamento. A cada tempo de fase concluído os alunos mudam suas posições, passando para a fase seguinte. Use voz ativa, música com ritmo animado (dance, tecno) incentive, puxe, grite, sinta-se seguro.... um professor em sala e... BOA SORTE!
Espero ter contribuído... um abraço e boa aula. Claudia

Prof. Luiz Carlos de Moraes (currículo):
Prezado leitor!
    Uma aula de circuito de ginástica, em primeiro lugar deve-se saber QUAL é o objetivo a ser alcançado. Ou seja, qual “a” ou “as” valências físicas pretendidas a serem desenvolvidas e quais grupos musculares visados. Sabendo isso, montam-se as estações baseadas no método mais adequado definindo-se quantas séries, repetições ou tempo para cada estação. Uma aula dessa que dura em torno de 60 minutos é divida em aquecimento, atividade fim e alongamento. Enfim, circuito segue os princípios de prescrição de qualquer outra aula. Lembrando mais uma vez. A seqüência de estações tem que ter um fundamento. Do contrário, vira “salada de exercícios” “sem pé nem cabeça”.
Espero que a resposta atenda. Um grande abraço. Luiz Carlos de Moraes

Visite também:
Circuit Training


1137. Choque térmico- 09/06/2004
Como devemos proceder no choque térmico e quais são os tipos ? Eliane Ferreira Maia
Olá Eliane, veja o que nosso Coordenador de Atendimento de Emergência lhe aconselha: Prof. Fernando Barreiro (currículo):
    Prezada Eliane. Só como esclarecimento, estado de choque não é classificado como "doença" e sim como "síndrome" o que significa conjunto de sinais e sintomas. Sendo assim, para ser "estado de choque" é necessário que ocorra uma série de transformações no organismo, dentre sinais e sintomas, para que possamos classificar o tal evento momentâneo como "estado de choque". Por esse motivo, no conceito moderno, não existe choque térmico, ou seja, a diferença brusca e imediata de temperatura é preocupante, mas não caracteriza "estado de choque". No entanto, continua sendo uma emergência, pois a queda repentina de temperatura corporal pode privar o cérebro de sangue, o que acarreta hipóxia cerebral. Aquecimento corporal e O² a 100% sob máscara é a conduta aconselhada. Monitorar os sinais vitais, para estar preparado para uma eventual parada cárdiorespiratória e ter que realizar reanimação cardiopulmonar imediatamente. Atenciosamente. Fernando Barreiro

OBS: pode me tirar uma dúvida? Se no Brasil só existe uma corporação identificada e reconhecida como Corpo de Bombeiros e os mesmos são militares, o que significa exatamente Bombeiro Civil?

Fábio Barbosa da Cruz
(Bombeiro Civil formado pela Protesalvi Centro Técnico de Segurança Ltda. Campinas 1998, possui curso de formação de Paramédicos nível um, pela Rio Resgate em 1999, é Técnico em Segurança do Trabalho com registro profissional no Ministério do Trabalho formado pelo COTUCA - Colégio Técnico da Universidade de Campinas UNICAMP, usuário do CDOF colabora:
    Bombeiro Civil? Bombeiro Profissional Civil é profissão reconhecida no CBO (Classificação
Brasileira de Ocupações) do Ministério do Trabalho e Emprego sob código nº 5171-10 também chamado de Bombeiro de Segurança do Trabalho ou simplesmente Bombeiro Civil, tendo como descrição de atividades: Previnem situações de
risco e executam salvamentos terrestres, aquáticos e em altura, protegendo pessoas e patrimônios de incêndios, explosões, vazamentos, afogamentos ou qualquer outra situação de emergência, com o objetivo de salvar e resgatar
vidas; prestam primeiros socorros, verificando o estado da vítima para realizar o procedimento adequado; realizam cursos e campanhas educativas, formando e treinando equipes, brigadas e corpo voluntário de emergência. Embasado no Decreto Estadual Paulista nº46.076 de 31 de agosto de 2001 em sua IT 17 e Norma Brasileira da ABNT, NRR 14.608.
    Nós Bombeiros Profissionais Civis trabalhamos para a iniciativa privada em Shopping, grandes edifícios, parques temáticos, industrias, em eventos e etc... O uniforme do Bombeiro Civil pode ser nas cores cinza, verde petróleo, preto
ou cáqui dependendo da empresa que o contrate. O salário, e equipamentos usados por bombeiros civis, em comparação aos militares, vão depender da empresa para qual esse trabalhe, tanto pode ser inferior ou superior(...)

1138. De que forma os hormônios tireoidianos provocam alterações respiratórias e cardiovasculares? - 10/06/2004 - Leticia Valle
Olá Letícia, quem lhe responde é a nossa Consultora Ft. Msd. Ana Carolina Hostalácio Gayoso(currículo):
    Os Hormônios tireoidianos são permissivos, têm influência em quase todos os tecidos do nosso organismo. Esses hormônios aumentam o metabolismo na miotocondria e a responsividade dos tecidos às catecolaminas, as quais também têm um efeito cardiogênico (aumentam a FC e inotropismo do miocárdio).


1139. Efeito do exercício praticado no escuro - 10/06/2004
Gostaria de saber se há algum efeito benéfico ou maléfico do exercício fisico praticado na ausência da luz, ou seja, no escuro. Quando faço aulas de spininng o professor apaga as luzes, e me sinto mais cançado. Isso tem fundamento científico ou é apenas uma impressão? Paulo José de Paiva
Oi Paulo, vamos ver o que nos aconselha a Ft. Msd. Ana Carolina Hostalácio Gayoso(currículo):
    Paulo, não sei se existe relação científica no procedimento do professor na aula de spinning, mas no seu globo ocular existem proteínas específicas que identificam dia/noite com referência na incidência de luz sobre elas. Desta forma seu corpo consegue identificar em que momento do dia você está (baseado nesta identificação anterior). Pode ser que este escuro exerça esta influência no seu organismo.


1140.Como posso utilizar o VO²máx na prescrição do treinamento? - 10/06/2004
Será que posso influenciar a velocidade de treino a partir do resultado deste VO²máx? Como? Wellington Gomes
Oi Wellington, vamos ver o que gentilmente nos retorna a Ft. Msd. Ana Carolina Hostalácio Gayoso(currículo):
    Sim, você pode adaptar as equações de VO² max do ACSM. Pesquise no livro Diretrizes do ACSM para os Testes de Esforço e sua Prescrição. 6a. edição, Guanabara Koogan. 2003.


1141. Por que há aumento do lactato sanguíneo durante os exercícios progressivos ? e Quais as variáveis que regulam o metabolismo das gorduras ?- 10/06/2004
Quais as razões para o aumento rápido do lactato sanguíneo durante os exercícios progressivos e quais as variáveis que regulam o metabolismo das gorduras? Fábio Pereira Batista
Oi Fábio, vamos ver o que nos retorna a Ft. Msd. Ana Carolina Hostalácio Gayoso(currículo) para sua questão:
    Fábio, o principal fator parece estar relacionado com a diminuição de sua remoção (coração e fígado); glicólise acelerada; Diminuição da taxa de O² e tipo de fibra estimulada.
    O metabolismo de gordura é regulado por hormônios e Tipo de fibras. Dê uma pesquisada em livros de Fisiologia do Exercício, que você encontrará resposta para todas estas perguntas acima.

1142. Body systems, vantagens e desvantagens - 11/06/2004
O programa da Body Systems é bastante polêmico e constantemente questionado. Dentre outras coisas, devido à perda de identidade que o profissional enfrenta ao trabalhar com esse tipo de filosofia. Gostaria de que comentassem, com bases científicas, as vantagens e desvantagens desse sistema e sobre alguns exercícios, que não são aplicados mais devido a grande perigo de lesões e são utilizados em algumas aulas de Body Pump. Existe algum artigo onde eu possa tirar essas dúvidas pertinentes a Body Systems? Atenciosamente. Marisa Graziela de Souza Gomes
Oi Marisa, vamos ver o que pensa o Prof. Luiz Carlos de Moraes (currículo) sobre o assunto:
    Prezada leitora! O Body Pump é uma atividade que mistura ginástica e musculação fazendo parte do Sistema Body Systems de “programas prontos” com os variados treinamentos físicos conhecidos de ginástica localizada, aeróbica de alto e baixo impacto, step, ciclismo indoor, dança de estilos variados. Enfim... o que os professores aprendem, ou tem obrigação de conhecer, na faculdade por fazer parte da grade curricular.
    O sistema é patenteado pela empresa internacional Les Mills e usa o típico marketing americano das mega festas em feiras e convenções, músicas alucinantes, roupas bastante coloridas e os discursos de impacto... também “prontos”.
    A filosofia é toda calcada em métodos e sistemas de ginástica, periodização, princípios e as valências físicas a serem desenvolvidas em cada método. O fato dos professores fazerem os cursos e terem que ministrar as aulas exatamente como aprendem, sem questionamento nenhum, são taxados de meros repetidores de movimentos como foi, há tempos, a infeliz declaração do deputado Carlos Mink (RJ). Aos instrutores, não cabe a criatividade porque têm de seguir os “Mix” sem mudanças.
    A questão do excesso de repetições podendo gerar lesões articulares e a impossibilidade do professor
corrigir os movimentos dos alunos numa sala muito cheia é outro fato alvo de crítica. É preciso estar alerta também quanto à questão da lei da lei 9696 de 1º de setembro de 1998. Não basta só fazer o curso. Para ministrar as aulas é preciso estar dentro da lei. O programa Body Systems, é na verdade uma tentativa de monopolizar a Educação Física podendo jogar “por água abaixo” 4 anos de carreira acadêmica a quem se sujeita às normas do curso orientado pela empresa. O programa não é só crítica e tem o lado bom. Para um recém-formado pode ser uma boa chance de primeiro emprego.
Dê uma olhada em:www.noticiasdocorpo.com.br/ano3n034/materia.htm
Um grande abraço. Prof. Moraes


1143. Posso fazer step se sou hipertensa ? - 11/06/2004
Olá sou hipertensa e gostaria de saber se posso fazer aulas de step? Denise Gonzaga
Oi Denise, o Prof. Luiz Carlos de Moraes (currículo) gentilmente lhe responde:
    Prezada leitora! Em primeiro lugar é preciso estar sob orientação do seu médico. Quanto às aulas de step, não há nenhuma contra-indicação por serem na sua maioria ministradas visando melhoria da capacidade aeróbia e não faltam trabalhos concluindo que atividade aeróbia é boa para hipertenso. O ideal é que o profissional de Educação Física e o médico estejam trabalhando em parceria. Informe ao seu professor sobre a sua situação e todos os medicamentos que por ventura você esteja fazendo uso. Mantenha uma intensidade confortável durante as aulas. Se estiver fazendo uso de betabloqueador por exemplo, essa intensidade não deve ser administrada pela Freqüência Cardíaca e sim pela escala subjetiva do esforço, “Escala de Borg” ou, bom senso. Mesmo que você queira fazer outras atividades tais como musculação, ainda assim não seria impedida, desde que, bem orientadas. No mais... aproveite essas atividades que são muito boas. Dê uma olhada em:
www.noticiasdocorpo.com.br/ano3n011/materia.htm
www.noticiasdocorpo.com.br/ano1n006/materia.htm
Espero que a resposta atenda. Um grande abraço. Prof. Moraes


1144. É preciso a contagem de oito tempos no step ?- 11/06/2004
É realmente necessário contar 8 para cada bloco da aula de step? Obrigado. Paulo Henrique
Oi Paulo, veja o retorno do Prof. Luiz Carlos de Moraes (currículo):
    Prezado Professor. Talvez seja o fator mais importante para o aluno não se perder e ficar motivado. O professor deve, antes de tudo, escolher o método mais adequado aos seus alunos e usá-lo do princípio ao fim da aula. Como na
maioria das academias não dá para separar iniciante de avançado o melhor é seguir o método de construção de bloquinhos seqüenciais assimétricos. Ensina-se o primeiro passo direito e esquerdo, depois o segundo. Repete
primeiro e segundo, ensina-se o terceiro. Repete primeiro, segundo e terceiro e assim sucessivamente formando-se os bloquinhos. Cada bloquinho é formado de 4 frases musicais e cada frase de um passo com OITO tempos:
1234,5678. Portanto, cada bloquinho contém 32 tempos. É importante usar cd's ou fitas profissionalmente gravadas com fins didáticos. Dê uma olhada em:
www.cdof.com.br/step.htm
www.totalsport.com.br/colunas/moraes/ed5200.htm
www.noticiasdocorpo.com.br/ano3n030/materia.htm

Espero que a resposta atenda. Um grande abraço Prof. Moraes

1145. Pessoas com hérnia-de-disco podem praticar aerojump e Jumpfit ?- 11/06/2004
Gostaria de saber se as aulas de aerojump ou Jumpfit podem ser praticadas por pessoas com hérnia-de-disco (região lombar). Quais as contra-indicações? Obrigada . Patricia Branco
Olá Patrícia, vamos ver o que nos informa o Prof. Luiz Carlos de Moraes (currículo):
    Prezada Professora, em primeiro lugar o aluno ou aluna com hérnia-de-disco deve ter sido avaliado (a), medicado (a) e liberado (a) para “qual” atividade. Isso depende do grau de gravidade e tipo de hérnia, sendo que alguns movimentos ou atividades que geram impacto podem não ser recomendadas. As atividades citadas por você gozam de boa aceitação com relação a impacto que é baixo. Portanto, o ideal é uma parceria e uma boa troca de informações entre o profissional de Educação Física o médico, o aluno (a) e se for o caso, o fisioterapeuta. Dê uma olhada em:
www.noticiasdocorpo.com.br/ano2n013/materia.htm
www.noticiasdocorpo.com.br/ano2n014/materia.htm
www.noticiasdocorpo.com.br/ano2n042/materia.htm
www.noticiasdocorpo.com.br/ano2n043/materia.htm

Espero que a resposta atenda. Um grande abraço Prof. Moraes

1146. Gostaria de aumentar o número de clientes de Watsu - 11/06/2004
Gostaria de aumentar o número de clientes de Watsu aqui em BH, pois construi uma piscina específica para tal. Sou formado em Watsu III e Water Dance. Poderia enviar alguma sugestão? Desde já, grato. Jaime Reis
Oi Jaime, em atenção a sua questão o Prof. Vinicius Ferreira Fracassio(currículo) gentilmente retorna o seguinte:
    Olá, Jaime, Atualmente eu moro em Florianópolis, onde fiz o curso de Watsu, com o Prof. Marcelo Roque. Desde então venho trabalhando e divulgado ao máximo o Watsu na ilha, e com o convite da CDOF, pude divulgar o WATSU e o meu trabalho pelo país, principalmente pelo estado de SP e RJ. Minha intenção com o link de WATSU neste site, era o de divulgar a terapia, no estado de Minas Gerais, onde vejo uma grande possibilidade de desenvolver as terapias aquáticas, principalmente o WATSU, onde também gostaria muito de desenvolver a Watsuterapia.
    Em Florianópolis eu tenho desenvolvido junto da proprietária da da piscina, um espécie de Oficina de WATSU, em que convidamos amigos, parentes, amigos de amigos, clínicas, spas, fisioterapeutas, terapeutas e etc, para experimentarem o WATSU, e com isso movimentar a terapia, a piscina e os beneficios que o WATSU traz para as pessoas. Essas oficinas funcionam num valor super legal para cada sessão, o que irá pagar os custos e gerar um "pequeno" lucro para o proprietário da piscina e para os terapeutas. Nessas oficinas, podemos desenvolver trabalhos com crianças, gestantes, familia, idosos, adolecentes, adultos, portadores de alguma deficiência, enfim, todos em que os beneficios do WATSU serão favoráveis. No momento, eu estou de férias, no Rio de Janeiro, onde também estou desenvolvendo o WATSU. Tinha idéia de ir a BH para, realizar também essa divulgação, mas não consegui uma piscina disponivel para essas Oficinas que estou desenvolvendo, das quais obtive um ótimo resultado na ilha. Acho que a idéia é mais ou menos essa... Se você achar legal, podemos ir conversando. Me coloco a disposição para qualquer coisa que necessitar. Tendo utras idéias, ou alguma dúvida ou sugestão, mande-me um , e tendo MSN, o meu e-mail é: vini__floripa@hotmail.com . Ficarei feliz em poder ajudar ! Abraços. Vinicius F. Fracassio

 

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